• Nenhum resultado encontrado

COMO INVESTIR EM 2021? Faça um planejamento mais eficiente para o próximo ano. DESENVOLVIDO POR: RENOVA INVEST

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO INVESTIR EM 2021? Faça um planejamento mais eficiente para o próximo ano. DESENVOLVIDO POR: RENOVA INVEST"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

RENOVA

INVEST

Faça um planejamento mais

eficiente para o próximo ano.

COMO

INVESTIR EM

2021?

(2)

nos investimentos, não adianta fazer um planejamento com base apenas em palpites e suposições. Você precisa de informação. Você precisa entender o que está acontecendo e o que pode acontecer no mundo e no mercado financeiro. Além disso, é necessário identificar quais são as melhores opções de ativos disponíveis para o seu perfil.

Para trazer essa informação até você, a equipe da Renova Invest preparou esse e-book. Nele, você vai entender melhor o que vimos em 2020 e o que esperamos para 2021. Além disso, apresentamos algumas opções de ativos que podem entrar em sua carteira de investimentos. Então, faça a leitura desse material com atenção e aproveite essas informações para ajudá-lo a preparar um planejamento mais eficiente para o próximo ano. Desta forma, seus investimentos em 2021 terão uma probabilidade de sucesso muito maior!

Disclaimer: Este e-book tem propósito meramente informativo e não constitui recomendação ou sugestão de investimentos.

Introdução

É por isso que você deve aproveitar essas semanas finais de 2020 para definir como você vai investir em 2021. Sim, pois nenhum planejamento de vida financeira está completo se ele não incluir perspectivas de investimento. O investimento é fundamental para a multiplicação do patrimônio. Porém, na área financeira de nossas vidas e, particularmente,

O final de ano é um momento

importante de planejamento

em várias áreas de nossas

vidas – inclusive, na área

financeira. Se você espera

chegar ao próximo mês de

Dezembro com a certeza de

ter realizado progressos

significativos em relação à

maneira como você cuida do

seu dinheiro, esse é o

momento de traçar metas e

elaborar estratégias.

(3)

Índice

Introdução

O que vimos em 2020 O que esperar para 2021 Como investir em 2021 Conclusão Sobre Nós

1

2

11

17

23

24

(4)

Em qualquer outro ano, realizar uma retrospectiva do que aconteceu seria

tarefa mais fácil. O ano de 2020 foi extremamente atípico, marcado por um

evento global que transformou a forma como as pessoas vivem, afetou a

economia e, claro, trouxe impactos também para o mercado financeiro.

Esse grande evento dominou as conversas, mas não podemos esquecer de

outros acontecimentos também importantes nos âmbitos político e

econômico, nacional e internacional.

Entender o que vimos em 2020 é indispensável, porque esses fatos

continuarão trazendo consequências nos próximos meses e,

possivelmente, nos próximos anos. Por isso, nos itens seguintes, você verá

um resumo dos fatos que moldaram o ano de 2020, tanto no cenário macro

quanto especificamente em relação ao mercado financeiro.

Cenário Macro

No cenário macro, os principais fatos de 2020 foram a pandemia de Covid-19, as eleições presidenciais nos EUA, as eleições municipais no Brasil e as negociações do acordo comercial pós-Brexit entre União Européia e Reino Unido.

Pandemia de Covid-19

A Pandemia de Covid-19 foi o evento principal de 2020. Existem divergências em relação a quando e onde o vírus surgiu, mas, até onde os relatórios oficiais permitem saber, os primeiros casos documentados ocorreram na China, ainda em Dezembro de 2019.

De lá, espalhou-se para outros países da Ásia-Pacífico, assim como África, Europa, América do Norte

(5)

e, por fim, América do Sul. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em 24 de Fevereiro de 2020. Com o avanço da pandemia, vários países decidiram adotar medidas para conter a disseminação do vírus. Por isso, seguindo recomendações para promover o distanciamento social, vários negócios precisaram modificar sua forma de atendimento, seus horários de serviço ou até mesmo fechar completamente as portas.

Como resultado, houve um forte aumento do desemprego e, consequentemente, queda no nível de consumo da população, colocando as empresas em uma situação ainda mais delicada.

Para interromper esse ciclo, diversos governos precisaram intervir com medidas de estímulo econômico. Essas medidas incluíram benefícios fiscais (e de outras espécies) para as empresas e auxílio financeiro para os cidadãos.

