• Nenhum resultado encontrado

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

Exmº Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia

Exmºs Srs. Membros da Assembleia

Em cumprimento da alínea v), do nº1 do art. 18º da Lei 75/2013, de 12 de setembro, apresenta-se à Assembleia de Freguesia de Marvila a Informação Escrita e Financeira, das principais atividades desenvolvidas durante o 1º trimestre do presente ano “janeiro a março de 2015”, no âmbito das suas competências e/ou da delegação de competências.

(2)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

1.

PELOURO AÇÃO SOCIAL/ SAÚDE

1.1. Atividades Ação Social/Saúde 1.1.1. Atendimento Social

A Junta de Freguesia de Marvila disponibilizou aos marvilenses atendimento psicossocial todas as terças-feiras de manhã, o qual é feito pela Assistente Social da autarquia. Neste atendimento pretende-se perceber os problemas da população, fazer o respetivo diagnóstico e seguidamente dar resposta ou encaminhar para a entidade competente.

1.1.2 Atendimento - Fundo de Emergência Social

O Fundo de Emergência Social consiste num apoio financeiro, excecional e temporário, a atribuir aos agregados familiares em situação de emergência e em situações de carência económica devidamente comprovada.

Este apoio iniciou a sua vigência no mês de março, sendo as suas marcações efetuadas para as quartas-feiras, no período da tarde.

Nº total de atendimentos: 75 (este nº refere-se a atendimentos realizados e marcados – até 31 de março.

1.1.3. Desfile de Carnaval – 13 de Fevereiro

(3)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

As instituições participantes foram: Nuclisol Jean Piaget – Bº do Condado e Bº do Armador, APEDV, CAI Vale Fundão II, CERCI, Centro Social e Cultural de Sta. Beatriz, Centro Social Paroquial S. Maximiliano Kolbe, EB1 Manuel Teixeira Gomes, EB1 Nº 195, Jardim-de-Infância Nº 1 (EB1 Luiza Neto Jorge), Associação Ester Janz e PRODAC.

Todos os participantes foram bastante criativos, no desfile a concurso foram destacados cinco como os mais originais, tendo sido estes, a Nuclisol Jean Piaget Bº do Condado e Bº do Armador, o Centro Social Paroquial S. Maximiliano Kolbe, a EB1 Manuel Teixeira Gomes e a APEDV.

1.1.4. Dia Internacional da Mulher – 8 de Março

O dia internacional da Mulher foi dedicado a presentear as mulheres da Freguesia com a entrega de uma Flor.

Esta distribuição foi efetivada pelos membros do executivo desta Autarquia, juntamente com colaboradores, que distribuíram flores a todas as mulheres da Freguesia, não deixando em branco esta data alusiva às mesmas.

1.2. Comissão Social de Freguesia de Marvila (CSFM)

A Comissão Social de Freguesia tem a sua ação organizada com base no plano Bienal (março de 2014- março de 2016). Para a execução deste plano foram constituídos sete eixos de intervenção, designadamente Trabalho em Rede; Participação e Animação Comunitária; Saúde Mental; Envelhecimento Ativo; Parentalidade; Empreendedorismo e Empregabilidade.

(4)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ reuniões com os diferentes eixos de intervenção, coordenação de toda a informação e divulgação da mesma.

Para além da Junta de Freguesia constituem o núcleo executivo as seguintes entidades: AGIR XXI; Fundação Benfica; NucliSol Jean Piaget Bº Condado e Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM).

1.3. Trabalho Comunitário

A Junta de Freguesia de Marvila em parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) tem integrado diversas pessoas na prestação de trabalho comunitário. Esses trabalhadores têm cumprido o seu serviço em diversas áreas, designadamente, na ação social, espaço público, limpeza de polidesportivos, jardins e espaço jovem.

É o pelouro de ação social que tem feito a coordenação deste serviço e a articulação entre a DGRSP e o prestador de trabalho comunitário.

Atualmente estão dois pedidos de integração de trabalhadores a favor da comunidade a serem analisados pelo executivo.

