• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! MARIA ESTÁ CONTIGO! ENSINO SECUNDÁRIO 2ª FEIRA 21 DE MAIO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

2ª FEIRA | 21 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos! Ontem foi Domingo de Pentecostes.

É uma importante celebração para nós cristãos, pois foi neste dia que os discípulos receberam o Espírito Santo para que possam manter e continuar a obra iniciada por Jesus.

VÍDEO

P:\___BOM DIA\RenderFinal_VIIIDTP_IIICiclo_Sec_JF.mpg

DESAFIO

❖ Alguns colegas do 12º ano têm um desafio para os alunos do Ensino Secundário. Escutemos:

❖ Lembras-te do questionário sobre alergias que podes aceder através do poster que está na tua sala? Já o fizeste? Se não, tens só até sexta para o fazer! Tens medo de não conseguir responder? Não deixes que a tua turma seja aquela que menos sabe sobre alergias!

❖ Podes ainda aceder ao questionário através do link abaixo:

(2)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

ORAÇÃO [para os alunos em aula de Educação Física]

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Senhor, envia-nos o Espírito que nos faça ser alegres, que fortaleça a esperança, nos mostre o caminho a seguir, que faça germinar a semente que plantaste no nosso coração.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

(3)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

3ª FEIRA | 22 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Bom dia e bom início de semana.

Hoje vamos escutar uma história de Madre Teresa de Calcutá. Através de um episódio curioso que lhe aconteceu numa viagem de comboio, veremos como sentiu a presença de Nossa Senhora na sua vida.

TEXTO

«Costumo dizer que Nossa Senhora me acompanha em todas as minhas viagens, chamo-a de Companheira.

Este nome nasceu um dia, em Berhampur, em que pedi ao capelão que acompanhava espiritualmente as irmãs que me oferecesse uma imagem de Maria com as mãos abertas, como que a derramar a sua graça pelo mundo. Ele aceitou encantado, embalou a imagem e levou-a até à estação de comboio. Era uma imagem muito grande, quase de tamanho natural, pelo que o chefe da estação queria que eu pagasse a correspondente tarifa por tão grande carga. No entanto, eu tinha passe de comboio para uma companheira do convento e disse-lhe: “esta é a minha companheira…” e ele deixou-me viajar com a imagem sem pagar mais por ela. Desde então, Maria acompanha-me sempre. Nunca viajo sozinha.»

(4)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

REFLEXÃO

❖ É muito comum vermos imagens de Nossa Senhora um pouco por toda a parte: na nossa escola, na igreja ou em casa.

❖ As imagens servem para nos relembrar da presença da mãe de Jesus junto de nós.

❖ Quer seja uma companheira de viagem ou de oração, Nossa Senhora está sempre pronta a ajudar-te a chegar até Jesus.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Maria Auxiliadora, roga por todos os jovens que estão desanimados e por aqueles que lutam para realizar os seus sonhos. Não permitas que desistam, dá-lhes o teu auxílio materno e condu-los a Jesus: para Ele nada é impossível.

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

(5)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

4ª FEIRA | 23 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Bom dia! Amanhã estaremos em Fátima para agradecer a Nossa Senhora Auxiliadora todas as maravilhas que fez e faz nas nossas vidas.

Hoje vamos conhecer um pouco melhor como começou esta devoção de São João Bosco a Maria Auxiliadora dos Cristãos.

TEXTO

A história começou numa noite de 1824. Numa pequena casa do Piemonte, a uns 50 km de Turim, um rapaz de 9 anos sonhava grandes coisas. Vê-se a si mesmo rodeado de jovens abandonados, que brigavam. Uma misteriosa senhora diz-lhe que devia dedicar a sua vida a estar no meio desses jovens e que ela o ajudaria.

Anos mais tarde, esse rapaz que se chama João Bosco é ordenado padre. Vive marcado por aquele sonho. Percorre as ruas da cidade de Turim e encontra muitos jovens perdidos sem trabalho e sem dinheiro. Alguns acabam na prisão. Dom Bosco faz-se seu amigo e dá-lhes abrigo.