A partir do final do segundo trimestre, com a disseminação do vírus contida, começou um movimento de reabertura das nações, com retomada das atividades socioeconômicas regulares. No entanto, Europa e EUA já estão atravessando a “segunda onda” da pandemia e cresce o sentimento de cautela em relação aos efeitos sobre a economia.

Mais recentemente, no começo de Dezembro, o Reino Unido tornou-se o primeiro país do ocidente a dar início à vacinação massiva da população, após a aprovação para uso emergencial do imunizante desenvolvido pela farmacêutica Pfizer.

No Brasil, o governo do estado de São Paulo anunciou um programa de vacinação massiva que será iniciado em Janeiro, utilizando o imunizante CoronaVac, desenvolvido em parceria entre a farmacêutica chinesa Sinovac e o Instituto Butantan.

Eleições Presidenciais nos EUA

Sem dúvidas, sem a pandemia de Covid-19, o grande evento do ano teria sido as eleições presidenciais dos EUA. Neste ano, o embate foi entre o candidato republicano e atual presidente, Donald Trump, e o candidato democrata, Joe Biden.

(6)

As atividades de campanha foram dificultadas devido à crise sanitária, que tornou-se um obstáculo para a realização dos tradicionais comícios, que normalmente atraem milhares de pessoas.

Para tentar reduzir a ocorrência de aglomerações no dia da votação, muito mais norte-americanos aderiram ao envio antecipado do voto pelo correio. O país recebeu mais de 100 milhões de votos antecipados. Trump alegou em várias ocasiões que a prática estaria sujeita a fraudes, mas nada foi provado.

A eleição nas urnas foi realizada em 3 de Novembro. O resultado foi divulgado já no dia 7, revelando vitória de Joe Biden. Trump tem realizado algumas ações buscando a recontagem e até mesmo a anulação de votos, com a intenção de reverter a derrota.

A vitória de Biden representa expectativas de mudança em relação a alguns aspectos centrais do posicionamento do governo norte-americano. Entre eles, estão o compromisso com agendas de preservação ambiental e as relações exteriores com a China.

Eleições Municipais no Brasil

No Brasil também foram realizadas eleições. A população foi às urnas em Novembro para votar em vereadores e prefeitos. Em 57 cidades, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro, o novo prefeito foi definido em segundo turno.

Em São Paulo, Bruno Covas, do PSDB, foi reeleito. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do DEM, venceu o atual prefeito Marcelo Crivella.

No balanço geral dos resultados, o Partido dos Trabalhadores não elegeu prefeitos em nenhuma capital do país. É a primeira vez que isso acontece desde a redemocratização, indicando um enfraquecimento do partido.

Ao mesmo tempo, candidatos mais fortemente associados ao presidente Jair Bolsonaro também não obtiveram vitória nas urnas, como é o caso de Crivella, no RJ, e de Celso Russomano, em SP.

(7)

Negociações do Acordo Comercial pós-Brexit

O período de transição do Brexit acaba no final de 2020, e esse era o prazo que Reino Unido e União Europeia têm para finalizar um acordo comercial a ser adotado após a saída oficial.

No entanto, o progresso das negociações do acordo tem sido difícil. Em diversas ocasiões, representantes dos dois lados expressaram insatisfação com as demandas apresentadas. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, já afirmou mais de uma vez que o país não será prejudicado se não houver acordo.

Mercado Financeiro

Além dos fatos de natureza macro, 2020 também trouxe fatos importantes no âmbito específico do mercado financeiro. O aumento no número de investidores na bolsa, o grande número de IPOs e a recuperação de patamar do Ibovespa foram alguns dos destaques.

Número de Investidores na B3

Com a taxa básica de juros, a Selic, no menor patamar histórico – 2% ao ano –, mais pessoas físicas começaram a buscar alternativas de renda variável para aplicar seu dinheiro com um retorno vantajoso.

O resultado foi um crescimento rápido e forte no número de pessoas físicas na B3. Em Setembro, atingiu-se a marca de 3 milhões de investidores. O número é quase o dobro do registrad em 2019. Deste total, 73,8% são homens e 25,2% são mulheres. A maior fatia, 33,7%, tem entre 26 e 35 anos. São Paulo e Rio de Janeiro concentram a metade dos investidores PF.

