• Nenhum resultado encontrado

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS QUADRINHOS E BLOG - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS QUADRINHOS E BLOG - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS QUADRINHOS E BLOG - 3º ANO DO ENSINO MÉDIO

Alana Gabriela Gonçalves da Silva¹; GeovanaRutia Bueno²; Profa. M.ª Leila Maria Gumushian Felipini3; Profa. Dra. Patrícia Viana Belam4

¹Graduanda em Letras – Português e Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

2Graduanda em Letras – Português e Inglês pela Universidade do Sagrado Coração (USC).

3Professora do curso de graduação Letras – Português e Inglês na Universidade do Sagrado Coração (USC).

4Coordenadora e Professora do curso de graduação Letras – Português e Inglês na Universidade do Sagrado Coração (USC).

RESUMO

O subprojeto de Letras-Inglês do PIBID é financiado pela CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. As bolsistas, Alana Gabriela Gonçalves da Silvae GeovanaRutia Bueno, sob orientação das coordenadoras Profa. Dra. Patrícia Viana Belam e Profa. M.ª Leila Maria GumushianFelipini, buscaram desenvolver as habilidades de compreensão e produção escrita em língua inglesa por meio dos gêneros textuais quadrinhos e blog. As atividades foram desenvolvidas, quinzenalmente, com 36 alunos da turma do 3º ano B do ensino médio, durante as aulas da disciplina de Língua Inglesa da Profa.

GrazieleStevanato na EE Prof.a Ada CarianiAvalone.

Palavras-chave: PIBID. Ensino Médio. Língua Inglesa. Quadrinhos. Blog.

INTRODUÇÃO

O subprojeto de Letras-Inglês é financiado pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e é desenvolvido por um grupo de alunos de licenciatura em Letras – Português e Inglês, da Universidade do Sagrado Coração. Conta com a orientação de duas professoras coordenadoras, a Profa. Dra. Patrícia Viana Belam e a Profa.

M.aLeila Maria GumushianFelipini. As aulas, um total de 16 (dezesseis) no decorrer do ano letivo de 2016, aconteceram na Escola Estadual Professora Ada Cariani Avalone. Cada dupla ou trio de graduandos ficou encarregado de uma turma ou do ciclo dois do ensino fundamental ou do ensino médio, para assim, colocar em prática as ações planejadas para serem desenvolvidas em sala de aula. O presente trabalho, em específico, foi elaborado com a turma do 3º ano B do ensino médio, do período da manhã e contou com 36 alunos matriculados.A responsável por supervisionar o subprojeto na escola estadual foi aprofessora da disciplina de Língua Inglesa GrazieleStevanato.

OBJETIVOS

No primeiro semestre do ano letivo de 2016, os objetivos foram: proporcionar aos alunos a análise do gênero textual história em quadrinhos, permitindo a consolidação do conceito desse gênero assim como as estruturas que o envolvem; desenvolver as habilidades de compreensão e produção escrita em língua inglesa e a criação artística por meio do gênero

(2)

estudado; promover a discussão de temas relevantes ao contexto sociocultural em que os alunos estão inseridos, trazendo essas questões por intermédio do gênero história em quadrinhos.

No segundo semestre do ano letivo de 2016, os objetivos foram: apresentar o gênero textual blog, tendo por base o conteúdo que pode ser postado por meio desse gênero;

desenvolver habilidades de compreensão e produção escrita em língua inglesa, com ênfase na criação de postagens para inserção no blog; instigar os alunos a opinarem sobre determinados assuntos, exercitando suas capacidades argumentativas, que podem ser compartilhadasmediante postagens no blog.

A construção do discurso, segundo Bakhtin (2006), acontece por meio da interação com o outro, logo, é essa relação com o outro que possibilita a nossa constituição socialmente, levando em conta a época e o grupo social em que estamos inseridos. Assim, por intermédio da língua estrangeira aqui explorada, os alunos passam a compreender diferentes realidades e significados, os quais são acrescentados ao conhecimento prévio.

As aulas do subprojeto foram planejadas considerando o histórico dos alunos, o qual foi ambientadopela professora-supervisora da escola e, também, as necessidades dos alunos, que no decorrer das aulas, foram sendo identificadas, o que permitiu trazer conteúdos e atividades que os desafiassem. Os gêneros textuais são, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2002), uma importante modalidade de ensino de língua estrangeira moderna, posto que visa a aproximação do aluno a situações de aprendizagem e à realidade cotidiana dele, abandonando o ensino meramente reprodutivo de memorização e repetição.

METODOLOGIA

O subprojeto teve início em abril de 2016 e foi desenvolvido durante o 1º e o 2º semestre letivo na Escola Estadual Profª Ada Cariani Avalone, localizada na Avenida Doutor Marcos de Paula Rafael, Quadra 20 - Núcleo Habitacional Mary Dota, Bauru-SP, CEP 17026- 000. As atividades foram desenvolvidas com a turma do 3º ano B do ensino médio, a qual era composta por 36 alunos matriculados.As visitas à escola foram quinzenais, nos horários da aula da disciplina Língua Inglesa, sendo às quartas-feiras das 10h40min às 12h20min.

