• Nenhum resultado encontrado

O QUE E COMO CÁI PROVAS ANTERIORES NÍVEL DE DIFICULDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "O QUE E COMO CÁI PROVAS ANTERIORES NÍVEL DE DIFICULDADE"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

1 - ÍNDICE

ASSUNTO PÁG.

1) ÍNDICE... 01

2) O SEGREDO DO SUCESSO... 02

3) QUADRO SINÓPTICO DA ESTRATÉGIA PARA CONCURSOS... 03

4) REDAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO... 03

5) A TÉCNICA DO CHUTE... 10

6) A ARTE DE MARCAR “X”………. 14

7) A TÉCNICA CHUTE – ESPECIALMENTE PREPARADA PARA O ENEM 2009...……... 15

7.1) QUADRO SINÓPTICO DAS 13 TÉCNICAS DE CHUTE…………... 16

8) AS 13 TÉCNICAS DE CHUTE……… 17

9) A PROVA DO ENEM 2003... 29

10) O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2003... 52

11) A PROVA DO ENEM 2004... 53

12) O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2004... 75

13) A PROVA DO ENEM 2005... 76

14) O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2005... 99

15) A PROVA DO ENEM 2006... 100

16) O GABARITO OFICIAL DO ENEM 2006... 120

17) A PROVA DO ENEM 2007... 121

18) GABARITO OFICIAL DO ENEM 2007... 140

19) A PROVA DO ENEM 2008... 141

(2)

2 – O SEGREDO DO SUCESSO

Geralmente conseguem aprovação em concursos pessoas que analisam as regras para classificação, estudam todas as provas anteriores, não poupam recursos na busca pelo melhor material didático e se encontram altamente motivadas.

O Edital ou Manual do Candidato é a Bússola do candidato. A grande maioria não lê, não entende ou não dá a menor bola para as regras. Cometem um pecado mortal. No ENEM, o grande peso da REDAÇÃO nos remete a uma estratégia específica para ela. É recomendável contratar professores particulares para a Redação.

As onze provas já aplicadas pelo ENEM, de 1998 a 2008, formam um vasto e imprescindível material didático. Fazer simulados, aplicar a TÉCNICA DO CHUTE e construir seus próprios gabaritos comentados é a grande e eficaz estratégia. Construa-os a partir das provas e dos gabaritos comentados já disponíveis:

http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=19&Item id=47

http://www.abibliadoenem.com.br/

http://home.alie.br/cocvestibulares/noticias/293/gabarito_ENEM.pdf http://www.vestibulares.coc.com.br/vestibular.aspx?edicao=456

MOTIVAÇÃO! Este é o grande segredo para percorrer os itens acima com pouco sacrifício e até mesmo com grande prazer. Para conseguir se motivas é preciso manter contato com pessoas que possuam objetivos semelhantes aos nossos. Freqüentar cursinhos, formar grupos de estudos e compartilhar conhecimento com colegas nos mantêm motivados.

Portanto, estudar motivado, inteligente e organizado é o caminho certeiro para conseguir o sucesso, que os desavisados imaginam ser impossível.

Leitura indicada:

Técnicas Básicas de Redação

-Branca Granatic (8526224964) Como Passar Em Provas e Concursos William Douglas (853521982X)

(3)

3- QUADRO SINÓPTICO DA ESTRATÉGIA PARA CONCURSOS

BANCA EXAMINADORA

TIPO DE PROVA

TÉCNICA DO CHUTE

CLASSIFICAÇAO

DATA DA PROVA

ESTRATÉGIA DE ESTUDO

EDITAL

PROGRAMA

PRÓPRIA APOSTILA

TÉCNICA DO CHUTE

PADRÕES

O QUE E COMO CÁI

PROVAS

ANTERIORES

NÍVEL DE DIFICULDADE

ESTRATÉGIA DE ESTUDO

CONCISO

VER TAMANHO

BOM

O MELHOR

ATUALIZADO

APOSTILAS? LIVROS?

MATERIAL

DIDÁTICO

PRÓPRIA APOSTILA

QUADROS SINÓPTICOS

CURSINHOS

PAQUERAS

GRUPOS DE ESTUDO

CONSTRUTIVISMO

COOPERAÇÃO

CARGA GENÉTICA

CONCURSOS

MOTIVAÇÃO

(PRAZER)

(4)

4) REDAÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

Procure treinar sua redação já dentro do que se pede no ENEM:

“Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.

O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.

O texto com até 7 (sete) linhas escritas será considerado texto em branco.

O rascunho pode ser feito na última página deste Caderno.

A redação deve ser passada a limpo na folha própria e escrita a tinta.” Veja os temas das últimas 10 provas do ENEM:

2007 O desafio de se conviver com a diferença 2006 O poder de transformação da leitura. 2005 O trabalho infantil na realidade brasileira.

2004 Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

2003 A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

2002 O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

2001 Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?

2000 Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

1999 Cidadania e participação social. 1998 Viver e Aprender

O examinador do ENEM quer saber a sua opinião, sua capacidade de argumentar e apontar uma saída politicamente correta para o problema apresentado no tema.

Leve em conta que o examinador é um educador. Portanto, ficará feliz se a solução apontada recomendar a educação como estratégia. Ficará mais feliz ainda se fosse disser que a valorização do educador, por meio de bons salários, atrairá pessoas competentes para a área educacional, melhorando a educação no Brasil.

Compreenda também que ele fará a correção de milhares de redações. Assim, seja sucinto (20 linhas), claro, objetivo, direto, racional e coerente. Facilite a vida do examinador e ele retribuirá com boas notas. CAPRICHE NA LETRA.

RESUMINDO:

a) que se ultrapasse com folga as sete linhas exigidas;

b) acreditamos que o número ideal seja em torno de 20 linhas (não ultrapasse 30 linhas);

c) que a letra e as idéias sejam bem claras, coesas e coerentes, facilitando a leitura do examinador;

d) argumente dentro do “politicamente correto”;

(5)

4.1) As competências na redação

Na redação, o participante deve demonstrar domínio das mesmas competências apresentadas para a prova objetiva. Mas elas são propostas de uma forma especial.

