• Nenhum resultado encontrado

MUNICÍPIO: RIO DE JANEIRO / RJ INSCRIÇÃO ESTADUAL: PROCESSO INEA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "MUNICÍPIO: RIO DE JANEIRO / RJ INSCRIÇÃO ESTADUAL: PROCESSO INEA:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO - DIMFIS CENTRO DE INFORMAÇÃO DE EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS – CIEM

SERVIÇO DE OPERAÇÕES EM EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS – SOPEA RELATORIO DE ATENDIMENTO

DATA / HORA DA OCORRÊNCIA:

30 / 04 / 2014 às --h

RELATÓRIO SOPEA Nº:

300058 / 2014

RELATÓRIO SISTEMA INEA Nº: DATA EMISSÃO DO RELATÓRIO:

01 / 10 / 2014

DATA / HORA ACIONAMENTO:

30 / 04 / 2014 às 10h50

DATA / HORA CHEGADA AO LOCAL:

30 / 04 / 2014 às 12h20

DATA / HORA ENCERRAMENTO:

30 / 04 / 2014 às 16h45

RAZÃO SOCIAL / NOME:

MATTAR E MATTAR AUTO POSTO LTDA. / POSTO FREEWAY RECREIO

UNIDADE / DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

POSTO DE SERVIÇOS E REVENDA DE COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES, LOJA DE CONVENIÊNCIA, VEÍCULOS AUTOMOTORES - COMÉRCIO VAREJISTA

ENDEREÇO:

AVENIDA DAS AMERICAS N° 10.495

CEP:

22793-082

E-MAIL: ---

TELEFONE:

FIXO : (21) 2431-5099 CEL. : (21) 7827-2799

BAIRRO:

BARRA DA TIJUCA

MUNICÍPIO:

RIO DE JANEIRO / RJ

CNPJ:

04.971.802/0001-08

INSCRIÇÃO ESTADUAL:

---

INSCRIÇÃO MUNICIPAL:

0334192-5

PROCESSO INEA:

---

CONTATO / CARGO:

HERNANY CANHOTO / GESTÃO DO NEGÓCIO

MOTIVO / ASSUNTO:

VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL (GASOLINA COMUM) DO TANQUE SUBTERRÂNEO DE ARMAZENAMENTO DE COMBUSTÍVEL, ATINGINDO VIA DE GRANDE CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS E CANALETA DE DRENAGEM, SEM CONTUDO ATINGIR REDE DE DRENAGEM PLUVIAL, NA AVENIDA DAS AMERICAS N°10495, BARRA DA TIJUCA MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO/RJ

EQUIPE SOPEA (TÉCNICO / CARGO):

MAURÍCIO CRUD / TÉCNICO AMBIENTAL, VINÍCIUS DUARTE / TÉCNICO EM QUÍMICA E NATÉRCIA FONSECA / ENGENHEIRO SANITARISTA

DADOS DO RECLAMANTE : NOME : Sr. RICARDO

ENTIDADE : PREFEITURA DO RIO DE JANEIRO END. : ---

TEL. :(21) 2976-4536 E 7724-4675

DESCRIÇÃO DO ATENDIMENTO 1 - TIPO DO ATENDIMENTO:

( ) INCIDENTE (X) ACIDENTE ( ) RECLAMAÇÃO ( ) VISTORIA ( ) REUNIÃO ( ) COMBOIO ( ) SIMULADO ( ) PAM ( ) DESCARTE CLANDESTINO

Acidente

É o evento não desejado que tem por resultado conseqüências indesejáveis, tais como: lesão ou enfermidade a um trabalhador ou um dano a propriedade ou meio ambiente.

Incidente

Um “incidente” pode ser definido como sendo um acontecimento não desejado ou não programado que venha a deteriorar ou diminuir a eficiência operacional da atividade sem, no entanto, resultar em conseqüências para o trabalhador, a propriedade ou meio ambiente.