1.4. Curso de técnicas de procura de emprego (TPE´S)

Preparação e dinamização do 8º Curso “Técnicas de procura de emprego” em parceria com o Centro de Promoção Social da Prodac. Durante o mês de fevereiro foi dinamizada a 1ª sessão do curso. Esta sessão foi sobretudo de esclarecimento, apresentação dos formandos e dos formadores e apresentação do curso e os seus principais objetivos; Durante o mês de março foram dinamizadas 5 sessões do curso técnicas de procura de emprego são elas: a 2ª sessão no dia 05 de março foi sobre a descoberta do eu, i.e., será que conhecemos as nossas qualidades e os nossos defeitos?

(5)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ importante constar num currículo e o que não deve constar, como o podemos melhorar, o tipo de linguagem que devemos usar, entre outros, o mesmo acontece para as cartas de apresentação, ou seja a importância de um currículo estar sempre acompanhado de cartas de apresentação/motivação. A 4ª sessão, no dia 18 de março, está relacionada com a parte prática da construção do currículo e das cartas de apresentação/motivação. A 5ª sessão que decorreu no dia 19 de março está relacionada com a entrevista de emprego, mais especificamente de como devemos preparar uma entrevista, a importância da linguagem corporal, a postura que devemos adotar na conversa com o empregador e que tipo de perguntas devemos fazer/evitar numa entrevista de emprego. A 6ª sessão, decorreu dia 26 de março, focalizada nos direitos e deveres dos trabalhadores e os diferentes contratos que existem. Por fim a última sessão decorrerá dia 01 de abril e terá como objetivo a avaliação final do curso. Estão pensadas sessões (em colaboração com os Gabinetes de Inserção Profissional da Freguesia) de esclarecimento nas mais diversas áreas implicadas na procura ativa de emprego, ex: motivação, atitudes, entre outras.

É dinamizado o “Dossier de emprego”, contendo diversas ofertas de emprego e formação, o mesmo é atualizado semanalmente, encontrando-se no atendimento da JFM para consulta.

1.5. Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ)

As Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) são entidades oficiais não

judiciárias, baseadas numa lógica de parceria local, com autonomia funcional, que visam promover os direitos da criança e do jovem e de prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetarem a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral, deliberando com imparcialidade e independência. A Junta de Freguesia de Marvila mantém a sua representação na Comissão para Apoio a Crianças e Jovens (CPCJ), efetuando ações de prevenção de situações de risco (Comissão Alargada) e acompanhamento processual de situações já efetivas de crianças e jovens em risco (Comissão restrita). A técnica cooptada encontrou-se em funções até ao mês de março, tendo acompanhado 21 processos.

(6)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

1.6. Projeto Marvila Ativa

1.6.1. Espaço de Alfabetização (Aulas de informática, inglês e Alfabetização) – janeiro a março

A Junta de Freguesia de Marvila continua a desenvolver as atividades de alfabetização, Inglês e informática, orientado para os cidadãos mais idosos. As mesmas decorrem no espaço, sito na R. Xavier Magalhães nº 20 CV.

Neste momento encontram-se em funcionamento as aulas de alfabetização com cerca de 16 alunos. As mesmas realizam-se 3 vezes por semana (2ª,4ªe 6ª feira) das 17h00 às 18h30.

As aulas de inglês contam com cerca de 10 alunos, que se encontram no nível intermédio, uma vez que já frequentaram as aulas em anos anteriores. As aulas têm lugar às quintas-feiras das 17h30 às 19h00.

A informática conta com 4 turmas de 8 alunos cada, num total de 32 alunos. As aulas são lecionadas às 3ª e 5ª feiras entre as 14h00 e as 17h00.

1.6.2. Baile Sénior

A Junta de Freguesia de Marvila juntamente com o Grupo Marvila Voluntária realizou Bailes Seniores mensais, com o objetivo de fomentar o convívio, diminuir situações de isolamento e combater o sedentarismo.

1.6.3. Baile da Primavera – 19 de Março

(7)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ Esta iniciativa contou com a parceria do Centro Social e Paroquial de S. Maximiliano Kolbe, MITRA – Polo de Inovação Social, Lar Evangélico, Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bº do Loios, Centro de Desenvolvimento Comunitário do Bº da Flamenga, Centro de Dia e Residência Quinta das Flores, Marvila Ativa e Centro Social Cultural Sta. Beatriz envolvendo cerca de 250 idosos.

