• Nenhum resultado encontrado

Palavras-chave: Direitos Humanos. Globalização. Migrações.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Palavras-chave: Direitos Humanos. Globalização. Migrações."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

GLOBALIZAÇÃO E DIREITOS HUMANOS: UM OLHAR PARA OS FLUXOS MIGRATÓRIOS DE ENTRADA NO BRASIL

Krisley Amorim de Araujo1 Luciane Pinho de Almeida2

RESUMO:

O presente trabalho possui como objetivo compreender como o fenômeno da globalização possui tendências de supressão dos direitos humanos de indivíduos em condição de migrantes, assim como, relacionar essa realidade com os atuais fluxos de entrada no Brasil. Desse modo, utilizou-se como embasamento teórico-metodológico os pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, com o uso de revisão bibliográfica, a qual utiliza como fonte de dados artigos científicos, notícias, teses dissertações, documentos e livros. Portanto, as novas configurações migratórias, a entrada de novos povos e comunidades em território brasileiro nos conduz a refletir sobre a relação entre migração e direitos humanos em tempos de globalização, sobretudo no que tange à lógica globalizante de liberdade ao capital e restrição da mobilidade humana. Urge a necessidade das autoridades brasileiras refletirem e elaborarem estratégias e políticas públicas, migratórias e ações integradas que alcancem essa população, sendo que as fronteiras fechadas dos países europeus e norte-americanos colocam o Brasil na rota das migrações internacionais, nisso vemos nos últimos anos a entrada de haitianos, sírios, venezuelanos, chineses, e colombianos e a exposição dessas populações à condições de vulnerabilidade, violência, discriminação e violação de direitos. Com base nisso, destacamos a importância da cooperação internacional e elaboração de políticas migratórias e públicas pautadas nos princípios dos direitos humanos que alcancem o cotidiano dos migrantes.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Globalização. Migrações.

1 INTRODUÇÃO

As migrações configuram-se como um fenômeno transnacional contemporâneo. O número de migrantes internacionais distribuídos geograficamente aponta que uma em cada dez pessoas que vive em países desenvolvidos é migrante, assim 72,6 milhões vivem na Europa, 61 milhões, na Ásia, e na América do Norte, 50 milhões (FARIA, 2015, p. 32). O

1 Graduada em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestranda em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). krisley_araujo@hotmail.com

2 Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). lpinhoa@hotmail.com Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(2)

número de migrações internas também é extremamente elevado, segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano de 2009 do Programa da ONU para o Desenvolvimento Humano (PNUD), os números chegam a 740 milhões de migrantes internos (FARIA, 2015).

Os dados expressam a magnitude do fenômeno migratório na contemporaneidade, logo, nenhuma nação pode avaliar o seu futuro independente dos efeitos da mobilidade humana (ONU, 2012, p. 2). No atual contexto, não há mais países com características predominantes de emissores de migrantes ou receptores, o caráter mutável da sociedade moderna exerce influência sobre aspectos econômicos, políticos, sociais e naturais, que por sua vez, irão traduzir-se em maiores fluxos migratórios pelo globo terrestre, logo, qualquer país está suscetível a passar por grandes ondas emigratórias como imigratórias, ou como locais de trânsito. Devido a isso têm-se eliminado os prefixos (-e e –i) dos termos “migração”, “migrantes” e “migratórios”, essa mudança reflete as transformações no que se refere às migrações contemporâneas (FARIA, 2015, p. 37).

Com isso, os países apresentam-se com características duais no que se refere às migrações. O Brasil possui marcas históricas de migrações, pois os diferentes povos que adentraram em território brasileiro alteraram-se conforme as configurações e eventos do mundo global, assim como, a saída de migrantes brasileiros em direção ao exterior é resultado de condições políticas, sociais e econômicas e a significativa influência e fascínio da globalização.

