• Nenhum resultado encontrado

Costa Rica: essencial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Costa Rica: essencial"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)
(2)

COSTA RICA ESSENCIAL

Paisagens e natureza nunca vistos

É um entusiasta da natureza e ainda não sabe qual será o destino das suas próximas férias?

Para ajudá-lo na sua decisão (e para que não se arrependa) propomos um itinerário perfeito para conhecer alguns dos recantos mais fascinantes da Costa Rica, um dos

países mais surpreendentes da América Central. Este incrível percurso tem o seu início na capital, San José, e tem como primeira etapa o magnífico Parque Nacional Tortuguero, um conjunto de canais coberto de vegetação e com uma variada fauna. Nas suas praias, poderá contemplar um dos pontos mais importantes das Caraíbas para a desova das tartarugas marinhas: um impressionante espectáculo a que, em função das datas em que viaja, também terá oportunidade de assistir.

A seguinte atracção é o majestoso vulcão Arenal e a sua área de conservação, povoada de bosques húmidos que se alternam com rios de águas termais. Para terminar,

visitaremos a costa do Pacífico, passando pela localidade e o Parque de Manuel Antonio ou pelas praias de Guanacaste, dependendo da opção que preferir. Seja qual for a sua opção, são dois lugares ideais para desfrutar a praia como o culminar desta espectacular viagem.

DESCUBRA O PROGRAMA DA VIAGEM

Dia 1: Portugal - San José

Partida em voo de companhia regular com destino a San José de Costa Rica. No aeroporto, assistência por parte do nosso representante, que lhe facultará informação útil para a viagem e nos acompanhará ao hotel.

Dia 2: San José - Tortuguero

Depois de tomar o pequeno-almoço, partiremos em direcção este,

atravessando o Parque Nacional Braulio Carrillo, efectuando uma paragem em Guapiles, onde nos servirão uma refeição

(3)

Guapiles, onde desfrutaremos um delicioso almoço. A próxima paragem será a cidade de La Fortuna, onde está o nosso hotel e onde chegaremos a meio da tarde. Ali teremos tempo livre para conhecer os atractivos turísticos da zona, entre os quais podemos destacar o impactante vulcão Arenal. Alojamento.

Dia 5: Arenal

Depois do pequeno-almoço, teremos o dia livre e poderemos realizar alguma das múltiplas actividades disponíveis em Arenal, tais como visitar o Parque Nacional ou a localidade de La Fortuna,uma cidade inicialmente agrícola e que, hoje em dia, conta com uma oferta variada de restaurantes e estabelecimentos comerciais. Alojamento.

Dia 6: Arenal-Playas del Pacífico: Manuel Antonio ou

Guanacaste

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, à hora combinada, partiremos em direcção à costa do Pacífico. Segundo o itinerário que tenha seleccionado, o trajecto será em direccção a sudoeste, para chegar a Puntarenas e continuar a contornar a costa até Quepos e Manuel António ou para a província de Guanacaste, atravessando a península de Nicoya até alcançar as praias do Pacífico. Após chegar ao hotel teremos tempo livre para começar a desfrutar a costa costa-riquenha. Alojamento.

Dia 7: Playas del Pacífico: Manuel Antonio ou Guanacaste

Estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço. Teremos um dia livre para continuar a desfrutar a costa do Pacífico e este belo entorno, de descanso nas suas praias ou para realizar numerosas actividades e conhecer as belas paisagens dos arredores de Manuel Antonio ou Guanacaste.

Dia 8: Playas del Pacífico: Manuel Antonio ou Guanacaste

Continuaremos a desfrutar a nossa estadia em regime de alojamento e pequeno-almoço. Tal como no dia anterior, dispomos do dia livre para continuar a visitar a zona, desfrutando o mar e realizando algumas das distintas actividades e excursões disponíveis.

(4)

Dia: 9: Playas del Pacífico-San José-Portugal

Pequeno-almoço. À hora combinada, partiremos em direcção ao aeroporto internacional Juan Santamaría, em San José, para voo regular de regresso a Portugal. Noite a bordo.

Dia 10: Portugal

Chegada a Portugal e fim dos nossos serviços. Esperamos voltar a ver-nos em breve.

Costa Rica Essencial

Natureza Praias Lua de Mel Preço Final Garantido Essencial

Duração: 10 Dias

A visitar: Playa Tamarindo, Playa Flamingo, Manuel Antonio, Tortuguero, San José

De Costa Rica, Volcán Arenal

Partidas: desde março 2016 Até novembro 2016 Partidas de: Lisboa, Porto, Madrid

(5)

VISITA AO PARQUE NACIONAL TORTUGUERO

Conheça um dos recantos com

maior biodiversidade da Costa

Rica!

Declarado Parque Nacional em 1975, Tortuguero irá cativá-lo pelo facto de albergar uma surpreendente e variada amostra de fauna e flora, impossível de admirar noutras latitudes do planeta.

Entre os fascinantes habitats que poderá encontrar neste fascinante espaço protegido, destaca a vegetação litoral, os bosques altos (com árvores de até 40 metros de altura), os bosques pantanosos e lodaçais.

No que diz respeito à fauna, poderá contemplar cerca de 170 espécies de répteis e anfíbios (tais como crocodilos, caimões, iguanas, sapos ou lagartixas), 300 tipos de aves (papagaios, tucanos, garças) e 60 mamíferos diferentes como macacos, jaguares,

(6)

...pela sua localização geográfica,Tortuguero é uma das zonas mais húmidas e chuvosas da Costa Rica?

Ao contrário do que ocorre noutras áreas do país, as chuvas são abundantes durante todo o ano, pelo que neste caso não se poderia falar da existência duma estação seca como tal. De qualquer forma, a melhor época para visitar o parque são os meses em que as precipitações são mais escassas: Fevereiro, Abril e Novembro. Deve ter em conta que neste último mês é difícil levar a cabo uma das actividades mais interessantes de Costa Rica: presenciar a desova das tartarugas na praia. A época ideal costuma ser de Fevereiro a Outubro.

As chuvadas são muito habituais: começam de repente, duram escassos minutos e acabam de golpe. Contudo, por causa dos ventos alísios, por vezes desatam-se tormentas que podem durar vários dias. Por este motivo, aconselhamos que leve sempre consigo um impermeável.

Sabia que...

Que necessita:

Roupa confortável... e muita vontade de contemplar um espectáculo natural

indescritível!

Recomendações:

Não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica e um impermeável já

que as chuvas são frequentes nesta zona. Se vai presenciar a desova das

tartarugas marinhas, leve roupa escura e, sobretudo, tenha um pouco de

paciência: por vezes, as nossas imprevisíveis amigas podem demorar a

aparecer.

Duração:

Meia manhã. Se deseja presenciar a desova das tartarugas marinhas, a

(7)

PONTES SUSPENSAS EM ARENAL

Um emocionante passeio através

das maravilhas naturais da Costa

Rica

Gostaria de adentrar-se na natureza mais exótica e conhecer a fauna e a flora deste surpreendente país? Nesse caso, não pode perder esta actividade: organizada pela entidade Puentes del Arenal, dedicada à divulgação e conservação ambiental, este agradável passeio irá aproximá-lo dum dos segredos melhor guardados de Costa Rica. A proposta consiste num sugestivo itinerário por uma reserva natural privada de 600 acres, com uma abundante vegetação e uma extensa variedade de aves e mamíferos. Para aceder a este pequeno paraíso, entraremos numa zona montanhosa por um caminho de 3,1 km perfeitamente acondicionado e apto para todos os visitantes. A partir desse momento atravessaremos 15 pontes, 6 delas suspensas, com todas as medidas de segurança e um desenho realmente espectacular.

Durante o passeio, será testemunha privilegiada da imensidão do bosque, percorrendo as suas pontes a diferentes alturas, que chegam a alcançar 60 metros. Imagina contemplar a paisagem desta magnífica atalaia?

Enquanto desfruta esta agradável caminhada, também poderá contemplar uma grande variedade de espécies animais: mariposas, aves (entre elas os colibris), anfíbios, répteis e, sobretudo, surpreendentes mamíferos, como macacos, macacos aranha ou as preguiças.

(8)

Está prestes a descobrir um modo diferente de contemplar o bosque. Para participar nesta actividade, não necessita nenhum treino prévio nem nenhuma indumentária especial: basta levar roupa e calçado confortáveis, que permitam caminhar sem problemas, como se realizasse outro percurso em plena natureza.

As pontes suspensas pelas quais passam este percurso são pontes fixas e sujeitos nos extremos por pilares e com todas as medidas de segurança. De facto, todas elas contam com parapeitos, o que permite cruzá-las com total segurança.

