• Nenhum resultado encontrado

Inovação tecnológica Incentivos fiscais da Lei do Bem e o Novo Marco da Inovação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Inovação tecnológica Incentivos fiscais da Lei do Bem e o Novo Marco da Inovação"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

A PwC apoia a inovação

Inovação tecnológica

Incentivos fiscais da Lei do Bem

e o Novo Marco da Inovação

(2)

O que é inovação tecnológica?

Inovação tecnológica (“IT”) é o desenvolvimento de melhorias incrementais e/ou a concepção de novos produtos e processos para a empresa, não necessariamente novos para o mercado de atuação. Os principais resultados são ganhos efetivos de qualidade e produtividade, capazes de tornar a empresa ou o produto mais competitivo.

Em projetos de IT, os incentivos fiscais são importantes para apoiar a fase de maior incerteza quanto à obtenção de resultados pelas empresas.

Pensando nisso, o Governo Federal criou incentivos fiscais para estimular os investimentos privados em PD&I – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, por meio da Lei do Bem e, mais recentemente, em 2016, do Novo Marco de Inovação, que confere mais flexibilidade de atuação às ICTs (instituições de ciência e tecnologia) privadas.

Atividades que caracterizam um projeto como inovador

Pesquisa básica dirigida

Trabalhos executados para compreender melhor novos fenômenos, a fim de desenvolver produtos, processos ou

sistemas inovadores.

Pesquisa aplicada

Trabalhos executados para adquirir conhecimentos que apoiem o desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos e sistemas.

Desenvolvimento experimental

Trabalhos sistemáticos com base em conhecimentos preexistentes

Tecnologia industrial básica

Inclui a aferição e calibração de máquinas/equipamentos, o projeto e a confecção de instrumentos de medida específicos, a certificação de conformidade, inclusive ensaios correspondentes, a normalização, a documentação técnica gerada e o patenteamento do desenvolvimento, além de outras atividades correlatas.

Serviços de apoio técnico

São indispensáveis à implantação e manutenção

(3)

O que você precisa saber

para elaborar e executar

projetos de PD&I

Na elaboração de documentações técnicas dos projetos de PD&I, é importante detalhar e controlar os seguintes elementos:

Motivação

Apresentar o cenário da empresa ou do mercado que motivou a criação do projeto e todas as atividades de P&D exercidas. A motivação pode ser a entrada da empresa em um novo mercado, a necessidade de aprimorar características de produtos para ganhar competitividade ou expandir o portfólio da empresa.

Objetivos

Apresentar a finalidade do projeto e os resultados esperados, assim como o passo a passo para a sua concepção, deixando claro quais são os seus limites.

Resultados esperados

Identificar ganhos esperados do projeto de forma clara e objetiva. Por exemplo: percentual de ganho de qualidade, percentual de redução de custo e setup produtivo etc. Os resultados podem estar relacionados a aspectos intangíveis ou qualitativos do projeto.

Avaliação dos riscos

Levantamento das dificuldades técnicas superadas durante o

desenvolvimento do projeto com base na aplicação de novos conhecimentos.

Método de execução

Descrição do método adotado para conduzir o projeto, incluindo pressupostos, abordagens, práticas adotadas, especificação técnica dos testes – quando aplicável – e estudos e análises a serem realizados. Métodos Motivação Resultados Objetivos Riscos

Projetos descontinuados ou paralisados

por razões técnicas

O término de um projeto é alcançado quando seus

objetivos são atingidos ou quando se conclui que não

serão ou não podem ser alcançados. Em situações

como essas, a Lei do Bem prevê que tais esforços

empresariais podem ser beneficiados, tendo em vista

a incerteza inerente às atividades de pesquisa.

(4)

Benefícios da Lei do Bem

Reduzir o pagamento de tributos, como: • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ).

• Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Incentivos

A pessoa jurídica poderá usufruir dos seguintes incentivos:

I. Exclusão de 60% a 100%, para efeito de apuração do IRPJ e da CSLL, da soma dos dispêndios realizados com P&D classificáveis como despesas operacionais;

II. Redução de 50% do IPI incidente sobre equipamentos, máquinas, aparelhos e instrumentos, nacionais ou importados, destinados exclusivamente a PD&I;

III. Redução a zero da alíquota do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) incidente sobre despesas com registro e manutenção de marcas, patentes e cultivares no exterior;

IV. Depreciação integral, no próprio ano da aquisição, de máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos, novos, destinados à utilização nas atividades de PD&I;

V. Amortização integral (mediante dedução como custo ou despesa operacional, no período de apuração em que forem efetuados) dos dispêndios relativos à aquisição de bens intangíveis, vinculados exclusivamente às atividades de PD&I.

A legislação prevê a redução

de impostos como IRPJ,

CSLL e IPI

Vantagens para empresas sem

lucro tributável

• Investir em tecnologia pode ser um caminho para sair do prejuízo. • Apresentar-se para os técnicos da Setec (Secretaria de Desenvolvimento

Tecnológico e Inovação) e para as autoridades competentes como empresa inovadora que dedica parte do seu orçamento para investir em PD&I, mostrando, assim, que esses investimentos estão incorporados às suas atividades.

• Manter-se organizada e atualizada na avaliação dos projetos e fazer a segregação técnica e contábil dos trabalhos inovadores dentro do ano-calendário especifico.

