• Nenhum resultado encontrado

Exercícios de Revisão Grécia Antiga

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Exercícios de Revisão Grécia Antiga"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Exercícios de Revisão Grécia Antiga

Questão 01 - (UDESC SC)

“Mas, já que estamos a examinar qual é a constituição política perfeita, sendo essa constituição a que mais contribui para a felicidade da cidade... os cidadãos não devem exercer as artes mecânicas nem as profissões mercantis; porque este gênero de vida tem qualquer coisa de vil, e é contrário à virtude. É preciso mesmo, para que sejam verdadeiros cidadãos, que eles não se façam lavradores; porque o descanso lhes é necessário para fazer nascer a virtude em sua alma, e para executar os deveres civis. (Aristóteles. A política. Livro IV, cap. VIII)

A partir da citação acima e de seus conhecimentos sobre a estrutura político-social da Grécia Antiga, assinale a alternativa correta.

a) A ideia de democracia grega está ligada ao fato de que todos aqueles que habitavam uma cidade-estado dispunham dos mesmos direitos e deveres, uma vez que todos os trabalhos e profissões eram igualmente valorizados.

b) A cidadania era uma forma de distinção social porque nem todos os habitantes de uma cidade eram considerados cidadãos. Estrangeiros e mulheres, por exemplo, não dispunham dos direitos de cidadania e não tinham direito a voto nas assembleias. c) As profissões mercantis eram desencorajadas devido à supremacia da Igreja Católica

na administração política grega, durante o Período Clássico. Neste período, a usura e o exercício do lucro eram vivamente condenados por ferirem os princípios cristãos. d) Todos os homens que habitavam uma cidade eram considerados cidadãos. A

cidadania, na Grécia Clássica, era qualificada em ordens, sendo que os proprietários de terras eram cidadãos de primeira ordem e os trabalhadores braçais de segunda ordem. Todos, porém, tinham direito de voz e voto nas assembleias.

e) A ideia de cidadania, descrita por Aristóteles, é considerada ainda hoje um ideal, uma vez que é plenamente inclusiva e qualifica de forma igualitária todos os trabalhos e profissões.

Questão 02 - (UEFS BA)

Em Atenas, não havia propriamente um Estado composto por governantes e funcionários. Cada decisão importante era tomada pelo conjunto dos cidadãos que participava da Assembleia (ecclesia). Nesse espaço aberto, os atenienses discutiam seus problemas coletivos e decidiam como administrar a pólis.

(Marcelo Rede. A Grécia Antiga, 2012. Adaptado.) O texto caracteriza o regime democrático de Atenas, nos séculos V e IV a.C. Sobre a democracia ateniense, é correto afirmar que

a) o sistema era assegurado por um amplo aparato jurídico-institucional, que determinava o caráter representativo da participação política.

b) a Assembleia era controlada pelos partidos aristocráticos, que proibiam a participação de mulheres e escravos nas principais decisões.

c) a Assembleia estimulava a tolerância política e racial, mas impedia a candidatura de africanos e asiáticos às eleições majoritárias.

d) o sistema garantia que todos os cidadãos participassem da vida cívica, mas não impedia a persistência de desigualdades socioeconômicas.

(2)

e) a Assembleia tinha caráter consultivo, mas as principais decisões ficavam a cargo dos reis escolhidos entre os aristocratas.

Questão 03 - (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP)

“Por muito tempo, entre os historiadores pensou-se que os gregos formavam um povo superior de guerreiros que, por volta de 2000 a.C., teria conquistado a Grécia, submetendo a população local. Hoje em dia, os estudiosos descartam esta hipótese, considerando que houve um movimento mais complexo. Segundo o pesquisador Moses Finley, a 'chegada dos gregos significou a introdução de um elemento novo que se misturou com seus predecessores para criar, lentamente, uma nova civilização e estendê-la como e por onde puderam'.”

