• Nenhum resultado encontrado

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA UAB - UFPB VIRTUAL

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

D E P A R T A M E N T O D E EC O N O M I A CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM G E S T Ã O

PÚBLICA MUNICIPAL- MODALIDADE A DISTÂNCIA

Banco de Orientadores do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

MARTA MARIA GOMES VAN DER LINDEN

Professora do Departamento de Economia da UFPB. Doutora em Engenharia da Produção pela UFSC na área de concentração Mídia e Conhecimento. Pesquisadora da área de Educação a Distância e Educação Online, especificamente sobre Avaliação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Coordena o Programa de Capacitação da UFPB VIRTUAL e o Programa de Especialização em Gestão Publica Municipal.

 Áreas de Interesse: Economia da Educação; Avaliação em ambientes educacionais; Planejamento e gestão da educação pública;

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Inclusão digital/tecnologia nas escolas públicas municipais.

MÁRCIA BATISTA DA FONSECA

Pós doutorado na Universidade de Ghent (Bélgica). Doutora em Economia Internacional pela UFPE (2004). Professora adjunta do Departamento de Economia da UFPB, lecionando Economia Internacional na graduação e na pós-graduação, com experiência em Economia do Meio Ambiente, Economia do Setor Público e Finanças. Coordenadora licenciada do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal (CEGPM).

 Áreas de Interesse: balança comercial dos municípios e ganhos advindos do setor externo; Políticas publicas voltadas para Produção sustentável; Avaliação de políticas públicas de programas sócio ambientais; Globalização: Impactos das relações comerciais externas sobre o desenvolvimento municipal.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas públicas municipais: assistência social, saúde, educação e condições de programas sócio-ambientais.

(2)

ALYSSON ANDRÉ OLIVEIRA CABRAL

Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Economia e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPB. Coordenador Adjunto do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal e Professor de Planejamento Estratégico Governamental.

 Áreas de Interesse: Planejamento estratégico; política fiscal.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas públicas municipais, Gestão Fiscal.

ALÉSSIO TONY CAVALCANTI DE ALMEIDA

Professor Assistente da UFPB. Doutorando em Economia pelo PPGE/UFPB, Mestrado em Economia pela mesma instituição (2010). Graduado em Ciências Econômicas pela UFPB (2009) e em Redes de Acesso em Telecomunicações pelo IFPB (2007). Participou do Programa de Bolsas Luso-brasileiras Santander Universidades, tendo estudado Economia na Universidade de Coimbra (2008).

 Áreas de Interesse: Economia do Setor Público.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas públicas municipais e o Desenvolvimento local: Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Eficiência dos Gastos Públicos.

BRUNO FERREIRA FRASCAROLI

Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco foi assessor técnico na Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda e atualmente é professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência como economista, com pesquisas publicadas em finanças, economia monetária e áreas afins.

(3)

 Áreas de Interesse: Economia aplicada em temas referentes aos mercados monetários e financeiros, como finanças e investimentos públicos, moeda social e elaboração de projetos para captação de recursos. Análise de custo-benefício. Papel e perfil das micro e pequenas empresas.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas municipais de formação profissional e empreendedorismo; Infraestrutura e urbanização municipal: e Delineamento de perfis municipais.

DEBORA GERLANE GOMES DE ALCANTARA

 Graduada e Mestre em Economia pela UFPB. Foi professora substituta da UFPB e UEPB, além de experiência de ensino em universidades privadas. Tutora nas disciplinas Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro e Metodologia do Trabalho Científico no CEGPM.

 Áreas de Interesse: Desenvolvimento da economia solidária nos municípios do Estado da Paraíba; A economia solidária como alternativa de geração de emprego e renda; As Políticas Municipais de formação e assistência técnica aos empreendimentos econômicos e suas redes de cooperação; Políticas Municipais de apoio creditício a pequenos empreendedores e capacitação para os trabalhadores.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas Municipais de Formação Profissional e Empreendedorismo.

EDMERY TAVARES BARBOSA

Mestrado em Master Recherche 2 Comptabilité, Management et Audit na Université Paris Dauphine - França (2008-2009). Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB (2008). Monitora das Disciplinas Contabilidade de Custos, Administração Financeira e Processos Administrativos. Tutora das disciplinas Gestão do Plano Diretor, Gestão Tributária e Processos Administrativos do CEGPM.

(4)

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Inclusão digital/Tecnologia nas escolas públicas municipais; Políticas municipais de formação profissional e empreendedorismo.

EMEIDE NÓBREGA DUARTE

Professora do Departamento de Ciência da Informação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba. Doutorado em Administração na UFPB, com área de concentração em estratégias empresariais. Realizou estágio pós-doutoral em Ciência da Informação na UNESP.

 Áreas de Interesse: Percepção da qualidade dos serviços de informação oferecidos no âmbito das organizações públicas municipais, a saber: Hospitais, Escolas ou Bibliotecas, com uso de metodologia baseada na ferramenta SERVQUAL (instrumento adequado para avaliação de serviços de informação na perspectiva dos usuários/clientes).

