• Nenhum resultado encontrado

Diagnóstico das serrarias no Município de Alta Floresta - MT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Diagnóstico das serrarias no Município de Alta Floresta - MT"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

___________________________

Lucivânia Borges Delmiro, Bacharela em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2015). E-mail: karol_borges_@hotmail.com.

Keidiani Pereira, Bacharela em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (FCSGN, 2012). Especialista em Contabilidade Fiscal e Tributária (Guarantã do Norte – MT, 2014). Curso de EDUCAÇÃO INFANTIL(CEFAPRO, 2011) nível magistério. Atuante dos serviços de contabilidade na área de Escrita Fiscal, Escrita Contábil, Departamento Rural, SPED Fiscal, SPED Contribuições no escritório Guarantec Contabilidade e docência no Ensino Superior na Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte – MT. E-mail: keidiane-pereira@hotmail.com.

Cleilton Vasconcelos Pinto, Bacharelado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte (FCGSGN, 2013), Especialista em Planejameno Fiscal e Tributário ( Guarantã do Norte - MT). Atualmente Auxiliar Contábil no Escritório Orgatec Contabilidade e Assessoria de Novo Mundo – MT, Av. Ayrton Senna, nº 352, Centro. Cep.: 78528-000. E-mail: cleilton.vasconcelos@hotmail.com.

Lucivânia Borges Delmiro (UNEMAT)* karol_borges_@hotmail.com Keidiani Pereira(FCSGN)* keidiane-pereira@hotmail.com Cleilton Vasconcelos Pinto (FCSGN)* cleiltonuniflor@gmail.com

Resumo: As serrarias são as indústrias responsáveis pelo processamento mecânico da

madeira, transformando madeira em tora em madeira serrada, produtos sólidos de menores dimensões ou em produtos de maior valor agregado. No Brasil, as serrarias são indústrias isoladas, com pequeno capital, manejo inadequado, baixo rendimento e com grande geração de resíduos, quando comparadas às grandes indústrias de base florestal. Verificando a importância que as serrarias têm para o município de Alta Floresta - Mato Grosso, realizou-se uma pesquisa com base em um questionamento composto por vinte e seis perguntas, divididas em dois temas, sendo eles “método de produção e origem da empresa” e “produção e aproveitamento de resíduos”. Verificou-se que 60% dos resíduos eram gerados na fase de desdobro, que segundo os entrevistados, havia a maior geração de resíduos. 30% eram gerados durante o uso da serra-fita e 10% no uso da plaina, na qual geravam menos resíduos por retirar a maior quantidade de material lenhoso, reduzindo o aproveitamento. Portanto, as serrarias obtêm matérias-primas de diferentes espécies, de fontes próprias ou de terceiros e de diferentes regiões do País, a estrutura tecnológica é simples, com o uso predominante de serra-fita e serra circular. As serrarias de Alta Floresta possui enorme potencial de novas formas de aproveitamento dos resíduos, na qual se destacou a fonte de energia e confecção de pequenos objetos de madeira.

Palavras-chave: Serrarias, Produção, Aproveitamento.

Abstract: The sawmills are the industries responsible for the mechanical processing of wood,

turning round wood in lumber, solid products smaller or higher value-added products. In Brazil, the sawmills are isolated industries, with little capital, poor management, low income and large waste generation compared to large forest-based industries. Verifying the importance that the sawmills have for the city of Alta Floresta - Mato Grosso, a survey was conducted based on a question consist of twenty-six questions, divided into two themes, namely "production method and origin of the company" and "production and recovery of waste." It was found that 60% of waste was generated in the sawing phase, according to respondents, was the biggest waste generation. 30% were generated during use of the saw-tape and 10% of planer in use, in which less waste generated by removing the greatest amount of woody material, reducing the utilization. So sawmills obtain raw materials of different species, from own sources or from third parties and from different regions of the country, the

(2)

technological structure is simple, with the predominant use of saw-band and circular saw. Sawmills of Alta Floresta has enormous potential for new forms of waste recovery, which highlighted the power supply and production of small wooden objects.

Keywords: Sawmills, Production, Utilization.

