• Nenhum resultado encontrado

I CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

I CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE

PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O

MERCADO

(2)

PROTOTRANSFER

I CONCURSO TRANSFRONTEIRIÇO DE

PROTÓTIPOS ORIENTADOS PARA O MERCADO

- Bases Regulamentares-

Base 1ª. Objetivo

O presente concurso PROTOTRANSFER enquadra-se no âmbito do Projeto INESPO II – REDE DE TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO UNIVERSIDADE-EMPRESA. REGIÃO CENTRO DE PORTUGAL – CASTELA E LEÃO. Este projeto é cofinanciado com fundos FEDER, no âmbito da 3ª convocatória do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça 2007-2013 POCTEP, e nele participam os seguintes parceiros: Universidade da Beira Interior, Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Conselho Empresarial do Centro, Universidade Pontificia de Salamanca, Fundação Geral da Universidade de León e da Empresa, Fundação Geral da Universidade de Valladolid e Fundação Geral da Universidade de Salamanca.

O objetivo deste concurso é desenvolver atividades de transferência de conhecimento, mediante a materialização e desenvolvimento de um protótipo, para conseguir um produto ou processo com possibilidades de ser comercializado no mercado. Entende-se por protótipo não só uma figura ou estrutura física, mas também o desenvolvimento de um software ou de uma solução web. O desenvolvimento dos projetos abrange o período compreendido entre Abril de 2014 e Janeiro de 2015 (data limite para a finalização: 31 de Janeiro de 2015).

Base 2ª. Participantes

Poderão participar os membros da comunidade universitária: professores, estudantes, doutorandos, docentes e bolseiros de investigação, no momento de apresentação da candidatura, a uma das universidades que convocam o presente concurso.

Estas Universidades são as seguintes: • Universidade da Beira Interior • Universidade de Aveiro

(3)

• Universidade de Coimbra • Universidad de León • Universidad de Salamanca • Universidad de Valladolid

• Universidad Pontificia de Salamanca

Existem duas modalidades de apresentação das candidaturas: individual (um só participante) e em equipa (dois ou mais participantes). No segundo caso, os participantes podem pertencer a diferentes centros universitários e/ou departamentos.

Base 3ª. Documentos a apresentar na candidatura

Os participantes devem apresentar os seguintes documentos:

1. Formulário de candidatura devidamente preenchido e assinado, de acordo com o modelo facilitado para o efeito. Esta candidatura deve incluir a seguinte informação:

o Dados pessoais e informação de contacto do participante.

o Data prevista para a finalização dos estudos, no caso de ser estudante. o Comprovativo do vínculo à Universidade correspondente.

o Memória inicial do projeto a desenvolver que contenha, pelo menos, os seguintes pontos:

 Título do projeto.  Objetivos.

 Descrição e fases de desenvolvimento.  Aspectos inovadores do projeto.  Possíveis setores de aplicação.

 Equipa envolvida: promotor/es (indicando a participação em experiências similares, experiência prévia em investigação, experiência empreendedora,…) e tutor académico (no caso de existir).

 Recursos técnicos necessários para desenvolver o projeto.  Previsão de custos para o desenvolvimento.

(4)

 Motivação e interesse do promotor ou promotores para posterior comercialização do protótipo desenvolvido e/ou pela possibilidade de criar uma empresa associada ao mesmo.

2. Curriculum Vitae atualizado.

3. Declaração de compromisso de honra através da qual o promotor ou promotores do projeto aceitam previamente que a informação, derivada do desenvolvimento do protótipo, seja disponibilizada de maneira pública e que, no caso do produto final (ou os produtos intermédios) sejam suscetíveis de serem protegidos mediante qualquer modalidade de propriedade intelectual ou industrial, a Universidade, à qual o promotor está vinculado aquando da candidatura, reserva-se o direito de o fazer em seu nome, respeitando os direitos de autor dos inventores e o direito ao recebimento dos benefícios correspondentes, em virtude da normativa interna aplicável ao caso.

Base 4ª. Prazos e lugar de apresentação da candidatura

O prazo de receção de candidaturas tem início a 1 de Março e finaliza a 17 de Março de 2014 (14:00h).

Os candidatos devem apresentar as propostas na Universidade à qual pertencem, das duas seguintes formas:

 Através de correio eletrónico. Todos os documentos requeridos devem ser enviados em formato Word ou Pdf.

