• Nenhum resultado encontrado

CARACTERÍSTICAS DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DO JAPÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CARACTERÍSTICAS DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES DO JAPÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

CARACTERÍSTICAS

DA CÂMARA DOS

REPRESENTANTES

DO JAPÃO

FEVEREIRO/2000

L

ÚCIO

R

EINER

Consultor Legislativo da Área XIX Ciência Política, Sociologia Política

(2)

© 2000 Câmara dos Deputados.

Todos os direitos reservados. Este trabalho poderá ser reproduzido ou transmitido na íntegra, desde que citados o(s) autor(es) e a Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados. São vedadas a venda, a reprodução parcial e a tradução, sem autorização prévia por escrito da Câmara dos Deputados.

Câmara dos Deputados Praça dos 3 Poderes Consultoria Legislativa Anexo III - Térreo Brasília - DF

(3)

1. INTRODUÇÃO

O

Japão, após a derrota na II Guerra Mundial, conheceu profundas modificações em seu sistema político. A atual Constituição foi promulgada em 1947, ainda sob a ocupação estadunidense que se prolongou até 1952. O país deixou de ser uma monarquia de direito divino e se transformou em monarquia parlamentarista nos moldes ocidentais. O poder executivo é exercido pelo Primeiro-Ministro, designado pelo Parlamento (Dieta) dentre o partido ou coalizão majoritários.

A Dieta é bicameral, conta com a Câmara dos Conselheiros – equivalente ao Senado – e com a Câmara dos Representantes – correspondente à Câmara dos Deputados. Após a reforma eleitoral de 1994, aquela tem 252 conselheiros eleitos para um mandato de seis anos, sendo 100 cadeiras pelo sistema de listas partidárias proporcionais e 152 cadeiras disputadas em circunscrições correspondentes aos 47 Ken (regiões). As eleições ocorrem a cada três anos, quando estão em jogo a metade das cadeiras. O número de cadeiras em disputa nos Ken varia de um a quatro, em função do número de eleitores. A Câmara dos Representantes possui 500 cadeiras, sendo 200 preenchidas mediante listas partidárias, pelo sistema proporcional e 300 oriundas de distritos uninominais. O mandato dos Representantes é de quatro anos.

Para fins da presente nota técnica, limitar-nos-emos a algumas características do funcionamento da Câmara dos Representantes. No que tange a remuneração dos parlamentares japoneses, ainda estamos aguardando resposta a nossas solicitações, que encaminharemos à medida em que forem recebidas.

(4)

2. SESSÕES LEGISLATIVAS DA CÂMARA DOS REPRESENTANTES

Existem três modalidades de sessão legislativa: ordinária, extraordinária e especial. O Gabinete decide a convocação que é feita pelo Imperador. Todas as sessões legislativas têm uma cerimônia de abertura presidida pelo Imperador. Nessas ocasiões, o Presidente da Câmara dos Representantes endereça as saudações protocolares, seguindo-se uma fala do Imperador.

Após a cerimônia de abertura, dá-se início aos trabalhos legislativos. Nas sessões ordinárias e nas especiais, o Primeiro-Ministro discursa acerca da política do governo, seguem-se pronunciamentos do Ministro das Relações Exteriores, do Ministro da Fazenda e do Diretor Geral da Agência de Planejamento Econômico. Por ocasião da abertura das Sessões Extraordinárias, discursa o Primeiro-Ministro e, quando for procedente, outros ministros de estado. Nessa ocasião, cada legenda designa um orador para endereçar perguntas aos membros do Gabinete. Por se tratar de regime parlamentarista de governo, os membros do Gabinete tem assento reservado na Dieta, podendo participar das sessões.

2.1. Sessões ordinárias

A Dieta é convocada em janeiro de cada ano para uma sessão legislativa de 150 dias. O objetivo principal é apreciar o orçamento nacional e projetos de lei a ele relacionados para o próximo ano fiscal.

2.2. Sessões extraordinárias

As sessões extraordinárias da Dieta podem ser convocadas pelos seguintes motivos: 2.2.1. Pelo Governo, para solicitação de crédito adicional para o orçamento, para verbas especiais em caso de catástrofes, e para toda medida considerada necessária e urgente.

2.2.2. Mediante requerimento de pelo menos 25% dos membros de cada Casa Legislativa, sendo o Governo obrigado a convocar sessão extraordinária.

2.2.3. Após a realização de eleições gerais quando realizadas ao término do mandato regular.

2.3. Sessões especiais

Ocorrem após eleições gerais precedidas da dissolução da Câmara dos Representantes. Nesse caso, todo o Gabinete, uma vez convocada a sessão, apresenta a sua renúncia. Procede-se então, nas duas Casas Legislativas, à eleição do Primeiro-Ministro para formar novo Governo.

2.4. Prorrogações e Encerramento das Sessões Legislativas

As sessões ordinárias podem ser prorrogadas uma única vez. As sessões extraordinárias ou especiais podem ser prorrogadas duas vezes.