Esta actividade é apta para todos, independentemente da forma física. Porém, não é recomendável para quem tenha vertigens ou medo das alturas.

Não se esqueça dos binóculos e da máquina fotográfica!

Informação útil

Que necessita:

Roupa confortável, botas ou sapatos desportivos para caminhar, boné,

impermeável, repelente de insectos e protector solar.

Recomendações:

Para desfrutar ainda mais o percurso, recomendamos que traga consigo uma

máquina fotográfica e binóculos.

Duração:

6 horas, aproximadamente.

(9)

BANHOS TERMAIS EM ARENAL

Relaxe-se numas termas situadas

no sopé dum vulcão

Junto ao vulcão Arenal estão situadas as termas de Tabacón, uma importante rede de mananciais, poços termais e rios próprios dos lugares com actividade vulcânica. Apesar de ser possível encontrar outros lugares similares na Costa Rica, não há nenhum que seja tão conhecido e valorizado como este e, por este motivo, constitui uma visita obrigatória. As águas do complexo turístico Tabacón têm uma composição química singular: 97% procede da chuva enquanto que um 3% tem como origem o magma, o que lhe confere umas propriedades excepcionais para a nossa saúde e bem-estar.

O centro conta com cinco mananciais a diferentes temperaturas, que oscilam entre os 25ºC e os 50ºC. Dois deles fluem através dos jardins enquanto que outro mais frio tem como origem a selva tropical. Estes leitos formam as piscinas e cascatas naturais que dão origem às piscinas do complexo. As instalações da estância termal estão perfeitamente acondicionadas para que desfrute um banho relaxante em contacto com a natureza. As águas de Tabacón, pela sua combinação de minerais e as suas múltiplas temperaturas oferecem numerosos benefícios, para além de serem o remédio caseiro perfeito para os

músculos tensos e cansados.

Dependendo da hora a que se efectue a visita, esta actividade também inclui um suculento almoço ou jantar. Existe melhor maneira de terminar este fantástico dia?

(10)

Não há dúvida que os banhos termais têm numerosas

propriedades terapêuticas. Para poder beneficiar-se delas sem contratempos é importante que siga as nossas recomendações. Por exemplo, não é aconselhável permanecer nas termas mais de 15 minutos seguidos. Quando a temperatura da água é elevada, é importante que os banhos sejam de curta duração.

Também é recomendável que espere pelo menos uma hora depois de comer para entrar nas águas e que leve chinelos confortáveis e seguros já que algumas zonas podem ser escorregadias.

Por último, se é hipertenso, se tem problemas cardíacos ou está grávida, deverá consultar com o seu médico se pode participar nesta actividade.

Informação útil

Que necessita:

Fato de banho, chinelos, toalha, roupa confortável, protector solar e repelente

de insectos.

Duração:

4 horas, aproximadamente.

(11)

PASSEIO A CAVALO E CATARATA DE TOCORÍ EM MANUEL

ANTONIO

Desfrute um agradável itinerário

e uma paisagem de sonho

Não encontrará um entorno mais idílico para passear a cavalo: a paisagem costa-riquenha irá cativá-lo sem dúvida do princípio ao fim. Além disso, os animais que participam nesta actividade estão habituados a este tipo de itinerários e são, portanto, perfeitos tanto para principiantes como para os cavaleiros mais experientes.

Para iniciar esta fascinantes experiência, partiremos de manhã cedo para a espectacular

catarata de Tocorí, situada na reserva do mesmo nome. Para além de admirar esta

fantástica queda de água, e de nos podermos banhar, teremos a ocasião de contemplar a beleza da fauna e da flora locais.

Depois iremos aos estábulos onde receberemos as instruções e o material necessário para levar a cabo este passeio sem contratempos. Quando estiver preparado poderá montar o seu cavalo.

Iniciaremos então esta actividade que nos levará por caminhos maravilhosos. Os nossos guias serão os integrantes duma família local que nos brindará todo o tipo de explicações sobre a história do lugar, o entorno e o uso das abundantes plantas medicinais que crescem na zona.

Esta proposta está aberta a todos e não é necessário ter experiência prévia para realizar este inesquecível passeio.

(12)

...desde a época colonial existe uma grande tradição equestre na Costa Rica? De facto, foram os conquistadores espanhóis que levaram os cavalos até esta região. Dada a ausência de

povoação indígena, estes nobres animais não demoraram em converter-se em companheiros indispensáveis para os recém-chegados.

De todas as formas, o cavalo continua a ser o meio de transporte mais utilizado e eficaz em alguns recantos do país. Um território, recordemos, que se caracteriza por ter uma geografia muito acidentada, repleta de montanhas escarpadas, vales cobertos de densa vegetação e frondosos bosques praticamente

impenetráveis (e por vezes atravessados por rios). Os cavalos continuam também a ser indispensáveis para as actividades agrícolas e pecuárias.

Esta tradição tem sido explorada ao longo dos anos e ainda hoje em dia continua a ser visível em múltiplos espectáculos e exibições que se levam a cabo: de rodeios a cavalgadas, festejos e feiras equestres que têm lugar ao longo do ano.

Durante a viagem, também terá oportunidade de descobrir o inegável apego dos costa-riquenhos aos cavalos à medida que percorre alguns dos recantos mais bonitos deste território privilegiado.

Sabia que...

Que necessita:

Roupa confortável, toalha, fato de banho, repelente de insectos, chapéu,

protector solar e muda de roupa. Recomendamos o uso de calças e sapatos

fechados ou botas para montar a cavalo. E claro, não se esqueça da sua

máquina fotográfica.

Idade mínima:

8 anos.

(13)

VISITA AO PARQUE NACIONAL RINCÓN DE LA VIEJA

Natureza e magníficos paisagens

junto a um vulcão

Bem-vindo a um dos espaços naturais mais emblemáticos e imponentes da Costa

Rica! Fundado em 1973, este perímetro de 14.083 hectares estende-se sobre a

cordilheira de Guanacaste, a apenas 27 km da cidade de Liberia.

Neste parque poderá descobrir numerosos atractivos naturais, alguns deles realmente singulares: um vulcão activo de 1916 metros, pântanos de lodo a ferver, mananciais de água termal, bosques húmidos e secos e a maior concentração em estado silvestre da flor nacional do país: a belíssima guaria mora.

Para além de numerosas espécies vegetais, neste enclave terá oportunidade de contemplar 257 espécies de aves como o pintassilgo, papa-figos, andorinha, mocho, tucano e colibri. Em relação aos mamíferos, cabe destacar o armadilho, urso formigueiro, preguiça, cabra montesa, porco do mato e diversos tipos de macacos.

Este lugar alberga um grande número de bacias hidrográficas protegidas já que no seu interior nascem 32 rios e arroios. Aqui também poderá percorrer até 100 km de trilhos transitáveis, repartidos em três caminhos: o Central, que conduz directamente ao vulcão; o de Las Paílas, que cruza o rio Colorado antes de adentrar-se na área de lodos homónima e que enlaça com uma pista que conduz até à zona de águas termais de Los Azufrales e o trilho Oeste ou de Las Cataratas que se adentra num bosque tropical seco.

(14)

…os principais terremotos provocados pelo vulcão Rincón de

la Vieja tiveram lugar entre 1966 e 1970?

Estes sismos não vieram sozinhos, pois estiveram

acompanhados de estrondos subterrâneos assim como de emissões de pedra e nuvens de cinza que tiveram continuidade no tempo. Foram registadas outra erupções em 1983, 1984 e 1991. Actualmente o vulcão apresenta uma grande actividade de fumarolas.

Por outro lado, esta imponente cratera situada junto a uma lagoa de água pura e considerado como o mais acessível de toda a cordilheira de Guanacaste, partilha protagonismo com outros picos do mesmo maciço. Entre eles destaca-se o vulcão Santa Maria, de 1906 metros de altitude.

Não se esqueça dos binóculos e da máquina fotográfica! Não deixará de

utilizá-los.

Sabia que...

Que necessita:

Roupa confortável, botas ou sapatos desportivos para caminhar, chapéu e

impermeável.

Recomendações:

Para desfrutar ainda mais o percurso, recomendamos que traga uma

máquina fotográfica, binóculos e repelente de insectos.

Duração:

Variável.

(15)

ESQUEÇA AS SUAS PREOCUPAÇÕES NAS PRAIAS DE MANUEL

ANTONIO

Desfrute belíssimas praias

rodeadas por natureza selvagem!

Gostaria de descansar em algumas das praias de areia branca mais bonitas da Costa Rica, acariciadas pelo Pacífico e contíguas à natureza selvagem? Ou enfrentar-se às ondas num dos recantos mais apreciados pelos amantes do surf? Se assim é, não pode deixar de descobrir a localidade de Manuel Antonio e as suas imediações, onde aguarda por si um espectáculo paisagístico incomparável.

