• Nenhum resultado encontrado

transporte e tráfego urbano :: Brapci ::

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "transporte e tráfego urbano :: Brapci ::"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Sistema de classificação

bibliográfica: transporte e tráfego

urbano

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

CDU 025.4:656

RESUMOGFEDCBA

D e m o n s t r a ç ã o d o p r o c e d i m e n t o a d o t a d o n a e l a b o r a ç ã o d e u m s i s t e m a d e c l a s s i fi c a -ç ã o b i b l i o g r á fi c a d e c i m a l a p l i c a d o à E n g e -n h a r i a d e T r á fe g o ( T r a n s p o r t e s e t r á fe g o u r b a n o s ) .

O

S i s t e m a fo i i m p l a n t a d o n o C e n t r o d e D o c u m e n t a ç ã o d a C o m p a n h i a d e E n g e n h a r i a d e T r á fe g o - C E T .

A B S T R A C T

D e m o n s t r a t i o n o f t h e p r o c e d u r e a d o p t e d i n t h e e l a b o r a t i o n o f a d e c i m a l b i b l i o -g r a p h i c d a s s i fi c a t i o n s c h e m e a p p l i e d t o T r a ffi c E n g i n e e r i n g ( U r b a n t r a ffi c a n d t r a n s p o r t s ) . T h e s y s t e m w a s d e s i g n e d fo r t h e D o c u m e n t a t i o n C e n t r e o f t h e C o m -p a n h i a d e E n g e n h a r i a d e T r á fe g o - C E T .

24

J o s é D o m i n g o s d e B r i t o *

1. APRESENTAÇÃO

Quase todas as bibliotecas especializa-das se ressentem da falta de um esquema de classificação próprio, elaborado ou adaptado às suas necessidades. O trata-mento superficial que a CDD e a CDU dão a algumas áreas específicas não per-mite classificar uma grande quantidade de documentos sobre áreas novas/emer-gentes tais como Meio Ambiente/Ecolo-gia, Informática, Feminismo, Engenharia de Tráfego, etc. Mas, talvez não pudesse ser de modo diferente: trata-se de sis-temas universais de classificação; i. é, abrangem o conhecimento universal.

A necessidade de se criar sistemas es-pecíficos com estrutura decimal surge

* Bibliotecário e Presidente da Associação Profissional dos Bibliotecários do Estado de São Paulo-APBESP;

Chefiou o Cen tro de Documentação da Com-panhia de Engenharia de Tráfego-CET de 1976a1980.

Atualmente é Coordenador de Documenta-ção do Centro de DocumentaDocumenta-ção-CEDOC da Abril Cultural S.A.

Rev. bras. Bibliotcconomia e Doe. 16(1/2):24-36, jan.jjun. 1983

na biblioteca aberta, de livre acesso, on-de o usuário visualiza todos os livros exis-tentes sobre um mesmo assunto. A idéia não é nova: o Journal of Economic Lite-rature (1) publicou um esquema na área de economia, destinado à classificação de artigos e abstracts, mas que pode ser aplicado a uma biblioteca pequena; na Biblioteca do Metrô de São Paulo foi elaborado o Sistema de Classificação Metroviária, cujo trabalho envolveu espe-cialistas em Biblioteconomia e Engenha-ria por mais de

2

anos. No Centro de Do-cumentação da Abril Cultural trabalha-se, atualmente, na organização do acervo fotográfico ao mesmo tempo em que se constrói um esquema de classificação universal para fotos.

O

esquema ora apresentado foi im-plantado em 1981 no Centro de Do-cumentação da Companhia de Egenharia de Tráfego-CET - São Paulo.

1.1 Engenharia de Tráfego e Transportes Urbanos

Segundo uma definição do Institute of Transportation Engineers, órgão máximo sobre o assunto nos Estados Unidos, En-genharia de Tráfego "é a fase da Engenha-ria de Transportes relacionada com o pla-nejamento, projeto geométrico e opera-ções de tráfego das rodovias, suas redes, terminais, e áreas adjacentes, inclusive a integração de todos os modos e tipos de transportes, visando proporcionar uma movimentação segura, eficiente e con-veniente de pessoas e mercadorias" (2).