Funari, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. Adaptado. Segundo o texto, a formação da Grécia antiga ocorreu

a) de forma negociada, por meio de alianças e acordos políticos entre os líderes das principais tribos nativas da península balcânica.

b) de forma gradual, a partir da integração de povos provenientes de outras regiões com habitantes da parte sul da península balcânica.

c) de forma planejada, pela expansão militar dos povos nativos da península balcânica sobre territórios controlados por grupos bárbaros.

d) de forma violenta, com a submissão dos habitantes originais da península balcânica a conquistadores recém-chegados do norte.

Questão 04 - (FIEB SP)

Leia o texto e responda a questão.

“É indispensável que a cidade seja organizada de maneira a dispor de vários serviços; consequentemente, deve possuir um número suficiente de agricultores para assegurar o suprimento de alimentos, além de artífices, militares, homens ricos, sacerdotes e juízes para decidirem o que for necessário e conveniente. Na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios (...), tampouco devem ser os agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas.”

Aristóteles (século IV a.C.), citado por Teresa Van Acker. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 2003, p. 33. Adaptado. Pode-se dizer que o texto, relativo a Atenas na Antiguidade,

a) caracteriza as ocupações necessárias à vida na cidade e valoriza o ócio como fundamento do exercício político.

b) afirma que a principal preocupação dos cidadãos deve ser a criação de leis que regulem as atividades profissionais.

c) preocupa-se prioritariamente com valores morais e critica os políticos por não exercerem atividades produtivas.

d) despreza o trabalho braçal ou intelectual e valoriza as atividades comerciais e o exercício da política.

e) demonstra o desprezo dos atenienses pela política e considera que o trabalho dignifica os homens.

(3)

Questão 05 - (UNITAU SP)

O legislador Sólon, enquanto governou a polis de Atenas, foi reconhecido por criar a eclésia (assembleia popular) e, por isso, foi considerado criador de um regime político específico na Antiguidade Clássica. Sobre esse regime, é CORRETO afirmar:

a) Era chamado de democracia, ainda que somente homens livres fossem considerados cidadãos e participassem diretamente das decisões tomadas na polis.

b) Era chamado de democracia, pois previa a participação de todos e estava baseado na eleição de representantes para a assembleia popular, que se reunia uma vez por ano na ágora e deliberava sobre os mais variados assuntos.

c) Os estrangeiros e as mulheres maiores de 21 anos podiam participar livremente das decisões tomadas nas assembleias da polis, reforçando o conceito de democracia direta.

d) Era erroneamente chamado de democracia, pois negava a existência de representantes eleitos pelo povo nas assembleias populares.

e) A inexistência de escravos em Atenas levava à participação quase total da população da polis na política, o que reforçava a ideia de democracia plena.

Questão 06 - (IFMG)

Leia o texto abaixo:

“falando de democracia eles (os atenienses) pensavam em uma praça ou então em uma assembleia na qual os cidadãos eram chamados a tomar eles mesmos as decisões que lhe diziam respeito. Democracia significava o que a palavra designa literalmente: poder do demos e não, como hoje, poder dos representantes do demos”.

(BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Rio de Janeiro:Campus, 2000). O texto acima faz referência à democracia existente na cidade grega de Atenas, entre os séculos VI e IV a.C. Assinale a opção que relaciona CORRETAMENTE a democracia ateniense e a democracia existente no Brasil atual:

a) As dimensões continentais do Brasil podem ser consideradas como um dos empecilhos para o uso do modelo ateniense.

b) Em Atenas, o poder era exercido pelos representantes do povo; no Brasil, o poder é exercido diretamente pelo povo.

c) No Brasil, grande parte da população se abstém de votar nas eleições, o mesmo não ocorria em Atenas, onde as assembleias reuniam a totalidade da população.

d) Em ambos os exemplos, todas as pessoas adultas são consideradas aptas a participar das decisões políticas.

Questão 07 - (UNIFOR CE)

Afirma-se que a Grécia é o “berço” da democracia, pois lá este regime foi exercido pela primeira vez. O termo “democracia” advém do grego “demokratia”, que significa “governo do povo”. Embora a terminologia seja semelhante, é possível afirmar que a democracia ateniense vivenciada no período da antiguidade clássica apresenta algumas diferenças em relação à democracia vivenciada atualmente no Brasil.