2 – ORIGEM:

( ) INDUSTRIAL ( X ) COMERCIAL ( ) RESIDENCIAL ( ) AÉREO ( ) DESTINAÇÃO INADEQUADA ( ) AQUAVIÁRIO ( ) RODOVIÁRIO ( ) FERROVIÁRIO ( ) DUTOVIÁRIO ( ) MANCHA ÓRFÃ ( ) ASCAREL ( ) URÂNIO

(2)

3 - LOCAL DA EMERGÊNCIA (ROD / KM – RUA / AV / Nº - MUNICÍPIO / BAIRRO) :

( X ) ÁREA URBANA ( ) ÁREA RURAL

COORDENADAS GEOGRÁFICAS : LAT : 23°0’3.24”S LONG : 43°24’53.09” O

RODOVIA : --- RUA/AV. : ---

4 - INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE OS PRODUTOS / RESÍDUOS PERIGOSOS ENVOLVIDOS NO EVENTO (PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS) :

ESTADO FISICO: ( ) SÓLIDO ( ) SEMI-SÓLIDO / PASTOSO ( X ) LÍQUIDO ( ) GASOSO

Nº ONU : 1203 CLASSE DE RISCO : 3 NÚMERO DE RISCO : 33 ( ) PRODUTO NÃO CLASSIFICADO

IDENT. FABRICANTE : IPIRANGA DISTRIBUIDORA NOME COMERCIAL : IPIRANGA DISTRIBUIDORA

5 – CONSEQUÊNCIAS (IMPACTO AMBIENTAL) : CONTAMINAÇÃO:

CURSO HIDRICO ( ) SIM ( X ) NÃO

SOLO ( ) SIM ( X ) NÃO VEGETAÇÃO ( ) SIM ( X ) NÃO

ATMOSFERA ( ) SIM ( X ) NÃO

OBS.: ---

6 – DESCRIÇÕES E MEDIDAS ADOTADAS (AÇÕES / CONTATOS TOMADOS NO LOCAL):

O Plantão do SOPEA foi acionado às 10 h e 50 min do dia 30/ 04/14 pelo Sr. Ricardo da Prefeitura do Rio de Janeiro, que informou sobre o vazamento de combustível proveniente do posto bandeira Ipiranga, próximo a Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca. A equipe SOPEA/INEA chegou ao local às 12 h e 20 min, sendo recebida pelo Sr. Hernany Canhoto (responsável pelo posto), presentes também no local Sargento Reis, PABM-01, RG 12152, Recreio dos Bandeirantes, Capitão Silva, Grupamento de Busca e Salvamento-GBS, Sr. Eduardo, Inspetor da CET Rio, Julius Stepansky, Trial Engenharia e Instalações.

No local constatamos a presença de vazamento de combustível, gasolina comum, do tanque subterrâneo de armazenamento do Posto Mattar e Mattar, que extravasou da área de enterramento dos tanques, atingindo via de grande movimento, Av. das Américas, altura do nº10495, escoando pela sarjeta e atingindo a canaleta de drenagem da referida via. Também foi observado que a área de contenção do escoamento de combustíveis que circunda a área dos tanques subterrâneos apresentava-se com as canaletas obstruídas.

O vazamento ocorreu no processo enchimento dos tanques subterrâneos pela empresa Tropical Transportes e segundo informações colhidas no momento da vistoria, uma das válvulas (suspiros) que foram fechadas para teste de estanqueidade dos tanques (dia 29/04/2014) não foi desbloqueada após os o teste, resultando no aumento da pressão interna e vazamento do combustível. No dia 30/04/2014 o motorista do caminhão-tanque conectou a mangueira e percebeu que o combustível não estava sendo transferido do tanque para o depósito subterrâneo, então parou o abastecimento. Os funcionários perceberam que a válvula do tanque havia saído e vazava gasolina pelo piso do posto, preocupados com o forte odor e tentando minimizar o risco de acidentes jogaram água e detergente, o que aumentou o volume dos resíduos líquidos.

Os resíduos líquidos vazados se encontravam espalhados pela pista e acumulados na canaleta de drenagem pluvial da Av. das Américas e também em poças sobre a área de enterramento dos tanques de armazenamento subterrâneo de combustível. O maior volume de resíduos líquidos já se encontrava contido na canaleta de drenagem da Av. das

(3)

Américas, não alcançando a rede de drenagem pluvial, pois uma barreira (dique) foi improvisada com material sólido (solo) retirado do canteiro que margeia a canaleta.