Tráfego e transporte urbanos são duas áreas distintas, mas que têm seu

desen-volvimento tecnológico divulgado conjun-tamente, ou seja, o grosso do material bibliográfico as tomam como áreas de um mesmo campo de trabalho. Um campo que inclui a engenharia e o planejamen-to de transportes e tráfego, transportes públicos, policiamento, legislação, segu-rança e educação de trânsito, pedestres, etc. Esta área conta hoje com, aproxima-damente, 150 títulosde periódicos corren-tes em todo o mundo e mais de 1.000 relatórios técnicos publicados por ano. O número de livros publicados sobre es-tes assuntos, pode ser estimado em tor-no de 6.000.

A necessidade destes estudos foi in-tensificada no Brasil, a partir da cons-trução do Metrô de São Paulo no início da década de 70. Em 1976 a Prefeitura do Município de São Paulo cria a Com-panhia de Engenharia de Tráfego, empre-sa de economia mista, para a "prestação de serviços relativos a operação do siste-ma viário" (3), que desde então vem atuando em São Paulo ao mesmo tem-. po em que presta serviços à diversas grandes cidades do país. No nível aca-dêmico, fala-se na aprovação de uma Portaria pelo Conselho Superior de Edu-cação do MEC para instituir a Engenha-ria de Tráfego como cadeira obrigató-ria nos cursos de Engenharia, ao nível do ensino público federal.

2_ PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO ESQUEMA

2_1

Levantamento da terminologia

básica

Terminologia básica é o número de ter-mos levantados até o momento da

(2)

Sistema de Classificação Bibliográfica: Transportes e Tráfego Urbanos

turação do esquema. Inicialmente contou-se com 1.200 termos, os quais eram uti-lizados na classificação do acervo. Devido ao fato de o método de classificação ado-tado pelo CD ser o "unitermo", muitos dos termos levantados são palavras-chave retiradas do texto. Posteriormente, duran-te a etapa de estruturação das classes, fo-ram acrescidos uns tantos outros, retira-dos de esquemas semelhantes e/ou suge-ridos pelos técnicos da CET.

2.2 Estruturação das classes

Na estruturação tomou-se o cuidado de definir bem as classes e sub-classes principais de modo a evitar, no futuro, mudanças estruturais no esquema. Foram criadas 8 classes principais que, acredita-se, encerram o universo ligado direta e indiretamente a transportes e tráfego ur-banos. Ao contrário do que faz a CDU/ CDD, a classe "Generalidades" foi colo-cada no fim do esquema. Nesta classe o CD colocou todo seu acervo não relacio-nado com transportes ou tráfego. A clas-se Transportes (000) corresponde a clas-ses genérica no esquema.

Antes de iniciar o trabalho de estrutu-ração das classes, foram contatadas di-versas entidades no exterior e uma em São Paulo com a finalidade de se obter esquemas de seu próprio uso, para se sa-ber quais os tipos de estruturação possí-veis nesta área. Destas entidades foram recebidos 7 esquemas, os quais (4) mui-to ajudaram na definição de uma estrutu-ra mais adequado às necessidades do CD.

2.3 Checagem junto aos técnicos

Esta etapa é essencial para se compati-bilizar o uso dos termos na Cia.; aperfei-çoar a estrutura do esquema; propiciar um enriquecimento do esquema com a inclusão de novos assuntos; promover o entrosamento do corpo técnico com a organização do acervo. A checagem foi feita através de memorando enviado, juntamente com o esquema, a 9 gerên-cias da Cia., solicitando críticas, suges-tões e, principalmente, acréscimo de as-suntos. No que se refere a inclusão de novos assuntos no esquema dado, o re-sultado da consulta foi menor do que se esperava. No entanto, contribuiu para uma melhor definição de algumas classes.

