• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE

CONCLUSÃO DE CURSO

1 ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO 1.1 PRÉ-TEXTUAIS Capa (obrigatório) Lombada obrigatório) Folha de rosto (obrigatório) Folha de aprovação (obrigatório) Dedicatória (opcional)

Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

Resumo e Palavras-Chave (obrigatório) Lista de ilustrações (opcional)

Lista de tabelas (opcional)

Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de símbolos (opcional)

Sumário (obrigatório)

1.2 TEXTUAIS Introdução Desenvolvimento Conclusão

(2)

1.3 PÓS-TEXTUAIS Referências

Glossário (opcional) Apêndices

Anexos

2 Descrição dos itens 2.1 Elementos pré-textuais Capa

 Nome da Instituição  Nome do Curso  Nome do autor

 Título e subtítulo (se houver)

 Local (cidade) da instituição, mês e ano de entrega do trabalho

OBS.: Os elementos que compõem a capa são escritos em letras maiúsculas, fonte 12, centralizado e negrito, exceto o título, que deve ser fonte 14.

Nome do autor, impresso longitudinalmente e legível do alto para o pé da lombada.

Título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor; Sigla da instituição e ano da entrega do trabalho.

FOLHA DE ROSTO

Nome do autor em letras maiúsculas

Título principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando seu conteúdo e possibilitando a relação e recuperação da informação.

Subtítulo: se houver, deve ser evidenciada a sua subordinação ao título principal. Natureza do trabalho (Trabalho de Conclusão de Curso), objetivo (grau pretendido);nome do Curso e da Instituição com espacejamento simples nas entrelinhas, letras maiúsculas/minúsculas, com alinhamento a 6cm da margem esquerda, sem negrito e com espacejamento simples nas entrelinhas.

(3)

Nome do professor-orientador escrito com letras maiúsculas/minúsculas, alinhado a 6cm da margem esquerda.

Local (cidade da instituição) mês e ano em letras maiúsculas.

Os elementos da Folha de Rosto são escritor em letras maiúsculas, fonte tamanho 12, centralizado e negrito, exceto o título que deve ter fonte tamanho 14.

FOLHA DE APROVAÇÃO

Nome o autor do trabalho

Título do trabalho e subtítulo (se houver).

Natureza, objetivo, nome do Curso e da Instituição. Data de aprovação

Banca Examinadora contendo: nome, titulação, instituições a que pertencem. Assinatura dos componentes da banca examinadora.

OBS.: A data de aprovação e assinatura dos membros da banca examinadora são colocados após a defesa do trabalho. Os elementos eu a compõem são escritos em letras com fonte tamanho 12.

Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional)

RESUMO

O resumo deve ser elaborado após concluído o trabalho, constitui-se de uma breve explanação de todo trabalho. O resumo não ultrapassa 900 caracteres (15 linhas ou 150 palavras). O resumo deve ser uma apresentação sucinta dos pontos relevantes do trabalho.

Palavras-chave.

Vêm seguidas do resumo. São palavras representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por ponto e vírgula.

(4)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Elemento opcional, composto por quadros, figuras, desenhos, esquemas, mapas, organogramas e outros afins. Deve ser elaborado conforme a ordem apresentada no texto, acompanhando o respectivo número da página. Quando necessário, recomenda-se a elaboração de lista própria para cada tipo de ilustração.

LISTA DE TABELAS

Elemento opcional, elaborado conforme a ordem apresentada no texto. Ver tabela

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

Elemento opcional, que consiste na relação alfabética, das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso. Recomenda-se elaborar uma lista para cada tipo.

LISTA DE SÍMBOLOS

Elemento opcional, elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

SUMÁRIO

Elemento obrigatório, cujas partes são acompanhadas dos respectivos números das páginas.

2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS

São constituídos de três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão.

INTRODUÇÃO

Delimita o assunto, define brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações existentes com outros trabalhos. Apresenta o problema e as questões norteadoras ou hipóteses. Não deve antecipar conclusões e recomendações.

(5)

DESENVOLVIMENTO (TÍTULO E SUBTÍTULOS)

Títulos: letras maiúsculas e negrito Subtítulos: Letras maiúsculas sem negrito

Parte principal do texto, que relata a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam de acordo com a abordagem do tema e do método.

CONCLUSÃO

Parte final que se compõe de um resumo correspondente aos objetivos ou hipóteses do trabalho desenvolvido.

