• Nenhum resultado encontrado

ATA DA REUNIÃO. Presenças: Ordem de Trabalhos: ATA Nº 24 Data: 16/02/2016 Hora: 14h30 17h00. Isabel Fraga Junta de Freguesia de Marvila

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DA REUNIÃO. Presenças: Ordem de Trabalhos: ATA Nº 24 Data: 16/02/2016 Hora: 14h30 17h00. Isabel Fraga Junta de Freguesia de Marvila"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Elaborada por: Marina Santos e Raquel Trindade 1

ATA DA REUNIÃO

ATA Nº 24

Data: 16/02/2016 Hora: 14h30 – 17h00

Presenças:

Junta de Freguesia de Marvila

Isabel Fraga Marina Santos Raquel Trindade Agrupamento de Escolas de Marvila D. Dinis José António de Sousa Nuclisol Jean Piaget - Bº do Condado Ana Paula Antunes

CENFIM Edite Moita

S.C.M.L. Florbela C. Silva Costa

Colégio Valsassina Luís Claro

Maria Valsassina Colégio Cesário Verde Félix Bolanos

I.A.C. Anabela Alves

Associação Tempo de Mudar Sara Vaz Centro Social P. S. Maximiliano Kolbe Cristina Cruz

P.S.P. David Augusto Carla Pinto C.P.C.J. Glória Almeida  Ordem de Trabalhos: 1. Sarau de Ginástica; 2. CEM Júnior; 3. Outros Assuntos.

(2)

Elaborada por: Marina Santos e Raquel Trindade 2  Síntese:

Iniciamos a reunião com algumas sugestões dos parceiros. Estes identificaram como algo a ser melhorado, o facto das crianças que frequentam a Creche, não estarem contempladas nas diversas atividades da Junta de Freguesia, nomeadamente, no Pai Natal das Escolas (pois não recebem prenda) e no Carnaval, por não haver transporte devidamente equipado para essa faixa etária.

1. Sarau de Ginástica

O Sarau pretende mostrar o que é feito nas Escolas e Estabelecimentos de cariz Educativo da Freguesia, nas modalidades de ginástica.

É questionado sobre a organização do Sarau e que faixas etárias comtempla.

Luís Claro, do Colégio Valsassina sugere que pode ser escolhido apenas um dos ciclos, por exemplo o 1º ciclo.

Ana Paula da Nuclisol informa que todos os anos é organizado um Sarau na Nuclisol do Condado e podem participar todas as faixas etárias, neste sentido, irá participar no Sarau da Junta com alunos da Creche e do 1º ciclo.

Isabel Fraga, Vogal da Junta de freguesia de Marvila, informa que serão abrangidas todas as faixas etárias e terão de ser as próprias instituições a decidir que alunos irão inscrever. Sugere, haver atuações de convidados externos à Freguesia, como a Classe Especial de Ginástica do Colégio Militar ou a Federação Portuguesa de Ginástica.

O Sarau decorrerá numa sexta-feira da parte da tarde, para os pais poderem assistir, com data prevista entre o dia 29 de abril e 13 de maio.

Os parceiros alertam para o facto de as atuações terem tempo limite e que o horário deveria ser gerido consoante o número de inscrições.

Sara Vaz da A.T.M. informa que conseguiu ter um Professor de Psicomotricidade através do Projeto “Mexe Comigo” da Câmara Municipal de Lisboa e que permitirá a sua presença no Sarau.

Vários Parceiros questionam sobre o Banco de Professores, sugerido numa das reuniões anteriores, pelo Coordenador do Desporto da JFM.

Edite Moita do Cenfim verbaliza que se houver a possibilidade deste Banco existir, já poderiam participar no Sarau.

Florbela Costa do CAI do Vale Fundão da SCML refere que também poderá participar, nestas circunstâncias.

(3)

Elaborada por: Marina Santos e Raquel Trindade 3 A Junta informa que irá tentar perceber junto do Pelouro do Desporto sobre esta possibilidade e depois informará os parceiros.

O Colégio Valsassina diz que poderá ter até 3 grupos para mostrar todo o trabalho feito no Colégio.

Depois de deliberação, o Conselho escolhe a data de 29 de abril para a realização do Sarau.

Sara Vaz mostra a sua preocupação em relação ao horário do Sarau por causa dos alunos mais novos e das suas rotinas.

Isabel Fraga informa que serão tidas em conta todas essas variáveis, assim como a necessidade de transporte para o local do Sarau e o material necessário. Expressa ainda que seria importante haver uma reunião duas semanas antes para a organização dos horários e das animações.

José António Sousa do Agrupamento de Escolas de Marvila transmite que o horário poderá ser feito consoante as inscrições e teremos de ter em conta as aulas da Escola Secundária D.Dinis. Sugere que haja animações durante o Sarau para se tornar mais apelativo.

Luís Claro propõe a partilha de experiências com a Junta de Freguesia da Portela, que organiza todos os anos um Sarau de Ginástica.