Número de IPOs

Além do aumento no número de investidores pessoa física, outro ponto de destaque em 2020 no mercado financeiro foi o grande número de empresas que realizaram sua abertura de capital neste ano. Foram realizados no total os IPOs de 24 empresas, dentre as quais Enjoei, Meliuz, Track & Field, Grupo Soma, Locaweb e Boa Vista. O IPO com maior captação do ano, até o momento de produção deste ebook, foi o do Grupo Mateus, atuante no setor de varejo de alimentos, que atingiu R$ 4 bilhões.

(8)

Poderia ter havido ainda mais aberturas, mas as incertezas sobre a crise sanitária e econômica afetaram os planos das empresas. Em Outubro, houve 10 anúncios de cancelamentos de IPOs. Por outro lado, entre Outubro e Novembro, 19 empresas protocolaram pedidos de registro junto à CVM. A fila atualmente é de 29 empresas em análise.

Patamar do Ibovespa

A pandemia de Covid-19 e suas consequências econômicas deixaram os investidores mais cautelosos e provocaram quedas severas na bolsa de valores.

Um exemplo disso é o fato de que o mecanismo Circuit Breaker, que interrompe temporariamente as negociações quando a queda diária atinge um certo percentual, foi acionado 6 vezes em apenas 8 pregões no começo deste ano.

No entanto, a recuperação foi mais ágil do que o esperado. Em 25 de Novembro, o índice Ibovespa ultrapassou o patamar dos 110 mil pontos, atingindo o nível mais alto desde Fevereiro. Notícias sobre avanços no desenvolvimento de vacinas foram cruciais para esse resultado.

(9)

Desempenho das Classes de Ativos

Uma análise do desempenho das principais classes de ativos na última década, como você pode ver na tabela abaixo, elaborada pela Quantum, permite entender como eles vêm se comportando ao longo dos anos e selecionar melhor em quais deles investir.

O investimento em Renda Variável, representado pela leganda RV Brasil, disparou para os primeiros lugares da tabela nos últimos anos (2016, 2017, 2018, 2019). Porém, voltou a cair para o último lugar em 2020, devido aos eventos deste ano.

Outra classe de ativos que merece destaque é a dos ativos vinculados à inflação. Nos anos iniciais da tabela (2010, 2011, 2012), essas classes apresentaram a melhor performance, devido ao nível de inflação no país, que ainda era alto.

Mesmo nos anos seguintes, elas estiveram em várias ocasiões entre os melhores desempenhos (2014, 2016, 2018, 2019).

Essa tabela e seus dados reforçam, de maneira bastante visual, a importância da diversificação dos investimentos. Concentrar seu dinheiro em uma única classe de ativos deixa seu patrimônio extremamente vulnerável às oscilações no desempenho que ocorrem ao longo do tempo.

Os ativos que estão garantindo o maior rendimento neste ano podem apresentar uma queda inesperada no ano que vem. A melhor forma de se proteger contra esse risco é não colocar todos os ovos em uma única cesta.

(10)

Desempenho das Carteiras do BTG Pactual

Enquanto o IBOV apresentou fortes oscilações em 2020, as carteiras recomendadas do BTG Pactual demonstraram resiliência ao longo do ano.

Vamos começar pela carteira recomendada de Small Caps, a BTGD SMLL, que reúne cinco reco-mendações de ações de empresas com baixa capitalização. São consideradas small caps, para esta carteira, as empresas que possuem um valor de mercado informal de até R$ 15 bilhões.

Tabela de classes de Ativos

2010 17.0% 11.9% 9.8% 9.3% 7.9% 1.0% -4.3% 2011 15.1% 14.5% 12.6% 12.6% 11.6% 11.2% -18.1% 2012 26.7% 23.5% 14.3% 13.4% 8.9% 8.4% 7.4% 2013 48.6% 14.6% 9.3% 8.1% 2.6% -10.0% -15.5% 2014 26.3% 14.5% 13.4% 11.4% 10.8% 7.6% -2.9% 2015 47.0% 45.9% 16.9% 13.2% 8.9% 7.1% -13.3% 2016 38.9% 24.8% 23.4% 15.7% 14.0% -8.6% -16.5% 2017 26.9% 21.2% 15.2% 12.9% 12.8% 9.9% 1.5% 2018 17.1% 15.0% 13.1% 10.7% 9.8% 6.7% 6.4% 2019 34.1% 31.6% 23.0% 12.0% 9.8% 6.0% 4.0% 2020 48.3% 32.3% 4.6% 2.7% 2.6% 1.5% -5.8% (YTD)

CDI RF Pré (IRF-M) Inflação (IMA-B) Multimercados (IFMM) VR Brasil (Ibov) Dólar RV EUA (S&P500)

(11)

Entre Janeiro e Novembro de 2020, ela obteve retorno de +30,0%, contra -5,8% do IBOV. Apenas no mês de Novembro, seu retorno foi de +14,8%, contra +15,9% do IBOV. A performance histórica da carteira, desde Julho de 2010, foi de +1.817,7%, contra +78,6% do IBOV.

