• Nenhum resultado encontrado

Política Social e Serviço Social: Seguridade Social Brasileira. Prof. Paulo Junior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Política Social e Serviço Social: Seguridade Social Brasileira. Prof. Paulo Junior"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

Política Social e Serviço Social: Seguridade Social

Brasileira

Prof. Paulo Junior

(2)

Visão Geral: É um tema que se encontra na base

de qualquer estudo para Concursos em Serviço

Social, uma vez que as políticas sociais é nosso

espaço privilegiado e a Seguridade social

conforma o maior campo de atuação dos

Assistente Sociais. Na Resmulti-CE, cobra-se,

com mais recorrência, os fundamentos da

Política Social e os diferentes padrões de

proteção, bem como sua relação com a

Seguridade Social Brasileira.

(3)

Leituras importantes:

(4)

● Behring e Boschetti (2007) sustentam que o Serviço Social, a partir da década de 80, passou a ter uma consistente produção sobre Política Social;

● Desse modo, a política social configura-se como

um terreno importante da luta de classes

(5)

CAPITAL X TRABALHO

(6)

1. (RESMULTI-CE 2018) Sabe-se que a existência das políticas sociais está atrelada ao fenômeno da constituição da sociedade burguesa vista ao reconhecimento da questão social e da ascensão da luta política da classe trabalhadora (BEHRING, 2008). Encontrando os fundamentos da política social nas teorias de Marx e nas abordagens da tradição marxista, marque a opção que corresponde à referida

abordagem.

A) Cotidianamente observa-se uma contenção da composição orgânica do capital e um aumento significativo

das garantias e direitos sociais.

B) O sistema capitalista historicamente datado e geopoliticamente situado possibilita uma compatibilidade

entre acumulação e equidade no contexto das políticas sociais.

C) Constata-se que a política social vem atendendo historicamente tão somente os interesses da classe trabalhadora em detrimento das necessidades legitimas do grande capital.

D) A complexidade da discussão que gira em torno da política social requer um olhar atento sobre a

abordagem abrangente e totalizadora da vida social, o que envolve mediações complexas em nível

socioeconômico, político, cultural e dos sujeitos políticos.

(7)

2. (RESMULTI-CE – 2018) Foi no processo sócio-histórico que a constituição das políticas sociais estiveram diretamente associadas aos desdobramentos e enfrentamentos às expressões multifacetadas da questão social no capitalismo (BEHRING e BOSCHETTI, 2006). Com base nesse pressuposto, assinale a alternativa que expressa coerentemente a constituição das políticas sociais no sistema capitalista burguês.

A) O surgimento das políticas sociais foi bastante acelerado uma vez que os movimentos de organização e pressão da classe trabalhadora foi praticamente o mesmo nos diferentes países.

B) No final do século XIX e início do século XX, a mobilização, bem como a organização da classe trabalhadora, foram determinantes para a mudança do Estado liberal o que possibilitou posteriormente, num processo gradual, a constituição das políticas sociais.

C) A partir da década de 1930, Keynes isentou-se da defesa da liberdade individual e da economia de mercado numa perspectiva que romperia com a dogmática liberal conservadora da época.

D) A expansão e consolidação da política social após a Segunda Guerra Mundial possibilitou a inserção da classe trabalhadora na cena política garantindo e reconhecendo seus direitos fundamentais enquanto classe organizada.

(8)

Política Social é um fenômeno associado à constituição da sociedade burguesa

- Poor of Law (Lei dos Pobres), de 1601;

- Nova Lei dos Pobres, de 1834

(9)
(10)

- O modelo Bismarckiano (lógica do seguro norteou o Welfare State (Estado de Bem-estar social);

- Esgotamento dos “30 anos de ouro” do capitalismo;

- Reestruturação produtiva

(11)

- Ajustes neoliberais;

- Novas expressões da questão social;

- No Brasil, enquanto periferia do capital, o

desenvolvimento das Políticas Sociais se dá de

maneira tardia

(12)

3. (AV MOREIRA - 2020 - Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré - PI - Assistente Social) - A política social deve ser entendida no bojo da dinâmica da sociedade capitalista. Acerca do significado de política social, assinale a alternativa CORRETA.

A) A política social consiste em um produto de relações antagônicas entre capital e trabalho, estado e sociedade e princípios de liberdade e igualdade que regem os direitos de cidadania B) É equivocada a compreensão da política social como disciplina acadêmica, tendo em vista a impossibilidade dessa disciplina assumir um corpo de conhecimento próprio.

C) A Política social tem conotação histórica e institucional, pois se vincula à regulação e à provisão de bens e serviços.

D) A política social envolve o exercício do poder praticado pelos administradores públicos, cuja responsabilidade consiste na normatização e viabilização das respectivas ações.