2.4 Implantação simulada

Uma vez concluída a tabela, é recomen--dável proceder-se a uma classificação si-mulada do acervo, o que pode ser feito por amostragem. Neste trabalho se veri-ficará se há ou não compatibilidade entre a tabela e o acervo, ao mesmo tempo em que se fazem os retoques finais.

3. REPRODUÇÃO AMPLIADA DO ESQUEMA

Sabendo-se q~e a tabela representa a ordenação do material nas estantes, ela servirá como um guia de orientação ao usuário; tanto como para informar sobre o conteúdo do acervo, como para indicar o local de um determinado assunto. Para isto é necessário elaborar uma tabela

arn-26 Rev. bras. Biblioteconomia e Doe, 16(1/2):24-36, jan./jun. 1983

José Domingos de Brito

pliada, contendo o 1~ e 2~ sumário do sistema. Esta tabela pode ser feita, origi-nalmente, em papel vegetal (medida apro-ximada: 1.40m x 1.0m alt.) e reproduzida pelo sistema heliográfico. As cópias de-vem ser colocadas em locais estratégicos da biblioteca, proporcionando boa visi-bilidade ao usuário.

4. CONCLUSÃO

o

esquema foi elaborado para resolver um problema do CD; i.é , ordenar o acervo de um modo sistemático. Isto significa que ele como está, tem uma amplicação particular. Porém, não significa que não possa ser utilizado por outras bibliotecas especializadas na área ou áreas correlatas. Alterações com acréscimos e correções deverão surgir no sentido de um aperfei-çoamento. Esta é a segunda finalidade de sua divulgação; a primeira é se constituir numa contribuição à área da biblioteco-nomia especializada.

5. FONTES CONSULTADAS

1. Journal of Economic Literature 7(1): 124. mar. 1969.

2. IPR (Instituto de Pesquisas Rodoviárias) -Trabalhos técnicos do IPR/DNER na área de segurança de tráfego. Publ, n? 610. Rio de Janeiro, 1976.

3. Diário Oficial do Município (SP) de 29/05/76 - Lei n? 8394 de 28/05/76. 4. Subject categories for TRRL publications. Transport and Road Research Labora-tory. Department of the Environment, Berkshire, England 1979.

- Classification Scheme of JHK & Associa-tes Technical Library. USA, 1979. Classification Schedule of the Transporta-tion Research Board. US Department of Transportation. 1978.

- IRRD Subject Fields or Classifications. International Road Research Documenta-tion. OECD, Paris.

Revised HRIS Subject Areas. Highway Research Information Service. USA (Na-tional Research Council), 1979.

- Classification Schedule of the Internatio-nal Co-operation in the Field of Trans-port Economics-ICTED. França.

Sistema de Classificação em Engenharia de Tráfego. Centro de Documentação do Departamento de Planejamento de Tráfego da Companhia: do Metropolitano de São Paulo. 1976.

(3)

SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO

BIBLlOGRAFICA

TRANSPORTES E TRAFEGO URBANOS

..

SUMÁRIO

000 TRANSPORTES

100 TRANSPORTE URBANO 200 TRÁFEGO

300 ELEMENTOS DO TRÁFEGO 400 EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 500 SEGURANÇA DE TRÃFEGO 600 FISCALIZAÇÃO &LEGISLAÇÃO 700 PLANEJAMENTO URBANO 800 VAGO

900 GENERALIDADES

QUADRO DAS DIVISÕES PRINCIPAIS

000 TRANSPORTES O 1O História dos Transportes 020 Administração &Política 030 Planejamento de Transportes 040 Economia de Transportes 050 Engenharia de Transportes 060 Meios de Transportes 070 Terminais e Instalações 080 Energia para os Transportes 090 Estudo & Ensino Profissional

