• Nenhum resultado encontrado

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INSTRUÇÕES PARA REALIZAÇÃO DA PROVA

1) A prova terá duração máxima de 3 horas.

2) Cada questão possui apenas uma resposta correta e, a marcação de mais de uma assertiva, implicará em sua nulidade.

3) Durante o período de realização das provas não será admitido o uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação.

4) O gabarito preliminar será disponibilizado em até

5) Durante a realização da prova é proibido qualquer tipo de comunicação entre os candidatos.

6) Não será permitida a consulta a qualquer material ou texto de lei.

Cianorte, 5 de abril de 2016.

Nome completo do candidato: _______________________________________

(2)

1 DIREITO CONSTITUCIONAL

1) Assinale a alternativa CORRETA. São remédios constitucionais, exceto:

a) Mandado de Segurança; b) Mandado de Injunção; c) Habeas Corpus; d) Habeas Data;

e) Ação Direta de Inconstitucionalidade.

2) A República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como um dos seus fundamentos:

a) a soberania;

b) independência nacional; c) defesa da paz;

d) construir uma sociedade livre, justa e solidária

e) não intervenção.

3) Nos termos da Constituição Federal brasileira, NÃO se incluem entre os direitos sociais:

a) a educação;

b) a proteção à maternidade e à infância;

c) a saúde; d) o trabalho;

e) o respeito à integridade física e moral dos presos.

4) À luz da Constituição Federal, NÃO é legitimado para propor a ação direta de inconstitucionalidade e a

ação declaratória de

constitucionalidade:

a) a mesa do Senado Federal; b) o procurador Geral da República; c) a mesa da Câmara dos Deputados;

d) o Prefeito Municipal; e) o Presidente da República.

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

5) Em relação ao instituto da guarda, assinale a alternativa CORRETA: a) A guarda não poderá ser oposta contra os pais naturais.

b) A guarda destina-se a regularizar a posse de fato.

c) Uma vez concedida, a guarda não poderá ser revogada.

d) A guarda somente será deferida após a conclusão do processo de adoção. e) A guarda não assegura à criança ou ao adolescente a condição de dependente previdenciário.

6) De acordo com o artigo 101 e incisos do Estatuto da Criança e Adolescente, são medidas de proteção aplicáveis a crianças e adolescentes, EXCETO:

a) Matrícula e frequência obrigatórias em estabelecimento oficial de ensino fundamental;

b) Orientação, apoio e

acompanhamento temporários; c) Advertência;

d) Acolhimento institucional;

e) Colocação em família substituta.

7) De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o prazo da medida de internação, em caso de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta, NÃO poderá ser superior a:

a) 01 (um) mês. b) 02 (dois) meses. c) 03 (três) meses.

(3)

2 d) 10 (dez) dias.

e) 20 (vinte) dias.

8) Sobre a medida sócio educativa de internação, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Só poderá ser aplicada quando tratar-se de ato infracional cometido mediante grave ameaça ou violência a pessoa; por reiteração no cometimento de outras infrações graves; e por descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta.

b) A medida deve ser imposta com prazo determinado pelo juízo prolator da sentença.

c) Em nenhuma hipótese o prazo máximo de internação será superior a 03 anos.

d) A liberação será compulsória aos 21 anos de idade.

e) Permite a realização de atividades externas, salvo expressa determinação judicial em contrário.

DIREITO PENAL

9) Sobre o instituto da prescrição, no Código Penal, é CORRETO afirmar: a) A prescrição, depois de transitar em julgado a sentença condenatória, regula-se pela pena cominada abstratamente.

b) A prescrição depois de transitar em julgado a sentença condenatória regula-se pela pena aplicada.

c) O recebimento da denúncia ou da queixa não interrompe, em nenhuma hipótese, o curso da prescrição.

d) A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, pode começar a correr em data anterior ao dia em que o crime se consumou.

e) São reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 18 (dezoito) anos, ou, na data da sentença, maior de 65 (sessenta e cinco) anos.

10) Sobre os procedimentos aplicáveis às causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher, previsto na Lei 11.340/2006 (Lei Maria da Penha), é CORRETO afirmar que:

a) Aplicar-se-ão as normas dos Códigos de Processo Penal e Processo Civil e da legislação específica relativa à criança, ao adolescente e ao idoso, mesmo que conflitarem com o estabelecido na Lei Maria da Penha.

b) Nas ações penais públicas

condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei Maria da Penha, só será admitida a renúncia à representação perante o juiz, em

audiência especialmente designada

com tal finalidade, antes do recebimento da denúncia e ouvido o Ministério Público.

c) Nas ações penais públicas incondicionadas e condicionadas à representação da ofendida de que trata a Lei Maria da Penha, é admitida a renúncia à representação por qualquer forma e a qualquer momento, desde que antes do recebimento da denúncia. d) As penas de cesta básica ou outras de prestação pecuniária, bem como a substituição de pena que implique o pagamento isolado de multa são aplicáveis e até preferíveis, nos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

e) É garantido a toda mulher em situação de violência doméstica e familiar o acesso aos serviços de Assistência Judiciária Gratuita, nos termos da lei, mas a lei não garante o acesso aos serviços de Defensoria Pública.

11) Com base nas disposições acerca da exclusão de ilicitude, previstas na Parte Geral do Código Penal, não há crime quando o agente pratica o fato, EXCETO:

(4)

3 a) em estado de necessidade;

b) em legítima defesa;

c) em estrito cumprimento de dever legal;

d) no exercício regular de direito; e) sob influência de violenta emoção.

12) Sobre as disposições concernentes a concurso material e concurso formal, assinale a alternativa CORRETA:

a) O concurso material ocorre quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.

b) O concurso material ocorre quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.

c) No concurso material, cumulando-se as penas, executa-se primeiro a pena de detenção, já que o Código Penal determina que as penas mais leves sejam executadas antes das mais graves.

d) Entende-se por concurso formal quando o agente, mediante mais de uma ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não.

e) No concurso formal, aplica-se a pena do crime mais leve, desconsiderando-se qualquer influência do crime mais grave.

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA

13) Nos termos da Lei Complementar nº 80/94, é função institucional da Defensoria Pública, dentre outras: a) Prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus.

b) Não promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e

demais técnicas de composição e administração de conflitos.

c) Exercer a defesa dos direitos e interesses individuais, difusos, coletivos e individuais homogêneos e dos direitos do consumidor, na forma do inciso LXXIV do art. 5º da Constituição Federal e usurpar de suas funções.

d) Promover a difusão e a conscientização dos direitos humanos, da cidadania e do ordenamento jurídico, de acordo com o interesse do Defensor Público.

e) Promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos, impondo imperativamente a vontade da Defensoria Pública.

14) A Lei Federal 1.060/50 (Lei de Assistência Judiciária) dispõe que o juiz, se não tiver fundadas razões para indeferir o pedido, deverá julgá-lo de plano, motivando ou não o deferimento dentro do prazo de setenta e duas horas. Deferido o pedido:

a) o juiz não determinará que o serviço de assistência judiciária, organizado e mantido pelo Estado, onde houver, indique, no prazo de dois dias úteis o advogado que patrocinará a causa do necessitado.

b) se no Estado não houver serviço de assistência judiciária, por ele mantido, não caberá a indicação à Ordem dos Advogados, por suas Seções Estaduais, ou Subseções Municipais.

c) nos municípios em que não existirem subseções da Ordem dos Advogados do Brasil, o próprio juiz fará a nomeação do advogado que patrocinará a causa do necessitado, sendo que o advogado não poderá recusar a indicação em nenhuma hipótese.

(5)

4 d) será preterido para a defesa da

causa o advogado que o interessado indicar e que declare aceitar o encargo. e) nos Estados onde a Assistência Judiciária seja organizada e por eles mantida, o Defensor Público, ou quem exerça cargo equivalente, será intimado pessoalmente de todos os atos do processo, em ambas as Instâncias, contando-se-lhes em dobro todos os prazos.

15) De acordo com a Deliberação CSDP nº 01/2014, de 15 de Janeiro de 2014 e suas alterações, no que prescreve aos deveres dos estagiários, estão corretas as alternativas, EXCETO:

a) Assiduidade. b) Pontualidade. c) Urbanidade.

d) Intervalo de 15 (quinze) minutos, sem prejuízo da bolsa-auxílio, para os estagiários que possuírem jornada diária de 6 (seis) horas.

e) Discrição.

