• Nenhum resultado encontrado

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 8º ANO SEMANA: 30/08 A 03/09 LÍNGUA PORTUGUESA Aula 1 (segunda-feira)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 8º ANO SEMANA: 30/08 A 03/09 LÍNGUA PORTUGUESA Aula 1 (segunda-feira)"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

E.M. PREF. JOÃO MATHEUS TELLES MENEZES 8º ANO

SEMANA: 30/08 A 03/09 LÍNGUA PORTUGUESA Aula 1 (segunda-feira)

Leia e reflita sobre o texto a seguir:

Nosso país é rico em recursos naturais. Temos matas, rios, terras férteis, fauna e flora diversificadas. Porém, esses recursos são finitos, e cuidar deles significa também cuidar de nosso país e o futuro dos nossos descendentes. Lembre-se do texto que vimos algumas semanas atrás; “Madeireiros ilegais desafiam combate ao desmatamento na Amazônia” e reflita juntamente com o texto que trabalharemos esta semana.

Leia atentamente a entrevista do cineasta Fernando Meirelles refletindo sobre o conteúdo para responder as questões que seguem.

Plantar árvores dá mais prazer do que fazer filmes

O cineasta paulista Fernando Meirelles concilia o cinema com o ativismo em defesa das florestas e dedica boa parte do seu tempo a acompanhar as questões ecológicas.

Fernando Meirelles, o diretor do filme Cidade de Deus, acha que a vida poderia ser bem mais desfrutável num mundo em que se consumissem menos bens e bugigangas. Aos 56 anos, o cineasta Fernando Meirelles integra a galeria dos melhores diretores do cinema brasileiro. Entusiasta de filmes experimentais na juventude, criou programas para a televisão, trabalhou com publicidade e dirigiu sucessos como Cidade de Deus, em que usou a estética dos videoclipes para retratar a violência no Rio de Janeiro – obra que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004. Depois, vieram O jardineiro fiel e Ensaio sobre a cegueira, com atores e produtores internacionais. Seu filme mais recente, 360, que estreia em março, foi filmado em Viena com os atores Jude Law, Rachel Weisz e Anthony Hopkins. Em 2012, o cineasta iniciará um longa baseado no livro Nêmesis, do inglês Peter Adams, sobre a vida do multimilionário grego Aristóteles Onassis.

Tanto quanto o cinema, Meirelles sempre se interessou por ecologia. No ano passado, chegou a ir ao Senado para se posicionar contra o novo Código Florestal. Há cinco anos vem se dedicando a um projeto de reflorestamento das matas ciliares da sua Fazenda Rifaina, em Rifaina, no interior de São Paulo. Já replantou 2,8 hectares com 3 mil mudas de 32 espécies de árvores nativas, das quais muito se orgulha, e vai continuar plantando. “Continuo melhorando

(2)

meu viveiro de mudas nativas. Isso me dá mais satisfação do que fazer filmes”, afirma. Nesta entrevista, Meirelles revela que não está nada satisfeito com os rumos do Brasil.

Precisamos mudar de cultura para adequar nossa civilização aos limites do planeta? Sabemos que precisaríamos dos recursos de três planetas para a população atual alcançar os padrões de consumo do Primeiro Mundo. Esse parece ser o objetivo de todos os governos e habitantes. Mas está claro que essas aspirações não cabem no espaço que temos. Apesar de muitos estudos anunciando a falta iminente de minérios, de peixes ou de água potável, nossa sociedade não sabe existir sem crescer. A mim parece óbvio que, mesmo contando com a ciência para tornar mais eficiente o uso de energia e de recursos naturais, uma hora vamos ter de inventar outra maneira de viver que não dependa do crescimento.

Você integra o grupo Floresta Faz Diferença. O que essa causa representa para você? O www.florestafazadiferenca.org.br é o site de uma associação de 144 ONGs criada para informar o debate sobre o novo Código Florestal. Nele há informações a respeito das mudanças nocivas propostas para o código e alternativas elaboradas pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência ou pela Academia Brasileira de Ciência. Há, também, depoimentos de artistas, cientistas e técnicos. Tentamos iluminar a cabeça dos congressistas, embora muitos pareçam ser à prova de luz. Esse novo Código Florestal pode vir a ser um dos maiores erros já cometidos pelo Congresso, pois autoriza a derrubada de uma quantidade de mata que dificilmente será recuperada um dia. A visão de alguns ruralistas é estreita: eles não apresentam nenhum argumento que não seja o lucro de curto alcance.

Há pessimismo sobre o esforço para se controlar as mudanças climáticas. Estamos numa corrida contra o tempo?

Alguns cientistas dizem que estamos quase no ponto em que o processo de aquecimento se torna irreversível. Outros, que já ultrapassamos. Em 2000 estava claro que para o planeta não esquentar 2º centígrados até 2050 as emissões de carbono teriam que ser reduzidas em 2% ao ano, ao longo da década. Não aconteceu. Há indícios claros de que algo está mudando muito mais rapidamente do que se previa.

Que exemplos o preocupam?

No norte do Canadá existe a chamada Passagem do Nordeste, que era atravessada por barcos quebra-gelo no verão. Desde 2007 ela fica completamente aberta durante o verão e, para a alegria dos cargueiros, não há mais gelo. Em 2011 houve o maior degelo já registrado na região. Quando essa passagem deixar de se fechar no inverno, a água aquecida vai acelerar o degelo do Ártico. Isso pode causar um tal aumento do nível dos oceanos que a rua Ataulfo de Paiva, no Leblon, no Rio, poderá se transformar num embarcadouro mais cedo do que imaginamos. Mesmo assim, o Brasil investe toda sua energia em mais extração de óleo e tenta acelerar o crescimento. Maluco, não?

(3)

O desenvolvimento da China, Índia e do Brasil diminui a pobreza global, mas aumenta os impactos socioambientais. Dá para desarmar o impasse?

