• Nenhum resultado encontrado

Legislação da Educação Física Desportos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "Legislação da Educação Física Desportos"

Copied!
45
0
0

Texto

(1)
(2)

Apoio:

Patrocínio:

(3)

Legislação da Educação

Física

(4)

Legislação da Educação Física

Desportos

1851-1970

1851 LEI Nº 630, de 17 de setembro. Inclui a ginástica no currículo das escolas primárias.

1855 REGULAMENTO DA lNSTRUÇÃO PRIMARIA E SECUNDÁRIA NO MUNICÍPIO DA CORTE, expedido em 1855. Estende a exigência dos exercícios ginásticos ao Colégio Pedro II .

1857 DECRETO Nº 2.005, de 24 de outubro. “Reforma Marques de Olinda”. Determina que o internato do Colégio Pedro II “será colo-cado fora da cidade, com terreno espaçoso não só para exercícios de ginastica, banhos e natação, como para recreio”.

1858 DECRETO Nº 2. 116, de 11 de março. Inclui esgrima e nata-ção nos Cursos de Infantaria e Cavalaria da Escola Militar;. No mesmo ano, a esgrima, a ginastica e a natação tornam-se obriga-tórias na Escola da Marinha.

1862 DECRETO Nº 2.882, de 1 de fevereiro. “Reforma Sousa Ra-mos”. Mantém a ginástica no Colégio Pedro II e acrescenta dança no seu currículo.

(5)

da ginástica, natação e esgrima nos Cursos Preparatórios à Escola Militar.

1871 DECRETO Nº 4.720, de 22 de abril. Baixa o Regulamento da Escola da Marinha, conservando a obrigatoriedade da pratica da esgrima, da ginastica e da natação em seus cursos.

1874 DECRETO Nº 5.529, de 17 de janeiro. Baixa o Regulamento da Escola Militar, fazendo constar de seus cursos e ginástica, a esgrirna, a equitação e a natação.

1876 DECRETO Nº 6.370, de 30 de setembro. Introduz exercícios graduados de ginástica e princípios gerais de Educação Física nos cursos das duas Escolas Normais criadas no Município da Corte.

1880 DECRETO Nº 7.684, de 6 de março. Regulamenta o ensino normal do Município da Corte, conservando, na 5a. série, os prin-cípios gerais da Educação Física, e os exercícios ginásticos, nas demais séries.

1881 DECRETO Nº 8.025, de 16 de março. Prescreve a obrigatoriedade da ginástica nas duas seções em que ficou dividi-do o curso normal, com a nova regulamentação.

1882 PROJETO Nº 224, de l882. “Reforma do Ensino Primário e Varias Instituições Complementares da Instrução Publica”. Seu relator, Rui Barbosa, resumiu o pensamento nele contido nos se-guintes itens:

1. Instituição de uma seção especial de ginástica em cada escola normal.

2. Extensão obrigatória a ambos os sexos, na formação do professorado e nas escolas primárias de todos os graus, tendo em vista, em relação à mulher, a harmonia das for-mas feminis e as exigências da maternidade futura.

3. Inserção da ginástica nos programas escolares como ma-téria de estudo, em horas distintas das do recreio, e depois das aulas.

(6)

de ginástica aos de todas as outras disciplinas.

I884 DECRETO Nº9.251, de 16 de junho. Inclui a ginástica, a nata-ção, a equitação e a esgrima nos cursos da Escola Militar do Rio Grande do Sul.

1889 DECRETO Nº 10.202, de 9 de março. Cria o Imperial Colégio Militar, no Município da Corte, fazendo constar de seus programas também a natação, a ginástica, o tiro ao alvo e a esgrima.

l890 RELATÓRIO DO INSPETOR-GERAL (Ramiz Galvao) de 1890. Revela que a ginástica figura nos currículos das escolas primárias de 1o. e 2o. graus, no Ginásio Nacional e na Escola Normal do Município da Corte.

DECRETO Nº 330, de 12 de abril. Torna obrigatório o ensino da natação, em todas as escolas militares da capital federal e do Rio Grande do Sul.

DECRETO Nº 371, de 2 de maio. Renova a exigência de natação, a ginástica e a musica.

189 l DECRETO Nº 1.256, de 10 de janeiro. Estrutura o curso prévio da Escola Naval, incluindo nele a natação e a ginástica como ensino acessório.

1892 REGULAMENTO DE 1892. Autoriza o diretor e o vice-diretor do Ginásio Nacional a desenvolver, nos seus alunos, o gosto pelos exercícios ginásticos livres, além de outros.

1901 DECRETO Nº 3.914, de 26 de janeiro. Aprova o Regulamento do Ginásio Nacional, exigindo a prática da ginastica “com intuito higiênico”.

1905 PROJETO DE LEI, de 21 de setembro. Apresentado pelo De-putado Jorge de Morais, é do seguinte teor: “0 Congresso Nacional resolve: Art. 1o. Ficam criadas duas escolas de Educação Física, sendo uma militar e outra civil. “

(7)

Europa e América do Norte o que existe de melhor na espécie.

Parágrafo 2o. Quanto à escola civil, poderá igualmente comissionar pessoal idôneo ou contratá-lo imediatamente.

Art. 2o. Fica o poder executivo autorizado a adquirir terrenos para que a mocidade das escolas superiores possa, em espaços apro-priados, dar-se à prática dos jogos ao ar livre.

Art. 3o. 0 governo deverá instituir desde já a pratica da ginastica sueca e jogos ao ar livre nos seguintes estabelecimentos: Ginásio Nacional, Colégio Militar e Escola de Aprendizes e Marinheiros.”

1911 DECRETO Nº 8660, de 5 de abril. Baixa novo Regulamento para o Colégio Pedro II, estabelecendo que as “aulas de ginastica terão por fim robustecer o organismo, devendo os mestres ades-trar os alunos nos exercícios que constituem a Educação Física.”

1916 DECRET0 Nº 1.058, de 29 de janeiro. “Regulamento do Servi-ço de Inspeção Médica Escola do Distrito Federal.” Confere ao “médico a competência de dirigir a Educação Física dos alunos proporcionada as necessidades e a capacidade de cada idade e sexo.”

1921 DECRETO Nº 784, de 27 de abril. Aprova o “Regulamento de Instrução Física Militar destinado a todas as armas.”

1922 PORTARIA DO MINISTRO DA GUERRA, de 10 de janeiro. Cria o Centro Militar de Educação Física, destinado “a dirigir, coordenar e difundir o novo método de Educação Física, e suas aplicações desportivas”.

(8)

funcionamento no ano de 1929, por onde se diplomaram 22 pro-fessores civis, a ele encaminhados pelo então Diretor da instrução Pública do Distrito Federal, Prof. Fernando de Azevedo.

ANTEPROJETO DE LEI DE 1929. Elaborado pela Comissão composta dos Senhores Deputados Artur Lemos, Dr. Fernando de Azevedo, Prof. Faustino Esposel, Drs. Renato Pacheco, Armando Guinle, Jor-ge Machado, Comandante Jair de Albuquerque, Tenentes Inacio de Freitas Rolim e Jair Dantas Ribeiro, sob a presidência do Gen. Nestor Sezefredo dos Passos, então Ministro da Guerra, sofreu severa critica da Associação Brasileira de Educação, que apresen-tou as seguintes sugestões:

1. Convém ser criada pelo governo federal a Escola de Educa-ção Física, tendo, entre outros objetivos, o fim precipuo de preparar instrutores civis destinados às escolas primarias, secundarias e normais do Pais, conforme acordo que se fará, com os governos dos Estados.

2. Esse Instituto será anexo a Universidade do Rio de Janeiro. 3. Como ele ainda tardará a fornecer os instrutores necessá-rios, o governo federal deve ficar autorizado desde já a contratar técnicos e a pô-los, sem ônus, a disposição dos Estados de menores recursos. Esses técnicos se incumbi-rão de neles orientar a Educação Física, junto as respecti-vas diretorias de Instrução Publica.

4. Tanto os professores do Instituto acima projetado como os técnicos a que se refere a sugestão anterior, serão esco-lhidos dentre indivíduos, nacionais ou estrangeiros, que te-nham certificados de institutos de Educação Física de re-putação mundial.

5. Para a regulamentação do Instituto em projeto e para a indicação dos estabelecimentos onde devem ser buscados os técnicos necessários, convém ser criada uma Comissão de Educação subordinada ao Ministério do Interior, e com-posta de membros honorários representando os educado-res, os médicos e os especialistas em Educação Física.

(9)

e intensificar o ensino da Educação Física no Exército, o art. 95 dessa portaria dispunha: “0 Centro receberá, também, para os seus cursos, oficiais e sargentos das forças auxiliares, professores federais, estaduais ou municipais e civis.”