A primeiravisita à escola, condizente com o primeiro semestre, foino dia 11 (onze) de maio e seguiram até dia 22 (vinte e dois) de junho de 2016 – totalizando seis aulas ministradas. No segundo semestre, as aulas foram do dia 24 (vinte e quatro) de agosto a 30 (trinta) de novembro de 2016 – totalizando 10 (dez) aulas. Todos os alunos bolsistas do subprojeto e as coordenadoras se reuniam todas às sextas-feiras na sala G-006 da Universidade do Sagrado Coração, entre 17h30min e 19h, para as reuniões semanais do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, na universidade. As atividades desenvolvidas na escola foram embasadas no pressuposto do ensino da língua inglesa por meio de gêneros textuais, mais especificamente dos gêneros histórias em quadrinhos e blog.

No que diz respeito ao primeiro semestre, no qual foram trabalhadas as HQs,na primeira aula, foi feita uma apresentação sobre o PIBID e o subprojeto de Letras-Inglês, abarcando suas características, objetivos e funcionalidade. Após essa contextualização aos alunos, teve início às explicações acerca do tema a ser trabalhado: histórias em quadrinhos, bem como sua origem, estrutura, componentes formativos, exemplos. Posteriormente, houve uma atividade de criação em HQ, com a finalidade de conhecer os alunos. Para isso, foi

(3)

apresentado o trecho do filme American Splendor (2003), em que o protagonista decide criar histórias em quadrinhos sobre sua própria vida. Logo após o vídeo, os alunos desenvolveram apresentações pessoais, ressaltando acontecimentos do seu dia a dia e atividades que gostam de fazer.

Na segunda aula, foi trabalhada a questão da linguagem específica desse gênero textual, as figuras de linguagem e expressões comumenteencontradas nessa esfera, em língua inglesa. Houve apresentação de vídeos que ilustraram o conteúdo. Também foi passado aos alunos o curta-metragem The Present (2014), que foi feito tendo por base a tirinha “O presente” do brasileiro Fábio Coala, trazendo a temática do preconceito e das pessoas com deficiências físicas. Foi entregue aos alunos a tirinha de Fábio Coala, mas com os balões em branco, para que eles preenchessem utilizando o vocabulário apresentado em aula.

Na terceira aula, os alunos receberam as atividades corrigidas, foi dado um determinado tempo para que eles revisassem e analisassem onde e por que haviam errado. Foi entregue duas HQs referentes às músicas Imagine e Yesterday, dos The Beatles, as músicas foram tocadas em seguida e com as HQs em mãos foi mais fácil para eles entender as letras.

Houve uma discussão acerca do conteúdo das letras. Assim, foi proposto aos alunos um trabalho final a ser realizado, esse que consistiu em: se organizarem em grupos, escolherem uma música em língua inglesa para elaboração de um videoclipe ou animação (sendo feita inteiramente pelos alunos, com fotos ou vídeos de si mesmos representando a música), com os arquivos de multimídia prontos criar uma história em quadrinho.

Assim, as próximas duas aulas serviram para realização desse trabalho, os alunos tiraram fotos, gravaram vídeos e alguns optaram por desenhar, todo esse material serviu para montar um videoclipe ou animação. Posteriormente, fizeram as HQs com o material até então produzido, gerando assim o último trabalho do semestre, o qual foi apreciado pelos alunos e professores no último dia de aula.

No segundo semestre, com o enfoque para o gênero digital blog, foi possível direcionar as aulas mais para a parte escrita da língua, tendo em vista que um dos intuitos foi proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de leitura e produção escrita em língua inglesa. Primeiramente, foi apresentado aos alunos o conceito de blog, as temáticas envolvidas em sua publicação,algumas plataformas possíveis de se criar um blog, bem como a proposta do semestre: criar um blog totalmente em inglês. O primeiro passo foi a divisão em grupos responsáveis, cada um por seu blog.Logo, em seguida, cada grupo escolheu um tema, definiu que tipo de informações que colocariam ali e também o nome do blog.

A aula seguintese direcionoua estrutura de um post,conhecer sua composição, e também foram trazidaspara os alunos dicas de escrita por meio da análise de exemplos de postagens em inglês, identificação de topicsentence e elementos de coesão e coerência.

Ademais, vocabulário e expressões usuais também foram o foco da aula. Em seguida, os alunos escreveram a postagem-introdução de seus blogs, levando em conta as técnicas apreendidas na aula.

Na terceira aula, os alunos reescreveram a postagem-introdução de acordo com a correção feita, houve um diálogo a fim de esclarecer dúvidas frequentes. Depois, foi passado um tutorial de como criar um blog na plataforma Blogger, dicas de layout e organização do blog. Então, os alunos criaram os blogs e tiveram auxílio quando necessário. Também houve discussão sobre a questão de direito de imagem, os alunos compreenderam que não poderiam utilizar sua imagem no blog. Com a postagem-introdução revisada e o blog pronto, foi autorizada a postagem do texto.

(4)

As aulas que se sucederam visaram muito mais a preparação para a produção escrita, pois foram identificadas, na atividade anterior, algumas dificuldades que comprometiam o desenvolvimento da escritados alunos. À vista disso, foram utilizadas três aulas para elucidar pontos gramaticais (principalmente o passado simples), artigos, pronomes, verbos regulares e irregulares, conjunções, advérbios e expressões que auxiliam a escrita. Foi trabalhado também o passo a passo para escrever um artigo de jornal, sendo abarcado todo o conjunto que o compõe: estrutura; planejamento; seleção de informações; se é um artigo de opinião ou imparcial; temáticas possíveis e seu enquadramento dentro do jornal; vocabulário e expressões próprias do contexto jornalístico. Os alunos fizeram atividades de diferentes abordagens, não tornando o processo de apreensão impossível. Além do mais, o passo a passo de como escrever um artigo foi feito em conjunto, possibilitando a criação de vários esboços para futuras postagens.

As últimas aulas foram focadas na produção e revisão de artigos, já esboçados anteriormente. Os alunos puderam além de praticar suas habilidades de escrita, aprimorar as habilidades de seleção e organização de informações para produção de um artigo claro e conciso. Conforme os artigos foram ficando prontos, revisados e filtrados, foram sendo publicados no blog. No último dia de aula, houve uma socialização dos trabalhos desenvolvidos, os alunos apresentaram seus blogs e compartilharam com a turma suas experiências com o gênero digital estudado durante todo o semestre.

RESULTADOS

No ano letivo de 2016, os alunos desenvolveram atividades que exploraram os dois gêneros trabalhados durante o ano e atingiram os objetivos previstos inicialmente. No primeiro semestre foi estudado o gênero histórias em quadrinhos e o resultado deste estudo foia produção de uma HQ por cada grupo de alunos, totalizando sete grupos, os quais relacionaram a história em quadrinho a uma música em língua inglesa. Os alunos tomaram como base, para a elaboração deste trabalho final, a atividade anterior ao trabalho gráfico- textual que foi a animação/videoclipe feita com a música escolhida. No segundo semestre, voltado ao gênero digital blog, cada grupo de alunos elaborou um blog temático, no qual foram postados vários textos produzidos pelos próprios alunos. Com a realização deste subprojeto, foi possível colocar em prática todos os conhecimentos apreendidos, até então, no curso de graduação. A experiência possibilitou: planejar as aulas com muita cautela, visando contemplaràs características e interesses dos alunos; preparar atividades condizentes com o grupo de alunos em questão, tudo sendo feito dentro da modalidade proposta para o ensino de língua inglesa (HQ e blog); além de contribuir para a formação das graduandas, engrandecendo as perspectivas do exercício da docência.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O subprojeto teve um retorno muito significativo para todos os envolvidos. Para as graduandas de Letras,a experiência oferecida pelo projeto contribuiu para a formação acadêmica e profissional e, também, possibilitou adquirir novos conhecimentos sobre a prática da docência, uma vez que o contato com os alunos engrandeceu as práticas e a metodologia de abordagem da língua. Além disso, foi possível desmistificar o fato de que é inviável ensinar língua inglesa em escola pública, apesar das dificuldades e desafios existentes tanto para as graduandas quanto para os alunos, o projeto funcionou de maneira muito

(5)

satisfatória, visto que todos aqueles que participaram apreciaram a experiência. O projeto permitiu também a reflexão e o aprimoramento das práticas em sala de aula.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e

Tecnológica, 2002. 244p.

BAKHTIN, M; VOLOSHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

Referências

Documentos relacionados

Portaria P ortaria 356/1997- 356/1997 -Regulamento T Regulamento Té é cnico para Fixaç cnico para Fixa ç ão de Identidade e Qualidade de ão de Identidade e Qualidade de.

A visão é um dos cinco senƟ dos, e os olhos são os órgãos responsáveis por esse senƟ do tão importante para os animais vertebrados.. A visão é um dos órgãos dos senƟ dos,

produtos e não há investimentos para uma cobertura mais aprofundada do campo 2. Ou seja, não se leva em consideração outros programas de entretenimento cujo foco

 Através dos dados do IBGE (Censo de 2010 e PIB municipal) podemos constatar que: (i) apesar das expectativas sobre os impactos dos novos investimentos provenientes do Complexo,

Depois de avaliar as alternativas de compra possíveis, os consumidores podem concretizar uma compra. Esta etapa inclui a decisão de fazer ou não a compra, e, caso essa resposta

Na atualidade, muitos jogos são utilizados no meio escolar, principalmente nas aulas de Matemática, como sendo uma ferramenta que possibilite a inserção do aluno em

Dentro deste novo contexto, de maior racionalização do sistema de reparação de danos, tem-se o que se denomina de teoria clássica da responsabilidade civil, ou

Resultados A fisioterapia aquática proporcionou um aumento no equilíbrio levando a diminuição do risco de quedas, redução da pressão hipertensão arterial sistêmica, levando a uma