• Nenhum resultado encontrado

1. ABERTURA: 2. INSCRIÇÃO: 2.1. LOCAL E PERÍODO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. ABERTURA: 2. INSCRIÇÃO: 2.1. LOCAL E PERÍODO:"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DO

CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MICROBIOLOGIA AGRÍCOLA E DO AMBIENTE

2019-1 1. ABERTURA:

A Comissão do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, do Instituto de Ciências Básicas da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMAA/ICBS/UFRGS) comunica a abertura do Processo Seletivo para ingresso no Curso de Doutorado, que será regido pelas normas descritas a seguir.

2. INSCRIÇÃO:

2.1. LOCAL E PERÍODO:

As inscrições serão realizadas nos dias: 18/02/2019 e 19/02/2019, através da entrega dos documentos listados no item 3, junto à secretaria PPGMAA, localizada na Rua Sarmento Leite nº 500, Sala 210 - Prédio 12101 - Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Campus Central da UFRGS, no horário das 9h30min – 12h e das 14h às 17h.

2.2 INSCRIÇÕES VIA CORREIO:

Os candidatos podem optar por efetivar suas inscrições via correio, devendo, para tanto, despachar os documentos listados no item 3, via SEDEX 10, impreterivelmente até o dia 19/02/2019 (sob nenhuma hipótese serão aceitos documentos entregues

ou postados após esta data) com o seguinte endereçamento:

PROCESSO SELETIVO DOUTORADO

Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), Campus Central/UFRGS

Rua Sarmento Leite, 500, Sala 210 – Prédio 12101 PORTO ALEGRE, RS, Brasil - CEP: 90050-170.

2.3. TAXA DE INSCRIÇÃO:

O valor da taxa de inscrição para os candidatos não isentos é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), e deverá ser recolhido através da Guia de Recolhimento de Taxa da

União, disponível na página da UFRGS, no endereço

(2)

2

não será reembolsado em caso de desistência ou não aprovação do candidato.

2.4. ISENÇÃO DE TAXA:

Os candidatos que se enquadrarem nas hipóteses de isenção previstas no “Edital de Isenção de Taxa Doutorado 2019” (disponível na página do programa na aba de editais: www.ufrgs.br/ppgmaa) poderão apresentar Requerimento de Isenção, a ser entregue na Secretaria do PPGMAA, que o encaminhará para análise da Comissão de Pós-Graduação do PPGMAA.

2.5. HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES:

A listagem das inscrições homologadas será divulgada conforme cronograma, na página e no mural da Secretaria do PPGMAA (Rua Sarmento Leite 500, na frente da

Sala 210 – Prédio 12101, PORTO ALEGRE, RS, Brasil), constando a data de

apresentação e defesa do projeto e entrevista.

3. DOCUMENTAÇÃO:

3.1. Para a inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

3.2. Formulário de inscrição devidamente preenchido (disponível na página do PPGMAA);

3.3. Comprovante bancário original de pagamento da taxa de inscrição;

3.4. Cópia simples do Diploma de Mestrado ou atestado emitido pela Coordenação do PPG constando a data de defesa do Mestrado. No segundo caso, o candidato aprovado neste processo seletivo deverá apresentar o comprovante de defesa do Mestrado no ato da matrícula para o Doutorado;

- No caso de inscrições presenciais, no dia da inscrição o aluno deverá trazer também o documento original.

- No caso de inscrições via correio, deverá ser enviada cópia autenticada do diploma ou documento oficial comprobatório de conclusão de curso de Graduação.

- Para os candidatos aprovados no processo seletivo e que apresentarem no ato da inscrição a declaração de provável formando emitida pela Instituição, deverão entregar no ato da matrícula o diploma ou certificado de conclusão do curso de Graduação. 3.5. Cópia simples do Diploma de Graduação;

3.6. Cópia simples do histórico escolar do curso de Mestrado; 3.7. Uma fotografia 3x4 recente;

(3)

3.9. Duas cartas de recomendação fornecidas, preferencialmente por ex-orientador, professor ou profissional com experiência na Área. Modelo disponível na página do PPGMAA;

3.10. Curriculum Vitae modelo CNPq Lattes atualizado, acompanhado de Planilha de Pontuação do Doutorado (disponível na página do PPGMAA), devidamente preenchida pelo candidato e com cópia simples dos documentos comprobatórios anexados, numerados e ordenados conforme os itens da planilha;

3.11. Três vias do Projeto de Tese com, no máximo, 10 páginas, digitadas em Fonte Arial 11, espaçamento entre linhas de 1,5 e cronograma de execução dentro do período de 48 (quarenta e oito) meses, incluindo a Defesa da Tese (o Projeto de Tese deverá obrigatoriamente contemplar todos os itens de pontuação previstos no subitem 5.1.2.1.).

