• Nenhum resultado encontrado

PAINT SHOP PRO. No mundo do SOLUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAINT SHOP PRO. No mundo do SOLUÇÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

n Texto Pedro Miguel Oliveira (poliveira@edimpresa.pt)

ois bem, qualquer um pode tirar uma fotografia. Afinal, basta pressionar um botão. No en-tanto, a realidade não é assim tão simples. Por vezes, o fotógrafo não consegue ter o ambiente perfeito para a foto. As condições não são propícias e cometem-se erros.

O melhor de tudo é que todas estas “imperfeições” pertencem ao pas-sado. Os programas de edição grá-fica são verdadeiros “milagreiros” e fazem o impossível pelas suas foto-grafias. Este mês propomos-lhe que instale o Paint Shop Pro 8 (PSP 8) e veja como pode mudar os fundos às

Uma das situações que surge com alguma frequência é a vontade que temos de mudar o fundo das foto-grafias que tirámos. Isto acontece por diversas razões. No entanto, as duas mais comuns são: o fundo da foto é horrível ou pretendemos fazer uma brincadeira com alguém. Seja qual for a sua motivação, a alteração de um fundo implica a utilização de algumas ferramentas do PSP 8 e algum treino.

P

PALETE DE LAYERS

É aqui que pode controlar as várias camadas de uma imagem

PALETE DE OVERVIEW Veja aqui as alterações que efectuou à imagem PALETE DE MATERIAIS Controle o essencial da imagem por aqui BARRA DE ESTADO

Informações sobre a área ou ferramenta que está a utilizar BARRA DE MENUS

Estão aqui todas as funcionalidades da aplicação BARRA DE FERRAMENTAS PADRÃO As ferramentas mais comuns do PSP BARRA DE FERRAMENTAS Encontra aqui as ferramentas de edição da imagem

BARRA DE OPÇÕES DE FERRAMENTA Cada ferramenta funciona de

determinada forma. Pode controlá-la a partir destas opções

(2)

SOLUÇÕES

102 • MAIO 2004 • EXAME INFORMÁTICA EXAME INFORMÁTICA • MAIO 2004 • 103

1

Abra a fotografia que pretende trabalhar. Open (Ctrl+o) > indique a localização da sua imagem > Open

2

O objectivo será passar a borbo-leta para um fundo diferente. Por isso, vamos começar por efectuar um corte drástico ao fundo actual. Para isso, accione Freehand Solution a partir do painel de ferramentas. Repare que, ao efectuar esta selecção, o cursor se transforma tendo agora o formato de um laço. Clique uma vez com a tecla direita do rato no local onde deseja começar a efectuar o corte. Vá efec-tuando vários toques na tecla direita do rato sempre que quiser mudar de direcção do corte. Ao mesmo tempo mantenha pressionada a tecla Shift. Quando toda a área de corte estiver concluída, clique duas vezes com o botão esquerdo do rato e largue a tecla Shift. Repare que toda a área se-leccionada por cima está a picotado.

3

Se efectuar o Delete agora, vai apagar a área seleccionada. Para conseguirmos apagar só a parte que não interessa, temos que accionar Selections > Invert a partir da barra de menus. Agora, pressione a tecla Delete no seu teclado.

BACKGROUND ERASER Existe uma nova ferramenta neste PSP 8 que permite limpar rapidamente fundos em imagens. Pode accioná-la a partir do painel de ferramentas. O problema é que para fundos muito grandes se torna algo trabalhoso estar a recorrer a esta opção.

4

Conseguimos fazer um grande corte de uma vez. Agora vamos co-meçar a limpar mais ao pormenor.

Para isso, temos que aumentar o zoom da imagem para conseguirmos ver melhor o recorte. Pressione o botão +zoom colocado na barra de tarefas ao lado direito.

Aumente até estar confortável com a dimensão. Para começarmos a “lim-peza”, accione a ferramenta Eraser a partir do painel de ferramentas. É aqui que vamos passar agora algum tempo. Repare que quando accionou esta ferramenta, surgiu toda uma nova palete de opções.

É aí que pode controlar tudo sobre a borracha que vai utilizar para limpar a imagem. Controle a forma (Shape), o tamanho (Size), a rigidez (hard-ness), o borrão (Step), a densidade (Density), a espessura (Thickness), rotação (rotation) e a opacidade (opa-city). Pode mexer nestes parâmetros para alterar as propriedades da bor-racha. Vamos começar por escolher o tamanho 40 para limpar as áreas maiores.

Para efectuar a limpeza do fundo, comece por efectuar um corte generoso na imagem que pretende manter...

Temos que inverter a selecção para poder tirar o fundo de uma forma rápida e eficaz

Carregando no Delete apagámos o fundo da imagem Comece a limpar o fundo que ainda está junto à imagem

2

3

(3)

Já temos a nossa imagem limpa e pronta a receber um novo fundo. Consoante as suas intenções procure um fundo que se ajuste ao que pretende ilustrar. Fomos à Net buscar uma imagem de uma floresta e vamos colocá-la como fundo “trabalhado”. O processo é muito simples.

1

Procure a imagem pretendida

2

Copie a imagem e, depois, dentro do PSP 8 execute o comando Edit > Past > as a new image.

A imagem surge numa nova caixa. Agora, vamos formatar a cor da imagem para que fique em escala de cinzentos.

LIMPEI A MAIS! Não se preocupe. Sempre que limpar demasiado uma área, bastar-lhe-á carregar Edit > Undo Eraser Brush para voltar atrás. Pode optar por pressionar o atalho Ctrl+z.

5

Agora, aumente ainda mais o zoom e escolha o tamanho 9 para a borracha. Limpe as áreas mais pequenas. Tenha atenção que este processo é moroso e implica alguma paciência e mão firme no rato.

6

Quando terminar, volte a pres-sionar a opção de menos zoom (-1) para ver o resultado final do seu trabalho. Deverá estar algo deste género.

Com o tamanho da borracha aumentado, limpe ainda mais em pormenor a imagem. É um processo que vai demorar tempo...

Faça menos zoom para ver a imagem em tamanho real. Repare se tudo está consoante tinha planeado. A limpeza está feita.

Dar lugar à imaginação: inserir um novo fundo

3

Agora, vamos passar esta imagem para perto da que estivemos a recortar. Faça Copy e, na imagem da borboleta, accione o comando Paste > As a new layer. Repare que na palete layer apareceu mais um item. Agora, sempre que quiser for-matar uma das imagens vai ter de a seleccionar nesse local.

Procure uma imagem que possa ser o novo fundo. Copie-a para a opção “nova imagem” e aplique a escala de cinzentos. Ou seja, ficámos agora com duas imagens: a da borboleta e a da floresta. São independentes... por enquanto.

Ao copiar a imagem como uma nova layer para perto da outra que já tinhamos, passámos a poder editar as duas e a efectuar a sua conjugação. Pode navegar entre camadas a partir da palete de layers.

(4)

SOLUÇÕES

106 • MAIO 2004 • EXAME INFORMÁTICA EXAME INFORMÁTICA • MAIO 2004 • 107

4

Vamos puxar a outra imagem para primeiro plano. Para isso, vá à Palete das layers e pressione com o botão direito do rato em cima da layer correspondente a essa imagem. Escolha as opções Arrange > Bring to top. A imagem é colocada ao lado da outra!

5

Vamos formatar a imagem que tínhamos anteriormente para que se ajuste ao trabalho que preten-demos efectuar. Para isso, accione a ferramenta Deform do painel de ferramentas. Repare que surge, au-tomaticamente, um quadrado à volta da imagem. Ao colocar o cursor nos vértices este transforma-se indicando a possibilidade de proceder a alte-rações na dimensão da imagem. Se

Temos que passar a layer com a borboleta para primeiro plano. Para isso accione o comando Bring to top. Só depois deste passo é que vai poder formatar a imagem à vontade.

Com a ferramenta Deform activa redimensione a borboleta ao tamanho que acha que melhor se vai ajustar à imagem de fundo.

colocar ao centro, no quadrado, vai ter hipótese de rodar a imagem à sua vontade. Utilizando esta ferramenta vamos ajustar a imagem ao nosso projecto.

ATENÇÃO À DIMENSÃO!

Sempre que puxa uma imagem para o formato pretendido é comum que esta fique alterada em termos de proporção. Para a ajustar, puxe um dos pontos laterais até conseguir uma imagem equilibrada. Não se preocupe com a passagem da margem da imagem previamente estabelecida.

6

Volte a utilizar a ferramenta Deform para efectuar os ajustes ne-cessários à produção de uma imagem final equilibrada. Altere entre layers (camadas) consoante queira mexer numa das imagens.

7

Para terminar este exemplo, vamos agregar todas as layers em apenas uma. Isto para a imagem poder ser transaccionada sem quaisquer problemas. Execute os comandos Layers > Merge > All (Flatten).

E pronto! A sua imagem tem outro fundo com um contraste bastante curioso. A junção do preto e branco com a cor permite que a borboleta ganhe muito mais destaque… Agora experimente com outros

No exemplo que retratamos pode ser necessário alterar a cor da borboleta. Neste caso, avivar-lhe a cor para que se destaque ainda mais do fundo. Para isso só tem de: ter a layer correcta seleccionada e activar a opção Adjust >Hue and Saturation >Hue saturation/ lightness. Com esta janela de opções aberta movimente as roliças até obter as melhorias que pretende. Tenha cuidado nestes parâmetros. Se exagerar vai perder os pormenores das imagens!

Dê mais cor…

Pode sempre alterar a cor da

imagem que está em primeiro plano... ...mas não exagere ou vai perder os pormenores da imagem!

4

5

1

(5)

exemplos. Lembre-se que pode utilizar este exemplo para colocar todo o tipo de fundos. Neste caso, optámos por alterar a cor do fundo. Mas pode optar por colocar um fundo que não necessite de quaisquer alterações.

Tudo depende da intenção que pretende dar à sua imagem. Os limites aqui são mesmo os da sua imaginação.

Para o mês que vem vamos continuar no Paint Shop Pro, mas para lhe ex-plicar como pode aex-plicar efeitos às suas fotografias e, até, inserir caixas de diálogo. Os célebres “balões” da banda desenhada.

Mas isso é só para a próxima edição. Até lá divirta-se a alterar os fundos das suas fotos... Bom trabalho! :

O resultado final deverá ser semelhante ao que apresentamos. A borboleta destaca-se da vegetação e a junção do preto e branco com a cor dá um contraste bastante curioso à imagem.

7

Referências

Documentos relacionados

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

Considerando que a maioria dos métodos publicados até os dias de hoje realizam a separação de um, ou no máximo dois metais de transição, e que a aplicabilidade

Nota: As propriedades físicas e químicas são fornecidas apenas para considerações de segurança, saúde e meio ambiente, e podem não representar integralmente as especificações

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Assim, o PARAFAC foi testado com duas combinações diferentes de splines: A série de Fourier, como função de base, com a aproximação por quadrados mínimos penalizados foi usada

Na janela Editar Mídia, o usuário deve preencher os campos Título, Legenda, Texto alternativo e.. UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ SECRETARIA DE TECNOLOGIA