100 TRANSPORTE URBANO 110 Organização &Administração 120 Planejamento de Transporte Urbano 130 Economia do Transporte Urbano 140 Transporte Público

1500nibus

200 TRÁFEGO

210 Engenharia de Tráfego 220 Organização & Administração 230 Planejamento de Tráfego 240 Fluxo de Tráfego

250 Operação de Trânsito 260 Controle de Tráfego 270 Semáforo

280 Sinalização

300 ELEMENTOS DO TRÁFEGO 310 Via

320 Pedestre & Motorista 330 Veículo

340 Duas Rodas 350 Estacionamento

400 EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

410 Organização &Administração &Economia 420 Educação de Trânsito na Escola

430 Treinamento

440 Técnicas de Avaliação

500 SEGURANÇA DE TRÁFEGO

510 Administração & Planejamento & Economia 520 Prevenção de Acidentes

530 Acidentes

540 Medicina de Trânsito 550 Dispositivos de Segurança

600 FISCALIZAÇÃO & LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

610 Fiscalização

620 Policiamento de Trânsito 650 Legislação de Trânsito 660 Jurisprudência

700 PLANEJAMENTO URBANO 710 Uso do Solo

780 Viagem

790 Sociologia & Psicologia & Ergonornia

800 VAGO

900 GENERALIDADES

28 Rev. bras. Biblioteconomia e Doe. 16(1/2):24-36, jan./jun. 1983

TABELA

José Domingos de Brito

000 TRANSPORTES .1 Teoria

.8 Meio Ambiente .9 Legislação

O 1O História dos Transportes 011 Transportes na Antiguidade 013 História do Automóvel 014 História da Ferrovia

O15 História da Aviação

O 16 História do Transporte Maritimo 017 História dos Transportes Públicos 018 Tendências Futuras

020 Administração & Política 021 Administração dos Transportes

.1 Empresas de Transportes 022 Política de Transportes 023 Estatística

029 Sistemas de Informação

030 Planejamento de Transportes .1 Simulação

031 Sistemas de Transportes .1 Rêdes de Transportes 032 Geografia dos Transportes

.1 Transporte Regional 033 Pesquisa &Levantamento

.1 Pesquisa Origem-Destino .2 Recursos Disponíveis .3 Necessidades da Comunidade .4 Estudo Antes-Depois 034 Participação Comunitária 035 Horário Flexível de Trabalho 036 Planos e Projetos Localizados

(PAITT, SISTRAN' etc.) 037 Uso de Computadores 038 Pesquisa Operacional

040 Economia dos Transportes 041 Financiamento

.1 Alocação de Recursos 042 Investimento

.1 Avaliação .2 Retorno .3 Receita/Despesa 043 Custos

.1 Análise Custo-Benefício .2 Custos Operacionais 044 Estudos Teóricos

.1 Valor do Tempo .2 Road Price

045 Estatística Aplicada 046 Marketing

047 Taxas .1 Pedágio 048 Subsídios

050 Engenharia de Transportes 051 Engenharia Rodoviária 052 Tecnologia dos Transportes

.1 Tecnologia Nacional

060 Meios de Transportes 061 Rodoviário .1 Coletivo .2 Cargas 062 Ferroviário .1 Urbano .2 Suburbano 064 Hidroviário .1 Fluvial .2 Marítimo 065 Aéreo

066 Meios não Convencionais

070 Terminais e Instalações 071 Terminal Urbano

.1 Ônibus .2 Cargas

072 Terminal Rodoviário .1 Passageiros

.2 Cargas

(4)

Sistema de Classificação Bibliográfica: Transportes e Tráfego Urbanos José Domingos de Brito

I

22 Retorno 1 Administração

073 Terminal de Transferência 124 Integração de Transportes

23 Receita/Despesas 11 Frota 074 Terminal Maritimo .1 Metrô-Ônibus

3 Custos 2 Política

080 Energia para os Transportes .2 Metrô-Ferrovia 31 Análise Custo-Benefício 3 Planejamento 081 Crise Energética 125 Operação 144.32 Análise Custo-Benefício 31 Comparação Modal 082 Consumo de Combustível .1 Transferência Modal 4 Estudos Teóricos 32 Escolha Modal

