• Nenhum resultado encontrado

CONSTITUIÇÃO DE 1988

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSTITUIÇÃO DE 1988"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CONSTITUIÇÃO

DE 1988

(2)

2

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

INFLUÊNCIA E CONTEXTO HISTÓRICO

Após um processo longo de elaboração e votação de seu texto, a Constituição Federal foi promulgada com grande festa, em 05 de outubro de 1988, cercada de grandes expectativas. De fato, a Constituição de 1988 expressa bem os anseios da sociedade no período em que foi promulgada. Após vinte anos de ditadura e violação aos direitos humanos, a Carta Política de 1988 consagrou em especial os direitos individuais, dando atenção especial ao princípio da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III) e aos direitos conexos a este princípio, como a proibição da tortura (5º, III) e a prática de racismo como crime inafiançável (5º, XLII), entre outros.

Também consagra a Carta Magna os direitos sociais em capítulo específico, com atenção especial ao direito dos trabalhadores, bem como assegura a igualdade material em diversos momentos (art. 5º e art. 6º, entre outros exemplos), além de destinar título específico (Título VIII) para a ordem social.

Além disso, o histórico de arbitrariedades cometidas pela ditadura e a abertura política, aliada à redemocratização do país, acarretaram na necessidade de tornar o controle abstrato e concentrado de constitucionalidade mais acessível a outros setores, de modo que a discussão atingisse a um número maior de pessoas.

A atual constituição é pautada em princípios que visam à construção de uma sociedade justa, livre e solidária, ao fim da pobreza e das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem estar de todos, sem que haja qualquer forma de discriminação e preconceito. O principal objetivo é a igualdade de todos os cidadãos. Por isso é

(3)

3 conhecida como “Constituição Cidadã”.

DOS DIREITOS E DEVERES DO ESTADO

Ao longo dos trabalhos, a Assembleia Constituinte esteve aberta as propostas de emendas populares. Para tanto, bastaria que as sugestões fossem encaminhadas por intermédio de associações civis e subscritas por, no mínimo, 30 mil assinaturas que atestassem o apoio popular à proposta.

Portanto, com a maioria conservadora, a condição prévia para a consolidação da democracia e efetivo combate às desigualdades econômicas e sociais só se realizou de modo limitado, com pouco espaço às deliberações co-geradas (governo e sociedade). No entanto, certos avanços foram conquistados pelos movimentos sociais, como a formalização do direito de todos à saúde com co-gestão social do Sistema de Saúde através de Conselhos paritários com os governos, a iniciativa legislativa popular, os plebiscitos, referendos e outros mecanismos participativos.

É interessante notar que cabe ao Estado ser o “provedor de condições mínimas de renda, educação, saúde, etc., consideradas como direitos dos cidadãos”.

A partir de 1988 o Estado reviu suas responsabilidades e passou a ter a obrigação de garantir diversos direitos sociais, como educação de qualidade:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada [...], visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo

(4)

4 para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” Artigo 205.

O acesso à saúde (SUS) também passou a ser um direito de todos, independentemente do cidadão contribuir para a previdência ou não.

- Toda pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.

- A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.

- Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o gênero de educação a dar aos filhos.

A Constituição Federal de 1988 enuncia o direito à educação como um direito social no artigo 6º; especifica a competência legislativa nos artigos 22, XXIV e 24, IX; dedica toda uma parte do título da Ordem Social para responsabilizar o Estado e a família, tratar do acesso e da qualidade, organizar o sistema educacional, vincular o financiamento e distribuir encargos e competências para os entes da federação.

Além do regramento minucioso, a grande inovação do modelo constitucional de 1988 em relação ao direito à educação decorre de seu

(5)

5 caráter democrático, especialmente pela preocupação em prever instrumentos voltados para sua efetividade.

EDUCAÇÂO

A LDB - Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394 foi promulgada em 20 de dezembro de 1996. Desde então, ela vem abrangendo os mais diversos tipos de educação: educação infantil (agora sendo obrigatória

para crianças a partir de quatro anos); ensino fundamental; ensino médio (estendendo-se para os jovens até os 17 anos). Além de outras

modalidades do ensino, como a educação especial, indígena, no campo e ensino a distância. Cabe a nós, brasileiros, segui-la, tornando a educação muito mais humana e formativa. Mesmo porque o sistema educacional envolve a família, as relações humanas, sociais e culturais.

É por meio da LDB que encontramos os princípios gerais da

educação, bem como as finalidades, os recursos financeiros, a formação

e diretrizes para a carreira dos profissionais da educação. Além disso, essa é uma lei que se renova a cada período, cabendo à Câmara dos Deputados atualizá-la conforme o contexto em que se encontra a nossa

sociedade. Como exemplo, antes o período para terminar o ensino

fundamental era de 8 anos. Após a atualização da LDB, o período se estendeu para 9 anos, com idade inicial de 6 anos. Outras atualizações foram feitas, como a revogação dos parágrafos 2º e 4º do Artigo 36, da seção IV, que trata do ensino médio. Daí a importância de sua publicação, visando nortear o povo brasileiro, assegurando-lhe seus direitos e mostrando os seus deveres.

