• Nenhum resultado encontrado

EUP(Enterprise Unified Process) & AUP(Agile Unified Process) Grupo 5: Yuni Mika Maeda Kathia Nogima Luiz Eduardo Ruisch

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EUP(Enterprise Unified Process) & AUP(Agile Unified Process) Grupo 5: Yuni Mika Maeda Kathia Nogima Luiz Eduardo Ruisch"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

EUP(Enterprise Unified Process)

&

AUP(Agile Unified Process)

Grupo 5:

Yuni Mika Maeda

Kathia Nogima

(2)

Introdução EUP

“Como você pode melhorar o Rational Unified

Process para que se atenda às necessidades do

mundo real em relação as organizações típicas?”

(3)

Para que isto seja possível, em primeiro lugar se deve expandir o escopo da Rational para incluir o processo de software inteiro, não apenas o processo de desenvolvimento. Uma empresa provavelmente possui vários projetos de software em gerenciamento e também possui alguns sistemas que estão em operação e colaboram na produção.

O foco atual da maioria das organizações não está no desenvolvimento de um único projeto e sim no desenvolvimento, operação, suporte e manutenção de um grupo de sistemas. Isto implica que os processos de operações, suporte e esforços de manutenção precisam ser adicionados ao Rational Unified Process.

(4)

 Em segundo lugar, para que as organizações possam ser suficientes nos dias atuais o Rational Unified Process também necessita adicionar um suporte para a gestão de uma pasta (portfólio) de projetos, algo que outros processos têm chamado programa, multi-projeto, gestão de infra-estrutura ou de gestão empresarial.

 Sendo assim estes dois primeiros passos resultam em uma versão melhorada do ciclo de vida Rational Unified Process.

(5)
(6)

 O objetivo principal é operar e apoiar o software em um ambiente de produção.

• O foco da operação é assegurar que o software esteja funcionando corretamente, que a rede esteja disponível e monitorizada e que os dados apropriados são copiados e restaurados, se necessário. Planos de desastres são criados, e no caso de ocorrer um desastre, eles são executados para restaurar sistemas primários.

• O foco de suporte é ajudar os usuários finais, respondendo às suas perguntas, analisando os problemas que estão sendo encontrados nos sistemas de produção, registrando pedidos de novas funcionalidades, e fazendo e aplicando correções

EUP (Enterprise Unified Process)

(7)
(8)

- O Processo Unificado Empresarial (Enterprise Unified Process) inclui sete novas disciplinas de gestão empresarial que abordam as questões entre sistemas que as organizações devem enfrentar para serem bem sucedidas no que faz. Estas disciplinas são:

• Modelagem de Negócios Empresarial • Gerenciamento de Portfólio (Pasta) • Arquitetura Empresarial

• Reuso Estratégico • Gestão de Pessoas

• Administração Empresarial

• Melhorias de Processo de Software

(9)

 Modelagem de Negócios Empresarial: O objetivo desta disciplina é explorar a estrutura e os processos da empresa. Ele fornece um entendimento comum sobre as atividades de negócios, clientes e fornecedores da empresa. A Modelagem de negócios da empresa ajuda a identificar problemas e as áreas que são candidatas à automação.

 Gerenciamento de Portfólio: Organizações muitas vezes têm coleção de aplicações, que podem ser melhor gerenciados como um todo do que como aplicativos individuais. Esta disciplina permite controlar e planejar todo portfólio de software da sua organização, bem como programas individuais dentro de seu portfólio global. Isso permite que você agende e implemente novas exigências de uma forma mais estratégica. Isto também ajuda a evitar aplicações de mesma funcionalidade em diferentes aplicações.

(10)

 Arquitetura Empresarial: Esta disciplina aborda as questões globais de arquitetura associados à sua organização. Trata-se de modelos que definem, protótipos e modelos de trabalho que demonstram como ele funciona, e os quadros que tornam mais fácil de usar. A disciplina de arquitetura empresarial ajuda a garantir a consistência entre os sistemas e facilita muito, os esforços de arquitetura de aplicativo.

