• Nenhum resultado encontrado

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento e recolhimentos dos encargos trabalhistas incidentes sobre a folha de pagamento.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento e recolhimentos dos encargos trabalhistas incidentes sobre a folha de pagamento."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CÓDIGO:

PO-AM-DH-010

DECLARAÇÃO E PAGAMENTO DE ENCARGO

DATA DE APROVAÇÃO: 23/10/2015 Ver: 001 Pg.: 1/2 CONTROLE DE COPIA:

ESTE DOCUMENTO É UMA COPIA CONTROLADA, SOMENTE VÁLIDO NA FORMA ELETRÔNICA

ELABORADOR: Verena Félix APROVADOR: Sandra Rêgo VALIDAÇÃO DA QUALIDADE: Denise Giroto 1. OBJETIVO

Estabelecer a rotina, diretrizes e prazos para processamento e recolhimentos dos encargos trabalhistas incidentes sobre a folha de pagamento.

2.DEFINIÇÃO E CONCEITO

DARF - Documento de Arrecadação de Receitas Federais; DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional; GRF - Guia de Recolhimento do FGTS;

GPS – Guia de recolhimento á Previdência Social;

SEFIP - Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social; ICP- Infraestrutura de Chaves Públicas;

NF – Nota Fiscal;

RECEITA FEDERAL DO BRASIL - é um órgão específico, subordinado ao Ministério da Fazenda. 3. RESPONSABILIDADES / AUTORIDADES

Atividades Responsabilidades/ Autoridades

Receber e lançar notas fiscais enviadas pela contabilidade

Analista RH/Supervisão Imprimir Folha de Pagamento Final e Relatório de INSS no sistema Rubi

Importar a folha do Rubi para o sistema SEFIP

Emitir relatório analítico do FGTS e INSS do sistema SEFIP Realizar conferência dos dados sistema Rubi x SEFIP Realizar o fechamento do movimento

Emitir as guias de pagamento

Salva arquivos de back up na rede coorporativa

Emitir a solicitação de pagamento (centro de custo) e enviar para o financeiro Receber comprovantes de pagamento e arquivar

Emitir relatórios de folha de pagamento para recolhimento do IRRF

4. DESCRIÇÃO DAS ETAPAS

4.1. RECEBER E LANÇAR AS NOTAS FISCAIS ENVIADAS PELA CONTABILIDADE

Para inicio dos encargos é necessário lançar no sistema RUBI as notas fiscais de prestadores pessoas físicas (autônomos ou equiparados) recebidas pela contabilidade.

No primeiro momento é preciso cadastrar o prestador como TERCEIRO, para isso é necessário acessar o RUBI na tela inicial clicar em “Colaboradores => Ficha Cadastral => Terceiro”. No segundo

(2)

CÓDIGO:

PO-AM-DH-010

DECLARAÇÃO E PAGAMENTO DE ENCARGO

DATA DE APROVAÇÃO: 23/10/2015 Ver: 001 Pg.: 2/2 CONTROLE DE COPIA:

ESTE DOCUMENTO É UMA COPIA CONTROLADA, SOMENTE VÁLIDO NA FORMA ELETRÔNICA

ELABORADOR: Verena Félix APROVADOR: Sandra Rêgo VALIDAÇÃO DA QUALIDADE: Denise Giroto

momento deve-se lançar a NF, no sistema RUBI clicar em “Cálculos => Terceiros => Pagamento Pessoa Física”, emitir o RPA e enviar para contabilidade.

4.2. IMPRIMIR FOLHA DE PAGAMENTO FINAL E RELATÓRIO DE INSS NO SISTEMA RUBI

Para iniciar o calculo dos encargos é necessários imprimir os relatórios da folha de pagamento e INSS através do sistema Rubi:

4.2.1 RELATÓRIO DA FOLHA DE PAGAMENTO:

Abrir o Sistema de Folha de Pagamento, na página inicial, clicar na opção “Cálculos =. Relatórios => Operacionais => 001 - Relação calculo organograma”, utilizar o final do relatório com as informações finais de cada filial.

4.2.2 RELATÓRIO INSS:

Abrir o Sistema de Folha de Pagamento, na página inicial, clicar na opção “Impostos => Previdência => Relação => INSS”, esse relatório deverá ser impresso por filial.

4.3 IMPORTAR A FOLHA DO RUBI PARA O SISTEMA SEFIP

Nesta etapa deveremos importar as informações para o sistema SEFIP:

Acessar Sistema de Folha de Pagamento – selecionar a empresa e o cálculo desejado, clicar em– “Menu => Impostos => Fundo de Garantia => SEFIP => Gerar” , clicar em seleção, incluir filial, e processar. No programa SEFIP “clicar em Importar folha => meu computador => arquivos de programa => caixa”.