 Entrega personalizada (ou por via postal) de todos os documentos impressos, devidamente assinados. Se o envio for feito via postal, deve garantir que a sua receção se efetue antes das 14 h do dia 17 de Março de 2014.

Os pontos de receção são os seguintes:

Universidade da Beira Interior

Universidade da Beira Interior

Convento de Santo António – Serviços Administrativos (GAPPI)

6201-001 Covilhã Telf.: +351 275329147 E-mail: ralirio@ubi.pt

Pessoa de contacto: Rui Alírio

Universidade de Aveiro Universidade de Aveiro

UATEC - Unidade de Transferência de Tecnologia Edifício da Reitoria, 2º Piso, Campus Universitário de

(5)

Santiago

3810-193 Aveiro

Telf.: +351 234 370 836

E-mail: uatec@ua.pt / rainho@ua.pt Pessoa de contacto: José Paulo Rainho

Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra - Pólo II - Casa Costa Alemão DITS - Divisão de Inovação e Transferências do Saber R. Dom Francisco Lemos, 3030-789 Coimbra

Telf.: +351 239 403 366 E-mail: dits@uc.pt

Pessoa de contacto: Jorge Figueira

Universidade de León Fundação Geral da Universidade de León e da Empresa Jardín de San Francisco s/n, Edificio Centro de Idiomas 2ª planta, 24004 León

Telf.: +34 987 291651

E-mail: innovacion@fgulem.es

Pessoa de contacto: Ana Gutiérrez López

Universidade Salamanca Fundação Geral da Universidade de Salamanca C/ Fonseca, 2. 37002 Salamanca

Telf.: +34 923 294772 E-mail: evama@usal.es

Pessoa de contacto: Eva Mª Maestro Moro

Universidade de Valladolid Fundação Geral da Universidade de Valladolid Plaza Santa Cruz 5-bajo. 47002 Valladolid Telf.: +34 983 186420

E-mail: opeuva@funge.uva.es

Pessoa de contacto: Cecilia Sevillano Martín

Universidade Pontificia de Salamanca

OTC- Fundação Geral UPSA

Universidad Pontificia de Salamanca C/ Compañía, 5. 37002 Salamanca Telf.: + 34 923 277134

E-mail: mblancohe@upsa.es

Pessoa de contacto: María Blanco Hernández

TODA A DOCUMENTAÇÃO DEVE SER APRESENTADA NAS DUAS FORMAS ESTABELECIDAS NAS BASES DO CONCURSO:

ENVIO ELETRÓNICO

E

ENTREGA PESSOAL /POSTAL

(6)

Base 5ª. Seleção de candidaturas

Uma vez finalizado o prazo de candidatura, a comissão de seleção transfronteiriça analizará as propostas apresentadas, tendo como base os seguintes critérios:

Critério Valor sobre o total

Curriculum Vitae, expêriencia prévia e motivação/atitude do promotor ou

promotores 20%

Vínculo com teses ou projectos de fim de curso/pós-graduação/mestrado das

Universidades participantes 20%

Memória do projeto:

 Originalidade, criatividade e Aspectos Inovadores

20%

 Possibilidades de materializar o protótipo 20%

 Clareza na apresentação e possibilidades de exploração do protótipo 20%

A comissão de seleção transfronteiriça é constituída por um representante de cada uma das entidades parceiras do projeto (ver base 1ª).

Este grupo de seleção poderá contar com o apoio de uma subcomissão técnica se assim se considerar conveniente. Do mesmo modo, esta comissão poderá solicitar aos promotores uma apresentação pública dos projetos perante a mesma.

Base 6ª. Procedimento

A comissão de seleção transfronteiriça, de acordo com os critérios de avaliação expostos na base anterior e contando, se necessário, com o apoio da subcomissão técnica, selecionará um máximo de 21 projetos beneficiários da ajuda.

Esta comissão poderá selecionar um número inferior a 21 projetos, ou inclusivamente, declarar nula a sua resolução, no caso dos projetos apresentados não demonstrarem a qualidade exigida, reduzindo assim a dotação inicial orçamentada.

De igual modo, no caso de se receber um número suficiente de candidaturas em cada Universidade, tentar-se-á conseguir um equilíbrio entre os projetos selecionados.