Uma hora não será uma questão de querer ou não desarmar o impasse. Não haverá mais recursos naturais e ponto. Segundo a ONU, há 1,1 bilhão de pessoas sem acesso a água potável. Massas de refugiados estão começando a se deslocar no norte da África. Isso pode provocar mudanças geopolíticas e conflitos entre países. A China tem planos para ampliar a dessalinização da água do mar. Como essa água é mais cara, será usada de maneira mais racional. É pena que só assim consigamos ser mais racionais.

A mensagem ambiental prega comprar menos, gastar menos, dirigir menos, compartilhar recursos, sacrifícios e severidade. É avessa à abundância e ao desfrute. Dá para mudar essas percepções?

Não acho que haveria menos desfrute num mundo que consumisse menos bens. Desfruto mais da minha vida quando uso meu dinheiro e meu tempo para ler, estudar, ir ao cinema, praticar esporte, encontrar os amigos ou ouvir música. Essas atividades são sustentáveis e mais desfrutáveis do que achar vaga em estacionamento de shopping para comprar bugigangas que não preciso e que entopem armários.

Qual é sua atitude diante do automóvel, da bicicleta e dos meios de transporte urbanos? Moro fora da cidade de São Paulo, num lugar que, infelizmente, não tem opção de transporte público. Organizei minha vida para não ter que sair de casa todos os dias. Quando tenho que ir ao centro, deixo meu carro próximo a uma estação e vou de metrô. Quase não uso ônibus, devido à falta de qualidade do serviço – não há corredores de trânsito, as viagens são muito demoradas, há poluição –, mas seria um usuário assíduo se houvesse opção melhor. Fora do Brasil, raramente tomo táxi. Só uso bicicleta ou transporte público. Em Los Angeles sou obrigado a alugar carro, pois, como aqui, as opções de transporte público são pouco eficientes. [...]

O cinema pode mitigar as emissões de carbono? (mitigar: suavizar)

Como toda forma de comunicação, o cinema pode ajudar a mudar comportamentos ao informar e tocar as pessoas. Lembro que fiquei extremamente impactado ao assistir a filmes como o francês Home – nosso Planeta, nossa casa ou o norte-americano Food Inc. São filmes sensacionais a respeito dos temas desta entrevista. Deixo a recomendação aos leitores.

Texto na íntegra disponível em:

https://www.revistaplaneta.com.br/plantar-arvores-da-mais-prazer-do-que-fazer-filmes/ 1- O que você achou da leitura? Concorda com ele?

_________________________________________________________________________ Aula 2 (terça-feira)

(4)

1- Você já tinha ouvido falar no cineasta Fernando Meirelles? O que achou do ponto de vista dele sobre o meio ambiente? Explique.

_________________________________________________________________________ 2- Você acredita que a repórter que entrevistou Fernando Meirelles tenha precisado se

preparar para conduzir a entrevista? Como ela teria feito isso?

_________________________________________________________________________ 3- No início da entrevista, a jornalista afirma que o entrevistado “não está nada satisfeito

com os rumos do Brasil”. O que a entrevista revela sobre isso? O que provoca essa insatisfação?

_________________________________________________________________________ 4- Após ler a entrevista qual é a sua perspectiva sobre os cuidados com o meio ambiente

no Brasil? Explique.

_________________________________________________________________________

Aula 3 e 4 (quarta-feira)

Ainda retomando o texto da aula de segunda-feira, resolva as questões seguintes.

Observe a charge a seguir para relacioná-la à entrevista de Fernando Meirelles e o texto sobre madeireiros ilegais.

5- Qual é a crítica feita nesse cartum?

_________________________________________________________________________ 6- Qual é a relação entre a imagem acima e os textos que foram apresentados

anteriormente?

_________________________________________________________________________

Aula 5 (quinta-feira)

Leia atentamente o texto abaixo e resolva as questões a seguir.

TEXTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DO LIXO Como e por que separar o lixo?

(5)

A reciclagem reduz, de forma importante, impacto sobre o meio ambiente: diminui as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo. Além disso, é fonte de renda para os catadores.

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo. As vantagens da separação do lixo doméstico ficam cada vez mais evidentes. Além de aliviar os lixões e aterros sanitários, chegando até eles apenas os rejeitos (restos de resíduos que não podem ser reaproveitáveis), grande parte dos resíduos sólidos gerados em casa pode ser reaproveitada. A reciclagem economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo, parte da população que depende dos resíduos sólidos descartados para sobreviver.

Segundo a última pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidas no Brasil cerca de 180 mil toneladas diárias de resíduos sólidos. O rejeito é resultante de atividades de origem urbana, industrial, de serviços de saúde, rural, especial ou diferenciada. Esses materiais gerados nessas atividades são potencialmente matéria prima e/ou insumos para produção de novos produtos ou fonte de energia.

Mais da metade desses resíduos é jogado, sem qualquer tratamento, em lixões a céu aberto. Com isso, o prejuízo econômico passa dos R$ 8 bilhões anuais. No momento, apenas 18% das cidades brasileiras contam com o serviço de coleta seletiva. Ao separar os resíduos, estão sendo dados os primeiros passos para sua destinação adequada. Com a separação é possível: a reutilização; a reciclagem; o melhor valor agregado ao material a ser reciclado; as melhores condições de trabalho dos catadores ou classificadores dos materiais recicláveis; a compostagem; menor demanda da natureza; o aumento do tempo de vida dos aterros sanitários e menor impacto ambiental quando da disposição final dos rejeitos.

(Adaptado de http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo) Disponível em:

https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-importancia-da-reciclagem-do-lixo-9o-ano/

1- O que vocês acharam do texto? Explique.

_________________________________________________________________________ 2- Vocês costumam separar o lixo para a reciclagem? Acham isso importante?