João Bosco aceita toda a ajuda que lhe é dada e por fim percebe quem era aquela senhora do sonho: Nossa Senhora. E chama-a de Auxiliadora, pois os ‘seus’ jovens precisam de toda

(6)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

Em 1856 quando morre a mãe Margarida, mãe de Dom Bosco, ele dirige-se a Maria Auxiliadora: “Nem eu nem os meus rapazes temos mãe nesta terra. Queres ser tu a nossa mãe?”. E Maria aceitou o convite.

REFLEXÃO

❖ Muitas foram as vezes em que Dom Bosco se viu necessitado de uma ajuda especial vinda do céu.

❖ O auxílio de Maria, que chegava sempre que era mais necessário, ajudou Dom Bosco a construir a sua obra e a acolher muitos jovens necessitados.

❖ Também nós confiamos e entregamos a nossa vida a

Maria Auxiliadora?

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Agradecemos hoje a Deus, através de Maria, pela vida e obra de São João Bosco.

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

(7)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

6ª FEIRA | 25 DE MAIO

INTRODUÇÃO

Bom dia a todos! Terminou o tempo da Páscoa e com ele a série de evangelhos comentados por alguns colegas do 3º ciclo e secundário.

Entramos então no chamado ‘tempo comum’, que no próximo domingo é marcado pela Solenidade da Santíssima Trindade.

TEXTO

Evangelho segundo S. Mateus

Naquele tempo, os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».

REFLEXÃO

❖ Poderíamos tentar resumir a Santíssima Trindade como 3 em 1: três pessoas (Pai, Filho e Espírito Santo) mas um só Deus.

(8)

NÃOTEMAS!MARIAESTÁCONTIGO! | ENSINOSECUNDÁRIO

❖ Jesus enviou os discípulos para que batizassem aqueles

que queriam ser ensinados e que queriam seguir os Seus ensinamentos. Foi assim que a comunidade dos cristãos foi crescendo até aos dias de hoje e que nós, enquanto batizados, fazemos parte dela.

DESAFIO

❖ A respeito do projeto de turma do 12ºA:

❖ Não te esqueças de resolver o nosso questionário! Hoje é o último dia que podes fazê-lo! Não tenhas medo de responder! Acede ao questionário através do link abaixo:

bit.ly/tuconsegues123

Ainda podes aceder através do QR code divulgado nos cartazes.

ORAÇÃO

Em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo.

- Rezamos a Deus, que tal como ouvimos no Evangelho, é Pai, Filho e Espírito.

Pai-Nosso…

São João Bosco, rogai por nós.

Referências

Documentos relacionados

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

d) independentemente dos registros contábeis cabíveis, nas notas explicativas aos balanços da sociedade - conforme determinado pelo item XVI do Título 4 do Capítulo II

Senhor Secretário de Trabalho e Renda do Estado do Rio de Janeiro, a [nome da entidade], sociedade civil sem fins lucrativos, com sede na [endereço], CNPJ [nº

1.16 Assim, por mais que não exista previsão legal ou contratual, a Notificante concorda com a decisão adotada pela Notificada em fazer o pagamento das rescisões

Resultados preliminares obtidos com o ilJIpIa1lle de Schocket modificado em 12 olhos portadores de glaucoma neovascuJar. M odified Schocket implant may prove worthwhile in

In this study male gender and the presence of hiatal hernia were independent risk factors for the erosive endoscopic form.. Similarly, one work (8) evaluated 792 patients, finding

Given the great demand for dental rehabilitation presented by the Brazilian population, a longitudinal study on the execution of dental prostheses at the PHC become an

This study was carried out at Istanbul Mehmet Akif Ersoy Thoracic and Cardiovascular Surgery Training and Research Hospital, Istanbul, Turkey.. Abbreviations, acronyms