1931 DECRETO Nº 19.890, de 18 de abril. “Art. 9. Durante o ano letivo haverá ainda, nos estabelecimentos de ensino secundário, exercícios de Educação Física para todas as classes.” Segundo seu art. 57, a fiscalização do cumprimento do dispositivo supracitado competiria aos inspetores da Seção C. Pelo seu artigo 69, ficou instituído o registro provisório dos candidatos ao magistério no ensino secundário, inclusive o da ginastica.

PORTARIA Nº 70, de 30 de junho. Aprova os programas das atividades da Educação Física para o curso secundário, acompa-nhados de orientação metodológica.

1932 DECRETO Nº 21.241, de 4 de abril. Mantém a exigência da Educação Física nos estabelecimentos de ensino secundário e re-conhece a necessidade da criação da função de inspetor especi-alizado nessa prática educativa, estabelecendo seu art. 98: “En-quanto não permitir o fundo de custeio dos serviços de inspeção, a designação de inspetores especializados para orientação do en-sino da Musica e dos exercícios da Educação Física, caberá aos inspetores de estabelecimentos de ensino zelar pela execução dos programas e das instruções que forem expedidos pelo Departa-mento Nacional de Educação.” 0 registro, no DepartaDeparta-mento Nacio-nal de Educação, de professores candidatos ao magistério nos estabelecimentos sob inspeção federal, foi mantido pelo art. 87 desse decreto.

1933 DECRETO Nº 23.252, de 19 de outubro. Transforma o Centro Militar de Educação Física em Escola de Educação Física do Exér-cito. E admitida a matricula de civis em seus cursos, de acordo com sua regulamentação.

DECRETO Nº 23 252-A, de 19 de outubro. Aprova o Regulamento da Escola de Educação Física do Exército.

(10)

de diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos sob jurisdição do Ministério da Educação e Saúde Pública.

1935 PORTARIA DO DIRETOR-GERAL, de 18 de julho. Baixa instruções para o registro de professores na Diretoria Nacional de Educação, inclusive as referentes a professor de ginástica.

LEI I Nº 91, de 28 de agosto. Determina regras pelas quais são as entidades declaradas de utilidade pública.

1937 Lei Nº 378, de 13 de janeiro. Reorganiza o Ministério da Educação. Pelo art. l.o, cria a Divisão de Educação Física, por onde, segundo o art. 12, passaria a correr a administração da Educação Física.

CONSTITUIÇÃO DE 10 DE NOVEMBRO. Refere-se expressamente a Educação Física nos artes. 15, item IX, 127, 131 e 132.

1938 DECRETO-LEI Nº 526, de 1o. de julho (D. O. de 5-7-38). Institui o Conselho Nacional de Cultura. Art. 2., parágrafo único, alínea h, inclui a educação física (ginástica e esportes) como atividade de desenvolvimento cultural .

DECRETO-LEI Nº 527, de 1o. de julho. Regula cooperação finan-ceira da União com as entidades privadas.

DECRETO-LEI Nº 639, de 15 de setembro. Isenta do pagamento de selos os papéis a que se refere o art. 7o. do Decreto-Lei Nº 527, de 1-7-1938.

1939 DECRETO Nº 1.056, de 19 de janeiro. Institui a Comissão Nacional de Desportos.

DECRETO-LEI Nº 1.212, de 17 de abril (D. O. de 20-4-39, página 9.073). Cria, na Universidade do Brasil, a Escola Nacional de Edu-cação Física e Desportos.

(11)

PORTARIA Nº 275, de 19 de junho (D O. de 20-6-39, página 14.68l ), do Departamento Nacional de Educação. Determina que, a partir de 1.-7-1939, nos estabelecimentos de ensino secundário do Dis-trito Federal, seja exigida, para as aulas de Educação Física, as-sistência efetiva de professor e médico ambos especializados, de-vendo ser ministradas por professoras as destinadas ao sexo femi-nino.

PORTARlA Nº 314, de 21 de julho (D. O. de 26-7-39, pg. 17.802), do Departamento Nacional de Educação. Determina que a partir de 1.-8-1939, nos estabelecimentos de ensino secundário, sob regi-me federal, localizados no Estado do Espirito Santo, sejam exigi-dos, para as aulas de Educação Física, professores especializaexigi-dos, devendo ser ministradas por professoras destinadas ao sexo femi-nino.

DECRETO-LEI N 1.380, de 28 de junho (D. O. de 30-6-39, página 15.27). Estende as regalias de licenciado e de médico especializa-do em Educação Física aos alunos aprovaespecializa-dos no Curso de Emer-gência de Educação Física organizado pelo Departamento Nacional de Educação.

DECRETO-LEI Nº 1.500, de 9 de agosto (D. O. de 11-8-39). Altera o Decreto-Lei Nº 527, de 1-7-38.

DECRETO Nº l.689, de 18 de outubro. Modifica o Decreto-Lei Nº 1.212, de 17-4-1939.

DECRETO-LEI N 1.713, de 28 de outubro. Dispõe sobre o Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União. Art. 219 - Cuida do bem-estar, aperfeiçoamento físico, intelectual e moral dos funcionários e famílias. Parágrafo único, item V, prevê criação de Centros de Educação Física e Cultural para recreio, aperfeiçoamento moral e intelectual dos funcionários e de suas famílias, fora das horas de trabalho.

(12)

1940 PORTARIA Nº 7, de 9 de janeiro, do Diretor do “Departamento Nacional de Educação. Aprova as instruções para a realização„o dos exames práticos de Educação‚o Física nos estabelecimentos de ensino secundário. “

PORTARIA MINISTERIAL Nº 14, de 26 de janeiro (D. O. de 27-1-40, pág. 1 .646) . Estabelece a exigência mínima de 3/4 de freqüência as aulas dadas em Educação Física para poder submeter-se aos exames finais das disciplinas.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 94, de 18 de maio (D. O. de 21-5-40, pág. 10.355 - Ret. D. O. de 1-6-40). Dispensa dos exercícios de Educação Física nos estabelecimentos de ensino secundário, fe-derais ou sob regime de inspeção, os alunos que, por serem milita-res em serviço ativo no Exercito‚na Marinha e nas Forças Auxilia-res, já estão obrigados àqueles exercícios.

DECRETO Nº 5.723, de 28 de maio. Concede reconhecimento do Curso Superior da Escola de Educação Física de São Paulo.

DECRETO-LEI Nº 2.296, de 10 de junho. Cria o Departamento de Educação Física da Marinha.

DECRETO Nº 6.412, de 30 de outubro. Reconhece o Curso Normal de Educação Física da Escola Superior de Educação Física do Es-tado do Espirito Santo.

1941 DECRETO-LEl Nº 2.975, de 23 janeiro (D. O. de 25-1-41, pagina 1.438). Prorroga os prazos concedidos pelo Decreto lei Nº 1.212, de 17.4-l939, as instituições desportivas para adquirirem pessoal legalmente habilitado em Educação Física.

PORTARIA Nº166, de 18 de fevereiro, do Departamento Nacional de Educação. Dispensa a exigência do limite rnaximo de idade para a matricula na Escola Nacional de Educação Física e Desportos e em escolas congêneres, autorizadas ou reconhecidas.

(13)

aos estabelecimentos de ensino primário do pais, pelo art. 36 do Decreto-Lei Nº 1.212, de 17-4-1939.

DECRETO-LEI Nº 3.199, de 14 de abril (D. O. 16-4-41, pág. de 7453). Estabelece as bases da organização dos desportos em todo o Pais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 76, de 29 de abril (D. O. de 13-5-41, pagina 19.346). Considere aprovados, nas disciplinas estudadas no Curso Superior de Educação Física, para os efeitos dos cursos de técnica desportiva e de treinamento e massagem, os diplomados por aqueles que nestes se matricularem.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 86, de 12 de maio (D. O. de 10-6-41, pagina 11.724) . Reitera a exigência de setenta e cinco por cento de freqüência às sessões de exercícios físicos para fins de presta-ção de exames finais nas disciplinas.

DECRETO Nº 7.219, de 27 de maio. Concede autorização para o funcionamento da Escola Superior de Educação Física do Estado do Rio Grande do Sul.

DECRETO Nº 7.365, de 10 de junho. Reconhece o Curso Especial de Educação Física do Estado do Piauí.

DECRETO Nº 7.366, de 10 de junho. Reconhece o Curso Provisório de Educação Física do Estado de Santa Catarina.

DECRETO-LEI Nº 3.384, de 3 de julho. Estende aos alunos dos Cursos de Educação Física de Vitória, Espírito Santo, as regalias dos licenciados em Educação Física.

DECRETO-LEI Nº 3.617, de 15 de setembro (D. O. de 17-9-4I, pagina 17.995). Estabelece as bases da organização dos despor-tos universitários.

(14)

1942 DECRETO-LEI Nº 4.029, de l9 de janeiro (D. O. de 21-1-42, pagina 1.033). institui bolsas-de-estudo para s Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil.

PORTARIA MINISTERIAL Nº~ 16, de 23 de janeiro (D. O. de 27-1-1942, pág. 1.351). Aprova as instruções baixadas pelo Diretor Geral do Departamento Nacional de Educação, relativas as bolsas-de-estudo instituídas pelo Decreto numero 4.029, de 19-1-42, na Escola de Educação Física e Desportos.