Demonstrar domínio da língua culta: você deve usar a norma-padrão da língua portuguesa, que é o registro adequado para um texto formal como a dissertação. Serão examinadas concordância das palavras, regência, pontuação, flexão, ortografia e pontuação.

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver um tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: para construir seu texto, você pode buscar informações em todas as áreas do conhecimento, desde que não fuja da proposta. Feita a seleção de dados, é hora de construir relações entre os conceitos, interpretá-los e, assim, montar sua dissertação.

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: o que conta não é a quantidade de informações, mas a qualidade. Você deve buscar informações em seu repertório de conhecimento e só usar o que é interessante para abordar o tema.

Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para a construção da argumentação: esta competência se relaciona à defesa do seu ponto de vista de forma articulada, baseado em argumentos fortes e consistentes.

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: você deve pensar em propostas inteligentes para lidar com o tema abordado e apresentá-las de forma clara e convincente. O foco principal é o respeito aos valores humanos.

Fonte:

http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&i d=18&Itemid=28

4.2 - Dissertação e Argumentação.

(6)

Os textos argumentativos, ao cont rário, t êm por f inalidade principal

persuadir o leit or sobre o pont o de vist a do aut or a respeit o do assunt o. Quando o t ext o, além de explicar, t ambém persuade o int erlocut or e modif ica seu comport ament o, t emos um t ext o dissert at ivo-argument at ivo.

Fonte:

http://www.algosobre.com.br/redacao/texto-dissertativo-argumentativo.html 4.3 - A Dissertação Argumentativa

No ENEM 2008, o que se pede é uma dissertação onde haja a defesa de uma idéia por meio dos argumentos, sempre com uma visão crítica.

4.4) A DI SSERTAÇÃO: DI FERENÇA ENTRE TEMA E TÍ TULO ( Branca Granatic )

I ntrodução

Produzir um texto dissertativo, ou dissertação, consiste em defender uma idéia. É a defesa de uma tese -- proposição que se apresenta com o objetivo de convencer quem lê, ou seja, o leitor. Para se alcançar tal objetivo, a organização da dissertação é fundamental. Existem, portanto, algumas instruções, as quais favorecem o ato da escrituração, que você poderá verificar agora.

O tema e o título são, com muita freqüência, empregados como sinônimos. Contudo, apesar de serem partes de um mesmo tipo de composição, são elementos bem diferentes. O tema é o assunto, já delimitado, a ser abordado; a idéia que será por você defendida e que deverá aparecer logo no primeiro parágrafo. Já o título é uma expressão, ou até uma só palavra, centrada no início do trabalho; ele é uma vaga referência ao assunto (tema). Veja a diferença entre os dois nos exemplos abaixo:

Título: A cidade e seus problemas

Tema: A cidade de São Paulo enfrenta atualmente grandes problemas. Título: A importância da Península Arábica

Tema: Entendemos que a comunidade internacional deva preocupar-se com os acontecimentos que envolvam a Península Arábica, já que grande parte do petróleo que o mundo consome sai desta região.

Título: A criança e a televisão

Tema: Psicólogos do mundo todo têm se preocupado com a influência que determinados programas de televisão exercem sobre as crianças.

(7)

Tema: Vivendo a era da comunicação, o homem contemporâneo está cada vez mais só.

Note que o tema, na verdade, como já mencionamos acima, é a delimitação de determinado assunto. I sso é necessário, pois um assunto pode ser muito extenso e, nesse caso, ao abordá-lo, você poderá se perder em sua extensão. Peguemos o assunto "ensino" como exemplo. Há muito o que escrever sobre ele, por isso convém delimitá-lo. Desse modo, obtém-se o tema. Logo, para cada assunto, há inúmeros temas.

Da mesma forma, quando os títulos são generalizados, abre-se um leque de temas a serem desenvolvidos. Para o título "A criança e a televisão", por exemplo, podemos definir um outro tema, como "A criança se encanta com os novos programas de TV criados especialmente para elas", ou ainda "Os pais, envoltos com seus problemas, não perceberam ainda o perigo da televisão para as suas crianças".

O importante é você usar a criatividade até mesmo no título de sua redação. Pense no título após o rascunho estar ponto, fica mais fácil. Assim, o estudante não se torna escravo do título.

OBSERVAÇÕES:

Quando você participar de algum concurso ou teste e tiver de fazer uma dissertação, observe a proposta e/ ou instruções. Muitas vezes, já vem explicitado o tema ou título; às vezes, é sugerido apenas o assunto. O item que faltar, cabe a você elaborar.

O aspecto estético também é avaliado em qualquer teste. Com relação ao título e ao tema há algumas regras importantes: o título deve ser colocado no centro da folha, logo no início de sua dissertação, com inicial maiúscula; uma linha é suficiente para separar o título do corpo de sua redação. Nada mais deve ser acrescentado, principalmente algo que seja óbvio, do tipo "Título:"; comece diretamente pelo título (expressão escolhida por você para dar nome a sua redação), conforme orientações acima

I n Técnicas Básicas de Redação, Editora Scipione.

(8)

4.5 - Esquema de Dissertação Argumentativa TÍTULO DA REDAÇÃO

1º parágrafo TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3

INTRODUÇÃO 2º parágrafo Desenvolvimento do argumento 1

3º parágrafo Desenvolvimento do argumento 2 4º parágrafo Desenvolvimento do argumento 3

DESENVOLVIMENTO 5º parágrafo Expressão inicial + reafirmação do TEMA +

observação final CONCLUSÃO

Fonte: Técnicas Básicas de Redação – Branca Granatic.

5º artigo / dica - PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS

Caríssimos, é possível ( e bem mais tranqüilo) desenvolver um texto dissertativo a partir da elaboração de esquemas. Por mais simples que lhes pareça, a redação elaborada a partir de esquema permite-lhes desenvolver o texto com seqüência lógica, de acordo com os critérios exigidos no comando da questão (número de linhas, por exemplo), atendendo aos aspectos mencionados no espelho de avaliação. A professora Branca Granatic (Técnicas Básicas de Redação) oferece-nos a seguinte sugestão de esquema:

SUGESTÃO DE PRODUÇÃO DE TEXTO COM BASE EM ESQUEMAS

ESQUEMA BÁSICO DA DISSERTAÇÃO

1º parágrafo: TEMA + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 2° parágrafo :desenvolvimento do argumento 1

3° parágrafo: desenvolvimento do argumento 2 4° parágrafo: desenvolvimento do argumento 3

5° parágrafo: expressão inicial + reafirmação do tema + observação final.