083 Aspecto Econômico 126 Redes de Simulação 41 Valor do Tempo 33 Divisão Modal

084 Petróleo 130 Economia do Transporte Urbano 5 Estatística Aplicada 34 Demanda .1 Crise do Petróleo 131 Financiamento

6 Marketing 35 Planos Integrados .2 Custos .1 Alocação de Recursos

7 Tarifa 4 Economia

.3 Produção 132 Investimento

71 Sistema de Arrecadação 41 Financiamento

.4 Derivados .1 Avaliação

711 Automática 42 Investimento

085 Alcool .2 Retorno

712 Bloqueio (Catraca) 43 Custos

086 Fontes Alternativas .3 Receita/Despesas 8 Subsídios

431 Análise Custo-Benefício 090 Estudo &Ensino Profissional 133 Custos 145 Meios de Transporte Público 432 Custos Operacionais 091 Ensino de Transportes e Tráfego .1 Análise Custo-Benefício 1 Metrô 44 Tarifa

.1 Cursos .2 Custos Operacionais 2 Taxi 150 Onibus

.2 Curricula 134 Estudos Teóricos 3 Bonde 1 Padronização

092 Etica Profissional .1 Valor do Tempo 4 Novos sistemas 2 Tecnologia

093 Mercado de Trabalho 135 Estatística Aplicada 41 Personal Rapid Transit 5 Garagem

.1 Salário 136 Marketing

r

42 Automated Guideway Transit 6 Manutenção 094 Associações de Classe 137 Tarifa

I

146 Transportes Especiais 7 Indústria

.1 Nacionais 138 Subsídios 1 Deficien tes Físicos 71 Mercado

.2 Estrangeiras 139 Energia

I

2 Idosos 8 Rede

140 Transporte Público 3 Escolares 151 Operação de Onibus

100 TRANSPORTE URBANO

.1 Operação

l

4 Crianças 1 Programação (Schedule)

.1 Tecnologia

141 Administração 147 Para transporte Coletivo 2 Circulação de Ônibus 110 Organização &Administração

.1 Frota

I

(paratransit) 21 Itinerário 111 Administração

142 Política 1 Carona 211 Linha

111.1 Organização de Frotas

143 Planejamen to 11 Car Pool 5 Controle

.2 Regulamentação

.1 Comparação Modal

I

12 Van Pool 51 Dispositivos de Controle .3 Estatística

.2 Escolha Modal 13 Car Sharing 6 Otimização

112 Política de Transporte Urbano

.3 Divisão Modal

I

2 Dial-a-Bus (ou Dial-a-Ride) 7 Comboio de Ônibus Ordenados 119 Sistemas de Informação

.4 Demanda 3 Shuttle-Bus (COMONOR)

120 Planejamento de Transporte Urbano 144 Economia

,

148 Transporte de Carga 152 Controle

121 Modelos de Planejamento .1 Financiamento 1 Mercadorias 1 Controle Central

.1 Estudos de Simulação

.11 Alocação de Recursos

I

2 Cargas Perigosas 2 Fiscalização dos Serviços 122 Demanda de Transportes .2 Investimento

3 Cargas Superdimensionadas 3 Dispositivos de Controle

123 Sistemas de Transportes .21 Avaliação I

149 Transporte Coletivo 153 Tipos de Ônibus

.1 Análise 1

Urbano

(5)

T

~

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Sistema de Classificação Bibliográfica: Transportes e Tráfego Urbanos