1.7. Atividades do Projeto Intervir 1.7.1. Escolas Públicas

No âmbito do Programa de Promoção de Competências Pessoais e Sociais (PPCPS) deu-se continuidade às atividades planeadas para o ano letivo 2014/2015, nas turmas selecionadas das escolas públicas da Freguesia de Marvila, isto é, nas escolas do 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo. Como referido anteriormente, neste Programa estão incluídas 2 a 3 turmas por escola, num total de 20 turmas. As atividades citadas, realizam-se durante o período da manhã, a sua frequência por turma é semanal e têm a duração de 01h00 a 01h30m.

O Gabinete de Apoio à Criança e ao Jovem (GACJ) incluído no Projeto, prestou apoio a 15 crianças do 1º Ciclo. Este apoio teve frequência semanal e quinzenal. Foram feitas entrevistas aos respetivos Encarregados de Educação.

No mês de março realizaram-se sessões de “Conversas com Pais”: nas escolas EB1 Manuel Teixeira Gomes, EB1 Luiza Neto Jorge e 2+3 Damião de Góis, cujo tema foi “ Como Falar Com os Seus Filhos – A Importância das Regras e das Rotinas”; nas escolas EB1 João do Santos, EB1 do Armador, EB1 dos Lóios e EB1 nº195, o tema foi “O Papel de Cada Um na Família – Como Promover a Auto -Estima do Meu Educando”.

1.7.2. Espaço Intervir

(8)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ Afetos Positivos no Grupo (amizade, amor, ternura, carinho, etc.); O Enamoramento e o Namoro; Adolescência e Comportamentos de Risco; Personalidade e Máscaras; Os Sentidos: Comunicação Verbal e Não-verbal; O Ser Diferente; A Relação Com o Outro – O Outro Como Figura Educativa e de Afeto.

Em diferentes ocasiões, foram atendidos presencialmente, Encarregados de Educação de jovens que frequentam o Espaço do Intervir.

1.8. Supervisão e apoio aos projetos aprovados no âmbito do Programa Marvila

Freguesia Solidária.

1.9. Participação nas reuniões de parceria do Projeto Gravidez sem Violência (Projeto

BIP-ZIP aprovado pela CML para a freguesia de Marvila).

2. PELOURO EDUCAÇÃO

O Conselho Educativo de Marvila reuniu no dia 29 de janeiro no Espaço Jovem do Intervir, cuja ordem de trabalhos foi:

 Apresentação da nova Vogal da Educação; Revisão do Plano de Atividades do CEM; Próximos Eventos; Outros Assuntos.

Foram realizadas 37 consultas de Psicoterapia a crianças e jovens da Freguesia.

(9)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

3. PELOURO DA ECONOMIA E SOCIEDADE.

3.1. Plataforma “My Neighborhood” (“O meu bairro”)

No dia 28 de fevereiro a Sociedade Musical 3 d’ Agosto de 1885 acolheu a inauguração da exposição de fotografia “Marvila: Retratos da Vida”. A iniciativa resultou do concurso de fotografia organizado pela plataforma “My Neighborhood” (“O meu bairro”) que reuniu 22 fotografias da freguesia de Marvila.

O concurso que pretendeu a promoção da história da freguesia e a valorização dos seus bairros recebeu uma boa adesão por parte dos marvilenses, que quiseram participar e mostrar algumas das boas fotografias que tiraram em Marvila.

Na Sociedade Musical com a presença de cerca de 25 pessoas foram entregues os prémios aos participantes deste concurso.

Este projeto, lançado no Conselho Marvilense, procura aproximar as pessoas dentro da freguesia, por meio de uma rede social participativa. Na rede poderá partilhar e descobrir o que de bom se faz em Marvila através de artigos e eventos. Ajudar a melhorar o seu bairro, resolver os seus problemas com a ajuda dos seus vizinhos e a promoção de iniciativas e negócios são algumas das oportunidades e possibilidades desta rede social.

Esta plataforma já conta 152 membros (23 instituições e 129 pessoas individuais)

3.2. Mercado Bairro do Condado

Foi lançado, no mês de março, o concurso para ocupação das lojas (7) que se encontram encerradas. De acordo com o regulamento, o preço m2 é de 12,54€ (aplicação da Lei

56/2012).

