• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PIPDT Inova-ICICT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PIPDT Inova-ICICT"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE PROPOSTAS PIPDT Inova-ICICT

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ), em parceria com as Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), torna público, no âmbito do Instituto, o lançamento do Edital do Programa de Indução à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico - PIPDT, e convida os servidores do ICICT a apresentarem propostas para a obtenção de financiamento a projetos, nos termos aqui estabelecidos. Na sua sétima edição, o Programa se intitulará “PIPDT Inova-ICICT” e em consonância com a missão do instituto de “participar da formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, desenvolver estratégias e executar ações de informação e comunicação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde, objetivando atender às demandas sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) e de outros órgãos governamentais”, priorizará projetos alinhados às seguintes temáticas:

 Enfrentamento das Desigualdades e Defesa dos Direitos Humanos

 Memória e Preservação

 Promoção de Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação

 Comunicação Pública da Ciência e da Saúde

 Ciência Aberta e Acesso à Informação

1. OBJETIVO

O presente Edital visa selecionar projetos que gerem novos conhecimentos e/ou produtos inovadores nos campos da comunicação, informação e informação científica voltados para a saúde, por meio da integração e parceria entre os diversos setores do Instituto.

2. A QUEM SE DESTINA

O PIPDT Inova-ICICT oportuniza a participação de trabalhadores do Instituto em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

3. RECURSOS FINANCEIROS

Os recursos financeiros para esta chamada integram o orçamento do ICICT e o orçamento da Vice-Presidência de Produção e Inovação em Saúde (Programa Inova Fiocruz) e serão repassados ao proponente pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). O valor total deste Edital é de R$ 500.000,00 (Quinhentos mil reais), que deverá ser executado em até 2 (dois) anos. O recurso máximo por projeto, não poderá

(2)

O recurso solicitado deverá ser discriminado no item orçamento, e será avaliado caso a caso, podendo ser aprovado integral ou parcialmente.

4. DURAÇÃO DOS PROJETOS

O período de execução dos projetos poderá ser de 12(meses) ou 24 (vinte e quatro) meses, essa informação será exigida no ato de submissão da proposta. Os objetivos deverão ser alcançados no período previsto de execução, a partir da liberação de recursos.

5. PROPOSTA

As propostas deverão ser apresentadas conforme Modelo (Anexo I), que contém os itens a serem preenchidos em formulário eletrônico no endereço https://pipdt.icict.fiocruz.br/ até as 23h59min do horário de Brasília do dia 17 de junho de 2021, de acordo com o estabelecido no cronograma do edital.

O formulário eletrônico de inscrição é o único documento oficial de submissão de propostas.

6. ITENS FINANCIÁVEIS

Os recursos da presente chamada serão destinados, exclusivamente, ao financiamento de itens de custeio, compreendendo:

a. Material de consumo: componentes e/ou peças de reposição de equipamentos, software, material bibliográfico;

b. Bolsas: serão concedidas de acordo com a tabela de bolsas da Fiotec, desde que previstas no orçamento do projeto. Não poderão ser concedidas bolsas a servidores da Fiocruz. A implementação de bolsas deverá ser realizada dentro dos prazos e critérios estipulados para cada uma dessas modalidades. A duração de bolsas não poderá ultrapassar o prazo de execução do projeto. Caberá à coordenação do projeto fazer as indicações de bolsistas tão logo seja assinado o Termo de Compromisso;

c. Pessoa jurídica - serviços de terceiros: pagamento integral ou parcial de contratos de instalação, recuperação e manutenção de equipamentos por pessoas jurídicas. Despesas acessórias, especialmente as de importação e de instalação necessárias ao adequado funcionamento dos equipamentos;

d. Passagens: dotações que se destinem ao deslocamento de pessoas no trajeto origem- destino-origem; e

e. Diárias: valores pagos para cobertura de despesas pessoais com deslocamento, hospedagem e alimentação, de acordo com a tabela vigente da Fiotec.

Observação: As passagens e diárias serão concedidas de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde visto à pandemia Covid-19.

