• Nenhum resultado encontrado

Manual do Rondonista 2006

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Rondonista 2006"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Manual do Rondonista

2006

(2)

ÍNDICE MANUAL DO RONDONISTA... 3 I . FINALIDADE... 3 II . O PROJETO RONDON...3 a. Missão...3 b . Objetivos...3

III . DEVERES E DIREITOS DO RONDONISTA... 3

a . Deveres do rondonista...3 b . Direitos do rondonista... 4 IV . INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES...5 a . Bagagem... 5 b . Horários... 5 c . Disciplina... 5

(3)

MANUAL DO RONDONISTA I . FINALIDADE

Apresentar as normas que devem ser seguidas pelos rondonistas durante a realização de uma operação do Projeto Rondon, cuja observação revela o compromisso ético e profissional de seus participantes.

II . O PROJETO RONDON

a. Missão

A missão do Projeto Rondon, orientado pelos princípios da democracia, da responsabilidade social e da defesa dos interesses nacionais, é viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania

b . Objetivos

 Contribuir para a formação do universitário como cidadão.

 Integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País.

 Consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais.

 Estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

III . DEVERES E DIREITOS DO RONDONISTA

a . Deveres do rondonista

1. Portar sempre a carteira de identidade e o crachá do rondonista. 2. Usar a camiseta do rondonista durante as atividades da operação.

(4)

4. Zelar pelo material que lhe for confiado.

5. Manter-se sempre junto ao grupo, não se isolar. 6. Ser solidário com os integrantes da equipe.

7. Respeitar os costumes, hábitos, tradições e crenças da comunidade onde estiver.

8. Interessar-se pela comunidade: seus problemas, suas características, sua gente, seu ambiente.

9. Não fazer promessas à comunidade.

10. Não se envolver em questões políticas ou religiosas.

11. Ser discreto, não divulgar os fatos locais indiscriminadamente, nem criticar ou desacreditar abertamente as autoridades locais.

12. Não aceitar qualquer tipo de pagamento ou vantagem pessoal como retribuição da comunidade por um trabalho realizado.

13. Manter as discussões particulares, ou de ordem técnica, nos limites do grupo. 14. Fazer prevalecer o interesse coletivo sobre o individual.

15. Não prestar declarações ou estabelecer contatos em nome do Projeto Rondon.

16. Assinar o termo de compromisso e o termo de cessão de imagem do rondonista.

Observação: O professor coordenador da equipe é o responsável por fazer cumprir todas as normas do projeto, assim como coordenar as atividades dos rondonistas. Os membros da equipe deverão mantê-lo informado sobre quaisquer fatos que possam interferir na condução das atividades da operação.

b . Direitos do rondonista

A partir do instante em que se apresentar nos locais de partida, para o embarque, e até o retorno, o rondonista terá o direito a :

1. Transporte para as localidades de destino e retorno.

(5)

4. Seguro de vida a ser contratado para o período da operação. 5. Assistência médica, limitada aos recursos da área.

6. Evacuação médica, condicionada à disponibilidade dos meios de transporte e às condições clinicas do paciente.

7. Kit Rondonista, composto basicamente de mochila, chapéu, camiseta, garrafa de água.

IV . INFORMAÇÕES E RECOMENDAÇÕES

a . Bagagem

1. O rondonista deverá conduzir bagagem para um período de quinze dias, prazo previsto para as operações. Considerando que cada um carregará sua própria bagagem, é sugerido limitá-la em quinze quilos, dando preferência a roupas leves e práticas: calça jeans, camiseta e tênis são essenciais.

2. Todo material individual deverá ser identificado (nome do rondonista, nome da instituição de ensino superior e nome do município de destino), para evitar extravios.

