• Nenhum resultado encontrado

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 3"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

   

 

METAS DE APRENDIZAGEM - INFANTIL 3

Vocês estão recebendo as “Metas do 1° Trimestre” ​. O objetivo deste documento é mostrar para vocês os projetos e os objetivos de aprendizagem que serão desenvolvidos ao longo deste trimestre com a turma do ​Infantil 3​. Sabemos que nossas crianças são pequenas, mas grandes na arte de explorar e aprender! Orientamos que leiam junto com a criança para ela ouvir o que será trabalhado aqui na escola!

ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO ● Projeto Identidade (Eu sou!).

● Identificar o próprio nome no crachá, no mural, entre os dos seus colegas, nos materiais. ● Jogos envolvendo as letras do seu nome.

● Conhecer as vogais;

● Identificar e criar diferentes sons utilizando materiais desconstruídos e recicláveis. ● Reconhecer o que é uma rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. ● Ampliar o vocabulário.

● Construir um livro coletivo da turma.

● Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

● Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.

● Relatar situações, fatos, sentimentos e ideias do cotidiano.

● Responder da fala à comunicação oral dos adultos e das crianças ao seu redor. Atender quando for chamada por seu nome.

● Chamar os amigos pelo nome.

● Reproduzir canções, parlendas e poesias de memória.

● Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais. ● Manipular textos e participar de situações de escuta para ampliar seu contato com

diferentes. gêneros textuais (parlendas, histórias de aventura, tirinhas, cartazes de sala, cardápios, notícias etc.).

● Comunicar-se oralmente para expressar suas necessidades, sentimentos, desejos, dúvidas, opiniões ou vivências.

● Vivenciar situações de uso da escrita pelo professor no cotidiano quando preencher a agenda, rotina diária, produção coletiva de texto, escrita do versículo da semana para o varal, e outros.

● Vivenciar situações da leitura de diferentes gêneros textuais: Cartas, poesias, receitas, contos e fábulas, pelo professor no cotidiano.

● Imitar o comportamento de leitor em situações de faz-de-conta.

(2)

● Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

● Participar do sarau poético.

ESPAÇO, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES ● Identificar os números até 5.

● Contar termo a termo até 5.

● Contar mostrando com os dedos sua idade. ● Identificar o 3 que consiste sua idade. ● Registrar seguramente os números até 4.

● Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

● Ouvir e falar os números em brincadeiras, parlendas, músicas, entre outras propostas. ● Encontrar todos os números que achar pela escola: na cantina, nas placas, no fundamental,

telefone, explorando diferentes locais.

● Vivenciar situações de contagem dos colegas, de amigos que tomam o lanche da escola, daqueles que não tomam, das professoras, de amigos que são meninas, daqueles que são meninos e registrar essa tabulação em sala.

● Leitura dos números e escrita de números até 5.

● Perceber características dos objetos em relação a sua propriedade: forma: círculo, quadrado, triângulo.

● Perceber características dos objetos em relação a sua propriedade: tamanho: pequeno, grande, médio.

● Perceber características dos objetos em relação a sua propriedade: peso: leve, pesado, muito pesado, muito leve.

● Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos em textura, massa e tamanho observando se áspero ou liso, macio ou duro, grande ou pequeno em: ​grãos, como feijão ou milho, areia e barro, folhas verdes e secas, casca de árvores diversas, palha ou serragem, água, brita e tapetes.

● Observar situações do uso de instrumentos convencionais de medida (calendário, relógio, fita métrica, balança, etc), tendo acesso a cada instrumento.

● Utilizar vocabulário referente às medidas (maior/ menor, grande/pequeno, cheio/vazio, etc). ● Explorar diferentes objetos conforme suas características: empilhar, encaixar, enfileirar,

rolar, flutuar; produzir novos sons, novas formas e novos usos para os objetos.

● Explorar objetos e brinquedos que contenham números: telefones, calculadoras, teclados de computador, relógios, entre outros.

● Explorem as características dos objetos em relação às suas propriedades;

● Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

● Conhecer e estabelecer relações posicionais entre os objetos: perto/longe de, dentro/fora de, em cima/embaixo, a frente/atrás de, ao lado de.

● Identificar os diferentes espaços que frequenta (sala, direção, trocador, banheiros,, pátio coberto, parque, praça), localizando-se nestes.

● Adquirir noções de orientação espacial deslocando-se no espaço: arrastar-se, engatinhar e andar; deslocar-se em espaços para além da sala de atividades; explorar diferentes caminhos para se chegar a um mesmo lugar; transpor obstáculos existentes ou propostos em um trajeto; levar nas mãos/segurar, arrastar e empurrar.

(3)

sua necessidade.

● Contar as partes do corpo.