4.3 EMITIR RELATÓRIO ANALÍTICO DO FGTS E INSS DO SISTEMA SEFIP

Deverá ser impresso o relatório do FGTS e INSS do sistema SEFIP para verificar se confere com os relatórios impressos do sistema de Folha de Pagamento.

4.3.1 PARA EMITIR OS RELATÓRIOS FGTS

No sistema SEFIP, clicar em “relatórios – movimento - analítico GRF”.

4.3.2 PARA EMITIR OS RELATÓRIOS INSS

Para emitir relatório INSS clicar em “relatórios – movimento- comprovante de declaração à previdência”.

(3)

CÓDIGO:

PO-AM-DH-010

DECLARAÇÃO E PAGAMENTO DE ENCARGO

DATA DE APROVAÇÃO: 23/10/2015 Ver: 001 Pg.: 3/2 CONTROLE DE COPIA:

ESTE DOCUMENTO É UMA COPIA CONTROLADA, SOMENTE VÁLIDO NA FORMA ELETRÔNICA

ELABORADOR: Verena Félix APROVADOR: Sandra Rêgo VALIDAÇÃO DA QUALIDADE: Denise Giroto

4.3.3 REALIZAR CONFERÊNCIA DOS DADOS SISTEMA RUBI X SEFIP

Nesta etapa é necessário conferir se os relatórios de FGTS e INSS gerados no sistema da folha de pagamento conferem com os relatórios gerados no sistema da SEFIP. Após a importação, deve – se conferir os valores de deposito de FGTS e a base de calculo do mesmo, bem como conferir o calculo de INSS parte empresa, empregados, terceiros, FAP, dedução licença maternidade e salário família.

Caso identifiquem-se divergências entre os relatórios será necessário corrigir os erros no sistema de Folha de Pagamento e importar novamente para SEFIP.

4.4 REALIZAR O FECHAMENTO DO MOVIMENTO

No sistema SEFIP deve-se clicar em “movimento => executar +>salvar no diretório (Computador, caixa , sefip e salvar).

4.5 ENVIAR ARQUIVO SEFIP NA CONECTIVIDADE SOCIAL

Para enviar o arquivo SEFIP e necessário acessar a pagina da conectividade social (www.caixa.gov.br/empresa/conectividadesocial). Na conectividade, inserir a senha do certificado digital, em seguida clicar em “Caixa Postal- nova mensagem- selecionar o serviço de enviar o de arquivo SEFIP- clicar em continuar - selecionar o município de arrecadação – anexar o arquivo e enviar. Posteriormente salvar o protocolo de envio no diretório (Bizantino - DHO- Administração de Pessoal-setor pessoal – Impostos- FGTS- SEFIP ) e salvar arquivo IPC no diretório (Bizantino - DHO- Administração de Pessoal-setor pessoal – Impostos- FGTS- SEFIP ) .

4.6 EMITIR GUIAS PARA PAGAMENTO

Após o envio do arquivo SEFIP é necessário emitir as guias de FGTS e INSS para pagamento.

• Para imprimir GRF

No sistema SEFIP acessar (relatórios – arquivo ICP - busca o arquivo em meu computador arquivos de programa - CAIXA –imprimir guias).

• Para imprimir GPS

No sistema SEFIP deve –se acessar (relatórios – movimento - GPS).

4.7 EFETUAR CORREÇÃO DA GPS DAS EMPRESAS/FILIAIS CUJO FAP’S CONTENHAM 04 CASAS DECIMAIS

(4)

CÓDIGO:

PO-AM-DH-010

DECLARAÇÃO E PAGAMENTO DE ENCARGO

DATA DE APROVAÇÃO: 23/10/2015 Ver: 001 Pg.: 4/2 CONTROLE DE COPIA:

ESTE DOCUMENTO É UMA COPIA CONTROLADA, SOMENTE VÁLIDO NA FORMA ELETRÔNICA

ELABORADOR: Verena Félix APROVADOR: Sandra Rêgo VALIDAÇÃO DA QUALIDADE: Denise Giroto

A SEFIP não considera as quatro casas decimais após as vírgulas constantes no FAP, neste caso é necessário desconsiderar a GPS do sistema SEFIP e emitir uma nova GPS pelo site da previdência social, recalculando considerando esses números.

4.8 SALVAR ARQUIVOS DE BACK UP NA REDE COORPORATIVA

É obrigatório salvar os arquivos dos impostos na rede coorporativa, para isso, no sistema SEFIP, acessar “ferramentas - fazer backup” e salvar na rede “ Bizantino – DHO – Administração de pessoal – setor pessoal – Impostos – FGTS- SEFIP”. Posteriormente salvar no mesmo diretório os relatórios (Analítico da GRF, RE- Relação de Trabalhadores, Comprovantes de Declaração á Previdência, GPS e Analítico de GPS) na SEFIP no caminho “Relatórios –Movimento”).