(3)

7. NÃO FINANCIÁVEIS

a. Obras civis: entendidas como de contrapartida obrigatória da instituição de execução do projeto.

b. Despesas de rotina: como contas de luz, água, telefone, correios, ornamentação, show, jantares, coquetel, pagamento a servidor da administração pública, ou empregado de empresa pública ou de sociedade de economia mista por serviços de consultoria ou assistência técnica, conforme determina a Lei de Diretrizes Orçamentárias da União; pagamento de taxas de administração, de gerência, a qualquer título; aquisição de veículos automotores de qualquer natureza;

c. Equipamentos e material permanente; e

d. Despesas com pessoas físicas ou jurídicas relacionadas à propriedade intelectual.

8. CRONOGRAMA

Atividades Datas limite*

Lançamento da chamada 18/05/2021

Início da submissão das propostas 18/05/2021

Fim da submissão das propostas 17/06/2021

Divulgação das propostas homologadas 23/06/2021

Início da submissão de recursos da homologação 23/06/2021 Fim da submissão de recursos da homologação 24/06/2021

Resultado do recurso da homologação 29/06/2021

Divulgação do resultado preliminar (com ou sem ajustes) 30/07/2021 Início da submissão de recursos do resultado preliminar 02/08/2021 Fim da submissão de recursos do resultado preliminar 03/08/2021

Resposta aos ajustes solicitados 03/08/2021

Divulgação do resultado final da seleção de propostas 16/08/2021

* Todos os prazos se esgotam às 23h59min das datas estipuladas no cronograma (horário de Brasília).

9. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE - HOMOLOGAÇÃO

Os critérios de elegibilidade indicados abaixo são obrigatórios. A ausência, insuficiência ou incorreção de informações relacionadas a quaisquer critérios, poderá resultar na não homologação da proposta.

(4)

b. O(a) coordenador(a) do projeto pode participar apenas de uma proposta como proponente. Não há limite para participação em equipes de outras propostas.

c. Os projetos não podem ultrapassar o limite orçamentário de R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais);

d. Para garantir o caráter intersetorial do programa, é obrigatória a participação na equipe do projeto, de ao menos um profissional lotado em setor diferente do(a) proponente/coordenador(a);

e. Todos os campos do formulário de submissão devem ser preenchidos; e

f. É vedada a participação de qualquer profissional do Comitê Técnico-Científico (Portaria Nº 16/2021), como proponente e/ou membro da equipe dos projetos.

10. ANÁLISE E AVALIAÇÃO

10.1. Os projetos serão analisados online, por especialistas dos campos da informação científica e tecnológica, comunicação, saúde coletiva e desenvolvimento tecnológico, externos à Fiocruz.

10.2. A coordenação do processo de análise será realizada pelo Comitê Técnico-Científico, composto por membros do ICICT, com apoio das Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz. 10.3. A análise, o julgamento e classificação dos projetos serão realizados considerando- se os seguintes critérios:

a. Relevância do projeto para os campos da Comunicação em Saúde, Informação em Saúde e/ou Informação Científica em Saúde e alinhamento aos temas priorizados neste edital;

b. Natureza inovadora do projeto; c. Natureza interdisciplinar do projeto;

d. Coerência e alinhamento da metodologia aos objetivos do projeto;

e. Objetividade e clareza na descrição das atividades propostas e do(s) resultado(s) / produto(s) esperado(s);

f. Adequação do orçamento aos objetivos propostos; e g. Viabilidade de execução do cronograma.

10.4. A relação dos projetos recomendados, será disponibilizada em ordem alfabética no endereço https://pipdt.icict.fiocruz.br/

10.5. Os pareceres dos avaliadores serão disponibilizados aos coordenadores de cada projeto, na plataforma de submissão.

10.6. Para os projetos selecionados com necessidade de ajustes, os(as) coordenadores deverão atender às eventuais adequações, conforme cronograma estabelecido neste edital.

(5)

11. ENVIO DAS PROPOSTAS

As propostas deverão ser submetidas pelo(a) coordenador(a), por meio de formulário eletrônico próprio, disponível no endereço https://pipdt.icict.fiocruz.br/ até o dia 17 de junho de 2021, às 23h59min (horário de Brasília).

Para acessar o sistema o(a) proponente utilizará o mesmo login e senha do webmail do ICICT.

Não serão aceitos quaisquer documentos fora do prazo nem por outro canal de envio. Será aceito uma única proposta por proponente.