Agora, vejamos os números da carteira recomendada de Ações, a 10SIM, que reúne dez reco-mendações de ações de empresas que apresentam as melhores oportunidades e performances do mercado.

Entre Janeiro e Novembro de 2020, ela obteve retorno de -6,5%, contra -5,8% do IBOV. Apenas no mês de Novembro, seu retorno foi de +16,2%, contra +15,9% do IBOV. A performance histórica da carteira, desde Outubro de 2009, foi de +259,4%, contra +78,6% do IBOV.

Tabela de Performance Histórica:

*Rentabilidade em 2010 a partir do mês de julho.

Performance BTGD SMLL SMLL IBOV Performance BTGD SMLL SMLL IBOV 2010 74,3% 26,7% 13,7% Jan 20 4,0% 0,5% -1,6% 2011 34,7% -16,6% -18,1% Feb 20 -14,0% -8,4% -8,4% 2012 79,0% 28,7% 7,4% Mar 20 -33,9% -35,1% -29,9% 2013 -7,4% -15,2% -15,5% Apr 20 20,3% 10,2% 10,3% 2014 24,9% -17,0% -2,9% May 20 2,1% 5,1% 9,6% 2015 -15,9% -22,4% -13,3% Jun 20 27,4% 14,4% 8,8% 2016 9,8% 31,8% 38,9% Jul 20 18,1% 9,5% 8,3% 2017 67,1% 49,6% 26,9% Aug 20 -0,3% -1,2% -3,4% 2018 15,5% 7,5% 15,0% Sep 20 1,4% -5,4% -4,8% 2019 70,5% 57,8% 31,5% Oct 20 3,6% -2,3% -0,7% 2020 30,0% -7,6% -5,8% Nov 20 14,8% 16,6% 15,9%

Tabela 6: Performance Histórica (desde outubro de 2009)

JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ No ano BOV Carteria acum. IBOV Acum.

2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 -5,5% -2,2% 3,2% 6,1% -6,1% -6,3% 0,3% 2,7% 10,3% -1,9% -0,7% 6,2% 0,1% 1,6% -0,2% 1,4% 4,0% 3,6% -1,1% 0,6% -0,8% 1,9% 1,5% 3,5% -2,8% -1,4% -8,7% -2,1% 0,2% -3,1% -2,4% -2,2% -0,1% -6,1% 5,6% -0,1% 12,3% -4,6% 2,3% -0,5% 1,9% -5,5% -1,4% -1,0% 5,1% 5,1% 6,4% -6,8% 8.6% -10,8% 6,9% 2,8% -10,8% 2,4% 0,2% 4,8% 9,5% 3,0% 5,3% 6,8% 1,5% 13,3% -2,4% 0,2% 2,1% -0,6% 0,8% 3,6% 4,8% 2,3% 2,1% 8,1% -3,5% -8,6% -0,4% 19,1% 12,0% -6,5 34,4% 7,3% -0,9% -2,4% 11,5% 1,0% -18,1% 7,4% -15,5% -2,9% -13,3 19,1% 33,4% 24,7% 67,6% 79,9% 78,3% 73,9% 11,5% 12,7% -7,7% -0,9% -16,3% -18,7% -29,5%

(12)

Para completar, vamos analisar os números da carteira recomendada de Fundos Imobiliários, os FIIs, que reúne treze recomendações de fundos de vários tipos e segmentos. Essa carteira é melhor comparada em relação ao IFIX, índice de FIIs, do que ao IBOV.

Entre Janeiro e Novembro de 2020, ela obteve retorno de -13,01%, contra -12,18% do IFIX. Apenas no mês de Novembro, seu retorno foi de +1,34%, contra +1,51% do IFIX. A performance da carteira nos últimos 12 meses, desde Dezembro de 2019, foi de -2,25%, contra -2,84% do IFIX.