11 Expresso 240 Fluxo de Tráfego

José Domingos de Brito

12 Trólebus 241 Volume /Ca pacidade 3 Dispositivos para redução de 4 Serviços

13 Articulado 242 Velocidade Velocidade 288 Visibilidade

14 Executivo 243 Congestionamen to 31 Mini-Rotatória 289 Equipamentos & Instrumentos

2

In

terrnunícipal 244 Restrições de Tráfego 32 Tachão 1 Sinalização Reflexiva

3 Interestadual 245 Prioridades de Tráfego 33 Begonia 2 Material para Placas

4 Micro-Ônibus 1 Ônibus 264 Estratégias de Controle de Tráfego 3 Suportes para Sinalização 5 Ônibus de Dois Andares 2 Veículos de Alta Ocupação 1 Controle de Tráfego em Área 300 ELEMENTOS DO TRÁFEGO

(Double-Decker Bus) 246 Supervisão do Desempenho do 2 Controle de Tráfego em Corredor 310 Via

6 Onibus com Reboque Tráfego 3 Onda Verde 311 Sistema Viário

7 Ônibus Escolar 1 Posto Avançado de Controle 265 Dispositivos de Controle (Traffic 1 Rede Viária

8 Ônibus Oficina (PAC) Control Devices) 2 Anel Viário

200 TRÁFEGO 250 Operação de Trânsito 270 Semáforo (Signal) 3 Projeto Viário

1 Teoria 251 Desvio de Tráfego 271 Controle Central/Rede de 4 Classificação Viária

2 Tráfego Rodoviário 1 Obras na Via Semáforos 312 Projeto Geométrico

3 Tráfego Urbano 2 Acidentes na Pista 272 Sistemas de Controle 1 Traçado de Curvas

210 Engenharia de Tráfego 252 Operações Especiais 273 Programação de Semáforos 2 Técnicas de Projeto

Engenharia de Campo 1 Jogos 1 Sincronização 313 Capacidade Viária

220 Organização &Administração 2 Festividades

I

2 Coordenação 314 Pavimentação

221 Aspecto Econômico 3 Comemorações 274 Semáforo de Tempo Fixo 315 Junções

1 Custos Gerais 4 Cargas Superdimensionadas 275 Semáforo Atuado 1 Interseção

2 Custo do Congestionamento 5 Escolta 1 Pelo Onibus 11 Sinalizada

3 Financiamento 253 Operações de Emergência

I

2 Pelo Tráfego 2 Rampa

4 Investimento 1 Enchentes I 3 Pelo Pedestre 3 Rotatória

222 Estatísticas Básicas 2 Incêndio.

I

280 Sinalização (Sign) 4 Passagem de Nível

223 Estrutura Orgânica (DSV, 254 Operações Normais

l

1 Urbana 5 Retorno

DETRAN, CONTRAN, etc.) 1 Ronda 2 Rodoviária 316 Tipos de Via

224 Sistemas de Informações 2 Corredor 281 Normas Oficiais 1 Principal

230 Planejamento de Tráfego 3 Revisão de Semáforos rI 282 Sinalização Vertical 2 Arterial

231 Previsão /bemanda 255 Equipamentos e Instalações

I

1 Regulamen tação 3 Ponte

232 AIocação /Dis tri b uição para Operação 2 Advertência 4 Tunel

233 Pesquisa/Levan tamento

I

3 Orientação

260 Controle de Tráfego I 317 Vias Especiais

f

1 Contagem 262 Telecomunicações

r

4 Educativa 1 Ciclovia

2 Aerofotografia 1 Telemetria 5 Serviços (Hospital, Escola, etc.) 2 Faixa Exclusiva de Onibus 234 Otimização de Tráfego 2 Telefonia

:

283 Sinalização Horizontal 3 Via Expressa I

235 Modelo/Simulação de Tráfego 3 Radiofonia 285 Sinalização de Segurança 4 Alta Ocupação do Veículo 236 Estudos Teóricos 4 Comando Central 286 Sinalização de Obras 320 Usuário do Trânsito (Motorista