EXEMPLO:

TEMA: Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver graves problemas que preocupam a todos.

POR QUÊ?

*arg. 1: Existem populações imersas em completa miséria.

*arg. 2: A paz é interrompida freqüentemente por conflitos internacionais.

*arg. 3: O meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Texto definitivo

Chegando ao terceiro milênio, o homem ainda não conseguiu resolver os graves problemas que preocupam a todos, pois

existem populações imersas em completa miséria, a paz é

(9)

do mais, o meio ambiente encontra-se ameaçado por sério desequilíbrio ecológico.

Embora o planeta disponha de riquezas incalculáveis – estas, mal distribuídas,quer entre Estados, quer entre indivíduos – encontramos

legiões de famintos em pontos específicos da Terra. Nos países do

Terceiro Mundo, sobretudo em certasregiões da África, vemos com tristeza, a falência da solidariedade humana e dacolaboração entre as nações.

Além disso, nestas últimas décadas, temos assistido, com certa preocupação,aos conflitos internacionais que se sucedem. Muitos

trazem na memória a triste lembrança das guerras do Vietnã e da Coréia, as quais provocaram grande extermínio. Em nossos dias, testemunhamos conflitos na antiga Iugoslávia, em alguns membros da Comunidade dos Estados Independentes, sem falar da Guerra do Golfo, que tantaapreensão nos causou.

Outra preocupação constante é o desequilíbrio ecológico,

provocado pelaambição desmedida de alguns, que promovem desmatamentos desordenados e poluem as águas dos rios. Tais atitudes contribuem para que o meio ambiente, em virtude de tantas agressões, acabe por se transformar em local inabitável.

Em virtude dos fatos mencionados, somos levados a acreditar que o homem está muito longe de solucionar os graves problemas que afligem diretamente uma grande parcela da humanidade e indiretamente a qualquer pessoa consciente e solidária. É desejo de todos nós que algo seja feito no sentido de conter essas forças ameaçadoras, para podermos suportar as adversidades e construir um mundo que, por ser justo e pacífico, será mais facilmente habitado pelas gerações vindouras.

Se vocês seguirem a orientação dada pelo esquema, desde o 1º parágrafo, verão que não há como se perder na redação, nem fazer a introdução maior que o desenvolvimento, já que a introdução apresenta, de forma embrionária, o que será desenvolvido no corpo do texto. E lembre-se de que a conclusão sempre retoma a idéia apresentada na introdução, reafirmando-a, apresentando propostas, soluções para o caso apresentado. Com essa noção clara, de estrutura de texto, também é possível melhorar o seu desempenho nas provas de compreensão e interpretação de textos.

Um grande abraço a todos. Noely Landarin

Contato: noelylandarin@yahoo.com.br Fonte:

(10)

5) A TÉCNICA DO CHUTE

A Técnica do Chute é antiga. Todos já devem ter usado pelo menos parte dela. Entretanto, a pessoa que melhor a descreveu foi William Douglas, em seu livro “Como Passar em provas e Concursos”. Abaixo faremos uma crítica da obra do excelente autor.

Para melhor destaque, colocaremos em negrito as partes mais importantes e nas quais acreditamos. Sublinhado ficarão as partes das quais discordamos:

2.4 A TÉCNICA DO CHUTE

O “chute” como todos sabem, ocorre quando o candidato não sabe a resposta e marca qualquer uma das opções para ver se acerta “na sorte”. A probabilidade é, em geral, de 20% (o comum são 5 alternativas, de “A” a “E”). Mas é possível fazer um trabalho mais técnico, ou seja, “chutar” com mais consciência e, assim, ter mais chances de acertar.

“Chutar” é, para quem conhece as técnicas, uma atividade tão inteligente quanto estudar e responder. Com técnica, às vezes é possível acertar uma questão apenas olhando as alternativas, sem precisar olhar o enunciado. O candidato bem preparado deve estar preparado também para “chutar” bem.

A técnica do chute começa por saber quando é hora de chutar. Se as respostas erradas tiram pontos, é melhor deixar em branco. Se a cada três ou quatro respostas erradas desconsidera-se uma certa, você pode “chutar” em duas ou três, nas quais tenha um pouco mais de convicção.

Aqui começam nossas discordâncias. Usamos sempre a Técnica do Chute. Ela nos ajuda a acertar as que nada ou pouco sabemos e ainda nos livra de cair nas Cascas de Bananas, nos itens que dominados. Outro detalhe é que mesmo depois de participar de 32 concursos, jamais encontrei um Edital onde a pena fosse grande o suficiente para desestimular o chute. Portanto, o conselho é: CHUTAR SEMPRE!

Até mesmo nas temidas provas da CESPE, onde uma errada anula uma certa, chutamos todas. No BB3 2007, em 10.800 candidatos, consegui ficar em 2º lugar.

Se vamos “chutar”, podemos considerar vários fatores, a maior parte deles decorrentes das dificuldades da banca elaborar questões deste tipo.

(11)

Advertência. A partir daqui vamos trabalhar com probabilidades. O certo é o candidato saber a resposta por ter estudado. Quando isso não ocorre, chuta-se para tentar acertar. Chutamos sempre com a maioria, com aquilo que ocorre mais, de modo que a nossa probabilidade de acerto seja maior. Nem sempre a resposta certa será aquela que a “técnica do chute” indicar. Você verá que usaremos constantemente o termo “a tendência será”. Estamos lidando com tendências, chances, tentativas de acertar.

1. Divergências. As bancas dificilmente podem colocar assuntos muito controvertidos. Nesses casos, terá que fazer tal referência ou pedir a corrente dominante. Noutros casos, existe bibliografia indicada no Edital. Assim, esteja em dia com o que predomina e com eventuais referências bibliográficas feitas pela banca.

2. Estatística. Como o trabalho da banca é selecionar quem sabe o certo, a tendência é que repita mais vezes a resposta certa, pois senão estará facilitando muito o candidato. As respostas que mais se repetem têm maior chance de ser as corretas.