• Obter o engajamento dos profissionais nas atividades e nos controles necessários.

• Reduzir o retrabalho e incidências de erros por reiniciar projetos e controles.

• Reduzir a imposição de multas e encargos em caso de autuação futura quando a empresa entrega adequadamente o formulário ao MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

(5)

ICT Privada

Novo Marco da Inovação

A Lei nº 13.243/16, conhecida como Novo Marco Legal da Inovação, criou a figura da Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) privada. Ela é definida como uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, com sede e foro no país, que inclua em sua missão institucional, seu objetivo social ou estatutário a pesquisa básica ou aplicada de caráter científico ou tecnológico no desenvolvimento de novos produtos, serviços ou processos.

Até então, a legislação reconhecia apenas a figura da ICT pública nos acordos de cooperação científica.

Relevante é que as empresas podem encomendar projetos de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica das ICTs (públicas ou privadas) e usar os valores transferidos a essas instituições como benefícios fiscais.

(6)

8. Governança

Desenho das funções de diretoria e designação de diretores e gestores para liderar os comitês técnicos de projetos e definir responsabilidades das equipes, alinhadas com o planejamento estratégico do grupo.

9. Métricas e

motivadores

Avaliação dos critérios de medição adequados ao desempenho da ICT, com foco

principalmente em desenvolvimentos que possam ser comercializados.

10. Liderança

Avaliação conceitual de aspectos relacionados ao corpo técnico qualificado necessário à existência

5. Ecossistema

Avaliação conceitual de aspectos procedimentais e documentais para realizar  parcerias com clientes/fornecedores, entre outros.

6. Propriedade

intelectual

Avaliação dos principais aspectos relativos à propriedade intelectual na relação entre a ICT, o grupo econômico e eventuais parceiros.

7. Serviços

Avaliação das principais obrigações acessórias tributárias e procedimentos contábeis vinculados às atividades da ICT: prestação de serviços relacionados às atividades-fins, locação de ativos, entre outros.

ICT Privada - Como podemos ajudar

Fase 1

Fase 2

Estudo conceitual de viabilidade Implementação efetiva

Abordamos os principais aspectos da legislação pertinente aos itens abaixo definidos e fazemos a simulação numérica de cenários hipotéticos para avaliar a oportunidade. O objetivo é apresentar os principais aspectos da legislação e fazer uma avaliação preliminar da oportunidade vislumbrada, não a efetiva implementação da solução.

• Assessoria para elaborar o estatuto social da ICT e os demais contratos de operação da ICT.

• Apoio na definição de modelos de documentos e procedimentos necessários ao cumprimento das obrigações vinculadas ao funcionamento da ICT. • Definição da estrutura organizacional da ICT. • Auxílio para identificar parceiros e contratos

específicos de cooperação científica.

• Suporte à gestão dos recursos, ativos e propriedade intelectual da ICT.

• Demais aspectos de implementação.

1. Estrutura conceitual

e societária

Avaliação da natureza estrutural e societária mais adequada à ICT no contexto do grupo econômico e seus parceiros.

2. Financiamento

Avaliação de alternativas para financiar atividades da ICT por eventuais entidades mantenedoras.

3. Ativos

Avaliação dos aspectos societários, tributários e financeiros relativos aos ativos tangíveis e intangíveis da ICT.

4. Equipe/Recursos

Avaliação conceitual dos impactos tributários

(7)

Contatos

A PwC selecionou uma equipe experiente que se mantêm à disposição e estará sempre pronta para atendê-lo.

Conheça os profissionais da liderança:

Luis Reis Telefone: +55 11 3674 3542 luis.reis@pwc.com Antonio Rocca Telefone: +55 11 3674 2495 antonio.rocca@pwc.com Emerson Chenta Telefone: +55 11 3674 3368 emerson.chenta@pwc.com Bruno Magnoli Telefone: +55 11 3674 3446 bruno.magnoli@pwc.com Gustavo Grazzi Telefone: +55 11 3674 2637 gustavo.grazzi@pwc.com

(8)

Referências

Documentos relacionados

Em síntese, a área auditada manifestou-se no sentido de formalizar contratos de pré-incubação, de que o reajuste de valores e outras alterações já

Qualquer alteração à morada ou sede do Tomador do Seguro deverá ser comunicada à Tranquilidade, nos trinta (30) dias subsequentes à data em que se verifique, sob

A alternância de políticos de São Paulo e de Minas na presidência da República ficou conhecida como política café com leite, integrante da política dos

b) aprovação e classificação na prova escrita; c) aprovação na dinâmica de grupo;.. 12.2 - Os candidatos aprovados e classificados no processo seletivo serão

• A oficina irá demonstrar aos participantes noções básicas de edição de Áudio, utilizando o Editor Audacity e exibir suas principais funcionalidades, suas

Dessa forma, buscou-se quantificar a produção de sedimentos na bacia, ou seja, o aporte sólido no seu exutório, além da massa de sedimentos retida nos pequenos

Na medida em que a GESTORA identifique a necessidade de aportes adicionais de recursos no FUNDO, seja para a captação de recursos destinados ao custeio das despesas recorrentes

V- A supressão dos incentivos fiscais para P&D em empresas de informática aumentará os investimentos privados em tecnologia e inovação no país. Para a próxima