Obs. 1: A matrícula dos alunos aprovados, neste processo seletivo, somente será efetivada com cópia de diploma de mestrado ou comprovante de aprovação de defesa de dissertação de mestrado emitido pela Coordenação do PPG.

Obs. 2: A aprovação no processo seletivo não é garantia para recebimento de bolsa de estudo. A distribuição das bolsas de estudo, disponibilizadas pelos órgãos de fomento, será realizada de acordo com a disponibilidade de bolsas concedidas ao PPGMAA em 2019/01. A distribuição será feita em reunião da Comissão de Bolsas, a ser realizada em data posterior ao resultado final do presente processo seletivo.

4. VAGAS:

O número de vagas para o Curso de Doutorado-2019/01 é distribuído conforme o Quadro 1.

5. SELEÇÃO:

5.1. O PROCESSO SELETIVO para ingresso no doutorado constitui-se das seguintes etapas:

5.1.1. Análise e pontuação do Curriculum Vitae- CV - Peso 3

A pontuação do currículo, cujo máximo poderá alcançar 100 pontos, será baseada na Planilha de Pontuação CV Doutorado preenchida pelo candidato (disponível na página do PPGMAA), a partir da qual a Comissão Examinadora analisará e conferirá os itens da Planilha, em sessão fechada, corrigindo eventuais incongruências e registrando a pontuação final do candidato na planilha.

(4)

4

5.1.2. Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista - Peso 7

A pontuação constará da avaliação do Projeto de Tese, da Defesa Oral do Projeto e de Entrevista, conforme abaixo:

5.1.2.1. Avaliação do Projeto de Tese (PT):

a) Identificação do projeto (título, área de concentração, linha de pesquisa) e dos participantes (5 pontos);

b) Resumo (5 pontos);

c) Introdução e Justificativa do projeto (25 pontos); d) Objetivos e metas a serem alcançados (15 pontos); e) Metodologia utilizada (25 pontos);

f) Resultados esperados (15 pontos); g) Referências atualizadas (5 pontos) e h) Cronograma físico-financeiro (5 pontos). 5.1.2.2. Avaliação da Defesa Oral do Projeto (DOP):

a) Recursos visuais (5 pontos) b) Domínio do assunto, sendo:

 Introdução do assunto e justificativa (15 pontos);

 Apresentação dos objetivos (10 pontos);

 Apresentação da metodologia (15 pontos);

 Perspectiva de resultados (15 pontos);

c) Possíveis dificuldades enfrentadas e alternativas para solucioná-las (20 pontos); d) Comportamento frente as questões (10 pontos);

e) Uso do tempo – mínimo 20min e máximo 30min (5 pontos); f) Sequência lógica de apresentação, exequibilidade (5 pontos).

5.1.2.3. Entrevista (ENT):

A entrevista será realizada a partir de roteiro estabelecido pelo PPGMAA, disponível na página, e conduzida por banca composta por docentes do curso. A pontuação máxima da entrevista corresponde a 100 pontos.

A etapa de Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista será avaliada em duas modalidades - analítica e holística - por examinadores distintos, e cada um atribuirá escores independentes de acordo com a pontuação de cada item. Se os escores atribuídos pelos avaliadores tiverem um distanciamento maior ou igual a 2,5 pontos, considerar-se-á que houve discrepância na avaliação do item. Nesse caso, será considerada avaliação feita por um examinador suplente, que irá ponderar sobre a propriedade das duas avaliações anteriores, equilibrar e/ou atribuir novo(s) escore(s), para desfazer a discrepância e registrar os novos resultados.

(5)

Observação: O candidato deverá trazer documento de identificação oficial atualizado

com fotografia para realizar a etapa de Apresentação, Defesa Oral do Projeto de

Tese e Entrevista.