2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências

Elemento obrigatório. Elaborado conforme ABNT NBR 6023 Constar nesta lista todas as referências citadas no trabalho.

Glossário

Elemento opcional, elaborado em ordem alfabética.

Apêndice

Elemento opcional

Anexo

Consiste em um documento que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.

São identificados com letras maiúsculas consecutivas seguidas de travessão e dos respectivos títulos. Exemplo: ANEXO A – Lei n.xxx de 2010. ....

3 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

3.1 Formato

Papel branco A4 ( 21,0cm x 29,7cm), digitados no anverso, na cor preta, com exceção às ilustrações.

3.2 Margem

(6)

Direita e inferior : 2cm 3.3 Fonte

Arial ou Times New Roman, tamanho 12, exceto as citações longas, notas de rodapé, paginação, legendas das ilustrações e fonte das tabelas e gráficos, que devem ser digitados em tamanho 10.

3.4 Espacejamento

Todo texto deve ser digitado com espaço 1,5, os parágrafos devem ser iniciados com recuo de 2cm.

As citações longas, as notas de rodapé, as referências e os resumos deverão ser digitadas em espaço simples.

O título deve ser separado do texto que os precede, ou que o sucede, por uma entrelinha dupla.

3.5 Indicativos de seção

O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Títulos sem indicativos numéricos, como agradecimentos, listas, resumo, sumário, referências, glossário, apêndices e anexos devem ser centralizados. A folha de aprovação, a dedicatória e a epígrafe são elementos sem títulos e sem indicativo numérico.

3.6 Paginação

As folhas do trabalho devem ser contadas a partir da folha de rosto seqüencialmente, mas não devem ser numeradas. A numeração é efetuada na primeira folha da parte textual (introdução), em algarismos arábicos, no canto superior direito, a 2cm da borda superior, ficando o último algarismo a 2cm da borda direita. Se houver anexos, numerá-los de modo ininterrupto e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal.

1.4 Citações

As citações devem ser apresentadas conforme ABNT NBR 10520

Em um trabalho científico deve-se ter a preocupação de fazer referências precisas às ideias, frases ou conclusões de outros autores, isto é, citar a fonte (livro, revista e todo tipo de material produzido gráfica ou eletronicamente) de onde são extraídos esses dados.

As citações podem ser:

 Diretas, quando se referem à transcrição literal de uma parte do texto de um autor, conservando-se a grafia, pontuação, idioma, deve-se registrar no texto entre aspas;

 Indiretas, quando são redigidas pelo(s) autor(es) do trabalho a partir das ideias e contribuições de outro autor, portanto, consistem na reprodução do conteúdo e/ou ideia do

(7)

documento original: devem ser indicadas no texto com a expressão: conforme...(sobrenome do autor).

As citações fundamentam e melhoram a qualidade cientifica do trabalho, portanto, elas têm a função de oferecer ao leitor condições de comprovar a fonte das quais foram extraídas as ideias, frases ou conclusões, possibilitando-lhe ainda aprofundar o tema/assunto em discussão. Têm ainda como função, acrescentar indicações bibliográficas de reforço ao texto.

As fontes podem ser:

Primárias: quando é a obra do próprio autor que é objeto de estudo ou pesquisa;

Secundária: quando trata-se da obra de alguém que estuda o pensamento de outro autor ou

faz referência a ele.

Conforme a ABNT (NBR 10520), as citações podem ser registradas tanto em notas de rodapé chamadas de Sistema Numérico, como no corpo do texto, chamado de Sistema Alfabético. Na Universidade Anhembi Morunbi, faremos o registro de citações pelo Sistema Alfabético, que coloca, imediatamente após as aspas finais do trecho citado, os elementos entre parênteses no corpo do texto.

Os elementos são:

Sobrenome do autor em letras maiúsculas; Data da publicação do texto citado;

Página(s) referenciadas(s)

CITAÇÕES DIRETAS Curtas:

As citações curtas, com até 3 linhas, deverão ser apresentadas no texto entre aspas; a referência ao autor poderá estar no texto ou ao final da citação, neste caso, usa-se o sobrenome do autor entre parênteses e em letras maiúsculas.

Exemplo1:

É neste cenário, que “[...]a AIDS nos mostra a extensão que uma doença pode tomar no espaço público. Ela coloca em evidência de maneira brilhante a articulação do biológico, do político, e do social.”(HERZLICH e PIERRET, 1992, p.7).

