• Nenhum resultado encontrado

PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça FUNÇÕES QUÍMICAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PIBID Biologia 3. Coordenadora: Professora Márcia Mendonça FUNÇÕES QUÍMICAS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PIBID Biologia 3

Coordenadora: Professora Márcia Mendonça

UNIDADE DIDÁTICA

Autor: Maíra Alexandre Peres. “FUNÇÕES QUÍMICAS”

1. INTRODUÇÃO

A partir do 9º ano do ensino fundamentou inicia-se o estudo da química básica, onde é apresentado aos alunos conteúdos como elementos químicos, ligações químicas, funções químicas e reações químicas.

Nesta unidade didática o tema abordado é apenas um dos subtemas dentro da química para o 9º ano. Compostas por aulas teóricas em sala, e se possível, de acordo com a escola e estrutura disponível algumas atividades práticas. Também será apresentado alguns métodos avaliativos.

2. CONTEÚDO GERAL: Funções Químicas. (Ácidos, Bases, Sais e Óxidos).

3. SÉRIE/ANO: 9º ano (Ensino fundamental)

(2)

5. PROPOSTA DIDÁTICA:

Para as aulas teóricas serão utilizados principalmente a sala de aula com o quadro negro e giz, porém durante as aulas também serão utilizados recursos de mídia para a apresentação de vídeos e figuras que poderão auxiliar na melhor compreensão do conteúdo pelos alunos.

Já nas aulas práticas os alunos deverão ser transferidos para o laboratório da escola, onde receberão maiores cuidados com o material, além de ser um ambiente alternativo nas aulas, que pode levar a uma maior motivação. Caso o colégio não possua um laboratório, deve-se estudar a possibilidade de uma demonstração em sala de aula, mas com todos os cuidados necessários com materiais e boa organização e domínio de turma.

 PLANO DE AULA 1

-Temas Específicos: Funções Químicas e Ácidos. -Duração: 45 minutos.

-Objetivos: Apresentar de maneira geral as quatro funções químicas, o porquê da divisão atual. Apresentar as propriedades dos ácidos, seu comportamento em presença de substâncias químicas.

-Métodos e Estratégias: A aula será teórica com a utilização de quadro negro e giz, o conteúdo deverá ser anotado pelos alunos individualmente. Após a exposição do conteúdo se possível pode ser apresentado aos alunos um vídeo sobre uma “curiosidade do tema”

Sugestão: <https://www.youtube.com/watch?v=vBK-qlJFL6s> Vídeo com desenho animado sobre o tema “Chuva Ácida” vídeo curto demonstrando como os componentes poluentes chegam ao alimento, e podem causar alguns problemas a saúde

-Avaliação: Avaliação parcial. Para a melhor fixação do conteúdo deverá ser passado um questionário para ser respondido em casa com os materiais

(3)

disponíveis aos alunos (livro didático, internet, conteúdo passado em sala). Posteriormente as mesmas devem ser corrigidas em sala de aula.

Também pode ser respondido em casa e entregue na próxima aula, fica a critério do professor, porém de qualquer maneira os alunos precisam da correção para estudos.

A atribuição de nota aos questionários também fica a critério de cada professor. Sugestão de questionário, outras perguntas podem ser incorporadas, de acordo com a profundidade que o tema será abordado em cada turma.

QUESTINÁRIO – ÁCIDOS E FUNÇÕES QUÍMICAS 1) O que é função química?

2) Quantas e quais são as funções químicas? 3) O que é um ácido?

4) Quais são as propriedades dos ácidos?

5) Qual é a reação que produz a formação do cátion (H+)? 6) Cite a utilidade de pelo menos um ácido em nosso cotidiano:

-Competências: O aluno está habilitado a responder quais são as funções químicas e como ocorre sua divisão. Também deverá responder o que é um ácido, quais são suas propriedades e algumas utilidades.

 PLANO DE AULA 2

-Temas Específicos: Bases e Óxidos. -Duração: 45 minutos.

-Objetivos: Apresentar as propriedades das bases, seu comportamento em presença de substâncias químicas. Apresentar as propriedades dos óxidos, seu comportamento em presença de outras substâncias químicas.

-Métodos e Estratégias: A aula será teórica com a utilização de quadro negro e giz, o conteúdo deverá ser anotado pelos alunos individualmente. Como será apresentado dois temas em uma mesma aula bastante conteúdo será passado, no final deve-se abrir um espaço para possíveis dúvidas. Se possível também seria necessário abrir alguns minutos para a correção das questões que foram

(4)

feitas em casa, a correção pode ser feita oralmente com os alunos acompanhando em seu próprio material, ou pode ser feita a coleta das questões para uma correção feita pelo professor.