A popularização dos fluxos migratórios em diversos setores sociais por meio das mídias e canais de comunicação tem contribuído para a massificação dessa questão social, o aumento no número dos fluxos migratórios provoca e requer um posicionamento das autoridades mundiais, aparatos jurídicos, organizações e instituições, a fim de refletir sobre mecanismos para lidar com os desafios migratórios futuros. Em contraposição crescem-se também posturas anti-migrações e xenofóbicas que vêem o migrante como perigoso, fraudador do sistema de seguridade social ou que irá ocupar postos de emprego destinados aos nativos. A partir disso, pretende-se desenvolver ao longo do trabalho aspectos relacionados à conformação dos fluxos migratórios visto à influência do fenômeno da globalização e seu contraste com os direitos humanos.

A partir disso, os objetivos da pesquisa foram descrever e estudar como o fenômeno da globalização desenvolve tendências de supressão de direitos humanos, apontar os principais fluxos de entrada no Brasil nos últimos anos e destacar a necessidade de

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(3)

cooperação internacional e elaboração de políticas migratórias e públicas pautadas nos princípios dos direitos humanos que alcancem o cotidiano dos migrantes.

2 METODOLOGIA

A metodologia dessa proposta foi constituída de pesquisa qualitativa, a qual leva em conta a realidade observada como fonte de coleta de dados, na qual o pesquisador constitui-se como principal instrumento. A pesquisa possuiu caráter descritivo e o foco é indutivo, assim, os dados qualitativos apontam a profundidade de informações e não aspectos quantitativos.

Utilizou-se como embasamento teórico e metodológico, os pressupostos da Psicologia Sócio-Histórica, a qual está ancorada na concepção materialista histórica dialética de Karl Marx. Assim, a forma de análise adotada compreende “o processo histórico humano a partir das determinações fundamentais da base material sobre a superestrutura, num processo necessariamente dialético” (KAHHALE; ROSA, 2009, p.25.

Com isso, o método irá buscar apreender o movimento, as relações e as transformações existentes nos fatos, requerendo ferramentas de viabilização, critérios e categorias de análise, essas categorias permitem desvendar os fenômenos, propiciando o conhecimento teórico, partindo da aparência, visando alcançar a essência do objeto, ou seja, apreender seu processo e concretude, suas relações e movimento (KAHHALE; ROSA, 2009, p.26).

Logo, o pesquisador, captura a estrutura e a dinâmica da realidade (objeto), por meio da análise e da síntese, viabiliza a pesquisa através do método e assim reproduz no plano ideal, a essência do objeto que investigou (NETTO, 2011). Dessa forma, a pesquisa se estabelece como uma relação entre sujeitos, tendo como objetivo compreender toda a complexidade dos comportamentos dos sujeitos a partir de suas próprias perspectivas, correlacionadas ao contexto do qual fazem parte, logo, a problemática de pesquisa não é criada artificialmente na mente do pesquisador (FREITAS, 2002, p.27), mas é existente no universo concreto, na matéria que é a constituição do real, tendo como bases sustentadoras a historicidade e o movimento dialético.

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(4)

Utilizou-se como recurso a revisão bibliográfica, a qual utiliza como recursos “artigos científicos, livros e documentos, nos permitindo a articulação de conceitos e a sistematização da produção de um determinado campo de conhecimento” (Minayo, 2001, p.53). Desse modo, destacou-se o uso de artigos científicos, livros, e notícias a fim de subsidiar as discussões.

3 GLOBALIZAÇÃO E O PROCESSO DE SUPRESSÃO DE DIREITOS HUMANOS

O fenômeno migratório se dá na sociedade contemporânea com novas configurações e características, ainda que sua origem remonte aos períodos pré-históricos, diversos condicionantes da modernidade propiciaram novas modalidades migratórias, como também, novas formas de exploração, exclusão e dominações dos sujeitos, assim, migrar tornou-se muito mais do que um deslocamento de um local para o outro, tornou-se uma questão complexa, sendo necessário aprofundamento e estudo. Desse modo, para compreender os fluxos migratórios atuais precisamos nos remontar à identificação de seus principais propulsores e potencializadores, como também refletir sobre o impacto desse fenômeno no universo subjetivo do sujeito migrante.