_________________________________________________________________________ 3- Cite uma atitude que você faz para preservar o meio ambiente.

(6)

Aula 6 (sexta-feira)

Retomem a leitura do texto da aula anterior e responda as questões a seguir.

1) Quase todas as alternativas trazem, a partir da leitura do primeiro parágrafo do texto,

vantagens de se fazer a reciclagem do lixo. Qual alternativa não traz esses benefícios citados? a) A reciclagem reduz impacto sobre o meio ambiente.

b) A reciclagem reduz gasto de energia. c) A reciclagem gera economia de água.

d) A reciclagem reduz a disposição inadequada do lixo. e) A reciclagem reduz a renda dos catadores de lixo.

2) Em relação à preservação do meio ambiente, o segundo parágrafo nos dá a seguinte mensagem:

a) Pequenas atitudes podem contribuir de forma significativa para sua preservação. b) Somente grandes atitudes diárias ajudam a preservar a natureza.

c) A reciclagem do lixo é o único caminho para preservação da natureza. d) Todo resíduo sólido pode ser reaproveitado.

e) As escolas devem fazer a reciclagem do lixo.

3) Leia as três afirmações abaixo: I – economiza recursos naturais. II – gera renda para catadores de lixo.

III – Mais da metade desses resíduos é jogado em lixões a céu aberto.

Qual afirmativa traz somente afirmações do texto que colaboram para a preservação do meio ambiente? a) I, II, III. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III.

4) O texto traz as palavras “resíduos” e “rejeitos”. É possível afirmar que: a) essas palavras possuem o mesmo sentido no texto.

b) essas palavras possuem sentidos opostos no texto. c) resíduos são restos de lixo não aproveitáveis. d) rejeitos são restos de resíduos não aproveitáveis. e) rejeitos são restos de resíduos aproveitáveis.

(7)

Por André Tarragô Martins – professor de ensino médio e fundamental de Língua Portuguesa e Mestre em Letras na área de Linguagem, Interação e Processos de Aprendizagem. Atividades extraídas de: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-importancia-da-reciclagem-do-lixo-9o-ano/

MATEMÁTICA Aula 1

Proporção

Dizer que a razão entre o número de meninas e o número de meninos de um colégio é 23 significa:

• para cada 2 meninas existem 3 meninos, ou • para cada 4 meninas existem 6 meninos, ou • para cada 6 meninas existem 9 meninos etc.

Lembre-se que as frações 23

,

4

,

são equivalentes. Simplificando as frações e 6 6 9 4 6 6 9 chegaremos na fração 2

.

3

Chamamos a igualdade entre razões de proporção.

A proporção 46 = 69 lê-se "4 esta para 6 assim como 6 esta para 9".

Para resolver um problema que envolve proporção, basta multiplicar em cruz, como mostra o exemplo:

Atividades 1) Determine o valor de x nas proporções:

a)

154

=

30𝑥

____________________________________________ ____________________________________________

(8)

____________________________________________ ____________________________________________

b)

35

=

10𝑥 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Aula 2 Atividades 1) Determine o valor de x nas proporções :

a) 1 𝑥

=

3 9 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ b) 𝑥 15

=

1 5 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ c) 𝑥 9

=

3 1 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ d) 5 𝑥

=

3 6 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________

(9)

e) 11 5

=

𝑥 10 ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ ____________________________________________ Aula 3

Outro exemplo de proporção Exemplo 1

:

14

=

𝑥 +3 20

(sempre coloque parênteses nas expressões) 1

4

=

(𝑥 +3) 20

Para resolver vamos multiplicar as diagonais 4 . (x + 3) = 1 . 20 4x + 12 = 20 4x = 20 - 12 4x = 8 x = 8 2 x = 2 Exemplo 2 :

:

𝑥 +1 2

=

1 5

(sempre coloque parênteses nas expressões) 2

(𝑥 +1)

=

1 5

Para resolver vamos multiplicar as diagonais

1 . ( x + 1) = 5 . 2

(10)

x = 10 -1

x = 9

Atividades

1) Determine valor de x nas proporções: a)

5 𝑥− 3

=

2 8 ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ b) 2 9

=

𝑥 + 1 18 ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ ___________________________________ Aula 4 Regra de três

Regra de três e o processo utilizado para resolver problemas de proporcionalidade, em que são conhecidos três termos e se procura o valor do 4º termo. Uma regra de três e simples quando há apenas duas grandezas envolvidas, e é composta quando há mais de duas.

Regra de três simples Problema 1

Uma costureira gasta 18 metros de tecido para fazer 12 camisas. Quanto tecido ela gasta para fazer 16 camisas?

Resolução: Camisas (metros) Tecido , 12 18

(11)

Observe: "Quanto mais camisas, mais tecido." (metros. Então essas grandezas são diretamente proporcionais, e desenhamos as setas no mesmo sentido. Resolvendo a proporção (Multiplicando as diagonais ) 12 16 = 18 𝑥 12x = 288 x = 28812

=

24 x = 24

Resposta: Gastara 24 metros. Problema 2

Seis homens constroem um muro em 12 dias. Quantos dias serão necessários para 9 homens construírem o mesmo muro?

Resolução: Homens Dias 6 12 9 x

Observe: "Quanto mais homens menos dias." Então essas grandezas são inversamente proporcionais, e desenhamos as setas em sentidos contrários. Montamos a proporção invertendo os termos da razão que não possui o x.

(multiplicando as diagonais) 9 6 = 12 𝑥 9x = 72 x = 729 = 8 x = 8

(12)

Aula 5 e 6

Resolva os problemas.

1 ) Um automóvel com velocidade de 60km/h faz um percurso em 12 horas. Quanto tempo gastará para fazer o mesmo percurso com velocidade de 90km/ h?

Dica: Se a velocidade aumenta o tempo do percurso diminuiu, então temos uma grandeza inversamente proporcional.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 2) Se 4 metros de um tecido custam R$ 18,00, quanto custarão 12 metros desse tecido?