Ex.:

A ( ) pão e pedra B ( ) risole e pedra C ( ) pão e alface D ( ) pão e risole E ( ) risole e algodão

A resposta correta tende a ser pão e risole, pois são as opções mais anotadas.

Criamos um nome mais sugestivo para este tipo a questão: A MAIS VOTADA. Chegamos mesmo a proceder à apuração dos votos:

Pão: 3 votos; Pedra: 2 votos Risole: 3 votos Alface: 1 voto Algodão: 1 voto

3. Semelhança. Quando duas questões assemelham-se muito, a tendência é que uma delas seja a correta, pois o examinador estará tentando confundir quem sabe um pouco mais.

Ex.:

A ( )14,5 B ( ) 15,7 C ( ) 17,5 D ( ) 18,5 E ( ) 18,7

(12)

Também a esta denominamos de “A MAIS VOTADA” e procedemos a apuração dos votos da mesma maneira:

14: 1 voto 15: 1 voto 17: 1 voto 18: 2 votos 0,5: 3 votos 0,7: 2 votos

4. Eliminação das hipóteses absurdas. Ao eliminarmos, repare que duas ou três hipóteses costumam ser absurdas. Se você eliminar antes de chutar, sua probabilidade de acerto sobe de 20% para 33% ou 50%. Tudo que atenta contra a lógica, os princípios e o bom senso, tende a estar errado. Se algo não lhe parece bem, soa mal ou você sente que está esquisito, a tendência é que tal alternativa esteja errada.

Eliminar as absurdas! Este é o grande segredo. Não assinalamos a correta, assinalamos a mais correta, depois, evidentemente, de eliminar as mais absurdas.

Ao falsear um item, o examinador insere ou retira palavras. Muitas vezes até há dificuldade na leitura e compreensão. Daí o item fica meio esquisito, não desce redondo como os itens corretos.

Como os itens corretos geralmente são cópias de conceitos e definições, sua leitura provoca sono, são longos e com boa gramática.

5. Eliminação das Genéricas. Em todas as áreas onde se lida com o comportamento humano e em todas as ciências não exatas, a tendência natural é a de que sempre existam exceções e ressalvas. Como diz o ditado, “toda regra tem exceção”. Isso, no Direito, por exemplo, é constantemente correto afirmar-se. Ora, sendo assim as coisas, quando você estiver em dúvida, deve eliminar as alternativas que não abram espaços para exceções, com palavras como “nunca”, “sempre”, “sem exceções”, “jamais”, etc. A probabilidade de acerto será maior se marcarmos as questões mais abertas, que admitam uma ou outra exceção ou ressalva.

A importância desta técnica é tamanha que chegamos a dividi-la em duas: INCLUSIVAS

Itens certos prevêem exceções ou usam palavras inclusivas. Palavras chaves: Fundamental, em geral, em regra, pode, etc... EXCLUSIVAS Itens

errados são muitos fortes, não deixando brechas para exceções. Palavras chaves:Nunca, sempre, obrigatoriamente, não, totalmente, apenas, jamais, sem exceções, etc...

DETALHE: a simples afirmativa “matar é crime” já torna o item errado, pois o correto seria “matar geralmente é crime”, já que matar em legítima defesa não constitui crime.

(13)

É claro que pode haver uma regra sem exceção. O próprio ditado acima, que enuncia que “toda regra tem exceção”, também é uma regra e, como ele mesmo diz, toda regra tem exceção. Logo, há regras sem exceção, que são a exceção do ditado. Só que, como diz o nome, isso será a exceção, ao passo que, no chute nós trabalhamos sempre com a maior probabilidade de ocorrência.

Observação: os critérios 1 a 5 são muito eficientes. Os 6 e 7 também são válidos, mas de muito menor aproveitamento do que os anteriores.

6. A letra “A”. Como a letra “A” é a primeira opção, a tendência é de que o examinador não goste de colocar a resposta certa logo de saída. A letra “A” é o lugar predileto do examinador para colocar as alternativas enganadoras, as “cascas de banana”. Por essa razão, sempre que eu achava que a certa era a letra “A”, dava uma conferida. Se confirmasse minha opinião, é claro que a marcava, pois devemos ter confiança no que estudamos. Mas nunca será demais ter um pouco de cautela, com esta letra. Além disso, para chutar, eu, na falta de critério mais forte, desprezava a letra “A”. Assim entre “A” e “C”, por exemplo, ia de “C”.

7. A cara do cartão de respostas. O examinador também tende a não colocar todas as respostas numa mesma letra. Logo, se estiver em dúvida entre a letra B ou C e as duas ou três anteriores e posteriores forem todas letra B, você pode tentar na C. Se a prova como um todo tiver várias B, D, E, a probabilidade é que as outras sejam letra A e C. Aqui, quanto menor o número de uma das letras, mais chance existe da resposta estar nelas. É claro que esse recurso é o último dos últimos e também depende das outras respostas estarem corretas. Você também pode usar esse critério como auxiliar na escolha entre duas alternativas.

É até possível que um examinador tente inverter seu comportamento para alterar estes raciocínios, mas isso é difícil ocorrer porque ele normalmente tem que levar em conta consideração a média das pessoas e o fato de que, se não seguir as regras apontadas, fará questões mais fáceis para quem sabe alguma coisa.

Não dependa da sorte nem da probabilidade — estude para saber a resposta certa.

(14)

6 - A ARTE DE MARCAR “X” 6.1 – BASTA ESTUDAR?

Nas escolas nos ensinam que basta um bom estudo para obtermos sucesso nos vestibulares e concursos. Mas não é bem assim.

Estudar, dedicada e inteligentemente, é imprescindível, mas não é o bastante. Para obter as melhores classificações é necessário ir além. Compreender detalhadamente o processo de avaliação, analisar os editais e provas já aplicadas. Além disso, fazer bom uso da Hermenêutica e das Técnicas de Chute.

6.2 – ENSINO ENCICLOPÉDICO X ENSINO ANALÍTICO.

Seguindo a tendência mundial, o Estado Brasileiro está empenhado em criar um novo modelo educacional, demolindo o ensino enciclopédico e informativo (da decoreba), substituindo-o por um ensino crítico, analítico e capacitador.

