• Nenhum resultado encontrado

O descontentamento do capital industrial sob a ótica de duas intepretações sobre o Brasil

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O descontentamento do capital industrial sob a ótica de duas intepretações sobre o Brasil"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

industrial sob a ótica de duas

interpretações sobre o Brasil

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de relacionar o descontentamento recente da burguesia industrial com as políticas econômicas do governo Dilma Rousseff a partir de conceitos apresentados no artigo “Seis interpretações sobre o Brasil”, escrito pelo ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Luís Filipe Pereira

Pós-graduando em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

(2)

Um dos símbolos da coalizão oposicionista que se formou após a reeleição de Dilma Rousseff é a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A entidade encampou como nenhuma outra a bandeira da luta contra o aumento da carga tributária – colocando-se principalmente contra a volta da CPMF - que seria uma das responsáveis pela estagnação da economia nacional. Para deixar clara a insatisfação, um grande pato inflável patrocinado pela federação surgia a cada manifestação na Avenida Paulista. Com o passar do tempo, a pressão exercida contra o governo ganhou força através da adesão popular e protestos tomaram as ruas, mostrando que a simples redução de impostos não seria suficiente. A situação se tornou fora de controle, com os manifestantes pedindo o afastamento da presidente.

Como define o cientista político estadunidense Peter Gourevitch, cada crise econômica obedece uma lógica simples. Nos anos de pujança, coalizões sociais são formadas e sustentadas por políticas econômicas bem-sucedidas. Este quadro muda em tempos de tormentas, quando coalizões e decisões implementadas anteriormente precisam ser revistas até que uma solução seja encontrada e a economia volte a crescer. Para entender a disputa política que se sucede, é preciso levar consideração três fatores: o próprio estado e dispositivos de controle, como sistema de leis vigente e o equilíbrio entre Legislativo e Executivo; o poder militar que o país dispõe perante o cenário internacional e a força dos mecanismos de representação da sociedade, entre eles partidos políticos e grupos de interesse, que buscam controlar as relações entre atores econômicos e o estado, além de aspectos ideológicos.

No caso brasileiro, as respostas para o rompimento entre capital industrial e governo podem estar nas interpretações do país sob a ótica do

ex-ministro Luiz Carlos Bresser-Pereira. Em artigo publicado em 1982, ele suscita questões existenciais do Brasil enquanto sociedade, enumerando seis formas de compreender a formação política e social do país ao longo dos anos. Na interpretação sob a ótica da nova dependência, o autor elenca uma série de fatos novos, ocorridos principalmente durante o governo de Juscelino Kubitschek. Tais episódios servem para eliminar resquícios de conflitos entre a burguesia industrial e a burguesia agrário-mercantil, estabelecendo bases para uma possível posição nacionalista da classe burguesa em geral. Essas narrativas, entretanto, liquidam qualquer possibilidade de pacto entre burguesia e trabalhadores. São elas: a consolidação da indústria nacional que não pode ser mais considerada “artificial” em um “país essencialmente agrário”; a decadência das exportações de café decorrente da queda dos preços internacionais, tornando inviável a transferência de renda do setor exportador para a indústria; o ingresso da empresas multinacionais muitas vezes atreladas às burguesias locais; a aprovação de tarifas com objetivo de proteger as indústrias nacionais da importação de similares estrangeiros; o revigoramento da atividade sindical durante os anos 1950; a Revolução de Cuba, em 1959, que apavorou a burguesia local.

A proposta geral do conceito de dependência consiste em demonstrar que os determinantes externos (imperialismo) da situação de dependência estão relacionados aos determinantes internos (estruturas de classes) que são fundamentais e tendiam a ser minimizados na interpretação nacional-burguesa. O essencial na interpretação da nova dependência não está no conceito teórico de dependência, mas na análise da nova dependência que se configura na América Latina e particularmente no Brasil com a entrada em massa das empresas multinacionais industriais (BRESSER-PEREIRA, 1982)

(3)

Numa outra interpretação, Bresser busca identificar tendências do capitalismo no país a partir de um projeto de hegemonia desenvolvido pela burguesia industrial. O grupo emerge timidamente como força econômica e política no país a partir de 1930 e começa a se tornar hegemônico durante o processo de redemocratização do Brasil. No seu raciocínio, Bresser descreve o “pacto social democrático de 1977” como pedra angular neste processo. Baseado em um tripé sustentado pela manutenção da democracia como sistema de governo, do capitalismo como sistema econômico e pela distribuição moderada de renda, ele buscava concordância entre burguesia industrial e classe trabalhadora.

