• Nenhum resultado encontrado

25/04/2013. Profª Amanda Lisot

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "25/04/2013. Profª Amanda Lisot"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Profª Amanda Lisot amandalisot@hotmail.com

Processo contínuo, dinâmico e flexível, através do qual se elabora, aprova, executa, controla e avalia os programas do setor público nos aspectos físico e financeiro.

Corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do Orçamento Público.

Plano Plurianual - PPA Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO Planos Estratégicos

Nacionais, Regionais e Setoriais Monitoramento e avaliação da execução e

dos resultados das ações governamentais

Execução Física, Orçamentária e Financeira

Elaboração da Proposta Orçamentária

Discussão, votação e aprovação da Lei Orçamentária Anual - LOA

(2)

(1) Elaboração do Projeto de Lei

(2) Apreciação, Aprovação, Sanção e

Publicação

(3) Execução (4) Acompanhamento

e Avaliação

PODER EXECUTIVO PODER LEGISLATIVO Elabora e encaminha o

Projeto de Lei Orçamentária

A CMO analisa e aprova a proposta

orçamentária O Plenário do Congresso Nacional aprecia a aprova a Lei Sanciona a LOA

Publica a LOA

FASES 1 E 2

FASE 3: EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA

Previsão dos fluxos das receitas

Programação das despesas

Recebimento das receitas

Descentralização orçamentária (cotas)*

Descentralização financeira (liberação de cotas)*

Fases da Despesa

Verificação das metas de resultado (bimestre)

Correção dos desvios

(3)

FASE 4: CONTROLE

Controle Interno

Controle Externo

Aspectos:

Legalidade;

Adequação de procedimentos;

Avaliação:

Eficácia

Eficiência (a

priori)

Economicidade

Efetividade

É a descentralização das dotações orçamentárias aprovadas na LOA para as unidades gestoras administrativas para que possam efetuar a sua execução, que podem ocorrer da seguinte maneira:

Dotação: transferência de créditos orçamentários do órgão central às unidades setoriais.

Provisão ou descentralização interna de créditos:

envolve unidades gestoras de um mesmo órgão.

Destaque ou descentralização externa de créditos: de um órgão para outro.

Art. 8º, da LRF determina que o Poder Executivo, no prazo de 30 dias após a publicação da LOA, deverá estabelecer programação financeira e o cronograma de execução mensal de desembolsos.

Programação Financeira: é o conjunto de ações desenvolvidas com o intuito de estabelecer o fluxo de caixa da União, durante o exercício financeiro, coma finalidade de assegurar às unidades orçamentárias os recursos financeiros suficientes e necessários à execução dos programas de trabalho, mantendo o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada.

Duas etapas: solicitação e aprovação

(4)

Descentralização Financeira: é realizada após a

solicitação e aprovação da programação financeira, onde são realizadas liberações de recursos disponibilizados entre os órgãos que compõem o sistema de programação financeira.

Cota

Repasse

Sub-repasse

PROJETOS DE LEI ENVIO AO

CONGRESSO NACIONAL

DEVOLUÇÃO PARA SANÇÃO

Lei Orçamentária Anual - LOA 31/ago 22/dez

Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO 15abr 17/jul

Plano Plurianual - PPA 31/ago 22/dez

Art. 35, ADCT, CF/88

§ 2º - Até a entrada em vigor da lei complementar a que se refere o art. 165, § 9º, I e II, serão obedecidas as seguintes normas:

I - o projeto do plano plurianual, para vigência até o final do primeiro exercício financeiro do mandato presidencial subsequente, será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do primeiro exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa;

II - o projeto de lei de diretrizes orçamentárias será encaminhado até oito meses e meio antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa;

III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

(5)

Com a publicação da Emenda Constitucional nº 50/2006, alterou os prazos do período legislativo brasileiro que, passam a ser:

LEGISLATURA: 4 anos

SESSÃO LEGISLATIVA: 02/02 à 22/12

PERÍODO LEGISLATIVO:

1º semestre: 02/02 à 17/07 2º semestre: 01/08 à 22/12

1.(TRT 23ª/FCC/2004)

Em relação ao orçamento público, as etapas da proposta, discussão e aprovação, execução e acompanhamento, e controle e avaliação da execução caracterizam o:

a)

Ciclo econômico;

b)

Processo de gestão;

c)

Ciclo Orçamentário;

d)

Processo de decisão;

e)

Fluxo Orçamentário.

2.(TCE-RO/FCC/Conselheiro Substituto/2010) Em relação ao ciclo orçamentário, é correto afirmar:

a) O Congresso Nacional poderá apresentar emendas ao projeto de lei orçamentária, desde que estas sejam compatíveis com os objetivos e metas do processo de planejamento e indiquem os recursos necessários ao seu financiamento.

b)Os Poderes Legislativo e Judiciário, bem como o Ministério Público, não têm autonomia para apresentar suas propostas orçamentárias, devendo submeter-se à alocação de recursos proposta pelo Poder Executivo.

(6)

CONTINUAÇÃO DA QUESTÃO 2:

c) A apreciação e a votação do projeto de LOA da União deverão ser efetuadas separadamente pelas duas Casas do Congresso Nacional, sendo mandatório que a aprovação seja feita por maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

d) A consolidação do projeto de lei orçamentária deverá ser efetuada por uma Comissão Mista de Senadores e Deputados, que analisará sua compatibilidade com o PPA e a LDO.

e) A descentralização financeira de execução por meio de cotas, repasses ou sub-repasses é vedada às unidades setoriais orçamentárias de cada órgão com dotação orçamentária.

3. (TCE-RO/FCC/2010) No ciclo orçamentário, uma das atividades realizadas durante o processo de elaboração de orçamento é:

a) a proposição (proposta) pelo Poder Legislativo de emendas ao projeto de lei orçamentária anual.

b) a aprovação de um quadro de cotas trimestrais de despesa que cada unidade fica autorizada a utilizar.

c) a apresentação das premissas, metodologia e memória de cálculos de previsões de receita pelo Poder Executivo.

d) o estabelecimento da programação financeira e cronograma de execução mensal de desembolso.

e) a publicação resumida do relatório de execução orçamentária (RREO).

Referências

Documentos relacionados

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

resulta num maior benefício, particularmente em atletas com nível elevado de treino. Por outro lado, a suplementação sistemática em aminoácidos pode trazer consequências que não

Também fazem parte as imagens, sendo muito bem-vinda a sugestão da autora em favor do recurso a hologramas para melhor apreendermos as transformações e confi- gurações do

Em 2015, estivemos presentes, através de 17 projetos, em Angola, Moçambique, República Árabe Democrática Sarauí (RASD), Bolívia e Equador, trabalhando com os ministérios da saúde

Gravar Para utilizar zoom Para gravar em locais escuros (NightShot plus) Para regular a exposição para motivos em contraluz Para regular a focagem para um motivo descentrado

Para se candidatar ao apoio o cidadão nacional tem de ter emigrado até dia 31 de dezembro de 2015, inclusive. No caso de ser familiar de emigrante para se candidatar não precisa de

Neste trabalho, foram analisados os resultados da qualidade da água bruta (turbidez e pH), a concentração de sólidos iniciais e finais dos processos de adensamento e