PORTARIA N 29, de 25 de janeiro (D. O. de 27-1-42 pág. 1351), do Departamento Nacional de Educação. Baixa instruções relativas as bolsas-de-estudo instituídas pelo Decreto-Iei Nº4 4.029, de 19-1-1942.

DECRETO-LEI Nº 4.073, de 30 de janeiro. “Lei orgânica do Ensino Industrial”. Em seu art. 26 estabelece a obrigatoriedade da Educa-ção Física nos cursos regulares do ensino industrial.

DECRETO Nº 8.923, de 4 de março. Autoriza o funcionamento do Curso de Especialização de Médicos em Educação Física da Escola Superior de Educação Física do Estado de São Paulo.

DECRETO Nº 8.919, de 4 de março. Concede autorização para o funcionamento do Curso Normal de Educação Física do Estado de Pernambuco.

DECRETO-LEI Nº 4.244, de 9 de abril. Consigna em seu art. 19, a Educação Física como prática educativa obrigatória em todos os estabelecimentos do ensino secundário, ate a idade de 21 anos. No art. A3., regula a assistência medica, e no art. 50 estabelece a freqüência mínima para fins de prestação de exames finais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 97, de 22 de abril (D. O. de 23-4-1942, pag. 6.107 - Ret. DD. OO. de 24-4-42 e 4-5-42). Dispõe sobre o numero de aulas semanais de cada disciplina e o de sessões sema-nais de Educação Física do curso ginasial, para alunos do sexo masculino.

(15)

Des-portos Aquáticos da Escola Nacional de Educação Física da Uni-versidade do Brasil.

DECRETO Nº 9.890, de 7 de julho. Concede autorização para fun-cionamento da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná.

DECRETO Nº 9.919, de 8 de julho (D. O. de 10-7-42). Declara existente a Confederação de Caça e Tiro.

DECRETO-LEI Nº 4.607, de 2 de agosto (D. O. de 24-8-42, pag. 13.041). Considera válidos os diplomas conferidos pelos Cursos de Emergência realizados oficialmente pelo Governo do Estado de São Paulo.

1943 PORTARIA MINISTERIAL Nº 126, de 3 de fevereiro (D. O. de 5-2- 1943, pag. 1.635). Faculta aos portadores de certificados de licença ginasial, desde que satisfeitas as demais exigências legais, a matricula nos Cursos Superior de Educação Física, Técnica Desportiva ou de Treinamento e Massagem.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 167, de 8 de março. Reduz o numero de sessões de exercícios físicos de diárias, para três e duas por semana, respectivamente, para o sexo masculino e feminino.

DECRETO-LEI Nº 5.342, de 25 de março (D. O. de 27-3-43, pagina 4.537). Dispõe sobre a competência do Conselho Nacional de Des-portos e a disciplina das atividades desportivas, e da outras provi-dencias.

DECRETO-LEI Nº 5.343, de 25 de março. Regulamenta a habilita-ção para o exercício da funhabilita-ção de professor de Educahabilita-ção Física nos estabelecimentos de ensino secundário, especificando as ins-tituições que, a partir de l943, poderiam conferir diplomas com direito a registro na Divisão de Educação Física.

DECRETO Nº 12.274, de 16 de abril. Declara existente a Confede-ração Brasileira de Hipismo.

(16)

Pan-Americano de Educação Física.

PORTARIA Nº 467, de 16 de julho (D. O. de 29-9-43 - Suplemen-to), do Departamento Nacional de Educação. Consolida as disposi-ções em vigor sobre a Educação Física nos educandarios fiscaliza-dos pelo Ministério da Educação.

DECRETO-LEI Nº5.975, de 9 de novembro (D. O. de 9-11-43, pag. 16.593). Estende as regalias de licenciados aos diplomados pelo Curso de Educação Física da Marinha.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 583, de 30 de novembro. Aprova instruções para a realização dos exames de licença ginasial, esta-belecendo limite mínimo de freqüência as sessões de exercícios físicos para a prestação desses exames.

PORTARIA Nº688, de 24 de dezembro (D. O. de 30-12-43, página 19.176), do Departamento Nacional de Educação. Regulamenta a realização dos exames vestibulares das Escolas de Educação Físi-ca.

DECRETO-LEI Nº 6.141, de 28 de dezembro. Estabelece, pelo seu art. 13, a obrigatoriedade da Educação Física para os alunos dos cursos comerciais, até a idade de 21 anos.

1944 PORTARIA Nº156, de 10 de março, do Departamento Nacio-nal de Educação. Estabelece as condições mínimas referentes à Educação Física a que devem atender os estabelecimentos de ensino secundário, por ocasião do pedido de verificação previa para fins de autorização de funcionamento.

DECRETO Nº 15.582, de l6 de junho. Concede reconhecimento a diversos cursos da Escola Superior de Educação Física de Porto Alegre.

(17)

PORTARIA Nº 357, de 28 de julho (D. O. de 29744, pag. 13.417 -Ret. D. O. de 9-8-44) do Departamento Nacional de Educação. Regulamenta a concessão de bolsas-de-estudo instituídas para a Escola Nacional de Educação Física e Desportos.

DECRETO Nº 16.531, de 6 de setembro (D.O. de 18-9-44, página 16 191). Reconhece o Curso Normal de Educação Física, o de Medicina especializada em Educação Física e Desportos, o de Téc-nica Desportiva e o de Treinamento e Massagem da Escola de Educação Física do Estado de São Paulo.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 438, de 30 de setembro. Dispõe sobre o código telegráfico estabelecido pela Portaria Ministerial Nº 113, de 28 de janeiro de l943.

DECRETO-LEI Nº 6.939, de 6 de outubro (D. O. de 9-10-†4, pagina 17 433 - V. Lei Nº 3.177/67). Estende as regalias de licenciado aos diplomados pela Escola de Educação Física da Força Publica do Estado de São Paulo.

DECRETO-LEI N 7.087, de 27 de novembro. Autoriza o Prefeito do Distrito Federal a conceder isenção de impostos predial e territorial aos clubes desportivos, na forma que menciona.

1945 DECRETO Nº 17.592, de 16 de janeiro (D. O. de 22-2-45, pagina 2 B51). Reconhece os Cursos Superior e Normal da Escola de Educação Física e Desportos do Estado do Paraná.

DECRETO LEI Nº 7.332, de 20 de fevereiro (D. O. de 20-2-45). Dispõe sobre as subvenções federais às entidades desportivas.

PORTARIA Nº 119, de 9 de março, do Departamento Nacional de Educação. Fixa o limite mínimo de l6 anos de idade para a matricu-la nas Escomatricu-las de Educação Física.

(18)

PORTARIA Nº 2l4, de 14 de maio, do Departamento Nacional de Educação. Modifica a distribuição das bolsa-de-estudo dos cursos de Educação Física.

DECRETO-LEI Nº 4.638, de 26 de maio. Modifica a redação do art. 14 do Decreto-Lei no 3. 199, de 14-4-1941.

DECRETO-LEI Nº 7 781, de 26 de julho. Modifica o processo de provimento de cadeiras da Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Brasil!.

DECRETO-LEI Nº 7.864, de 14 de agosto (D. O. de 17-8-45, pagi-na 13.593). Altera o art. 2.’ do Decreto-Lei Nº 3. 199, de 14-4-41, que estabelece as bases da organização dos desportos em todo o Pais e cria a função gratificada de Secretario da Conselho Nacio-nal de Desportos.

DECRET0 Nº 19.425, de 14 de agosto (D. O. de 17-8-45). Aprova o Regimento do Conselho Nacional de Desportos do Ministério da Educação.

DECRETO-LEI Nº 7. 967, de 18 de setembro. Dispõe sobre a imi-gração e colonização e da outras providencias. At 7., parágrafo único, alínead, classifica como transitório o visto, para a categoria de desportistas e congêneres. Art. 33. Prescreve que somente os permanentes e os temporários incluídos nas letras b, c e d do art. 7o. e letra c do art. 8.’, devidamente registrados, poderão exercer atividade remunerada no Brasil.

DECRETO-LEI Nº 7.674, de 25 de setembro (D. O. de 28 de junho de 1945, pagina 11 353). Dispõe sobre a administração das enti-dades desportivas, especialmente sob o ponto de vista financeiro e estabelece medidas de proteção financeira aos desportos.

DECRETO-LEI Nº 8.012, de 29 de setembro. Estabelece as bases de organização para as atividades sociais e desportivas dos servi-dores públicos.

(19)

inver-são de bens pelas sociedades que menciona em ações de estabe-lecimentos bancários de deposito e da outras providencias. DECRETO-LEI Nº 8. 192, de 20 de novembro (D.0. de 22 de no-vembro de 1945, pagina 17.749). Dispõe sobre a concessão anual de bolsas-de-estudo pela Escola Nacional de Educação Física e Desportos.