4.9 EMITIR A SOLICITAÇÃO DE PAGAMENTO (CENTRO DE CUSTO) PARA APROVAÇÃO DA COORDENAÇÃO E ENVIO PARA O FINANCEIRO

• FGTS:

Acessar o sistema de Folha e Pagamento e emitir o centro de custo no caminho “Cálculos – relatórios – operacionais – relação cálculo – 104- solicitação de pagamentos eventos- no campo evento colocar o evento 300 e 393”. Gerar o relatórios em duas vias juntamente com GRF, uma deve ser enviada ao financeiro, devidamente aprovada pela coordenação e outra deverá ser arquivada no DHO.

• INSS:

Acessar o sistema de Folha e Pagamento e emitir o centro de custo no caminho “Cálculos – relatórios – operacionais – relação cálculo – 104- solicitação de pagamentos eventos- no campo evento colocar o evento 302”. E posteriormente realizar o centro de custo no Excel, imprimir o relatório em duas vias, uma deve ser enviada ao financeiro devidamente aprovada pela coordenação juntamente com a GPS e outra deverá ser arquiva no DHO.

4.10 RECEBER COMPROVANTES DE PAGAMENTO E ARQUIVAR

O DHO receberá por e-mail do financeiro os comprovantes de pagamento do FGTS e INSS e deverá juntar a GRF e a GPS e providenciar o arquivamento físico.

4.11 EMITIR RELATÓRIOS DE FOLHA DE PAGAMENTO PARA RECOLHIMENTO DO IRRF

Para efetuar o pagamento do IRRF, será necessário imprimir relatórios de imposto de renda no sistema de folha de pagamento:

Abrir o Sistema de Folha de Pagamento, na página inicial, clicar na opção “Cálculos – Relatórios -Operacionais – Relação calculo – 004 relação evento, no campo evento inserir 304, 306,308”.

(5)

CÓDIGO:

PO-AM-DH-010

DECLARAÇÃO E PAGAMENTO DE ENCARGO

DATA DE APROVAÇÃO: 23/10/2015 Ver: 001 Pg.: 5/2 CONTROLE DE COPIA:

ESTE DOCUMENTO É UMA COPIA CONTROLADA, SOMENTE VÁLIDO NA FORMA ELETRÔNICA

ELABORADOR: Verena Félix APROVADOR: Sandra Rêgo VALIDAÇÃO DA QUALIDADE: Denise Giroto

4.11.1REALIZAR A CONFERÊNCIA DOS VALORES

Nesta etapa é necessário conferir se os valores e IRRF foram gerados corretamente pelo sistema de Folha de Pagamento. Caso apareçam divergências no relatório será necessário corrigir os erros no sistema de Folha de Pagamento e gerar os relatórios novamente.

4.11.2 EMITIR O DARF PARA PAGAMENTO

Após conferência deve –se acessar o site da Receita Federal clicar em “ emissão de DARF- Pessoa Jurídica – incluir os dados da empresa e gerar o DARF”.

Após gerar o DARF, seguir o mesmo procedimento de emissão de centro de custo e pagamento e INSS e FGTS.

5. REGISTROS

Identificação Armazenamento/

Recuperação Proteção Tipo

Tempo de

Retenção Descarte

DARF Arquivo DHO Pasta Pasta 20 anos Lixo comum

GPS Arquivo DHO Pasta Pasta 20 anos Lixo comum

FGTS Arquivo DHO Pasta Pasta 20 anos Lixo comum

Comprovante de

pagamentos Arquivo DHO Pasta Pasta 20 anos

Lixo comum

6. DOCUMENTOS EXTERNOS

CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO. 7. ANEXOS

FL-AM-DH-017 DECLARAÇÃO E PAGAMENTOS DE ENCARGOS 8. HISTÓRICO DE REVISÕES

Pg. Natureza da Revisão Data da Revisão Versão Responsáveis

Referências

Documentos relacionados

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

A alta eficiência da espermatogênese observada em determinadas espécies de mamíferos é decorrente principalmente do alto número de células de Sertoli por grama

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

O tamanho dos grãos que compõem as rochas ígneas também serve como parâmetro para classificação e ele se relaciona à velocidade de alteração das rochas.

Obs.: O aluno beneficiado deverá comunicar à Coordenadoria de Extensão quaisquer alterações em sua realidade socioeconômica e comunicar com 30 dias de antecedência a desistência

Ana Claudia Cruz da Silva Ana Paula Mendes de Miranda Antonio Carlos Rafael Barbosa Gláucia Oliveira da Silva Jair de Souza Ramos Marcos Otávio Bezerra. Paulo Gabriel Hilu da

Para ativar a opção de faturamento automático será necessário ir na tela de configurações e ativar o parâmetro de faturamento automático e caso o cliente queira ainda melhorar o