 Reuso Estratégico: Esta disciplina promove o desenvolvimento e a reutilização de ativos entre os projetos, cujo objetivo é permitir o desenvolvimento de aplicativos de alta qualidade de uma forma mais rápida, através da reutilização de ativos em vez de desenvolver um novo a cada vez. Ele também ajuda a melhorar a qualidade, uma vez que permite a utilização de artefatos que já tenham sido testados e comprovados.

(11)

 Gestão de Pessoas: Esforços de desenvolvimento de um software de gerenciamento inclui muito mais do que as tarefas técnicas de criação e evolução dos planos de projeto e cronogramas. As pessoas existem dentro de uma organização, e existe também a necessidade do gerenciamento da equipe e a mediação das interações entre elas e entre as outras pessoas. Esta disciplina descreve o processo de organização, acompanhamento, treinamento e motivação das pessoas, de forma a garantir que elas funcionem em harmonia e com sucesso, contribuindo com projetos dentro da organização.

 Administração Empresarial: Esta disciplina inclui a criação e a administração de ferramentas, processos e instalações que são componentes-chaves da infra-estrutura de sua organização de TI (Tecnologia da Informação).

(12)

 Melhoria de Processo de Software: Esta disciplina aborda a necessidade de gerenciar, melhorar e apoiar os vários processos em uso na organização. Lembre-se, em um processo não se cabe tudo.

Fases –

Além das disciplinas o Processo Unificado Empresarial, possui duas fases adicionadas, fora as fases já presentes no RUP (Rational Unified Process) essas duas fases são:

•Produção •Retirada

(13)

 Produção: Como podemos ver na figura posterior sobre o Processo Unificado Empresarial (Unified Process Enterprise) é incluida uma quinta fase, "produção", o que representa a parte do ciclo de vida do software depois que o sistema foi implantado.

• Como o nome da fase sugere, o propósito é manter o software em produção até que seja substituído por uma nova versão.

• Nota-se que não há iterações durante esta fase, ou há apenas uma iteração, dependendo de como você deseja analisar, porque esta fase se aplica ao tempo de vida de um único lançamento de software. Para desenvolver e implantar uma nova versão de um software é necessário percorrer as quatros fases de

desenvolvimento novamente.

(14)
(15)

 Retirada : O foco da fase de retirada é a remoção bem sucedida de um sistema de produção. Sistemas de produção são removidos por várias razões:

• Eles não são mais necessários. Um exemplo disso é o sistema que foi colocado em produção para cumprir as exigências legais impostas pela legislação federal. Caso a legislação for revogada, não há mais necessidade para o sistema.

• O sistema está a ser substituído. Por exemplo, é comum ver sistemas de home-grown (caseiro) para funções de recursos humanos serem substituídos por sistemas off-the-shelf (De Prateleira) comerciais.

(16)

 Atividades da fase de retirada incluem:

• Uma análise abrangente do sistema existente para identificar a sua ligação a outros sistemas.

• A redesing e retrabalho de outros sistemas existentes para que eles não contem com o sistema que está sendo retirado. Esses esforços normalmente são tratados como projetos em seu próprio direito.

• Transformação de dados existentes, talvez através de refatoração de banco de dados, pois não será mais necessário ou manipulado pelo sistema que está sendo retirado.

(17)

• Arquivamento de dados anteriormente mantidos pelo sistema que não é mais necessário por outros sistemas.

• Gerenciamento de configuração do software removido para que ele possa ser reinstalado, se necessário, em algum momento no futuro (isso é mais fácil dizer do que fazer).

• Testes de integração do sistema, dos sistemas restantes para garantir que eles não foram afetados através da reforma do sistema em questão.

(18)

EUP (Enterprise Unified Process)

– Conclusão –

Podemos analisar que o Enterprise Unified Process (EUP) é a extensão do Unified Process tornando-o capaz de atender às necessidades do mundo real, das reais organizações típicas. Sob medida para atender às necessidades da missão crítica do grande desenvolvimento.

