• Nenhum resultado encontrado

Costa Rica e Panamá Completos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Costa Rica e Panamá Completos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Circuito de 14 dias

Costa Rica e Panamá Completos

Descubra as peculiares paisagens deste ponto de união entre os dois hemisférios.

Uma fantástica viagem na qual se combina a variada e rica natureza do istmo centro-americano, com as suas praias e ilhas banhadas pelo mar das Caraíbas, com a moderna e cosmopolita cidade do Panamá com o seu espectacular canal.

Serviços incluídos na viagem

Voo de ida e volta.

1 noite em San José, 2 noites em Vulcão Arenal, 2 noites em Tortuguero, 2 noites em Puerto Viejo, 2 noites em Bocas del Toro e 3 noites em Cidade do Panamá.

Voo doméstico desde Bocas de Toro a Cidade do Panamá.

Assistência à chegada com guia em português e transfer entre os aeroportos e os hotéis, tanto à chegada como à saída.

Transporte em mini-bus ou autocarro, com ar condicionado.

Transfers entre os distintos hotéis seleccionados, em mini-bus ou autocarro, com ar condicionado e motorista de língua espanhola.

Alojamento nos hotéis indicados (ou similares).

Estada em regime de alojamento e pequeno-almoço em San José, Volcán Arenal, Puerto Viejo, Bocas do Toro e Cidade do Panamá.

Estada em regime de pensão completa em Tortuguero, incluindo as refeições desde o pequeno-almoço do 4º dia ao almoço do 6º dia.

Excursões e visitas em Tortuguero, com guia em espanhol e inglês, indicadas como incluídas no itinerário.

Assistência continuada por parte dos nossos agentes em cada destino.

Serviço de atenção 24 horas por dia, por parte do nosso próprio centro de assistência.

Seguro básico de viagem.

Serviços NÃO incluídos

 Entrada no Parque Nacional de Tortuguero, (17 USD) que se pagará directamente no destino no dia da visita.  Excursão nocturna para a observação de tartarugas na época da desova (20 USD aprox.).

 Taxas fronteiriças entre Costa Rica e Panamá.

 Qualquier serviço não indicado como incluído no capítulo anterior.

Cidades Visitadas:

San José De Costa Rica, Tortuguero, Volcán Arenal, Puerto Viejo de Talamanca, Cidade Do Panam e Bocas Del Toro.

(2)

Notas importantes

O peso autorizado da bagagem para o voo entre Bocas del Toro e Panamá é de 11 Kg. (26 Lb) por pessoa. O custo por kg adicional é de 2,50 USD, que deverá ser pago directamente à companhia aérea no acto de check-in. Se o voo realiza escala em algum território dos Estados Unidos, é obrigatório estar na posse de um passaporte de leitura mecânica e dispor de uma autorização electrónico, sem a qual não lhe será permitido o embarque. Esta autorização (Electronic System Travel Authorization - ESTA), apenas pode ser solicitada através da internet e é da responsabilidade exclusiva do viajante. Poderá solicitá-la através do nosso site ou clicando no link: http://usaevisitors.com A época de desova em Tortuguero, com maior actividade, abrange os meses de junho a outubro. As tartarugas Baula chegam a esta área durante os meses de fevereiro a julho, com maior frequência durante abril e maio. As tartarugas Carey e Verde desovam entre julho e outubro..

(3)

Itinerário Completo

Dia 1: PORTUGAL / SAN JOSÉ

À hora indicada, apresentação no aeroporto de origem, para partida em voo de linha regular, com destino a San José de Costa Rica. Trâmites de check-in e embarque. Chegada ao aeroporto internacional Juan Santamaría em San José. Trâmites de chegada e aduaneiros. À saída do terminal, assistência por parte do nosso pessoal receptivo, que lhe facultará informação e conselhos para o desenvolvimento do programa. Transfer para o hotel, chegada, distribuição dos quartos e resto da tarde livre à sua disposição. Alojamento.