PROCESSO PENAL

16) De acordo com as disposições relativas ao título que trata da Ação Penal, no Código de Processo Penal, se o órgão do Ministério Público, ao invés de apresentar a denúncia, requerer o arquivamento do inquérito policial ou de quaisquer peças de informação, o juiz:

a) estará obrigado a atender ao requerimento.

b) no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao mesmo órgão do Ministério Público, e este será obrigado a oferecer a denúncia.

c) no caso de considerar improcedentes as razões invocadas, fará remessa do inquérito ou peças de informação ao

procurador-geral, e este oferecerá a denúncia, designará outro órgão do Ministério Público para oferecê-la, ou insistirá no pedido de arquivamento, ao qual só então estará o juiz obrigado a atender.

d) designará outro órgão do Ministério

Público para oferecê-la

obrigatoriamente.

e) oferecerá a denúncia de ofício, dando conhecimento ao procurador-geral dos termos do decidido.

17) Sobre a prova no processo penal, assinale a alternativa INCORRETA: a) O juiz formará sua convicção pela livre apreciação da prova produzida em contraditório judicial, não podendo

fundamentar sua decisão

exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação, ressalvadas as provas cautelares, não repetíveis e antecipadas.

b) São inadmissíveis, devendo ser desentranhadas do processo, as provas ilícitas, assim entendidas as obtidas em violação a normas constitucionais ou legais.

c) São também inadmissíveis as provas derivadas das ilícitas, salvo quando não evidenciado o nexo de causalidade entre umas e outras, ou quando as derivadas puderem ser obtidas por uma fonte independente das primeiras. d) Considera-se fonte independente aquela que por si só, seguindo os trâmites típicos e de praxe, próprios da investigação ou instrução criminal, seria capaz de conduzir ao fato objeto da prova.

e) Preclusa a decisão de

desentranhamento da prova declarada inadmissível, esta será desentranhada e ficará aguardando, indefinidamente, as partes requererem sua inutilização.

18) Segundo o Código de Processo Penal, serão recolhidos a quartéis ou a prisão especial, à disposição da

(6)

5 autoridade competente, quando

sujeitos a prisão antes de condenação definitiva, EXCETO: a) os ministros de Estado;

b) os magistrados;

c) os diplomados por qualquer das faculdades superiores da República; d) os diplomados em curso de educação profissional técnica de nível médio; e) os cidadãos que já tiverem exercido efetivamente a função de jurado, salvo quando excluídos da lista por motivo de incapacidade para o exercício daquela função.

19) Não considera-se em flagrante delito quem:

a) está cometendo a infração penal; b) acaba de cometê-la;

c) é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração;

d) é perseguido, mesmo que tenha sido perdido de vista e ainda que a perseguição tenha sido interrompida; e) é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.

PROCESSO CIVIL

20) Constitui sentença que não resolve o mérito, EXCETO, aquela que: (art. 485 e 487)

a) indeferir a petição inicial;

b) verificar a ausência de pressupostos de constituição e de desenvolvimento válido e regular do processo;

c) reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;

d) homologar a desistência da ação; e) acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção.

21) À Luz do novo Código de Processo Civil, compete à Defensoria Pública praticar vários atos, dentre as alternativas abaixo assinale a CORRETA:

a) A Defensoria Pública exercerá a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa dos direitos individuais e coletivos dos necessitados, em todos os graus, de forma integral e onerosa.

b) A requerimento da Defensoria Pública, o juiz determinará a intimação pessoal da parte patrocinada quando o ato processual não depender de providência ou informação que somente por ela possa ser realizada ou prestada. c) Não se aplica o benefício da contagem em dobro quando a lei estabelecer, de forma expressa, prazo impróprio para a Defensoria Pública. d) O prazo para a Defensoria Pública tem início com a intimação, por publicação no Diário Oficial.

e) O membro da Defensoria Pública

será civil e regressivamente

responsável quando agir com dolo ou fraude no exercício de suas funções.