1 Retardamento de Tráfego 263 Controle de Velocidade 287 Sinalização para Pedestres &Pedestre)

2 Escolha de Rota 1 Limite de Velocidade i 1 Advertência 321 Travessia de Pedestre

237 Estatística Aplicada 2 Detecção de Velocidade 2 Orientação 322 Circulação de Pedestre

f 3 Educativa

323 Segurança

32 Rev. bras. Biblioteconomia e Doe. 16(l/2):24-36,jan./jun. 1983

(6)

T

I

zyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA

Sistema .de Classificação Bibliográfica: Transportes e Tráfego Urbanos

I

José Domingos de Brito

1 Pedestre 4 Procedimentos 359 Outros Tipos de Estacionamento 3 Aquaplanagem 2 Motorista 342 Motocicleta

I

1 Shopping Center 526 Direção Defensiva

324 Comportamento do Pedestre 343 Motociclista 2 Aeroporto 530 Acidentes 325 Motorista 344 Bicicleta

I

3 Campus Universitário 531 Aspectos Gerais

1 Ônibus 350 Estacionamento

I

400 EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO 1 Ponto Negro

2 Caminhão 351 Organização &Administração 410 Organização &Administração 2 Propensão &Predisposição 3 Ciclomotores 1 Localização &Economia 532 Registro de Acidentes 326 Comportamento do Motorista 2 Regulamen tação 411 Planejamento 533 Classificação

327 Comportamento do Motociclista 3 Vigilância 412 Campanhas de Educação 534 Localização 330 Veículo 4 Legislação I Travessia de Pedestres 535 Detecção

I Custo Operacional 352 Planejamento 2 Publicidade Preventiva 536 Investigação 2 Indústria I Capacidade

I

3 Filmes 537 Análise

332 Mecânica &Manutenção 2 Uso do Solo 413 Aspecto Econômico 538 Colisão 333 Frota de Veículos 353 Economia

I

I Custos 1 Com Veículos Diferenciados 334 Ocupação do Veículo 1 Sistema de Arrecadação (Tarifa) 2 Recursos 2 Com Objetos na Via 335 Propriedade (Car Ownership) 2 Financiamento 420 Educação de Trânsito na Escola 539 Estatística de Acidentes

Indice de Motorização 3 In vestimen to 421 Aspectos Gerais 540 Medicina de Trânsito 336 Projeto &Segurança 354 Operação &Controle 422 Cursos &Programas 541 Aspectos Gerais

I Estabilidade 1 Fluxo Entrada/Saída 430 Treinamento 1 Exame Médico 2 Frenagem 2 Disposição das Vagas

J

431 Simulador de Direção 2 Equipamentos 3 Visibilidade 355 Estacionamento Fora da Via 432 Treinamento de Operadores 542 Fadiga &Sonolência 4 Conforto (Garagem)

I

433 Auto-Escola 543 Ferimento &Morte 5 Testes de Impacto 1 Edifício I 440 Técnicas de Avaliação do 544 Serviço de Emergência

337 Luzes Externas 2 Subterrâneo

I

Resultado 545 A1cool 1 Farol 3 Lotes Fechados

l

500 SEGURAN ÇA DE TRÃFEGO 546 Drogas

2 Luz Traseira 356 Estacionamento na Via 510 Administração &Planejamento & 549 Equipamentos &Instalações 338 Alimentação do Veículo 2 Kiss and Ride

I

Economia 1 Ambulância

1 Veículo Elétrico 3 Regulamentado em Via 511 Planejamento 550 Dispositivos de Segurança

I

2 Movido a A1cool 31 Zona Azul 512 Economia 1 Defensas

I

3 Movido a Gasolina 32 Carga &Descarga 1 Financiamento 2 Barreira de Segurança 339 Tipos de Veículos 33 Casos Especiais 2 Custos Gerais 3 Iluminação Viária

1 Automóvel 4 Proibido na Via ! 3 Custos de Acidentes 600 FISCALIZAÇÃO & LEGISLA-2 Caminhão Ônibus veja 240 357 Estacionamento Vinculado

