• Nenhum resultado encontrado

DELTA vol.15 número2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "DELTA vol.15 número2"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

∆ GÄRTNER, E. (ed.) (1997) Pesquisas linguísticas em Portugal e no Brasil.

Frankfurt am Main: Vervuert, ISBN 3-89354-774-6. Madrid: Iberoamericana, ISBN 84-88906-73-0.

O quarto volume da série Lingüística Iberoamericana é dedicado à língua portuguesa e visa a apresentar um panorama dos trabalhos desenvolvidos na área de lingüística em Portugal e no Brasil. Os artigos que o compõem trazem ao público interessado não só informações sobre o desenvolvimento da lingüística, bem como bibliografia sobre o assunto tratado.

Evanildo Bechara (UFF e UERJ) apresenta um esboço dos estudos gramaticais em Portugal e no Brasil em um período que compreende o final do século XIX, quando surge o método histórico-comparativo, e o início do século XX.

Em seguida, Jorge Morais Barbosa (Universidade de Coimbra) trata das investigações lingüísticas realizadas nessa universidade, desde 1911 (ano de sua fundação) até os dias de hoje. Seu artigo é fundamentado por uma valiosa bibliografia.

O desenvolvimento dos estudos da Lingüística Generativa em Lisboa é esboçado suscintamente por Maria Helena Mira Mateus (Universidade de Lisboa).

A seguir, Maria Cristina Altman (USP) apresenta a evolução dos estudos lingüísticos no Brasil. Além de informações importantes sobre a tradição da filologia , o trabalho apresenta bibliografia cronológica comentada sobre a produção lingúística brasileira de 1941 a 1994.

O artigo de Hildo Honório do Couto (UnB), refere-se à questão da crioulização no Brasil e traça um panorama dos estudos crioulos no país, desde os estudos de Serafim da Silva Neto até os dias de hoje.

Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB, UFCE e UEPB) aborda a variação lingüística e traça a história da Geografia Lingüística no Brasil, a partir dos estudos de Serafim da Silva Neto nos anos 50 até os dias de hoje. A autora também comenta suscintamente os Atlas Lingüísticos regionais publicados e os que ainda estão em fase de elaboração.

(2)

Francisco da Silva Borba apresenta um projeto, ainda em curso, que está sendo desenvolvido no Centro de Estudos Lexicográficos da UNESP, o Dicionário de Usos do Português contemporâneo no Brasil .

Por fim, Leonor Scliar-Cabral, (UFSC) aborda questões que se referem ao processamento lexical.

Por/By Karlene da Rocha CAMPOS

(PUC-SP) 425 D.E.L.T.A., Vol. 15, Nº 2

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma

Dessa forma, este trabalho objetivou avaliar a influência que algumas espécies arbóreas para sombreamento exercem na diversidade de parasitoides e vespas em café

4.11 O participante que se inscrever nas categorias de Artes Visuais (artes plásticas e vídeo) e não enviarem seus trabalhos concluídos para o e-mail da mostra até o dia

a região onde o material escavado será espalhado está contida na região da plataforma, sendo que as cotas do terreno natural estão abaixo das cotas de projeto da

Financiamento de Arte e Cultura no Brasil No Meio Acad ˆemico... Cultura e Arte Livres

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.