O encerramento das sessões extraordinárias e especiais ocorre mediante votação conjunta das duas casas da Dieta.

3. SESSÕES PLENÁRIAS

As sessões plenárias da Câmara dos Representantes ocorrem às terças-feiras, quintas-feiras e sextas-quintas-feiras a partir das 13 horas. As votações podem-se dar pelo sistema simbólico, nominal ou mediante cédulas. Nesse último caso, os deputados que estejam a favor da proposta em votação depositam na urna uma cédula branca com o seu nome e os contrários uma cédula azul com o seu nome.

(5)

4. COMISSÕES

Existem Comissões Permanentes e Especiais. Na Câmara dos Representantes, as Permanentes são 20: Relações com o Gabinete; Administração Local; Justiça; Relações Exteriores; Finanças; Educação; Saúde e Previdência Social; Agricultura, Florestas e Pesca; Comércio e Indústria; Transportes; Comunicações; Trabalho; Construção; Orçamento; Auditoria; Administração e Normas; Disciplina; Segurança; Ciência e Tecnologia; e Meio Ambiente. Cada Deputado tem de participar de pelo menos uma comissão. Os membros das Comissão são designados pelo Presidente da Casa, de acordo com a proporção de cada legenda partidária.

As Comissões não podem funcionar sem a presença de, pelo menos, metade de seus membros. Todas as matérias nas Comissões são decididas por maioria simples.

5. PROCESSO LEGISLATIVO

Um projeto de lei aprovado na Câmara dos Representantes é submetido à aprovação da Câmara dos Conselheiros. Caso esta aprove o projeto de lei com emendas, deve ser submetido à nova análise pela Câmara dos Representantes. Caso o texto emendado não seja aprovado, uma Comissão Mista de Conciliação de ambas as duas Casas Legislativas é convocada para dirimir as divergências. Se a Comissão Mista não conseguir um texto de consenso, a decisão da Câmara dos Representantes prevalece. Caso o assunto em tela seja orçamento, tratados internacionais e designação do Primeiro-Ministro, a Câmara dos Representantes pode impor sua decisão mediante maioria simples. Para outros temas, faz-se necessária maioria qualificada de dois terços para superar o impasse. Por fim, o projeto de orçamento deve iniciar sua tramitação na Câmara dos Representantes.

6. CONCLUSÕES

Monarquia Parlamentarista, o Japão conheceu sólida estabilidade política no pós-guerra. O partido liberal sobreviveu, inclusive, a escândalos internacionais de suborno e tráfico de influências. No início da década de noventa, com a estagnação da economia, começou-se a questionar o modelo vigente. Surgiram novas legendas preconizando reformas tanto na política como na economia, posto que, no Japão, o papel do Estado na economia é da maior relevância. Portanto, torna-se impossível modificar o sistema econômico japonês sem modificar o Estado, e vice-versa. A lentidão em implementar as reformas provocou recessão no país e desemprego, fenômeno desconhecido nos últimos 40 anos. Ainda estão pendentes a maioria das reformas, a começar pelo sistema bancário, corporações multinacionais e relações trabalhistas. A Coréia do Sul possui sistema econômico-político inspirado no Japão e experimentou crise semelhante, porém mais aguda. Tendo implementado céleres porém dolorosas reformas, já está bem adiantada no caminho da recuperação. O funcionamento do Parlamento do Japão foi afetado pelas reformas políticas de 1994, que procuraram diminuir a distância entre os parlamentares e os eleitores e, sobretudo, manter os eleitos em permanente contato com a população para melhor acompanhar os temas que a preocupam, tentando, assim, tornar a política mais próxima dos problemas do dia-a-dia. Ainda é prematuro especular sobre a validade dessas reformas, mas é certo que, em outros países, como na Alemanha, trata-se de modelo de sucesso. 000773

Referências

Documentos relacionados

23 - A eleição dos membros da Diretoria far-se-á de forma trienal entre os associados, em Assembléia Geral, na forma deste Estatuto e do Regulamento Eleitoral dele

Sendo assim, o “conceito” de “universo cíclico”, que Nietzsche extrai do pensamento de Heráclito, poderia ser resumido da seguinte forma: 1 o mundo não teria um início temporal

Prejuízo estético, em grau médio ou máximo, quando atingidos crânios, e/ou face, e/ou pescoço ou perda de dentes quando há também deformação da arcada

Juntamente com o aumento de 32,4% no volume de gás natural para os 1.471 milhões de metros cúbicos, que impulsionou 50,6% o resultado operacional replacement cost ajustado do

Os resultados obtidos indicam que no endividamento de CP das médias empresas existe uma relação positiva com as variáveis liquidez, benefícios fiscais para além da dívida,

Abordar também que a provedoria não se dá apenas de pais para filho, mas também e principalmente, devemos ser capazes de servir quando as circunstâncias nos solicitarem..

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular