• Nenhum resultado encontrado

ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700 Centro Alfenas/MG – CEP 37130-001

ATENDIMENTO COLETIVO AOS ESTUDANTES CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Tendo em vista a importância de ações institucionais que tenham como objetivo o apoio acadêmico aos estudantes de graduação, nos âmbitos pedagógico, cultural, financeiro, de saúde física e mental, apresentamos um cronograma de atividades para o ano de 2017. Todas as ações aqui propostas são destinadas aos alunos de graduação do câmpus Sede.

Nesse sentido, temos como objetivo ampliar as condições de permanência no ensino superior, auxiliar no combate às taxas de evasão e retenção nos cursos de graduação, e proporcionar aprimoramento nos processos de aprendizagem que devem ser construídos e vivenciados na universidade. As atividades propostas se orientam pela Resolução nº 25/2016, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIFAL, bem como pelo Decreto nº 7234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e pela Lei nº 13146/2015, que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

As atividades componentes desta agenda serão ofertadas semestralmente, de forma que sejam atendidos, periodicamente, os estudantes ingressantes. Os horários de oferta das atividades serão planejados buscando atender os alunos fora dos horários de aula. As atividades são desenvolvidas pelo Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da PROGRAD e pela PRACE e, com base nas avaliações permanentes das atividades realizadas, este cronograma poderá sofrer alterações.

Além das atividades apresentadas neste cronograma, mantêm-se os atendimentos individuais realizados pelos profissionais da PRACE (psicólogas e assistente social) e da PROGRAD (pedagogos).

(2)

OFERTA DE AÇÕES DE EXTENSÃO E AGENDA DE ATENDIMENTOS COLETIVOS

OFICINAS

1) Oficina de estabelecimento de objetivos e organização do tempo Tema: Autorregulação da aprendizagem.

Objetivo: oferecer ao estudante conhecimentos que poderão propiciar o aprimoramento do processo de estudo e aprendizagem na universidade.

- contribuir para o desenvolvimento de autonomia com a própria aprendizagem; - melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes;

- promover maior integração à universidade.

Conteúdos: a partir da proposta de formação de “Cartas de Gervásio ao seu umbigo” abordar cultura universitária; sentimento de pertença ao ambiente universitário; organização do tempo; estabelecimento de objetivos acadêmicos.

Carga Horária: 4 horas, distribuídas em 2 módulos de 2 horas cada módulo. Vagas: 20

Prioridade de ocupação das vagas: a) 1º período Certificação da Atividade: Prograd.

Responsabilidade da oferta: Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd

2) Oficina de estratégias de estudos e autoavaliação da aprendizagem Tema: autorregulação da aprendizagem.

Objetivo: apresentar e discutir diferentes estratégias de estudos e de aprendizagem, possibilitando aos estudantes repensar sua forma de estudar e de aprender.

- apresentar ferramentas pedagógicas que buscam melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes;

- fomentar a prática da autoavaliação relacionada ao comportamento adotado pelos estudantes, no que se refere aos seus hábitos e comprometimento com a aprendizagem, e como isso tem afetado seus respectivos resultados acadêmicos.

Conteúdos: a partir da proposta de formação de “Cartas de Gervásio ao Seu Umbigo” abordar diferentes estratégias de estudos; como acontece o processo de aprender; aprendizagem ativa; autorreflexão sobre comportamentos; hábitos de estudo;

(3)

compromisso com as responsabilidades acadêmicas; rotina de revisão das próprias atividades; responsabilização pelos próprios resultados; postura autônoma frente ao aprender.

Carga Horária: 4 horas, distribuídas em 2 módulos de 2 horas cada módulo. Vagas: 20

Prioridade de ocupação das vagas: a) 1º período; b) 2º período; c) 3º período; d) ordem de pré-inscrição.

Certificação da Atividade: Prograd.

Responsabilidade da oferta: Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd

3) Produzindo textos com nível acadêmico Tema: Escrita Acadêmica.

Objetivo: possibilitar que os alunos compreendam as diferenças entre um texto acadêmico e outros tipos de produção textual.

Conteúdos: como um texto acadêmico deve ser escrito; ferramentas de escrita; elaboração de artigos; elaboração de relatórios; submissões.

Carga Horária: 4 horas, distribuídas em 2 módulos de 2 horas cada módulo. Vagas: 20

Prioridade de ocupação das vagas: a) 1º período; b) 2º período; c) 3º período; d) ordem de pré-inscrição.