Dica: Se aumentar a quantidade de metros o preço também vai aumentar, então temos uma grandeza diretamente proporcional.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3) Se 10 máquinas produzem 800 peças, quantas peças serão produzidas por 15 dessas maquinas ?

Dica: Se aumentar o número de máquinas o números de peças produzidas também vai aumentar, então temos uma grandeza diretamente proporcional.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

4) Se 6 operários fazem um trabalho em 30 dias, quantos dias 15 operários farão o mesmo trabalho?

Dica: Se o número de operários aumenta o número de dias de trabalho diminui, então temos uma grandeza inversamente proporcional.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

(13)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ HISTÓRIA Aula 1 A Proclamação da República

A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e representou o fim do Segundo Reinado e o início do período republicano. Desde a Guerra do Paraguai, os militares fortaleceram-se como grupo social e almejavam maior participação na política. O Clube Militar no Rio de Janeiro se tornou local para discussões sobre as causas republicanas.

Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu a participação militar na política brasileira durante o Segundo Reinado. E foi justamente um levante militar o responsável pela deposição do segundo imperador brasileiro. Logo após a instalação da República, a família real foi exilada na França.

Contexto histórico da Proclamação da República

A Guerra do Paraguai, que ocorreu de 1864 a 1870, foi vencida pela Tríplice Aliança, formada por Brasil, Argentina e Uruguai, mas trouxe graves consequências para o governo de Dom Pedro II. Os militares que retornaram após a guerra estavam mais conscientes da sua importância na sociedade por causa da vitória e desejavam participar ativamente dos destinos do Brasil. O segundo imperador brasileiro estava cada vez mais ausente do país para tratar de questões de saúde, o que enfraquecia a monarquia e fortalecia o discurso do movimento republicano de que Dom Pedro II não tinha mais condições de ser o governante do Império.

Os republicanos utilizaram a imprensa para divulgar seus discursos e atacar o imperador. Os jornais republicanos eram lidos pela elite, e os temas neles trazidos provocavam discussões no Clube Militar e em praça pública. O pensamento positivista estava em destaque na Europa, e o militar Benjamim Constant foi o responsável por trazer as ideias de Augusto Comte para as Forças Armadas. As ideias de que a ciências e o progresso poderiam desenvolver o Brasil ganharam força entre os militares adeptos ao republicanismo.

As crises que o Império atravessava só reforçavam os discursos republicanos da necessidade de se encerrar o Segundo Reinado e iniciar um novo governo no Brasil que possibilitasse o desenvolvimento em todas as áreas da sociedade brasileira.

(14)

Causas da Proclamação da República

As causas da Proclamação da República estão ligadas à crise do Segundo Reinado. O movimento republicano se apresentou como a solução para essa crise, angariando apoio da elite brasileira. Apesar do apoio popular à pessoa do imperador, seu governo já não era mais efetivo, já não conseguia conter a crise do final do século XIX. A historiografia tem por tradição denominar as causas da proclamação da república como questões.

A Questão Militar foi o atrito entre Dom Pedro II e os militares. Aproveitando a força da vitória na Guerra do Paraguai, os militares quiseram participar efetivamente da política brasileira, mas Dom Pedro II, utilizando o Poder Moderador, impediu essa participação. O Exército, em especial, mostrava-se como “salvador da pátria”, como se fosse o único detentor da solução para a crise enfrentada pelo Império.

A união entre Império e Igreja também foi motivo de atritos entre Dom Pedro II e religiosos católicos. Procurando seguir as normas vindas do Vaticano no final do século XIX de combate à maçonaria, vários bispos proibiram a participação de maçons em qualquer ordem religiosa. Ao mandar prender os bispos que decidiram cumprir à risca tal medida, a questão religiosa provocou o rompimento entre o imperador e o catolicismo.

Outra questão determinante para o fim do Império e a consequente Proclamação da República foi o fim da escravidão em 13 de maio de 1888. A abolição aconteceu sem nenhum pagamento de indenização. Com isso, os fazendeiros romperam com Dom Pedro II e se aproximaram do movimento republicano. Na época, esses fazendeiros foram chamados de “republicanos de última hora”.

O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.

Aula 2

Objetivos e participantes da Proclamação da República

Os republicanos já desejavam instalar a república logo após a proclamação da Independência em 1822. Várias revoltas provinciais no período imperial tinham a república como principal objetivo. Esse tipo de governo daria maior autonomia às províncias, reduzindo o poder central. Porém, a forte repressão do governo imperial reduziu as chances de se instalar uma república no Brasil antes de 1889.

Os militares inspirados nos ideais positivistas colocaram-se perante a sociedade como “salvadores da pátria”, aqueles que poderiam desenvolver o país com ordem e progresso,

(15)

tendo a ciência como grande fiadora de suas ações. Esses ideais ganharam força entre os miliares e foram discutidos no Clube Militar. Os fazendeiros que não foram indenizados após a abolição da escravidão em 1888 mudaram de lado, aguardando apoio econômico do novo governo.

Quem proclamou a República?

A Proclamação da República aconteceu no Rio de Janeiro, em 15 de novembro de 1889.

Apesar de ser aliado de Dom Pedro II, o marechal Deodoro da Fonseca aproximou-se dos grupos militares alinhados com o positivismo. Ele assumiu a liderança dos republicanos no Exército e, em 15 de novembro de 1889, comandou as tropas que depuseram Dom Pedro II.

Com Deodoro, chegaram ao poder os militares, que dominaram a política brasileira nos primeiros anos da república. O marechal tornou-se o primeiro presidente do Brasil. Seu governo e o do seu sucessor, o marechal Floriano Peixoto, são chamados na historiografia de República da Espada (1889-1894).

