• Nenhum resultado encontrado

Fonética e Fonologia do Inglês

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Fonética e Fonologia do Inglês"

Copied!
39
0
0

Texto

(1)

Fonética e Fonologia do Inglês

ADRIANA FERREIRA SERAFIM DE OLIVEIRA

UNIDADE 1

(2)

UNIDADE I | INTRODUÇÃO

Figura 1- Inglês.

A Língua Inglesa é a língua oficial declarada pela ONU, onde todo e qualquer documento oficial internacional, só é oficial se for em Inglês, além desse fator extremamente importante, o fato de empresas internacionais (globais) são cada vez mais presentes em todos os países do mundo.

(3)

UNIDADE I | OBJETIVOS

1. Conhecer a Produção e inventário dos fonemas segmentais: as vogais;

2. Entender a escala das vogais cardeais, descrição e classificação das vogais quanto a zona de articulação e timbre; Vogais puras e glides;

3. Conhecer a Produção e inventário dos fonemas segmentais: as consoantes;

4. Estudar a descrição e classificação das consoantes quanto ao modo e ponto de articulação: quanto ao papel das cordas vogais e das cavidades bucal e nasal.

(4)

Produção e Inventario Dos Fonemas Segmentais: As Vogais

Fonema, em linguística, é a menor unidade de discurso para distinguir uma palavra (ou um elemento da palavra) da outra palavras, como o elemento p em "tap", que separa a palavra de

"tab", "tag" e "tan". Um fonema pode ter mais do que uma variante, chamada de allophone, que funciona como um único som; por exemplo, o p's de "pat", "spt" e "tap" foneticamente são ligeiramente diferentes, mas essa diferença, determinada pelo contexto, não tem nenhum significado em inglês.

Figura 2 – Fonemas.

(5)

Uma representação fonológica é a representação mental dos sons e combinações de sons que compõem as palavras faladas em um determinado idioma. Representações fonológicas podem ser descritos no nível acústico, a nível linguístico, ou o nível cognitivo. No nível acústico, a representação fonológica a forma de uma palavra é analisada em termos do sinal bruto, por exemplo, em termos de inclinação, volume e duração.

(6)

Ao nível linguístico, a forma da palavra é descrita em termos do trato vocal e as formas que restringe a produção dos sons da fala, por exemplo, o modo de produção e o local de articulação. No nível cognitivo, a representação fonológica é descrita nos termos dos elementos constituintes, nomeadamente fonemas consoantes e fonemas vocálicos. O fonema é uma unidade abstrata que não corresponde de uma forma simples para o sinal acústico.

(7)

Uma vogal é um tipo específico de som da fala feito por mudar a forma do trato vocal superior, ou a área na boca acima da língua. Em inglês é importante saber que há uma diferença entre um som de vogal e uma [letra] no [alfabeto]. Em inglês há cinco letras vogais no alfabeto.

Os sons do inglês são escritos com letras do alfabeto Inglês, como vogais ou consoantes. Todas as palavras em inglês são escritas com letras de vogal.

(8)

Monotongos e Ditongos

•Vogais simples são chamados de monophthongs. As cartas, como o /ɪ/, o IPA são letras para cada vogal som em inglês. É o IPA (alfabeto fonético internacional). No IPA, cada símbolo representa um som diferente, então, utilizando-se o IPA é útil em pronunciar as palavras.

Figura 3 – Monotongos.

(9)

•Os ditongos são uma combinação de dois diferentes sons de vogais, sons de vogal se transforma em outro som como você dizer-lhes. Se você pronunciar as palavras abaixo lentamente, você pode ouvir os dois sons vocálicos dos ditongos.

A diferença entre a forma como o Inglês é escrito e a forma como as palavras são pronunciadas surgiu porque todas as línguas mudam assim o inglês falado, mas o sistema ortográfico não.

(10)

•Como outros idiomas, há muitos dialetos do inglês, e diferentes dialetos muitas vezes, usam sons vocálicos diferentes. Mas os símbolos IPA qual o som vocálico tem o uso de dialetos. Por exemplo, alguns falantes de Inglês Americano diferenciam entre as vogais nas palavras cot e caught, enquanto em outros dialetos estas palavras são homófonas. Pessoas que estudam as diferenças entre os dialetos do inglês, muitas vezes, estudam como os diferentes sons de vogais são pronunciadas.