DECRETO-LEI Nº’ 8 221, de 26 de novembro (D. O. de 28 de novembro de 1945, pagina 17.981). Dispõe sobre a prestação de exame de educação física.

DECRETO-LEI N =’ 8 270, de 3 de dezembro (D. O. de 5 de dezem-bro de 1945, pagina 18.245) .Altera o Decreto-Lei nº. 1.212, de 17-4-1939, aumentando para 3 anos a duração do Curso Superior, mudando de denominação o Curso de Técnica e o de Massagem e fazendo nova distribuição das matérias.

DECRETO-LEI Nº 8.347, de 10 de dezembro. Modifica vários dispo-sitivos da Lei Orgânica do Ensino Secundário, instituindo centros para a realização das atividades físicas.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 606, de 13 de dezembro, (D. O. de 15 12-1946, página 18.759). Expede instruções para a concessão das bolsa-de-estudo instituídas pelo Decreto-Lei Nº :- 8.192, de 20-11-1945, que se referem a Educação Física e Desportos.

PORTARfA MINISTERIAL Nº 608, de 14 de dezembro. Aprova as instruções para a realização de exames vestibulares na Escola Nacional de Educação Física e Desportos da Universidade do Bra-sil.

DECRETO-LEl Nº: 8.458, de 26 de dezembro. Dispõe obre o registro dos estatutos das sociedades desportivas.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 5, de 2 de janeiro. Fixa em duas sema-nais as sessões de exercícios físicos nos estabelecimentos de en-sino de nível médio.

(20)

Educação e Saúde.

DECRETO-LEI Nº 8.946, de 26 de janeiro (D. O. de 29 de janeiro de 1946). Dispõe sobre a organização do Desporto Hípico Nacional.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 67, de 30 de janeiro. Expede instruções para a execução do art. 72 do Decreto-Lei Nº 4.244, de 9 de abril de 1942, fazendo exigências relativas a material e instalações para a prática das atividades físicas.

DECRETO Nº 20.654, de 22 de fevereiro (D. O. de 7-3-46, pagina 3.301). Reconhece o Curso Normal da Escola de Educação Física do Estado de Pernambuco.

PORTARIA. MINISTERIAL Nº 199, de 16 de março (D. O. de 19-3-46, página 3.974). Altera as instruções para a realização de exa-mes vestibulares da Escola Nacional de Educação Física e Despor-tos, exigindo prova de idade mínima de 17 anos compleDespor-tos, ou a completar até junho do ano em curso, e menos de 30 anos.

DECRETO-LEI Nº 9.091, de 26 de março. Autoriza o Ministério da Educação a delegar competência ao Estado de Paulo para inspecionar a execução, em seu território, das leis federais refe-rentes a Educação Física nos estabelecimentos de nível médio.

DECRETO-LEI Nº 9.193, de 23 de abril (D. O. de 25-4-46, página 6.065). Concede as regalias de licenciado aos diplomados, no ano de 1940, pelo Curso Normal da Escola de Educação Física do Rio Grande do Sul.

PORTARIA Nº 13, de 21 de maio (D. O. de 12-8-46, página 11.609), do Departamento Nacional de Educação. Baixa novas instruções sobre a remessa de relatórios de Educação Física pelos inspetores do Ensino Secundário.

DECRETO-LEl Nº 9.613, de 20 de agosto (D. O. de 23-8-46). Dis-põe sobre a Educação Física no ensino agrícola.

(21)

Nacional de Desportos e da outras providencias.

DECRETO-LEI Nº 9.912, de 17 de setembro (D. O. de 17 de setem-bro de 1946 - Suplemento). Dispõe sobre a construção de pragas de esportes e da outras providencias.

PORTARIA MINISTERIAL N 77, de 13 de fevereiro. Admite a registro na Divisão de Educação Física o diploma de instrutor de Educação Física conferido, a partir do ano escolar de 1943, pela Escola de Educação Física do Exercito.

DECRETO Nº 23.088, de 19 de maio (D. O. de l-l0-47, pagina 12.805). Concede autorização para o funcionamento da Escola de Educação Física de Pernambuco.

DECRETO Nº 23 350. de I5 de julho. Dispõe sobre os vistos a que alude o art. 1. do Decreto-Lei Nº 7.967, de 18-9-45.

PORTARIA MINISTERIAL Nº516, de 29 de novembro. Dá nova regu-lamentação a freqüência nas escola de grau secundário, modifi-cando os itens 6 e 7 da Portaria Ministerial numero 636, de 29-12-1945.

PORTARIA Nº 13, de 23 de maio, do Departamento Nacional de Educação. Regulamenta o exame especial para a concessão de registro definitivo dos professores de Educação Física registrados provisoriamente na Divisão de Educação Física.

DECRETO Nº 25.065, de 5 de junho (D. O. de 7-6-48, pag. 8.429). Declara constituída a Confederação Brasileira de Tiro ao Alvo.

DECRETO Nº 25.086, de 9 de junho (D. O. de 10-6-48). Reconhe-ce o documento olímpico de identidade, e da outras providencias

PORTARIA MINISTERIAL Nº590, de 11 de novembro (D. O. de 13-11-1948, pag. 16.305). Dispõe sobre e a pratica dos exercícios físicos nos estabelecimentos de ensino.

(22)

1.011). Declara existente a Confederação Brasileira de Motociclismo.

DECRETO Nº 26.368, de 17 de fevereiro. Aprova o Regulamento do Departamento de Desportos do Exercito.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 73, de 14 de março. Admite a registro na Divisão de Educação Física o diploma de médico especializado em Educação Física, conferido pelo Centro Militar de Educação Física do Exercito ou pela Escola de Educação Física do Exercito.

LEI Nº 745, de 27 de junho. Dispõe sobre o registro de professores de Educação Física, médicos assistentes de Educação Física e Técnicos Desportivos, não habilitados na forma da lei.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 334, de 12 de agosto. Expede instruções para a realização dos exames especiais a que se refere o art. 3. da Lei Nº 745, de 27 de junho de 1949.

PORTARIA MINISTERlAL Nº 375, de 16 de agosto. Altera as instruções para a execução do art. 72 do Decreto-Lei Nº 4.244, de 9-4-1942 (Lei Orgânica do Ensino Secundário). 0 Capitulo III dessa portaria trata exclusivamente das exigências relativas à Edu-cação Física.

DECRETO Nº 27.413, de 8 de novembro (D. O. de 10-11-49 pg. 15777). Cria o Centro de Educação Física e Cultura previsto no Nº V do parágrafo único do art. 219 do Decreto-Lei Nº4 1.713, de 28 de outubro de 1939, e dá outras providencias.

LEI Nº 424, de 28 de novembro. Considera de utilidade publica a de interesse social, para efeito de desapropriação, os terrenos ocupados por pragas desportivas de clubes vinculados ao Conse-lho Nacional de Desportos.

1950 LEI Nº 1.153, de 4 de julho. Estende as regalias de licenciado aos diplomados, até o ano de 1942, pelo Curso Normal da Escola Nacional de Educação Física e Desportos e por Escolas congêneres reconhecidas.

(23)

Esta-dos do Sul do Pais.

PORTARIA Nº 4, de 25 de agosto, da Divisão de Educação Física. Institui prêmios para professores de Educação Física.

LEI Nº 1.295, de 27 de dezembro. Estabelece normas para o registro de diplomas expedidos pelos estabelecimentos de ensino.

1952 PORTARIA MINISTERIAL Nº 501, de 19 de maio. Expede instruções sobre o ensino secundário, tendo vários artigos refe-rentes à Educação Física, estabelecendo nos artigos 143 e 144 as condições destinadas à concessão de autorização para funciona-mento, equiparação e reconhecimento.

PORTARIA Nº 4, de 30 de julho (D. O. de 21-8-52, página 13.112), da Divisão de Educação Física. Institui prêmios a serem conferidos aos educandários que se classificarem em 1º lugar nos diversos campeonatos.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 726, de 9 de agosto. Altera vários dispositivos da Portaria Ministerial Nº 501, de 19-5-1952, inclusive referentes à Educação Física.

DECRETO Nº 31.595, de 14 de dezembro (D. O. de 22-12-52, pág. 19.482). Concede reconhecimento ao Curso Superior da Escola de Educação Física de São Carlos, da cidade de São Carlos, no Esta-do de São Paulo.

DECRETO Nº 31.761, de 12 de novembro (D. O. de 15 de janeiro de l953, pag. 763). Autoriza o funcionamento dos Cursos Superior, Educação Física Infantil, Técnica Desportiva, Medicina Especializada e Massagem da Escola de Educação Física do Estado de Minas Gerais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 1.139, de 11 de dezembro (D. O. de 17-12-52, pag. 19.184). Baixa instruções reguladoras da conces-são de bolsas-de-estudo para a Escola Nacional de Educação Físi-ca e Desportos.