1 INTRODUÇÃO

O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de madeira tropical, sendo que mais de 90% dessa produção é proveniente do Bioma Amazônia (INSTITUTO PRÓ-NATURA, 2002). A exploração e o processamento industrial de madeiras tropicais estão entre as principais atividades econômicas desse Bioma. As indústrias madeireiras já extraíram 24,5 milhões de metros cúbicos de madeira em tora, o equivalente a cerca de 6,2 milhões de árvores (REVISTA DA MADEIRA, 2006).

No estado de Mato Grosso a indústria madeireira contribui com uma parcela importante da economia, correspondente a cerca de 15% do seu Produto Interno Bruto e representa a sua quarta economia (CIPEM, 2012). A exploração de madeira nesse estado começou a se desenvolver a partir da década de 1960, mas a sua exploração de forma econômica começou a ser efetivada apenas na década de 1970, com a política de ocupação das regiões norte e noroeste do estado (REVISTA DA MADEIRA, 2007). Ainda conforme CIPEM (2011), somente nos anos de 2010 e 2011 foram comercializadas cerca de 12 milhões de metros cúbicos no estado de Mato Grosso.

O estado do Mato Grosso é responsável por 33% da produção de madeira tropical Amazônica do País, ficando atrás somente do estado do Pará, que é responsável por cerca de 45% (REMADE, 2006).

Dentre as principais indústrias consumidoras de madeiras nativas podem-se exemplificar as serrarias e indústrias laminadoras. Serrarias são as indústrias responsáveis pelo processamento mecânico da madeira, transformando madeira em tora em madeira serrada, produtos sólidos de menores dimensões ou em produtos de maior valor agregado. Na maioria dos países, inclusive no Brasil, as serrarias são indústrias isoladas, com pequeno capital, manejo inadequado, baixo rendimento e com grande geração de resíduos, quando comparadas às grandes indústrias de base florestal, como as de painéis reconstituídos, carvão vegetal, celulose e papel.

(3)

Em geral, no desdobro de uma tora oriunda de espécies nativas, apenas 35% do seu volume é transformado em produtos serrados, enquanto os outros 65% constituem-se em resíduos da produção, os quais podem ser ou não aproveitados pela indústria (FEITOSA 2008). Esse valor corresponde a uma média de rendimento em madeira serrada para a maioria das espécies nativas, entretanto esse valor poderá ser maior quando o desdobro é realizado em toras de maior diâmetro e com menor conicidade. Mesmo obtendo-se uma máxima produtividade, a geração de resíduos no processamento mecânico da madeira é intrínseco ao processo e sempre irá ocorrer nas serrarias. Nessas indústrias os resíduos são gerados principalmente na forma de costaneiras, refilos, topos, serragem, maravalhas, pó de serra e cascas.

Nesse contexto, a geração de resíduos pode ser considerada alta na maioria dos casos. Isso ocorre devido ao baixo rendimento volumétrico de madeira serrada, a inexistência ou baixo aproveitamento dos resíduos gerados, falta de técnicas adequadas de processamento mecânico da madeira, mão de obra desqualificada etc. (TELLES et al., 2006). Carvalho e Câmara (2002) relataram que no ano 2000, a indústria brasileira de base florestal produziu 166.310 milhões de metros cúbicos de madeira, sendo reflorestamento ou nativa oriunda de florestas naturais e de plantios florestais, estimando-se uma geração de resíduos de cerca de 80 milhões de metros cúbicos. A relação entre a geração de resíduos e produção industrial sempre foi muito discutida, por proporcionar um alto volume de perdas, tanto nas grandes como nas pequenas serrarias.

Um dos pontos dessa discussão sempre foi o acumulo de resíduos ou o seu descarte de forma incorreta, principalmente quando não há nenhum controle ambiental nesse descarte. Conforme Telles et al., (2006), o aproveitamento dos resíduos contribui para a redução de áreas de estocagem, inferindo menores custos de movimentação desse material na indústria e redução da poluição ambiental, proporcionando novas alternativas econômica as empresas. Franceschini (2004) argumenta que os resíduos podem ser utilizados de forma alternativa para aumentar as receitas das indústrias. Existem muitas formas de aproveitamento dos resíduos de madeira, o qual pode ser aplicado por qualquer indústria florestal. Segundo Fontes (1994), uma das formas de aproveitamento dos resíduos madeireiros consiste na carbonização e na combustão da madeira em caldeiras, para gerar energia elétrica para as indústrias. Esse método, entretanto, gera impactos ao meio ambiente através da liberação de gases nocivos; dessa forma o aproveitamento dos resíduos deve ser feito com o devido planejamento, de forma a reduzir custos ou gerar rendas, mas sem geração de impactos ambientais. Outra forma

(4)

de aproveitamento para fins energéticos é através da confecção de briquetes, para usos em fornos tais como padarias, pizzarias, etc.