Dez 19 Jan 20 Fev 20 Mar 20 Abr 20 Mai 20 Jun 20 Jul 20 Ago 20 Set 20 Out 20 Nov 20 12 meses No ano Desde

BTG IFIX CDI 12,37% 10,63% 0,37% -3,58% -3,76% 0,38% -3,73% -3,69 0,29% -17,69% -3,69% 0,29% 1,97% -3,58% 0,34% 0,99% 2,08% 0,24% 8,29% 5,59% 0,21% -1,42% -2,61% 0,20% 1,72% 1,79% 0,16% 1,46% 0,46% 0,16% -0,98% -1,01% 0,16% -2,25% -2,84% 2,98% 10,48% 6,93% 5,46% 1,34% 1,51% 0,15% -13,01% -12,18% 2,60% o início

(13)

O QUE

ESPERAR

PARA 2021

(14)

estimar adequadamente como essa mudança poderá afetar a economia do país e do bloco. No Brasil, a expectativa é de que as agendas de reformas e privatizações do governo de Jair Bolsonaro voltem a caminhar em 2021. Oito empresas devem passar por leilões de desesta-tização, incluindo Eletrobras e Correios.

Outro ponto importante para o cenário macro brasileiro é a aprovação da PEC Emergencial, que deverá ocorrer no começo do próximo ano. A Emenda Constitucional, se aprovada, prevê medidas que permitirão reduzir os gastos do Governo e, assim, respeitar o teto. Uma dessas medidas é a redução do salário dos servidores públicos.

Mercado Financeiro

Em 2021, a expectativa é de que o mercado finaceiro tenha mais IPOs, com a aprovação das empresas que estão em análise no momento. Entre as candidatas, estão Cruzeiro do Sul Educacional, Grupo BIG, Neogrid, Kalunga e Mobly.

Os ativos ligados ao setor imobiliário devem ser beneficiados pela recuperação desse setor. Espera-se que ocorram lançamentos de novos

Cenário Macro

Com países da Europa e EUA aumentando novamente as restrições devido à segunda onda de Covid-19, a recuperação econômica global poderá se tornar mais lenta no próximo ano. Existem dúvidas sobre a capacidade dos governos de manter as contas públicas em ordem, caso as medidas de estímulo sejam renovadas.

Os EUA, sob o governo de Joe Biden, devem voltar a integrar o Acordo Climático de Paris, assumindo o compromisso de reduzir em quase 30% as emissões de gases estufa até 2025. Com esse retorno, outros países também devem ser estimulados a tomar medidas para controlar o aquecimento global.

O Reino Unido estará oficialmente fora da União Europeia. Enquanto os termos de um possível

(15)

requisitos exigentes de governança corporativa, social e ambiental. É o caso também dos BDRs, certificados de ações de empresas estrangeiras negociados na B3, que graças a novas regras estão mais acessíveis aos pequenos investidores.

empreendimentos, além do início de um ciclo de crescimento nas vendas.

Novas opções de ativos também devem ganhar mais espaço nas carteiras de investimento das pessoas físicas. É o caso dos Fundos ESG, que investem em ações de empresas que atendem

(16)

Cenário do Câmbio

De acordo com o relatório Cenário do Câmbio, elaborado pela equipe de Macro Research do BTG Pactual e publicado em 11 de Dezembro de 2020, o real é a moeda que teve maior valorização no mundo desde 2 de Novembro, apresentando alta de +13,6%.

Segundo os analistas, o real pode continuar apresentando uma valorização mais forte do que era esperado e, por esse motivo, a previsão de taxa de câmbio foi revisada para US$ 1 = R$ 5,10 (onde, antes, era de R$ 5,40).

No entanto, a equipe de análise também reforça que essa tendência de valorização pode acabar logo em Fevereiro de 2021, quando vão ocorrer as eleições dos novos presidentes da Câmara e do Senado.

Esse evento pode determinar o modo como a aprovação da PEC Emergencial e de outras reformas vai avançar. Por isso, de acordo com o resultado dessas eleições, a percepção internacional sobre os

Evolução R$/US$ e Projeção - final 2020

R$ 6,00 R$ 5,60 R$ 5,20 R$ 4,80 R$ 4,40 R$ 4,00

3 - Jan 18 - Jan 2 - Fev 17 - Fev 3 - Mar 18 - Mar 2 - Abr 17 -Abr 2 - Mai 17 - Mai 1 - Jun 16 - Jun 1 - Jul 16 - Jul 31 - Jul 15 - Ago 30 - Ago 14 - Set 29 - Set 14 - Out 29 - Out 13 - Nov 28 - Nov 13 - Dez 28 - Dez

Tx. Câmbio Base Otimista Pessimista

R$ 5,40 R$ 5,10 R$ 4,90

(17)

Situação da Selic e do IPCA

Na última reunião de 2020, realizada em 09 de Dezembro, o Copom decidiu manter novamente a Selic em +2% a.a. Foi a terceira vez consecutiva em que não houve alteração da taxa básica de juros, após ela ser cortada ao nível mais baixo já registrado.