(24)

Escola de Educação Física das Faculdades Católicas de Minas Ge-rais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 81, de 13 de fevereiro. Altera o art. 38 e seu parágrafo único da Portaria Ministerial Nº 501, de 19. 5. 1952, que regula o numero semanal de sessões de exercícios físi-cos.

DECRETO Nº 32.416, de 11 de março (D O. de 14-3-53, pág. 4.465). Altera o art. 4o. do Regimento do Conselho Nacional de Desportos.

LEI Nº 1.821, de l2 de março. Dispõe sobre o regime de equivalên-cia entre diversos cursos de grau médio, para efeito de matricula no ciclo colegial e nos cursos superiores.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 161, de 27 de março (D. O. de 28-3-53, pag. 5.476). Determina a obrigatoriedade de freqüência em Educação Física, fixando em dois o numero mínimo semanal de sessões de exercícios físicos, com duração de cinqüenta minutos cada e dados com assistência médica.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 618, de 9 de setembro (D. O. de 11-9-1953, pag. 15.482 - Ret. D. O. 14-9-53). Aprova normas gerais e expede instruções para a organização dos Estatutos das entida-des entida-desportivas do Pais, revogando disposições contrárias anteri-ores.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 621, de 14 de setembro. Estabelece prazo para a vigência da Portaria Ministerial Nº618, de 9-9- l953.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 747, de 7 de outubro. Designa comis-são para proceder a estudos sobre o que dispõe a Portaria Minis-terial Nº 618, de 9-9-1953.

DECRETO Nº 34.330, de 21 de outubro. Regulamenta a Lei Nº 1.821, de 12 de março de 1953.

(25)

1954 DECRETO Nº 36.321, de 11 de outubro. Autoriza o funciona-mento dos cursos de Medicina Especializada e de Técnica Desportiva da Escola de Educação Física e Desportos do Paraná.

DECRETO Nº 36.328, de 15 de outubro (D. O. de 18-10-54). insti-tui a Cruz e Medalha do Mérito Desportivo.

LEI Nº 804, de 22 de novembro. Dispõe sobre o pagamento de auxilio e subvenções. 1955 LEI Nº 2.430, de 19 de fevereiro. Dis-põe sobre a realização dos exames de suficiência destinados a selecionar candidatos ao magistério nos cursos secundários.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 80, de 19 de fevereiro. Fixa em 165 e 145 o numero de dias úteis anuais de aula, respectivamente, para os educandarios que têm o regime de seis e cinco dias letivos por semana, sob pena de os alunos não poderem submeter-se aos exames finais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 104, de 6 de abril. Regulamenta e ins-talação e o funcionamento dos Centros de Educação Física cria-dos pelo art. 19 da Lei Orgânica do Ensino Secundário.

DECRETO N 37.161 de 13 de abril (D. O. de 23-4-55, pagina 7.753). Reconhece os Cursos Superior, Educação Física Infantil, Técnica Desportiva, Massagem e Medicina Especializada da Escola de Edu-cação Física de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte. PORTARIA MINISTERIAL Nº 115, de 20 de abril. Baixa instruções para a realização dos exames de suficiência de que trata a Lei Nº 2.430, de 19-2-1955.

PORTARIA Nº 21, de 26 de setembro, da Divisão de Educação Física. Estabelece normas para o registro de diplomas de licencia-dos em Educação Física.

PORTARIA Nº 258, de 22 de outubro, do Departamento Nacional de Educação. Expede instruções para a realização dos exames de suficiência e dos cursos intensivos que Ihes precedem.

(26)

realização do concurso de habilitação e a matricula nas Escolas de Educação Física sob jurisdição do Ministério da Educarão e Cultu-ra.

PORTARIA Nº 287, de 22 de dezembro, do Diretor-Geral do Depar-tamento Nacional de Educação. Baixa instruções para regular ela-boração dos relatórios sobre as atividades das Escolas de Educa-ção Física.

PORTARIA Nº 25, de 30 de dezembro, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções sobre o concurso de habilitação e matri-cula regulamentadas pela Portaria Ministerial Nº 346, de 8- 1 1-1955. 1956 PORTARIA Nº 1, de 10 de janeiro (D. O. de 8-2-56, pag. 2.344), da Divisão de Educarão Física. Expede instruções para a realização dos exames de suficiência em Educação Física e dos cursos intensivos para os inscritos nesses exames.

PORTARIA Nº 2, de 17 de janeiro (D. O. de 8-2-56, pág. 2.344), da Divisão de Educação Física. Expede instruções complementares para a realização dos exames de suficiência de Educação Física no Ceará.

DECRETO Nº 37.778, de 27 de fevereiro (D. O. de 1-3-56) Dispõe sobre a criação da Comissão Desportiva das Forças Armadas (C. D. F. A.) e dá outras providências.

PORTARIA Nº 11, de 1 de março (D. O. de 14-3-56, página 4.720), da Divisão de Educação Física. Expede instruções para a realiza-ção do exame de saúde dos candidatos à matricula nas Escolas de Educação Física e à inscrição nos exames de suficiência.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 168, de 17 de abril (D. O. de 24-4-56, pág. 8.623 - Ret. D. O. 5-6-65). Consolida as disposições em vigor sobre a prática de Educação Física nos estabelecimentos de ensi-no secundário fiscalizados pelo Ministério da Educação e Cultura e baixa novas instruções.

(27)

de-monstrações e treinamentos coletivos.

PORTARIA Nº 37, de 27 de junho (D. O, de 18-6-57, p†g. 15.615), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para o cumpri-mento da Portaria Ministerial nº 168, de 17P-1956.

PORTARIA Nº 35, de 18 de junho (D. 0 de 6-7-56, página 12.920), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a inscrição nos cursos intensivos de Educação Física e nos exames de sufici-ência.

PORTARIA Nº 36, de 18 de junho (D. O. de 9-7-56, página 13.039), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções complementares para a realização dos exames de suficiência e dos cursos que lhes precedem.

DECRETO Nº 39.825, de 21 de agosto (D. O. de 24-8-56, pág. 16.039). Autoriza o Ministério da Educação e Cultura a celebrar convênio com o Rio Grande do Sul, para o fim de aquele Estado aplicar em seu território a lei federal referente à Educação Física.

PORTARIA MlNISTERIAL Nº 367, de 24 de setembro. Acrescenta no art. 2o. da Portaria Ministerial Nº 168, de 17-4-56, os parágrafos 11 e 12, alterando a redação do inciso 2 do art. 19 (abono de faltas em Educação Física, por motivo de moléstia grave, compro-vada).

DECRETO Nº 40.296, de 6 de novembro (D. O. de 8-11-56, pág. 21.225). Aprova o Regimento da Divisão de Educação Física do Ministério da Educação e Cultura.

PORTARIA Nº 183, de 29 de novembro, do Departamento Nacional de Educação. Dá nova regulamentação aos exames de suficiência e aos cursos intensivos para o preparo de seus candidatos.

(28)

PORTARIA MINISTERIAL Nº 68, de 25 de março. Aprova a realiza-ção do 1o. Curso Intensivo de Natarealiza-ção na Cidade de Diamantina, no Estado de Minas Gerais.

PORTARIA Nº 74, de 30 de março, da Divisão de Educação Física. Cria Grupo de Estudos que funcionará sob a orientação da Seção de Estudos e Aperfeiçoamento da D. E. F.

PORTARIA Nº 86, de 30 de abril (D. O. de 11-5-57, pág. 11.799), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de cursos por correspondência sobre assuntos relativos à Educa-ção Física, sem conferir nenhuma regalia aos seus candidatos.

PORTARIA Nº 91, de 4 de maio, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização do IV curso de informações sobre Educação Física destinado aos Inspetores EspeciaIizados.

PORTARIA Nº 99 de 15 de maio, da Divisão de Educação Física. Expede instruções para realização do IX Curso de Informações sobre Educação Física.

PORTARIA Nº 107, de 19 de maio, da Divisão de Educação Física. Aprova as instruções para a realização do V Curso de Aperfeiçoa-mento Técnico e Pedagógico programado para a cidade de Santos pelo Departamento de Educação Física e Esportes e a Associação de Professares de Educação Física, ambos do Estado de São Pau-lo.

PORTARIA Nº 106, de 15 de junho (D. O. de 26-6-57, pág. 16.148 -6. Pela Portaria Nº 118/57), da Divisão de Educação Física. Baixa Regulamento para as competições ginasiais e de basquetebol e voleibol, patrocinadas pela D. E.F.

(29)

PORTARIA Nº 53, de 1 .de julho (D. O. de 11-7-57, p†g. 17 318), do Departamento Nacional de Educação. Dispõe sobre a realização de atividades de Educação Física nos estabelecimentos de ensino de grau médio do Distrito Federal.