O avanço do conhecimento científico proporcionou diversas descobertas e transformações no mundo, permitindo a criação de instituições, sistemas, estruturas, como também, a emergência de novas problemáticas sociais que demandavam respostas, uma delas foi o grande êxodo rural que se deu em função da formação da sociedade industrial, iniciado principalmente nos países europeus, em que um grande contingente populacional deslocou-se para os grandes centros em busca de trabalho, esse dado revela uma nova conformação social que implicará no estabelecimento de novas condições de vida. Logo, as invenções sociais possuem o potencial de reordenar o mundo, de igual modo, as transformações nas estruturas econômicas da sociedade de um modelo para outro, alteram toda uma cadeia de relações que já se encontra configurada, assim, quando o homem intervém na natureza ele produz modificações, logo, o sujeito é transformado para viver nesse novo ambiente criado por ele, desse modo o sujeito se constrói e reconstrói na ação sobre a realidade objetiva.

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(5)

Sobre isso Ianni (2001) vai destacar atores responsáveis pela coordenação de tais mudanças:

Na realidade, são principalmente as “elites” dominantes (envolvendo indivíduos, grupos, classes, organizações governamentais, organizações bi e multilaterais, corporações nacionais e transnacionais) alguns dos principais “atores” que concretamente agem de modo a produzir, orientar e dinamizar “desvios” destinados a provocar mudança ou evolução. (IANNI, 2001, p.91)

Desse modo, a sobrevivência dos sistemas sociais humanos em uma realidade mutável está relacionada à sua capacidade de adaptação. Podemos apontar a globalização como um fenômeno desencadeador de grandes mudanças a níveis mundiais. Bauman (2005) afirma que as tendências globalizantes afetam “estruturas estatais, condições de trabalho, a produção cultural, a vida quotidiana e as relações entre o e o outro” (p. 11). A globalização provou que o globo terrestre é muito mais do que uma figura astronômica, mas um espaço de invenção das relações sociais promovendo novas definições de tempo e espaço, como também impulsionando uma série de grandes transformações sociais, políticas e econômicas, as quais irão suscitar alterações no cenário mundial.

As primeiras aparições da globalização se dão junto ao desenvolvimento da sociedade capitalista, Ianni (2001, p.14) também aponta que:

... desde que o capitalismo desenvolveu-se na Europa, apresentou sempre conotações internacionais, multinacionas, transnacionais e mundiais, desenvolvidas no interior da acumulação originária do mercantilismo, do colonialismo, do imperialismo, da dependência e da interdependência.” (IANNI, 2001, p.14)

Portanto, afirma-se o caráter histórico da globalização e a sua presença desde os primórdios do modelo econômico capitalista, sendo assim, ela é marcada por interesses comerciais com ênfase na livre circulação do capital, a fim de constituir uma economia aberta e sem limites geográficos (MARTINE, 2005). Logo, as tendências globalizantes trazem consigo o slogan de “Mundo sem fronteiras”, em contrapartida a promoção desse movimento global é determinado pelas exigências da reprodução ampliada do capital por

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(6)

meio da articulação de mercados, empresas, corporações e forças produtivas, as quais irão produzir a estratificação global, comportando de um lado setores beneficiados pelo processo de acumulação capitalista e do outro, regiões periféricas que se encontram em desvantagem e a serviço das leis do mercado. A consolidação dessa divisão opera-se por meio da criação de aparatos jurídicos, institucionais e políticos. Assim, juntamente com a globalização, o capital adquire caráter universal, transpondo a soberania nacional.

A partir disso, começamos a visualizar um capital móvel que se desloca com facilidade nas fronteiras sob efeito da globalização, ademais, as facilidades de mobilidade restringem-se quando o assunto é “capital humano”, Martine (2005) afirma que:

...as fronteiras abrem-se para o fluxo de capitais e mercadorias, mas estão cada vez mais fechadas aos migrantes: essa é a grande inconsistência que define o atual momento histórico no que se refere às migrações internacionais.