(4)

Sobre essas diferenças, é correto afirmar que a democracia ateniense era exercida

a) de forma direta pelos cidadãos, não se incluindo neste conceito os escravos e as mulheres.

b) de forma indireta, por meio de representantes eleitos pelo povo.

c) de forma direta pelos cidadãos, incluindo-se neste conceito os escravos e as mulheres. d) de forma direta pelos cidadãos, incluindo-se neste conceito mulheres, mas não

escravos.

e) de forma indireta pelos cidadãos, não se incluindo neste conceito os escravos e as mulheres.

Questão 08 - (IFRS)

Por volta de 2 mil anos antes de Cristo, a região da Grécia antiga começou a ser ocupada por povos vindos do norte do Mar Negro que se estabeleceram nas penínsulas Ática e do Peloponeso. Inicialmente estes povos receberam influência através do contato com a civilização Cretense. Temos, neste momento, a ascensão da cidade de Micenas, que se tornou a região hegemônica dentre os povos gregos, isso em virtude de várias conquistas realizadas principalmente no Mediterrâneo Ocidental. Contudo, os gregos sofreram várias invasões de outros povos, fato que determinou uma grande mudança na sua estrutura social, que passou a ser baseada nas comunidades gentílicas. Este período da Grécia Antiga é retratado nas obras de um famoso poeta grego.

Assinale a alternativa que apresenta o nome deste período. a) Período Homérico

b) Período Helenístico c) Período Clássico d) Período Regencial e) Período Arcaico

Questão 09 - (Fac. Direito de Franca SP)

“[Na Grécia Antiga,] Não havia contradição entre a democracia antiga e a escravidão.” Marcelo Rede. A Grécia antiga. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 32. A frase justifica-se, pois

a) os povos da Antiguidade equivocavam-se, ao não reconhecer que a democracia só é possível se houver plena igualdade social.

b) não há qualquer relação entre as questões políticas e as questões econômicas, sociais ou étnicas.

c) a existência de escravos proporcionava aos cidadãos atenienses tempo livre para se dedicarem à política.

d) não é possível conciliar, na Antiguidade ou nos dias de hoje, democracia e trabalho obrigatório.

e) o militarismo espartano era superior à democracia ateniense, pois dispensava a escravidão e todas as hierarquias sociais.

Questão 10 - (UNESP SP)

(5)

Indique duas características da democracia antiga, a partir da experiência ateniense, que não se encontram na democracia contemporânea, e duas características da democracia contemporânea que não estavam presentes na democracia antiga.

Questão 11 - (UNICAMP SP)

A característica mais notável da Grécia antiga, razão profunda de todas as suas grandezas e de todas as suas fraquezas, é ter sido repartida numa infinidade de cidades que formavam um número correspondente de Estados. As condições geográficas da Grécia contribuíram fortemente para darlhes sua feição histórica. Recortada pelo embate entre a montanha e o mar, há uma fragmentação física e política das diferentes sociedades.

(Adaptado de Gustave Glotz, A cidade grega. São Paulo: Difel, 1980, p. 1.) a) Segundo o texto, qual a organização política mais relevante da Grécia antiga? Indique

suas principais características.

b) Relacione a economia da Grécia antiga com as condições geográficas indicadas no texto.

Questão 12 - (UFG GO)

“Os termos ‘cidadania’ e ‘cidadão’ estão tornando-se de uso freqüente nas mais variadas formas de discurso, eruditos ou comuns, integrando-se ás práticas cotidianas da língua.”

PINA, A. Cidadania e educação: aspectos históricos e perspectiva. In: Educação, tributação e cidadania. São Paulo, 1995. p.61 A defesa da cidadania, conforme o texto, foi incorporada nos mais variados discursos políticos e perdeu a conotação partidária: todos são defensores do cidadão. O que, muitas vezes, se desconsidera é que a cidadania, ao longo da História, foi conquistada em um lento processo de lutas, que remonta ao mundo antigo.

Com base no exposto, responda:

a) O que garantia aos atenienses a condição de cidadãos?

b) Quais as condições fundamentais para o exercício da cidadania no mundo contemporâneo?