(7)

A avaliação de cada uma das candidaturas analisadas consiste na média aritmética das três pontuações seguintes: a primeira, emitida pelo representante da universidade à qual pertence o projeto; a segunda, avaliada pelo representante de outra universidade parceira do projeto INESPO II (definida mediante sorteio), e a terceira, emitida pelo representante do Conselho Empresarial do Centro (entidade parceira do projeto, sem ser universidade). Sempre que for possível, tentar-se-á que os técnicos avaliem candidaturas redigidas no seu próprio idioma, de modo a garantir uma melhor compreensão das mesmas.

Os promotores dos projetos beneficiários da ajuda serão informados individualmente via e-mail. Da mesma forma, a resolução da comissão de seleção será publicada na web www.innotransfer.eu.

Base 7ª. Ajudas

Será concedido aos promotores dos projetos selecionados um prémio que incluirá os seguintes benefícios:

 Bolsa de apoio financeiro: até 1.500 euros brutos por projeto beneficiário.

 Sempre que for tecnicamente possível e em função da sua disponibilidade, as Universidades dotarão os beneficiários de um espaço físico para realizar o projeto, caso seja solicitado.

 Realização de workshops de capacitação sobre proteção industrial e intelectual (acesso aos conteúdos digitais disponíveis em www.innotransfer.eu).

 Participação no Curso sobre Competências na Criação de Empresas de Base Tecnológica – CEBT Ibérico, edição 2014, que incluirá:

o Tutoria para a elaboração de um plano de negócio, com o objetivo de analisar a viabilidade da possível criação de uma empresa associada ao projeto.

o Realização de um plano de comercialização do protótipo resultante.  Preparação de uma memória de proteção de resultados.

Base 8ª. Documentação final

Após a finalização do projeto, antes do dia 31 de Janeiro de 2015, o promotor ou promotores dos projetos devem apresentar os seguintes materiais:

• Memória final que contenha, pelo menos, os seguintes pontos: o Introdução.

(8)

o Objetivos. o Motivação.

o Especificidades técnicas.

o Análise básica sobre as possibilidades de exploração do protótipo (mercado, criação de uma empresa,…).

o Manual do usuário.

• CD-Rom, com os seguientes arquivos:

o Power Point de apresentação do protótipo. o Vídeo demonstrativo.

o Código de aplicação (*). o Executável (*).

(*): Arquivos requeridos unicamente em projetos no âmbito das TIC. • Plano de negócio.

• Plano de comercialização.

• Memória de proteção de resultados.

A entrega da documentação final requerida condicionará o pagamento final da ajuda financeira concedida.

Será considerada a possibilidade de realização de uma apresentação dos projetos perante a comissão de seleção transfronteiriça, previamente ao pagamento da bolsa de apoio financeiro.

Se o produto final (ou produtos intermédios) são suscetíveis de serem protegidos mediante uma determinada modalidade de propriedade intelectual ou industrial, a Universidade, à qual o promotor estiver vinculado quando realizar a apresentação da candidatura ao presente concurso, reserva-se o direito de o fazer em seu nome, respeitando os direitos de autor dos inventores e o direito ao recebimento dos benefícios correspondentes, em virtude da normativa interna aplicável ao caso.

Os protótipos resultantes serão objeto de apresentação pública por parte da organização, através do meio considerado mais oportuno, sem limite de tempo e citando expressamente o(s) autor(es) dos trabalhos.

(9)

Base 9ª. Aceitação

A participação neste concurso implica o conhecimento e aceitação das presentes bases. Estas bases

Referências

Documentos relacionados

Na terceira seção, introduziremos a segunda geometria e apresentaremos a simulação para o stent farmaco- lógico em formato de mola helicoidal com diâmetro maior que parede interna

 Norte PT no contexto da cooperação transfronteiriça 2007-2013: organização e planeamento estratégico9.  Eurorregião

O projeto EUROACELERA implicará a criação de uma comunidade Euroace para o empreendedorismo, acelerando projetos de negócios baseados no conhecimento, dando

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

Segundo norma estabelecida nacionalmente, não se pode alterar nome dos alunos no dia do evento. Somente serão

A progressão dos sintomas neurológicos apresentadas pelo paciente, decorreram do diagnóstico tardio o qual foi influenciado pela apresentação clínica de hepatite

 O exame radiográfico é realizado para verificar se a lesão da qual o usuário é portador possui relação com o tecido ósseo subjacente e, neste caso, suas

Quando um doente com insuficiência cardíaca congestiva sistólica apresenta contra-indicações absolutas para a terapêutica com bloqueadores-beta-adrenérgicos, ele deverá,