O desenvolvimento de software, de manutenção e suporte são empreendimentos complexos, que necessitam de boas pessoas, boas ferramentas, boas arquiteturas e bons processos, para serem bem sucedidos. O processo de software é uma parte significativa da solução para a crise de software, algo que as organizações tem provavelmente ignorado colocando assim suas sobrevivência em risco.

(19)

Processo Unificado Ágil

-(Agile Unified Process)

(20)

.

 O AUP (Agile Unified Process) é uma “versão simplificada” do RUP (Rational Unified Process) idealizada por Scott Ambler que incorpora princípios ágeis. Assim como o OpenUP (Open Unified Process) o AUP procura balancear agilidade e controle de riscos.

 As práticas do AUP se baseiam em técnicas ágeis como, como exemplo, Test Driven Development (TDD), Agile Model Driven Development (AMDD), Agile Change Management, Database Refactoring e Agile Architecture.

(21)

.

Além disso, a filosofia do AUP parte dos seguintes princípios:

• Sua equipe sabe o que está fazendo: As pessoas não vão ler a documentação detalhada do processo, mas eles vão querer uma orientação de alto nível e / ou treinamento de vez em quando.

• Simplicidade:  Tudo é descrito de forma concisa usando um punhado de páginas, e não milhares deles.

• Agilidade:  O Agile UP está em conformidade com os valores e princípios do desenvolvimento ágil de software e Agile Alliance .

• Concentre-se em atividades de alto valor: O foco é sobre as atividades que realmente contam, não todas as coisas possíveis que poderiam acontecer com você em um projeto.

“O processo será personalizável conforme as necessidades de quem o usa.”

(22)

AUP (Agile Unified Process)

 Da mesma forma que o RUP e o EUP, o AUP propõe a evolução da arquitetura ao longo de duas fases.

• Na Iniciação: obtém-se uma arquitetura de alto nível, levando em consideração os requisitos técnicos. O objetivo é identificar uma estratégia arquitetural viável capaz de oferecer insumos ao planejamento do projeto e ao cálculo de esforços. Nesse momento, o diagrama recomendado mais importante é o esboço do modelo de implantação.

• Na Elaboração: o objetivo é refinar a arquitetura até atingir sua estabilidade. A modelagem da arquitetura é dirigida aos maiores riscos técnicos identificados. Tipicamente, protótipos são construídos para provar alguns aspectos da arquitetura. O principal objetivo dessa fase é a arquitetura estável, comprovada através da implementação dos requisitos estruturalmente críticos.

(23)
(24)

AUP (Agile Unified Process)

 A Figura mostra o ciclo de vida da AUP. A primeira coisa que você vai notar é que as disciplinas foram alteradas.

• Em primeiro lugar, a disciplina Modelo abrange do RUP Modelagem de Negócios, Requisitos e Análise e Design. Modelo é uma parte importante da AUP, mas não domina o processo - você quer ficar ágil, criando modelos e documentos que são bons o suficiente apenas.

• Em segundo lugar, o Gerenciamento de Configuração e Mudança é agora a disciplina de Gerenciamento de Configuração. Em desenvolvimento ágil de suas atividades de gestão de mudança normalmente são parte de seus esforços de gerenciamento de requisitos, que faz parte da disciplina Model.

(25)

Serial no Large

-A natureza de série do Agile UP é capturado em suas quatro fases: •Concepção: O objetivo é identificar o escopo inicial do projeto, a arquitetura potencial de seu sistema, e para obter o financiamento do projeto inicial e aceitação das partes interessadas.     

•Elaboração: O objetivo é prover a arquitetura do sistema (criar o protótipo arquitetural,definição de recursos e ferramentas técnicas).     

•Construção: O objetivo é construir software trabalhando em uma base incremental regular, que atende às necessidades de maior prioridade de suas partes interessadas no projeto(protótipo da interface com o usuárioidentificação de riscos técnicos).     

•Transição: O objetivo é validar e implantar o sistema em seu ambiente de produção.

(26)

Iterativo no Small

Disciplinas são realizadas de forma iterativa, definindo as atividades que os membros da equipe de desenvolvimento executadas para construir, validar e entregar software de trabalho que atenda às necessidades de seus stakeholders. As disciplinas são:

•Modelo: O objetivo desta disciplina é entender o negócio da organização, o domínio do problema a ser abordado pelo projeto, e para identificar uma solução viável para resolver o domínio do problema.