I

520 Prevenção de Acidentes çÃO DO TRÂNSITO

3 Trailler (park and Ride) ~. 521 Campanha Publicitária 610 Fiscalização

340 Duas Rodas (Motociclos e 358 Estacionamento para Outros 522 Cinto de Segurança 611 Administração &Planejamento Biciclos) Veículos I 523 Distância de Frenagem 1 Relações Humanas

341 Segurança 1 Caminhão 524 Iluminação 612 Operação &Controle 1 Capacetes de Segurança 2 Duas Rodas I 525 Visibilidade 1 Patrulha

2 Vestuário 3 Ônibus 1 Visibilidade Noturna 2 Guinchamento 3 Dispositivos 2 Ofuscamento Solar 613 Infração de Trânsito

(7)

614 Treinamento 2 Poluição Sonora

615 Equipamentos 705 Comunicação Visual

620 Policiamento de Trânsito 1 Transportes

621 Estrutura &Organização 709 Área Metropolitana

622 Multas de Trânsito I Regiões Metropolitanas

650 Legislação de Trânsito 780 Viagem

651 Código Nacional de Trânsito 781 Modos de Viagem

1 Regulamentação 782 Geração de Viagem

2 Resoluções do CONTRAN 783 Demanda de Viagem

652 Habilitação I Urbana

1 Exame 2 Suburbana

2 Carteira de Habilitação 784 Comportamento (Desempenho)

653 Legislação sobre o Veículo 785 Simulação

654 Acidentes 786 Tempo de Viagem

Delito de Trânsito 787 Viagem Pendular

655 Seguro de Veículos 1 Trabalho

660 ] urisprudência 2 Compras

700 PLANEJAMENTO URBANO 3 Escolar

Desenvolvimento Urbano. 4 Recreativa

701 Zoneamento e Uso do Solo 788 Viagem Domiciliar

1 Desapropriação 7'69 Viagem Externa

2 Impacto 790 Sociologia &Psicologia &

3 Legislação Ergonomia

702 População &Habitação 791 Aspecto Sociológico dos

1 Habitação Transportes e Tráfego

2 Migrações 792 Aspecto Psicológico

703 Urbanismo 793 Ergonomia

1 Rua de Lazer 1 Interface Homem-Máquina

2 Jardinagem 2 Dados Antropomórficos

3 Arquitetura 794 Pesquisa

4 Preservação Ambiental 1 Pesquisa de Opinião

5 Calçadão 2 Pesquisa de Caracterização

6 Área de Pedestres 3 Reação do Público

704 Impacto no Meio Ambiente 800 VAGO

Poluição do Ar 900 GENERALIDADES

Referências

Documentos relacionados

Na área de estudo, o Planalto está representado por Unidades Morfoló- gicas ou Padrões de Formas Semelhantes, que são: Padrão em forma de morros, em forma de morros associados

Seus movimentos e a posição em cena demonstram interação entre eles, o que evidencia que o espaço das práticas esportivas favorece não tão somente a constituição de um

do trabalho não pago, constitutivo da mais-valia. Observe-se, então, que, no nível da circulação, as relações so- ciais aparecem como relações entre indivíduos

contendo ferrocianeto de potássio e água durante 15 dias; decorrido este tempo, a pedra é removida, lavada com água, e novamente deixada de molho em ácido sulfúrico por 15 dias,

Monografia apresentada ao final do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, como requisito final à obtenção do grau de Licenciado em Química,

Dessa maneira, para entendermos o sistema de espaços livres, no recorte da Microbacia do Barbado, precisamos compreender primeiramente como ocorreu a configuração do

○ Moedas abaixo de grau VF serão aceites se o seu valor de mercado for superior.. a

Pessoa através da sua reflexão literária se desdobra em outro eu, Ricardo Reis, que além de poeta, com estilo e biografia próprios, reflete sobre o tecer poético de outro eu