Isto não significa, entretanto, que a burguesia industrial brasileira seja necessariamente democrática. Ela o seria se a apropriação do excedente se realizasse exclusivamente pelo mecanismo da mais-valia. No Brasil, entretanto, este não é o caso, dada a enorme participação do Estado na economia. Neste caso, as formas de apropriação do excedente via acumulação primitiva (subsídios e favores de todos os tipos) continuam essenciais, e levam uma parte da própria burguesia industrial a se manter autoritária para gozar desses favores sem maiores controles. (BRESSER-PEREIRA, 1982)

Criada em 1928 com o nome de Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp tem como principal causa a luta pela competitividade, com reivindicações para diminuir os custos de produção e conter a desindustrialização. De acordo com uma reportagem da Revista Piauí de agosto de 2014, a entidade chegou a controlar um orçamento de R$ 3 bilhões no ano anterior. Dinheiro que por lei seria empregado exclusivamente em serviços sociais e escolas técnicas para os trabalhadores da indústria, o chamado Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, Senac, Sest, Senar e Sebrae),

mas na prática a situação é distinta. Ela se beneficia da vasta dimensão do aparelho econômico estatal, que implica diretamente em excedentes para a burguesia. Na medida em que depende de incentivos do estado, essa relação tende ao autoritarismo.

Como forma de cooptar essas entidades, na maioria das vezes com êxito, o governo criou impostos para sustentá-las. No caso dos sindicatos dos trabalhadores, há um desconto anual equivalente à remuneração de um dia de trabalho. No caso das entidades patronais, foi criada uma contribuição compulsória, que já foi maior e hoje é de 2,5% sobre a folha de pagamentos das empresas. O dinheiro arrecadado é distribuído entre as confederações e federações empresariais. (DIEGUEZ, 2014)

Na conclusão de seu artigo, Bresser, enxerga o Brasil bem integrado ao capital internacional, mas ainda marcado por profundos desequilíbrios socioeconômicos. O autor espera que transformado em um das grandes nações exportadoras de produtos manufaturados do mundo, o Brasil seja admitido no clube dos países capitalistas centrais, sob a tutela do capital industrial local e do capital multinacional. Bresser ainda vislumbra nesse quadro uma luta de classes, que encaminhe o país para um socialismo democrático e autogestionário. A realidade parece distante, já que a dependência da exportação de artigos primários segue como uma realidade para os países latino-americanos. Uma matéria do portal de notícias G1 publicada no dia 05/04/2016 mostra que a agência de classificação de risco Moody’s prevê um crescimento econômico menor para os próximos anos, por causa da queda dos preços das commodities:

Os países da América Latina vão continuar a sentir o impacto de um período mais longo de preços baixos das commodities, segundo

(4)

relatório da agência de classificação de risco Moody’s, divulgado nesta terça-feira (5). Segundo o texto, vários países registrarão uma mudança em suas tendências de crescimento futuro.

Com isso, a tendência de crescimento na maior parte dos países exportadores de commodities da região – entre os quais está o Brasil – será aproximadamente um ponto percentual menor deste ano até 2020 que o registrado nos cinco anos anteriores.

O choque nos preços das commodities afeta os países produtores de várias maneiras: não só reduz o valor de suas exportações, como também afeta a arrecadação pública, e reduz o investimento estrangeiro direto.

Na avaliação da Moody’s, a maior parte dos governos latino-americanos tem espaço fiscal limitado, e por isso terão limitada a sua capacidade de usar a política fiscal (de tributos) para administrar os choques. “Por essa razão, a Moody’s prevê que vários governos serão forçados a cortar gastos em detrimento do crescimento econômico”, diz a entidade em nota.

Para o cientista político André Singer, a relação de confiança com as políticas econômicas do governo Dilma Rousseff sofreu o primeiro abalo quando o país começou a colocar em prática algo que o então Ministro da Fazenda, Guido Mantega, chamou de nova matriz econômica. O objetivo era aproveitar o mau momento global para resolver problemas estruturais da economia brasileira a partir de intenso ativismo estatal na economia. Um dos pontos fundamentais era a redução da taxa básica de juros — de 12,5% para 7,5% — promovida pelo Banco Central entre agosto de 2011 e abril de 2013, o que não agradou o capital internacional, e consequentemente à burguesia industrial. Aos poucos os empresários industriais se afastaram e passaram a formar uma frente única de oposição, deixando o governo isolado em suas convicções.