12. RECURSOS

Caso o proponente tenha justificativa para contestar o resultado do julgamento das propostas, poderá enviar seus recursos, via sistema eletrônico, conforme cronograma estabelecido neste edital, devidamente fundamentados.

13. IMPLEMENTAÇÃO DOS PROJETOS APROVADOS

A liberação da primeira parcela do financiamento ocorrerá após a assinatura do Termo de Compromisso. Caberá ao(à) coordenador(a) do projeto que estiver ausente na data da implementação, providenciar uma procuração para que um membro de sua equipe possa fazer a assinatura do Termo de Compromisso.

A execução dos recursos financeiros deverá ser feita de acordo com as Normas Legais vigentes estabelecidas pela Fiocruz e pela Fiotec.

14. CANCELAMENTO DA CONCESSÃO

14.1. O apoio financeiro poderá ser cancelado a qualquer tempo pelos concedentes, caso seja comprovado:

a. Desvios relevantes dos objetos técnicos contemplados; b. Uso inadequado dos recursos alocados;

c. Ocorrência de fatos que violem a ética da pesquisa;

d. Resultados previstos não alcançados sem que haja justificativa adequada para o seu não cumprimento; e

e. Ocorrência de fato, cuja gravidade justifique o cancelamento do aporte, ou de descumprimento de quaisquer critérios, condições ou obrigações contraídas em virtude da participação e seleção no presente Edital, desde que tal descumprimento perdure por mais de 15 (quinze) dias contados do recebimento de comunicação do Comitê Técnico- Científico, sem prejuízo de outras providências cabíveis em decisão devidamente fundamentada.

(6)

15. PROPRIEDADE INTELECTUAL, ACESSIBILIDADE, PUBLICAÇÕES E PLANO DE GESTÃO DE DADOS

15.1. A divulgação de quaisquer informações ou resultados obtidos no âmbito dos projetos selecionados deverá tomar as precauções necessárias de maneira a resguardar os direitos de propriedade intelectual (PI) relacionados aos resultados. As publicações científicas e quaisquer outros tipos de divulgação dos projetos apoiados pela presente chamada deverão mencionar o apoio financeiro deste Programa da seguinte forma: Fonte de fomento: Inova ICICT-Fiocruz/Fundação Oswaldo Cruz.

15.2. O NIT-ICICT deverá analisar os projetos para eventuais orientações sobre aspectos relacionados à propriedade intelectual e estará disponível para esclarecimentos. Para tanto, os projetos deverão ser encaminhados para o contato eletrônico nit@icict.fiocruz.br. Caso seja necessário, o NIT-ICICT encaminhará as questões que envolvam PI para discussão e deliberação junto à Gestec/PR.

15.3. Os coordenadores deverão, após o procedimento estabelecido acima, providenciar o depósito das publicações no Repositório Institucional ARCA conforme prevê a Política Institucional de Acesso Aberto da Fiocruz, estabelecida por meio da Portaria 329/2014 – PR.

15.4. Os coordenadores dos projetos recomendados que envolvam a coleta de dados deverão apresentar, no prazo de 03 (três) meses – para projetos de 12 meses e 06(seis) meses – para projetos de 24 meses, após a data de assinatura do Termo de Compromisso, um Plano de Gestão de Dados - PGD (Fase inicial). Até o término da execução do projeto, o(a) coordenador(a) deverá apresentar um PGD (Fase final).

Esta solicitação está em consonância com as diretrizes internacionais de fomento à pesquisa e com as iniciativas institucionais para a implantação da Ciência Aberta na Fiocruz.

Para a elaboração de ambos os PGDs (fase inicial e fase final), os coordenadores dos projetos aprovados deverão entrar em contato com a equipe do ICICT responsável pela implementação do Plano de Gestão de Dados na Unidade, pelo e-mail pgd@icict.fiocruz.br, para obtenção de todo apoio necessário à elaboração dos PGDs.