Consequências da Proclamação da República As consequências da proclamação da República foram:

● chegada dos militares ao poder e sua influência nos primeiros governos republicanos; ● fim do Segundo Reinado;

● extinção do Poder Moderador;

● separação entre Estado e Igreja, garantindo liberdade religiosa;

● maior autonomia para as províncias, que, depois do 15 de novembro de 1889, transformaram-se em estados.

(16)

Resumo sobre a Proclamação da República ● Crise do Império: questão religiosa, militar e escravista.

● Militares foram influenciados pelos ideais positivistas e se mostraram como “salvadores da pátria”.

● A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 por meio da liderança do marechal Deodoro da Fonseca.

Aula 3

Exercícios de fixação

1- Assinale a alternativa que corretamente aponta o movimento filosófico que inspirou os militares na deposição de Dom Pedro II em 15 de novembro de 1889.

A) Iluminismo B) Positivismo C) Racionalismo D) Empirismo

2- Por que os fazendeiros romperam com o imperador Dom Pedro II logo após a abolição da escravidão em 1888?

A) Não pagamento de indenização

B) Revolta dos escravos e destruição das lavouras de café C) Apoio dos militares ao imperador

D) Êxito da industrialização no Brasil.

3- A Proclamação da República foi realizada em 15 de novembro como resultado da mobilização de republicanistas e dos militares contra a monarquia. Por meio de um golpe, o imperador foi derrubado e um presidente foi escolhido para governar o Brasil temporariamente. A Proclamação da República foi realizada por:

a) Benjamin Constant b) Deodoro da Fonseca c) Floriano Peixoto d) José do Patrocínio e) Campos Sales

4- A respeito da Proclamação da República e da celebração que acontece anualmente no dia 15 de novembro, selecione a alternativa INCORRETA:

(17)

b) No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca prendeu o primeiro-ministro do Brasil, o visconde de Ouro Preto.

c) A família real, que governava o Brasil desde 1822, foi expulsa do país.

d) O ponto de partida da insatisfação dos militares com a monarquia foi a Guerra do Paraguai. e) Houve intensa participação popular nos eventos da Proclamação da República.

GEOGRAFIA Aula 1

Para um melhor entendimento do assunto tratado no texto “O BRASIL UM PAÍS DE TODOS?” faça a leitura destacando as partes que mais lhe chame a atenção, ou até mesmo faça a cópia em seu caderno se necessário.

O BRASIL É UM PAÍS DE TODOS?

O Brasil é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, raça e etnia. O nosso país é caracterizado pela grande diversidade quanto à cultura, raça, etnia, entre tantos outros que marcam esta riqueza de valores, estendendo-se por um vasto território de aproximadamente 8.514 876 km². Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os Estados do Nordeste, Sudeste e Sul concentram quase 90% da população do País, em cerca de 25% do território nacional, enquanto os Estados das Regiões Norte e Centro-Oeste concentra 10% da população, em cerca de 75% do território. Nesta heterogeneidade, a desigualdade social é o sinal mais evidente.

A desigualdade nas regiões brasileiras é evidente, pois quando comparamos o Nordeste e o Norte com poucos investimentos por parte do governo e do outro lado o Sul e o Sudeste com grandes investimentos fica bem claro o porquê das causas da diferença entre tais locais, visto que são inúmeros os fatores que influenciam na infraestrutura das regiões, dentre eles: o melhoramento da saúde pública, do saneamento básico, da educação, da moradia, entre outros. Tratando então de uma das regiões citadas, o Nordeste, percebemos que a falta de investimentos deste força o governo criar maiores benefícios à população nordestina e um deles é o BOLSA FAMÍLIA.

Porém, devemos ressaltar que a desigualdade social no Brasil não acontece somente no Nordeste, afinal isto ocorre no país inteiro e quando tratamos de grandes centros urbanos a situação e os reflexos desse mal parece ser ainda maior e pior. Os altos índices de violência

(18)

como por exemplo, tráficos de drogas, roubos e assassinatos são apenas algumas das consequências geradas por isso.

No entanto, a qualidade de vida não deve ser analisada apenas pelos fatos acima mencionados. É necessária uma reflexão sobre a saúde pública no Brasil, que também participa do bom desenvolvimento social da população, ela se encontra vastamente precária, afinal faltam leitos, materiais fundamentais para o atendimento de doentes, vagas e boas condições para os profissionais de saúde. Anteriormente, a saúde pública não tinha tanta importância como nos dias atuais, mas isso teve de ser mudado tornando até mesmo uma questão a ser vista com uma maior atenção por parte das autoridades.

Agora se tratando de lazer, o Brasil nesse quesito também é ruim, as possibilidades de acesso ao lazer para as camadas mais populares são restritas, porque o próprio governo não financia de modo algum e se caso ele financia são em lugares mais ricos dos centros urbanos, e, conseqüentemente para os desfavorecidos sobram a televisão e o futebol nos finais de semana. Logo, o acesso quanto ao lazer não é democratizado, bem como somente as classes com maior poder aquisitivo possuem melhores condições para financiar e desfrutar nas áreas de entretenimento, enquanto as classes desfavorecidas por não possibilitarem financeiramente de acessar o tal lazer, recorrem às formas menos atrativas, como as praças, visitas aos familiares etc.

O Brasil está marcado por uma má qualidade de vida, o cenário da realidade brasileira é alarmante, educação está em uma situação delicada. Um ponto de partida para mudar tudo isso é a melhoria de uma educação de qualidade. Assim, vale ressaltar que a educação brasileira só evolui quando a sociedade participa intensivamente junto com o governo, pois não parte apenas de um lado, mas sim de todos que fazem parte deste país.