(10)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

Este tipo de atitude vem demonstrar que a aposta feita, por este executivo, na requalificação do mercado pecou por tardia.

De referir que o mercado do Bairro do Condado, que existe desde a década de 80 e sob a gestão da CML, transitou para a junta de freguesia em 2014 e foi a primeira vez que sofreu uma intervenção.

O período a concurso, conforme edital publicado, está a decorrer de 30 de março a 10 de abril.

4. PELOURO HABITAÇÃO

Foram intervencionadas várias habitações de pessoas carenciadas da freguesia, de acordo com os relatórios da área social.

Existem ainda algumas habitações na freguesia que, ainda, não usufruem de rede de água potável e, algumas, usufruindo mas a rede está deteriorada, com ferrugem, consequentemente, sem condições e a precisar urgentemente de ser substituída, mas os moradores não têm recursos financeiros para a sua substituição.

Em Novembro de 2002, o Comité da ONU para os Direitos Económicos, Sociais e Culturais afirmou que o acesso a quantidades suficientes de água limpa para uso pessoal e doméstico é um direito fundamental de todos os seres humanos.

Neste sentido, durante este trimestre vamos dar início à instalação da rede de água em habitações de pessoas carenciadas e de parcas reformas na Azinhaga das Salgadas. Em termos de Atendimento, no primeiro trimestre foram atendidas 40 pessoas a uma média de 4 pessoas por dia, a maioria, sendo carenciada e a viver situações de desemprego e não sendo muito exigentes, solicita apoios na realização de algumas melhorias na habitação onde reside.

(11)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

5. PELOURO AMBIENTE, HIGIENE URBANA E ESPAÇOS VERDES

5.1 Ambiente e Higiene Urbana

Os funcionários que transitaram da CML, para a Junta de Freguesia de Marvila não foram suficientes em relação à área geográfica da Freguesia, por consequência tivemos que contratar mais 15 pessoas, para dar solução à limpeza, estes 15 novos colaboradores, foram colocados no posto de limpeza da Junta no Bairro do Armador, foram-lhes atribuídos alguns bairros para fazerem o seu trabalho, porque de outra forma seria impossível mantermos a freguesia limpa, havia bairros que eram deficitariamente limpos e só uma vez por semana, assim entregamos os seguintes bairros; Flamenga,

Armador e Loios, o que tem sido uma mais-valia a nível da limpeza para a freguesia,

mesmo assim, ainda não é o suficiente, os funcionários que vieram da CML, tem vindo a fazer muitos esforços em colaborar no sentido de termos a Freguesia limpa, eles fazem a varredura nos bairros que lhes estão distribuídos, que são os seguintes, Condado,

Salgadas, Alfinetes, Marquês de Abrantes, Quinta do Chalé, Prodac, Bairro J, Vale Formoso, Amendoeiras, Braço de Prata, Poço do Bispo e Marvila Antiga, para além

disto fazem também o corte das ervas nos passeios, nos terrenos de desmatação, aplicação herbicida fazem lavagens das ruas.

Foi também necessário proceder à compra de uma varredora nova com 2m3 por ter mais

capacidade de recolha de resíduos, porque a varredora que nos foi transferida pela CML é de 1m3 e está mais tempo na oficina do que a trabalhar, mas com investimento na

varredora conseguimos recuperar a limpeza da Freguesia.

(12)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ necessidades, poderiam trazer um saco para apanharem os dejetos, o que seria ideal para melhorar a imagem da freguesia.

5.2 Espaços Verdes

A Junta de Freguesia de Marvila, está a lançar um concurso público para a manutenção/ conservação e desmatação dos espaços transitados da CML, nomeadamente, GEBALIS, áreas expectantes e ajardinadas e jardins nas escolas; por motivos das áreas serem muito abrangentes, obriga-nos a fazer concurso público, sendo este um pouco mais demorado, por este motivo ainda não dado inicio à manutenção nem à desmatação.