● Perceber a passagem do tempo vivenciando situações da rotina/cotidiano. ● Conhecer e nomear as cores primárias e secundárias.

EU, O OUTRO E NÓS ● Projeto identidade.

● Estrutura externa do corpo humano: cabeça, pescoço, tronco e membros.

● Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, por meio de espelhos, fotos e imagens. ● Vivenciar experiências de pesquisa de identidade, diante do espelho e diante do outro. ● Observar detalhes visuais em si e no outro.

● Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

● Apropriar-se gradativamente do limite do próprio corpo.

● Reconhecer diferentes sensações produzidas pelo corpo, como fome, sono, calor, frio e outros.

● Apropriar-se gradativamente de hábitos de higiene. ● Perceber a necessidade de ir ao banheiro.

● Reconhecer a necessidade de lavar as mãos, limpar o nariz, pentear os cabelos, escovar os dentes, passar fio dental, entre outros.

● Usar os objetos relacionados à higiene do corpo, conquistando a independência em seu uso.

● Reconhecer os seus pertences e os de outras crianças.

● Identificar os próprios gostos e preferências nas cores, nos sabores, nas brincadeiras, nos espaços da escola, nas músicas que cantam, nas histórias que ouviu no trimestre.

● Participar de situações comunicativas em que possa expressar suas vontades, emoções e sentimentos diversos, sendo apoiada e compreendida em suas manifestações.

● Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

● Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

● Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos. ● Escolher brinquedos, objetos e espaços para brincar.

● Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

● Organizar diferentes brinquedos, jogos e materiais em seus respectivos lugares, com ajuda do professor.

● Escolher objetos com os quais brincar ou companheiros com quem interagir.

● Explorar o espaço da sala de aula em diferentes posições e perspectivas, com a ajuda do professor.

● Identificar outros grupos existentes durante a interação com outras crianças. ● Demonstrar preferências sobre espaços e brinquedos.

● Demonstrar estranhamento, rejeição ou afeição e preferência por pessoas, objetos e espaços que lhe são ou não familiares.

● Perceber que suas atitudes geram consequências nas relações sociais e naturais. ● Pedir ajuda nas situações de risco ou em que se sentir ameaçado.

● Perceber gradativamente que suas atitudes impulsivas podem ser autocontroladas. ● Explorar diferentes materiais e brinquedos. Interagir, em brincadeiras, com adultos e

(4)

crianças.

● Reconhecer os adultos de referência de sua turma.

● Compartilhar progressivamente o espaço, os brinquedos, os materiais e o educador com outras crianças.

● Reconhecer a própria sala de aula como ponto de referência dentro do espaço da escola. ● Construir e vivenciar com o seu grupo combinados para uma boa convivência.

● Ajudar a guardar os brinquedos e pertences individuais e coletivos.

● Exercitar os papéis de cuidar dos companheiros e de ser cuidado por eles.

● Colaborar com o professor na manutenção da organização de sua sala guardando os materiais, arrumando a mesa após o lanche, encostando sua cadeirinha na mesa, jogando o lixo.

● Explorar diferentes brinquedos e espaços em atividades livres e/ou orientadas. ● Ter acesso e conhecer diversos alimentos: frutas, verduras, carnes e bebidas .

● Brincar com diferentes objetos, atribuindo-lhes significado conforme a sua função social. ● Partilhar informações de sua família, identificando sua composição e modo de vida. ● Participar de eventos culturais que ocorrem dentro da escola.

● Conhecer algumas manifestações culturais: museus, artistas pláticos brasileiro, espaços culturais, a páscoa, o natal com base no padrão cristão.

● Experienciar novas manifestações culturais: músicas, brincadeiras, jogos, construindo um repertório cultural, Sarau Poético e Simpósio.

● Vivenciar brincadeiras, músicas e jogos que fazem parte da cultura familiar.

TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS ● Apreciação de obras de arte que contenham figura humana.

● Explorar o uso de diferentes riscantes e instrumentos (giz, caneta hidrocor, lápis grafite, carvão, pincel, lápis de cor e materiais alternativos).

● Experimentar as possibilidades expressivas no uso de materiais diversos. ● Utilizar diferentes partes do corpo nas propostas de desenho.

● Apreciar obras de arte com figuras humanas.

● Manusear e explorar suportes variados e disponibilizados em diferentes planos, tamanhos, texturas e espaços.

● Conhecer e explorar materiais que possibilitem construções tridimensionais (argila, massa de modelar, sucatas, papel, arame, entre outros).

● Ler diferentes imagens.

CORPO, GESTOS E MOVIMENTO

● Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras

● Vivenciar diferentes práticas de movimento que constituem a cultura infantil e que ampliam as habilidades de locomoção, manipulação e equilíbrio, como: andar, correr, saltar, lançar, chutar, girar, entre outras.