Desse modo, vê-se que os migrantes ainda ficam imobilizados frente à lógica da soberania do Estado, caracterizado pelas políticas de controle migratório. Nessa mesma linha Bauman (2001), resgata de Friedman que na atualidade uma das coisas que não estão em vias de extinção são as fronteiras, mas que na contramão disso, as fronteiras parecem ser levantadas a cada esquina das vizinhanças do mundo. Essa realidade expressa a operacionalização de uma inclusão social perversa por meio da “garantia” de mobilidade humana a poucos, no entanto, dadas as barreiras que se impõem à indivíduos pobres de países subdesenvolvidos no que se refere ao deslocamento entre as fronteiras, ocorre, na verdade uma exclusão através de aparatos jurídicos e burocráticos pautados na identidade e na segurança nacional, as glórias da globalização terminam se restringindo aos membros da elite dominante.

Assim, as migrações contemporâneas refletem as características de uma sociedade conflituosa permeada pela divisão de classes, a qual legitima uma falsa inclusão por meio de ferramentas de servidão e exploração dos sujeitos, realidade essa que os migrantes encontram em terras estrangeiras, por meio da oferta de empregos mal remunerados e expostos à situações de violação de direitos. Nessa lógica a passagem é liberada àqueles que interessam às sociedades dominantes, assim, esse sistema inclui para excluir, operando desse modo o que Sawaia (1999) chama de dialética exclusão/inclusão. Com isso, o migrante ao

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(7)

inserir-se na lógica moderna globalizante, em vias de necessidade ou autonomia se depara com processos de exclusão nos mais diversos níveis, predominando uma visão dialética do migrante como (in)desejado.

O fluxo da globalização também promove a dispersão em escala global das forças produtivas e das relações de produção de modo desigual e contraditório. A força de trabalho se torna transnacional e as formas de exploração se complexificam, trabalhadores das mais diversas qualificações, países e etnias dispõem de mão de obra barata aos países desenvolvidos (IANNI, 1998). Na perspectiva marxista a globalização representa o desenvolvimento ampliado do capitalismo moderno, bem como implica em uma nova possibilidade de reprodução do capital, quando falamos de capital, o compreendemos enquanto uma categoria social complexa que abrange o processo de produção da mercadoria, lucro, mais-valia, dinheiro como forma de valor, força de trabalho, instituições, modos de vida, aparatos jurídico-político, elementos que formam as relações de produção.

Nesse formato, inserem-se as populações migrantes nas relações sociais de produção do capitalismo, Vendramini (2018) disserta acerca das migrações contemporâneas em uma sociedade capitalista e afirma que esse modelo social funciona como um propulsor das migrações, bem como o capital se sustenta por meio dos deslocamentos do exército industrial de reserva, com isso, se verifica um grande contingente populacional migrando para os grandes centros em períodos de crises sociais, econômicas, políticas, ambientais, produzindo uma sobrevida à acumulação capitalista, na medida em que os migrantes se configuram como uma mão de obra barata, sujeitando-se a longas jornadas de trabalho, ocupações de baixa qualificação e ausentes de valorização social, direitos concernentes ao trabalho e proteção social. Portanto, as migrações promovem uma sobrevida ao modo capitalista de produção e de sociedade,

Nesse mesmo entendimento, Rossini (1986, p.578) complementa que:

O modo de produção capitalista exige, para sua manutenção, a existência de excedentes de trabalhadores para a viabilização da expansão da produção. A mão-de-obra excedente existe no sentido de favorecer a reprodução do capital. Na realidade, a migração se constitui como um movimento “necessário” ao desenvolvimento capitalista.

A globalização ainda acentua as desigualdades entre os países, o que corrobora no aumento da necessidade de migrar, a qual também está relacionada com a esperança de

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(8)

melhores condições de vida em outros locais, predominando uma visão idealista das sociedades dominantes. Sobretudo, os tempos globais propiciam um aumento elevado nas migrações internacionais, somado a isso temos as inovações tecnológicas de comunicação e transporte, logo, esses fatores têm diluído as fronteiras e aproximado países, culturas e pessoas.