Como não adiantava ficar só na retórica, para mudar o ensino, o Brasil mudou a maneira de avaliar. Nos onze anos de provas do ENEM, o MEC habilmente alterou a escola média brasileira, aplicando provas com alto grau de subjetividade, medindo habilidades e competências, além do conhecimento.

O ENEM assusta, também, por ser uma prova interdisciplinar e contextualizada.

Como no ENEM as respostas se encontram na própria prova, ganham extraordinária importância as ferramentas que auxiliam a diagnosticar se um item é falso ou verdadeiro.

Para um bom diagnóstico, podemos usar:

1) o conhecimento adquirido ao longo dos anos;

2) sofisticadas técnicas de interpretação de texto, inclusive buscando inspiração na Hermenêutica Jurídica;

3) as populares TÉCNICAS DE CHUTE.

(15)

7 - A TÉCNICA DO CHUTE

ESPECIALMENTE PREPARADA PARA O ENEM 2009

A Técnica do Chute é um conjunto de pistas e detalhes que nos levam a diagnosticar se um item é certo ou errado, juntamente com o conhecimento obtido ao longo dos anos.

As fontes de pesquisas são os sites das instituições que realizam concursos, os editais, as últimasprovas, as justificativas para anulações de questões e os critérios a serem observados na elaboração de questões, bem como nos distratores (alternativas incorretas). Enfim, é o modo como o examinador falseia a nossa matéria prima, nosso objeto de estudo.

OS ITENS CERTOS

Os itens certos geralmente são longos, politicamente corretos, acompanham a lógica, os princípios e o bom senso, não contém afirmações preconceituosas. Sua leitura se dá de uma só vez, sem quebras, chegam até a provocar sono.

O politicamente correto aparece em todas as provas, mas é no ENEM que ganha relevância, posto que o governo aproveita a grande massa de jovens que fazem a prova para dar o seu recado.

Itens certos costumam vir acompanhados de palavras inclusivas, como forma de amenizar e evitar a possibilidade de anulação, caso seja encontrada eventual exceção.

OS ITENS ERRADOS

Nos livros (na natureza), encontramos “verdades”. O trabalho dos examinadores é justamente falsear algumas frases de maneira sutil, para não percebermos.

É estudando estemodus operandis que nós conseguimos turbinar a nossa nota. Para tornar errado um item, o examinador insere uma falsidade (BATATA PODRE), liga conceitos invertidamente às respectivas palavras (INVERSÕES), inserem palavras fortes, que não deixam margem para exceções (EXCLUSIVAS), pegam duas verdades e dizem que uma é causa da outra, sem o ser (CAUSA/CONSEQUENCIA) ou simplesmente metem uma CASCA DE BANANA.

(16)

NOVO ENEM sapoia01@gmail.com 16 7.1 A TÉCNICA DO CHUTE – NOVO ENEM – QUADRO SINÓPTICO

1 A CARA DO

GABARITO

Questões sem dicas, deixe-as por último. Ao final, marque-as com a letra que menos aparece na prova, já que no ENEM as letras são bem distribuías.

2 GRANDES OPÇÕES Uma pequena omissão muitas vezes torna o item incorreto. Portanto, para que uma assertiva seja totalmente verdadeira, muitas vezes vem com um tamanho bem maior do que as outras letras. Assim, Geralmente os itens grandes são corretos. Por outro lado, os menores também costumam ser corretos.

3 OVELHA NEGRA Muitas vezes a opção correta difere das incorretas, tal como uma ovelha negra num rebanho (muitas vezes no tamanho).

4 A MAIS VOTADA

Em provas menos elaboradas utiliza-se muito. Já no ENEM ficou difícil, já que o examinador está distribuindo bem para evitar tal artimanha. O ENEM está mais para a OVELHA NEGRA do que para a MAIS VOTADA.

5 POLITICAMENTE CORRETA

Especificamente no ENEM, há muita lição de moral, assim o examinador coloca uma frase politicamente correta no item CERTO.

C E R T A S

6 INCLUSIVAS Quando prevêem exceções ou usam palavras inclusivas, geralmente são corretas. Palavras chaves: predominantemente, fundamental, em geral, em regra, pode, etc...

7 EXCLUSIVAS Quando a opção é muito forte, não deixando brechas para exceções, geralmente são incorretas. Palavras chaves: GARANTE, nunca, sempre, obrigatoriamente, não, totalmente, apenas, etc...

8 POLITICAMENTE INCORRETA

Ao contrário da 5, no ENEM o examinador coloca itens politicamente incorretos como falsos, aparentemente tentando desempenhar função educativa sobre os jovens.

9 BATATA PODRE O item quase todo é correto, mas há a inserção de um pedaço que o invalida (geralmente ao final da frase).

10 CASCA DE BANANA

CUIDADO! Concordo que é sacanagem, mas sempre tem. O lugar preferido é a letra “a”, mas pode vir abaixo. Muitas vezes é uma verdade, mas que não pode ser inferida do texto como é pedido. Outras vezes é uma mentira tida por uma verdade por muitos, mas que é desmentida pelo texto...

11 CAUSA /

CONSEQÜÊNCIA

Traz duas verdades, mas falseia ao dizer que uma é causa da outra. Outras vezes liga uma verdade a uma causa absurda.

12 ELIMINAÇÃO OPÇÕES ABSURDAS = DAS A MAIS CORRETA

Eliminar as absurdas é o grande segredo. Aumenta a probabilidade de acerto nos chutes.Também nos livra das “cascas de banana” e “bobeiras” nas matérias que estudamos com grande sacrifício. Aquele velho erro de marcar a correta, quando se pede a incorreta, também é eliminado.

E R R R A D A S

(17)

8 -AS 13 TÉCNICAS DE CHUTE

Para cada prova ou concurso é necessário validar, atualizar, revisar e ampliar as Técnicas de Chute. Porém, percebemos que os padrões se repetem, o que nos permitiu explicitar AS 13 TÉCNICAS DE CHUTE, como apresentadas no quadro sinóptico da última página.

Apresentaremos os detalhes, agora, com exemplos reais, tirados do ENEM 2007. BOA SORTE!