Foram feitas também a limpezas dos jardins na Freguesia tais como; Vale Formoso de

Cima, Prodac-Sul, Condado, Amendoeiras, também se procedeu a reparações de

gradeamentos dos mesmos, que foram danificados e vandalizados por toda a Freguesia, mesmo assim, ainda faltam alguns o que nos obriga a despender de mais tempo para serem avaliados e pôr em curso a sua reparação.

Foram plantadas 21 árvores na Av. Avelino Teixeira da Mota, nas respetivas caldeiras.

Está prevista a recuperação de alguns espaços expectantes, nomeadamente o último troço da Av. Dr. Augusto de Castro, não foi possível concretizar no ano passado, mas tudo iremos fazer para que este ano seja uma realidade.

Estamos a proceder à poda das árvores, que agora são da nossa competência por força da Lei 56/2012 de 28 de novembro, nomeadamente no Bairro da Flamenga, Av. Avelino Teixeira da Mota, Rua Ferreira de Castro, Rua João Palma Ferreira, Av. Arlindo Vicente, Bairro das Amendoeiras, Rua Eng. Rodrigues de Carvalho, Rua Paulo Dias Novais, Rua Pedro Cruz, Bairro da Prodac, Rua Caetano de Sousa, Vale Formoso de

Cima - Rua Fernando Maurício, Rua Vale Formoso de Cima Ponte de Braço de Prata.

Ainda vamos fazer mais podas nos seguintes bairros: Armador, Amendoeiras,

(13)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

6. PELOURO ESPAÇO PÚBLICO, SEGURANÇA E MOBILIDADE

6.1. Foi iniciada e concluída a 2ª fase da qualificação do passeio na Rua Pardal Monteiro, completando-se assim a requalificação de cerca de mil metros de

passeio. Nesta obra, junto das passadeiras de peões, foram construídas rampas de acesso com piso tátil e diferenciação cromática, pensadas de modo especial para pessoas com insuficiência visual, foi também alargada a passagem para a Rua

José Luís Monteiro e foram colocados novos corrimãos, nos dois lados da escada. 6.2. Foi dada a execução à manutenção e reparação dos espaços pedonais da

freguesia, registando-se, entre os dias 15 de janeiro a 14 de março:

 Locais intervencionados, 83.

 Intervenções em pavimentos, 81.

 Intervenções em barreiras ao estacionamento, 10.

 Outras (caldeiras de árvores, muretes, sargetas, sumidouros, limpeza de espaços, etc.), 10.

6.3. O Serviço LX - Porta a Porta,

Manteve-se nos mesmos moldes, disponível e gratuito para os fregueses que dele queiram usufruir nos dias úteis das 07h30m às 20h30m e aos sábados das 07h30m às 14h00.

A Junta está a analisar estes percursos, bem como o horário, visto que os fregueses que transportamos serem muito sazonais.

Verificou-se a continuidade do serviço de transporte de pessoas, com uma viatura, tendo-se registado os seguintes números:

- Circuitos realizados, 934

(14)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

7. PELOURO DESPORTO, JUVENTUDE

7.1 Participação nas Olisipíadas 2015

A Junta de Freguesia de Marvila em parecia com a Câmara Municipal de Lisboa tem vindo a participar ativamente na organização e implementação deste projeto desportivo para as crianças e jovens da cidade de Lisboa.

As Olisipíadas apresentam-se com 12 modalidades, nomeadamente o Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ciclismo, Futsal, Ginástica, Judo, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Voleibol e o Skate. Estas modalidades estão disponíveis para os jovens dos 6 aos 14 anos.

O Pelouro do Desporto e Juventude procurou rentabilizar os recursos humanos e materiais existentes na freguesia. Desta forma, foram contactados os diversos clubes, associações, instituições particulares de solidariedade social, escolas públicas e privadas de modo a participarem de acordo com as suas valências. Como é do conhecimento do público geral, Marvila apresenta como ponto forte a modalidade de Futsal uma vez que é a mais praticada na freguesia. No entanto, procurou-se a existência do ecletismo no que respeita à participação dos jovens marvilenses. Da nossa parte existiu incentivo para a prática de modalidades que nunca antes os jovens tivessem experimentado, para que no seu dia-a-dia pudessem abrir o leque de opções quanto às modalidades a praticar. Perante este propósito, é possível dizer que se obteve sucesso. Muitos jovens que participaram nas modalidades que os deixam confortáveis a fim de competirem nas Olisipíadas acabaram por experimentar outras que nunca antes tinham feito ou tinham, mas apenas de uma forma pouco significativa.

(15)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ Após a fase local que tem vindo a decorrer desde 21 de fevereiro e terminará a 26 de abril, e tem sido organizada ao nível de UIT Oriental, onde Marvila se agrupa com as freguesias do Beato, Olivais e Parque das Nações, irá realizar-se a fase final onde Marvila terá representação em todas as modalidades, competindo contra todas as restantes freguesias da cidade. Ainda na fase local, será realizada na freguesia de Marvila a prova de Skate a 26 de abril. Esta aposta prende-se com as boas condições que o Skate Park inaugurado em 2013 apresenta. O Parque tem 2000 metros quadrados e está preparado para receber todo o tipo de competição seja ao nível do Skate ou ao nível das BMX.

Em modo de conclusão relativamente a este tema, além da taxa de participação ser boa e os treinadores, dirigentes e atletas apresentarem sempre um excelente espirito desportivo e cooperativo, também as classificações marvilenses têm sido muito boas, o que fomenta a vontade em querer fazer mais e melhor ao nível do desporto na freguesia.

7.2 Torneios na freguesia

Aproveitando todo o trabalho realizado nas Olisipíadas, o Pelouro do Desporto e Juventude pretende oferecer mais tempo de prática desportiva através de torneios organizados pela Junta de Freguesia de Marvila. Estas atividades serão direcionadas para os jovens que se inscreveram nas Olisipíadas e para aqueles que não tiveram essa oportunidade.

Uma vez que o evento desportivo organizado em parceria com a C.M.L e as Juntas de Freguesia apresentam prática desportiva efetiva para os jovens dos 6 aos 14 anos, o Pelouro do Desporto e Juventude irá realizar torneios para os jovens que não se enquadrem nesta faixa etária e ainda para os adultos da freguesia.

(16)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ A primeira modalidade a realizar será o Futsal, pela preponderância e procura que apresenta na freguesia.

7.3. Atividade de Zumba

De modo a cumprir o estabelecido na Lei 5/2007 de 16 de Janeiro, Art.º 6, n.º 2 c) onde o Estado incumbe às autarquias locais a promoção e a generalização da atividade física, a Junta de Freguesia de Marvila irá incentivar a integração da atividade física nos hábitos de vida quotidianos, bem como a adoção de estilos de vida ativa através de aulas de Zumba. A Zumba é uma aula de Fitness dançada e inspirada em movimentos e músicas latinas e internacionais que criam um sistema de Fitness dinâmico, excitante e efetivo. Esta modalidade integra alguns dos princípios básicos de aeróbica, treino intervalado e de resistência maximizando: a queima de calorias, os benefícios cardiovasculares e com tonificação total do corpo.

Esta atividade teve início a 21 de março de 2015 e realizar-se-á todos os fim-de-semanas pela manhã (preferencialmente ao sábado) junto do comércio local de cada bairro de Marvila. Posto isto, estabelece-se um segundo objetivo para esta atividade. Pretende-se que, após os marvilenses começarem o seu dia com atividade física, possam de seguida usufruir do comércio local que lhes está próximo. Assim, a Junta de Freguesia de Marvila pretende ser promotora do comércio local, impulsionando as pessoas de cada bairro e da freguesia a adquirem os produtos disponíveis nas lojas onde as aulas de Zumba são realizadas.

(17)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ desenvolvimento do comércio local, também se assiste a um momento de puro convívio entre os participantes. A ideia de criar uma aula de Zumba em cada bairro da freguesia, surge pelo facto das pessoas de cada bairro não se misturarem. Assim, de modo a não ter sempre as mesmas pessoas na atividade, a Junta de Freguesia vai ao encontro de cada um com o objetivo de atingir o máximo de público possível, esperando sempre que existam seguidores permanentes independentemente do bairro onde se realiza, aumentando assim a corrente de participantes.

Além disso, é de salientar que os comerciantes e o público em geral aplaudiram esta iniciativa mostrando-se dispostos a continuar a participar.