Mediante o exposto, conclui-se que o Brasil, por ser um dos países mais desiguais do mundo, não fornece condições de igualdade para a maioria da população, então a melhoria nas condições de vida e melhores oportunidades devem ser motivo de luta para os cidadãos brasileiros. E, o hoje é o reflexo de um passado histórico político-econômico de nosso país. Para agravar, o mundo vive no sistema capitalista, onde quem tem poder estabelece as regras. Será mesmo o Brasil um país de todos?

Publicado por: Raisa Yuka

Aula 2

Exercícios de fixação 1) O que é Diversidade cultural?

(19)

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 2) Globalização e Diversidade Cultural. O que é?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 3) Diversidade Cultural Brasileira. Como se explica?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ Aula 3 Exercícios de fixação

1) A respeito dos conceitos de raça e etnia, avalie as proposições a seguir:

I) No que diz respeito aos seres humanos, o termo raça não pode ser avaliado em seu sentido biológico, tendo em vista que, nesse aspecto, só existe a raça humana.

II) Raça e etnia referem-se à constituição física de uma determinada população. Os europeus nórdicos, australianos e estadunidenses pertencem a uma mesma raça, pois possuem características físicas semelhantes, como cor da pele, cabelo e olhos.

III) Quando se utiliza o termo raça para se referir a uma ou mais populações humanas, deve-se estar atento, pois o enfoque, nesses casos, é o aspecto sociocultural para diferenciar os grupos populacionais por características físicas e históricas.

IV) O termo raça tem origem biológica, diferentemente do termo etnia, que tem origem biológica, religiosa e cultural.

V) O termo etnia corresponde aos indivíduos que se diferenciam por sua especificidade sociocultural, refletida principalmente na língua, religião e maneiras de agir.

(20)

Estão corretas as alternativas: a) I, II e V. b) II, IV e V. c) I, II e IV. d) I, III e V. e) I, III, IV e V.

2) O Brasil é conhecido por ser um país multiétnico. São colocados como os principais elementos formadores da nação brasileira:

a) Portugueses, os africanos e os imigrantes árabes, japoneses, italianos e alemães. b) Imigrantes italianos, africanos e os imigrantes árabes.

c) Indígenas, imigrantes árabes e os imigrantes japoneses e italianos.

d) Os nativos brasileiros – os indígenas, os europeus brancos e os africanos, povo que aqui foi escravizado.

e) Os africanos negros escravizados, os europeus – essencialmente italianos, holandeses e alemães – e os imigrantes árabes.

3) Os grupos de origem europeia que constituem a atual população brasileira tiveram origens, motivações e história distintas no país. Os primeiros grupos europeus vieram para o Brasil logo no início da colonização do país e outros aportaram aqui apenas no século passado.

Os grupos humanos de origem europeia estão listados abaixo, exceto: a) italianos

b) portugueses c) holandeses d) japoneses e) alemães

4) Uma população, com origem comum, sustentou a economia do país durante vários anos por meio de seu trabalho, embora tenha sido trazida à força para o Brasil . Boa parte de nossa cultura, práticas sociais, religiões, tradições e costumes está associada a valores oriundos desse povo.

O fragmento acima faz referência a que elemento étnico constituinte da população brasileira? a) Imigrantes árabes.

b) Africanos

c) Imigrantes japoneses. d) Indígenas.

(21)

e) Alemães e italianos.

CIÊNCIAS Aula 1

Doença de Chagas

Em 1909, Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz, descobriu uma doença infecciosa que acometia operários do interior de Minas Gerais. Esta, causada pelo protozoário Tripanosoma cruzi, é conhecida como doença de Chagas, em homenagem a quem a descreveu pela primeira vez.

O mal de Chagas, como também é chamado, é transmitido, principalmente, por um inseto da Subfamília Triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este animal de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive em frestas de casas de pau a pique, camas, colchões, depósitos, ninhos de aves, troncos de árvores, dentre outros locais, sendo que tem preferência por locais próximos à sua fonte de alimento.

Ao sugar o sangue de um animal com a doença, este inseto passa a carregar consigo o protozoário. Ao se alimentar novamente, desta vez de uma pessoa saudável, geralmente na região do rosto, ele pode transmitir a ela o parasita.

Esse processo se dá em razão do hábito que este tem de defecar após sua refeição. Como, geralmente, as pessoas costumam coçar a região onde foram picadas, tal ato permite com que os parasitas, presentes nas fezes, penetrem pela pele. Estes passam a viver, inicialmente, no sangue e, depois, nas fibras musculares, principalmente nas da região do coração, intestino e esôfago.

A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença. Recentemente descobriu-se que pode ocorrer a infecção oral: são os casos daquelas pessoas que adquiriram a doença ao ingerirem caldo de cana ou açaí moído contendo, acidentalmente, o inseto. Acredita-se que houve, nesses casos,

invasão ativa do parasita, via aparelho digestivo.

Cerca de 20 dias após a sua primeira – e última – cópula, a fêmea libera, aproximadamente, 200 ovos, que eclodirão em mais ou menos 25 dias. Após o nascimento, esses pequenos seres sofrerão em torno

(22)

de cinco mudas até atingirem o estágio adulto, formando novas colônias. Protozoário causador da doença

Aula 2

Doença de Chagas

Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doença se apresenta de forma assintomática.

Em quadro crônico, o mal de Chagas pode destruir a musculatura dos órgãos atingidos (principalmente a do coração e do cérebro), provocando o aumento destes, de forma irreversível. Em muitos casos, somente essa fase é percebida pelo paciente, sendo que ela pode se manifestar décadas depois do indivíduo ter sido infectado pelo parasita.

O diagnóstico pode ser feito via exame de sangue do paciente na busca do parasita no próprio material coletado (microscopia) ou pela presença de anticorpos no soro (através de testes sorológicos). O tratamento, visando à eliminação dos parasitas, é satisfatório apenas no estágio inicial da doença, quando o tripanossoma ainda está no sangue. Na fase crônica, a terapêutica se direciona para o controle de sintomas, evitando maiores complicações.