E) A política social refere-se à política de ação que visa atender necessidades sociais, cuja

tomada de decisão está diretamente relacionada aos recursos a serem distribuídos

(13)

4. (COPEVE-UFAL - 2019 - IFAL - Assistente Social) Tomando como referência a origem das Políticas Sociais, assinale a alternativa correta:

A) Com a passagem do capitalismo concorrencial para a era dos monopólios, as funções do Estado frente a sociedade vão ser alteradas, tornando-se agora, uma instância que deveria intervir na economia e no mercado. Já na área social, o Estado ainda não poderia intervir através de políticas sociais, por isso, continuou a tratar as expressões da questão social como caso de polícia

B) No período do capitalismo concorrencial, o Estado não promovia políticas sociais, porquanto, nesse momento, houve um predomínio das ideias liberais, fundamentadas na concepção de Adam Smith, que reivindicavam o mercado como regulador das relações sociais e como garantidor da igualdade de oportunidades a todas as pessoas

C) As primeiras iniciativas que são consideradas como protoformas das políticas sociais surgiram através das ações do político alemão Otto Von Bismarck, conhecido como o chanceler de ferro. Entre as suas medidas, retirou da ilegalidade muitas organizações de trabalhadores e concedeu um sistema de proteção social amplo com direitos universais numa verdadeira luta contra a pobreza, legitimando uma lógica de unificação e uniformização dos benefícios prestados a sociedade

D) Assim como na Alemanha, surgiu na Inglaterra ações do Estado, através de políticas sociais, chamado de plano Beverigde.

Esse plano consiste numa lógica de seguros para os trabalhadores formais como leis de acidentes de trabalho, seguro-doença, leis de proteção a invalidez e ainda algumas ações de proteção à aposentadora, sendo diferente do plano Bismarckiano, por isso, não formulou políticas sociais universais e nem implementou uma lógica de seguridade social

E) Tanto o plano Bismarckiano na Alemanha, quanto o plano Beveridge na Inglaterra, criaram ações de ampla proteção social, alicerçados pelas ideias de combate à pobreza com amplificação das ideias de seguridade social, assim, ambos criaram direitos sociais que deveriam ser destinados a qualquer cidadão

(14)

5. (UTFPR - 2015 - UTFPR - Assistente Social) Acerca do processo de surgimento das políticas sociais, de acordo com Behring e Boschetti, é correto afirmar que:

A) a mudança na natureza do Estado liberal do século XIX para o Estado social do século XX deveu-se basicamente a questões econômicas, como a perda das bases materiais do liberalismo.

B) uma das primeiras experiências em políticas sociais deu-se com a lógica do seguro social alemão, que foi criado pelo governo de Bismarck, para desmobilizar as lutas da classe trabalhadora.

C) os liberais tinham tanta aversão à intervenção do Estado na economia e na vida social que chegaram a pedir sua extinção, já que o mercado deteria todas as ferramentas para manter-se em equilíbrio e garantir a paz social.

D) para responder à questão social que explode a partir do final do séc. XIX, houve uma ruptura radical entre o Estado liberal (séc. XIX) e o Estado social capitalista (séc.

XX).

E) o período que vai de meados do século XIX até a terceira década do século XX é

profundamente marcado pelo predomínio da social-democracia

(15)

É somente em 1923, com aprovação da Lei Eloy Chaves,

que criou as Caixas de Aposentadorias e Pensão (CAPS),

seguindo a lógica do seguro, que se percebe o trato

com a questão social no país. A Lei predominou

mediava acesso às políticas de previdência e de saúde

apenas para os contribuintes e, apesar de não haver o

reconhecimento legal, articulava institucionalmente

ações de assistência social. Significa, portanto, traços

iniciais de um modelo de proteção social no Brasil!

(16)

No processo de redemocratização do Brasil, o

Serviço Social assumiu um papel de

protagonista político e importante aliado aos

movimentos sociais

(17)
(18)

O art. 195 da Constituição brasileira estabelece que a Seguridade Social será custeada por

toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos

provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios,

e das seguintes contribuições sociais:

(19)

A Constituição brasileira estabelece princípios importantes que norteiam a definição do custeio das atividades de saúde, previdência social e assistência social, merecendo destaque os seguintes:

A) equidade na forma de participação no custeio – cada pessoa deve contribuir para a seguridade social de acordo com a sua capacidade contributiva, de maneira que a repartição dos gastos seja de forma justa;

B) diversidade da base de financiamento – as receitas da seguridade social devem ser arrecadadas de várias fontes pagadoras, não ficando adstrita a contribuições dos trabalhadores e dos empregadores;

C) orçamento específico para a seguridade social – a lei orçamentária anual de cada ente

federativo deve contemplar um orçamento específico para a seguridade social.

(20)
(21)

6. (RESMULTI-CE – 2020) No texto constitucional, especialmente no seu Art. 194, a Seguridade Social é definida como um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da Sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Considerando os avanços históricos e normativos, assinale a alternativa correta que versa sobre as políticas de proteção social.

