• Nenhum resultado encontrado

AS DÊIXIS DISCURSIVA E SOCIAL NO UNIVERSO DAS PROPAGANDAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS DÊIXIS DISCURSIVA E SOCIAL NO UNIVERSO DAS PROPAGANDAS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

AS DÊIXIS DISCURSIVA E SOCIAL NO UNIVERSO DAS PROPAGANDAS

Caiubi Teruya Maranho Camila Aparecida Baptista

Desiree Bueno Tibúrcio Larissa Fávaro de Oliveira Souza

(G – CLCA UENP/CJ) Vera Maria Ramos Pinto (Orientadora – CLCA – UENP/CJ)

Introdução

Diariamente, as pessoas se deparam com a publicidade e o marketing, cercadas por propagandas criativas, divertidas e convincentes. Mas, raramente, veem que, por trás desses anúncios, há importantes elementos linguísticos em sua composição. Tais elementos, muitas vezes, passam despercebidos pelos olhos do consumidor. Porém, para o publicitário, é fundamental que cada detalhe esteja em perfeita harmonia a fim de que se componha o resultado final que acarretará no convencimento do consumidor em adquirir o produto ofertado.

O fenômeno da dêixis - pessoal, temporal e espacial – é um desses elementos linguísticos que compõem as mensagens publicitárias e remetem para um sentido de indicação e elucidação. Por isso, o termo dêitico aparece, geralmente, com o significado demonstrativo (do grego deiktikós, que significa demonstrar, mostrar).

Embora o estudo da dêixis se atenda, em geral, aos aspectos diretamente ligados ao uso de marcas de pessoa, tempo e espaço, há autores que consideram, também, a existência da dêixis discursiva e da dêixis social, objeto de estudo nesse trabalho. A fim de averiguar esses casos de dêixis, escolhemos como corpus textos publicitários de variados produtos e marcas.

Vale mencionarmos, ainda, que os dêiticos são perceptíveis no texto a partir da situação, do contexto, ou do conhecimento de mundo do leitor. Pode-se notar seu significado, em sua etimologia, de origem grega, cujo significado é mostrar, indicar ou designar (ALMEIDA, 2000 p. 3).

(2)

Portanto, pode-se dizer que o elemento dêitico é, de certa forma, um elemento subjetivo, sendo que a dêixis estabelece uma relação entre um conjunto de palavras e a enunciação da mensagem a ser transmitida pelo sujeito, espaço e tempo. A mensagem final pode adquirir um significado diferente se o contexto mudar. Melo (2010) conceitua os vários tipos de dêixis: Dêixis pessoal, Dêixis temporal, Dêixis Espacial, sendo que , nesse artigo, iremos nos ater, apenas, à definição de dêixis discursiva e social.

Dêixis discursiva: A dêixis discursiva está relacionada com o uso de determinadas expressões num enunciado para referir uma parte anterior ou posterior do discurso, como o demonstrativo isso na frase:

“Quando me disseste isso, eu já sabia" ou essa em “Essa ideia é brilhante!".

Dêixis social: A dêixis social diz respeito à utilização de expressões (formas de tratamento…) que estabelecem distinções sociais de acordo com os papéis desempenhados por cada um dos participantes no ato comunicativo.

Ex.: Senhor Professor, preciso que me esclareça uma dúvida. Caro amigo, não te esqueças do que te pedi.

Análise da dêixis discursiva e social em textos publicitários

No contexto das mensagens publicitárias, o dêitico se torna um elemento linguístico imprescindível, pois é usado como um recurso implícito nos textos e, na fala, visando ao apelo comercial. Assim, o objetivo desta análise é identificar os dêiticos : social e discursivo, no contexto da propaganda.

Acerca de propaganda, Carvalho afirma:

No mundo da publicidade o texto deve ser criado a partir do efeito desejado. Cria-se a causa depois de haver estudado as conseqüências. Os poetas simbolistas já conheciam esta regra. Para escrever um poema era necessário conhecer o efeito que se desejava provocar, o que determinava o conteúdo. Observar o aspecto lingüístico da publicidade é aceitar a hipótese de ser todo ato de fala um ato relacional em que o eu (emissor) coloca-se no mundo da significação em função do outro (receptor). Disto advêm as características manipulatórias deste discurso em que o emissor tem por objetivo fazer o receptor realizar um ato do qual ele (emissor) será beneficiado: fazer comprar, finalidade última do texto publicitário. (CARVALHO, 2002 )

(3)

Nos dias atuais, é impossível fugir da publicidade; todas as pessoas tiveram suas vidas invadidas por propagandas de várias marcas e produtos.

A seguir, apresentamos análise dos elementos dêiticos discursivo e social em propagandas.

Análise das propagandas

A fim de se averiguar o caso da dêixis no âmbito publicitário, foram selecionadas variadas propagandas, dos mais diversos produtos, podendo-se notar o quão fundamental é a presença da dêixis para o cunho comercial.

Propaganda I – Toalhas Artex

O anúncio das toalhas Artex, abaixo, traz a polêmica foto de John Lennon e Yoko Ono, na qual ambos aparecem nus. Porém, neste informe publicitário, foi , juntamente, à foto do casal um par de toalhas. O texto da propaganda apresenta a dêixis “este casal” se referindo ao par de toalhas.

Dessa forma o anúncio apresenta o texto de uma maneira que o conhecimento de mundo do consumidor a respeito de John Lennon e Yoko Ono faça com que, automaticamente, concilie as toalhas “Artex” ao polêmico casal.