-Avaliação: Avaliação Parcial: Para a melhor fixação do conteúdo deverá ser passado um questionário para ser respondido em casa com os materiais disponíveis aos alunos (livro didático, internet, conteúdo passado em sala). Posteriormente as mesmas devem ser corrigidas em sala de aula.

Também pode ser respondido em casa e entregue na próxima aula, fica a critério do professor, porém de qualquer maneira os alunos precisam da correção para estudos.

A atribuição de nota aos questionários também fica a critério de cada professor. Sugestão de questionário, outras perguntas podem ser incorporadas, de acordo com a profundidade que o tema será abordado em cada turma.

Juntamente com o questionário deve-se pedir que os alunos façam uma breve pesquisa sobre os sais, para que para a próximas aula já tenham alguma ideia do próximo assunto abordado.

QUESTIONÁRIO - BASES E ÓXIDOS 1) O que é uma base?

2) Quais são as propriedades das bases? 3) Qual a reação que produz o ânion (OH-)?

4) Cite a utilidade de pelo menos uma base em nosso cotidiano:

5) O que é um óxido? De quantos compostos precisamos para formar um óxido?

6) Qual o principal elemento para a formação de um óxido? 7) Como se dá a classificação dos óxidos?

8) Cite a utilidade de pelo menos um óxido utilizado em nosso cotidiano: -Competências: O aluno deverá estar habilitado a responder o que é uma base e um óxido, assim como as propriedades e utilidades de cada um.

(5)

-Temas Específicos: Sais, Reação de Neutralização. -Duração: 45 minutos.

-Objetivos: Apresentar as propriedades dos sais e se comportamento em presença de outras substâncias químicas. Apresentar a reação de neutralização, as características da reação entre os ácidos e bases, quais as propriedades dos produtos formados nessa reação, e quais as propriedades necessárias dos produtos para que a reação ocorra.

-Métodos e Estratégias: A aula será teórica com utilização de quadro negro e giz

 ROTEIRO DE AULA PRÁTICA

-Duração: 90 minutos. Seriam necessárias duas aulas geminadas, para a organização da turma no laboratório e dos experimentos. Caso não seja possível, deve-se garantir que todo o material esteja preparado para os experimentos em sala. E verificar se é possível a utilização de algumas substâncias dentro de sala de aula.

REFERÊNCIAS

- GOWDAK, D. MARTINS, E. Novo Pensar, Química e Física. São Paulo: FTD, 2012.

- TRIVELLATO, J. TRIVELLATO,S. MOTOKANE, M. LISBOA, J. KANTOR, C. Ciências, natureza e cotidiano. 2º edição. FTD, 2012.

- BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar – Um procedimento alternativo para o ensino de química. In: CONVENÇÃO BRASIL LATINO AMÉRICA, CONGRESSO BRASILEIRO E ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOTERAPIAS COPRPORAIS. 1., 4., 9., Foz do Iguaçu, 2014.

- Animação chuva ácida, YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vBK-qlJFL6s> Acesso em: 14/11/2015. - Resumo Ácidos Bases, YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=q_rjq9_lsl8> Acesso em: 14/11/2015.

(6)

- Sopro mágico, Manual do Mundo. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2014/03/competicao-do-sopro-magico/> Acesso: 14/11/2015.

- Sangue Falso, Manual do Mundo. Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2012/03/liquido-que-tira-sangue-das-maos-experiencia-de-quimica/> Acesso:14/11/2015.

- Enchimento de Balões, Explicatorium. Disponível em: <http://www.explicatorium.com/LAB-Enchimento-baloes.php> Acesso em: 14/11/2015.

Referências

Documentos relacionados

Você está pronto para a

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. &lt;script Language

É a mais importante garantia do cidadão contra o arbítrio do Estado, pois só a lei (norma  jurídica emanada do Parlamento), pode estabelecer que condutas serão

A partir do estudo sobre representação social indígena em uma peça publicitária, não necessariamente se reflete a realidade de uma etnia, mas se torna possível compreender

Para a placa OLT 20/2 (nova) os modos shared (compartilhar a mesma vlan para diversas ONUs) permite que sejam cadastradas 64 ID’s de vlans diferentes em cada porta EPON (somando

A Universidade Estadual de Ponta Grossa, através do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância, no uso de suas atribuições legais, torna publica a abertura das

Cujo objeto é registro de preços, para eventuais aquisições de Medicamentos, Materiais Penso, Materiais Odontológicos e Materiais para Laboratórios, destinados

Quanto as drogas mais utilizadas pelos jovens, o estudo aponta a padjinha e o álcool como as drogas mais consumidas pelos jovens nessas duas cidades, quanto as formas de