Dia 2: SAN JOSÉ / VULCÃO ARENAL

Pequeno-almoço no hotel e partida pela manhã em direcção à cordilheira central, no interior do país. O itinerário começa a mostrar algumas das belas paisagens costa-riquenhas, atravessando zonas agrícolas e pecuárias, rios e bosques para chegar à cidade de Fortuna, situada nas ladeiras da cordilheira de Tilarán e no sopé do Volcán Arenal. Chegada ao meio-dia ao hotel. Resto do dia livre, para começar a desfrutar os distintos pontos de interesse desta zona, entre os quais cabe destacar os seus poços e rios de águas termais, que surgem à volta do vulcão. Este Parque Nacional extende-se entre a cordilheira de Tilarán e as planícies de San Carlos, sendo o seu majestoso vulcão o elemento mais característico e uma das principais atracções naturais do país. Com um impressionante cone, quase perfeito, de 1.633 metros de altura, e domina tudo à sua volta e reflecte a sua imagem nas águas do lago, numa paisagem única e característica deste lugar. O Parque apresenta aqui o autêntico valor e complemento, com uma rica e variada vegetação e fauna, integrando distintos tipos de bosques e selvas tropicais a este belo cenário particular.

Dia 3: VULCÃO ARENAL

Pequeno-almoço no hotel. Dia livre à disposição para efectuar algumas das múltiplas actividades que se oferecem nesta zona. A área de conservação conta com bosques muito húmidos, salpicados pelas chuvas e drenadas por infinidade de cursos de água permanentes, entre os quais se encontra o rio Cano Negro que desemboca na própria lagoa Arenal, assim como diferentes saltos de água, como a catarata da Fortuna, próxima à povoação, com uma queda de água de 38 metros, formando poças aptas para o banho e de fácil acesso. Os bosques das zonas de alta montanha são refúgio para grande variedade de aves entre as que destaca o quetzal, ao mesmo tempo que protegem várias espécies em perigo de extinção. O vulcão iniciou a sua actividade em 1968 e a região abraça uma série de paisagens de grande beleza e contrastes, com extensas zonas pecuárias e campos de cultivo. Os rios subterrâneos, dão origem a diversas fontes e poços termais, sendo este outro dos atractivos da zona. São vários os centros balneários habilitados para la talassoterapia e massagens, num remanso de paz com o imponente vulcão como pano de fundo. Aqui está localizada a localidade de La Fortuna, uma cidade inicialmente agrícola e que hoje, se desenvolveu contando hoje com uma variedade de pequenos comércios e restaurantes, onde se pode saborear a excelente carne de bovino desta região, bem como pizzarias e restaurantes de cozinha típica e internacional.

Dia 4: VULCÃO ARENAL / PARQUE NACIONAL TORTUGUERO

À primeira hora da manhã (06:00 horas aproximadamente) partida do hotel em direcção à zona este do país. Este itinerário discorre descendendo a cordilheira em direcção à costa caribenha, atravessando, um território de montanhas, rios e planícies cobertas por uma rica vegetação. Já mais perto da costa, a paisagem vai-se alterando, com espaços de vegetação mais aberta, com planícies, quintas agrícolas e dedicadas à pecuária, até chegar a Guapiles, onde se servirá um típico pequeno-almoço. A partir de aqui, o percurso prossegue em direcção ao nordeste, contornando o rio Parismina, para adentrar-se, através dum caminho sem asfaltar, numa extensa planície com quintas pecuárias e plantações de bananas, até chegar ao porto e embarcar em lancha e começar a navegação através deste sistema de canais naturais, de mágica beleza. No decurso deste circuito, poderá começar a contemplar a peculiar e bela natureza do lugar. Chegada ao hotel, situado à beira borde do canal e com construcções rodeadas de jardins, integrados na natureza da zona. Distribuição dos quartos e almoço no hotel. À tarde, está incluída uma visita à pequena localidade de Tortuguero, na qual os nativas, com certos rasgos maias, viviam da caça e da pesca. Hoje continua a ser uma pequena localidade que vive da pesca e do turismo, com a elaboração e venda de artesanato típico. Jantar e alojamento.