A) O caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão tripartite com participação dos trabalhadores, dos empregadores e do governo nos órgãos colegiados, é considerado como um dos objetivos da Seguridade Social.

B) A Seguridade Social será financiada por parte da sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e territórios membros.

C) Ao serem instituídas nos países capitalistas na Europa Central, as políticas de Seguridade Social sofreram forte influência do modelo Bismarckiano, originado na Inglaterra e do modelo Beveridgiano surgido na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.

D) O modelo Bismarckiano de política social tem como principal característica assegurar renda

aos trabalhadores em situações de risco social em decorrência da ausência de trabalho, no

entanto, os direitos aos benefícios são garantidos mediante prévia contribuição e as prestações

são proporcionais as contribuições efetuadas.

(22)

7. (RESMULTI-CE – 2018) Como conquista política, através da aprovação da Constituição Federal de 1988, a Seguridade Social Brasileira representou um avanço significativo na garantia dos direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. De acordo com essa prerrogativa, marque a alternativa que vai de encontro aos objetivos organizativos da Seguridade Social.

A) Irredutibilidade do valor dos benefícios.

B) Equidade na forma de participação e no custeio.

C) Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.

D) Caráter democrático e descentralizado da administração, mediante

gestão tripartite com a participação dos trabalhadores, empregadores e do

Estado

(23)

8. (RESMULTI-CE – 2017) As políticas de seguridade social brasileira se estruturam tendo como referência a organização social do trabalho (BOSCHETTI, 2009). O tripé da seguridade social constituiu-se num importante avanço para a garantia e legitimação dos direitos sociais. Nessa perspectiva, assinale a opção que contém de forma CORRETA uma das tendências de desmonte das propostas de proteção social.

A) Ampliação do tempo de trabalho e diminuição da contribuição.

B) Desvinculação dos benefícios previdenciários do salário mínimo.

C) Reforço à privatização e a redução dos planos privados.

D) Tendência crescente ao repasse de recursos federais aos

municípios para a realização dos serviços socioassistenciais

(24)

9. (RESMULTI-CE – 2019) De acordo com a Constituição Federal de 1988, a seguridade social além de compreender um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, também será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e ainda pelas seguintes contribuições sociais:

A) Do importador de bens ou serviços do exterior, ou de quem a lei a ele equiparar somados os insumos agrícolas exportáveis conforme lei complementar.

B) Sobre a receita de concursos de prognósticos, podendo a lei ainda instituir outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social.

C) Do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei que não incida diretamente na folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados.

D) Do trabalhador e dos demais segurados da previdência social, incidindo contribuição

devida sobre aposentadoria e pensão concedidas pelo regime geral de previdência

social

(25)

10. (RESMULTI-CE – 2020) Ivanete Boschetti (2008) realiza uma discussão teórica sobre as conquistas e limites à efetivação da Seguridade Social no Brasil. A autora afirma que um dos pilares de estruturação da Seguridade Social é a sua organização com base na lógica do seguro social. Baseada nessa premissa, assinale a alternativa que corresponde ao pensamento da autora quanto à lógica descrita ao longo do percurso histórico.

A) O acesso ao seguro não se condiciona a uma contribuição prévia e sim, à sua vinculação aos sistemas de proteção social.

B) As aposentadorias, pensões, salário-família, auxílio-doença e outros benefícios socioassistenciais são assegurados unicamente aos contribuintes do sistema.

C) É um tipo de proteção ampliada que garante direitos a todos os trabalhadores que estão inseridos no mercado formal e informal de trabalho independentemente de contribuição.

D) Na lógica do seguro social, somente os segurados e seus dependentes

possuem acesso aos direitos da Seguridade Social considerados decorrentes do

direito do trabalho

(26)
(27)

Até o próximo módulo!

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Dado um aumento de 1% na renda a diferença média de consumo de carne bovina entre as unidades localizadas no Rio Grande do Sul e no Rio Grande do Norte será a diferença entre os

Após a receção das propostas apresentadas pelos concorrentes acima indicados, o Júri decidiu não admitir a concurso as Propostas do concorrente “Oficina da Inovação, S.A” por

Contudo, pelas análises já realizadas, as deformações impostas às placas pelos gradientes térmicos devem ser consideradas no projeto deste tipo de pavimento sob pena de ocorrer

A A3P tem como objetivo estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão socioambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de

COMENTÁRIOS: A Lei Eloy Chaves (Decreto-Legislativo nº 4.682, de 24/01/1923) é considerada o marco da previdência social brasileira, pois, a partir dessa norma, houve

Esse tipo de aprendizagem funciona não no regime da recognição (DELEUZE, 1988), que se volta a um saber memorizado para significar o que acontece, mas atra- vés da invenção de

Estudo de caso (ações do coletivo Lupa) Questionários Quanto aos procedimentos Pesquisa Básica Quanto a Natureza Registros fotográficos Quanto ao método