A nota final da Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista (ADE) será a média entre a pontuação obtida no Projeto de Tese (PT), na Defesa Oral do Projeto (DOP) e na Entrevista (ENT), conforme equação a seguir:

5.2. CLASSIFICAÇÃO FINAL:

A Classificação Final dos candidatos por Linha de Pesquisa no PROCESSO SELETIVO para doutorado obedecerá à ordem decrescente da Nota Final (NF) calculada através da média final ponderada das pontuações obtidas nas provas de: A) Curriculum Vitae documentado (Peso 3), e B) Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista - ADE (Peso 7).

Onde (NF) é a Nota Final do candidato; (CV) é a pontuação obtida no Curriculum Vitae documentado, e (ADE) é a pontuação obtida na Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista.

OBS: Será considerado habilitado no PROCESSO SELETIVO o candidato que atingir Nota Final (NF) igual ou maior que 7,0 (sete vírgula zero).

5.3. APROVAÇÃO:

Será considerado aprovado no PROCESSO SELETIVO o candidato habilitado e classificado nas vagas oferecidas segundo o Quadro 01.

OBS: A aprovação no processo seletivo não é garantia para recebimento de bolsa de estudo. A distribuição das bolsas de estudo, disponibilizadas pelos órgãos de fomento, será realizada de acordo com a disponibilidade de bolsas concedidas ao PPGMAA em 2019/01. A distribuição será feita em reunião da Comissão de Bolsas, a ser realizada em data posterior ao resultado final do presente processo seletivo.

(6)

6

5.4. CRITÉRIOS DE DESEMPATE:

Os critérios de desempate para classificação dos candidatos obedecerão à seguinte ordem:

5.4.1. Maior pontuação obtida na avaliação de Apresentação, Defesa Oral do Projeto de Tese e Entrevista – ADE;

5.4.2. Maior pontuação obtida na análise das ATIVIDADES CIENTÍFICAS E TÉCNICAS do Curriculum Vitae;

5.4.3. Maior pontuação obtida no item ATIVIDADES ACADÊMICAS E

PROFISSIONAIS do Curriculum Vitae.

5.5. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS:

A divulgação dos resultados será realizada na página do PPGMAA e no mural da Secretaria do PPGMAA/ICBS/UFRGS.

6. INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS:

O período para interposição de recurso seguirá o cronograma do processo seletivo.

7. CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO:

Todas as etapas do PROCESSO SELETIVO ocorrerão no Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS), localizado no Campus Central da UFRGS, situado na Rua Sarmento Leite, 500, Sala 210 - Prédio 12101- PORTO ALEGRE, RS, Brasil, de acordo com o seguinte cronograma:

1) Pedidos de isenção: 04/02/2019;

2) Homologação dos pedidos de isenção: 11/02/2019;

3) Período de Inscrições: 18/02/2019 e 19/02/2019;

4) Data final para postagem da documentação de inscrição: 19/02/2019;

5) Homologação das inscrições: 26/02/2019;

6) Período para interposição de recursos relativos à homologação da inscrição: (via ofício encaminhado à Comissão de Pós-Graduação, entregue na Secretaria do Programa): 27/02/2019

7) Julgamento de recursos relativos à homologação da inscrição: 01/03/2019

8) Defesa do projeto de tese e entrevista: 11/03/2019 a 15/03/2019;

9) Resultado preliminar da seleção: 18/03/2019;

10) Período para interposição de recursos: (via ofício encaminhado à Comissão de

Pós-Graduação, entregue na Secretaria do Programa): 19/03/2019;

(7)

12) Resultado final do processo seletivo: 22/03/2019;

13) Matrículas: 25 e 26/03/2019;

14) Retirada de documentos de candidatos não aprovados na seleção: de

25/03/2019 a 25/04/2019. Os documentos não retirados neste prazo serão

descartados.

8. VIGÊNCIA DO PRESENTE EDITAL: O presente edital tem validade a partir da data

de publicação até a divulgação de novo edital de processo seletivo.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1. Fazem parte do presente Edital as disposições previstas no Regimento do PPGMAA, as deliberações da Comissão do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, bem como as demais regulamentações desta Universidade sobre a matéria.

9.2. Não haverá devolução da taxa de inscrição sob nenhuma hipótese.

9.3. O candidato que não comparecer a qualquer uma das provas estará

automaticamente eliminado do Processo Seletivo.