PORTARIA Nº 116, de 10 de julho, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções complementares para a realização do I Estagio Internacional de Educação Física.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 118, de 10 de julho (D. O. de 17-7-57, pág. 17.780), da Divisão de Educação Física. Altera a Portaria Nº 106, de 5-6-1957, que baixa o Regulamento para as competições ginasiais e colegiais de basquetebol e voleibol, patrocinadas pela D.E.F.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 209, de 14 de julho. Autoriza a Divisão de Educação Física a realizar o I Estagio Internacional de Educa-ção Física, no período de 13 a 31 de julho do ano em curso.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 303, de 3 de setembro. Confere as autoridades locais de ensino secundário, responsáveis pela inspeção da Educação Física, poderes para suspender, quando julgarem opor-tuno, as atividades praticas das sessões de Educação Física, en-quanto perdurar a ameaça de gripe epidêmica.

PORTARIA Nº 134, de 4 de setembro (D. O. de 21-9-57, página 22.447), da Divisão de Educação Física. Determina a substituição das atividades práticas da Educação Física por palestras, projeção de filmes a ela referentes e inquérito sobre a preferencia e inte-resse dos alunos nesse particular.

PORTARIA Nº 1, de 5 de janeiro (D. O. de 20-2-58, pág. 3.245), da Divisão de Educação Física. Institui Curso de Recreação no Centro de Educação de Base da Campanha de Educação Rural, em Cruz das Almas, no Estado da Bahia.

(30)

DECRET0 Nº43.177, de 5 de fevereiro (D. O. de 7-2-58, pág. 2.504). Institui a Campanha Nacional de Educação Física.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 79, de 18 de fevereiro. Aprova instruções para a organização e execução da Campanha Nacional de Educa-ção Física.

DECRETO Nº43.735, de 21 de maio (D. O. de 29-5-58, pág. 12.353). Altera dispositivos do Estatuto da Confederação Brasileira de Des-portos Universitários e do Regulamento dos Jogos Universitários Brasileiros e aprova o Código de Penalidades da mesma Institui-ção.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 480, de 18 de setembro (D. O. de 23-9-1958, pág. 20.855 Alt. pela Port. MiNº Nº16/59). Baixa instruções para a realização do concurso de habilitação para ingresso nas Escolas de Educação Física, sob jurisdição do MEC e dá outras providências.

PORTARIA Nº 76, de 25 de setembro (D. O. de 11-10-58, pág. 22.080), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de curso de atualização destinado aos responsáveis pela Educação Física nos estabelecimentos de ensino de grau mé-dio e outro de treinamento para todos aqueles que desejem usu-fruir dos benefícios do exercício, na capital dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e da Paraíba.

PORTARIA Nº 81, de 25 de setembro (D. O. de 31-10-58, pág. 23.378), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções sobre o Curso de Atualização em Educação Física, a ser realizado na capi-tal dos Estados do Piauí e Amazonas e no Território do Amapá.

(31)

PORTARIA Nº 98, de 17 de novembro (D. O. de 22-11-58, pág. 24.934), da Divisão de Educação Física. Acrescenta Ginástica Fe-minina Moderna as aulas a que se refere o art. 1º da Portaria Nº 82, de 25-12-57, em relação aos cursos a serem realizados na capital do Estado do Amazonas e na do Território Federal do Amapá.

PORTARIA Nº 101, de 22 de dezembro (D. O. de 16-1-59, pág. 892), da Divisão de Educação Física, Baixa Regulamento para as Praias de Recreio, promovidas e patrocinadas pela D.E F. 1959 -PORTARIA MINISTERIAL Nº 16, de 9 de janeiro (D. O. de 5-2-59, pág. 2.294). Altera o disposto no art. 5. da Portaria Ministerial Nº 480/58, que dispõe sobre concurso de habilitação aos cursos das Escolas de Educação Física.

DECRETO Nº 45. 390, de 4 de fevereiro. Complementa a regula-mentação da Lei Nº 1.821, de 12-3-1953.

DECRETO Nº 45.611, de 24 de março (D. O. de 28-3-59, página 6.601). Cassa a autorização concedida para o funcionamento do Curso de Educação Física Infantil do Instituto de Educação de Minas Gerais, mantido pelo Governo do Estado com sede em Belo Horizonte, no Estado de Minas Gerais.

PORTARIA Nº 47, de 13 de abril (D. O. de 29-4-58, pag. 10 172), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização do curso sobre Programa por temporada e Ginástica Desportiva Generalizada, na capital dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

PORTARIA Nº 49, de 13 de abril (D. 0 de 29-4-59, pag. 10.172), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de curso de atualização destinado aos responsáveis pela Educação Física nos estabelecimentos de ensino de grau médio, das cidades de Goiânia e Campo Grande, nos Estados de Goiás e Mato Grosso, respectivamente.

(32)

Física nos estabelecimentos de ensino de grau médio na cidade de Uberaba, no Estado de Minas Gerais.

PORTARIA Nº 76, de 29 de maio (D. O. de 12-6-59, página 13.499), da Divisão de Educação Física. Cria Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Treinamento Desportivo, que funcionará diretamente subor-dinado à Divisão de Educação Física.

PORTARIA Nº 132, de 29 de julho (D. O. de 7-8-59, pag. l7.251), da Divisão de Educação Física. Determina a realização de Ruas de Recreio na Rua Otávio Correia e no Conjunto Residencial de Guadalupe- Deodoro, no Distrito Federal.

PORTARIA Nº 135, de 29 de julho (D. O. de 7-8-59, pagina 17.251), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização do XII Seminário de Professores de Escola de Educação Física.

PORTARIA Nº 167. de 24 de setembro (D. O. de 6-10-59, pág. 21.310), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de curso de atualização destinado aos responsáveis pela Educação Física nos estabelecimentos de ensino de grau mé-dio, na capital do Estado de Alagoas.

PORTARIA Nº 170, de 1o. de outubro (D. O. de 15-10-59, pag. 21.978), da Divisão de Educação Física. Aprova instruções míni-mas para a realização de estudos e debates sobre Treinamento Desportivo, em prosseguimento do Estágio Preparatório.

DECRETO Nº 47. 174, de 6 de novembro (DO. de 18-11-59, pág. 24.209) . Concede reconhecimento ao Curso Superior e Infantil da 24.210) Escola de Educação Física de Bauru, com sede em Bauru, no Estado de São Paulo.

PORTARIA Nº 179, de 10 de novembro (D. O. de 5-12-59, pág. 25.509), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização do Curso de Atividades Recreativas nos Cursos Popula-res de Brasília, em colaboração com o Conselho do Bem-Estar Social da NOVACAP.

(33)

25.509), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de curso de Atividades Recreativas, no I Teste de Trei-namento para Aceleração da Aprendizagem, a ser efetuado em Porto Velho, no Território Federal de Rondônia.

PORTARIA Nº 188, de 28 de dezembro (D. O. de 9-2-6O, página 2. 189), da Divisão de Educação Física. baixa instruções para a rea-lização da Semana de Treinamento, destinada aos professores que irão dirigir as atividades Físicas programadas para as Ruas e Praias de Recreio.

1960 PORTARIA MINISTERIAL Nº 17, de 13 de janeiro (D. O. de 18-1-60, pág. 843). Baixa instruções para a realização de concurso de habilitação e de matricula nas Escolas de Educação Física sob a jurisdição do Ministério da Educação e Cultura.

DECRETO Nº 47.978, de 2 de abril (D. O. de 11 de abril de 1960). Dispõe sobre o registro de Técnicos Desportivos.

DECISÃO MINISTERIAL DE 23 DE ABRIL DE 1960. Homologa parecer do Conselho Nacional dos Desportos sobre anistia de penalidades com base na Justiça Desportiva.

DECRETO Nº 48.479, de 8 de julho (D. O. de 19-7-60, pág. 10.369). Autoriza o Ministério da Educação e Cultura a delegar competên-cia ao Estado de Minas Gerais para dar cumprimento, em seu ter-ritório, mediante convênio, a legislação relativa ao ensino de grau médio na parte correspondente a Educação Física.

DECRETO Nº 48.938, de 14 de setembro. Dispõe sobre a execução da Lei Nº 1.295, de 27-12-1950, na parte relativa a registro de diplomas de cursos superiores.

DECRETO Nº 49.131, de 20 de outubro (D. O. Re 20-10-6O, página 14.033). Cria a Comissão de Preparação Pré-Olimpica, para os Jogos Olímpicos de Tóquio.

(34)

DECRETO Nº 50.385, de 28 de março (D. O. de 28-3-61, página 2.999). Revoga o art. 28 do Decreto Nº19.242/45, referente ao Regimento do Conselho Nacional de Desportos.

PORTARIA Nº18, de 20 de abril (D. O. de 5-9-6I, pág. 8.109), do Departamento Nacional de Educação Física. Dispõe sobre o Curso de Medicina Aplicada à Educação Física.

PORTARIA Nº 49, de 15 de junho ( D. O. de 5-7-61, pág. 6. 118), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para realização, na capital do Espirito Santo, de um curso de atualização para professores de Educação Física, em colaboração com o Serviço de Educação Física do Estado.