De acordo com o Relatório Focus divulgado em 9 de Outubro, a mediana das expectativas dos analistas do mercado financeiro indicava que, em 2021, a Selic deve subir para +2,50% a.a. Para 2022, a previsão é de +4,50% a.a. Para 2023, a previsão é de +5,50% a.a.

Para o IPCA, principal índice de inflação de preços, o Relatório Focus apontava que o acumulado de 2020 seria de +2,47%. Para 2021, a previsão é de +3,02%. Para 2022, de +3,50%. Para 2023, de +3,25%. Em resumo, as estimativas expressas no Relatório Focus de 9 de Outubro indicam que, na visão dos analistas do mercado financeiro, tanto a taxa básica de juros quanto a inflação devem apresentar crescimento ao longo dos próximos três anos.

(18)

Desempenho do Ibovespa

De acordo com o relatório Estratégia Brasil: Como diferentes cenários fiscais podem afetar o Ibovespa, elaborado pela equipe de Equity Research do BTG Pactual, a condição das contas públicas tem sido a principal preocupação dos investidores no Brasil e pode afetar diretamente o desempenho de nosso principal índice, o Ibovespa, ou IBOV.

Os analistas do BTG Pactual traçaram seis cenários possíveis, considerando diferentes desenvolvimentos para a situação fiscal em 2021. Desses cenários, três estão mais alinhados a um desfecho positivo, enquanto os outros três estão mais alinhados a um desfecho negativo. A conclusão apresentada no relatório é de que as chances de que ocorra um desfecho mais positivo são maiores do que as chances de um desfecho negativo.

As maiores probabilidades estão nos cenários mais moderados, variando de queda de -10% a alta de +25%. Considerando todos os seis cenários, o desempenho médio esperado pela equipe de análise para o IBOV é de +10% Considerando apenas os três cenários mais positivos, o desempenho médio esperado é de +13%. O cenário individual com maior probabilidade é positivo. Ele prevê a extensão do programa Bolsa Família, com a situação fiscal mantida sob controle por meio da realização de cortes automaticos em outras despesas. Ele tem 35% de probabilidade, e garantiria ao IBOV um

Gráfico 1: Ibovespa alvo considerando diferentes cenários fiscais

Fonte: Tesouro Nacional, BTG Pactual

40% 35% 30% 25% 20% 15% 10% 5% 0%

Cenário 1 Cenário 2 Cenário 3 Cenário 4 Cenário 5 Cenário 6 Probabilidade para o cenário

151.728 139.686 133.166 102.197 90.920 81.129 IBOV alvo

(19)

Como investir em 2021

Finalmente, chegamos ao item que você provavelmente está mais interessado: as opções de ativos para investir em 2021. Seleciona-mos uma ampla gama de alternativas, que podem atender investi-dores de vários perfis e se encaixam em diferentes objetivos ou estratégias. Confira!

(20)

NTN-B 2024

Esse é mais um título público com taxa de rentabilidade indexada à inflação. Seu diferencial em relação ao anterior é oferecer um prazo de vencimento mais curto, permitindo o resgate dos valores em 2024.

CDB BANCO PAN IPCA + 4,25% -5 ANOS

Temos aqui mais uma opção de ativo de crédito bancário. No entanto, ao contrário dos que vimos antes nessa lista, sua rentabilidade não está atrelada ao CDI, mas à inflação – com acréscimo de uma taxa real de rendimento de 4,25%. Seu prazo de vencimento é de 5 anos. Está sob a garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito.

CDB LIQUIDEZ DIÁRIA - 104% CDI

Essa é uma opção de ativo para quem busca liquidez imediata, permitindo o resgate dos valores diariamente. Seu rendimento é de 104% do CDI.

CDB - 150% CDI - 12 MESES

Esse é mais um ativo de crédito bancário atrelado ao CDI. Ele não oferece o mesmo nível de liquidez, pois seu prazo de vencimento é de 12 meses. Está sob a garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito. O rendimento é de 150% do CDI.