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Qualidade/Excelência em serviços públicos municipais.

HERBERT DE OLIVEIRA RÊGO

Professor Assistente do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB (Campus I). Lecionou também na FIP (Patos) e UFCG (Sousa). Graduação e Mestrado em Economia. Experiência em pesquisa nas áreas de Economia da Saúde, Economia do Trabalho.

 Áreas de Interesse: Economia da Saúde, Economia do Setor Público, Gestão de Políticas Públicas.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas Públicas nas áreas de saúde; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais.

(5)

JACQUELINE ECHEVERIA BARRANCOS

Professora Assistente da Universidade Estadual da Paraíba. Graduada em Administração (1985) e mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Doutora em Estratégias Empresariais pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em gestão empresarial e gestão pública,

 Áreas de Interesse: Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais, com ênfase em marketing de serviços e de pessoas/atendimento e logística; Políticas Municipais de formação profissional e empreendedorismo, com ênfase em estratégias organizacionais.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Políticas Municipais de formação profissional e empreendedorismo.

JOSÉ LUIS DA SILVA NETTO JÚNIOR

Graduação (2000) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2003). Doutor em Economia, Área Economia Aplicada, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Professor Adjunto I da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia PPGE/UFPB e Coordenador Acadêmico do Mestrado Interinstitucional UFPB/IFRN. Professor de Indicadores Socioeconômicos aplicados à Gestão Pública no CEGPM.

 Áreas de Interesse: Análise do perfil dos municípios brasileiros segundo indicadores de concentração de renda, educacionais, medidas de pobreza e de oferta de serviços públicos. Economia regional, crescimento econômico e desigualdade de renda, migrações, mobilidade de renda e mobilidade intergeracional educacional.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Delineamento de perfis municipais.

(6)

LUCAS MILANEZ DE LIMA ALMEIDA

Professor Assistente da Universidade Federal da Paraíba, Mestre em Economia, com concentração em Economia do Trabalho, e bacharel em Ciências Econômicas pela UFPB. Pesquisador do PROGEB - Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira - desde 2006, além de ter participado do Programa Institucional de Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC).

 Áreas de Interesse: Políticas e Planejamento Público; Avaliação das Potencialidades Locais;

Gestão de Recursos Físicos e Humanos; Avaliação da Qualidade.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle social na gestão municipal; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Delineamento de perfis municipais.

LUCIMEIRY BATISTA DA SILVA

Graduada e Mestre em Administração pela UFPB. Professora Assistente da UFCG (Campus de Sousa). Tem experiência em ministrar disciplinas e mini-cursos em Gestão Pública. Atua como pesquisadora nas áreas de aprendizagem e competências e relações e políticas de gênero. Tutora na disciplina O Público e o Privado na Gestão Pública no CEGPM.

 Áreas de Interesse: Organizações e Recursos Humanos. Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas públicas municipais: assistência social, saúde e educação; Políticas públicas de formação profissional e empreendedorismo

(7)

Professor Assistente do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido (CDSA), Campus Sumé - UFCG. Graduado em Economia e Ciências Contábeis, com Mestrado em Economia do Trabalho pela UFPB.

Atualmente faz pós-graduação em Economia solidária e Autogestão. Lecionou a disciplina Gestão Democrática e Participativa em 2011 no Curso de Gestão Pública.

 Áreas de Interesse: Controle interno, externo e social na gestão municipal, além das contribuições do orçamento democrático; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais, com ênfase em gestão de pessoas; Políticas públicas ligadas à área de economia solidária.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle interno, externo e social na gestão municipal; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Políticas Públicas.

LUZIVALDA GUEDES DAMASCENA

Mestre em Ciências Contábeis pela UnB/UFPB/UFRN. Graduada em Ciências Contábeis pela UFPB. Professora da Lumen no Curso de Ciências Contábeis. Tutora da disciplina Metodologia do Trabalho Científico.

 Áreas de Interesse: Auditoria: Controle interno e externo; Políticas públicas: despesa com pessoal na educação e Lei de Responsabilidade Fiscal.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle interno e externo na Gestão Municipal; Gestão Tributária e fiscal.

MARIA ELIZABETH BATISTA PIMENTA BRAGA

Professora Adjunta do Departamento de Administração/CCSA da UFPB. Mestre em Administração Universitária pela UFSC. Defendeu Dissertação na área de Planejamento e Financiamento do Ensino Superior. Atuou como Coordenadora de Administração da Pró-Reitora de Administração da UFPB.

(8)

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas Públicas Municipais: assistência social, saúde, educação, sustentabilidade e programas socioambientais.

MERCIA SANTOS DA CRUZ

Professora Adjunta do Departamento de Economia da UFPB. Doutora em Economia pela Universidade Federal do Ceará. Coordenadora do Curso de Graduação em Economia.