Ana Paula também se oferece para ajudar na organização do Sarau. Os Parceiros ficaram a aguardar a data da reunião para organizar o Sarau.

2. CEM Júnior

O objetivo é auscultar a opinião dos alunos sobre a escola e a educação em Marvila e promover o intercâmbio entre escolas.

Assim é preparado um dia temático numa das escolas da freguesia onde são realizados vários grupos de trabalho moderados pelos professores/educadores ou técnicos designados pelo C.E.M.

O transporte será assegurado pela Junta de Freguesia de Marvila. Entre as 10h e as 12h funcionará CEM Júnior para crianças de Pré-escolar numa sala e noutra sala para o 1º Ciclo; Entre as 15h e as 17h funcionará CEM Júnior para jovens do 2º Ciclo, noutra sala para 3º Ciclo e noutra para Ensino Secundário.

(4)

Elaborada por: Marina Santos e Raquel Trindade 4

Seleção de alunos:

Pré-escolar – 2 representantes com 5 anos, de cada escola/instituição; 1.º Ciclo – 2 representantes do 4.º ano, de cada escola/instituição; 2.º Ciclo – 2 representantes do 6º ano, de cada escola/instituição; 3.º Ciclo – 2 representantes do 9º ano, de cada escola/instituição;

Ensino secundário – Cursos regulares (Esc. Sec. D. Dinis e Colégio Valsassina) – 2 representantes do 10.º ano, 1 representante do 11.º ano e 1 representante do 12.º ano; Cursos profissionais (Esc. D. Dinis e CENFIM), 2 representantes do 10.º ano, 1 representante do 11.º ano e 1 representante do 12.º ano; dos Cursos tecnológicos (Esc. Sec. D. Dinis), 1 representante do 11.º ano e 1 representante do 12.º ano.

É importante que os alunos selecionados possam espelhar uma amostra representativa da heterogeneidade da população escolar.

O Conselho Educativo decidiu que seria melhor ser realizado em outubro de 2015. José António Sousa sugere haver dinâmicas diferentes por parte dos dinamizadores e haver um tema ligado à família e ao papel de cada um em casa, no sentido de auscultar as crianças sobre este assunto. Refere ainda que o 2º e 3º ciclo poderão ser divididos em duas salas diferentes.

Após a realização de um brainstorming sobre o tema do CEM Junior, chegou-se à conclusão que era importante falar também da “Comunicação na Família” (relação/família), isto porque cada vez mais os pais têm dificuldades em falar com os seus filhos e vice-versa.

Também ficou a ideia de que os próprios alunos poderiam ser os dinamizadores deste encontro e ser criado algo, que no final conseguíssemos passar a mensagem do que foi trabalhado no CEM Junior.

Irá marcar-se uma reunião mais próxima da data para podermos organizar o CEM Junior.

3. Outros Assuntos

(5)

Elaborada por: Marina Santos e Raquel Trindade 5 Relativamente à atividade do Dia Mundial da Criança, decidiu manter-se na Mata do Vale Fundão e também se irá marcar uma reunião para apresentarmos o conceito do Dia Mundial da Criança à Comunidade Escolar e apelar à participação de todos e a uma maior envolvência dos parceiros na dinamização de atividades.

A Nuclisol informa que para ser realizado o transporte de crianças da Creche, terá de se cumprir as normas de segurança e haver cintos com três pontos.

Será realizado a 1 de junho, durante o dia todo e foi sugerido que convidemos outras instituições para dinamizarem ateliês, nomeadamente, a Ciência Viva, a ERISA, os alunos da Escola D.Dinis, entre outros.

Achou-se por bem enviar um e-mail à PSP a informar que iremos realizar esta atividade para não haver sobreposição de atividades.

Foi sugerido que o tema deste dia fosse as profissões e pudesse haver ateliês onde as crianças experimentassem as diversas profissões, à semelhança da Kidzania e assim, promover também o empreendedorismo.

Todos concordaram e assim ficou decidido que esta atividade se chamaria Marvilândia. No final todos apelaram a uma maior participação dos parceiros nestas atividades.

Próxima Reunião: 19 de abril de 2016, na Escola Secundária D.Dinis.

Referências

Documentos relacionados

Considerando a modalidade volitiva como aquela que faz referência ao que é desejável, conforme Hengeveld (2004), e tendo em vista as considerações de Hengeveld

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

KIT INMUNOENZIMÁTICO PARA LA DETERMINACIÓN CUALITATIVA Y CUANTITATIVA DE ANTICUERPOS IgG ANTI TOXOPLASMA GONDII EN SUERO HUMANO, COMO UNA AYUDA EN EL DIAGNÓSTICO DEL

O conselheiro Jefferson Amorim lembrou que o RAINT e o PAINT deveriam ser apenas apreciados pelo Conselho, e não aprovados; e solicitou que esses documentos passassem a

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Quando Goffman (1985) fala em palco e cenário, atores e platéia, papéis e rotinas de representação, necessidade, habilidades e estratégias dramatúrgicas,