Prosseguindo pelo caminho que une as localidades de Jacó, Quepos e Manuel Antonio, poderá encontrar um dos principais destino de sol do país: praia Espadilla Sul, um lugar perfeito para surfar e situado no incomparável Parque Nacional Manuel Antonio. Deste modo, esta reserva natural também alberga outras praias, como Puerto Escondido, à qual apenas poderá aceder quando baixa a maré e Manuel Antonio, a mais adequada para desfrutar um banho. Com um pouco de sorte também poderá contemplar algum dos

surpreendentes animais selvagens que vivem no Parque Nacional, como os macacos cara branca ou as iguanas. Se gosta de caminhar, os múltiplos trilhos do recinto conduzem a um bom número de maravilhosas calas.

O percurso Jacó-Quepos-Manuel Antonio também está salpicado por outros destinos de praia que bem merecem uma visita, como Playa Hermosa, Esterillos, Playa Bejuco ou Palo Seco.

(16)

Para além das opções descritas, Manuel Antonio e os seus

arredores oferecem outras opções de ócio relacionadas com as

águas do oceano. A localidade de Quepos, por exemplo, de quase 17.000 habitantes, possui um dos portos mais importantes da costa pacífica do país.

Desenhado para embarcações medianas e de pouco comprimento, inclui uma

marina para iates e um leque variado de infraestruturas turísticas. Em Quepos tem à sua disposição hotéis e restaurantes um bom número de empresas especializadas em actividades e desportos náuticos, tais como mergulho, pesca desportiva e excursões marítimas, algumas das quais permitem avistar golfinhos. Em alguns casos, é possível contratar estes serviços nas praias da zona, onde poderá encontrar restaurantes e quiosques.

Ao longo dos 7 km de estrada que separam Quepos de Manuel Antonio, erguem-se numerosos hotéis para todas as carteiras, situados perto da praia e muito bem comunicados. De facto, de Quepos partem continuamente autocarros que fazem a ligação entre esta cidade e Manuel Antonio até às 22:00 horas aproximadamente.

Outra forma de desfrutar o Pacífico

Que necessita:

Roupa e sapatos confortáveis, fato de banho, toalha, chapéu, protector solar

e repelente de insectos.

Recomendações:

Não se esqueça da máquina fotográfica. Se opta pelas praias que estão

dentro do Parque Nacional Manuel Antonio tenha em conta que este espaço

protegido permanece fechado à Segunda-Feira.

Duração:

O tempo que você quiser! De todas as formas, se é o seu primeiro dia de

praia da temporada, não deve permanecer ao sol mais de 20 minutos.

(17)

Dia 1

Portugal-San José de Costa

Rica

Está prestes a descobrir um dos países mais singulares da América Central e, sem dúvida, um dos mais belos e interessantes no que respeita a atractivos naturais. Duas horas antes do início da viagem deverá apresentar-se no aeroporto de origem para

realizar os trâmites de check-in e embarque. De seguida, viajaremos em voo regular até à capital do país, San José de Costa Rica, onde estará à nossa espera um dos nossos representantes para dar-nos as boas-vindas e acompanhar-nos até ao nosso hotel, onde passaremos a noite e descansaremos da viagem.

Resumo do dia

Viagem de avião das nossa cidade de origem até San José de Costa Rica. O nosso representante irá receber-nos no aeroporto e acompanhar-nos até ao hotel.

Dia 2

San José-Tortuguero

Chega o momento de começar a conhecer este fascinante país. Depois do pequeno-almoço, partida do hotel em direcção a este do país. O itinerário começa a mostrar algumas das belas paisagens costa-riquenhas. Transcorre atravessando o Parque

Nacional Braulio Carrillo, um território de montanhas selvagens cobertas de bosques

húmidos repletos de exuberante vegetação que se desliza até à estrada. Descendendo em direcção à costa, a paisagem vai-se alterando, com espaços de vegetação mais aberta, com planícies, quintas agrícolas e dedicadas à pecuária, até chegar a Guapiles, onde se servirá um típico pequeno-almoço.

(18)

A partir de aqui, o percurso prossegue em direcção ao nordeste, contornando o rio

Parismina, para adentrar-se, através dum caminho sem asfaltar, numa extensa planície

com quintas pecuárias e plantações de bananas, até chegar ao porto e embarcar em lancha e começar a navegação através deste sistema de canais naturais, de mágica beleza. No decurso deste circuito, poderá começar a contemplar a peculiar e bela natureza do lugar.

Chegada ao hotel, situado à beira borde do canal e com construcções rodeadas de jardins, integrados na natureza da zona. Distribuição dos quartos e almoço no hotel. À tarde, está incluída uma visita à pequena localidade de Tortuguero, na qual os nativos, com certos rasgos maias, viviam da caça e da pesca. Hoje continua a ser uma pequena localidade que vive da pesca e do turismo, com a elaboração e venda de artesanato típico. Regressaremos ao hotel para jantar e descansar neste dia repleto de emoções.

Resumo do dia

Após tomar o pequeno-almoço no hotel partiremos em direcção a Tortuguero para descobrir esta localidade e os principais atractivos da zona. Durante o trajecto,

atravessaremos o Parque Nacional Braulio Carrillo e efectuaremos uma paragem em Guapiles, onde nos servirão um pequeno-almoço tradicional costa-riquenho.

…a pequena localidade de Tortuguero está muito perto da entrada do Parque Nacional com o mesmo nome. Trata-se, sem dúvida, de um lugar perfeito para obter informação ou fazer algumas compras. Contudo, o mais recomendável é afastar-se e ficar num dos lodges que se erguem nos famosos canais que rodeiam a zona.

Apesar destes estabelecimentos não serem económicos, também contam com um serviço de guias naturalistas muito experimentados com os quais poderá realizar magníficos passeios.

Apesar de ser uma localidade muito pequena, visite Tortuguero. Formada por dezenas de casas pintadas de verde, aqui poderá encontrar várias lojas de

artesanato. Anos atrás os seus habitantes viviam sobretudo da pesca e da venda de ovos de tartaruga (actividade restringida notavelmente pelas autoridades) e

actualmente a imensa maioria trabalha agora em pequenos hotéis e lojas locais.

(19)

Dia 3

Tortuguero

Estada em regime de pensão completa no hotel. Durante este dia estão incluídas diversas actividades, com passeios pelos caminhos da zona e navegação pelos canais para

contemplar e desfrutar a vida selvagem que o Parque Nacional Tortuguero alberga e protege. Este é o mais emblemático do país, sendo a área mais importante para a desova das grandes tartarugas marinhas.

Constituído por uma ampla planície inundada, atravessada por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis, interrompida por alguns outeiros de pouca altura, e na qual os bosques se caracterizam pela sua densidade e pela grande variedade vegetal, com presença de coqueiros no litoral e bosques húmidos e pantanosos no interior, com árvores que chegam a atingir uma grande altura. Esta exuberante vegetação é o habitat perfeito para uma rica e variada fauna, onde são particularmente abundantes os macacos (congo, carablanca e colorado), facilmente visíveis, tais como outras espécies como o tucano, a lapa verde e as garças. Não resulta difícil a observação de crocodilos, tartarugas terrestres e de água doce, assim como de coloridas rãs, iguanas e basiliscos. Outros moradores destes bosques, mais difíceis de observar, são alguns dos mamíferos em vias de extinção, como o manatim, o tapir, o urso formigueiro ou o jaguar. Finalizado este percurso matinal, regressaremos ao hotel para descanso e almoço.

Teremos a tarde livre para desfrutar as instalações do hotel ou efectuar algumas das actividades e passeios que opcionalmente se oferecem. Entre elas, as extensas e rectilíneas praias deste lugar são o lugar ideal para a desova das grandes tartarugas marinhas tais como a Baula, a Carey e a Verde, espécies de grande tamanho que se vão à praia para desovar, protegidas pela escuridão da noite. As tartarugas Carey desovam nesta área de julho a outubro, as Baula de fevereiro a julho, com maior frequência durante abril e maio, e as Verde de julho a outubro.

Nos distintos estabelecimentos hoteleiros organizam-se partidas especiais à praia durante estes meses, sempre em pequenos grupos e acompanhados de guias especialistas. Esta excursão não está incluída nos preços. Jantar e alojamento no hotel.

(20)

Resumo do dia

Desfrutando o regime de pensão completa, visitaremos o Parque Nacional Tortuguero. Ao entardecer, e se a sua viagem tem lugar entre os meses de Fevereiro e Outubro,

oferecemos a possibilidade de realizar uma visita opcional à praia, em pequenos grupos e acompanhados por um guia especializado.

…as tartarugas marinhas depositam à volta de 100 ovos de cada vez?

Trata-se do momento mais crítico no ciclo vital dos quelónios, já que as grandes concentrações destes animais num espaço reduzido e a dificuldade de deslocar-se sobre a areia fazem com que as tartarugas sejam muito vulneráveis aos ataques do ser humano e de outros predadores.

O processo inicia-se com os movimentos migratórios e a cópula frente à costa. Pouco tempo depois, a fêmea vai à praia onde cavará um ninho para depositar os ovos. Abandona o mar durante a noite, procura um lugar onde não chegue a maré alta prepara o ninho, utilizando as patas superiores como pá. Enquanto realiza esta tarefa, é muito importante que não sejam incomodadas já que, se se sentem

ameaçadas regressarão precipitadamente ao mar, perdendo assim a sua ninhada. Quando o ninho tem meio metro de profundidade, o animal começa a depositar os seus ovos. Para acabar, cobre-o para camuflá-lo e regressa ao mar.

Durante dois meses, os ovos serão incubados graças ao calor do sol. Conforme vão nascendo, as pequenas tartarugas abandonam o ninho durante a noite ou de

madrugada e dirigem-se ao mar de forma instintiva, por ser o lugar mais brilhante no horizonte.

(21)

Dia 4

Tortuguero-Arenal

Pequeno-almoço no hotel e partida em direcção ao porto, navegando pelos canais. Desembarque e continuação com destino a Guapiles, onde nos servirão um pequeno-almoço tradicional. Prosseguimos em direcção à cidade de La Fortuna, no interior do país, situada nas ladeiras da cordilheira de Tilarán e no sopé do vulcão Arenal.

Chegada a meio da tarde ao hotel. Resto da tarde livre, para começar a desfrutar dos distintos atractivos que oferece esta zona, entre os quais é necessário destacar os seus poços e rios de águas termais, que surgem à volta do vulcão.

Este Parque Nacional do Vulcão Arenal estende-se entre a cordilheira de Tilarán e as planícies de San Carlos, sendo o seu majestoso vulcão o elemento mais característico e uma das principais atracções naturais do país. Com um impressionante cone, quase perfeito, de 1.633 metros de altura, domina os seus arredores e reflecte a sua imagem nas águas do lago, numa paisagem única e característica deste lugar. O Parque apresenta aqui o autêntico valor e complemento, com uma rica e variada vegetação e fauna, integrando distintos tipos de bosques e selvas tropicais a este belo cenário particular.

Resumo do dia

Após tomar o pequeno-almoço no hotel, partiremos em direcção ao porto de Caño Blanco, navegando pelos canais. Depois de desembarcar, prosseguiremos até Guapiles, onde degustaremos um típico pequeno-almoço costa-riquenho. Para acabar o dia iremos até La Fortuna, onde teremos a tarde livre para descobrir os arredores do impressionante vulcão Arenal.

(22)

…gallo pinto é o pequeno-almoço típico da Costa Rica? Esta tradicional receita tem como ingredientes básicos o arroz e os feijões vermelhos ou pretos, para além de cebola e chili doce picado. Geralmente o prato é temperado com diversos

condimentos e é servido acompanhado com ovos mexidos.

Apesar de existirem diversas teorias acerca do curioso nome deste prato, tudo

parece indicar que a sua origem se deve às suas cores, já que o tom branco do arroz e o vermelho dos feijões recordam a plumagem de um galo.

Não regresse a casa sem provar este prato!

(23)

Dia 5

Arenal

Pequeno-almoço no hotel. Dia livre à disposição para efectuar algumas das múltiplas actividades que se oferecem nesta zona.

A área de conservação conta com bosques muito húmidos, salpicados pelas chuvas e drenadas por infinidade de cursos de água permanentes, entre os quais se encontra o rio Caño Negro que desagua na própria lagoa Arenal (onde se realizam passeios de kayak), assim como diferentes saltos de água, como a catarata da Fortuna, próxima à povoação, com uma queda de água de 38 metros, formando poças aptas para o banho e de fácil acesso.

Os bosques das zonas de alta montanha são refúgio para grande variedade de aves entre as que destaca o quetzal, ao mesmo tempo que protegem várias espécies em perigo de extinção.

O vulcão iniciou a sua actividade em 1968 e a região abraça uma série de paisagens de grande beleza e contrastes, com extensas zonas pecuárias e campos de cultivo.

Os rios subterrâneos, dão origem a diversas fontes e poços termais, sendo este outro dos atractivos da zona.

São vários os centros balneários habilitados para la talassoterapia e massagens, num remanso de paz com o imponente vulcão como pano de fundo. Aqui está localizada a localidade de La Fortuna, uma cidade inicialmente agrícola e que hoje, se desenvolveu contando hoje com uma variedade de pequenos comércios e restaurantes, onde se pode saborear a excelente carne de bovino desta região, bem como pizzarias e restaurantes de cozinha típica e internacional.

A este generoso leque de propostas é possível acrescentar um inesquecível passeio a cavalo até à catarata de La Fortuna, ou a possibilidade de realizar uma excursão até às cavernas de Venado (repletas de estalactites e estalagmites) ou até à zonha banhada pelorio Celeste, onde poderá contemplar as espectaculares águas de cor azul clara que dão nome ao lugar.

(24)

E à noite, teremos a possibilidade de participar na caminhada nocturna que organiza o Ecocentro Danaus, uma pequena reserva natural na qual poderemos contemplar preguiças, caimõs, rãs, morcegos, borboletas e diversas aves.

Resumo do dia

Depois de tomar o pequeno-almoço no nosso hotel, dispomos de um dia livre para desfrutar as múltiplas actividades que se podem realizar em Arenal, tais como visitar o Parque Nacional ou a localidade de La Fortuna. Alojamento.

…o vulcão Arenal é muito jovem , já que tem menos de 50 anos? Até há bem pouco tempo era conhecido como Cerro Arenal pois aparentemente tratava-se apenas duma montanha coberta de bosque tropical. As suas entranha, porém, escondiam um vulcão adormecido. Apesar de ninguém conhecer a sua existência, os indígenas da região, os malekus, referiam-se numa das suas lendas à existência de um deus de fogo no interior deste outeiro.

Contudo, só em 1968 esta história ganhou sentido: nesse ano, uma explosão abriu três novas crateras, inaugurando assim um novo período de actividade. Desde então, o vulcão foi crescendo, alternando emissões de lava e erupções de gás, vapores e cinzas. Estes materiais foram depositando-se nas ladeiras do Arenal, configurando assim a sua impressionante e inconfundível silhueta cónica.

(25)

Dia 6

Arenal-Playas del Pacífico:

Manuel Antonio ou

Guanacaste

Pequeno-almoço no hotel. De manhã, à hora combinada, partida para descer até à

estrada Intercontinental e continuamos em direcção ao oceano Pacífico. De acordo com a sua escolha, o itinerário prossegue em direcção a sudoeste, para chegar a Puntarenas e continuar a contornar a costa, chegando a Quepos e a Manuel Antonio, ou em direcção à província de Guanacaste atravessando a península de Nicoya, para chegar às praias do Pacifico.

Manuel Antonio, é um lugar que floresceu como uma pequena localidade piscatória, com um belo Parque Nacional ao lado e, à medida que este se tornou mais conhecido,

começou a sua actividade e desenvolvimento, crescendo ao longo da estrada que conduz à praia e ao parque, sobre as ladeiras da costa, com belas vistas panorâmicas e belos entardeceres junto ao mar. Um lugar com uma agradável combinação da sua

espectacular natureza junto ao mar e com múltiplas actividades e desportos náuticos. Uma aérea com numerosas lojas e pequenos mercados de artesanato, galerias de arte, bem como uma ampla variedade de restaurantes nos quais se pode

degustar a mais diversificada gastronomia, com pratos de cozinha tradicional e

internacional, carne, peixe e marisco. Conta uma variada oferta de bares, esplanadas e uma amena vida nocturna.

(26)

Na zona de Guanacaste estão algumas das mais belas praias de Costa Rica, com certo desenvolvimento turístico, nas suas diferentes baías e praias. Praias de areia branca, rosada ou acinzentada, algumas delas com uma ampla oferta complementária. Praias como Flamingo, Bahia Culebra, Tamarindo ou Sámara entre outras, são das mais

destacadas desta área onde, para além do mais puro descanso para os amantes do sol e da praia, também se oferecem diversas actividades e desportos, entre os quais surf, a pesca desportiva, ou mergulho, que se pode praticar durante quase todo o ano, com a excitante experiência de nadar junto a tubarões brancos e peixes tropicais. Também é de destacar a sua proximidade às surpreendentes reservas naturais e à próxima Isla de Plata, onde o ecoturismo é outra das actividades à disposição do visitante, desde passeios a cavalo, trekking, observação de aves, ou a desova de tartarugas marinhas em Ostional.