Certificação da Atividade: PROGRAD

Responsabilidade da oferta: Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd e professora Drª Flávia Sordi

PALESTRAS

1) Protagonismo, Carreira e Vida Universitária - Prof. Leandro Karnal (transmissão Unicamp)

Tema: No atual estágio líquido da humanidade, os valores estão em permanente mudança. Oscilações de mercado, de paradigmas, de metas e de tradições, tudo parece dotado de grande velocidade e transformação.

Objetivo: A palestra trata dos valores do indivíduo neste mundo, seu protagonismo e sua capacidade de interferência, sua estratégia e suas relações com as variáveis em questão.

(4)

Conteúdos: O que determina o sucesso ou a liberdade? Qual o grau de liberdade e de ação de cada um de nós? Quais as forças que, na tradição social brasileira, impulsionam ou impedem o desenvolvimento do indivíduo? Estas são as temáticas que serão abordadas

Carga-horária: 1h30 Vagas: 150

Prioridade de ocupação de vagas: ordem de inscrição Certificação da atividade: PROGRAD

Responsabilidade de oferta: A palestra ocorrerá em Campinas e será desenvolvida pelo Serviço de Atendimento ao Estudante (SAE) da Unicamp e transmitida ao vivo. O DAP se responsabilizará pela transmissão na sede e as Assessorias de Apoio Pedagógico, nos campi.

2) Ansiedade na vida acadêmica

Tema: como lidar com a ansiedade na vida acadêmica; estratégias para superar crises de ansiedade; como reconhecer e evitar situações que geram ansiedade;

Objetivo: auxiliar os alunos que sofrem com níveis altos de ansiedade a reconhecer situações que desencadeiem sofrimento e a desenvolver estratégias de enfrentamento. Conteúdos:

Carga Horária: 2 horas. Vagas: 60

Prioridade de ocupação das vagas: alunos indicados pela Prace e ordem de inscrição. Certificação da Atividade: PROGRAD

Responsabilidade da oferta: Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd

3) Transição da universidade para o mundo do trabalho Tema: Transição da formação inicial para o mundo do trabalho

Objetivo: Discutir as principais dúvidas e os medos apresentados por alunos universitários na transição da universidade para o mundo do trabalho.

Conteúdos: a serem definidos pelo responsável pela oferta da atividade Carga Horária: 2 horas.

Vagas: 60

(5)

Certificação da Atividade: PROGRAD

Responsabilidade da oferta: Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) da Prograd

PROJETOS DE EXTENSÃO 1) Projeto de Extensão “Fala Garoto(a)!”

Tema: Oralidade.

Objetivo: auxiliar os estudantes de graduação da UNIFAL-MG a reduzir a ansiedade excessiva relacionada a exposições orais, não somente nas atividades acadêmicas, mas também na vida pessoal.

Conteúdos: Oficinas temáticas: Timidez e Autoconfiança, Medo e fobia social, Utilização de recursos audiovisuais, Técnicas de Relaxamento e respiração e oficinas de técnicas teatrais.

Carga Horária: 2 horas semanais, durante todo o ano. Vagas: Basta o estudante comparecer à atividade. Turma às segundas-feiras das 17 às 19 horas e

às quintas-feiras das 9 às 11 horas Local: Sala V 305.

Certificação da Atividade: CAEx.

Responsabilidade da oferta: PRACE – Pró-Reitora Adjunta: Vânia Regina Bressan.

2) Projeto de Extensão: Roda de Terapia Comunitária Integrativa

Tema: Espaço coletivo de construção de possibilidades de atuações frente aos desafios da vida acadêmica e pessoal.

Objetivos: valorizar as conquistas e possibilitar a abordagem de experiências que geram sofrimento, com vistas a ressignificá-las por meio de trocas coletivas.

- identificar, refletir, comunicar e elaborar as vivências cotidianas, importantes para a saúde mental e amadurecimento pessoal.

- incentivar a ampliação das relações sociais, do conhecimento sobre questões discutidas coletivamente, da capacidade para lidar com processos de vida e/ou sofrimento.

- contribuir para o alívio emocional e melhorar sua compreensão da subjetividade e autoimagem, da autoestima e confiança.

(6)

- favorecer a possibilidade de uma relação bem-sucedida consigo mesmo e com a sociedade.

Conteúdos: sugeridos e eleitos pelos participantes, de acordo com as experiências por eles vivenciadas.

Carga Horária: 1 hora e meia semanal, durante todo o ano.