Além dos usos energéticos, existem muitas outras formas de aproveitamento e que podem ser desconhecidas pelas empresas do setor. Desses usos, pode-se citar como exemplo a fabricação de pequenos objetos de madeira, produção de compósitos (painéis madeira-cimento, tijolos cerâmicos etc.), uso como adubos orgânicos através da compostagem ou uso direto, usos em camas de frango etc.

Nas indústrias florestais é crescente o número de pesquisas que buscam aumentar a produção de madeira serrada e reduzir a geração de resíduos, além de medidas viáveis para aproveitar os resíduos gerados. Para as serrarias presentes no extremo norte do estado de Mato Grosso, especificamente no município de Alta Floresta, o perfil dessas serrarias, sua produção volumétrica mensal média e a geração de resíduos é ainda desconhecida.

Considerando a importância desse tema, esse trabalho tem como objetivo avaliar o diagnóstico das serrarias presentes no município de Alta Floresta, sua geração de resíduos e as formas de aproveitamento.

2. METODOLOGIA

A metodologia utilizada na pesquisa foi a monográfica e bibliográfica através estudos e pesquisas em sites, livros, artigos e revistas, sobre assuntos que envolvem serrarias e exploração de madeiras.

Para a avaliação do perfil das serrarias, a coletas de dados foi realizada com base a aplicação de um questionário, elaborados especificamente para a pesquisa cientifica. Esse questionário era composto por vinte e seis perguntas, divididas em dois temas, sendo eles “método de produção e origem da empresa” e “produção e aproveitamento de resíduos”.

O questionário aplicado através de uma entrevista pessoal e individual com o proprietário ou gerente da serraria. Na aplicação do questionário, as perguntas e as respostas eram lidas e explicadas aos entrevistados de forma que os mesmos entendessem os questionamentos e suas devidas respostas, quando de múltiplas escolhas. Isso foi adotado para o que o entrevistado pudesse dar a sua resposta de forma correta e com maior precisão.

(5)

Serraria A – Data da entrevista: 13/03/15

Serraria B – Data da entrevista: 13/03/15

Serraria C – Data da entrevista: 13/03/15

Serraria D – Data da entrevista: 23/03/15

Serraria E – Data da entrevista: 27/04/15

Serraria F – Data da entrevista: 27/04/15

Serraria G – Data da entrevista: 18/05/15

Serraria H – Data da entrevista: 18/05/15

Serraria I– Data da entrevista: 18/05/15

Serraria J – Data da entrevista: 18/05/15

A seleção das serrarias foi realizada com base naquelas cadastradas no Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (SIMENORTE), sendo seis cadastradas, onde foram avaliadas todas aquelas encontradas que situam dentro do município de Alta floresta. A análise dos dados foi feita através de uma análise estatística descritiva. As análises foram geradas em planilhas e gráficos do Excel.

2. 2 Resultados e discussões

Durante a execução desse trabalho, encontrou-se grande dificuldade de se localizar o endereço das serrarias localizadas em Alta Floresta que era cadastrada na SIMENORTE, pois o cadastro desse sindicato estava desatualizado e muitas serrarias constantes nesse cadastro já não existiam mais. Das dez serrarias avaliadas, somente seis estavam cadastradas junto a SIMENORTE. As demais serrarias avaliadas C, G, H e J foram localizadas através de informações das outras serrarias avaliadas ou através de busca dentro do município de Alta Floresta.

Método de produção e origem da empresa: Com relação à qualidade do produto, apenas uma serraria (10%) utilizava critérios para classificar o produto final, sendo eles a tortuosidade da madeira e defeitos visuais. A maioria das empresas fazia classificação das toras quando chegavam à serraria (Gráfico 1), mas somente uma fazia classificação do produto final.

(6)

Gráfico 1 – Critérios para avaliação da qualidade das toras a serem utilizadas na produção. A produção mensal de madeira serrada pelas serrarias avaliadas, segundo as informações dos entrevistados, é mostrada no Gráfico 6. A Serraria A era aquela com maior produção mensal de madeira serrada (900 m3), enquanto a Serraria J era a com a menor produção mensal (200 m3).