Resumo do dia

Depois de tomar o pequeno-almoço no hotel e dependendo do itinerário que seleccionar, partiremos para Quepos e Manuel Antonio ou para a província de Guanacaste, para conhecer in situ as mais belas praias do Pacífico.

…as origens da cidade de Manuel Antonio remontam há cerca de 1000 atrás, quando a localidade era habitada pelos índios quepoa?

Contudo, a fundação da primeira missão espanhola não se produziu até 1570. A iniciativa, em qualquer caso, não durou demasiado já que se encontrava numa zona muito isolada. Esta condicionante não foi um impedimento para que a United Fruit Company começasse a explorar as plantações de bananeiras na costa do Pacífico durante os anos 30 do século XX. Esta actividade teve um alto preço: a

desflorestação de milhares de hectares de bosque e selva virgem, que se

destinaram à construção da linha do comboio e a campos de cultivo. A situação seria prolongada até aos anos 60, momento em que uma praga afectou gravemente os cultivos e uma inundação inutilizou as linhas de comboio. Após estes

acontecimentos, a economia local começou a centrar-se no azeite de palma. Actualmente, a maioria dos ingressos de Manuel Antonio procedem do turismo.

(27)

Dia 7

Playas del Pacífico: Manuel

Antonio ou Guanacaste

Dia livre para continuar a desfrutar a costa do Pacífico e este belo entorno, de descanso na praia ou para realizar alguma das múltiplas actividades ou passear por estas belas paisagens, com lugares virgens por descobrir, praias de cálidas águas oceânicas e uma imensa diversidade ecológica nos seus bosques tropicais.

Em Manuel Antonio, é obrigatória uma visita ao Parque Nacional (fechado às segundas-feiras) que, apesar de ser um dos mais pequenos do país, é um dos mais visitados, graças ao seu fácil acesso e à proximidade ao centro da localidade. Foi criado como uma área recreativa e, neste sentido, conta com trilhos para percorrer o seu bosque e chegar às distintas praias, enseadas, falésias e miradouros. Conta também com duas cómodas áreas, adaptadas para o descanso. Este é um dos parques mais vistosos, composto por um belo litoral, com diversas praias de areia branca, ilhotes e pontas quebradas,

envolvidas por uma espessa vegetação tropical, englobando uma grande variedade de ecossistemas. O bosque, com árvores de grande altura, mangais e lagoas, é o refúgio de uma variada fauna, onde se encontram diversas espécies de mamíferos e de aves, que podem ser observadas com relativa facilidade. Ocasionalmente, estas praias são também utilizadas como ponto de desova para as tartarugas Lora e Verde. Tendo em conta que foi criado como uma área recriativa, o parque também conta com trilhos que permitem

percorrer o seu bosque e chegar às suas distintas praias, calas, falésias e miradouros. Conta também com diversas áreas de descanso.

Outras actividades que se podem realizar na área de Manuel Antonio são passeios às ilhas Damas, rafting no rio Naranjo, os itinerários em kayak, canopy e passeios a cavalo até à magnífica catarata de Tocorí.

(28)

Em Guanacaste, também se podem realizar excursões e visitas ao Refugio de Vida Salvaje Diria, ou ao Parque Nacional Marino Las Baulas e Ostional, onde as tartarugas marinhas Lora vêm desovar. Estas tartarugas podem ser observadas a qualquer momento da temporada de desova, de maio a fevereiro, com o ponto alto em dezembro. As

tartarugas Baula e Verde vêm a estas praias durante os meses de julho e dezembro. Além disso, desde Playa Flamingo, também terá a oportunidade de descobrir o Parque Nacional Rincón de la Vieja e o Parque Nacional Santa Rosa; visitar Palo Verde, um lugar perfeito para a observação de aves ou desfrutar um passeio em lancha pela costa para avistar golfinhos.

Nas proximidades poderá encontrar a localidade de Guaitil, considerada o berço do artesanato local, onde poderá adquirir bonitas obras de olaria.

Resumo do dia

Após o pequeno-almoço, teremos o dia livre para conhecer a costa do Pacífico e as suas imediações, tomar banhos de sol nas suas belíssimas praias de areia branca ou

participando em alguma das múltiplas actividades que se organizam na zona.

…o Parque Nacional Santa Rosa é o mais extenso do país e um dos primeiros a ser criados? Fundado em 1971 e com um uma extensão de 49.515 hectares, forma parte da área de conservação de Guanacaste e protege um dos últimos bosques florestais secos da América Central.

Não é, porém, o único que se tenta conservar nesta zona de singular beleza. Aqui também se protege a desova das tartarugas marinhas, algumas das quais estão em perigo de extinção.

Outro dos grandes atractivos do parque é a sua grande biodiversidade já que

alberga 10 tipos diferentes de habitats. Neles convivem 115 espécies de mamíferos (incluindo 60 classes de morcegos), 100 anfíbios, mais de 10.000 insectos e 250 tipos de aves, os quetzais, os papagaios e um número considerável de espécies próprias das áreas litorais.

(29)

Dia 8

Playas del Pacífico: Manuel

Antonio ou Guanacaste

Estada em regime de alojamento e pequeno-almoço. Dia livre para continuar a sua visita a esta rica área, desfrutando o mar e a costa, assim como as distintas actividades e

excursões que se podem realizar por esta área. Actividades e desportos, tanto excursões terrestres como desportos náuticos, inclusive desportos de aventura nas imediações, incluindo mergulho ou agradáveis passeios pela costa.

Resumo do dia

Outro dia, tomaremos o pequeno-almoço no hotel e teremos tempo livre para continuar a desfrutar a maravilhosa costa do Pacífico.

Dias 9-10

Playas del Pacífico-San

José-Portugal

Depois de ter desfrutado as maravilhas deste assombroso e acolhedor país, chega a hora de despedir-se destas férias incríveis. Depois de tomar o pequeno-almoço, um dos nossos guias na Costa Rica irá acompanhar-nos ao aeroporto Juan Santamaría da capital, San José, onde pagaremos as taxas de saída do país (29 $) e realizaremos os trâmites de check-in e embarque. Passaremos a noite a bordo; um tempo em que poderá descansar e recordar as emoções vividas durante a viagem. Estamos convencidos que belíssimas recordações deste país o acompanharão para sempre.

(30)

Com a chegada à cidade de origem, finalizam os nossos serviços. Esperamos que a viagem tenha sido do seu agrado e que, em diante, recorde as experiências vividas com um sorriso e com vontade de voltar a este encantador país.

Não se esqueça de partilhar as suas experiências connosco e com futuros viajantes em fóruns online e redes sociais! A sua experiência poderá ajudá-los a passar umas

férias tão especiais como as suas.

Resumo do dia

Tudo o que é o bom acaba depressa: à hora combinada, transfer para o aeroporto de San José e viagem de regresso a Portugal em voo regular. Depois de passar a noite a bordo, chegada à cidade de origem.

…Guanacaste é uma das zonas da Costa Rica que mais se desenvolveu nos últimos anos graças à actividade turística?

Apesar da recente proliferação de beach resorts (especialmente perto das áreas de Tamarindo e Flamingo, onde também há um clube náutico) é, sem dúvida, a região com mais carácter. Não podemos esquecer que Guanacaste foi uma república independente durante 30 anos, situada entre a vizinha Nicarágua e Costa Rica, à qual optou anexar-se.

Se decide visitar este território singular e misturar-se com os seus habitantes, não demorará a aperceber-se que os guanacastecos (ou sabaneros como também se conhecem), têm uma personalidade muito diferente do resto dos costa-riquenhos ou ticos, apesar de serem igualmente hospitaleiros e afáveis.

Tradicionalmente Guanacaste viveu das actividades pecuárias. Actualmente, esta actividade encontra-se em recessão devido ao incremento de visitantes estrangeiros, sobretudo na costa norte da península de Nicoya.