22) De acordo com o Código de Processo Civil, suspende-se o processo:

a) pela morte ou pela perda da capacidade processual de qualquer das partes, de seu representante legal ou de seu curador.

b) pela admissão de incidente de resolução de demandas repressivas. c) por motivo de força menor.

d) pela não convenção das partes. e) pela arguição de impedimento ou de suspeição.

23) São requisitos da petição inicial, conforme artigo 319 do novo CPC, EXCETO:

(7)

6 a) nomes, os prenomes, e o estado civil

do autor e do réu;

b) a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação;

c) a informação sobre a existência de união estável por parte do autor ou do réu;

d) o valor líquido do pedido;

e) o endereço eletrônico das partes.

DIREITO CIVIL

24) Conforme prevê o art. 4º do Código Civil Brasileiro, são considerados relativamente incapazes a prática de certos atos ou à maneira de os exercer, EXCETO: a) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

b) os ébrios habituais e os viciados em tóxico;

c) aqueles que, por causa transitória ou permanente, não puderem exprimir sua vontade;

d) os menores de 16 (dezesseis) anos; e) os pródigos.

25) A incapacidade civil para os menores NÃO cessará:

a) pelo casamento;

b) pelo exercício de emprego público efetivo;

c) pela colação de grau em curso de ensino médio;

d) pela existência de relação de emprego, desde que, em função dele, o menor com dezesseis anos completos tenha economia própria;

e) pela concessão dos pais, ou de um deles na falta do outro, mediante

instrumento público,

independentemente de homologação judicial, ou por sentença do juiz, ouvido o tutor, se o menor tiver dezesseis anos completos.

26) Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as proposições corretas. De acordo com o artigo 1.635 do Código Civil Brasileiro, o poder familiar extingue-se:

I - pela morte dos pais ou do filho; II - pela emancipação, nos termos do art. 5º, parágrafo único;

III - pela maioridade; IV - pela guarda;

V - por decisão judicial, na forma do art. 1.638.

a) Apenas I e II. b) Apenas I, II, III e V. c) Apenas II, III e V. d) Apenas I, II e IV. e) Apenas I e IV.

27) No regime da comunhão parcial de bens, entram na comunhão, EXCETO:

a) os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; b) os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior;

c) as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge;

d) os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão;

e) as obrigações anteriores ao

casamento.

EXECUÇÃO PENAL

28) De acordo com a Lei de Execuções Penais, a penitenciária destina-se ao condenado a pena de: a) detenção, em regime fechado.

(8)

7 b) reclusão, em regime aberto.

c) reclusão, em regime fechado. d) detenção, em regime aberto.

e) restritiva de direitos, em regime aberto.

29) Nos termos do art. 126 da Lei de Execuções Penais, a remição de pena pelo trabalho atenderá a seguinte proporção:

a) 2 (dois) dias de pena a cada 3 (três) dias de trabalho.

b) 1 (um) dia de pena a cada 4 (quatro) dias de trabalho.

c) 2 (dois) dias de pena a cada 4 (quatro) dias de trabalho.

d) 1 (um) dia de pena a cada 3 (três) dias de trabalho.

e) 1 (um) dia de pena a cada 2 (dois) dias de trabalho.

30) De acordo com o art. 11 da Lei nº 7.210/84, quanto a assistência ao preso e ao internado será, está correto o que se afirma em:

I – material e jurídica; II – à saúde e educacional; III – social e religiosa. a) Apenas I.

b) Apenas III. c) Apenas I e II. d) Apenas II e III.

(9)

8 DIREITO PENAL

Discorra, em no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, sobre o princípio da presunção da inocência. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

(10)

9 DIREITO CIVIL

Discorra, em no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas, sobre a função social do contrato. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Referências

Documentos relacionados

Em São Jerônimo da Serra foram identificadas rochas pertencentes à Formação Rio do Rasto (Grupo Passa Dois) e as formações Pirambóia, Botucatu e Serra Geral (Grupo São

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

a) Aumentou 2%. 09) Cientistas examinaram o artefato ao lado, que supostamente é alienígena. Descobriram que o artefato possuía um visor que mostrava um código composto