(11)

As vogais cardeais são um conjunto de vogais de referência utilizadas pelos foneticistas para descrever os sons das línguas. Por exemplo, a vogal da palavra Inglesa "feet" pode ser descrita com referência ao cardeal vogal 1, [i], que é a vogal cardeal mais próximo a ele.

A Escala Das Vogais Cardeais, Descrição e Classificação Das Vogais Quanto a Zona de Articulação e Timbre; Vogais

Puras e Glides

Figura 4 – Vogal.

(12)

A vogal cardeal deve ser submetida a um treinamento com um especialista foneticista, trabalhando tanto no reconhecimento e na produção de vogais. Daniel Jones escreveu "os valores das vogais cardeais não pode ser aprendido a partir de descrições escritas; eles devem ser aprendidos pela instrução oral de um professor que os conhecem".

(13)

Um som da vogal cardeal, é produzido quando a língua estiver na posição extrema, tanto na frente ou atrás, alta ou baixa. O sistema atual foi sistematizado por Daniel Jones, no início do século XX, embora a ideia remonta aos foneticistas anteriores, notadamente Ellis e Bell.

(14)

As vogais cardeais não são vogais de qualquer idioma específico, mas de um sistema de medição. No entanto, algumas línguas contêm vogais ou vogais que estão perto das vogais cardeais. Um exemplo de tal linguagem é ngwe, que é a língua falada na África Ocidental. Ele tem sido citado como uma língua com um sistema vocal que tem 8 vogais que são bastante semelhantes as 8 vogais cardeais primárias (LADEFOGED, 1971:67).

(15)

Três das vogais cardeais-[i], [ɑ] e [u]- têm definições articulatórias. A vogal [i] é produzida com a língua mais à frente e mais alta na boca quanto é possível (sem produzir fricção), com os lábios estendidos. A vogal [u] é produzida com a língua mais para trás e mais alta possível na boca, com lábios protusos. Este som pode ser aproximado por adotar a postura para assobiar uma nota muito baixa, ou para soprar uma vela. E [ɑ] é produzido com a língua tão baixo e tão distante para trás na boca quanto possível.

(16)

As outras vogais são equidistantes entre estes três 'cantos das vogais', em quatro graus de abertura ou 'altura': fechado (alta posição da língua), fechado médio, aberto médio e aberto (baixa posição da língua).

•Estes graus de abertura mais a distinção frente para atrás define os 8 pontos de referência em uma combinação de critérios articulatórios e auditivos.

Estas oito vogais são conhecidas como os oito 'vogais cardeais principais', e vogais como estas são comuns nas línguas mundiais.

(17)

Em materiais de fonética, o substantivo

"vogal" tem os seguintes significados:

um som de vogal; uma letra que representa um som de vogal, por escrito. Vogais são os sons da fala produzida sem obstruir o fluxo de ar dos pulmões, de modo que o fluxo de respiração passa livremente pela boca.

O Substantivo "Vogal"

Figura 5 – Alfabeto Fonético.

(18)

Existem seis vogais no alfabeto inglês: a, e, i, o, u, y.

Ou cinco, se Y for considerado como uma consoante.

A LETRA Y pode representar uma consoante / semivogal (yes, yard) ou uma vogal (mystery, try, play). Vogais, por si só ou combinados, representam de 15 a 22 sons de vogais, dependendo de como se conta.

(19)

Os sons de Vogal juntos são chamados de sistema vocálico. Sons vocálicos são divididos em monotongos, ditongos e tritongos.

Um monotongo consiste em um único som de vogal que não muda durante a sua articulação; isto é, ele começa e termina com a mesma qualidade, e os órgãos da fala não alteram a sua posição durante a sua pronúncia.

(20)

•Monotongos também são chamados de vogais simples, vogais pura, ou vogais estáveis. Os linguistas americanos listam de 9 a 12 monotongos em Inglês Americano, geralmente 11 monotongos:

[a:], [ae], [i], [i], [e], [o:], [o], [u:], [u], [ər], [ə].

