• Nenhum resultado encontrado

Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Campeonato

de

Portugal

de

Pistola Sport 9mm

Em vigor desde 01 de Janeiro de 2005

(2)

O Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança perdeu as suas características próprias, as de um campeonato militar para o qual eram convidados os Mestres-atiradores civis, e que era disputado com as “armas da ordenança”, ou seja, com as armas cujo uso era ordenado para o serviço de guarnição ou de campanha pelo Exército, atirando todos os participantes nas mesmas circunstâncias.

Posteriormente, após um interregno provocado pela guerra colonial, o campeonato acabou por ser retomado sem que fosse produzida regulamentação adequada e sucessivamente alargado às armas utilizadas pela GNR, por algumas Unidades Militares e alguns Corpos Policiais, sendo que algumas destas armas não têm condições para aprovação pelos Juízes de Tiro.

Assim, no caso da pistola, a solução preconizada, para que os atiradores possam utilizar as suas armas de grosso calibre, foi a criação da prova “Pistola Sport 9mm”, que se desenvolve de acordo com o regulamento que se segue.

REGULAMENTO Artigo 1º Do Campeonato

O Campeonato de Pistola Sport 9mm será organizado anualmente pela FPT em carreiras de tiro apropriadas para a utilização deste tipo de armas, numa única mão, e é disputado individualmente e por equipas.

Artigo 2º Dos Concorrentes

No Campeonato de Portugal Pistola Sport 9mm serão admitidos exclusivamente Atiradores detentores da Licença “C”, com a sua situação e a do Clube a que pertencem devidamente regularizadas junto da FPT, agrupados em Homens Seniores 1ª e 2ª Divisão, Homens Veteranos, Senhoras Seniores e Senhores Veteranas. A participação na fase Nacional fica condicionada à obtenção da pontuação mínima de 360 pontos na fase Regional.

(3)

Quadro Competitivo

1. A competição comporta Provas de Clube, Campeonatos Distritais, Campeonatos Regionais e Campeonato Nacional. Os Campeonatos Regionais devem ter lugar no mínimo 15 dias antes da data indicada para o Campeonato Nacional, devendo os resultados ser enviados à FPT até 5 dias após a sua conclusão. Nas regiões onde não exista Associação Regional, o Campeonato Regional será organizado por um dos Clubes da região, por acordo interno. Nos Campeonatos Regionais será apurada a classificação individual, a classificação por Clubes e a Selecção da Região. As regiões podem organizar Campeonatos Distritais em moldes semelhantes.

2. As pontuações obtidas só serão validadas se as competições forem arbitradas por Juízes nomeados pelo Conselho de Arbitragem e as Carreiras de Tiro tiverem sido previamente homologadas pela mesma Entidade.

3. As inscrições para o Campeonato Nacional devem dar entrada na FPT até às 17.00 da sexta-feira da semana anterior àquela em que a prova tiver lugar (8 dias de antecedência).

Artigo 4º Classificação

Para efeito da classificação por equipas, as Associações Regionais podem inscrever no Campeonato Nacional as suas selecções, compostas por 3 elementos dos seus Clubes, bem como outros atiradores dos Clubes que as integram, que disputarão a prova individualmente. As regiões onde não existam Associações Regionais, poderão inscrever as selecções dessas regiões ou apresentar os seus atiradores individualmente.

§ Único – Para efeitos de realização de Campeonatos Regionais, são consideradas as Regiões Norte, incluindo as Associações e Clubes sedeados a norte do rio Douro, a Região Centro, incluindo as Associações e Clubes sedeados entre os rios Douro e Tejo, a Região Sul, incluindo as Associações e Clubes sedeados a Sul do rio Tejo, a Região dos Açores, incluindo as Associações e Clubes sedeados no Arquipélago dos Açores, e a Região da Madeira, incluindo as Associações e Clubes sedeados no Arquipélago da Madeira.

(4)

Das armas e Munições

O Campeonato de Portugal com Pistola Sport 9mm, será disputado com pistolas do calibre 9mm com as seguintes características:

• Calibre 9 mm, com um factor de potência mínimo de 125, considerando o produto do peso do projéctil em grains pela velocidade em pés por segundo sobre 1000, avaliada por cronógrafo, e que deve ser igualado ou superado em 4 munições das utilizadas pelo atirador em competição.

• O peso da arma, incluindo o carregador vazio, não pode exceder 1500 g;

• O cano, medido entre a entrada da câmara e a boca, não poderá exceder 153 mm nem ser dotado de freios de boca;

• A distância entre miras, medida entre a face anterior da mira posterior e a parte mais alta da mira anterior, não poderá ser superior a 220 mm nem inferior a 130 mm;

• O punho não poderá ser anatómico nem dispor de apoios para a parte inferior de mão.

• A resistência do gatilho, medida pelo método oficial do peso suspenso de uma haste com uma curva a 90º para apoio na cauda do gatilho, não poderá ser inferior a 1360 g. Não serão admitidas armas cujo sistema de gatilho impeça a sua correcta verificação pelos juízes de tiro.