•Implementação: O objetivo desta disciplina é o de transformar o seu modelo (s) em código executável e executar um nível básico de testes, nomeadamente os testes de unidade.

(27)

• Teste: O objetivo desta disciplina é a realização de uma avaliação objetiva para garantir a qualidade. Isto inclui encontrar defeitos, validando que o sistema funciona como projetado, e verificar que os requisitos sejam cumpridos.

• Implantação: O objetivo desta disciplina é planejar para o fornecimento do sistema e executar o plano para tornar o sistema disponível para os usuários finais.

• Gerenciamento de Configuração: O objetivo desta disciplina é o de gerir o acesso aos seus artefatos do projeto. Isso inclui não apenas controlar versões de artefatos ao longo do tempo, mas também controlar e gerenciar mudanças para eles.

(28)

AUP (Agile Unified Process)

• Gerenciamento de Projetos: O objetivo desta disciplina é a de dirigir as atividades que ocorre no projeto. Isto inclui a gestão de riscos, orientando as pessoas (atribuição de tarefas, seguindo o progresso, etc), e coordenação com as pessoas e os sistemas fora do escopo do projeto para ter certeza de que ele é entregue no prazo e dentro do orçamento.

• Meio Ambiente: O objetivo desta disciplina é o de apoiar o resto do esforço, garantindo que o processo adequado, orientação (normas e diretrizes) e ferramentas (hardware, software, etc) estão disponíveis para a equipe quando necessário.

(29)

 Equipes AUP normalmente entregam versões de desenvolvimento no fim de cada iteração, a área de pré-produção (s). A versão de desenvolvimento de um aplicativo é algo que poderia potencialmente ser lançado em produção, se fosse para ser submetido a sua garantia de pré-produção de qualidade, testes e processos de implantação.

(30)

AUP (Agile Unified Process)

LANÇAMENTOS INCREMENTAIS AO LONGO DO

TEMPO

(31)

QUANDO USAR AUP

- Se você quiser algo entre XP e RUP tradicional, um processo que seja ágil e ainda explicitamente inclui as atividades e artefatos que você está acostumado, então a AUP é provavelmente para você.

Você deve adotar a AUP?

(32)

Referências Bibliográficas

• AMBLER, LINES; Scott W. , Mark. A Practitioner’s Guide to Agile Software. IBM Press.

• AMBLER, Scott W. Enterprise Unified Process (EUP): Agile

Strategies for Enterprise IT. Disponível em: <http://enterpriseunifiedprocess.com/>. Data de acesso: 20/05/2013

Referências

Documentos relacionados

PARÁGRAFO QUINTO: As infrações ao disposto nesta cláusula, e seus parágrafos, será punida com multa correspondente ao valor do salário do empregado, isto por

Neste sentido, o enquadramento regional que, em seguida, se apresenta tem por base o território constituído pela antiga Região de Lisboa e Vale do Tejo, apresentando-se

Segundo Carvalho &amp; Amabile (2006), para utilização na adubação verde é necessário que as espécies escolhidas apresentem rusticidade, crescimento inicial

Hui; Leung; Linn (2001) desenvolveram um interessante processo de otimização de custo de usinagem a partir de um modelo de tempo-dinâmico para passe único de torneamento. O

percebeu, na época, foi que Three Mile Island se converteu numa história de sucesso: a estrutura de contenção de concreto fez exatamente o que fora projetada para fazer

Um átomo do elemento químico x , usado como corante para vidros, possui número de massa igual a 79 e número de nêutrons igual a 45... UTILIZE AS INFORMAÇÕES A SEGUIR PARA

Conforme o estabelecido pelo artigo 51 da Lei nº 6360/76 e pelo artigo terceiro do decreto nº 8.077/13, a autorização emitida pela Anvisa precede o licenciamento

Gerência do Projeto Ambiente Modelagem do Negócio. Implementação Teste Análise