NTN-B 2035

Esse ativo é um título público, emitido pelo governo federal; por isso, é considerado uma das opções de investimento mais seguras do mercado. Seu vencimento é em 2035. Sua taxa de rentabilidade está indexada à inflação, o que protege o dinheiro aplicado contra a perda do poder

(21)

FUNDO LONG SHORT

Fundos Long Short operam no mercado de ações, montando posições compradas e vendidas para obter ganhos com arbitragem. Em geral, a carteira é formada por pares, que podem ser de um mesmo setor (intrasetorial) ou de setores diferentes (intersetorial). A carteira também pode ser formada por posições individuais contra o Ibovespa ou uma cesta de diversas ações. Apesar de investirem em ações, os fundos dessa categoria não necessariamente possuem correlação com o índice.

CDB PRÉ - 7% A.A - 3 ANOS

Este é ainda outro ativo de crédito bancário, com o diferencial de ser prefixado. Em outras palavras, ele oferece uma rentabilidade mais previsível, com base na taxa de juros pré-definida, que é de 7% a.a. Seu prazo de vencimento é de 3 anos. Está sob a garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito.

CDB PRÉ - 9% A.A - 5 ANOS

O último ativo de crédito bancário da nossa lista é bem similar ao anterior: este também é prefixado. Variam, porém, a taxa de juros, que é de 9% a.a., e o prazo de vencimento, que é de 5 anos. Está sob a garantia do FGC - Fundo Garantidor de Crédito.

DEBÊNTURE - IPCA + 4% - 5 ANOS

Debênture é um título de dívida emitido por uma empresa, que garante ao investidor o direito de crédito. Além disso, se for emitido por uma empresa do setor de infraestrutura, oferece incentivo fiscal.

Normalmente está atrelado ao IPCA, porém, pode ser remunerado também por juros prefixados ou pós-fixados. É um ativo que oferece rentabilidades mais altas que os CDBs e títulos públicos.

No entanto, o nível de risco também é um pouco maior, pois não é emitido pelo governo nem está sob a garantia do FGC.

(22)

FUNDO MULTIMERCADO MACRO

Fundos Multimercado realizam operações envolvendo diversas classes de ativos: renda fixa, renda variável, moedas, commodities, entre outras. As decisões de investimento são definidas com

base em cenários macroeconômicos, visando horizontes de curto prazo ou de médio a longo prazo.

Um exemplo deste tipo de fundo é o Legacy Capital.

FUNDO DE VALOR RELATIVO

Fundos de Valor Relativo obtêm valor através da realização de operações antagônicas. Eles apresentam uma gestão mais dinâmica e ativa na busca de oportunidades de investimento. Um exemplo deste tipo de fundo é o Occam Retorno Absoluto.

FUNDO MULTIMERCADO INTERNACIONAL

Fundos Multimercado Internacionais apresentam estratégia de caráter abrangente.

Essa categoria inclui todos os fundos que mantêm, no mínimo, 67% de seus recursos alocados no exterior.

Em geral, são veículos locais que compram cotas de fundos internacionais. Esses fundos internacionais, por sua vez, compõem estratégias macro, negociando ações, títulos de crédito, entre outros tipos de ativos. Um exemplo deste tipo de fundo Verde AM Mundi Ações Globais.

(23)

FUNDO LONG BIASED

Fundos Long Biased podem trabalhar com posições vendidas, mas possuem um “viés comprado”. Adotam estratégias que apresentam bastante flexibilidade. Para defender o fundo em momentos de baixa do mercado, o gestor tem a alternativa de reduzir sua exposição líquida de duas formas: aumentando o caixa ou aumentando a parcela vendida. Assim, pode enfraquecer a correlação do fundo com o índice Ibovespa, sendo menos afetados por possíveis quedas de mercado. Um exemplo deste tipo de fundo é o Dahlia Total Return.

FUNDO LONG ONLY

Fundos Long Only trabalham apenas com posições compradas, apostando sempre na valorização das ações em que investem. Em

consequência dessa característica, a maneira pela qual

o gestor pode proteger o fundo em momentos de baixa do mercado é diminuindo sua exposição líquida apenas de uma forma: aumentando seu caixa.

Um exemplo deste tipo de fundo é o BTG Pactual Absoluto.