(21)

Símbolos de transcrição que são geralmente usados para representar o som neutro [ʌ]

(CARET) em sílabas tônica (gun, son,undone) e [ə] (schwa) em sílabas não tônica (away, reason, minus). Em materiais de aprendizado do inglês Americano, o símbolo schwa [ə] é usado frequentemente para o som neutro em silabas tônicas e não tônicas: gun [arma], son [sən], undone [ən'dən], away [ə'wei], reason ['ri:zən], minus [mainəs].

(22)

Um ditongo é um complexo som de vogal que consiste em dois componentes. A primeira parte do ditongo é seu forte componente principal (o núcleo); a segunda parte é curto e fraco (Glide). Juntos, o núcleo e o glide formam um som de vogal que é indivisível e formam apenas uma sílaba.

(23)

Um tritongo é um complexo som de vogal que consiste de três componentes. Um tritongo é indivisível e formado por apenas uma sílaba.

Um tritongo é sempre tônico em seu primeiro componente principal. 2 tritongos são geralmente listados em inglês britânico: [aiə]

hire, fire, require; [auə] our, hour, flour.

(24)

Uma consoante é uma letra do alfabeto que representa um discurso básico som produzido por obstruir a respiração no trato vocal. Todas as letras do alfabeto para além de A, E, I, O e U (chamada) são conhecidos como vogais consoantes.

Produção e Inventário Dos Fonemas Segmentais: As Consoantes

Figura 6 – Letras.

(25)

Uma consoante pode estar combinada com uma vogal para formar uma silaba.

Com sete consoantes, o ritmo é mais longo da palavra sem nenhuma vogal. Há 3 palavras com 6 consoantes e nenhuma vogal.

Com sete consoantes, o ritmo é mais longo da palavra sem nenhuma vogal. Há 3 palavras com 6 consoantes e nenhuma vogal.

Sem "vogais," temos crwth (um instrumento de cordas) e cwtch (um galpão, ou esconderijo). Mas, ambas as palavras derivam de galês, que geralmente trata W como o U em cut.

(26)

(A letra “R” é uma consoante, mas na abreviação RTA as letras são pronunciadas ar –tee- ay, ex., começa com o som de uma vogal. Embora “an” esteja correto.).

(O acrônimo MAFF atrai “a” porque é pronunciado maf, ex., começa com um som de consoante. Entretanto, a abreviatura MRSA atrai “an” porque é pronunciada em – ar –ess – ay, ex., começa com o som de vogal.)

(27)

A Consonância é uma técnica literária criada pela repetição do mesmo som de consoante em palavras vizinhas. Ele é usado pelos poetas e letristas para obrigar o público a considerar a próxima rima criada por consonância. A consonância não é o mesmo que a aliteração, que vê as palavras vizinhas todos começando com a mesma letra ou som.

O Uso da Consonância Para Adicionar Ritmo e Musicalidade a Sua Escrita

Figura 7 – Repetição Dos Sons.

(28)

Consoantes têm atrito quando elas são faladas, principalmente com a posição da língua contra os lábios, os dentes e o céu da boca. b e p são plosivas, usando os lábios para produzir um pequeno som fino. Textos de fonética dão mais detalhes, com diagramas. As consoantes podem ser expressas ou silenciosas.

O th em the é falado, mas em breath não é.

(29)

Há 21 consoantes em inglês, e 24 sons de consoantes na maioria dos acentos em inglês. Porque a história da língua inglesa, não é tão claro entre letra e som. th e ch cada um tem um único som, e x em fox representa dois sons (SK). Todas estas letras são consoantes:

B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, (as vezes Y), e Z. “Y” é geralmente usado como uma consoante, mas as vezes é usado como vogal.

(30)

Uma silaba é uma unidade de som que cria o significado na linguagem. Pares de consoantes com vogais criam as sÍlabas.

Sílabas podem ter mais de uma letra, mais do que uma consoante, e mais que uma vogal, mas eles não podem ter mais que um som.

O som especificamente criados de consoantes é usado na literatura chamada de consonância.