4 FLUXOS MIGRATÓRIOS DE ENTRADA PARA O BRASIL

Faria (2015) afirma que “o mundo possui 250 milhões de migrantes internacionais (3,2% da população mundial)”, a Organização Internacional para Migrações (OIM), estima para 2050 um número de 405 milhões de migrantes (OIM, 2010 apud FARIA, 2015). Os fluxos migratórios contemporâneos possuem causas multidimensionais em resposta a fatores como crescimento demográfico, conflitos armados, crises políticas, econômicas, catástrofes naturais e aspectos relacionados à produção e trabalho.

Levando em conta o que foi mencionado e observando a realidade do nosso país, é possível ver que os dados históricos da constituição do Brasil revelam a sua inserção nas rotas migratórias desde seus primórdios. A formação social brasileira e o seu crescimento deram-se também a partir do protagonismo, da atividade e do trabalho de migrantes, logo, migração e mescla de culturas não se constitui uma novidade no contexto brasileiro. Nesse sentido, é importante lembrar dos portugueses, espanhóis, holandeses e africanos de diversas nacionalidades que passaram pelo país.

Nos anos 2010-2016, o Brasil apresentou um fluxo maior de migração resultado de crises econômicas, questões ambientais e de conflitos e guerras que vem ocorrendo em diversos países do mundo, assim o país está recebendo, especialmente haitianos, africanos, senegaleses, colombianos, asiáticos e sírios. Esses dados revelam a mobilidade humana brasileira no que se refere à recepção de migrantes, apresentando uma nova face, uma nova configuração, o migrante atual é diferente do migrante do século passado, devido a diversos fatores históricos, sociais, econômicos e políticos que criaram essas condições, o migrante que surge no presente é consequência do processo de acumulação capitalista e dos efeitos da globalização que se somam a desastres ambientais e eventos atípicos que estão ocorrendo em um plano internacional. Essa migração por certo traz impactos nacionais e locais.

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(9)

Com a atual crise econômica brasileira, os entraves políticos e a iminência da crise financeira acirrada, principalmente em 2016, alteram-se as rotas migratórias que outrora se destinavam para o Brasil, assim, muitos migrantes têm se destinado para outros países da América Latina que apresentam uma situação financeira mais favorável. Todavia, embora contraditoriamente o fluxo de recebimento dos migrantes estrangeiros tenha diminuído, o fechamento da Europa e de países norte-americanos, coloca o Brasil na rota das migrações internacionais, registra-se um grande número de estrangeiros já estabelecidos em território brasileiro e que ainda não gozam da efetividade de direitos sociais tão necessários à vida social.

Velasco e Mantovani (2016) destacam que “em 10 anos, o número de imigrantes aumentou 160%”, segundo dados da Polícia Federal, em 2015, quase 120 mil estrangeiros deram entrada no país, nesses números destacam-se a entrada de haitianos, seguidos pelos bolivianos, colombianos, argentinos, chineses, portugueses e norte-americanos, têm-se agora também a entrada de venezuelanos, que segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e do governo brasileiro, 32.744 venezuelanos solicitaram refúgio e 27.804 adentraram as fronteiras brasileiras com autorização de residência por vias alternativas ao sistema de refúgio, condição que totaliza mais de 60.000 venezuelanos registrados pelas autoridades brasileiras em 2018.

A entrada dos haitianos ao Brasil após a ocorrência do terremoto que atingiu o país em janeiro de 20210 e as condições políticas e econômicas do país, tornou visível o despreparo do Brasil frente às demandas das migrações internacionais, em que esses migrantes ficaram expostos à condições precária de higiene e privacidade, expostos ao racionamento de água e alimentos em cidades de fronteira como Acre, Brasiléia e Tabatinga (SILVA, 2015a). Véran, Noal e Fainstat (2014) apresentam que não houve outros de dispositivos de assistência a essa população, assim eles ficaram ausentes de políticas públicas e auxílios governamentais.