DECRETO Nº 51.008, de 20 de julho (D. O. de 20-7-61, página 6.549) . Dispõe sobre competições desportivas, disciplina a parti-cipação dos atletas nas partidas de futebol e dá outras providen-cias.

PORTARIA MINISTERIAL Nº75, de 21 da julho. Autoriza a Divisão de Educação Física a instalar, progressivamente, as inspetorias Seccionais de Educação Física instituídas pelo Decreto Nº 49.639, de 30 de dezembro de 1960.

PORTARIA Nº 67, de 31 de julho (D. O. de 28861, pág. 7.857 -Ret. D.O. 11-1-62), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções reguladoras das atividades e funcionamento das Inspetorias Sec-cionais de Educação Física.

PORTARIA Nº 70, de 31 de agosto (D. O. de 31-8-61), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física do Rio de Janeiro, com sede na cidade do mesmo nome, no Estado da Guanabara.

(35)

PORTARIA Nº72, de 31 de agosto (D. O. de 31-8-61), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física do Recife.

PORTARIA Nº4 73 de 31 de agosto (D. O. de 31-8A1, pág. 7.980), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física de Salvador, com sede na cidade do mesmo nome, no Estado da Bahia.

PORTARIA Nº74, de 31 de agosto (D. O. de 31-8-6l ), da Divisão de Educação Física. Instala a (Inspetoria Seccional de Educação Física de Fortaleza.

PORTARIA Nº 75, de 31 de agosto (D. O. de 31-8-61, pág. 7.980), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física de Belém, com sede na mesma cidade, no Estado do Pará.

LEI Nº 4.024, de 20 de dezembro (D O. de 28-12-61). Fixa a obrigatoriedade da pratica da Educação Física nos cursos primári-os e médiprimári-os, até a idade de 18 anprimári-os (art. 22).

PORTARIA Nº 4, de 26 de janeiro (D. O. de 18-5-62, pág. 5.538), da Divisão de Educação Física. Altere a denominação da Inspetoria Seccional de Educação Física do Rio de Janeiro para Inspetoria Seccional de Educação Física da Guanabara.

PORTARIA Nº 32, de 3 de outubro, da Divisão de Educação Física. Dá nova estrutura ao Curso Básico de Educação Física por corres-pondência.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 32, de 22 de janeiro (D. O. de 1-2-63, pág. 1.139). Institui competições desportivas estudantis de xa-drez, em todo o Pais.

(36)

PORTARIA Nº 7-Rr, de 28 de janeiro (D. O. de 11-2-63, pag. 1.459), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização, na capital do Estado da Bahia, do IV Curso de Informações . de Educação Física, destinado a atualizar os professores que, a titulo precário, exercem suas funções notadamente no interior do Esta-do.

PORTARIA Nº 8-Br, de 4 de fevereiro, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização da V Reunião de Diretores de Escolas de Educação Física.

DECRETO Nº 51.857, de 20 de março. Declara instituída a Confe-deração Brasileira de Automobilismo.

PORTARIA Nº 4, de 4 de abril, do Conselho Federal de Educação. Estabelece normas para autorização e reconhecimento de escolas superiores.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 101, de 11 de maio (D. O. de 26-5-63, pag. 4.710). Baixa normas sobre o registro de diplomas dos cursos de formação e especializados em Educação Física e de professo-res de Educação Física.

PORTARIA Nº 35, de 20 de maio, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções sobre registro de diplomas de Educação Física para o ensino médio, especialização em Educação Física e de pro-fessores de Educação Física.

DECRETO Nº 52.321, de 5 de agosto (D. O. de 6-8-63, pag. 6.830). Cria a Ordem do Mérito Universitário.

1964 PORTARIA Nº 2, de l7 de janeiro, da Divisão de Educação Física. Regulamenta as competições estudantis de “Cross Covntry” Orientado.

PORTARIA Nº 3, de 20 de janeiro (D. O. de 29-1-64, pag. 921), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para as solenidades de abertura dos certames desportivos entre estabelecimentos de ensino.

(37)

PORTARIA Nº 9, de 30 de janeiro (D. O. de 20-5-64, pag. 4.385), da Divisão de Educação Física. Baixa regulamento para os certa-mes desportivos do ensino médio.

DECRETO Nº 53.741, de 18 de março (D. O. de 23-3 64, pagina 2.768 - Ret. D. O. de 31-3-64). Dispõe sobre a execução do Plano Diretor de Educação Física e dos Desportos.

PORTARIA Nº 26, de 5 de fevereiro, dos Diretores do Ensino Se-cundário, do Comercial, do Industrial e do Departamento Nacional de Educação. Expede instruções conjuntas sobre o processamento de egistro de professores do ensino médio.

DECRETO Nº 53.820, de 24 de março (D. O. de 25-3-64, pag. 2.875) . Dispõe sobre a profissão de atleta de futebol, disciplina sua participação nas partidas e dá outras providencias.

PORTARIA Nº14, de 1o. de abril, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções reguladoras do V Seminário de Professores de Organização, Atletismo e Futebol vinculado ao MFC.

DECRETO Nº 53.889, de l4 de abril (D. O. de 14-4 64). Revoga o Decreto Nº 51.857. de 20 de março de 1963 e da outras providen-cias.

DECRETO Nº 54.215, de 27 de agosto (D. O. de 31-8-64, pag. 7.765). Considera os Jogos Universitários Brasileiros como atividade universitária regular.

DECRETO Nº 54.387, de 7 de outubro (D. O. de 8-10-64). Revoga o Decreto Nº4 53.889, de 14 de abril de 1964 e dispõe sobre o automobilismo nacional.

1965 DECRETO Nº 55.585, de 18 de janeiro (D. O. de 21-1-65, pag. 753). Aprova o Regulamento do Mérito Desportivo Universitá-rio, criado pelo Decreto Nº 52.321, de 5-8-1963.

(38)

Auto-mobilismo Nacional.

LEl Nº 4.638, de 26 de maio (D. O. de 28-5-65, pág. 5.081). Modifica a redação do art. 14 do Decreto-Lei Nº 3.199, de 14-4-1941, que estabeleceu as bases da organização dos esportes em todo o Pais.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 158, de 14 de junho. Regulamenta a concessäo de Parque Infantis de Recreação.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 159, publicada no D. O. de 23 de ju-nho. Fixa a duração dos cursos superiores em horas aula.

DECRETO Nº 56.572, de 9 de julho (D. O. de 13-7-65, pag. 6.564). Altera o art. 8. Do Decreto Nº 53.820, de 24-3-63, que dispõe sobre a profissão de atletas de futebol e disciplina sua participa-ção nas partidas.

PORTARlA MINISTERIAL V. 211, de 18 de agosto. Regulamenta a realização dos Exames de Suficiência para professores e médicos de Educação Física.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 249, de 13 de setembro (D. O. de 28-9-65). Cria a Inspetoria Seccional de Educação Física de Belo Horizonte.

PORTARIA Nº 44, de 23 de setembro, da Divisão de Educação Física. Institui o Troféu “Divisão de Educação Física”.

1966 DECRETO Nº 58. 130, de 31 de março (D. O. de 5-4-66, pag. 3. 596 - Ret. D. O. de 15-4-66) . Regulamenta o art. 22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PORTARIA Nº 15-Br, de 21 de julho (D. O. de 23-6-66, pag. 6.758), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções para a realização de exame de suficiência destinado a selecionar pessoal qualificado em Educação Física.

(39)

para registrar, diplomas.

PORTARIA Nº 53-8r, de 24 de novembro (D. O. de 15-2-66, pag. 14.523), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções regula-doras dos exames de suficiência destinados a seleção de pessoal qualificado em Educação Física.

PORTARIA Nº 71-Br, de 19 de dezembro (D. O. de 25-12-66, pag. 14.831), da Divisão de Educação Física. Baixa instruções regula-doras dos exames de suficiência destinados à seleção de pessoal qualificado em Educação Física.

1967 PORTARIA Nº 10, de 15 de abril, da Divisão de Educação Física. Autoriza a Inspetoria Seccional de Educação Física de Belém a conceder registro de professor.

PORTARIA Nº 11, de 15 de janeiro, da Divisão de Educação Física. Autoriza a Inspetoria Seccional de Educação Física de Niterói a conceder registro de professor.

DECRETO Nº 60.640, de 27 de abril (D. O de 2-5-67, pag. 4.795). Fixa a composição do Conselho Nacional de Desportos.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 148, de 27 de abril (D. O. de 23-5-67, pág. 5 617). Baixa instruções para o cumprimento do Decreto Nº 58. 130, de 31 de março de 1966.

DECRETO Nº 60. 740, de 23 de maio (D. O. de 24-5-67). Delega competência aos Ministros de Estado e Dirigentes de órgãos diretamente subordinados a Presidência da Republica a despachar em caráter final expedientes de interesse dos respectivos servido-res. Art. 1., alínea b, concessão de licença para afastamento do Pais, sem ônus para os cofres públicos.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 241, de 17 de junho (D. O. de 3-7-67, pag. 7.041) . Autoriza o Diretor da Divisão de Educação Física a administrar a Educação Física em todo o Pais.