Consonância é a repetição de sons similares de consoantes com palavras parecidas

(31)

Descrição e Classificação Das Consoantes Quanto ao Modo e Ponto de Articulação: Quanto ao Papel Das Cordas Vogais e Das Cavidades Bucal e Nasal

P. Christophersen, um foneticista define os sons de consoantes como "na produção de sons aos quais não há obstrução da passagem de ar. Esta obstrução é causada às vezes por outros órgãos, e eleva-se por vezes a um fechamento completo e todos os outros apenas a tempo parcial."(Um Curso de Fonética de Inglês, 1956).

Figura 8 – Consoantes.

(32)

J.D.S"Connorin em seu "Better English Pronunciation" (1981), muito economicamente define consoantes na mesma música como "Som no qual o ar dos pulmões é seriamente obstruído na boca e que ocorre em posições semelhantes em palavras."

Geralmente a maior parte do foneticistas definem consoantes em termos fáceis e simples como "sons" diferentes de

"Vogais".

(33)

Basicamente, descrevemos e identificamos consoantes brevemente em três termos indicando (i) vocalização, (ii) lugar de articulação e (iii) modo de articulação.

No que se refere a manifestação, as consoantes são classificadas em falado e mudo. No caso de consoantes faladas vibram as cordas vocais, enquanto no caso das consoantes mudas, as cordas vocais não vibram no momento de produção dos sons.

(34)

De acordo com Mannerof sobre a articulação, as consoantes podem ser divididas em stops, Fricatives, affricates, nasals, rolls, laterais, contínuos sem fricção etc. dependendo do tipo de obstrução causada pelo estreitamento ou encerramento dos articuladores.

(35)

Onde os símbolos aparecem em pares, esquerda-direita são as consoantes faladas - mudas. Áreas sombreadas mostram o fluxo pulmonar com consoantes que são impossíveis de pronunciar.

Símbolos Fonéticos.

Figura 9 – Articulação.

(36)

Em Fonética articulatória, o lugar de articulação (também ponto de articulação) de uma consoante é o ponto de contato onde ocorre uma obstrução no trato vocal entre um gesto articulatório, um articulador ativo (geralmente alguma parte da língua), e uma localização passiva (geralmente alguma parte do céu da boca).

Juntamente com o modo.

(37)

Em consoantes bilabiais, ambos os lábios movem-se para o gesto articulatório, trazem os lábios juntos, mas, por convenção, o lábio inferior é dito ser ativo e o lábio superior passivo. Da mesma forma, nas consoantes linguolabial, a língua entra em contato com o lábio superior com o lábio superior se movendo para baixo ativamente para satisfazer a língua.

(38)

A língua é convencionalmente dita para ser ativa e o lábio passivo e se para nenhuma outra razão do que as peças da boca abaixo do trato vocal são tipicamente ativo, e aqueles acima do trato vocal são tipicamente passivo.

Em gestos dorsais, diferentes partes do corpo da língua entram em contato com diferentes partes do céu da boca, mas não podem ser controlados independentemente pois estão todos incluídos sob o termo decúbito dorsal.

(39)

As sílabas podem ser abreviadas, V, CV e CVC, onde C representa a consoante e V representa a vogal. Isto pode ser afirmado de ser o único padrão encontrado na maioria das línguas mundiais, e talvez o principal padrão em todos eles.

No entanto, a distinção entre consoante e vogal não é sempre clara: há consoantes silábicas e silábicas não- vogais em muitos dos idiomas mundiais.

Referências

Documentos relacionados

Este projeto permitirá ao bolsista acompanhar procedimentos pertencentes e não pertencentes ao conteúdo das disciplinas, ademais técnicas não rotineiras encaminhadas ao

O presente estudo visa expor a prevalência de enteroparasitoses em idosos através de uma revisão da literatura, tendo em vista utilidade de estudos de prevalência para que sejam

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Dessa forma, este estudo teve o objetivo verificar o desempenho dos municípios mineiros na promoção da saúde em Minas Gerais, a partir da análise da eficiência

Para incentivar nossos motoristas parceiros a ficarem por perto quando você mais precisa e para diminuir o tempo de espera por um Cabify, nós implementamos um Custo Adicional que

Presidente do Fórum Permanente de Especialização e Atualização nas Áreas do Direito e do Processo Penal.. Palestrante:

O trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito de concentrações de AIB no enraizamento e na propagação de estacas lenhosas de cultivares de porta-enxertos de videira

4X50M MEDLEY MASC.. 4X50M