(4)

Nesta propaganda, há um dêitico social, utilização do pronome de tratamento “senhora”, cuja intenção do enunciador, usa-la, é o chamar a atenção da dona de casa a fim de convencê-la que o novo produto facilitará a sua vida.

Propaganda III – “Chapéo” Mangueira

No anúncio, a seguir, mesmo com seu uso datando o ano de 1908, a dêixis é um elemento notório e já fazia parte da construção publicitária da época. Com a análise desta propaganda, pode-se perceber que apesar de o fenômeno dêitico ser algo recente, sua utilização com cunho comercial é de longa data. Neste anuncio, a “Casa Mangueira” procura persuadir o consumidor a adquirir seus chapéus.

Nele tem-se a dêixis discursiva com a palavra “este chapéo”, e a dêixis social com o sufixo “lhe” da palavra “assenta-lhe” e o pronome de pessoal “vosso” (vosso nariz). É possível saber a qual chapéu, em quem ele assenta, e a qual nariz o texto se refere devido à imagem presente no anúncio.

(5)

Dessa forma, a propaganda procura convencer o consumidor de que seu chapéu lhe assenta bem, induzindo-o a adquirir o produto. Como uma maneira de mostrar a veracidade do que o anúncio diz, o consumidor teria de dobrar o papel a fim de que a imagem do homem se encaixe com a do chapéu:

Propaganda IV – Coca Cola

Na propaganda, a seguir, datada do ano de 1954, tem-se um dêitico discursivo utilizando o pronome demonstrativo “isto”. Este dêitico remete ao produto. É possível fazer essa associação quando unimos a mensagem verbal a não verbal: no texto , quem fala é o Papai-Noel que segura uma garrafa de Coca-Cola: ele está dizendo que a bebida faz bem.

(6)

Propaganda V: Johnsons Baby:

Na propaganda, acima, a dêixis presente está na forma discursiva, uma vez que usa o demonstrativo “esta”, referindo-se à imagem de uma chupeta. Sua presença traz um sentido cômico ao anúncio que, por sua vez, é encontrado somente na internet devido ao sentido sexual presente nele, na qual procura evidenciar que o produto oferecido é tão bom que só é superado pelo sexo em si. Dessa forma, a propaganda apresentada é voltada exclusivamente para o público adulto.

(7)

Considerações Finais

A dêixis é um elemento linguístico de uso imprescindível na propaganda. Por meio da dêixis, o publicitário utiliza-se da dêixis social para “falar” com o consumidor, e da dêixis discursiva, para apontar o produto (referente).

Sendo assim, observamos que a ausência de um elemento dêitico pode vir a mudar totalmente o sentido proposto pelo anúncio e, consequentemente, não atingir o resultado esperado, que é a persuasão para o consumo de determinado produto, ou marca. Referências:

Ação da F/Nazca S&S para Mega comercial da Skol. Disponível em:

<http://www.izip.com.br/blog/wp-content/uploads/2006/11/skol-custom.jpg> Acesso em : 20 de Jun. 2010.

ALMEIDA, Maria Elisete. La deixis en portugais et en français - Bibliotheque de l'Information Grammaticale. Éditions Peeters Louvain: Paris. 1999.

CARVALHO, Nelly. Publicidade: a linguagem da sedução. São Paulo: Ática, 1999.

IGOR, D. Propaganda é a alma do negócio. 8 de Nov. 2007. Disponível em: <http://42earesposta.wordpress.com/2007/11/08/propaganda-e-a-alma-do-negocio/> Acesso em : 20 de Jun. 2010.

MELO, Iran Ferreira. Você sabe o que é dêixis? In: Revista Língua Portuguesa: conhecimento prático. São Paulo: Escala Educacional, 2010.

SANTOS, Hérika Ribeiro dos. A dêixis discursiva na leitura de textos publicitários. In: Celli – Colóquio de estudos linguísticos e literários. Anais: Maringá, 2009, p. 1407-1414.

Para citar este artigo:

MARANHO, Caiubi Teruya et al. As dêixis discursiva e social no universo das propagandas. In: VII SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA SÓLETRAS - Estudos Linguísticos e Literários. 2010. Anais... UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Letras, Comunicação e Artes. Jacarezinho, 2010. ISSN – 18089216. p. 167 – 173.

Referências

Documentos relacionados

Total thiol and disulphide levels increased and disulphide/ native thiol and disulphide/total thiol ratios decreased in Ozone Group significantly.. Albumin levels

Essa alteração da História pela lenda ou pela Literatura é bastante comum nos textos medievais, por conta não apenas da distância histórica entre os manuscritos e

O mesmo acontece com três outras teses bem conhecidas sobre a forma antecedente de Rute. Myers argumentou que o livro foi original­ mente transmitido em forma poética, talvez

keywords Embedded systems, agile methodologies, continuous integration, test driven development, static analysis tools, development process, Atmel, CppUTest, Jenkins, Cygwin,

O auge da representação das influências orientais e ocidentais na cultura brasileira, percebidas por Gilberto Freyre em Sobrados e mucambos e vistas aqui sob a ótica ficcional de

Nesse ponto, é oportuno destacar as considerações de Reece a respeito da particular abordagem da versão odisseica do mito do Ciclope, na qual o tema da hospitalidade permeia todo

Conforme ensina Martins (2012), a contra prestação por trabalhar em condições insalubres pode ter como base tanto a remuneração adicional do

espécies de eucalipto plantadas no Brasil, observando-se valores referentes ao comprimento e largura de fibras muito semelhantes, havendo diferença com maior destaque em relação