Dia 5: PARQUE NACIONAL TORTUGUERO

Estada em regime de pensão completa no hotel. Durante este dia estão incluídas diversas actividades, com passeios pelos caminhos da zona e navegação pelos canais para contemplar e desfrutar a vida selvagem que este Parque alberga e cuida. Este é o mais emblemático do país, sendo a área mais importante para a desova das grandes tartarugas marinhas. Constituído por uma ampla planície inundada, atravessada por um sistema natural de lagoas e canais navegáveis, interrompida por alguns outeiros de pouca altura, e na qual os bosques se caracterizam pela sua densidade e pela grande variedade vegetal, com presença de coqueiros no litoral e bosques húmidos e pantanosos no interior, com árvores que chegam a atingir uma grande altura. Esta exuberante vegetação é o habitat perfeito para uma rica e variada fauna, onde são particularmente abundantes os macacos (congo, carablanca e colorado), facilmente visíveis, tais como outras espécies como o tucano, a lapa verde e as garças. Não resulta difícil a observação de crocodilos, tartarugas terrestres e de água doce, assim como de coloridas rãs, iguanas e basiliscos. Outros moradores destes bosques, mais difíceis de observar, são alguns dos mamíferos em vias de extinção, como o manatim, o tapir, o urso formigueiro ou o jaguar. Finalizado este percurso matinal, regresso ao hotel para descanso e almoço. Tarde livre para desfrutar as instalações do hotel ou efectuar algumas das actividades e passeios que opcionalmente se oferecem. As extensas e rectilíneas praias deste lugar são o lugar ideal para a desova das grandes tartarugas marinhas tais como a Baula, a Carey e a Verde, espécies de grande tamanho que se vão à praia para desovar, protegidas pela escuridão da noite. As tartarugas Carey desovam nesta área de julho a outubro, as Baula de fevereiro a julho,com maior frequência durante abril e maio, e as Verde de julho aoutubro. Nos

(4)

julho a outubro, as Baula de fevereiro a julho,com maior frequência durante abril e maio, e as Verde de julho aoutubro. Nos distintos estabelecimentos hoteleiros organizam-se partidas especiais à praia durante estes meses, sempre em pequenos grupos e acompanhados de guias especialistas. Esta excursão não está incluída nos preços. Jantar e alojamento no hotel.

Dia 6: TORTUGUERO / PUERTO VIEJO

Pequeno-almoço no hotel e partida novamente, através dos espectaculares canais em direcção ao interior. Almoço em andamento para continuar em direcção à costa caribenha, chegando à cidade de Limón. Este é um dos portos más importantes do país, foi fundado em 1870 como um porto exportador de banana e grão, sendo uma das cidades mais antigas do continente. Desde Limón, o itinerário continua em direcção ao sul, onde a estrada é paralela ao mar contornando a costa, com uma paisagem tipicamente caribenha, com grandes coqueiros sobre a praia, para chegar ao hotel em Puerto Viejo. Chegada ao hotel. Distribuição dos quartos e resto do dia livre, para começar a percorrer e desfrutar da singularidade, do especial ambiente e do cálido clima de Puerto Viejo, um enclave piscatório que actualmente está convertido num atraente lugar turístico salpicado de pequenos bares com agradáveis esplanadas, restaurantes e bancas de artesanato que convidam a passear pelas suas ruas, com uma amena brisa e música jamaicana de fundo. Este é um lugar peculiar, diferente ao resto do país, com uma população multirracial, onde predomina a população afro caribenha de origem jamaicana que continua a manter, em grande parte, as suas tradições e ritmos.