A Av das Américas se encontrava interditada, visto que o produto vazado, classe de risco 3, número ONU 1203, ser considerado altamente inflamável, podendo inflamar facilmente com calor, fagulhas ou chamas, sendo perigoso para saúde (GUIA 128/Manual Abiquim), permanecendo, desta forma, fechada até a realização dos procedimentos de absorção dos resíduos líquidos, afim de minimizar risco de inflamabilidade.

O Plantão do SOPEA, chegando ao local, tomou todas as medidas para prevenir a ampliação do acidente, sendo acionada a empresa ATIVA Emergências Ambientais pelo posto de combustível e as empresas SUATRANS e Perenyi Serviços Técnicos de limpeza Industrial Ltda pela Ipiranga (proprietária do imóvel). Segundo informado pelo Sr. Hernany Canhoto este realiza a exploração/gestão do negócio, e o imóvel pertence a Ipiranga.

Inicialmente foi utilizada areia para absorção dos resíduos líquidos de combustível, derramados sobre a pista de rolamento da Av. das Américas e da área de enterramento dos tanques subterrâneos onde havia empoçamento, a fim de evitar seu espalhamento e escape, o que poderia ampliar as dimensões da área atingida. Esta areia foi trazida no veículo da CET-Rio, órgão da Prefeitura do Rio de Janeiro. Também foi utilizada areia para reforçar o dique improvisado, de forma a não haver escape do resíduo líquido contido para galeria de drenagem pluvial.

Após absorção do líquido a areia foi retirada e duas pistas de rolamento foram desinterditadas para tráfego, permanecendo interditada a pista confrontante a área de contenção (dique) dos resíduos líquidos, em função do volume livre (líquido).

A SUATRANS COTEC iniciou a retirada dos resíduos líquidos por baldeamento. Com a chegada do Caminhão vac-all da empresa Perenyi o serviço foi intensificado, e concluída a sucção dos resíduos líquidos e a limpeza da canaleta.

Foram coletados cerca de 500 litros de resíduos litros, conforme Manifesto de Resíduos n° 0327/14, anexo a este. Os resíduos sólidos (areia contaminada) foram armazenados em bigbags no local e o Manifesto de Resíduos deve ser apresentado a fim de se conhecer a destinação final destes resíduos.

A transportadora responsável, Tropical Transportes, placa da carroceria (tanque) LQV 6766, Canoas, RS, da empresa, se encontrava no local.

O Posto não possui Licença Ambiental. O responsável, Sr. Hernany Canhoto, informou que não sabia que o posto não era licenciado, e que somente em 08/04/2014 após notificação da ANP 1951041433 para apresentar a LO do órgão ambiental ou protocolo comprovando a existência de processo de licenciamento ficou ciente do fato.

Ocorre que até a data do acidente, 30/04/2014, o posto não havia providenciado o licenciamento, sendo apresentado protocolo de solicitação de LMO datado de 05/05/2014, data posterior ao acidente.

O encerramento da operação do dia 30/04/2014 ocorreu às 16 h 45 mim.

Foi recebida ainda no SOPEA no dia 21/05/2014, denúncia encaminhada pela Ouvidoria/NAP, protocolo 196/14, datada de 30/04/2014 com a seguinte descrição: “poluição de águas fluviais (não caracterizado), proveniente de vazamento de combustível do Posto de gasolina Ipiranga. O corpo de bombeiros esteve no local fazendo toda prevenção, mas há grande quantidade de combustível escoando para o rio. Pede providências.”

No dia 22/05/2014 o SOPEA retornou ao local em vistoria do imóvel, sendo ainda solicitado apresentar manifestos de resíduos gerados no dia do acidente. Foram entregues os Manifestos (1ª via) nº 060/14 e nº 3004/14.

Na vistoria foi observado que o posto é dotado de um sistema de tratamento de águas residuárias para reuso, que coleta as águas provenientes da área de lavagem de veículos, área de abastecimento, área de pintura de veículos, mecânicas e pluviais, inclusive as provenientes da caixa separadora de óleo, juntando-as em uma cisterna e direcionando-as para o tratamento. O tratamento foi inicialmente montado pela empresa Bio Service Consultorias e Equipamentos (telefone (21) 2453 0898) e hoje tem sua operação e manutenção realizada pela empresa Kronus Tecnologia, situada na Rua Pereira Landim, 210 – Ramos, Telefone (21) 2209 6893.