8.1 – A CARA DO GABARITO

Em provas mal elaboradas ou quando não há coordenação entre os diversos examinadores, é possível que o gabarito concentre suas alternativas corretas em uma letra. Foi o caso desta prova de 2006, da Diretoria de Portos e Costas, onde das

70 QUESTÕES, tivemos 19 na letra B e apenas 10 na letra E. Uma diferença de 90%:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19

A 3 7 20 23 24 26 27 30 33 34 37 38 57 68

B 1 12 16 18 19 21 28 31 35 42 46 52 56 58 63 64 66 67 69

C 9 17 22 25 29 32 39 44 47 49 50 65

D 2 5 6 8 10 13 40 41 48 53 54 60 61 62 70 E 4 11 14 15 36 43 45 51 55 59

Nestes casos aconselhamos o candidato a não se preocupar com a concentração ou chutar as últimas na letra “B”, apostando na repetição do padrão.

Já no ENEM a situação é totalmente diferente. Há coordenação total e a banca examinadora distribui muito bem o gabarito. O mesmo padrão se repete a cada ano:

LETRA 2006 2007 2008

A 12 12 12

B 13 13 13

C 12 12 12

D 13 13 13

E 13 13 13

TOTAL 63 63 63

Recomendamos o uso do quadro abaixo, para você ir marcando seu gabarito:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

(18)

Ao final, aconselhamos os seguintes procedimentos:

1) Revisar as questões que acumularam mais de dez respostas na mesma letra, principalmente as duvidosas;

2) Tentar encontrar questões para as letras que estão com número dez, podendo chutar as sem pista algumas nesta letra;

8.2 – GRANDES OPÇÕES

Uma pequena falsidade invalida um item. Para formular um item correto os examinadores têm que colocar todo o conceito, pois muitas vezes uma pequena omissão acaba por ter a questão anulada por alunos mais atentos. Assim, os itens corretos geralmente são maiores que os errados.

Por outro lado, o examinador pode inserir falsidades nos itens que quer incorretos (Batata Podre). Neste caso o item certo costuma ser o menor deles.

Analisando a prova do ENEM de 2007, encontramos a seguinte estatística para as opções corretas, por ordem de tamanho:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

1ª 3 4 12 16 18 21 29 36 43 46 52 56

2ª 6 10 17 23 27 50 55 58

3ª 13 20 26 49 54 59 61

4ª 9 14 19 33 39 44 47 53 62 63

5ª 15 22 28 31 38 41 42 45 48

NOTA: na primeira linha (1ª) estão as questões cujo item certo são as maiores em tamanho, já na segunda, os itens certos se mostraram ser os segundos maiores. E assim, sucessivamente...

Note que as corretas geralmente são as maiores (1ª) ou são as menores (4ª e 5ª). Veja também que os itens de tamanho médio (3ª) são os que têm menor probabilidade de serem os corretos.

5.2.1 EXEMPLOS DE GRANDE OPÇÕES: Questão 3 – Enem 2007:

I O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista privilegiado do romance social de 30.

II A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de 30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares.

III Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posição

social do sertanejo na realidade nacional.

(19)

Questão 4 – Enem 2007

No texto II, verifica-se que o autor utiliza

A) linguagem predominantemente formal, para problematizar, na composição de Vidas Secas, a relação entre o escritor e o personagem popular.

B) linguagem inovadora, visto que, sem abandonar a linguagem formal, dirige-se diretamente ao leitor. C) linguagem coloquial, para narrar coerentemente uma história que apresenta o roceiro pobre de forma

pitoresca.

D) linguagem formal com recursos retóricos próprios do texto literário em prosa, para analisar determinado momento da literatura brasileira.

E) linguagem regionalista, para transmitir informações sobre literatura, valendo-se de coloquialismo, para facilitar o entendimento do texto.

Note que o item “A” é o maior deles e o único correto. Note também o uso da palavra inclusiva predominantemente. Além disso, a palavra formal é a mais votada.

5.2.2 -EXEMPLOS DE PEQUENAS OPÇÕES, PORÉM VERDADEIRAS: 31) A partir da leitura dos mapas acima, conclui-se que

A) o índice de infecção por LTA em Minas Gerais elevou-se muito nesse período.

B) o estado de Mato Grosso apresentou diminuição do índice de infecção por LTA devido às intensas

campanhas de saúde.

C) a expansão geográfica da LTA ocorreu no sentido norte-sul como resultado do processo predatório de colonização.

D) o índice de infecção por LTA no Maranhão diminuiu em virtude das fortes secas que assolaram o estado nesse período.

E) o aumento da infecção por LTA no Rio Grande do Sul resultou da proliferação do roedor que transmite essa enfermidade.

COMENTÁRIO: note que o examinador falseou os itens B, C, D e E colocando causas inexistentes. Daí o item A ser o menor deles.

A situação descrita acima

A) enfoca o problema da interrupção da cadeia alimentar, o qual decorre das variações climáticas.

(20)

acarretar à biodiversidade no Ártico.

C) ressalta que o aumento da temperatura decorrente de mudanças climáticas permite o surgimento de novas espécies.

D) mostra a importância das características das zonas frias para a manutenção de outros biomas na Terra. E) evidencia a autonomia dos seres vivos em relação ao habitat, visto que eles se adaptam rapidamente às mudanças nas condições climáticas.

COMENTÁRIO: o examinador insere BATATA PODRE nos itens A, C, D e E, daí o item B ser o menor deles.

45) As informações acima permitem afirmar que A) as pessoas de pele muito sensível, ao usarem filtro solar, estarão isentas do risco de queimaduras.

B) o uso de filtro solar é recomendado para todos os tipos de pele exposta à radiação solar.

C) as pessoas de pele sensível devem expor-se 6 minutos ao sol antes de aplicarem o filtro solar. D) pessoas de pele amarela, usando ou não filtro solar, devem expor-se ao sol por menos tempo que pessoas de pele morena.

E) o período recomendado para que pessoas de pele negra se exponham ao sol é de 2 a 6 horas diárias.

COMENTÁRIO: o examinador insere BATATA PODRE nos itens A, C, D e E, daí o item B ser o menor deles.

5.3 – OVELHA NEGRA

Ao elaborar uma questão, geralmente a banca examinadora escolhe uma como verdade e falseiam as outras quatro de maneira semelhante, sendo que a verdadeira se destaca das demais (OVELHA NEGRA).