Dia 7: PUERTO VIEJO

Pequeno-almoço no hotel. Dia livre à sua disposição para desfrutar a praia e as redondezas, com uma paisagem tipicamente caribenha, onde os coqueiros e mangais acariciam o litoral de areias claras, até adentrar-se no cálido mar de águas tranquilas. A poucos minutos de Puerto Viejo, encontramos o Parque Nacional Cahuita, que junto com o Refugio Nacional de Vida Silvestre Gandoca-Manzanillo (más a sul), constituem uma das áreas de maior beleza paisagística do país, sendo exponentes da típica vegetação desta região. O principal atractivo São as suas praias de areia esbranquiçada, os seus milhares de coqueiros e um tranquilo mar, pouco profundo e claro, com recifes próximos à costa. Um denso bosque tropical, rico em palmas, mangais e zonas húmidas, com a típica vegetação litoral abundante de coqueiros. O lugar alberga uma variada fauna, com pequenos mamíferos, especialmente os atrevidos macacos carablanca, facilmente visíveis, e que se chegam a aproximar simpaticamente aos visitantes, bem como diversos tipos de aves nas áreas pantanosas e nos mangais. Nos recifes, não muito longe da costa, são frequentes as lagostas e extensas pradarias de algas e os coloridos peixes típicos deste mar tropical.

Dia 8: PUERTO VIEJO / BOCAS DEL TORO

Pequeno-almoço no hotel e partida uma mais uma vez contornando a costa em direcção ao sul, para chegar ao peculiar posto fronteiriço de Sixaola e efectuar os trâmites aduaneiros, acompanhados sempre pelo nosso agente costa-riquenho. Após efectuada a entrada no território panamenho, prosseguimos em direcção a Changuinola e Almirante, para embarcar na lancha que nos levará a cruzar a Baía Almirante e chegar à Isla Colón, a maior deste arquipélago caribenho, composto por mais de 60 ilhas, ilhotes e cayos de mangais. Chegada, assistência e transfer para o hotel. Resto do dia livre para começar a descobrir os belos recantos deste arquipélago, com diversos atractivos. A pequena cidade conta com um ambiente típico caribenho, com construções em madeira, onde se encontram agradáveis esplanadas, bares e restaurantes onde poderá saborear a cozinha regional ou internacional.

Dia 9: BOCAS DEL TORO

Pequeno-almoço no hotel e dia livre para realizar algumas das múltiplas actividades que colocadas à disposição do visitante nas distintas praias de areia branca, ilhas e baías do arquipélago. Este é um lugar que oferece um leque variado de atracções e ambientes naturais com abundância de bosque, combinando com recifes coralinos e vilas indígenas, onde o Parque Nacional protege os distintos ecossistemas, com a sua variada flora e fauna com os recursos naturais. São vários os atractivos que este arquipélago oferece aos seus visitantes. Agradáveis passeios pelos seus bosques e praias, mergulho de superfície nos seus recifes ou percursos em lancha para conhecer alguns dos mais destacados, com os seus cayos e bosques de mangais, e banhar-se em algumas das suas praias, como por exemplo, Boca del Drago ou a bem conhecida Playa de las Estrellas, conhecida por este nome pelas suas tranquilas e transparentes águas, com um pequeno tramo de areia branca e onde se pode contemplar um grande número de estrelas do mar, grandes e de tons alaranjados descansando no fundo, uma espécie marinha cuidada e protegida pelas leis panamenhas. Outro lugar destacável é a região de Bocatorito, situada a sul de isla Cristóbal, onde se forma um labirinto de canais contornados de mangais, formando uma bela paisagem lacustre, e onde se encontra a Bahía de los Delfines, um lugar em que é muito fácil encontrar-se com golfinhos que se alimentam graças à rica vida marinha de peixes e crustáceos que habitam estas águas, especialmente junto às raízes dos mangais. É também destacável o Parque Nacional de Isla Bastimentos, com praias e cayos que constituem um cenário natural com múltiplos atractivos capazes de satisfazer a todos os seus visitantes.