Foram ainda observados vários pontos de retenção/assoreamento de ralos, canaletas e grelhas que fazem a coleta e condução destas águas residuárias. Segundo informado o esgoto provenientes de banheiros é direcionado para um sumidouro.

O Posto Mattar e Mattar informou não ser o responsável por todas as atividades desenvolvidas no imóvel de propriedade da Ipiranga, como oficina de pintura, mecânica, lavagem de veículos, que não fazem parte do seu estabelecimento propriamente dito.

Por fim tem-se a ressaltar que não houve contaminação da rede de drenagem da Av. das Américas no acidente de 30/04/2014, conforme denuncia 196/14, e, estando sanada a situação de emergência (acidente), sugerimos s.m.j, encaminhamento do presente a Secretária de Meio Ambiente do Município do Rio, através da nossa Gerencia de Apoio aos Municípios – GEGAM, para adoção dos demais instrumentos administrativos do empreendimento e, se necessário, condução do processo de licenciamento e adoção de medidas normativas pertinentes aos estabelecimentos que desenvolvem atividades no imóvel situado na Av das Américas10495, Barra da Tijuca. Sugiro ainda que o presente seja encaminhado a COGEFIS para ciência e providencias cabíveis.

(4)

7 - OBSERVAÇÕES (DADOS; RESPONSÁVEL / CONDUTOR; FABRICANTE; DESTINATÁRIO; EXPEDIDOR; IMPORTADOR;

AGENTE MARÍTIMO; etc...) :

DADOS DO TRANSPORTADOR / PRODUTO / VEÍCULO:

Placa da Carreta: LQV 6766 Modelo: ---

Marca: ---

Nome do Condutor: --- CNH ou RG: --- Mopp: ---

8 – ATORES ENVOLVIDOS (ÓRGÃOS PÚBLICOS / GOVERNAMENTAIS E EMPRESAS PRIVADAS):

INEA/DIMFIS/CIEM/SOPEA

PABM-01- POSTO AVANÇADO DE BOMBEIRO MILITAR GRUPAMENTO BUSCA E SALVAMENTO-GBS

CET RIO

IPIRANGA DISTRIBUIDORA TRIAL ENGENHARIA

TROPICAL TRANSPORTES PERENYI

ATIVA EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS

9 – CONCLUSÕES (CONSIDERAÇÕES / SOLICITAÇÕES / SUGESTÕES) :

Considerando que a Lei Estadual nº 3467, de 14 de setembro de 2000, que dispõe sobre as sanções administrativas derivadas de condutas lesivas ao meio ambiente no Estado do Rio de Janeiro, em seu Art. 1º, considera infração administrativa ambiental toda ação ou omissão dolosa ou culposa que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente.

Considerando que o estabelecimento não se encontra licenciado pelo órgão ambiental e que segundo a Lei Estadual nº 3467, de 14 de setembro de 2000, em sua Seção III, em seu Art. 64 considera infração iniciar obras ou atividade, construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes, incidindo multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$

1.000.000,00 (hum milhão de reais).

Tem-se ainda a considerar que não houve dano ambiental, que o SOPEA/INEA orientou o estabelecimento e que as medidas necessárias foram executadas prontamente.

Sugerimos a emissão de notificação, para as Empresas Mattar e Mattar Auto Posto Ltda / Posto Freeway Recreio e Tropical Transportes com base na Lei nº3.467 de 14 de Setembro de 2000, no prazo de 30 dias à contar do recebimento desta à:

1 – A Empresa TROPICAL TRANSPORTES IPIRANGA LTDA. – CNPJ Nº 42.310.177/0020-05, Endereço: Av.