O controle populacional do barbeiro é a melhor forma de prevenir a doença de Chagas.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:

A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.

Aula 3

Atividades

1 - Em março de 2005 foi constatado um surto da Doença de Chagas na região litorânea de Santa Catarina, atingindo 25 pessoas e resultando em 3 mortes. Este fato, totalmente inesperado para uma área não endêmica da doença, dificultou inicialmente o diagnóstico por parte dos profissionais de saúde e chamou a atenção dos meios de comunicação, tendo grande repercussão em todo o país. A constatação da infecção natural pelo Trypanosoma cruzi em um gambá e em vários exemplares de triatomíneos confirmou a existência de um ciclo de transmissão do parasita naquela região.

(23)

Sobre a origem, transmissão, aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento da Doença de Chagas, das afirmações abaixo quais são verdadeiras ou falsas portanto responda (V) para verdadeiro e (F) para falso. As afirmações falsas deverão ser justificadas.

a) ( ) em geral, a doença tem duas etapas distintas no homem: a fase inicial, aguda, caracterizada por elevada parasitemia e estado febril, seguida de uma fase crônica, caracterizada pela diminuição do número de parasitas circulantes.

b) ( ) os hospedeiros intermediários do Trypanosoma cruzi podem ser tanto vertebrados como invertebrados.

c) ( ) as formas mais comuns de transmissão da doença são o contato com fluidos orgânicos de doentes e ingestão de alimento contaminado.

d) ( ) o tratamento mais eficaz da Doença de Chagas baseia-se na aplicação de antibióticos potentes.

2 - Uma pessoa pretende processar um hospital com o argumento de que a doença de Chagas, da qual é portadora, foi ali adquirida em uma transfusão de sangue. A acusação: a) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um verme platelminto que se adquire em lagoas.

b) não procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário transmitido pela picada de mosquitos.

c) não procede, pois a doença de Chagas resulta de uma malformação cardíaca congênita. d) procede, pois a doença de Chagas é causada por um protozoário que vive no sangue.

3 - Descreva com detalhes quais os sintomas de uma pessoa infectada pelo Tripanosoma Cruzi?

R:

4 - Descreva com detalhes quais as principais formas de contagio da doença de Chagas? R:

LÍNGUA INGLESA Aula 1

Língua Inglesa

Título: Revisando o conteúdo. 1) Observe o cartaz abaixo:

(24)

No cartaz ao lado temos a frase: Prepared to work first month free! Qual é o significado da palavra destacada nesse contexto? Assinale a alternativa que apresenta a tradução ao pé da letra dessa frase. a) Preparado para trabalhar, primeiro ano livre.

b) Preparado para trabalhar, primeiro mês livre. c) Preparado para trabalhar, primeiro dia grátis. d) Preparado para trabalhar, primeiro mês grátis.

2) Até ao meio-dia, dizemos em inglês: a) good morning

b) good afternoon c) good bye d) good night

3) Observe a frase: “Eu viajarei terça-feira”. A tradução da palavra grifada para o inglês é? a) Friday

b) Saturday c) Wednesday d) Tuesday

Aula 2

Título: Conhecendo a língua.

Na aula de hoje, iremos revisar alguns vocabulários visto por vocês nas aulas anteriores. Com a ajuda de um dicionário (impresso/online) responda as atividades abaixo.

1) Complete o texto a seguir como se fosse você.

Hello, my name is______________ I´m______________ years old and I live in__________________. I can speak _________________.

2) Das alternativas abaixo qual não é uma atividade de lazer? a) go to work

b) play a sport c) watch TV d) play cards

(25)

e) fish

3) Qual frase indica uma atividade que é feita com frequência? a) I listen to music every day.

b) Interests: play videogame. c) I never watch TV.

d) I´m 12 years old. e) I like to play sports.

ARTE Aula 1

A ARTE PODE MELHORAR ESTADOS EMOCIONAIS EM PERÍODOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

“Toda obra de arte é filha de seu tempo e, muitas vezes, mãe dos nossos sentimentos”. Wassily Kandinsky (Do espiritual na arte, 1912).

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram com depressão ao redor do mundo, sendo a principal causa de incapacidade das pessoas. Além da depressão, a ansiedade também é comum. No Brasil, a prevalência desses transtornos é alta. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 5% e 9,3% da população brasileira tem depressão e ansiedade, o que corresponde a mais de 11,5 milhões de pessoas depressivas e 18,5 milhões de ansiosos no país.

Com a atual pandemia, esses dados podem ficar ainda piores, com as pessoas isoladas e o medo constante de contaminação. Uma pesquisa publicada na revista Brain, behavior, and immunity investigou o impacto psicológico da covid-19 nas primeiras três semanas após o surto da pandemia na Espanha. Entre os resultados, 18,7% das pessoas entrevistadas apresentaram sintomas de depressão, 21,6% de ansiedade e 15,8% sintomas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Esse mesmo artigo ainda identificou que o bem-estar

(26)

espiritual foi o fator que mais protegeu as pessoas dos sintomas desses transtornos. E algo que pode contribuir para um melhor estado espiritual durante a pandemia é a arte.

“A gente busca viver com os conflitos, suportá-los, e a arte tem esse papel porque nos ajuda a elaborar os significados. A arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. E, nesse sentido, é fundamental para todos”, explica o psiquiatra e fundador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Fiocruz, Paulo Amarante. “A arte é, fundamentalmente, diálogo, uma forma de conversar e de falar. Por isso eu acho muito importante neste momento de pandemia ver como as pessoas trocam informações: elas mandam músicas que gostam, acham vídeos interessantes, e fazem isso no sentido de expressar diálogo”.