Dia 10: BOCAS DEL TORO / PANAMÁ

Pequeno-almoço no hotel. À hora combinada, partida em direcção ao aeroporto de Bocas del Toro para voo para a Cidade do Panamá. À chegada estará à nossa espera o pessoal da nossa equipa receptiva para o transfer para o hotel. Distribuição dos quartos e resto do dia livre para começar a conhecer esta interessante e cosmopolita capital, com atractivos centros comerciais, o seu paredão e o centro colonial, ou a moderna zona de El Causeway de Amador, digno de admirar pelas suas vistas espectaculares da cidade e do canal de Panamá. Não há vista igual na cidade, especialmente a meio da tarde. Uma panorâmica completa, com os barcos à espera para adentrar-se o canal e transitando por baixo da ponte das Américas. A calçada, com cerca de 2 km de comprimento, foi criada sobre três ilhas que se unem e com as rochas escavadas do próprio canal. Desse ponto é possível divisar a outra parte da baía, onde se encontra a parte mais moderna da cidade, com altos edifícios, hotéis e blocos de apartamentos. A cidade conta com todo o tipo de restaurantes, bares, discotecas e lugares de ócio, com una animada vida nocturna.

Dia 11: PANAMA

Pequeno-almoço incluído no hotel. Dia livre para continuar a visitar a cidade, o seu centro histórico que foi a segunda cidade do Panamá e é original pela sua arquitectura colonial. Aqui encontramos edifícios tais como a Catedral, o Palácio Municipal, a Igreja de San José e o seu Altar de Ouro, o Arco Chato ou o convento de Santo Domingo, com belas praças e passeios

(5)

a Igreja de San José e o seu Altar de Ouro, o Arco Chato ou o convento de Santo Domingo, com belas praças e passeios como a Plaza de la Independencia, o Paseo de las Bóvedas ou a Plaza Bolívar onde está construído o Teatro Nacional. Pode também aproveitar o dia para contemplar o famoso Canal, com a visita à eclusa de Miraflores, onde poderá apreciar a passagem dos navios por este ponto do canal e o funcionamento das suas eclusas. Outra opção menos tradicional consiste em percorrer a cidade moderna onde se encontram diversos centros comerciais e a zona bancária.

Dia 12: PANAMA

Pequeno-almoço no hotel e dia livre para continuar a conhecer a cidade, ou para percorrer algumas das paisagens do interior, tais como Camino de Cruces, ou entrar na selva panamenha, para sentir-se transportado aos tempos das ancestrais culturas pré-colombianas ao visitar alguma das comunidades indígenas que residem em plena selva nas margens Chagres. Outro atractivo consiste em cruzar o país de comboio, contornando o canal, até chegar à cidade de Colón e à fortaleza de Portobello, na costa atlântica.

Dia 13: PANAMA - PORTUGAL

Pequeno-almoço incluído no hotel. Tempo livre até à hora combinada para o transfer para o aeroporto. Trâmites de check-in e embarque para a partida do voo com destino a Portugal. Noite a bordo.

Dia 14: PORTUGAL

(6)

Chegada ao aeroporto de origem. Fim da viagem e dos nossos serviços.

Destinos Visitados

San José de Costa Rica é a capital do país, sendo também o seu centro económico. A meados do séc. XIX a cidade começou a ser urbanizada apesar de estar rodeada por amplas e verdes montanhas e como o comércio e a indústria começaram a desenvolver-se na perfiferia, o centro de San José de Costa Rica nõa está muito habitado actualmente. Cabe destacar que é uma das cidades mais seguras da América Latina.

