• Nenhum resultado encontrado

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Bom dia!

Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema.

Vídeo

O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario do global :P

REFLEXÃO

A amizade é algo muito bonito que é importante preservar, cuidar, para que possamos ser felizes.

Para cuidar desta amizade, é preciso algum esforço, trabalho e dedicação.

E tu? Como tratas os teus amigos?

ORAÇÃO

Todos: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Leitor: Obrigado Senhor,

Por todos os meus amigos,

Que estão sempre ao meu lado, Principalmente quando mais preciso.

Todos: Pai Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(2)

4ª FEIRA

|

23 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos!

Continuamos a descobrir os pilares da Espiritualidade Salesiana com Dom Bosco. Sabem qual é o desta semana?

A Amizade com os outros e com Deus.

“Palavra ao Ouvido”

“Uma vez fora da igreja, começava o tempo livre, em que cada um podia escolher à vontade. Uns continuavam a aula da catequese, outros de canto ou de leitura, mas a maior parte passava o tempo a saltar, a correr ou em vários jogos e divertimentos. (…)

Devo, contudo, dizer que, na grande ignorância, sempre admirei um grande respeito pelas coisas da igreja, pelos ministros sagrados e um grande desejo de aprender as coisas da religião.

Mais, servia-me daquele longo recreio para insinuar nos meus alunos pensamentos da religião e da frequência dos santos sacramentos. A uns, com uma palavra ao ouvido, recomendava mais obediência, mais pontualidade nos seus deveres; a outros, a frequência da catequese, da confissão e semelhantes. De modo que para mim aqueles divertimentos eram um meio oportuno para acompanhar uma multidão de rapazes que, no sábado à tarde ou no domingo de manhã, cheios de boa vontade, vinham confessar-se.”

(3)

João Bosco era um padre que procurava estar sempre próximo dos jovens e privilegiava o momento de recreio para o fazer. Aqui, para além de jogar à bola com eles, procurava estar próximo deles e falar-lhes dos ensinamentos do Senhor.

Assim devem ser os amigos, divertem-se, ajudam-se, estão próximos uns dos outros e aprendem juntos.

Jesus também é um nosso grande amigo. Ele está sempre perto de ti, para te ajudar a ser um jovem mais feliz, alegre e amigo dos colegas. E tu? És amigo d’Ele? Procuras estar próximo d’Ele?

ORAÇÃO

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Guia: Senhor Jesus, hoje agradecemos a Tua amizade para connosco.

Agradecemos os Teus ensinamentos, histórias e partilhas, para que nos possamos amar mais, uns aos outros.

Todos: Pai-Nosso…

Guia: São João Bosco…

Todos: Rogai por nós.

(4)

5ª FEIRA

|

24 de janeiro

INTRODUÇÃO

Bom Dia a todos!

Estamos cada vez mais perto da Festa de Dom Bosco!

Iniciamos hoje a semana de EMRC na nossa escola. Nas aulas desta disciplina vais compreender melhor o que isto significa.

Hoje voltamos a aprofundar o significado do pilar da Espiritualidade Salesiana que tem marcado esta semana: a amizade com Jesus e a comunhão eclesial.

AMIZADE COM JESUS E COMUNHÃO ECLESIAL

Tal como os outros pilares da Espiritualidade Salesiana, este também remonta à própria vida de Dom Bosco, àquilo que nos foi ensinando e apontando como essencial para uma vida plena. Em primeiro lugar, vale a pena pensar que toda a obra salesiana, que hoje podemos testemunhar em toda a sua grandiosidade, começa na pequenez da relação de amizade entre Dom Bosco e Jesus. Nada do que hoje vemos existiria sem este dado discreto: Dom Bosco encontrar em Jesus o sentido da sua vida…e o resultado foi uma história real que todos admiramos e os frutos continuam a surgir diariamente em cada casa salesiana. Dom Bosco sabia que existia em cada jovem o desejo de algo maior, algo que oferecesse sentido para a vida e fosse ao encontro das questões mais profundas que existem dentro de cada um. E também sabia que esse “lugar maior” era a amizade com Jesus. Não é por acaso que Dom Bosco afirmava: “A nossa regra viva é Jesus Cristo”. Tudo o resto viria daqui. Do mesmo modo, apresentava Jesus como o amigo dos jovens: “São o encanto de Jesus”.