Novamente, assistimos à entrada de outro grupo de migrantes, os venezuelanos e o Brasil não estava preparado e mais uma vez viu-se a inserção de migrantes em condições precária vida assistência, exposição à situações de violência, discriminação, vulnerabilidade. Historicamente no Brasil, os migrantes têm sido alvo de ataques, repressões e discriminações, realidade existente também em outros países, expressando um olhar global de negação dos direitos dos migrantes.

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(10)

Outrossim, a presença haitiana traz à tona o modo como a sociedade brasileira lida com as relações raciais, preconceitos de cor, considerando a herança de uma sociedade que se constituiu por meio do trabalho escravo e da discriminação racial. Faz-se necessário, pontuar que o contexto atual suscita novas formas de xenofobia que podem ganhar conotações raciais, produzindo estigmas de grupos diferenciados, pois ainda permanece no imaginário a compreensão de migração, como a migração europeia de sujeitos brancos, uma migração bem sucedida, assim, a integração de migrantes de raças e etnias plurais conduz o país à um processo de aceitação das diferenças, reconhecimento do migrante enquanto sujeito de direitos e a promoção de um diálogo intercultural (SILVA, 2015b)

A Pastoral dos Migrantes em São Paulo vem denunciando casos de explorações e reivindicando os direitos dos migrantes. Logo, destaca-se a necessidade de cooperação internacional entre os países, pois o caráter dual das migrações coloca o cenário mundial sujeito a sofrer os efeitos desse fenômeno, assim, o aumento da responsabilidade dos países pode diminuir a violação de direitos humanos de migrantes e o descaso em relação à defesa dos nacionais em terras estrangeiras (CASTRO, 2008)

É visto que a globalização promove o encurtamento das distâncias e produz uma concepção de encolhimento do mundo, facilitando o contato com diferentes povos, despertando interesses e oportunidades de sobrevivência em outros países, no entanto, tem crescido a repressão dos movimentos migratórios, por meio da sofisticação de tecnologias de segurança, ampliação de muros em fronteira, maior vigilância. Tais práticas estão relacionadas também à produção do medo norte-americano e eurocêntrico, decorrente do ataque terrorista às Torres Gêmeas, assim, o migrante é visualizado como criminoso, perigoso, indesejado. Além disso, predomina-se também, racismos, discriminações e intolerância, as quais desqualificam e não corroboram com os princípios dos direitos humanos.

Um fator reforçador desse processo, o qual legitima esses discursos, são as políticas de Estado referente às migrações, o Brasil aprovou recentemente uma nova lei referente à migração, a qual possui como objetivo regular a entrada e permanência de estrangeiros no país, com repúdio à discriminação e criminalização da migração, além disso, visa promover o acesso e tratamento igualitários de migrantes, assim como sua entrada e permanência no país, essa nova lei, vem substituir o antigo e incoerente Estatuto do Estrangeiro, elaborado no período da Ditadura Militar, o qual possui premissas que incorporam o migrante como

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(11)

perigoso e ameaça para os interesses nacionais. No entanto, após, mudanças nos ministérios e eleições de 2018, o novo governo toma a decisão de não assinar o Pacto Global de Migração da ONU (PASE, 2019) que visa a melhoria das condições de vida de migrantes e propõe diretrizes de cooperação entre países para lidar com a questão migratória. A não assinatura entra em contraste com a conquista da Nova Lei da Migração aprovada em 2017 pelo Congresso Nacional e pode comprometer as atuações do Brasil no cenário internacional e nacional acerca das migrações, bem como pode comprometer a viabilização de políticas migratórias e públicas à esse público.

Portanto, é notável a concepção das migrações ao longo das décadas anteriores ausentes de um enfoque de direitos humanos, abrindo margem para violações e diferenças entre direitos da população nativa versus direitos da população estrangeira, sendo que a segunda, termina sempre ocupando uma posição de subalternidade, no entanto, vemos no mundo atual ainda a pulverização ou o retorno de ideias conservadoras e distantes de um discurso de direitos humanos, principalmente no que tange ao sujeito migrante.