(Questão 60 ENEM 2007 – prova amarela)

Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases causadores do aquecimento global?

A Óleo diesel. B Gasolina. C Carvão mineral. D Gás natural. E Vento.

(21)

5.4 – A MAIS VOTADA

Parece que o examinador está vacinado contra a mais votada. Acreditamos que ele distribui bem, dificultando tal análises. Use-a com a maior parcimônia possível:

(ENEM 2007 – QUESTÃO 56)

...processos relacionados a metabolismo, autoreplicação e mutação, que podem ser exemplificados,

respectivamente, por:

A) fotossíntese, respiração e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético.

B) duplicação do RNA, pareamento de bases nitrogenadas e digestão de constituintes dos alimentos.

C) excreção de compostos nitrogenados, respiração celular e digestão de constituintes dos alimentos.

D) respiração celular, duplicação do DNA e alterações na seqüência de bases nitrogenadas do código genético. E) fotossíntese, duplicação do DNA e excreção de compostos nitrogenados.

COMENTÁRIO: a letra D é a correta. Seus três componentes aparecem nos demais itens (MAIS VOTADOS).

5.5 – POLITICAMENTE CORRETA

Aqui está o grande diferencial do ENEM. Além de avaliar conhecimento, habilidades e competências, a prova exerce uma grande função didática sobre a população jovem brasileira.

Para cumprir este papel, coloca-se nos itens corretos verdadeiras lições de moral, como os exuberantes exemplos abaixo, todos eles extraídos do ENEM 2007, prova amarela:

6-A) O comércio ilícito da fauna silvestre, atividade de grande impacto, é uma ameaça para a biodiversidade nacional.

9-B) a extração predatória do mogno pode reduzir o número de indivíduos dessa espécie e prejudicar sua diversidade genética.

10-E) o texto mostra disparidades na agricultura brasileira, na qual convivem alta tecnologia e condições precárias de trabalho, que a charge ironiza.

14-E) o trabalho dos homens de vida amarga em usinas Escuras.

(22)

sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. 29-C) o elevado percentual de estudantes que já consumiram bebida alcoólica é indicativo de que o consumo do álcool é problema que deve ser enfrentado pela sociedade.

41-B) alerta para prejuízos que o aquecimento global pode acarretar à biodiversidade no Ártico.

45-B) o uso de filtro solar é recomendado para todos os tipos de pele exposta à radiação solar.

46-E) incorreta, porque érecomendado que pessoas com olhos e cabelos claros usem filtro solar com FPS ≥ 20. 47-D) o desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.

48-E) os problemas ambientais que podem ser causados quando se escolhe um local para enterrar ou depositar lixo tóxico.

49-A) a expectativa de vida do brasileiro tende a aumentar na medida em que melhoram as condições de vida da

população.

58-A) mais eficiente, pois a produtividade do canavial é maior que a do milharal, superando-a em mais do dobro de litros de álcool produzido por hectare.

59-C) a substituição da gasolina pelo etanol em veículos automotores pode atenuar a tendência atual de

aumento do efeito estufa.

60) Qual das seguintes fontes de produção de energia é a mais recomendável para a diminuição dos gases

causadores do aquecimento global? A) Óleo diesel.

B) Gasolina. C) Carvão mineral. D) Gás natural. E) Vento

(23)

ENEM 1999 – QUESTÃO 33

Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão

logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma

simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento

(A) — 3% — será maior porque a panela “esfria”.

(B) — 12% — será menor, pois diminui a perda de água.

(C) — 40 — será maior, pois a pressão diminui.

(D) — 17 — será maior, pois a evaporação diminui.

(E) — 28 — não será alterado, pois a temperatura não varia.

Veja a explicação no vídeo abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=sul2yzW9Urk

8.6 – INCLUSIVAS Matar é crime?

Você marcaria como falso ou verdadeiro o item “MATAR É CRIME”? Veja que esta dúvida aparece mesmo depois de você ter se matado de estudar e descoberto que: Há o fato típico, mas não há crime, por exclusão de antijuricidade, previstas no artigo 23 do Código Penal:

- estado de necessidade; - legítima defesa;

- estrito cumprimento de dever legal; - exercício regular de direito.

É para sanar este tipo de dúvida que os examinadores colocam o pé na peia. Quando eles querem que o item seja correto, usam palavras inclusivas:

em geral é

fundamentalmente é predominantemente é normalmente é em regra é MATAR

pode ser

CRIME

8.7 - EXCLUSIVAS

Já quando eles querem se asseguar que o item seja falso, colocam palavras exclusivas, que não admitem exceções:

nunca é sempre é

obrigatoriamente é não é

MATAR

não pode ser

(24)

IMPORTANTE: se simplesmente vier a afirmação “MATAR É CRIME” marque como falsa, pois uma afirmativa para ser totalmente verdadeira tem que fazer menção às exceções, como abaixo:

“Matar geralmente é crime, salvo raras exceções previstas em lei.” Mas analise-a dentro do contexto oferecido pelas outras quatro opções.

5.8 – POLITICAMENTE INCORRETAS

De maneira oposta às politicamente corretas, o examinador coloca nos itens incorretos aquilo que a sociedade não deve fazer. Coisas que não pegam bem, politicamente incorretas:

47-A) as substâncias químicas encontradas no lixo levam, freqüentemente, ao aumento da diversidade de

espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.

B a decisão tomada pelo governo brasileiro de receber o lixo tóxico oriundo de países do Cone Sul, o que

caracteriza o chamado comércio internacional do lixo.

5.9 – BATATA PODRE

Para tornar um item falso, geralmente o examinador copia um trecho e coloca uma parte falsa, normalmente ao final da frase. É como uma batata podre, estraga todo o saco.

Nos exemplos abaixo a batata podre está em negrito e sublinhada:

15-E) todas as alternativas ilustram o consumo direto, pelo ser humano, da energia armazenada na cana.

21-A) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.

21-B) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.

(25)

5.10 – CASCA DE BANANA. CUIDADO!

A prova do ENEM está cheia de Cascas de Bananas, nas mais diferentes formas. Geralmente na letra A, mas pode vir em outras também.