(31)

Hotéis Costa Rica

Essencial

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM VOLCÁN

ARENAL

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM SAN JOSÉ DE

COSTA RICA

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM MONTEVERDE

Arenal Paraiso Resort and Spa

***

Volcano Lodge & Springs

***

Las Colinas

***

Presidente

****

(32)

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM TORTUGUERO

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM MANUEL

ANTONIO

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM VOLCÁN

ARENAL

Monteverde Country Lodge

***

Heliconia

***

Pachira Lodge

***

Villa Teca

***

Casitas Eclipse

***

California

***

(33)

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM MONTEVERDE

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM TORTUGUERO

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM VOLCÁN

ARENAL

Balmoral

****

Heliconia

***

Monteverde Country Lodge

***

Pachira Lodge

***

Arenal Paraiso Resort and Spa

***

(34)

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM SAN JOSÉ DE

COSTA RICA

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM MONTEVERDE

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM TORTUGUERO

HOTÉIS PREVISTOS (OU SIMILARES) EM GOLFO DE

PAPAGAYO

Presidente

****

Balmoral

****

Monteverde Country Lodge

***

Heliconia

***

Pachira Lodge

***

Casa Conde Del Mar

****

(35)
(36)

Guia de

Costa Rica

Se existe um destino em que a natureza seja a grande protagonista, esse é, sem dúvida, Costa Rica. Banhado de ambos os lados pelo oceano Pacífico e pelo mar das Caraíbas, e situado entre Nicarágua e Panamá, este território é um privilégio para os sentidos e uma experiência

inesquecível.

De facto, este país centro-americano tem-se consolidado como um dos principais destinos de turismo ecológico do mundo, graças à sua grande biodiversidade e às suas paisagens repletas de contrastes, nas quais convivem idílicas praias, vulcões, montanhas (a mais alta, Chiripó Grande, alcança 3.800 metros de altitude), vales, pradarias, densos bosques, selvas tropicais e rios. Todos de fácil acesso para os

visitantes, que têm a oportunidade de desfrutar uma experiência única enquanto descobrem as suas hipnóticas paisagens. Neste magnífico cenário, o país conta com uma completa rede de serviços e

infraestruturas que permitem ao recém-chegado realizar todo o tipo de actividades

com maior variedade de espécies animais e vegetais do planeta.

Conta também com um clima invejável: a média anual não supera os 22ºC na área da meseta central. Nas terras baixas perto do mar das Caraíbas, o clima é húmido e quente, com uns valores médios de 27ºC. Em relação às chuvas, a média anual oscila entre 4.000 e 5.000 mm, sendo

especialmente abundantes nos bosques tropicais da costa caribenha e no sudoeste, junto ao Pacífico. Estas precipitações estão concentradas sobretudo na estação das chuvas, entre Maio e Novembro.

E mais: para além de uma paisagem de sonho e de uma grande diversidade

biológica, Costa Rica também destaca pela sua gastronomia. Apesar de que a sua cozinha começa a sofrer as influências norte-americanas, as suas ementas continuam a estar dominadas por receitas tradicionais e pelos ingredientes próprios do país como o arroz, feijão, tamales (pastéis de milho envolvidos em folhas de bananeira e que se consomem em boa

(37)

PONTOS DE INTERESSE

Parque Nacional Manuel Antonio

Reserva Biológica Bosque Nuboso de Monteverde

(38)

INFORMAÇÃO ÚTIL

Reserva Natural Cabo Blanco Parque Nacional Cahuita

Puerto Viejo de Talamanca Parque Nacional Rincón de la Vieja

Puntarenas Gastronomia

Clima Parque Nacional Volcán Arenal

(39)

especialmente à noite e, por isso, pode ser recomendável levar um casaco na mala. Para as terras baixas e as zonas costeiras, é recomendável levar calções e camisolas ligeiras. Se a sua estadia coincide com a época das chuvas ou vai realizar alguma actividade num bosque tropical, recomendamos que leve um impermeável. O calçado deverá ser

confortável e caso pratique algum desporto (como slide, rafting ou trekking), escolha sapatos ou botas apropriadas. São imprescindíveis também o protector solar e o repelente de insectos.

Diferença horária

De finais de Março a finais de Outubro, a diferença com Portugal continental é de 7 horas. Se viajar entre finais de Outubro e finais de Março, a diferença será de 6 horas.

Moeda

Apesar da moeda oficial do país ser o colón, a maioria dos estabelecimentos do país também admitem pagamentos com dólares norte-americanos. Ao realiza o câmbio, 1 dólar equivale a cerca de 500 colones. É possível que também encontre alguns

estabelecimentos comerciais que também aceitem dólares. Aconselhamos que opte pelos dólares já que o preço nominal dos produtos e serviços é o mesmo em dólares e euros. Tendo em conta que a moeda europeia tem um valor superior ao dólar, as suas compras em dólares serão mais económicas. Claro que também poderá utilizar a moeda local. É a opção mais cómoda já que é possível que as lojas mais pequenas não admitam moeda estrangeira.

Electricidade

A corrente eléctrica é de 110/125V, com tomada de tipo americano. Necessitará, portanto, um adaptador. Aconselhamos que o leve consigo de Portugal, já que muitos hotéis contam com estes dispositivos e em algumas zonas pode ser difícil consegui-los.

Taxas do país

O imposto de saída do país não está incluído no preço da viagem já que deverá pagá-lo directamente às autoridades antes de realizar o check-in. Actualmente esta taxa é de 29$, apesar da quantia poder ser alterada sem aviso prévio.

Compras

(40)

realizados em madeira, barro ou couro, assim como as suas camas de rede. Em relação à gastronomia, não deixe de oferecer aos seus familiares e amigos um pacote de delicioso café.

Aduanas

Tal como ocorre nos países que não pertencem ao espaço Schengen, todos os

passageiros deverão passar pelo controle de aduanas. Para além dos produtos proibidos, também não está permitido sair do país com frutas, verduras, alimentos de origem animal ou animais vivos.

(41)

A sua espectacular paisagem está dominada por um bosque tropical húmido que envolve alguns vestígios de bosque

primário e secundário com árvores de grande altura, vegetação de praia (com árvores como as mancenilheiras e coqueiros), lagoas herbáceas, espectaculares mangais e ambientes marinhos dominados por uma grande diversidade biológica, que inclui espécies em perigo de extinção.

No caso da fauna, já se contabilizaram 109 tipos de mamíferos e mais de uma centena de aves. Entre as mais destacadas, cabe mencionar a preguiça de dois e três dedos, o mão-pelada, o esquilo vermelho, diversas classes de macacos, serpentes, aves (por exemplo, o gavião pescador, o pelicano pardo, o íbis branco e o tucano), etc.

Para além desta extraordinária amostra animal, outro dos pratos fortes do parque é o sua preciosa costa, compostas por praias de areia branca, ilhéus de pontas quebradas,

contornadas por uma densa vegetação tropical e uma grande variedade de ecossistemas. As principais praias do parque são Espadilla Sur, que é a favorita dos surfistas; Puerto Escondido, a que apenas se pode aceder quando baixa a maré e Manuela Antonio, que dá nome a este espaço protegido e que é a mais adequada para banhar-se. Se decide visitar este paradisíaco lugar não se esqueça que dispõe de uma rede de caminhos bem

sinalizados. Percorrendo-os poderá chegar a muitas calas repletas de encanto.

Outros dos pontos de interesse do parque é Punta Catedral, uma ilhéu que liga com terra firme mediante um finíssimo istmo de areia, formado pela sedimentação. Por outro lado, também não deverá perder Punta Serrucho, uma grande falésia com um grande miradouro. Aqui poderá contemplar as vistas excepcionais sobre as ilhas de Mogote. Todas estas ilhas e ilhéus servem de refúgio para diversas espécies de aves marinhas como as gaivotas, fragata-comum e andorinhas. Ocasionalmente, estas praias são utilizadas pelas tartarugas lora e verde para pôr os seus ovos.

Apesar do parque abrir as suas portas durante todo o ano, excepto à segunda-feira, a melhor época para descobri-lo é no período entre Janeiro e finais de Abril, quando se reduzem as precipitações, aumenta a intensidade do sol e se eleva a temperatura.

(42)

Após finalizar a sua visita, poderá dirigir-se a Quepos, onde poderá encontrar os hotéis, bares e restaurantes mais económicos da zona. O nome desta localidade provém de quepoa, um subgrupo dos borucas e que desapareceu coincidindo com a chegada dos conquistadores espanhóis. Para além de comer e alojar-se a bom preço, recomendamos uma relaxante caminhada pelo passeio marítimo e pelo seu molhe.

Se a sua carteira o permitir, recomendamos que se hospede no caminho que une o parque nacional e Quepos, onde poderá desfrutar os hotéis, restaurantes, esplanadas e galerias de arte mais exclusivos da zona. Estes estabelecimentos, construídos em grande parte sobre as ladeiras, brindam umas maravilhosas vistas para as águas do oceano. O melhor lugar para desfrutar a noite.

Se pratica surf, encontrará as melhores praias tanto a norte como a sul. Dirigindo-se a norte em direcção a Jacó, chegará às praias de Esterillos e Hermosa. Para sul poderá conhecer as praias Matapalo e Savegre.