3. É sugerido levar: medicamentos de uso mais freqüente, material de costura, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente, fio-dental, pente/escova, aparelho de barbear, absorvente íntimo, etc), protetor solar, protetor de ouvido, óculos de sol, lanterna (com bateria), repelente. Algum dinheiro para possíveis eventualidades. 4. Não é conveniente levar jóias e relógios caros.

b . Horários

Quando as equipes do Projeto Rondon forem alojadas em Organizações Militares (OM), deverão submeter-se aos horários e normas da instituição.

c . Disciplina

1. O convívio entre os membros do Projeto deverá pautar-se pelo respeito ao próximo e a sã camaradagem. Um ambiente desagradável, carregado, de desconfiança ou

(6)

2. O rondonista que não pautar seu comportamento pelas regras da boa educação, que se indisciplinar contra as normas estabelecidas neste manual ou que de alguma forma macular o nome do Projeto Rondon ou de sua equipe, será afastado do grupo e desligado do Projeto.

3. O rondonista desligado por problemas disciplinares não fará jus ao certificado de participação no projeto.

4. Serão motivos de desligamento:

o o envolvimento em desavença com colega ou membro da comunidade; o o afastamento não autorizado do município, ou do próprio grupo; o o não cumprimento dos horários estabelecidos,

o o desrespeito às normas da OM onde estiver alojado; o o consumo exagerado de bebidas alcoólicas;

o o uso de entorpecentes ou narcóticos.

5. O desligamento do rondonista dar-se-á sob duas formas:

a) a pedido, quando um motivo de força-maior obrigá-lo a abandonar o Projeto. Neste caso o participante poderá receber seu certificado; b) ex-ofício, quando por motivos disciplinares o rondonista for afastado.

Neste caso o participante não receberá o certificado. e . Procedimento em embarcações, aeronaves e viaturas militares.

1. Antes do embarque em aeronaves da Força Aérea Brasileira, os pilotos fazem um “briefing” com a tripulação e os passageiros. Além das características do vôo, o piloto assinala como deve ser o comportamento do passageiro quando embarcado. Essas instruções são essenciais para a segurança individual e para a segurança do vôo. Obedecê-las é um comportamento que evidencia não apenas disciplina, mas, acima de tudo, inteligência.

2. O mesmo deverá ocorrer nos casos de transporte em meios da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro.

3. Para o transporte fluvial o colete salva-vidas é obrigatório e imprescindível para a segurança do passageiro.

(7)

1. A segurança dos participantes do Projeto Rondon é uma preocupação constante da organização do Projeto. É preciso, no entanto, que cada rondonista tenha consciência dos seus atos, não corra riscos desnecessários nem coloque em risco seus companheiros.

2. A atenção com a segurança deve estar sempre presente, particularmente durante os deslocamentos e no trabalho de campo.

3. A vida dentro de uma OM também requer certos cuidados. Todo quartel é protegido por uma guarda armada. É importante para a segurança do rondonista saber em que áreas poderá circular e quais itinerários de entrada e saída do quartel devem ser usados. O sentinela tem ordens expressas para o cumprimento do dever, atirar quando houver ameaças é uma delas.

4. É necessário que haja sempre um controle cerrado de todo o efetivo envolvido no Projeto. As ocasiões propícias e obrigatórias para a conferência dos componentes do grupo são: a reunião matinal antes do deslocamento e, após o retorno, a reunião de avaliação dos trabalhos diários. A responsabilidade por essa verificação é do coordenador do grupo, que deverá comunicar qualquer alteração à coordenação do Projeto Rondon.

Referências

Documentos relacionados

Na transferência para estabelecimento varejista da mesma empresa, o valor tributável será o preço da ope- ração, não inferior a 90% do preço de venda efetuada pelo destinatário

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Objetivos: Estabelecer quais são as complicações pós-operatórias da conjuntivodacriocistorrinostomia (CDCR) com implante de prótese lacri- mal de polietileno de baixa densidade

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

Para esses não era interessante apenas a produção de mercadorias, na América, que poderiam proporcionar um grande lucro na Europa, mas o tráfico em si foi uma prática

Sendo a educação um dos grandes pilares do parque, o Departamento de Educação procura desenvolver uma variedade de atividades para o público em geral, para

Assim, a vacinação de ovelhas prenhes contra a ente- rotoxemia causada pela toxina épsilon, com dose única de produto comercial, induziu e assegurou a transferência de