(6)

Gabarito

1 - Gab: B 2- Gab: D 3 - Gab: B 4 - Gab: A 5 - Gab: A 6 - Gab: A 7 - Gab: A 9 - Gab: A 10 - Gab:

Diferentemente da democracia atual, a democracia na Antiguidade era direta (cabia à assembléia dos cidadãos decidir sobre as questões de interesse público), excluía as mulheres da vida política e coexistia com a prática do escravismo. A democracia contemporânea, por sua vez, é indireta (os cidadãos delegam o poder decisório a representantes eleitos) e abrange um número maior de membros da população, incluindo mulheres.

11 - Gab:

a) Tratase da polis. Eram cidadesestado com instituições de autogoverno, independentes entre si que, ocasionalmente, por razões políticomilitares ou economistas, realizavam alianças entre si. Algumas delas, como Atenas, no decorrer do século V a.C. criaram as bases dos regimes democráticos.

b) Os condicionamentos geográficos, além de terem contribuído para a fragmentação política da Grécia Antiga, também foram importantes no plano econômico. Com poucas terras aráveis, os gregos dedicaramse a atividades comerciais e vieram a fundar um vasto império mercantil, estabelecendo feitorias e colônias desde o mar Negro até o Mediterrâneo Ocidental.

12 - Gab:

a) A garantia à cidadania estava estreitamente ligada à participação no governo da Polis. O cidadão era o resultado de uma nova concepção de governo, em que as decisões sobre a cidade extrapolam o controle de sacerdotes e do soberano e ampliaram-se para o conjunto da sociedade política. A elaboração de leis, a criação de um domínio público em oposição ao privado, promoveram a idéia de um bem comum. Portanto, a estreita relação entre o cidadão e a Polis garantia o exercício de uma nova concepção de poder e de política. Evidentemente, a definição dessa comunidade política nada tem a ver com a concepção moderna de democracia. No mundo antigo, era impensável a participação de mulheres e de estrangeiros nos negócios da cidade. É dentro dessa concepção que poderemos analisar a novidade da democracia grega.

b) No mundo contemporâneo, a idéia de democracia está estreitamente ligada à participação política que se fundamenta na formação do que chamamos estado de Direito. A concepção de que somos regidos por leis constitucionais e a ampliação da comunidade política representam o fundamento da democracia moderna, baseada no princípio da igualdade jurídica dos cidadãos e na percepção de um indivíduo social dotado de direitos e deveres prescritos pela lei. A perspectiva de cidadania universaliza o sentido da cidadania, ao estabelecer a existência de direitos universais do homem, cujo exercício independe de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição. O marco desse novo princípio se encontra na Declaração dos Direitos do Homem, da ONU, elaborada em dezembro de 1948, em Paris.

Referências

Documentos relacionados

2 – Informação: Código de cliente que deverá sempre usar nos contactos com a Secção de Água e Saneamento ou Balcão Único de Atendimento do Município de Almeida, NIF,

O vencedor e o seu acompanhante deste passatempo implica a aceitação integral e sem reservas do presente regulamento, e caso dê o seu consentimento para utilização dos direitos

II - que estejam prestando serviço à Casa Cor Brasília e ao CasaPark e/ou que tenham com eles vínculos familiares consanguíneos ou afins, na linha reta ou na colateral, até o

A parcela correspondente à fase intensa do sismo, representada pelas acelerações u & & s ( t ), pode ser considerada como um processo randômico

Os empregados de uma sociedade empresária do setor metalúrgico atuavam em turnos ininterruptos de revezamento, cumprindo jornada de 6 horas diárias, conforme previsto na

Conclusão: a obstrução total do meato acústico externo por excesso de cerume altera os limiares auditivos, principalmente nas freqüências de 6000 e 8000 Hz, que pioraram, em média, 6

5: Análises das composições da alimentação e do eletrólito em diferentes tempos de eletrólise para os testes galvanostáticos empregando catodo de titânio e efluente

A introdução da arbitragem em nosso ordenamento cria a natural preocupação acerca da pessoa do árbitro, que não é um juiz investido das funções jurisdicionais, e