15.5. De acordo com a Política da Fiocruz para Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência e a legislação brasileira para o assunto, os projetos contemplados passarão por uma análise do Grupo de Trabalho (GT) de Acessibilidade do Icict para que juntamente com à equipe dos projetos sejam verificados os recursos de acessibilidade possíveis de serem implementados, de acordo com as especificidades de cada iniciativa e normativas existentes. O contato com o GT pode ser realizado pelo e-mail acessibilidade@icict.fiocruz.br

(7)

16. CUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÕES APLICÁVEIS

Os coordenadores dos projetos deverão garantir o cumprimento de toda a legislação e normas infralegais aplicáveis, relacionadas às atividades executadas antes e após a submissão do projeto à presente chamada, bem como serão responsáveis por zelar pelo seu cumprimento após a eventual seleção do projeto.

17. DA APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

17.1. A Prestação de Contas do projeto deverá ser feita de acordo com o disposto nos artigos 59 e seguintes da Portaria Interministerial nº 424, de 2016, e com os parâmetros exigidos pela Fiocruz e Fiotec.

17.2. Ao final de 12 (doze) meses de projeto, o(a) coordenador(a) deverá apresentar um relatório técnico-científico parcial ou final, a depender do tempo de execução indicado na submissão, bem como participar de evento interno ao ICICT, para comunicar sobre os objetivos já alcançados, e possíveis problemas até então vivenciados.

17.3. O relatório final deve ser enviado ao término do prazo deste Edital, conforme modelo a ser orientado pelo Comitê Técnico-Científico. Este relatório servirá de base para prestação de contas à sociedade.

17.4. O(a) proponente do projeto deve gravar vídeos sobre sua pesquisa, quando solicitado.

18. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

As dúvidas relativas a este edital deverão ser apresentadas por meio de correspondência via e-mail pipdt.inova@icict.fiocruz.br

19. DA CLÁUSULA DE RESERVA

A Direção do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, em conjunto com o Comitê Técnico-Científico, se reservam do direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital.

(8)

ANEXO I

MODELO DE PROPOSTA

Título do projeto Até 255 caracteres

Área Temática Seleção:

 Enfrentamento das desigualdades e Defesa dos Direitos Humanos

 Memória e Preservação

 Promoção de Iniciativas em Ciência, Tecnologia e Inovação

 Comunicação Pública da Ciência e da Saúde

 Ciência Aberta e Acesso à Informação

Coordenador(a)

Dados do(a) proponente

Titulação do(a) Coordenador(a) Seleção:

 Mestrado

 Doutorado

Equipe

Selecionar um membro da equipe por vez.

Será encaminhado um e-mail com a informação de cadastro para cada membro da equipe no projeto.

Submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa Seleção:

 Aprovado

 Submetido

 Não submetido

 Não se aplica

Resumo do projeto Até 2000 caracteres

Justificativa

Até 5000 caracteres

Objetivo Geral Até 2000 caracteres

Objetivos Específicos Até 4000 caracteres

Metodologia

Até 4000 caracteres

Duração do Projeto Seleção:

 12 meses

 24 meses

(9)

Resultados/Produtos Esperados e Orçamento do projeto Exemplo de Projeto de 12 meses:

Referências

Documentos relacionados

Segundo informações da Polícia Militar, uma mulher de 31 anos contou que estava em casa, na Rua Limeira, juntamente com dois filhos que não tiveram a idade divulgada e um amigo,

Este subgrupo corresponde a 25 % da amostra possuem elevados níveis nas três dimensões do MBI: EE- exaustão emocional, rRP- reduzida Realização Profissional e DE- despersonalização

“II - Quando se prova a existência de uma das manifestações de fortuna dos tipos aí previstos, cabe ao sujeito passivo a prova de que correspondem à realidade os

The interviews tapped into variables such as age, sex, marital status, duration of the colostomy pouch usage, family structure, initial difficulties with pouch usage, and changes

Mariely Nunes dos Santos Alimentação Marileide Moreira Costa Moradia Marília Fernandes Santos Permanência Marinalva Martins dos Santos Permanência Marise Corrêa Alves

A TREND não responde por atrasos, antecipações ou mudança de horários e cancelamentos das Reservas decorrentes de condições atmosféricas ou catástrofes naturais, tais

• até 46 dias antes do início da viagem: despesas de comunicação mais despesas de cancelamento de passagens aérea, ferroviária e marítima, caso já tenham sido emitidas;.. •

O presente contrato tem por objeto a prestação de serviços de intermediação, pela (DENOMINAÇÃO DA OPERADORA) ao CLIENTE, consistentes (i) na aquisição de programas de viagens,