A internet se tornou a principal ferramenta de diálogo e entretenimento, e o consumo de produções artísticas ficou mais amplo. Entre diversas iniciativas, filmes e séries foram liberados na pandemia, juntamente com transmissões de orquestras, apresentações musicais ou mesmo releituras de clássicos da música especialmente para o ambiente virtual. Além disso, novas obras artísticas produzidas durante a pandemia têm, inclusive, refletidas o impacto da nova doença no mundo.

Até um museu dedicado ao Coronavírus, com um acervo de obras virtuais sobre a pandemia, foi criado. A arte está tão envolvida com o estado mental das pessoas na pandemia, que alguns se inspiraram em reproduzir quadros de pintores famosos com detalhes notáveis e até cômicos.

(27)

Diversos músicos vêm produzindo lives com apresentações artísticas, que ajudam como distração do público em meio ao isolamento social. Mas o próprio estado mental dos artistas por trás dessas produções também está em jogo. “No começo da pandemia eu não me sentia estimulada a pegar o violão, tocar alguma música ou compor. Com o passar do tempo, ao me acostumar com o isolamento, comecei a pegar o violão e tocar uma música aqui e outra ali. Foi quando resolvi fazer a primeira live em abril”, comenta Sara Fernandes, cantora solo e vocalista da banda Saribando, que se apresenta em bares e pubs de Botucatu, interior de São Paulo.

Foi inúmera às lives produzidas por vários estilos artísticos, com certeza você deve ter apreciado alguma.

E a pandemia continua em 2021 E a Arte como anda?

Proprietário da Galeria Caribé, na Vila Nova Conceição, em São Paulo, Sergio Caribé fala que o mercado de arte no digital é um caminho sem volta.

Com as pessoas ficando mais em casa, os ativos de uma maneira geral estão mais valorizados. Um exemplo são as obras de arte, cujo mercado é sólido e houve uma procura ainda maior no ano passado que nos anos anteriores. Ele acredita que os preços das obras devem continuar crescendo em 2021. “Os preços estão muito fortes, melhores do que estavam. O mercado tem muito mais procura este ano e depois da pandemia, da Covid-19, do que nos outros anos anteriores e a gente está com muita expectativa. Vou fazer, em abril, duas

(28)

exposições. É exposições que terão catálogo, convite virtual com imagens de todas as obras e a visitação dirigida e agendada.”

Para manter o engajamento do público na pandemia, a galeria Lume, localizada no Jardim Europa, também na capital paulista, criou um concurso para que as pessoas enviassem fotos e vídeos feitos de casa pelo celular. Segundo o sócio-diretor do Lume, Paulo Kassab Junior, o objetivo foi atingido, provocando o público a interagir com a galeria e com os artistas de outra forma. “A gente propôs um concurso que acontecia em suas etapas e nisso participavam os nossos artistas só para terem contato direto com essas pessoas, mas todo mundo que seguia a galeria, que passasse a seguir, poderia participar sem que precisasse de muitos equipamentos, apenas um celular que fizesse uma fotografia que representasse o isolamento”, disse. Os vencedores do concurso terão suas fotos comercializadas, sendo eles: o designer paulistano Kleber Fernandes da Cruz, o fotógrafo de paisagem e natureza Ricardo Takamura, de São José dos Campos e o fotógrafo brasiliense Fred Schueler.

Aula 2

Atividade

1-) “Toda________ de _______ é filha de seu tempo e, muitas vezes, _____ dos nossos ____________”. Wassily Kandinsky (Do espiritual na arte, 1912).

2-) Em relação a esse momento de pandemia, segundo uma pesquisa publicada na revista Brain, behavior, and immunity investigou o impacto psicológico da covid-19 nas primeiras três semanas após o surto da pandemia na Espanha. Quais foram os resultados? ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 3-) “A gente busca viver com os conflitos, suportá-los, e a arte tem esse papel porque nos ajuda a elaborar os significados. A arte produz novas formas de ver e pensar a vida, ela é uma transformação da realidade. E, nesse sentido, é fundamental para todos”.

De quem é a frase acima? a-) ( ) Paulo Amarante b-) ( ) Romero Brito c-) ( ) Gonzaguinha

d-) ( ) Nenhuma das alternativas

4-) 2020 está sendo realmente um ano de muitos acontecimentos, de alguma forma nos redescobrimos como seres humanos. É possível notar o quanto a arte está sendo importante.

(29)

Há quem nunca fez um croché na vida e hoje tornou essa arte artesanal e meio de sobrevivência financeira.

Com suas palavras, o que 2020 representa pra você?

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ 5-) Foram inúmeras às lives produzidas por vários estilos artísticos, com certeza você deve ter apreciado alguma. Cite a que mais lhe chamou a atenção.

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

A camada de difusão de estanho deteve a difusão de carbono no metal base mas causou uma formação anormal de coque na superfície revestida, tornando inviável a aplicação

entranhamento aos autos do processo, o escrivão deverá conferir, arrolar e quantificá-los, lavrando certidão, na presença do interessado, a quem caberá mantê-los sob sua

Se visto como um todo, o Mercosul seria a quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de quase 2,8 trilhões de dólares. Além disso, esse bloco é um espaço

Mas como o nosso país possui uma área territorial de 8,5 milhões de km², significa que nós temos uma média de mais ou menos 27 pessoas para cada quilômetro quadrado, ou seja,

Nesse momento aparecem os povos germânicos, que habitavam além das fronteiras do Império Romano e passaram a “pedir”, a partir do século III, passagem pelas terras de Roma..

Com o processo de crescimento e junção das cidades, áreas conurbadas tornam-se cada vez mais frequentes nas grandes aglomerações urbanas. Essa junção pode ter lados

Tais direitos são universais (são de todos, não importando a nacionalidade, credo, etnia, opinião política etc.), indivisíveis (não é possível proteger um direito e vulnerar outro)

Por definição, todo país ou região que apresente uma área maior que a da Austrália (7.692.024 km²) é considerado continental, pois esse país equivale à extensão, quase