Presidente Antonio Carlos nº 810, Área B – Parte, Campos Elíseos – Duque de Caxias – RJ – CEP: 25215-180 : 1- Encaminhar ao INEA/DIMFIS/CIEM/SOPEA, cópia dos seguintes documentos:

. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor do veículo;

. Movimentação Operacional de Produtos Perigosos-MOPP, do condutor do veículo;

. Documento dos veículos, cavalo trator e carreta tanque: (DUT/CRLV do DETRAN) . Licença Ambiental de Operação; e

. Alvará de Localização, da Empresa.

2- A Empresa MATTAR E MATTAR AUTO POSTO LTDA / POSTO FREEWAY . Encaminhar ao INEA/DIMFIS/CIEM, cópia dos seguintes documentos:

.. Contrato com a IPIRANGA;

.. Contrato Social

.. Outros que se façam necessários ao esclarecimento das responsabilidades sobre o estabelecimento e demais atividades sujeitas ao Licenciamento Ambiental;

. Manifesto de resíduo sólidos gerados no atendimento ao acidente (3ª via) comprovando sua destinação final;

(5)

. Realizar a limpeza e manutenção das canaletas e ralos do Sistema de Captação e Drenagem de Águas Residuárias;

. Informar de quem é a responsabilidade e ainda apresentar o Licenciamento do Sistema de Tratamento de Água para reuso.

3- Auto de Constatação, para o estabelecimento Mattar e Mattar Auto Posto Ltda / Posto Freeway Recreio, por iniciar obras ou atividade, construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentos pertinentes, incidindo multa de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), conforme a Lei Estadual nº 3467, de 14 de setembro de 2000, em sua Seção III, Capítulo III, Art. 64.

10 - DOCUMENTOS EMITIDOS (NOTIFICAÇÃO / AUTO DE CONSTATAÇÃO) : - Notificação nº SOPEANOT/01043287;

- Notificação nº SOPEANOT/01043285;

- Auto de Constatação nº SOPEACON/01010563.

11 - ANEXOS (FOTOS E OUTROS) :

Via rosa da Notificação nº SOPEANOT/01043287;

Via rosa da Notificação nº SOPEANOT/01043285;

- Via rosa do Auto de Constatação nº SOPEACON/01010563;

IMAGEM COM LOCALIZAÇÃO APROXIMADA :

FOTOS: Dia 30/04/2012

(6)
(7)
(8)

Fotos: dia 22/05/2014

(9)
(10)

12 – TÉCNICOS RESPONSÁVEIS (NOME / MATRICULA / CARGO / ASSINATURA / CARIMBO) :

MAURÍCIO DE AZEVEDO CRUD TÉCNICO AMBIENTAL

MATR. Nº 27/1279-8 – ID Nº 0002149397

VINÍCIUS DUARTE MENDES TÉCNICO EM QUÍMICA

MATR. Nº 390.552-8 – ID Nº 0004359517

NATÉRCIA FONSECA DE CARVALHO DA SILVA ENGENHEIRO SANITARISTA

MATR. Nº 391.305-0 – ID Nº 0003057086

Referências

Documentos relacionados

702 MARIA LUCIA MENDONCA PINTO 703 MARIA LUCIA OLIVEIRA BASTOS 704 MARIA LUCIA PEREIRA DE SANTANA 705 MARIA LUISA FERREIRA DA SILVA 706 MARIA MARCELINA COSTA DOS ANJOS 707 MARIA

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

Para tanto, no Laboratório de Análise Experimental de Estruturas (LAEES), da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (EE/UFMG), foram realizados ensaios

Atendendo à presença dos efeitos ARCH nas séries das rendibilidades (tanto na amostra total como na subamostra), foram implementados modelos paramétricos da

pectrais das culturas de cana-de-açúcar, soja e milho, em diferentes fases de desenvolvimento, para uma área considerada representativa da agricultura do Estado de São Paulo,

A COVID-19 NOS AMBIENTES DE TRABALHO E A POSSIBILIDADE DO ENQUADRAMENTO COMO DOENÇA OCUPACIONAL PARA FINS DE EMISSÃO DE CAT. - Convenção nº 155 da Organização Internacional

average of the final values (8.05 ± 0.1 %TN) for the Corrientes Artisanal Cheese was close to that found in Afuega’l Pitu (CUESTA et al., 1996) and León (PRIETO et al., 2002), but