Gráfico 2 – Média mensal de madeira serrada em metros cúbicos.

Em relação ao destino do produto final, os entrevistados informaram que esses produtos eram enviados para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o responsável pela Serraria J informou ainda que envia seus produtos eram também enviados para o estado do Espírito Santo (Gráfico 3).

10% 10% 20% 30% 30% 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

%

0 100 200 300 400 500 600 700 800 900 J B F E I D H C G A

M

éd

ia

M

en

sal

(m³)

(7)

Gráfico 3 – Relação dos estados onde o produto final é enviado.

Quanto ao surgimento dessas serrarias no município de Alta Floresta, 80% dos entrevistados informaram que elas foram adquiridas de terceiros, enquanto 20% relataram ter feito a implantado da serraria. Com relação à quantidade de funcionários nas serrarias, cinco entrevistados (50%) afirmaram ter mais de vinte funcionários e outros cinco (50%) afirmaram ter entre 10 a 20 funcionários.

Geração e aproveitamento de resíduos: Com relação à geração de resíduos, cinco serrarias (50%) geravam resíduos principalmente na forma de cavacos e pó de serra; duas (20%) geravam resíduos na forma de cavacos, costaneiras e pó de serra; outras duas serrarias (20%) geravam resíduos na forma de cavacos, costaneiras, pó de serra e refilos enquanto uma serraria (10%) gerava resíduos na forma de costaneiras e pó de serra (Gráfico 4).

Gráfico 4 – Os principais tipos de resíduos gerados pelas serrarias no processo de produção.

10% 10% 10% 20% 40% 60% 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Minas Gerais Rio Grande do Sul

Espírito Santo Santa Catarina Rio de Janeiro São Paulo

%

10% 20% 20% 50% 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

%

(8)

Nas serrarias avaliadas, 60% dos resíduos eram gerados na fase de desdobro onde, segundo os entrevistados, havia a maior geração de resíduos, 30% eram gerados durante o uso da serra-fita e 10% no uso da plaina, que segundo os entrevistados geravam menos resíduos por retirar a maior quantidade de material lenhoso, reduzindo o aproveitamento.

Em relação à quantidade de resíduos gerados por dia, semana ou mês, todos os entrevistados tinham uma noção da quantidade de resíduos que eram gerados em suas serrarias. A maior geração de resíduos foi registrada na Serraria A, onde a mesma produz um maior número de madeira serrada mensal, gerando cerca de 450 estéreos/mês de resíduos, enquanto a menor geração ocorria na Serraria J, com 110 estéreos/mês, obtendo uma baixa media mensal de madeira serrada em metros cúbicos e baixa quantidade de equipamentos (Gráfico 5).

Gráfico 5 – Relação da produção em estéreo/mês pelas serrarias A, B, C... e J.

Com respeito ao aproveitamento de resíduos, apenas uma serraria (10%) realizava essa prática, enquanto 30% das serrarias doavam e os outros 50% vendiam os resíduos gerados.

Gráfico 6 – Destino final dos resíduos gerados nas serrarias.

110 165 195 220 275 450 0 50 100 150 200 250 300 350 400 450 J (10%) B,E e F (30%) I (10%) D e H (20%) C e G (20%) A (10%) Produ çã o em (es tére o/mê s ) 10% 30% 50% 0 10 20 30 40 50 60 70 80 90 100

Aproveitamento de resíduo Doavam Vendiam

(9)

Embora apenas um dos entrevistados afirmasse fazer o aproveitamento dos resíduos através da queima em caldeira, todos informaram ter conhecimento da importância desse aproveitamento para a indústria. Mesmo tendo apenas uma serraria (10%) fazendo esse aproveitamento, 90% das serrarias entrevistadas disseram estar satisfeitas com o retorno financeiro da empresa gerado pelo desdobro das toras, exceto por uma, que afirmou não estar satisfeita com a rentabilidade da sua produção. Considerando ainda a produção, 80% dos entrevistados afirmam estar satisfeitos com o rendimento em madeira serrada obtido pelas suas serrarias.

Apesar de apenas uma serraria realizar o aproveitamento dos resíduos, todas elas disseram ter interesse no conhecimento de novas formas ou técnicas de aproveitamento, principalmente de forma a aumentar os seus lucros financeiros.