Artigo 6º Da Competição

a) A competição consta de uma sub-prova de precisão constituída por 6 séries de 5 tiros em 5 minutos, precedida por uma série de ensaio em 5 minutos, e uma sub-prova de velocidade constituída por de 6 séries de 5 tiros em 20 segundos, igualmente precedida por uma série de ensaio em 20 segundos.

b) Os alvos utilizados são os ISSF de pistola precisão a 50 metros e de pistola velocidade a 25 metros.

c) Antes de cada sub-prova é concedido o tempo de preparação de 3 minutos, em que é permitido fazer tiro em seco.

(5)

d) A sub-prova de precisão decorre como a sub-prova de Precisão de Pistola de Grosso Calibre (Regulamento da ISSF para Pistola de Grosso Calibre) no que respeita às vozes de comando, sendo concedido 1 minuto para a preparação depois da voz de CARREGAR, após o que os alvos se voltam para o atirador ou o Juiz dá a voz de COMEÇAR.

e) A sub-prova de velocidade decorre como a sub-prova de 20 segundos de Pistola Standard (Regulamento da ISSF para Pistola Standard) no que respeita à posição de espera e às vozes de comando, sendo concedido 1 minuto para a preparação depois da voz de CARREGAR e até à voz de ATENÇÃO, rodando os alvos para a posição de tiro, ou acendendo-se a luz verde, 7 segundos depois desta última voz.

f) As avarias e interrupções de tiro são regidas pelo Regulamento da ISSF na parte aplicável.

Artigo 7º Segurança

a) É proibido municiar o carregador antes da voz de CARREGAR, bem como municiar com mais de 5 cartuchos.

b) Depois de cada série, e à voz de DESCARREGAR, os carregadores devem ser retirados e as armas colocadas na bancada ou mesa de apoio com a culatra aberta e fixa à retaguarda, após o que é interdito tocar-lhes até que seja dada de novo a voz de CARREGAR ou a informação OS ATIRADORES PODEM RECOLHER AS ARMAS E ABANDONAR OS POSTOS DE TIRO.

c) Se o Juiz que comanda o tiro der a voz de comando ALTO ou ALTO AO FOGO, as armas devem ser descarregadas e colocadas como indicado na alínea anterior.

Artigo 8º Penalizações

Sem embargo das penalizações regulamentares preconizadas pela ISSF para as falhas técnicas, a não observância de qualquer dos preceitos anteriormente indicados, ou das regras elementares de segurança que devem ser do conhecimento dos atiradores, implica a sua imediata desclassificação.

(6)

Artigo 9º Prémios São atribuídos os seguintes prémios 1 - Individuais

Medalha Dourada, Medalha Prateada ou Cobreada, em cada classe. 2 - Colectivos / Classificação Regional

1ª. Equipa – Prémio Colectivo do modelo instituído pela FPT e Diploma para os membros da equipa.

2ª. Equipa – Diploma para a Associação e para os membros da Equipa.

3ª. Equipa – Diploma para a Associação e para os membros da Equipa.

§ Único – No caso de não se classificarem três equipas, os prémios para a equipa classificada em 1º lugar serão constituídos apenas por Diplomas.

Artigo 10º Casos omissos

Na resolução de todos os casos omissos, é aplicável subsidiariamente o Regulamento da ISSF.

(7)

ANEXO I AO

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE

PISTOLA SPORT 9 MM

Mestre Atirador e 1ª Divisão

A categoria de Mestre Atirador será atribuída aos Atiradores que obtiverem uma pontuação igual ou superior a 520 pontos. A passagem à 1ª Divisão é obtida com um resultado de 500 pontos. As marcas acima mencionadas podem ser obtidas nos Campeonatos Nacionais, Regionais e Distritais, e em competições internacionais, em território nacional ou no estrangeiro onde Portugal se faça representar por atiradores nomeados pela FPT.

(8)

ANEXO II AO

REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL DE

PISTOLA SPORT 9 MM

Taxas de Inscrição Por Atirador Euro 20,00 Por Faltas Euro 20,00 Por Equipa Euro 20,00

Referências

Documentos relacionados

Compreendendo que o estágio é um período de estudos teórico -práticos no qual o estudante é inserido no futuro campo de ação profissional e que esta inserção

Desta forma, a presente pesquisa poderá dar substídios para a Instituição estabelecer as bases para a implementação um sistema de Gestão por Competências, o qual auxiliará a

 Mamães, Papais e Babás devem ficar do lado de fora da quadra para não atrapalhar o andamento?. da aula, com exceção se for solicitado

O presente projeto surgiu por ocasião do Encontro Nacional de Coordenadores pedagógicos em Petrópolis, no mês de outubro de 2013, atendendo a uma solicitação da Superiora Geral

Para além de Ijtima’at semanal que acontece em milhões de lugares do mundo, Ijtima’at estão também sendo organizados a níveis internacional e provincial que são

Na eleição de Bolsonaro, além de o Superior incompleto ou mais – a categoria de maior escolaridade neste estudo – não diminuir a chance do voto populista de direita, o

Um detalhe peculiar em janeiro deste ano, são os preços médios de importação deste setor que se mostraram três vezes maiores na China (US$ 364,0) do que no resto do mundo (US$

Ante ao exposto, este estudo propõe a avaliação econômica financeira de projetos de geração de energia distribuída solar fotovoltaica, em 773 munícipios de Minas Gerais,