(40)

a concessão de Parques Infantis de Recreação.

PORTARIA Nº 63, de 30 de novembro (D. Q. de 14-12-67), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Goiânia.

PORTARIA Nº 64, de 21 de dezembro (D. O. de 3-l-68, pag. 64), da Divisão de Educação Física. Aprova o calendário dos Jogos Estu-dantis do Ensino Médio no Rio Grande do Sul.

PORTARIA Nº 65, de 21 de dezembro (D. O. de 3-1.68, pag. 64), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física de Brasília.

1968 PORTARIA Nº 8-Br, de 8 de março (D. O. de 26-3-68), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Edu-cação Física de João Pessoa.

PORTARIA Nº 9-Br, de 22 de março (D. O. de 4-4-68), da Divisão de Educação Física. Instala a Inspetoria Seccional de Educação Física de Curitiba.

PORTARIA Nº 1O-Br, de 25 de março, da Divisão de Educação Física. Estabelece o programa mínimo de atividades anuais das Inspetorias Seccionais de Educação Física e órgãos executores de convênio nos Estados.

PORTARIA Nº 13-Br, de 16 de maio, da Divisão de Educação Física. Autoriza as Inspetorias Seccionais de Educação Física a fiscaliza-rem os Parques Infantis de Recreação concedidos pelo MEC.

DECRETO Nº 62.771, de 24 de maio (D. O. de 28-5-68). Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física de Campinas, no Estado de São Paulo.

(41)

de Santa Catarina.

LEI Nº 5.539, de 27 de novembro (D. O. de 29-11 e 2-12-1968). Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Superior. Modifica a Lei 4-88l-A, de 6-12-65.

LEI Nº 5.540, de 28 de novembro (D. O. de 29-11 e 3-12-68). Fixa normas de organização e funcionamento do Ensino Superior e sua articulação com a escola média e dá outras providencias. A letra c do seu art. 40 autoriza as instituições de ensino superior a estimu-lar as atividades de Educação Física e desportivas.

1969 PORTARIA Nº 13-Br., de 6 de fevereiro, da Divisão de Educa-ção Física. Fixa normas para concessão de autorizações para lecionar Educação Física a titulo precário.

PORTARIA MINISTERIAL Nº 94-A, de 28 de fevereiro. Designa Gru-po de Trabalho para estudar e proGru-por medidas para a expansão da Educação Física em todo o Pais.

DECRETO Nº 64.400, de 24 de abril (D. O. de 25-4-69). Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física de Santos, no Esta-do de São Paulo.

PORTARIA Nº 29, de 22 de maio, da Divisão de Educação Física. Institui os Jogos Estudantis Brasileiros.

DECRETO-LEI Nº 594, de 27 de maio. Institui a Loteria Esportiva Federal e da outras providências.

DECRETO-LEI Nº 608, de 4 de junho. Isenta do imposto de impor-tação e do imposto sobre produtos industrializados o equipamento destinado à pratica de desportos e dá outras providências.

DECRETO-LEI Nº 705, de 25 de julho (D. O. de 28-7-1969). Altera a redação do artigo 22 da Lei Nº 4.024, de 20-12-61, estendendo a obrigatoriedade da pratica da Educação Física a todos os níveis e ramos de ensino.

(42)

Grupo de Trabalho para elaborar o “Plano Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação”, a ser custeado pelos recursos pro-venientes da Loteria Esportiva Federal.

PORTARIA Nº 47-Br, de 27 de agosto, da Divisão de Educação Física. Fixa as áreas de jurisdição das Inspetorias de Belo Horizon-te, Uberaba e Juiz de Fora.

RESOLUÇÃO Nº 9, de 6 de outubro, do Conselho Federal de Educa-ção. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem destinados à formação pedagógica nos cursos de licenciatura.

DECRETO-LEI Nº 938, de l3 de outubro. Regulamenta a profissão de fisioterapeuta e terapeuta.

DECRETO-LEl Nº 1 043, de 21 de outubro. Estabelece nova exi-gência para registro de diploma de professor de Educação Física conferido pelos estabelecimentos militares que menciona.

RESOLUÇÃO Nº 2.068, de 6 de novembro, do Conselho Federal de Educação. Fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem obser-vados na organização dos cursos de Educação Física.

PORTARIA Nº 5-Br, de 17 de novembro, da Divisão de Educação Física. Baixa instruções reguladoras dos Exames de Suficiência.

1970 DECRETO Nº 66.313, de 13 de março (D. O. de 13-3-70). Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física de Joinville, no Estado de Santa Catarina.

DECRETO Nº 66.344, de 18 de março (D. O, de 19-3-70). Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física de Cruzeiro, no Estado de São Paulo.

DECRETO Nº 66.548, de 11 de maio (D. O. de 12-5-70). Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física do Pará.

(43)

Es-tado de São Paulo.

DECRETO Nº4 66.692, de 11 de junho (D. O. de 12-6-70). Autoriza o funcionamento de Escola de Educação Física de Santo André, no Estado de São Paulo.

PORTARIA Nº 52-BSB, de 25 de junho, da Divisão de Educação Física. Institui o Festival Estudantil Brasileiro de Ginástica Moder-na.

DECRETO Nº 66.795, de 29 de junho. Autoriza o funcionamento da Escola de Educação Física de Assis, no Estado de São Paulo (D. O. de 30-6-70).

DECRETO Nº 67.494, de 6 de novembro (D. O. de 6-11-70, pag. 9.451). Dispõe sobre o afastamento para o exterior de servidor ou empregado publico, da administração direta ou indireta.

DECRETO Nº 67.510, de 9 de novembro (D. O. de 10-11-70). Autoriza o funcionamento de Escola de Educação Física de Alta Paulista, cidade de Tupã, Estado de São Paulo.

PARECER Nº 17/70, do Conselho Federal da Educação. Opina pela autorização do funcionamento da Escola de Educação Física de Passo Fundo, no Estado do Rio Grande do Sul.

LEI Nº 9.696, DE 1º DE SETEMBRO DE 1998

QUARTA-FEIRA, 02 DE SETEMBRO DE 1998 

Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. 

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA:  Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei : 

(44)

profissi-onais regularmente registrados nos Conselhos Regiprofissi-onais de Educa-ção Física. 

Art. 2º Apenas serão inscritos nos quadros dos Conselhos Regio-nais de Educação Física os seguintes profissioRegio-nais:  I - os possuidores de diploma obtido em curso de Educação Física, oficialmente autorizado ou reconhecido;  II - os possuidores de diploma em Educação Física expedido por instituição de ensino superior estrangeira, revalidado na forma da legislação em vigor;  III - os que, até a data do início da vigência desta Lei, tenham comprovadamente exercido atividades próprias dos Profissionais de Educação Física, nos termos a serem estabelecidos pelo Con-selho Federal de Educação Física. 

Art. 3º Compete ao Profissional de Educação Física coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, ava-liar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e interdisciplinares e elaborar informes técnicos, científicos e pe-dagógicos, todos nas áreas de atividades físicas e do desporto.  Art. 4º São criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Educação Física. 

Art. 5º Os primeiros membros efetivos e suplentes do Conselho Federal de Educação Física serão eleitos para um mandato tampão de dois anos, em reunião das associações representativas de Pro-fissionais de Educação Física, criadas nos termos da Constituição Federal, com personalidade jurídica própria, e das instituições su-periores de ensino de Educação Física, oficialmente autorizadas ou reconhecidas, que serão convocadas pela Federação Brasileira das Associações dos Profissionais de Educação Física - FBAPEF, no prazo de até 90 (noventa) dias após a promulgação desta lei.  Art. 6º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação. 

Brasília 1º de setembro de 1998; 177º da independência e 110º da República.   

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO

(45)

Copyright © 2000, virtualbooks.com.br

Referências

Documentos relacionados

Assim, almeja-se que as ações propostas para a reformulação do sistema sejam implementadas na SEDUC/AM e que esse processo seja algo construtivo não apenas para os

Assim, o método dialético visa a apreensão da totalidade social que é, em si e para si, uma totalidade concreta, modo de ser das múltiplas determinações que imbricam o

O estudo indicou que a utilização de méto- dos de interpolação para a construção de modelos digitais da batimetria de cursos d’água é uma al- ternativa viável para

O petróleo existe na Terra há milhões de anos e, sob diferentes formas físicas, tem sido utilizado em diferentes aplicações desde que o homem existe. Pela sua importância, este

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

No capítulo 1 são clarificados conceitos-chave essenciais à contextualização do estudo efectuado, destacando autores como Conceição Lopes, John Thompson, Mcluhan, Sara Pereira e

Esta autonomia/diferenciação é necessária na medida em que contribui para o desenvolvimento da pessoa enquanto adulto individualizado, permitindo consequentemente