FUNDO IMOBILIÁRIO

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs) são formados por grupos de investidores com o objetivo de aplicar recursos em diversos tipos de investimentos imobiliários, seja no desenvolvimento de empreendimentos ou em imóveis já prontos, como edifícios comerciais, shopping centers e hospitais. O objetivo é conseguir retorno pela exploração de locação, arrendamento, venda do imóvel e demais atividades do

(24)

RAB (OPERAÇÃO ESTRUTURADA DE AÇÕES)

Operação RAB (Resultado até a Barreira) é uma operação estruturada feita com ações e opções. Ela permite ao investidor comprar uma ação e ter uma proteção contra quedas. Em outras palavras, mesmo se os papéis

comprados sofrerem desvalorização, o investidor ainda

vai apurar lucro.

CARTEIRA DE AÇÕES

Em uma lista de opções de investimento, não pode faltar a compra ativa de ações. Os investidores podem adotar diferentes métodos para selecionar em quais papéis vão investir, mas a diversificação é sempre um caminho inteligente para reduzir os riscos.

O investidor deve selecionar ações com bom potencial de valorização, que permitem aumentar o patrimônio por meio do ganho de capital. Além disso, também vale a pena considerar as ações que são pagadoras de dividendos, para obter uma renda periódica pela distribuição dos lucros das empresas.

(25)

Ao longo da leitura deste material, você deve ter colhido informações

relevantes para definir seu planejamento financeiro para o ano que vai

começar.

Fizemos uma revisão dos fatos mais importantes de 2020, levantamos algumas previsões para 2021 e apresentamos várias opções de ativos que podem entrar na sua carteira. Agora, você está mais preparado para traçar metas e elaborar estratégias de investimento para os próximos 12 meses. O próximo passo – um passo, aliás, fundamental – é buscar o apoio de um escritório. Porém, não qualquer escritório: apenas aquele que esteja preparado para orientá-lo em relação aos detalhes finos das suas decisões de investimento e para oferecer a melhor experiência na hora de colocar sua estratégia em prática. O grande segredo para que seus investimentos em 2021 sejam um verdadeiro sucesso está nessa parceria com o escritório de investimentos.

Quer um parceiro que oferece o melhor atendimento, está vinculado ao maior banco de investimentos e conta com a mais qualificada equipe de assessores? Agende uma reunião conosco ou converse diretamente através dos contatos abaixo:

Clique aqui para agendar uma reunião

Telefone (11) 3192-3882

E-mail: sandro.dias@renovainvest.com.br

Conclusão

(26)

Oferecemos um portfólio completo de produtos de investimentos, para você ter liberdade de escolher as melhores oportunidades do Brasil e do mundo em um único lugar. Contamos com uma equipe de assessores altamente qualifica-dos, para você ter segurança em cada passo do caminho, mesmo sem dominar todos os aspec-tos do mercado financeiro. Adotamos uma plataforma moderna e 100% digital, para você ter a praticidade de gerenciar suas aplicações a qualquer hora, de qualquer lugar.

Sobre Nós

A Renova Invest é vinculada ao BTG Pactual, o maior banco de investimentos da América Latina, e foi eleita a TOP Assessoria 2020.

Estamos inovando e transformando o jeito do brasileiro investir desde 2012. Nossa missão é ensinar os clientes a pensar diferente, ver o mercado financeiro de uma forma diferente e investir diferente – sem complicações e sem financês.

www.renovainvest.com.br renovainvest

renovainvest renova-invest

ASSISTA NOSSO VÍDEO COMEMORATIVO DE 1 BILHÃO DE REAIS SOB ASSESSORIA CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO

(27)

RENOVA

Referências

Documentos relacionados

A segunda contribuição é explicitar que a aplicação desse método, mesmo que tratando de um recorte específico no processo histórico de formação para o trabalho simples e

Em outros tipos de investimentos como ações, fundos de ações, fundos imobiliários ou multimercado, o imposto de renda é cobrado apenas no resgate ou venda do ativo, sobre o lucro ou

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Os desempregados com idade compreendida entre 17 e 64 anos residentes na Finlândia têm direito a um subsí- dio de apoio ao mercado de trabalho no caso de terem esgotado o direito

Atraindo solteiros, famílias, jovens e seniores com o seu design intemporal, características de conectividade avançadas e a mais completa oferta de sistemas de segurança

Atraindo solteiros, famílias, jovens e seniores com o seu design intemporal, características de conectividade avançadas e a mais completa oferta de sistemas de segurança

Atraindo solteiros, famílias, jovens e seniores com o seu design intemporal, características de conectividade avançadas e a mais completa oferta de sistemas de segurança

Atraindo solteiros, famílias, jovens e seniores com o seu design intemporal, características de conectividade avançadas e a mais completa oferta de sistemas de segurança