• Nenhum resultado encontrado

Entrevista a Cantora Auxiliadora Simões

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Entrevista a Cantora Auxiliadora Simões"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

Entrevista a Cantora Timorense (Entr.M1)

Olhe se faz favor diz o teu nome completo?

Sim, o meu nome completo é Auxiliadora Vanessa Simões.

Qual é a tua opinião acerca do trabalho desenvolvido naquela escola de Educação Básica 2,3 Luís de Camões no Areeiro?

Sim, na minha opinião, este projeto é um projeto genial. Não só no âmbito musical, mas também no âmbito social e cultural, visto que as pessoas de diferentes “background” colaboram neste projeto. Antes de mais preciso de referir as crianças

As crianças é de 6º ano.

As crianças do 6º ano, desculpa, que com tanta vontade de mostrarem os seus talentos. De acordo com o resultado obtido não me sinto satisfeito, devíamos preparar melhor o projeto, porque acho que conseguimos fazer muito melhor.

Tu estás a dizer que este projeto pode se desenvolver mais ou muito melhor, de que forma?

A forma de preparar se bem para apresentar.

Muito bem. Diz me uma coisa, na sua opinião, de que forma as aprendizagens artísticas e culturais timorenses podem ser um facilitador na aprendizagem musical dos alunos?

A forma mais concreta vê-se nos instrumentos musicais utilizados, que são “fáceis” para acompanhar, de modo facilita os alunos para tocar. Também tendo em conta a característica da música; o ritmo constante por exemplo. Pois, são coisas tradicionais, embora o Pe. Adérito fez algumas alterações técnicas conforme o tema, que sobretudo facilita aos músicos e colaboradores deste projeto.

Muito bem. Outra pergunta, considera que a sua participação musical contribuiu de alguma maneira para a aprendizagens e desenvolvimentos musicais das crianças? Se sim, de que forma e a que níveis?

Para mim próprio, eu não gosto e não quero falar da minha contribuição neste projeto. Mas eu sei que as crianças sabem e conseguem fazer melhor que eu.

Muito bem, olha, tem uma coisa aqui para te dizer, as crianças, duas ou três crianças na entrevista, elas gostaram muita da tua voz, tu tens uma voz muito potente, então desta forma, quando estava a cantar com eles o que é que tu sentistes?

(2)

Mas eu acho que é assim, não é de mais velha ou mais nova, o importante aqui é que aquela participação, porque nós fazemos um cruzamento das duas culturas, timorense e as crianças estavam a cantar em timorense (crianças portugueses, não é), desta forma o que é que podes dizer sobre isto?

As duas culturas são diferentes. sim...

E com este meio vi que as crianças têm uma grande vontade de aprender a nossa cultura mesmo que para elas são muito estranho, podemos dizer assim, mas elas tentem aprender o bem da nossa cultura.

Tendo em consideração aprendizagens de carácter técnico, artístico e social, quais os valores e os benefícios das aprendizagens das canções que reparastes na sala de aula?

É assim, o valor mais destaque aqui é o espírito da equipa, ou seja, com este espaço (sala de aula) ajuda-nos a não ter vergonha de ninguém, “somos todos amigos”, colaboramos para o melhor possível e, podemos expressar tudo o que pudermos. Mais, sentimo-nos confortáveis e, de facto é um bom espaço para todos aprenderem.”

Quais as implicações resultantes da aprendizagem de outra cultura musical com crianças em sala de aula?

Bem, a aprendizagem de outra cultura musical com crianças em sala de aula implica o novo método pedagógico, podemos dizer assim, método pedagógico de cultura através da música. Este favorece a participação melhor dos participantes.

Muito bem. Qual é a tua sugestões para projeto ?

O projeto deve ter continuidade; mais para oportunidade aos portugueses para conhecer a nossa cultura treino e mais treino para a preparação.

Pronto, estava a disser é precisar mais do treino, do ensaio, a preparação para espetáculo, certo ? Porque tudo era em cima dos joelhos, nós também chegamos lá muito tarde, alguns em cima da hora, o vestir dos trajes levou muito tempo e para o ensaio era pouco tempo, era mesmo muito apertadinho aí, mas na minha observação, houve aquele cruzamento muito positivo entre nós timorenses e as crianças, eles receberam-nos muito bem, observastes isto também, não é?

Sim, sim

(3)

projeto da tese, mas acredito que, a diretora nos dizia que nós vamos realizar no mês de junho e nós vamos olhar para aquilo também, muito obrigado.

Referências

Documentos relacionados

falar o que não pode fazer, conversou sobre sexo conosco muito cedo, tinha essa preocupação, apesar de ela ser fechada para isso, quando ela contou foi muito engraçado,

Constatou-se que todos os resíduos sólidos gerados nas Escolas Estaduais do Município de Humaitá-AM são acondicionados e posteriormente coletados pela

Entretanto, essa aproximação entre a construção histórica da ciência e as concepções subjetivas é pouco clara e, de acordo com Raichvarg (1987) , isso se deve,

✘ Roupas folgadas não são boas opções, pois faz com que a mulher pareça maior e sem uma definição de suas curvas.O ideal é usar roupas mais justas e confortáveis proporcional

Os fragmentos intestinais das aves cujas fezes foram positivas para detecção de Lawsonia intracellularis foram submetidos ao exame histopatológico e na maioria das lesões

[r]

Os alunos ao jogarem interagem uns com os outros, quando esse ato é feito através de jogos com a perspectiva ambiental eles são levados a refl etir mais sobre o meio ambiente, ao

Como assinala Lévi-Strauss (2003), os mitos, que, aparentemente, são arbitrários, reproduzem-se de forma semelhante em todas as regiões, ou seja, com os mesmos caracteres,