(43)

Tropical, uma organização costa-riquenha fundada em 1962 e que não recebe nenhum tipo de financiamento oficial, e a Liga Conservacionista de Monteverde, criada em 1986.

Com o passar dos anos, a superfície da reserva foi crescendo graças aos donativos de terreno realizados por organizações como WWF, Nature Conservancy e Rare Animal, sem esquecer o apoio recebido por parte de países como Canadá, Estados Unidos ou

Dinamarca.

Para chegar ao seu território, um escarpado caminho desliza entre as colinas, os outeiros e os profundos vales da cordilheira de Tilarán, dando acesso a pastos dourados e bosques secos nas suas zonas mais baixas. A paisagem vai sendo alterada à medida que subimos por um caminho sem pavimentar, onde começa a haver vegetação de escassa altura. O caminho continua a ser ascendente e envolvido por neblina e chuviscos, mesmo na época da estação seca. Depois de deixar para trás a localidade de Monteverde, chega-se ao bosque desta reserva natural.

A zona está abrangida na sua totalidade por duas reservas privadas: a Reserva Biológica de Monteverde e pelo Bosque Eterno de los Niños, o primeiro no mundo adquirido com donativos de crianças de vários países.

O índice de precipitações de Monteverde é muito alto, oscila entre os 3.000 e os 5.000 mm anuais, o que explica a sua exuberante e variada vegetação. Neste apartado, cabe destacar a sua grande variedade de musgos, líquenes, plantas epífitas e mais de 500 espécies de orquídeas que florescem sobre a vegetação arbórea. Na sua totalidade, podemos

contemplar 2.500 tipos de plantas.

Em relação à fauna, esta é também abundantes: o lugar reúne 100 espécies de mamíferos, 400 de aves, 120 de répteis e anfíbios. Cabe destacar os diminutos colibris, o vistoso

quetzal e os pássaros campana, assim como uma variedade de mamíferos como o jaguar, puma, jaguatirica, tapir, diferentes tipos de macacos, esquilo, morcegos e veados.

O espaço natural também conta com numerosos caminhos muito bem sinalizados e com um comprimento total de 120 km, nos quais se podem realizar percursos temáticos para conhecer melhor a biodiversidade do parque. Existem três refúgios onde poderá alojar-se por um preço económico e nos quais encontrará duches, água potável e fornos para cozinhar.

(44)

Se tiver tempo, recomendamos que visite a localidade de Monteverde. Surgida no início dos anos 50, foi uma singular iniciativa da comunidade quaker, um grupo que se deslocou até à Costa Rica impulsionado pela sua vocação pacifista de desarmamento. Os recém-chegados estabeleceram-se na região e dedicaram-se à agricultura e à pecuária, produzindo leite e queijos de grande qualidade.

(45)

e chuvosas da geografias costa-riquenha: a época das

chuvas mantém-se durante quase todo o ano, sendo Março o

mês mais seco. Isso sim: apesar das precipitações poderem durar vários dias, isto não supõe nenhum impedimento para desfrutar esta reserva já que os estabelecimentos

oferecem aos visitantes lanchas cobertas, impermeáveis, chapéus de chuva e galochas. Tal como ocorre noutras zonas do país, a chuva costuma aparecer a meio da tarde ou à noite, enquanto que as manhãs costumam ser claras e ensolaradas.

Formada por extensas praias de areia, a superfície deste parque nacional estende-se do rio Tortuguero até Parisimina, ocupando praticamente 19.000 hectares terrestres e 53.000 hectares marítimos.

Tanto o parque como o Refugio de Vida Silvestre Barra Colorado estão constituídos por uma ampla planície inundada, atravessada por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis, planície esta que se interrompida por alguns outeiros de pouca altitude e cones de origem vulcânica, vestígios do antigo arquipélago da fossa de Nicarágua. Sempre que não tenha chovido, recomendamos que venha ao outeiro de Tortuguero (119 m), que permite contemplar estupendas vistas para os canais e para a costa.

As suas extensas praias de areia escura constituem precisamente um dos principais atractivos desta reserva natural. A sua formação estão estreitamente relacionada com os rios que nascem no sistema montanhoso central e que arrastam sedimentos que depositam frente à costas. Esta costa litoral é um lugar perfeito para a execução dos ninhos de quatro das seis espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo: baula (a maior do

planeta), carey, cavaleira e verde, uma espécie que pode alcançar os 200 kg de peso e 1 metro de comprimento.

Tortuguero é, sem dúvida, uma paragem obrigatória para todas estas espécies. Guiadas pelo instinto, deslocam-se até esta zona ano após ano para depositar os seus ovos. A desova tem lugar entre Março e meados de Outubro, apesar deste dado poder variar dependendo de cada tipo de tartaruga. A desova também recebe o nome de arribadas e costuma coincidir com a fase minguante da lua. Para ver como põem os seus ovos este animais sem incomodá-los, o mais recomendável é deslocar-se em bote ou canoa. A partir do entardecer não está permitido aceder ao parque sem um guia.

(46)

No que respeita à flora do lugar os seus bosques caracterizam-se pela sua densidade e pela sua grande variedade de cobertura vegetal. Convém recordar que esta é uma das zonas silvestres de maior biodiversidade da Costa Rica, com presença de coqueiros no litoral e bosques húmidos e pantanosos no interior, nos quais crescem árvores que podem atingir 40 metros de altura. Também poderá ver pântanos herbáceos e plantas flutuantes à superfície no seus canais.

Esta exuberante vegetação também é propícia para uma rica e variada fauna, onde são particularmente abundantes os macacos e as preguiças. Também se podem encontrar crocodilos apesar de serem bastante esquivos. Outra das espécies mais interessantes é o morcego pescador, um dos maiores do país, que se alimenta principalmente de peixes. Conta também com uma grande variedade de aves (são conhecidas 306 espécies) como o tucano, a lapa verde, o papa-figos e o gavião.

A não perder, as suas espécies em perigo de extinção como o manatim, o tapir, o urso formigueiro ou o jaguar.

Apesar do acesso ao parque se poder realziar por via aérea, o mais habitual é chegar até aqui por terra desde San José, atravessando o Parque Nacional Braulio Carrillo até Siquirres, para continuar por uma zona pecuária e agrícola, com extensas plantações de bananeiras, até aos canais.

(47)

A praia de Santa Teresa está, de facto, a converter-se num

dos lugares mais concorridos para a prática desta disciplina já que é apta tanto para

principiantes como para os surfistas mais experientes. As condições para desafiar as ondas são excelentes a qualquer época, já que as rajadas de vento se mantêm ao longo do ano. Para além do surf, são muitas as actividades que se podem realizar neste magnífico lugar, entre as quais os passeios a cavalo ou de bicicleta de montanha, as caminhadas, as

sessões de slide, pesca e passeios de barco. E claro, é também uma magnífica opção para todos aqueles que desejem passar umas horas de descanso ao sol. Na zona também poderá encontrar hotéis e restaurantes.

De todas as formas, os pontos fortes desta maravilhosa praia não acabam aqui: nos seus arredores, poderá descobrir uma grande variedade de vegetação tropical, que o ajudará a explorar a diversidade da vida selvagem desta zona da Costa Rica.

Entre os lugares de interesse mais próximos, cabe destacar a Reserva Natural Absoluta Cabo Blanco, que se encontra a escasso minutos de Santa Teresa. Para que possa desfrutar ao máximo este espaço protegido, recomendamos que dedique um dia inteiro a percorrê-lo.

(48)

Reserva Natural Cabo Blanco

Situada no extremo sudoeste da península de Nicoya, 11 km a oeste de Montezuma e num ponto acessível através duma pista de terra, este espaço é um dos mais emblemáticos da Costa Rica já que foi a primeira zona protegida do sistema de parques nacionais do país.

Esta iniciativa é fruto do esforço de Olaf e Karen Wessberg, dois granjeiros suecos que se instalaram nas imediações nos anos 50 do século passado e que uniram esforços para levar

a cabo uma admirável campanha de protecção da zona, então gravemente ameaçada pela actividade pecuária e florestal. O seu objectivo consistia em conservar os bosque tropicais e as praias do extremo sul desta península, incluindo a ilha de Cabo Blanco.

O parque encontra-se totalmente protegido e inicialmente não se permitiam visitas. Actualmente é possível aceder a esta reserva natural de Quarta a Domingo.

Cabo Blanco alberga dois tipos de bosque litoral: o bosque original ou primário e o bosque regenerado ou secundário. Neles habitam numerosas espécies de plantas, aves e

mamíferos como o puma, jaguatirica e vários tipos de macacos.