9.4. O candidato que obtiver nota ZERO em qualquer uma das provas estará eliminado do Processo Seletivo.

9.5. As notas referentes aos pontos e médias de todas as provas do processo seletivo serão registradas até a segunda casa decimal, sem arredondamento.

9.6. Os eventuais recursos referentes ao processo seletivo deverão ser encaminhados pelos candidatos mediante ofício à Comissão do Programa de Pós Graduação entregue na secretaria do PPGMAA.

9.7. Os resultados do presente Processo Seletivo são válidos exclusivamente para o ingresso no primeiro semestre letivo de 2019, podendo os candidatos não aprovados solicitar a devolução de seus documentos até 30 (trinta) dias após a homologação final dos resultados.

9.8. A classificação final dos candidatos aprovados no presente processo seletivo é válida até a divulgação de novo edital de processo seletivo.

9.9. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão do Programa de Pós- Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, responsável pelo planejamento e a execução do Processo Seletivo 2019/01 –Doutorado - PPGMAA/UFRGS.

9.10. Ao candidato que realizar a inscrição do Processo Seletivo via Correio, enviar um

e-mail para o ppgmaa@ufrgs.br, avisando do envio dos documentos.

10. INFORMAÇÕES:

Maiores informações podem ser obtidas junto à Secretaria do PPGMAA/UFRGS pelo e-

mail ppgmaa@ufrgs.br. Não serão fornecidas informações pessoalmente ou por

(8)

8 11. COMISSÃO DE SELEÇÃO:

Profa. Dra. Patricia Valente da Silva (presidente) Profa. Dra. Gertrudes Corção

Profa. Dra. Marilise Brittes Rott Profa. Dra. Fabiana Horn

12. COORDENAÇÃO DO PPGMAA:

Profa. Dra. Ana Paula Guedes Frazzon (Coordenadora Titular PPGMAA) Profa. Dra. Patricia Valente (Coordenadora Substituta PPGMAA)

e-mail: ppgmaa@ufrgs.br

Quadro 1. Disponibilidade de vagas por linha de pesquisa - processo seletivo 2019/01

PROFESSOR/A LINHA DE PESQUISA Vagas

Alexandre M. Fuentefria BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS 1

Amanda de S. da Motta MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 1

Ana Paula G. Frazzon INTERAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO 1

Andreza F. Martins INTERAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO 1

Eduardo C. Tondo MICROBIOLOGIA DE ALIMENTOS 1

Enilson L. Saccol de Sá INTERAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO 1

Fabiana Horn INTERAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO 1

Fátima M. Bento BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS 2

Gertrudes Corção MICROBIOLOGIA DE AMBIENTES NATURAIS E ANTROPOGÊNICOS 2

Gustavo P. Silveira BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS 1

Marco A. Z. Ayub BIOTECNOLOGIA E BIOPROCESSOS 1

Marilise Brittes Rott INTERAÇÃO MICRORGANISMO-HOSPEDEIRO 1

Referências

Documentos relacionados

1.1.2 - Cabe ao piloto acatar as regras e não caberá como argumento o fato de problemas pessoais, profissionais ou de conexão para descumprir qualquer regra.. 1.1.3

Nosso trabalho está em concordância com a literatura demonstrando que dos 60 casos avaliados 53 foram c-erbB-2 positivos (88,3%). Diversos marcadores biológicos adicionais tais como

8.3 O Resultado Final do Processo Seletivo, contendo a relação dos candidatos classificados, por ordem decrescente da Nota Final, será divulgado na Secretaria Acadêmica

O produto contém baterias abrangidas pela Directiva Europeia 2006/66/CE, as quais não podem ser eliminadas juntamente com o lixo doméstico.Informe- se acerca dos regulamentos

Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente da nota final, em 2 (duas) listas de classificação, sendo uma geral e outra contendo os candidatos inscritos para

8.1 A convocação para admissão dos candidatos habilitados obedecerá à ordem decrescente de classificação final por cargo, far-se-á pela Prefeitura do Município de

13.2 A classificação final do Processo Seletivo será publicada em ordem decrescente de nota final, por função pleiteada e condição (habilitado ou não habilitado)... 13.2.1 Em caso

Os projetos de pesquisa são bastante variados, e abrangem a criação de um corpus de produção escrita de aprendizes brasileiros de língua italiana, visando aos estudos lexicológicos