Mas esta amizade com Jesus não se vive de forma solitária. Ela cresce quando caminhamos uns com os outros em Igreja. Deus quer revelar-nos o segredo de uma vida feliz a partir da comunhão uns com os outros. A Igreja é essa comunhão espiritual na caminhada para Deus, mas também o lugar que Jesus escolheu para Se oferecer a cada um. Dom Bosco não tinha uma dúvida de que a razão de ser da Igreja era sempre o bem de cada um: “A glória da igreja é a nossa glória”. Tal como não dissociava o seu amor por Jesus do seu amor pela

(5)

REFLEXÃO

Fixemos então algumas ideias deste pilar da Espiritualidade Salesiana:

 Como nos dizia o Papa Bento XVI: “ Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa, Jesus Cristo, que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, o rumo decisivo”.

 Guardar algum tempo do dia-a-dia para a oração pessoal tal como encontrar algum tempo da semana para a oração mais comunitária (por exemplo, a Missa ao Domingo). É importante sermos capazes de apreciar e respeitar tudo o que nos é dado!

 Não há maneira de crescer na amizade com Jesus sem o conhecimento da Sua Palavra. Quantos cristãos existirão hoje que nunca pegaram na sua Bíblia?

 À luz desta Espiritualidade, esta Escola Salesiana procura oferecer um projeto de formação integral, onde o foco não está apenas no estudo isolado mas num ambiente alegre e feliz, rosto da Igreja, e onde Jesus possa ser encontrado. Devemos começar cada novo dia com um sorriso e um “bom dia”, ainda que algo nos preocupe!

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.

ORAÇÃO

Guia: Hoje pedimos a Jesus que nos ajude a segui-Lo com mais força e alegria.

Pedimos também pelo Papa Francisco e por todos os jovens reunidos consigo, em Igreja, nas Jornadas Mundiais da Juventude.

(6)

Prof: São João Bosco Todos: rogai por nós.

(7)

INTRODUÇÃO

Bom Dia!

Vamos agora preparar com toda a atenção o Evangelho do próximo Domingo.

Evangelho segundo São Lucas

“Naquele tempo, Jesus voltou da Galileia, com a força do Espírito (…). Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim (…)».”

(8)

REFLEXÃO

Uma das coisas de que nos fala este Evangelho é que o Espírito Santo guiava Jesus.

- Peço ao Espírito Santo para me guiar no meu dia-a-dia?

- Na minha oração peço a luz do Espírito Santo para a minha vida?

(em silêncio respondemos a estas perguntas)

ORAÇÃO

Todos:

Espírito Santo,

Vem iluminar todo o meu ser, Vem dirigir o meu viver.

O meu pensar, o meu falar, O meu sentir e o meu agir.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

Referências

Documentos relacionados

Por outro lado, o grupo isquêmico tratado com Hemin apresentou valores de peróxidos urinários seme- lhantes ao grupo SHAM, sugerindo a redução de lesão oxidativa quando o

1.16 Assim, por mais que não exista previsão legal ou contratual, a Notificante concorda com a decisão adotada pela Notificada em fazer o pagamento das rescisões

A rel ação entre o tipo de cirurgia executada para a correção do desvio básico e o comportamento p6s-ope­ rat6rio da incomitância alfabética, sem indicação

A secondary incarceration of a foreign body was still possible with this modified instrument if the eleç:trical power is applied to the magnet before physical contact

O estudo analisou os dados relati­ vos à idade, sexo, diagn6stico pré­ operat6rio, intervalo entre a cerato­ plastia e a adaptação da lente de contato, acuidade

Os autores descrevem um quadro de iridociclite bilateral, não granulomatosa, num paciente portador de leishmaniose cutânea dis­ seminada.. O acometimento ocular ocorreu

O objetivo deste tmbalho é relatar a experiência dos autores obtida com o implante de Schocket modificado, em quatro olhos de dois indivíduos portadores de

(explorar tanto no ambiente familiar como no ambiente onde foi realizada a notificação). Como foi este apoio?.. Para isso, serão avaliadas adolescentes vítimas de abuso sexual e