Características dos resíduos e sugestões de aproveitamento: Os resíduos gerados por uma indústria têm importância econômica e ambiental. Em um processo produtivo sempre se espera uma produção máxima e geração mínima de resíduos, o que nem sempre acontece. A melhor forma de manejar os resíduos gerados é realizar o máximo de aproveitamento dos resíduos em todo o processo produtivo (MENDOZA et al., 2010).

Com base nos resultados obtidos nesse trabalho, podem-se propor novas formas de aproveitamento dos resíduos pela serraria, como técnicas mais corriqueiras nas indústrias, como a queima desses resíduos em caldeiras para geração de energia elétrica. Segundo Moraes (2012, et al), os resíduos de serraria correspondem também a uma biomassa, por ser fonte alternativa e renovável de energia, podendo estar disponíveis localmente nos pátios das indústrias. Os resíduos gerados no desdobro de madeira podem tornar a indústria autos suficiente em consumo de energia, diminuindo seus custos operacionais e tornando-a mais competitiva no mercado.

Em serrarias que trabalham com muitas espécies de madeiras nativas e ampla variedade de propriedades organolépticas, a confecção de pequenos objetos de madeira (POM) pode agregar alto valor os resíduos gerados, além de permitir a produção de um novo produto pelas serrarias. Segundo Giovanetti (2014), os benefícios advindos com o aproveitamento desses resíduos são inúmeros, desde para a própria serraria até mesmo para terceiros, geração de empregos, conservação do meio ambiente em virtude do uso do resíduo, incentivo a economia local etc.

(10)

3. CONCLUSÃO

Foi visto que exploração e o processamento industrial de madeiras tropicais estão entre as principais atividades econômicas do Bioma brasileiro, pois mesmo obtendo-se uma máxima produtividade, a geração de resíduos no processamento mecânico da madeira é inevitável ao processo ocorrido nas serrarias. Os resíduos são gerados principalmente na forma de costaneiras, refilos, topos, serragem, maravalhas, pó de serra e cascas.

Esta pesquisa buscou avaliar o perfil das serrarias situada no município de Alta Floresta, e como resultado avaliou-se que as serrarias obtêm matérias-primas de diferentes espécies, de fontes próprias ou de terceiros, de diferentes regiões do País.

A estrutura tecnológica é simples, com o uso predominante de serra-fita e serra circular. A maioria das serrarias eram pequenas ou médias empresas, com até 15 anos de atuação no mercado e mais de dez funcionários.

Os produtos gerados por essas serrarias eram enviados para vários estados do País. Dentre os principais resíduos gerados na produção industrial das cerrarias, indústrias pesquisadas no Município de Alta Floresta apresentaram a forma de cavacos, maravalhas, pó de serra, costaneiras e refilos, na qual o destino principal era a venda ou doação para geração de energia em caldeiras de outras indústrias.

Todas as serrarias se mostraram com interesse de conhecer novas técnicas de aproveitamento dos resíduos gerados. Os resultados observados permitiram concluir que as serrarias possui um enorme potencial para mudanças e estão aptas a adotar novas técnicas para aproveitamento dos resíduos gerados, de forma a tornar o aproveitamento de resíduos uma prática mais atrativa comercialmente.

Tal fato é um problema para o município, na medida em que apenas uma parcela do volume de resíduos de madeira gerados na produção da indústria, tem atualmente algum aproveitamento econômico, social e/ou ambiental.

Percebe-se nesta pesquisa que geração excessiva de resíduos de madeira associada ao baixo nível aproveitamento resultam em danos ambientais, além de perda significativa de oportunidade para a indústria. Além de deixar de contribuir com o governo e sociedade em geral. Sugere-se para futuras pesquisas fazer levantamentos estatísticos relacionados às características qualitativas e quantitativas dos resíduos sólidos produzidos no Município Alta Floresta.

(11)

REFERÊNCIAS

CARVALHO, T. C. S. & CÂMARA, J. B. D. IBAMA, GEO Brasil 2002 - Perspectivas do Meio Ambiente no Brasil. - Brasília: Edições IBAMA, 2002.

CIPEM. Comercialização de Madeira Serrada de Florestas Naturais em Mato Grosso: Um diagnóstico do Setor de Base Florestal. UFMT, 2013.