No fim de 2014, buscando uma trégua,

Dilma anuncia a nomeação de Joaquim Levy para o lugar de Guido Mantega no Ministério da Fazenda. Além de apaziguar os ânimos do mercado, o governo pretendia conseguir uma retomada de confiança junto aos investidores. Sem respaldo, o novo ministro não encontrou apoio suficiente para conseguir colocar em prática seu plano de ajuste fiscal e promover o equilíbrio das contas públicas e acabou pedindo demissão 11 meses depois de assumir o cargo, com o país em recessão e rebaixado por agências internacionais de classificação de risco econômico.

Com a nomeação de Nelson Barbosa, a relação entre governo e investidores passa a se deteriorar cada vez mais. Em maio de 2016, com o processo de impeachment avançando e o cenário político completamente desfavorável a Dilma Rousseff, o Ibovespa chegou a fechar em alta de 4%. No entanto, mesmo com a admissibilidade do processo de impedimento da presidente aprovada no Senado e a posse do interino Michel Temer, o equilíbrio nas contas públicas ainda parece distante. Precavida quanto ao aumento da carga tributária, a Fiesp mantém seus patos a postos.

Referências bibliográficas

BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. Seis interpretações sobre o Brasil. Revista de Ciências

Sociais. São Paulo, v.5, n.3, p. 269-306. 1982.

GOUREVITCH, Peter. Politics in Hard Times: Comparative Responses to International Economic Crises, 1986, p. 17-70. COMMODITIES. Disponivel em <http://g1.globo.

(5)

com/economia/noticia/2016/04/commodities- em-baixa-seguirao-afetando-america-latina-diz-moodys.html> Acesso em 30 jun 2016. SINGER, André. Singer: “A democracia vai pagar um preço alto se o impeachment vingar”.

El País, São Paulo, 2015. Disponivel em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2015/10/10/ p o l i t i c a / 1 4 4 4 4 3 1 9 7 9 _ 8 5 3 2 7 3 . html> Acesso em15 jun 2016. SINGER, André. Cutucando onças com varas curtas.

Novos Estudos. São Paulo : CEBRAP, 2015. p. 43-71.

SINGER, André. O lulismo nas cordas. Piauí. São Paulo, n. 111, p. 30-38. dez. 2015. FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO

DE SÃO PAULO. História. Disponivel em: <http://www.fiesp.com.br/sobre-a-fiesp/historia/> Acesso em 02 jun 2016. DIEGUEZ, Consuelo. O candidato S. Piauí. São Paulo,

n. 95, p. 16-24. ago. 2014. JOAQUIM Levy toma posse como ministro.

Disponível em: <http://economia.uol.com.br/ noticias/redacao/2015/01/05/joaquim-levy-toma- posse-como-ministro-da-fazenda-sem-a-presenca-de-mantega.htm> Acesso em: 14 maio 2016 GASPAR, Malu. A morte e a morte de Joaquim Levy.

Piauí. São Paulo, n. 111, p. 10. dez. 2015.

DELCOURT, Laurent. Movimento contra a corrupção ou golpe de estado disfarçado?

Le Monde Diplomatique Brasil.

São Paulo, v.9, n.106, p.4-5, maio 2016. FITCH tira grau de investimento do Brasil.

Disponível em: <http://g1.globo.com/ economia/noticia/2015/12/fitch-tira-grau-de-investimento-do-brasil.html> Acesso 02 abr 2016. BOLSA salta com avanço do impeachment. Disponível

em: <http://economia.uol.com.br/cotacoes/ noticias/redacao/2016/05/10/bolsa-salta-e- fecha-em-alta-de-4-com-avanco-do-impeachment-so-1-acao-cai.htm> Acesso em 1 jun 2016. VENCESLAU, Pedro. “Skaf afirma que patos estão

a postos contra recriação de impostos”. O Estado de São Paulo, 15/05/2016. Disponível em: <http:// politica.estadao.com.br/noticias/geral,skaf-afirma- que-patos-estao-a-postos-contra-recriacao-de-impostos,10000051412> Acesso em 30 jun 2016.

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

[r]

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Neste sentido, o presente estudo busca como objetivo principal realizar um revisão de literatura sobre as atuais intervenções realizadas nas empresas com vistas a minimizar os

163 “Consequently, the envisaged agreement, by conferring on an international court which is outside the institutional and judicial framework of the European Union an

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e