Vagas: não há limitação de vagas, nem inscrição; basta comparecer à atividade. Dia e local: Toda terça-feira, das 17 às 18:30h, na sala R 107.

Público alvo: Estudantes, servidores e comunidade externa. Certificação da Atividade: CAEx.

Responsabilidade da oferta: PRACE – Pró-Reitora Adjunta: Vânia Regina Bressan.

3) Projeto de Extensão “Recriarte”

Tema: Arte por meio de materiais recicláveis.

Objetivos: - estimular a criatividade a partir da reutilização de materiais recicláveis, contribuindo com o meio ambiente por meio de práticas sociais sustentáveis.

- desenvolver as potencialidades artísticas, proporcionar a socialização, estimular o relaxamento e fomentar novas oportunidades de geração de renda.

Carga Horária: 2 horas semanais, durante todo o ano. Vagas: Basta o estudante comparecer à atividade. Oficinas: 3ª feira – 9h às 11h e 4ª feira – 15 às 17h

Público alvo: Comunidade acadêmica e usuários de Unidades de Saúde da Família. Local: Centro Integrado de Recreação (CIR): Rua Nabor Toledo Lopes, 1.281, Vila Betânia (antiga vaca mecânica, atrás do Ginásio Poliesportivo), próximo à UNIFAL. Certificação da Atividade: CAEx.

Responsabilidade da oferta: PRACE – Pró-Reitora Adjunta: Vânia Regina Bressan.

EVENTO 1) Campanha Setembro Amarelo

Tema: Prevenção ao suicídio

Objetivo: Conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância do bem-estar e qualidade de vida, por meio de atividades lúdicas e de promoção à saúde.

Conteúdos: Atividades lúdicas, roda de conversa, massagem, alongamento, dança circular, Tai Chi Chuan, apresentações musicais.

(7)

Responsabilidade da oferta: PRACE – Pró-Reitora Adjunta: Vânia Regina Bressan. CRONOGRAMA 2017 1º Semestre Mês Dia Atividade Abril 3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

25 Módulo I – Oficina estabelecimento de objetivos e

organização do tempo no ensino superior

Mês Dia Atividade

Maio

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

12 Módulo II – Oficina estabelecimento de objetivos e

organização do tempo no ensino superior

Mês Dia Atividade

Junho

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

06 Palestra Protagonismo, Carreira e Vida Universitária -

Prof. Leandro Karnal (transmissão Unicamp)

Mês Dia Atividade

Julho

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h

(8)

Sala V 305

11 Palestra: Ansiedade na vida universitária. Palestrante:

Profª Cleida

Mês Dia Atividade

Agosto

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

2º Semestre

Mês Dia Atividade

Setembro

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

21 Campanha Setembro Amarelo: mês de prevenção ao

suicídio

21 Módulo I: Oficina de estratégias de estudos e

autoavaliação da aprendizagem. Responsável: DAP

28 Módulo II: Oficina de estratégias de estudos e

autoavaliação da aprendizagem. Responsável: DAP

Mês Dia Atividade

Outubro

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

03

Produzindo textos com nível acadêmico. Responsável: DAP e Prof. Drª Flávia Sordi (ICHL)

Mês Dia Atividade

(9)

Sala R 107 3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Projeto Fala Garoto(a)!

Transição da universidade para o mundo do trabalho. Palestrante: a definir

Mês Dia Atividade

Dezembro

3ª feira 17h Sala R 107

Roda de Terapia Comunitária Integrativa

3ª feira 9h 4ª feira 15h CIR Projeto Recriarte 2ª feira 17h e 5ª feira 9h Sala V 305

Referências

Documentos relacionados

estudo foi avaliar, por meio de questionários, o nível de satisfação dos pacientes portadores de prótese total atendidos na clínica odontológica da FAI

Produtos e sistemas para a protecção e reparação de estruturas de betão –. Sistemas de protecção superficial do

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Essas tarefas, para nossa organização didática, são identificadas como Localizar um ponto no plano, Determinar a distância entre dois pontos dados, Encontrar a

1 - Específicos: conforme orientação da Vigilância Epidemiológica (isolamento viral ou sorologia).. 2 - Inespecífico: Hemograma com contagem de plaquetas (auxiliar

Conforme a classificação de risco, diante de um caso suspeito de febre de Chikungunya, o hemograma deve ser solicitado à critério médico para as formas brandas da doença e

- Sugestiva de estar relacionada à infecção congênita por STORCH: caso notificado como microcefalia E que apresente diagnóstico laboratorial específico e conclusivo para