7.4 Atividade Física e Desportiva na População Sénior

O declínio das capacidades físicas e as modificações fisiológicas inerentes ao envelhecimento são aspetos fulcrais para a construção de programas de exercício físico para idosos. Atualmente, a atividade física assume um papel importantíssimo no quotidiano das pessoas. Importa salientar que, para a população Sénior, a atividade física assume um papel importante na recuperação e tratamento de indivíduos com doenças vasculares crónicas, hipertensos e diabéticos.

Desta forma, o pelouro do desporto e da ação social/saúde procuram implementar este tipo de projetos de forma a manter e a melhorar a condição física desta população alvo, bem como promover melhorias no que respeita à sensação do bem-estar e ao nível da saúde.

(18)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

7.4.1.Hidroginástica

A hidroginástica tem vindo a ser um projeto muito bem acolhido e valorizado pela população idosa de Marvila. Este projeto que data o seu início desde 2011 destinando-se aos residentes de Marvila com idades superiores a 45 anos, tem como objetivos fomentar estilos de vida saudáveis através da prática de atividade física regular, prevenir e/ou retardar o aparecimento de algumas doenças e fomentar o convívio social que consequentemente previne situações de isolamento e inatividade física.

Encontram-se abertas duas turmas de trinta pessoas que realizam hidroginástica na Piscina Municipal Vale Fundão, segundas e quartas-feiras das 14h00 às 14h45m.

A procura tem vindo a ser muita, uma vez que os médicos aconselham as pessoas à realização desta atividade aquática com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desta população.

7.4.2. Ginástica de Manutenção

A ginástica também tem uma forte procura por parte da população idosa de Marvila. Este projeto serve complemento às aulas de hidroginástica, destinando-se aos residentes de Marvila com idades superiores a 45 anos, procurando assegurar os mesmos objetivos, com benefícios diferentes ao nível da melhoria das capacidades físicas.

Encontram-se abertas duas turmas de trinta pessoas durante quatro dias por semana. A turma A realiza a sua atividade segundas e quartas-feiras das 18h00 às 19h00 e a turma B tem a sua atividade terças e quintas-feiras das 10h00 às 11h00. A existência destes dois horários permite uma boa e importante flexibilidade para as pessoas desta população, uma vez que muitas necessitam de cuidados de saúde que habitualmente acontecem pelas manhãs e desta forma, à tarde já é possível realizarem a prática da atividade física.

(19)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________ Estas aulas são muito valorizadas pelos participantes uma vez que reconhecem os fortes benefícios físico e psicológicos que esta atividade lhes proporciona no quotidiano.

8. PELOURO DA CULTURA

O ano começou da melhor maneira com a realização no dia 11 de Janeiro, de um concerto de Ano Novo, com a participação especial do tenor Carlos Guilherme na Igreja Maximiliano Kolbe.

Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Marvila com a organização da ACULMA, é de referir que a Igreja foi pequena para receber tantos marvilenses que quiseram marcar presença.

Realizou-se também em Janeiro no Salão de Festas do Vale Fundão, o “X Encontro

Nacional de Tocadores de Concertinas”, que contou com a presença de mais de duas

centenas de tocadores, o espaço foi pequeno para receber tantos apaixonados por aquele instrumento de música popular Portuguesa, este evento foi uma parceria entre a Junta de Freguesia de Marvila e C.C. Arcos de Valdevez.

Ao longo deste trimestre, temos realizado várias reuniões, umas solicitadas pelas associações, outras por nós, a fim de conversamos sobre os planos de atividades para 2015 e ver as possibilidades de as apoiar, na maior parte dos casos será assinado protocolo, ficando essas Instituições com a responsabilidade de organizar um evento anual na Freguesia, e participar noutros que venham a ser organizados pela mesma.