A noção contemporânea de direitos humanos da Declaração Universal de 1948 possui direcionamentos com ênfase na universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, como também, essas concepções têm se orientado para valores como igualdade, liberdade e diversidade. Logo, a efetivação desses direitos exige um espaço de luta, ação social e envolvimento político, assim, lidar com a multiculturalidade, preservar direitos fundamentais dos indivíduos e o reconhecimento da diferença, torna-se um grande desafio frente aos fluxos migratórios contemporâneos, muito mais que instrumentos jurídicos, urge a necessidade de criação programas sociais, políticas de acolhimento, capacitação de profissionais e ferramentas de assistência e inclusão à população migrante, a fim de que a lei não operacionalize-se apenas no campo das ideias e se distancie de uma ação social efetiva que produza transformação no cotidiano de vida dos migrantes.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Portanto, é possível verificar que os pressupostos orientadores da globalização possuem tendências pautadas em interesses comerciais, pautados na hegemonia do capital, assim, a sua livre circulação é estimulada, porém, quando trata-se de pessoas, as fronteiras se fecham. Com isso, as lógicas e instrumentos que operacionalizam esses movimentos

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(12)

migratórios ainda se encontram ancoradas princípios da reprodução do capital. Logo, vê-se que o cenário global apresenta uma dificuldade de reconhecer a diferença e lidar com questões multiculturais e garantir direitos fundamentais aos migrantes, aumentando um estranhamento em relação àquele que chega, configurando-se uma situação paradoxal, visto que a bandeira levantada pela globalização de Mundo Sem Fronteiras carrega consigo um discurso de livre acesso e mobilidade para alguns e repressão da circulação de outros.

Desse modo, a consideração das ameaças aos direitos humanos dos migrantes, suscita a necessidade de articular ações integradas entre os países, assegurando direitos de ir e vir e retirando esses indivíduos da ilegalidade, a qual deixa margem à violação de direitos e ações de traficantes de pessoas. A fim de evitar situações deste caráter, ressaltamos a importância em tomar as migrações como tema de educação continuada, sendo viabilizado por meio de campanhas de sensibilização da sociedade, por meio da inclusão da temática nos currículos de ensino médio e superior, cursos de graduação, formação de agentes públicos abrangendo todos os níveis da administração pública

Consonante à isso o investimento em políticas públicas alcança a operacionalização dos processos, assim as políticas de garantia de direitos fundamentais precisam ser elaboradas ouvindo o próprio migrante, seus interesses, anseios e perspectivas, logo, urge a necessidade de uma concepção ampliada de direitos humanos pautada no multiculturalismo, devido à velocidade em que compõem os fluxos migratórios contemporâneos.

6 REFERÊNCIAS

BAUMAN, Z.; MEDEIROS, C.A. (Trad). Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAUMAN, Z; MEDEIROS, C.A (Trad). Identidade. Rio de Janeiro, Zahar, 110 p, 2005 CASTRO, M.G. Migrações Internacionais e direitos humanos e o aporte do

reconhecimento. REMHU – Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana. Ano XVI - Número 31 - 2008

IANNI, O. Globalização e neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, v. 12, n.2, 1998. IANNI, O. (2001). Teorias da globalização. 9ª ed. – Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 228p. Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(13)

FARIA, M.R.F. (2015). Migrações internacionais no plano multilateral: reflexões para a política externa brasileira. – Brasília: FUNAG, 306 p.

FREITAS, M. T. A. A abordagem sócio-histórica como orientadora da pesquisa qualitativa. Cadernos de pesquisa, n. 116, p. 21-39, 2002.

KAHHALE, E.M.S.P.; ROSA, E.Z. A construção de um saber crítico em psicologia. In: BOCK, A.M.B.; GONÇALVES, M.G.M. (Orgs). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 2009, pp. 25-27.

MARTINE, G. Globalização inacabada: migrações internacionais e pobreza no século XXI. São Paulo em perspectiva, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 3-22, jul./set. 2005.

MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001, p. 52,53.

NETTO, J.P. (2011). Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo. Editora Expressão Popular, 64p.

PASE, N. Entenda as diretrizes do Pacto Global de Migração; Brasil saiu do acordo. Poder

360. Disponível em: <

https://www.poder360.com.br/internacional/entenda-as-diretrizes-do-pacto-global-de-migracao-brasil-saiu-do-acordo/>. Acesso em: 30 jul. 2019.

ROSSINI, R. E. . A Migração como Expressão da Crescente Sujeição do Trabalho ao

Capital. In: V ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDO POPULACIONAIS. ABEP,

1986, Águas de São Pedro. ANAIS DO V ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDO POPULACIONAIS. ABEP. AGUAS DE SAO PEDRO - SP, 1986. Disponível em:< http://www.abep.org.br/publicacoes/index.php/anais/article/view/378/365 >. Acesso em: 29jul. 2018.

SAWAIA, B. B. (Org.). (1999). As artimanhas da exclusão: uma análise ético-psicossocial da desigualdade. Petrópolis, RJ: Vozes.

SILVA, A.S. Fronteira Amazônica: passagem obrigatória para haitianos?. REMHU - Rev.

Interdiscip. Mobil. Hum., Brasília, Ano XXIII, n. 44, p. 119-134, jan./jun. 2015a.

SILVA, S.A.S. Inserção social produtiva dos haitianos em Manaus. In: PRADO, E.J.O.; COELHO, R. Migrações e trabalho. Brasília: Ministério Público do Trabalho, 2015b. VENDRAMINI, C. A categoria migração na perspectiva do materialismo histórico e dialético. Revista Katálysis, v.21, n.2, 2018.

VÉRAN,J; NOAL, S.D.;FAINSTAT, T. Nem refugiados, nem migrantes: A chegada dos haitianos à cidade de Tabatinga (Amazonas). DADOS – Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, vol. 57, no 4, pp. 1007 a 1041, 2014

VESLACO, C; MANTOVANI, F. Em 10 anos, número de imigrantes aumenta 160%

no Brasil, diz PF. Jun. 2016. Disponível

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

(14)

em:<http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/em-10-anos-numero-de-imigrantes-aumenta-160-no-brasil-diz-pf.html> Acesso em: jun. 2017

UNITED NATIONS HIGH COMISSIONER FOR REFUGEES (UNHCR). Operational Portal: Refugees Situation. Venezuela Situation. Maio, 2018. 2018c. Disponível em:< https://data2.unhcr.org/en/situations/vensit>, acesso em 27jul. 2019.

Anais do XVI Congresso Internacional de Direitos Humanos. Disponível em http://cidh.sites.ufms.br/mais-sobre-nos/anais/

Referências

Documentos relacionados

O presente artigo buscou mostrar a importância da sustentabilidade em famílias com crianças matriculadas no ambiente escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio,

A instituição Casa do Menino, Uberaba- MG, é assim, uma iniciativa de proteção social voltada para o atendimento de adolescentes e desenvolve um trabalho socioeducativo

Os desastres podem ser consequência de alterações na natureza, com participação ou não do ser humano, e acarretam impactos de grandes proporções, afetando de

É evidente que um baixo nível de escolarização dificulta a apropriação destas linhas de desenvolvimento das relações laborais futuras e criará necessariamente um

Reconhecidamente, o brincar contribui para o desenvolvimento das crianças sob uma série de aspectos, incluindo suas dimensões cognitivas, afetivas e motoras. Em linhas gerais,

Mais tarde, os pesquisadores passam a se referir ao conceito como engajamento do empregado (employee engagement) – mais popular nas empre- sas e consultorias - ou

Neste estudo verificou-se que o género feminino apresenta um raciocínio total mais elevado, corroborando-se a ideia de que o género feminino apresenta

Finally, the results for the pressure versus time for a rotational speed of 1800 rpm are displayed in Figure 28.. Pressure versus time for