• Nenhum resultado encontrado

M.A.K.E Factory GLOSSÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "M.A.K.E Factory GLOSSÁRIO"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

GLOSSÁRIO

D a t a d a ú l t i m a a t u a l i z a ç ã o : 1 1 / 0 9 / 2 0 1 1

M.A.K.E Factory

O documento apresenta os termos e significados utilizados no projeto de desenvolvimento intitulado Dashboard de Visão Gerencial de Projetos solicitado pela RiSE.

(2)

TERMO SIGINIFICADO AgileZen

Agile Zen é uma ferramenta de gerenciamento de projeto que enfatiza os princípios lean, extraídos do trabalho realizado no Sistema Toyota de Produção.

Apache É um servidor para páginas de Internet livre.

API

É o acrônimo de Application Programming Interface que em português é Interface de Programação de Aplicativos seu significado expressa um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.

Baseline

Uma baseline é um conjunto de especificações ou produtos de trabalho que foram formalmente revisados e sobre os quais foi feito um acordo, que serve como base para desenvolvimento posterior e que pode ser modificado somente através dos procedimentos de controle de mudanças.

CESAR.EDU O CESAR.EDU é a unidade de educação do CESAR – Centro de Estudo em Sistemas Avançados do Recife.

Dashboard Painel de Controle E-mail

É o acrônimo de “electronic mail” que em português é correio eletrônico.

Ele é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação.

Feedback

É o procedimento que consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta, ou ação executada por esta, objetivando reorientar ou estimular comportamentos futuros mais adequados.

Framework

É um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico, ele não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio.

Google Chart É uma API utilizada por desenvolvedores que permite a representação de gráficos.

Google CODE É um repositório de código e documentos que utiliza SVN.

Google Docs

É uma API para elaboração, armazenamento e compartilhamento de documentos de escritório como planilhas, apresentações, documentos, arquivos pdf entre outros.

Google Groups

É um serviço gratuito para comunidades on-line e grupos de discussão.

É uma maneira eficiente de se comunicar com grupos de pessoas que têm interesses comuns.

Grails

É um framework para construção de aplicações para web através da linguagem de programação Groovy (uma linguagem dinâmica para a plataforma Java).

Javadoc É um gerador de documentação criado pela Sun Microsystems para documentar a API dos programas em Java, a partir do código-fonte.

Jenkins É uma ferramenta para integração contínua que gerencia os passos de construção e teste automatizados.

Release Notes Notas de Lançamento.

RFP

É o acrônimo de “Request for Proposal” que em português é traduzido em Solicitação de Proposta. Este é um documento que faz parte do processo de seleção de projetos do CESAR.

RiSE

É o acrônimo de “Reuse in Software Engineering”. O RiSE vem atuando como fonte de desenvolvimento e pesquisa no reuso de software, focando no aumento da qualidade e da produtividade e na redução do time-to-market e dos custos do processo de desenvolvimento de software. O RiSE é sediado no C.E.S.A.R. e tem como fundadores Educardo Cruz e Eduardo Almeida

Skype

É uma empresa global de comunicação via Internet que produziu um sofware de comunicação com o mesmo nome. O aplicativo permite a interação de duas ou mais pessoas através de voz e vídeo grátis.

(3)

Sonar

É uma plataforma open source, utilizado para gerir qualidade de códigos fonte java. A ferramenta promete cobrir os 7 eixos da qualidade em código-fonte os quais são Arquitetura e Design, Comentários, Regras de Código, Bugs Potenciais, Complexidade, Testes Unitários e Duplicações.

Subversion

Subversion é um sistema de controle de versão livre/open-source. Isto é, o Subversion gerencia arquivos e diretórios, e as modificações feitas neles ao longo do tempo.

SVN Conceito de controle de versão

Web

Abreviação de World Wide Web (que em português significa, "Rede de alcance mundial"; também conhecida como Web e WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet.

Stakeholders Parte Interessada. Envolvidos no desenvolvimento do projeto.

Referências

Documentos relacionados

Norte Área Metropolitana do Porto Escola Básica Manuel António Pina, Oliveira do Douro, Vila Nova de Gaia 296510 2012. Norte Área Metropolitana do Porto Escola Básica Agustina

Conforme CEF – Manual Normativo 2011, nos Programas da Área de Desenvolvimento Urbano, mais especificamente nos Programas Habitacionais, está previsto o trabalho sócio-ambiental

• A cada 2 dias observe por meio do relatório geral os últimos dias de novos registros e verifique os acompanhamentos desses clientes. • Diariamente, ao final do dia, observe

Também foi simulado o motor de indução linear tubular com um controle simples de fim de curso, e neste caso as equações mecânicas foram acopladas ao sistema de equações

É perceptível, desta forma, o constante aumento do aprofundamento dos personagens: os “príncipes” têm agora não só nome e falas, mas personalidades bem desenvolvidas,

Com o estudo anterior (AMARAL, 2009) sobre a evolução da infografia no meio, surgiram dúvidas a respeito de alguns exemplos pesquisados. Percebemos que a fronteira

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)