Aqui o examinador quer diferenciar as pessoas que possuem uma análise apurada das que só avaliam os fatos superficialmente.

45-E) o período recomendado para que pessoas de pele negra se exponham ao sol é de 2 a 6 horas diárias.

COMENTÁRIO: utiliza-se do fato de que o FPS recomendado seja de 2 a 6 para confundir, colocando de 2 a 6 horas.

52) Qual dos seguintes fragmentos do texto, considerado isoladamente, é variável relevante para se estimar o tamanho do dinossauro nadador mencionado?

52-A) “O rastro completo tem 15 metros de comprimento”

COMENTÁRIO: o rastro completo de 15 metros é o conjunto de todos os passos do dinossauro, a resposta correta vem logo abaixo:

52-B) “O espaço entre duas marcas consecutivas mostra uma pernada de 2,5 metros”

(ENEM 2007 Questão 54)

Fenômenos biológicos podem ocorrer em diferentes escalas de tempo. Assinale a opção que ordena exemplos de fenômenos biológicos, do mais lento para o mais rápido.

A) germinação de uma semente, crescimento de uma árvore, fossilização de uma samambaia

B) fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore, germinação de uma semente

C) crescimento de uma árvore, germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia

D) fossilização de uma samambaia, germinação de uma semente, crescimento de uma árvore

E) germinação de uma semente, fossilização de uma samambaia, crescimento de uma árvore

(26)

5.11 – CAUSA/CONSEQUENCIA

Abaixo temos dois exemplos clássicos, onde o examinador pega duas verdades, mas indevidamente diz que uma é causa da outra:

29-E) o aumento na porcentagem de brasileiros dependentes de álcool deveu-se, basicamente, ao crescimento da indústria do álcool.

55-D) aquisição de características genéticas transmitidas aos descendentes em resposta a mudanças ambientais.

5.12 - A MAIS CORRETA (Eliminação das absurdas)

Esta é a Técnica mais importante, que deve ser usadas em todas as questões. Quando é pedido para “selecionar a correta”, mude a frase para: “selecionar a mais correta”.

(Questão 18 ENEM 2007)

18) Considerando a linha do tempo acima e o processo de abolição da escravatura no Brasil, assinale a opção correta.

A) O processo abolicionista foi rápido porque recebeu a adesão de todas as correntes políticas do país.

B) O primeiro passo para a abolição da escravatura foi a proibição do uso dos serviços das crianças nascidas em cativeiro.

C) Antes que a compra de escravos no exterior fosse proibida, decidiu-se pela libertação dos cativos mais velhos.

D) Assinada pela princesa Isabel, a Lei Áurea concluiu o processo abolicionista, tornando ilegal a escravidão no Brasil.

E) Ao abolir o tráfico negreiro, a Lei Eusébio de Queirós bloqueou a formulação de novas leis anti-escravidão no Brasil.

(27)

5.13 – INVERSÕES

Outra maneira de falsear itens é pegar conceitos verdadeiros e associa-los invertidamente, provocando deliberadamente a confusão.

Compare a opção correta:

20-A) a simpatia de Drummond pela candidatura Vargas e o desencanto de Mário de Andrade com as composições políticas sustentadas por Vargas.

Com a opção invertida:

20-E) o otimismo de Mário de Andrade em relação a Getúlio Vargas, que se recusara a fazer

alianças políticas para vencer as eleições.

QUADRO RESUMO DAS ANTÍTESES

BÁSICAS OPOSTAS

GRANDES OPÇÕES PEQUENA

A MAIS VOTADA OVELHA NEGRA CERTAS

POLITICAMENTE

CORRETA POLITICAMENTE INCORRETA CERTAS

INCLUSIVA EXCLUSIVA ou

BATATA PODRE

ERRADAS

6 - A TÉCNICA DE REALIZAÇÃO DO ENEM

Você terá cinco horas (300 minutos) para realizar a prova do ENEM. Propomos que divida o tempo da seguinte maneira:

TEMPO TAREFA

10 dê uma lida rápida no tema da redação e vá anotando as idéias; tente fazer com que eles sejam compatíveis com as idéias apresentadas na prova, como um todo

190 Faça a prova objetiva com o máximo de atenção a uma velocidade de uma questão a cada 3 minutos. Seja objetivo e atencioso.

30 Faça o rascunho da redação

30 Passe o gabarito nas questões já marcadas 20 Passe a redação a limpo

10 Termine as questões complicadas

290 10 minutos de sobra para qualquer emergência.

(28)

SIMULADO

Agora faça a prova do ENEM 2007, dentro do tempo acima e seguindo as seguintes dicas:

1) sublinhe no enunciado as palavras chaves; 2) sublinhe nas opções as palavras chaves;

3) marque ao lado esquerdo de cada opção as letras V ou F, conforme seja o caso; 4) leve em conta o bom senso, o politicamente correto, seus conhecimentos, sua

intuição e A Técnica do Chute, para escolher “a mais correta” e gabaritar a prova.

5) Discuta, se possível, com os colegas todas as questões antes de olhar o gabarito; 6) Confira seus pontos com o Gabarito Oficial;

7) Revise seus erros, detalhadamente, alterando sua conduta; 8) Faça um gabarito comentado para cada questão;

9) Confira seu gabarito comentado com o que nós fizemos, na página seguinte; 10) Assista à correção da prova no link no final da página;

11) Aprimore o nosso gabarito e o seu;

Por fim, repita o processo com as outras dez provas. O treinamento exaustivo é o segredo para seu sucesso no EMEM.

NOTA: passe as suas redações para seu professor de português corrigir.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

Reajusta a tabela de vencimentos provisória para o Pessoal de Direcção e Chefia e Técnico das Áreas de Fiscalização e Controlo do Tribunal de Contas. — Revoga toda a

[r]

Por todas as consequências causadas pelo desuso e pelo descondicionamento aeróbico, o treinamento físico pode ser usado, primeiramente como forma de proteção

O uso simultâneo do agente complexan- te e do modificador permanente propiciou as características mais desejáveis como a alta volatilidade, nenhum efeito de memória, aumento

No que se refere ao estado de Minas Gerais e no período estudado, os setores que mais contribuíram com o saldo comercial foram os relacionados ao agronegócio,