Áreas de Interesse: Economia do Trabalho e Economia da Saúde; Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Avaliação de políticas públicas municipais: assistência social e saúde.

NELSON ROSAS RIBEIRO

Professor Associado II do Departamento de Economia (CCSA/UFPB). Doutor em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa.

 Áreas de Interesse: Economia Política, Economia Brasileira, Análise de Conjuntura.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Delineamento de perfis municipais; Infra-estrutura e urbanização municipal.

REJANE GOMES CARVALHO

Graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Sociologia do Trabalho pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Professora adjunta I da Universidade Federal da Paraíba.

(9)

 Áreas de Interesse: Economia do trabalho, políticas públicas de emprego e renda, qualificação profissional e economia política.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas municipais de formação profissional e empreendedorismo.

ROBERTO VERAS DE OLIVEIRA

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), em 2002. É Professor Adjunto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com atuação na Unidade Acadêmica de Ciências Sociais e no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (Mestrado e Doutorado). Atua, ainda, no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Paraíba (Mestrado e Doutorado).

 Áreas de Interesse: Sociologia do Trabalho e Sociologia Política (Sindicalismo; Relações de Trabalho; Qualificação Profissional; Políticas Públicas de Trabalho; Emprego e Renda; Economia Solidária; Diálogo Social; Cidadania).

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas Públicas Municipais: assistência social, educação; Políticas municipais de formação profissional e empreendedorismo.

ROSÂNGELA PALHANO RAMALHO

Possui graduação em Economia (2000) e Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2002). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal da Paraíba.

 Áreas de Interesse: Políticas sociais e projetos sociais.

 Linhas de pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle Social na Gestão Municipal.

(10)

SHIRLEY PEREIRA DE MESQUITA

Professora Assistente do Departamento de Economia da UFPB. Doutoranda em Economia no PPGE-UFPB. Tutora das disciplinas Introdução a EAD, Planejamento Estratégico Governamental, Indicadores Socioeconômicos aplicados à Gestão Pública; Elaboração e avaliação de projetos e Gestão de Redes Públicas e Cooperação.

 Áreas de Interesse: - Economia regional e urbana, microeconometria, pobreza e trabalho infantil.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Políticas Públicas municipais: assistência social, saúde e educação; Delineamento de perfis municipais.

TATIANA AGUIAR PORFÍRIO E LIMA

Graduada em Administração e Direito. Mestre em Administração (UFPB). Chefe da Seção de Processos de Servidores Ativos da PROGEP/UFPB, advogada, professora da disciplina Gestão Tributária e tutora a distância da Disciplina O Público e o Privado na Gestão Pública do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal. Experiência como estagiária do TCE/PB na área administrativa e jurídica.

 Áreas de Interesse: Controle interno, externo e social na gestão municipal (controle de impostos municipais); Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais, com ênfase em gestão de pessoas (avaliação de desempenho, indicadores de desempenho das ações de recursos humanos e aprendizagem gerencial), direito administrativo e constitucional (princípios gerais da administração pública).

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle interno, externo e social na gestão municipal; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Gestão tributária e fiscal.

(11)

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba. Mestre em Geografia UFPB. Conselheiro do Conselho Nacional das Cidades - ConCidades.

 Áreas de Interesse: Participação Social na Gestão Pública; Gestão do Plano Diretor Municipal; Infraestrutura e Urbanização Municipal.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Infraestrutura e urbanização municipal.

 Linhas de Pesquisa que se dispõe a orientar no CEGPM: Controle social na gestão municipal; Qualidade/Excelência nos serviços públicos municipais; Delineamento de perfis municipais.

Referências

Documentos relacionados

Foram encontradas citações ao planejamento, porém, de modo secundário como forma de contextualizar um outro tema principal. A abordagem se dá em sua maioria na área

31) CUESTIÓN. Por un condutor rectilíneo moi longo circula unha corrente de 1 A. O campo magnético que se orixina nas súas proximidades faise máis intenso canto: a) máis

Considerando um fármaco que apresenta características de ácido fraco, quando administrado pela via oral, qual das alternativas a seguir apresenta corretamente o local propício

O trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal e a experiência de ter atuado como Conselheiro Tutelar e Conselheiro Municipal

Dispõe sobre a destinação de vagas remanescentes e as normas e procedimentos a serem aplicados no 2º período letivo de 2011, exclusivamente para os casos de

A convocação constando, a data, o horário e o local, de cada etapa, será divulgada, por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado, pelo candidato, no ato de

Ao invés de personagens ricos e nobres, operários e moradores do morro tomaram o palco. Pela primeira vez, os conflitos da realidade brasileira ganhavam espaço

ISO 31000 (Gestão de riscos: Princípios e diretrizes) pode ser uma referência útil para organizações que estão buscando um processo de riscos mais formal para toda a empresa,