(5)

● Experienciar diferentes posições corporais: rolar, sentar, engatinhar, andar e correr.

● Desenvolver suas capacidades físicas (força, equilíbrio, coordenação, agilidade, velocidade, ritmo, entre outras) e capacidades perceptivo-motoras (esquema corporal, lateralidade, orientação espacial, orientação temporal, entre outras), por meio da vivência de práticas de movimentos presentes na cultura.

● Entrar e sair de lugares de tamanhos diversos e estruturas variadas (caixas, túneis, tendas, etc.).

● Interagir por meio do movimento.

● Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas.

● Brincar com imitações, gestos e expressões.

● Vivenciar diferentes práticas de movimento, como cantigas, brincadeiras cantadas, jogos, brincadeiras ginásticas, dança, entre outras.

● Ampliar suas possibilidades de ação corporal.

● Conhecer seu corpo, identificando progressivamente as suas partes

● Conhecer as possibilidades de movimento do próprio corpo e suas limitações.

● Controlar progressivamente o próprio corpo, adquirindo confiança nas suas possibilidades de movimentação corporal.

RELAÇÕES NATURAIS ● Compreender o que é a natureza.

● Observar diferentes ambientes e paisagens naturais. ● Manusear elementos da natureza.

● Nomear elementos da natureza: sol, lua, estrelas, água, pedras, terra e ar. ● Perceber o sol e as atividades desenvolvidas durante o dia.

● Perceber a lua e as atividades desenvolvidas durante a noite. ● Explorar e localizar objetos e espaços.

● Conhecer objetos e suas funções. ● Observar os fenômenos da natureza.

● Perceber transformações em objetos e espaços.

● Perceber que os alimentos que consumimos vem da natureza.

INGLÊS

● Conhecer quem eu sou através do nome, minha identidade. ● Utilizar a expressão​ “My name is…”​ para apresentar-se

● Utilizar a expressão “​How old are you?”​ para perguntar a idade do colega. ● Utilizar corretamente os cumprimentos:​ Hello, bye-bye, see you​..

● Saber responder corretamente aos comandos: ​Sit down, stand up, be quiet. ● Conhecer as palavras que referenciam-se aos seus familiares: ​Mother, Father​.

(6)

● Conhecer e nomear as partes de seu corpo:​ head, nose, eyes, mouth.

MÚSICA ● Som e silêncio.

● Confeccionar diferentes instrumentos banda. ● Participar da banda.

● Percepção auditiva – pausas, altura, intensidade, volume/Identificar e diferenciar – sons dos animais, natureza, campo, cidade.

● Duração de um som.

● Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

● Utilizar o próprio corpo para produzir sons.

● Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

● Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

CONECTADOS ● Compreender que Jesus é o filho de Deus.

● Perceber que eu posso confiar em Jesus.

● Conhecer Jesus e ver que Ele é o Salvador que Deus prometeu enviar. ● Desenvolver o entendimento que Ele é O único Salvador.

● Entender que Jesus nasceu para ser Rei. ● Amar a Jesus como Rei dos reis.

● Aprender que Jesus foi uma criança especial. ● Perceber que Eu posso ser obediente como Jesus. ● Interiorizar que A palavra de Deus é a verdade. ● Compreender que Jesus venceu com a Palavra.

Estas metas podem sofrer alterações ao longo do trimestre, tendo em vista as necessidades e especificidades de cada professor.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho foi realizado com o intuito de le- vantar os tipos de fissuras mais freqüentes e os métodos de alimentação utilizados durante a internação e após a alta hospitalar, e

Sendo o RPG de mesa um jogo eminentemente oral, centrado no diálogo entre os jogadores, mestre e personagens, segundo Pereira (2007), ele tem um potencial para o

Mas há nesta formulação (neste paradigma) um grave erro – pois mais servidores públicos com formação em Engenharia, Arquitetura e Agronomia na

Os projetos desenvolvidos e proporcionado ás crianças de valorização das vivências lúdicas com cantigas e brincadeiras cantadas mostrou e ampliou o valor educacional e

Em continuidade a proposta didática desenvolvida foram levantadas quais manifestações os estudantes tiveram maior interesse em estudar, dentre as quais houve um

Partindo da identificação da relação entre a ideia moderna de infância e os jogos e brincadeiras, buscamos investigar como se expressavam as orientações para a organização

Após a aplicação da pesquisa, vale ressaltar que uma evidência positiva na comparação entre as três turmas é o interesse das professoras nas busca do

Estes serão fornecidos aos formandos na versão espanhola do manual (tradução e adaptação espanhola a cargo de Emilio Canales Muñoz e Antonio González Amador: Ad