8.1. Marvila dos Sabores.

(20)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

CEDÊNCIA/ ALUGUER DE AUTOCARRO

Instituição Mês Destino

Escola EB1 Dr. João dos Santos Fevereiro Teatro Politeama Jardim de Infância nº 5 - Dr. João dos Santos Fevereiro Museu Gulbenkian EB 2, 3 Damião de Góis Fevereiro Tomar - Almourol Agrupamento 760-Beato Fevereiro Lisboa-Troia Ass. Sócio Cultural Moradores Bº Marquês

de Abrantes

Fevereiro Vimeiro

Freguesia de Marvila Fevereiro Carnaval Agrupamento 760-Beato Fevereiro Troia-Lisboa Vale Formoso Futebol Clube Fevereiro Serra da Estrela Jardim de Infância nº 5 - Dr. João dos Santos Fevereiro Museu Gulbenkian Escola Secundária D. Dinis Fevereiro Lourinhã

Centro Social Paroquial São Maximiliano Kolbe

Março Bombeiros Voluntários de Sacavém

Escola Secundária D. Dinis Março Constância

Escola Secundária D. Dinis Março Lisboa-Várzea de Sintra Escola Secundária D. Dinis Março Várzea de Sintra-Lisboa Associação Ester Janz Março Teatro Politeama

(21)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

APOIOS A INSTITUIÇÕES:

Apoios a Instituições - CULTURA

Instituição Valor (Euros) Objeto

ESTUDANTINA ACADÉMICA DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA

1.500,00 13º Edição do Festival Estudantino

Apoios a Instituições – AÇÃO SOCIAL

Apoios a Instituições – DESPORTO

PROTOCOLOS:

A Junta de Freguesia de Marvila, já celebrou protocolos com as seguintes instituições:

1 - Cultura

- Aculma

- Casa do Concelho Arcos Valdevez - Sociedade Musical 3 de Agosto 1885 - Casa do Concelho de Castro Daire - Teatro Contra-Senso

2 - Desporto

- Clube Oriental de Lisboa

Instituição Valor (Euros) Objeto

SOCIEDADE PORTUGUESA DE ESCLEROSE MÚTLIPA 400,00 Projeto “EM Contros e EM’Movimento”

Instituição Valor (Euros) Objeto

(22)

Informação Escrita do Presidente à Assembleia de Freguesia de Marvila ________________________________________________________________________

MAPA DE RESUMO DO ATENDIMENTO

(de 1de janeiro a 30 de março)

TABELA - Atestados/ Certidões e Provas de Vida.

Descrição N.º Valor

ATESTADOS

Nacional 228 798,00€

Nacional Com Agregado Familiar 11 38,50€

Estrangeiros 180 630,00

Estrangeiros com Agregado familiar 3 10,00€

Isentos 202 0,00€

Com Impresso Próprio 78 117,00€

PROVAS DE VIDA

Global 77 161,50€

TABELA – Registo de Canídeos e Renovação de licenças.

Descrição N.º Valor

Novos Registos e Licenças 20 222.20€

Renovação de Licenças 49 432,60€

Em anexo os seguintes mapas oficiais financeiros e obrigatórios a 31/03/2015:

1.RESUMO DIÁRIO TESOURARIA (SC-9) - POCAL

2.FLUXOS DE CAIXA

Referências

Documentos relacionados

 Formação da Júnior Achievement a técnicos do Projeto Intervir e do Projeto Mais, para implementação de programas de promoção de competências a crianças e

Desde cedo a sua direção soube o quão importante era estar inserida na comunidade local e, por isso, fez vários trabalhos para a freguesia, mui- tos através da sua política

N o âmbito das lojas sociais da Câmara Munici- pal de Lisboa, o pelouro da Ação Social, Habi- tação e Saúde da Junta de Freguesia de Marvi- la criou a Loja Solidária de Marvila,

Na reunião, que teve lugar no Salão de Festas do Vale Fundão, em Marvila, esteve presente o vogal do pelouro do Desporto, Juventude e Cultura da Junta da Freguesia de Marvila,

A s crianças são o futuro da nossa sociedade e uma prioridade para a Junta de Freguesia de Marvila que continua a obter resultados muito positivos com o desenvolvimento do

Reconhecendo embora a necessidade de obras no referido espaço, a Assembleia de Freguesia de Marvila, em reunião ordinária de 21 de Dezembro, recomenda ao Senhor Presidente

No seguimento do protocolo recentemente assinado com o Instituto Supe- rior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a Junta de Freguesia de Marvila está a desenvolver esforços para que,

O interesse em estudar o papel da fonética no ensino de FLE começou ainda na graduação, no curso de Letras-Francês (UFAC). Enquanto aluna do curso, foi possível