As duas praias do parque, Balsita e Cabo Blanco, também merecem uma visita atenta e pausada já que contam com belos recifes de coral e fossas naturais.

Nesta reserva também poderá percorrer diverso itinerários, como o de Sueco, entre o posto de vigilância até ao cabo e às duas praias; o Central, que se interna no bosque e culmina na praia Balsita; ou o de Barco, que une a zona das falésias com praia Balsita.

(49)

Talamanca, onde encontrará o ponto de informação de Puerto Vargas, no centro do litoral protegido.

O parque, cuja superfície também compreende uma área marinha de 600 hectares, estende-se ao longo duma linha costeira de 14 km de comprimento, na qual se sucedem praias e enseadas, acompanhadas por uma frondosa vegetação e numerosos coqueiros. Apesar de existirem poucos lugares que sejam mais adequados para descansar e desfrutar a natureza durante todo o ano, a melhor época para o fazer é são os meses de Março, Abril, Setembro e Outubro, que é quando se reduzem as chuvas e predominam as altas temperaturas e os céus estão parcialmente limpos.

Fazendo parte duma paisagem tipicamente caribenha, as palmeiras e os mangais que contornam o litoral adentram-se num cálido mar de águas tranquilas, com recifes de coral próximos da costa que farão as delícias dos amantes do mergulho. O fundo marinho é rico em peixes às cores, morenas, moluscos, lagostas e algas, assim como 35 espécies de corais de grandes dimensões. Devido a um terramoto, o leito marinho elevou-se cerca de um metro deixando a descoberto os corais mais altos.

O espesso bosque tropical do parque também alberga uma abundante fauna, que inclui mamíferos como as preguiças e os macacos, a paca ou mão-pelada. Nas zonas

pantanosas, nos mangais e na costa, podem contemplar-se iguanas e uma grande variedade de aves, como as gaivotas, as garças reais e os íbis verdes.

(50)

Puerto Viejo de Talamanca

A sul da localidade de Cahuita, ergue-se Puerto Viejo de Talamanca, uma antiga localidade piscatória que se transformou num lugar idóneo para descansar e deixar-se surpreender.

Trata-se dum lugar singular, diferente ao resto do país, com uma população multirracial na qual predominam os

afrocaribenhos de origem jamaicana. Em linhas gerais, estes continuam a manter o seu próprio idioma e os seus dialectos, assim como as suas tradições e o seu interesse pela música.

Desde o primeiro momento, atrai a atenção do visitante a arquitectura tipicamente caribenha desta localidade, na qual o turismo e a natureza se combinam na perfeição, assim como as suas escassas ruas, alinhadas junto ao mar das Caraíbas e de aspecto inacabado. Estamos convencidos que se deixará seduzir pelas suas palmeiras e praias, as suas esplanadas, os seus restaurantes, os seus mercados de artesanato e as suas

numerosas lojas de recordações. Uma oferta de ócio que, ao cair da noite, se completa com pubs e discotecas nas quais poderá dançar ao som de ritmos caribenhos mais autênticos como o calipso e o reggae.

Puerto Viejo de Talamanca também conta com duas praias bem diferenciadas, que se estendem por ambos os lados da localidade: Playa Negra, onde podemos encontrar um jardim botânico privado com algumas espécies animais (como rãs venenosas e preguiças) e a praia de Salsa Brava, apta para a práctica de surf, apesar de perigosa devido aos seus afiados recifes de coral.

(51)

hidrográficas situadas junto a Rincón de la Vieja, este parque está dividido em dois sectores: Las Pailas e Santa María.

Ambas as zonas albergam um lugar de fortes contrastes climáticos. De facto, a vertente oceânica é seca, enquanto que a área caribenha se caracteriza pela sua elevada humidade e a sua frondosa vegetação.

O parque conta com uma extensão de 14.161 hectares, onde se erguem dois vulcões: o de Santa María e o de Rincón de la Vieja. Este é o ponto mais alto do espaço protegido (1.916 m de altitude) e registou as suas últimas erupções em 1983, 1984, 1991 e 1996. Apesar de actualmente se encontrar praticamente inactivo, das suas abundantes fumarolas ainda emanam vapores e gases. Por outro lado, neste parque natural também terá oportunidade de admirar outros seis picos vulcânicos e 32 rios e quebradas.

Todos este acidentes geográficos configuram um cenário único, com bonitas quedas de água, covas de barro quente e uma extensa lagoa de água doce. A sul do vulcão de Rincón de la Vieja encontramos as zonas de Las Pailas e Las Hornillas, cuja superfície conjunta alcança os 50 hectares. De aqui surgem diversas fontes termais, que dão lugar a quedas de água muito quente. Tratam-se de lagoas vulcânicas ocupadas por pequenas depressões nas quais a água lodosa está em constante actividade e orifícios por onde se elevam jactos de vapor. A actividade térmica no parque aumenta especialmente na época das chuvas devido à quantidade de água que aquece e evapora constantemente, dando lugar a pequenos vulcões de lodo de formas e dimensões muito variadas.

Outro dos pontos fortes deste lugar é a sua abundante flora. Nas áreas intermédias (entre 800 e 1.500 m acima do nível do mar) verá um bosque extremamente frondoso, composto por árvores de grande altura. A vegetação da zona situada a nordeste, por outro lado, caracteriza-se por se representativa da vertente atlântica, com bosques densos e um sub-bosque formado maioritariamente por palmeiras.

Nas zonas mais baixas, algumas das árvores mais comuns são o loureiro, o guanacaste (árvore que dá nome à província), a oliveira ou o cedro amargo. Quanto às áreas

intermédias do maciço, entre os 1.200 e os 1.400 metros, as árvores mais abundantes são o carvalho, copey, o cipreste branco, entre outros.

Por outro lado, este parque é o lar e refúgio duma variada fauna, onde se conhecem actualmente 257 espécies de aves. Entre elas podemos destacar o quetzal, o pavão, o

(52)

Em relação aos mamíferos, o leque de espécies não é menos generoso: a cabra montesa, o armadilho, a tapir, a preguiça de dois dedos, o jaguar e o puma, assim como distintas espécies de macacos. Os insectos são também abundantes, destacando as belas borboletas morfo, das quais existem quatro espécies.

Do mesmo modo, no parque também encontrará áreas de piquenique e compridos trilhos (denominados Central, Oeste e Este) nos quais poderá praticar caminhada ou passear a cavalo.

Subir ao vulcão é uma experiência que dura um dia, mas que permite desfrutar uma

maravilhosa vista da península de Nicoya e do lago de Nicarágua. Se pretende realizar esta subida, não se esqueça de levar consigo água e um casaco ligeiro já que a temperatura desce à medida que se aproxima do cume.

(53)

Hermosa, Naranjo ou baía Drake.

A sua localidade mais importante é a cidade de Puntarenas, situada a cerca de 130 km da capital do país, San José. Principal porto comercial do país no século XIX e a princípios do XX, trata-se dum lugar estratégico para efectuar excursões e descobrir as maravilhas da Costa Rica. De todas as formas, é também uma zona muito apreciada pelo turismo de sol e praia já que oferece a possibilidade de relaxar-se nas suas maravilhosas praias.

Esta localidade também conta com numerosos atractivos dentro do centro urbano que vale a pena conhecer, como a Casa de Cultura, que conta com um notável galeria de arte, o Parque Marinho do Pacífico, o Museu Histórico Marinho ou o passeio dos Turistas, uma animada artéria junto à praia e na qual é possível encontrar um bom número de hotéis, restaurantes e lojas. Aqui também é possível apanhar um dos ferries que fazem a ligação com a península de Nicoya.

A província de Puntarenas também permite realizar todo o tipo de actividades de ócio: agradáveis caminhadas pela praia, banhar-se nas águas dos rios que fluem desde a cordilheira Tilaran. Você decide!

Referências

Documentos relacionados

Você fará uma transferência de uma hora para a cidade Bajo Rodriguez, apreciando um café da manhã leve no caminho (se você estiver hospedado no Hampton Inn na noite anterior,

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

Esta localidade piscatória deve a sua fama ao Parque Nacional homónimo (aberto de terça a domingo), um dos mais importante de Costa Rica e um lugar de grande

Agradáveis passeios pelos seus bosques e praias, mergulho de superfície nos seus recifes ou percursos em lancha para conhecer alguns dos mais destacados, com os seus

Após tomar o pequeno-almoço no nosso hotel, teremos o dia livre para continuar a sua visita a esta rica área, desfrutando o mar e a costa, assim como as distintas actividades

Teremos um dia livre para continuar a desfrutar a costa do Pacífico e este belo entorno, de descanso nas suas praias ou para realizar numerosas actividades e conhecer as belas