(6)

6 DIVISÃO DOS PODERES

A competência legislativa em matéria educacional na Constituição Federal se encontra na previsão do artigo 22, XIV, que consagra competência legislativa privativa da União para legislar sobre diretrizes e bases da educação nacional e na competência concorrente da União, dos Estados e do Distrito Federal para legislar sobre educação, cultura, ensino e desporto, prevista no artigo 24, IX. Ranieri, um estudioso do Direito, demonstra que, em verdade, a competência para legislar sobre diretrizes e bases não é, em sua natureza, privativa, mas concorrente.

Quanto à competência prevista no artigo 24, IX, à União caberá editar normas gerais sobre educação e ensino, e aos Estados e Distrito Federal o estabelecimento de normas suplementares. Dessa forma, há um regramento sucessivo, dupla legislação em graus distintos, uma genérica e outra suplementar.

Como corolário das competências legislativas, a estrutura do sistema educacional brasileiro assenta sobre o modelo do Estado Federal. Nesse sentido, percebe-se que a lei de diretrizes e bases da educação nacional representa o regramento em nível nacional, correspondendo à articulação e coordenação dos sistemas de ensino. Por outro lado, a competência para edição de normas em matéria de educação e ensino prevista no artigo 24, IX garante a atuação dos Estados no tratamento de questões específicas, importante instrumento para atender a variedade de situações decorrentes da extensão e das desigualdades do País.

A participação da iniciativa privada na educação é admitida pela Constituição Federal subordinada ao cumprimento das normas gerais da educação nacional e autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público, nos termos do artigo 209. Esses são requisitos específicos, aos

(7)

7 quais se somam os gerais previstos no título da ordem econômica e financeira, que disciplinam a iniciativa privada como um todo e justificam a intervenção estatal em caráter de fiscalização e controle junto às instituições de ensino particulares no plano de seu desempenho econômico e financeiro.

A atividade educacional exercida pela iniciativa privada não perde o caráter eminentemente público. A previsão de autorização prévia e de controle de qualidade na matéria educacional determina o estabelecimento de critérios seja em relação ao próprio desempenho da atividade educacional, como ao modo de operacionalizá-la.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA CONSTITUIÇÃO DE 1988

- Assegura princípios fundamentais ínsitos à necessidade humana, servindo de fulcro o princípio da dignidade da pessoa humana (CF, art. 1º a 4º);

- Instituiu-se o Superior Tribunal de Justiça, substituindo o Tribunal Federal de Recursos;

- Estabeleceu o mandado de segurança coletivo (CF, art. 5º, LXX), mandado de injunção (CF, art. 5º, LXXI) e habeas data (CF, art. 5º, LXXII).

- Reforma eleitoral, estabelecendo a faculdade de exercício do direito do voto aos analfabetos e brasileiros maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

- A propriedade atenderá a sua função social (CF, art. 5º, XXIII); - O fim da censura familiar, com a implantação do divórcio e a inserção dos direitos da criança e adolescente;

(8)

8 - Consolidação da democracia como o direito de voto aos analfabetos e facultativo aos jovens com idade entre 16 e 18 anos, as eleições que antes eram de apenas um turno com a nova constituição passa a ser de dois, para os candidatos ao cargo de presidente, governador e prefeito, no caso de prefeito ocorre segundo turno somente nas cidades que possuem mais de 200 mil eleitores, quando ocorrer de um dos candidatos alcançar 50% dos votos, e o mandato do presidente sofreu uma redução de 5 para 4 anos.

- Repúdio ao racismo, passando a ser crime inafiançável (CF, art. 4º, VIII);

- Os índios foram reconhecidos como cultura, e o governo ficou incumbido de definir as terras reservadas a eles, além de garantir a sua proteção e de suas riquezas.

- Assenta novos direitos trabalhistas (CF, art. 7º).

- A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como crimes inafiançáveis a prática da tortura (CF/art. 5º, XLII) e ações de grupos armados contra a ordem institucional e o Estado democrático.

Em 1993, ocorreu um plebiscito sobre a forma e sistema de governo. Nessa ocasião, o povo brasileiro (a grande maioria sem discernimento sobre o assunto), decidiu pela manutenção da república presidencialista.

Referências

Documentos relacionados

• Divisão de cotas orçamentária/ financeira – No primeiro mês de cada exercício o prefeito lança um decreto para a divisão das cotas orçamentárias e financeiras durante

Sabendo que todas as fases promovem doenças glomerulares, e essas contribuírem de forma importante como causa de insufi ciência renal terminal tanto em humanos (VIERA NETO et

Sendo assim, entendemos como competências ou atributos necessários ao gestor de comunicação em projetos: Querer comunicar-se com seus públicos, entendendo que cada um demanda uma

A Constituição de 1937 dispunha, em seu artigo 16, inciso XIV, sobre a competência da União para legislar sobre bens de domínio federal, minas, metalurgia, energia

Por fim, ´e mostrado ainda que atrav ´es do estereograma do quadrado da velocidade de fase calculada a partir das estimativas dos par ˆametros WA ´e poss´ıvel para um meio TI,

Aspectos Regulatórios – Espectro (2/3)..  Flexibilizar licenças de uso de espectro para aplicações IoT para pequenas empresas ◦ OFCOM disponibiliza uso do espectro através

Com tantos documentos impressos no livro, diálogos transcritos, inclusive o da comunicação entre a torre de controle de Havana e os dois aviões relacionados aos bombardeios

E os dados estatísticos das pesquisas, as leis, os regulamentos e as medidas que regem a operação dos sistemas estatísticos e cartográficos do instituto e os dados individuais