San José De Costa Rica

Esta localidade está situada nas imediações do Parque Nacional com o mesmo nome, o mai conhecido de Costa Rica e um dos mais importantes do mundo para a desova das tartarugas marinhas. Apesar de ser uma povoado muito pequeno, cerca de trinta casas que destacam pelas suas fachadas verdes, Tortuguero conta com numerosas lojas de souvenirs e de artesanato. Até há relativamente poucos anos os seus habitantes dedicavam-se maioritariamente à pesca e à venda de ovos de tartarugas, actualmente restringida pelas autoridades. Hoje em dia, a maioria trabalha actualmente em pequenos hotéis e comércios locais. Por outro lado, a zona conta com lodges situados junto aos belos canais que circundam o lugar e nos quais se costumam alojar turistas. Aqui também é possível contratar excursões guiadas por guias naturalistas.

Tortuguero

O Vulcão Arenal está situado a quase 1.700 metros de altitude dentro de um Parque Nacional em Costa Rica, sendo uma das atracções mais importantes do país. Repleto de flor ae fauna é visitado por muitos turistas que se banham nas águas termais da zona e esperam com ansiedade que o vulcão reinicie a sua actividade.

Volcán Arenal

Situada na província costarriquenha de Limón, esta encantadora localidade de pescadores converteu-se num dos lugares mais cosmopolitas do país. Repleta de pequenos bares, esplanadas, restaurantes e bancas de artesanato, Puerto Viejo de Talamanca é um convite à calma. Ao contrário do resto do país, esta localidade caracteriza-se por acolher uma população de procedência muito diversa, se bem que predominem os afrocaribenhos de origem jamaicana, que continuam a manter vivas as suas tradições e um apego à música da sua terra natal. Puerto Viejo de Talamanca é um lugar perfeito para realizar excursões a dois lugares de grande valor paisagístico e ecológico: o Refúgio Nacional de Vida Silvestre Gandoca-Manzanillo e o Parque Nacional Cahuita.

Puerto Viejo de Talamanca

A Cidade do Panamá é a capital do país e foi fundada por um governador espanhol no século XVI. O viajante encontrará aqui um importante contraste entre uma cidade em pleno desenvolvimento e a natureza autóctona da região, para além dum importnate património histórico. Se visita a Cidade do Panamá, recomendamos as visitas à sua Catedral Metropolitana e o seu bairro antigo.

Cidade Do Panamá

Bocas del Toro é um dos paraísos naturais mais belos que esconde Panamá. O viisitante poderá encontrar exuberantes selvas repletas da flora e fauna mais exótica, águas cristalinas, areia fina e coloridos recifs de coral, para além do encanto dos seus habitantes. Bocas del Toro é um lugar ideal para praticar desportos de água como snorkeling ou mergulho.

Referências

Documentos relacionados

Essa necessidade somente surgiu quando os diversos ordenamentos jurídicos passaram a adotar o lançamento por homologação (informação ao Fisco) e/ou o princípio da

Junto ao material gráfico do li- vro, já está incluso todo o material necessário para produzir a lanterna, como: estruturas para a lanterna, papéis estam- pados, de

Esperamos que o Apprenti Géomètre 2 não apenas seja utilizado como mais um recurso em sala de aula, mas que contribua positivamente para o processo de ensino e aprendizagem de área

Luiz é graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Sistemas de Apoio à Decisão e Engenharia de Produção com ênfase em Elétrica pela PUC/RJ e possui Mestrado em Finanças e

Como fatores controláveis têm-se o equipamento de mistura (misturador de eixo vertical e betoneira de eixo inclinado) e a ordem de mistura dos materiais (tradicional e

As crianças com hipertrofia obstrutiva têm doseamentos de IgA sérica mais baixos que aquelas com infecções de repetição, mas dentro dos valores normais para a idade, não se

Alavanque seus negócios com as promoções de Hiperconvergência, ALL FLASH Storage, Hybrid Storage e Backup que a FUJITSU preparou para você.. Para conhecer as promoções que

A literatura abrange uma gama significativa de obras que apresentam a TCC como uma abordagem eficiente para o tratamento do Transtorno do Pânico, embora não foram