(8)

Exemplo 2:

Segundo Paulo Freire (1994, p.161),”[...]transformar ciência em conhecimento usado apresenta implicações epistemológicas porque permite meios mais ricos de pensar sobre o conhecimento[...]”.

Exemplo 3:

Nóvoa (1992, p. 16) se refere à identidade profissional da seguinte forma: “A identidade é um lugar de lutas e conflitos, é um espaço de construção de maneira de ser e de estar na profissão.”

Exemplo 4:

O papel do pesquisador é o de servir como “veículo inteligente e ativo” (LÜDKE e ANDRÉ, 1986, p.11) entre esse conhecimento acumulado na área e as novas evidências que serão estabelecidas a partir da pesquisa.

Longas:

As citações longas, com mais de 3 linhas, deverão ser apresentadas em destaque (normalmente, usa-se o itálico), separadas do texto por um espaço. O trecho transcrito é feito em espaço simples de entrelinhas, fonte tamanho 10, com recuo de 4cm da margem esquerda. Ao final da transcrição, faz-se a citação.

Exemplo 1:

O objetivo da pesquisa era esclarecer os caminhos e as etapas por meio dos quais essa realidade se construiu. Dentre os diversos aspectos sublinhados pelas autoras, vale ressaltar que:

[...] para compreender o desencadeamento da abundante retórica que fez com que a AIDS se construísse como ‘fenômeno social’, tem-se freqüentemente atribuído o principal papel à própria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmissão. Foi construído então o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte[...].(HERZLICH e PIERRET, 1992, p. 30).

Exemplo 2:

A escolha do enfoque qualitativo se deu porque concebemos a pesquisa qualitativa na linha exposta por Franco(1986, p.36), como sendo aquela que:

[...] assentada num modelo dialético de analise, procura identificar as múltiplas facetas de um objeto de pesquisa(seja a avaliação de um curso, a organização de uma escola, a repetência, a evasão, a profissionalização na adolescência, etc.) contrapondo os dados obtidos aos parâmetros mais amplos da sociedade abrangente e analisando-os à luz dos fatores sociais, econômicos, psicológicos, pedagógicos, etc.[...].

(9)

CITAÇÕES INDIRETAS

Reproduz-se a ideia do autor consultado sem, contudo transcrevê-la literalmente. Nesse caso, as aspas ou o itálico não são necessários, todavia, citar a fonte é indispensável.

Exemplo 1:

De acordo com Freitas (1989), a cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas.

Exemplo2:

A cultura organizacional pode ser identificada e aprendida através de seus elementos básicos tais como: valores, crenças, rituais, estórias e mitos, tabus e normas. Existem diferentes visões e compreensões com relação à cultura organizacional. O mesmo se dá em função das diferentes construções teóricas serem resultantes de opções de diferentes pesquisadores, opções estas que recortam a realidade, detendo-se em aspectos específicos (FREITAS, 1989).

Exemplo 3:

A expressão latina apud que significa: citado por, conforme, segundo é utilizada quando se faz referência a uma fonte secundária.

É na indústria têxtil de São Paulo que temos o melhor exemplo da participação da família na divisão do trabalho. A mulher, neste setor, tem uma participação mais ativa na gestão dos negócios e os filhos um envolvimento precoce com a operação da empresa da família. (DURAND apud BERHOEFTB, 1996, p.35).

Exemplo 4:

Spendolini afirma que:

“ o benchmarking é um excelente exercício de quebra de barreiras e de estimulo à visão ampla, que respeita e considera o externo. Aprender a pensar para fora da caixa, por intermédio dessa tecnologia, é promover o fortalecimento do espírito sistêmico e da capacidade de enxergar para além do horizonte.” (apud ARAUJO, 2001, p. 205).

(10)

O TCC deve ser escrito com linguagem impessoal, ou seja, na 3ª pessoa do singular.

1.6 Extensão

O número de páginas para a elaboração do TCC deve a tender o regulamento específico de cada Curso.

Referências

Documentos relacionados

Epistemologicamente falando, hoje atravessamos uma crise paradigmática que tem sido problematizada por pesquisadores de diferentes matrizes teóricas, mais recentemente, com

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de

Para modelação e ajuste do viés arbitral foi usado regressão logística binária sendo “audiência” (público no estádio) e taxa de ocupação, posse de

A operacionalização da implantação do apoio matricial às equipes de Saúde da Família, segundo Relatório do Planejamento da Gestão atual da Saúde Mental se deu