FEITOSA, B. C. Aproveitamento de Resíduos da Indústria Madeireira para Geração de Energia Elétrica – O Caso da Empresa B. K. Energia Itacoatiara LTDA no Estado do Amazonas. Departamento de Ciências Florestais da Universidade Federal do Parana. Curitiba-PR. p34, 2011.

FONTES, P. J. P. de; QUIRINO, W. F.; PASTORE JUNIOR, F.; FILGUEIRAS,S. M. S. Aglutinante para briquetagem de carvão vegetal. Brasília: DPQ/IBDF, 1984.

FRANCESCHIN GL. Biomassa de madeira pode gerar 28 MW de energia. FSP Saneamento & Meio Ambiente cited 2004 abr. 20].http://pib.socioambiental.org/c/noticias?id=32081. Acesso em: 22 maio 2015. IBGE Disponível em http://www.ibge.gov.br/estadosat/perfil.php?sigla=mt Acesso em: 27 maio 2015.

GIOVANETTI Soraya. Resíduos Sólidos: Perspectiva e desafios para a gestão integrada. 1. ed. -- Recife : EDUFRPE, 2014. Disponível em: <file:///C:/Users/Particular/Downloads/veja_aqui-_ebook_residuos_solidos.pdf>. Acesso 25 maio 2015.

INSTITUTO-PRÓ NATURA. Manejo Florestal e Geração de Resíduos Energéticos no Noroeste de Mato Grosso. Julho 2002. Acesso em: 18 mio 2015.

MENDONZA. Zaíra Morais dos Santos Hurtado de. Et all. Análise dos resíduos madeireiros gerados nas marcenarias do município de Viçosa - Minas Gerais. Rev. Árvore vol.34 no.4 Viçosa jul./ago. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622010000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 25 maio 2015.

MORAES, Suzana de. LUPPI Lierge. JUSTEN, Gelciomar Simão. FROEHLICH, Anderson Gheller. Utilização de biomassa para geração de energia: Estudo de caso em uma indústria madeireira de Aripuanã-MT. Disponível em: < http://www.excelenciaemgestao.org/portals/2/documents/cneg8/anais/t12_0477_2445.pdf>. Acesso 28 maio 2015.

REVISTA DA MADEIRA. A expansão madeireira na Amazônia. N°98- Agosto de 2006. Disponível em:<htt/www.revistadamadeira.com.br>. Acesso em: 23 maio 2015.

REVISTA DA MADEIRA. Potencial de expansão com uso racional. N°107- Agosto de 2007. Disponível em:<htt/www.revistadamadeira.com.br>. Acesso em: 28 maio 2015.

TELLES, B.M.P.; ROSAS, L.V.; SOARES, S.C. Aproveitamento de resíduos de madeira gerados pelas empresas madeireiras do município de Benjamin Constant, AM. 2006. 20p. Iniciação Científica (Graduação em Licenciatura em Biologia), Universidade do Estado do Amazonas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Referências

Documentos relacionados

Prestação de serviços de limpeza interna, conservação e higienização que compreenderá o fornecimento de mão de obra e todo o material de consumo, insumo e utensílios

Diante do exposto, este estudo teve por objetivo analisar a distribuição espacial segundo o risco relativo (RR) para microcefalia e descrever o comportamento dos casos

Quando as funcionalidades remotas da aplicação Anti-Theft estão activas, pode enviar uma mensagem de texto SMS para o dispositivo e bloquear ou eliminar as informações armazenadas

5.3.12 Toda a documentação pessoal necessária para que o Vencedor e/ou seus acompanhantes possam usufruir da viagem, incluindo, mas não se limitando a passaporte

Não existe a limitação de fazer exame de grandes áreas com cortes mais finos.. Essa densidade pode ser medida pela unidade de ???: ele pegou a água e padronizou como

A Comissão Europeia define as empresas sociais como parte integrante da economia social: «uma empresa social, agente da economia social, é uma empresa cujo objetivo

Por sua vez, na investigação realizada por Galvão e Robles (2014), sobre a análise do transporte de produtos frigoríficos como um nicho de mercado rentável, apesar dos custos de

Quinta-feira (19): 21 horas: Jogo contra o Internacional, na Arena Fonte Nova; Sexta-feira (20): 15 horas: Treino, Fazendão;.. Sábado (21): 08 horas: Treino, Fazendão; 11h50: