• Nenhum resultado encontrado

Ciência Do professor Irineu GuiaLeucemia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Ciência Do professor Irineu GuiaLeucemia"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

O QUE É A

LEUCEMIA?

Com a LEUCEMIA, o corpo produz demasiados Com a LEUCEMIA, o corpo produz demasiadosCom a LEUCEMIA, o corpo produz demasiados Com a LEUCEMIA, o corpo produz demasiados Com a LEUCEMIA, o corpo produz demasiados glóbulos brancos anormais chamados de glóbulos brancos anormais chamados deglóbulos brancos anormais chamados de glóbulos brancos anormais chamados de glóbulos brancos anormais chamados de blastos

blastosblastos blastos

blastos, causando:

INFECÇÕES

As células leucêmicas não têm a capacidade de combater infecções, como os glóbulos brancos normais o fazem.

ANEMIA

A produção de glóbulos vermelhos decai à medida que as células leucêmicas invadem o sistema.

SANGRAMENTO EXCESSIVO

A capacidade de coagulação diminui à medida que diminui o número de plaquetas (pequenos elementos do sangue

necessários para o processo de coagulação).

Esta publicação é voltada ao fornecimento de informações sobre o tema abordado e é distribuída pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia - ABRALE.

Edição 2003

É uma enfermidade que afeta a É uma enfermidade que afeta aÉ uma enfermidade que afeta a É uma enfermidade que afeta a É uma enfermidade que afeta a medula óssea, parte do corpo que medula óssea, parte do corpo quemedula óssea, parte do corpo que medula óssea, parte do corpo que medula óssea, parte do corpo que produz o sangue.

produz o sangue.produz o sangue. produz o sangue. produz o sangue.

Os tratamentos mais modernos propiciam Os tratamentos mais modernos propiciamOs tratamentos mais modernos propiciam Os tratamentos mais modernos propiciamOs tratamentos mais modernos propiciam uma maior possibilidade de sobrevida para uma maior possibilidade de sobrevida parauma maior possibilidade de sobrevida para uma maior possibilidade de sobrevida parauma maior possibilidade de sobrevida para muitos pacientes.

(3)

O editor dedicou uma grande atenção à redação deste folheto, porém a informação contida no mesmo não pretende substituir o conhecimento e critério de um profissional de saúde qualificado. Você deverá consultar seu médico sobre todas as dúvidas que tenha referentes à saúde.

PORQUE DEVO SABER

MAIS SOBRE A

LEUCEMIA?

Porque:

Porque: Porque: Porque: Porque:

CAUSA A MORTE DE MAIS

CRIANÇAS

de 1 a 15 anos de idade que qualquer outra doença. (somente acidentes matam mais crianças)

NÃO HÁ UMA FORMA CONHECIDA DE PREVENIR A LEUCEMIA, PORÉM ELA NÃO HÁ UMA FORMA CONHECIDA DE PREVENIR A LEUCEMIA, PORÉM ELA NÃO HÁ UMA FORMA CONHECIDA DE PREVENIR A LEUCEMIA, PORÉM ELA NÃO HÁ UMA FORMA CONHECIDA DE PREVENIR A LEUCEMIA, PORÉM ELA NÃO HÁ UMA FORMA CONHECIDA DE PREVENIR A LEUCEMIA, PORÉM ELA

PODE SER TRA PODE SER TRAPODE SER TRA PODE SER TRA

PODE SER TRATTTTTADA DE MANEIRA EFICAZ.ADA DE MANEIRA EFICAZ.ADA DE MANEIRA EFICAZ.ADA DE MANEIRA EFICAZ.ADA DE MANEIRA EFICAZ.

Hoje, os tratamentos modernos Hoje, os tratamentos modernosHoje, os tratamentos modernos Hoje, os tratamentos modernos Hoje, os tratamentos modernos OFERECEM MAIS ESPERANÇA DO OFERECEM MAIS ESPERANÇA DOOFERECEM MAIS ESPERANÇA DO OFERECEM MAIS ESPERANÇA DO OFERECEM MAIS ESPERANÇA DO QUE NUNCA às pessoas que sofrem QUE NUNCA às pessoas que sofremQUE NUNCA às pessoas que sofrem QUE NUNCA às pessoas que sofrem QUE NUNCA às pessoas que sofrem de leucemia.

de leucemia.de leucemia. de leucemia. de leucemia.

CAUSA A MORTE DE MAIS

ADULTOS

que crianças. Na maioria dos casos afeta pessoas de mais de 60 anos, e homens são acometidos com mais freqüência que mulheres.

ESTIMA-SE QUE NO BRASIL

MAIS DE 7500 PESSOAS

contraíram leucemia, este ano. Mais de 5900 morreram devido a esta

(4)

EUCEMIA LINFÓIDE:

Caracterizada por um aumento dos glóbulos brancos chamados linfócitos. Estes glóbulos são produzidos nas glândulas linfáticas e na medula óssea. Nos casos de leucemia linfóide, a maioria dos linfócitos produzidos é anormal ou imatura.

LEUCEMIA MIELÓIDE*:

Caracterizada por um aumento dos glóbulos brancos chamados granulócitos. No geral, estes glóbulos são produzidos na medula óssea mas podem surgir em outros tecidos, como no fígado ou no baço. Os granulócitos normais

desempenham um papel importante na defesa do corpo contra as infecções, porém os granulócitos leucêmicos não apresentam esta habilidade.

* Este tipo também se chama “mielógena” ou leucemia “mielocítica”.

HÁ DOIS TIPOS PRINCIPAIS DE

LEUCEMIA

(5)

AGUDA

Desenvolve-se

RA

PIDAMENTE

A expectativa de vida é curta sem tratamento (de poucas semanas a alguns meses). No entanto, os

medicamentos e/ ou os transplantes de medula estendem a expectativa de vida no caso de crianças com leucemia linfóide aguda e curam em torno de 80% dos casos. (também se cura um número menor de adultos com leucemia linfóide aguda).

É o tipo mais É o tipo mais É o tipo mais É o tipo mais É o tipo mais freqüente nas freqüente nasfreqüente nas freqüente nas freqüente nas CRIANÇAS, embora CRIANÇAS, embora CRIANÇAS, embora CRIANÇAS, embora CRIANÇAS, embora possa surgir em possa surgir em possa surgir em possa surgir em possa surgir em qualquer idade. qualquer idade. qualquer idade. qualquer idade.qualquer idade. Representa EM Representa EMRepresenta EM Representa EM Representa EM TORNO DE METADE TORNO DE METADE TORNO DE METADE TORNO DE METADE TORNO DE METADE

dos casos de dos casos dedos casos de dos casos dedos casos de leucemia. leucemia.leucemia. leucemia.leucemia.

A leucemia pode apr A leucemia pode apr A leucemia pode apr A leucemia pode apr

A leucemia pode apresentaresentaresentaresentaresentar-se de duas for-se de duas for-se de duas for-se de duas formas:-se de duas formas:mas:mas:mas:

CRÔNICA

Desenvolve-se

LENTAMENTE

Com tratamento

adequado, a expectativa de vida é de 3 a 20 anos a partir do começo da enfermidade. Aparece mais Aparece mais Aparece mais Aparece mais Aparece mais freqüentemente nos freqüentemente nos freqüentemente nos freqüentemente nos freqüentemente nos ADULTOS, porém pode ADULTOS, porém pode ADULTOS, porém pode ADULTOS, porém pode ADULTOS, porém pode ocorrer em qualquer ocorrer em qualquer ocorrer em qualquer ocorrer em qualquer ocorrer em qualquer idade. Representa EM idade. Representa EMidade. Representa EM idade. Representa EMidade. Representa EM TORNO DE METADE dos TORNO DE METADE dosTORNO DE METADE dos TORNO DE METADE dos TORNO DE METADE dos

(6)

PLAQUETAS

Estas pequenas células sanguíneas, que se formam na medula óssea, são essenciais para o processo de coagulação. Acumulam-se ao redor de uma ferida e formam um “tampão” para interromper a perda de sangue.

* NA LEUCEMIA a produção de plaquetas diminui, pois a produção normal se torna cada vez menor pela invasão da medula óssea pelos blastos ou células leucêmicas

RESULTADO:

Quando o sangue não coagula há SANGRAMENTO EXCESSIVO, e manchas na pele, ou manchas roxas na pele chamadas equimoses.

TTTTTanto na leucemiaanto na leucemiaanto na leucemiaanto na leucemiaanto na leucemia aguda como na crônica aguda como na crônicaaguda como na crônica aguda como na crônica aguda como na crônica se produz UM

se produz UMse produz UM se produz UM se produz UM NÚMERO NÚMERONÚMERO NÚMERO NÚMERO

EXTREMAMENTE ALTO EXTREMAMENTE ALTOEXTREMAMENTE ALTO EXTREMAMENTE ALTO EXTREMAMENTE ALTO DE GLÓBULOS DE GLÓBULOSDE GLÓBULOS DE GLÓBULOS DE GLÓBULOS

BRANCOS ANORMAIS BRANCOS ANORMAISBRANCOS ANORMAIS BRANCOS ANORMAIS BRANCOS ANORMAIS que invadem a medula que invadem a medulaque invadem a medula que invadem a medula que invadem a medula óssea.

óssea.óssea. óssea. óssea.

A LEUCEMIA AGUDA

AFETA:

OS GLÓBULOS VERMELHOS

Estas células transportam o oxigênio a todas as partes do corpo. São produzidos na medula óssea; existem vários milhões em cada gota de sangue.

* NA LEUCEMIA o número de glóbulos vermelhos diminui à medida que a medula óssea se torna progressivamente substituída pelos glóbulos anormais.

RESULTADO:

A ANEMIA e a conseqüente falta de oxigênio provoca palidez,

enfraquecimento, fadiga, etc.

O QUE ACONTECE

NOS CASOS DE

(7)

GLÓBULOS BRANCOS

Os glóbulos brancos normais combatem as infecções através da destruição de bactérias, vírus e corpos estranhos no sangue e contribuem para o

fortalecimento do sistema imunológico frente às doenças.

* NA LEUCEMIA, os glóbulos brancos são substituídos por células anormais e/ ou funcionam mal.

RESULTADO:

AS INFECCÕES aparecem de maneira repetida porque as células leucêmicas não são capazes de combater as bactérias ou os vírus.

O TECIDO QUE FORMA O SANGUE

Normalmente estes tecidos produzem os glóbulos

vermelhos, várias classes de glóbulos brancos e as plaquetas. * NA LEUCEMIA,

os glóbulos brancos anormais invadem os tecidos que formam o sangue –

principalmente a medula óssea – e alteram a produção normal de células sanguíneas. O RESULTADO:

Ocorre INFLAMAÇÃO nos nódulos linfáticos, baço, fígado e rins.

A LEUCEMIA

CRÔNICA POSSUI

EFEITOS MENOS

SÉRIOS

NA LEUCEMIA

LINFÓIDE,

o efeito principal pode ser simplesmente um aumento dos linfócitos que circulam no sangue e na medula óssea. O aumento de tamanho dos gânglios linfáticos também podem ocorrer.

A enfermidade pode continuar por muitos anos com pouco ou nenhum efeito nocivo, porém eventualmente podem surgir infecções, anemias ou hemorragias.

NA LEUCEMIA

MIELÓIDE,

a produção e o crescimento excessivo de uma medula óssea anormal produz freqüentemente um aumento das plaquetas, bem como dos glóbulos brancos.

(8)

QUAL É A CAUSA

DA LEUCEMIA?

A causa desta alteração é desconhecida, porém suspeitam-se de VÁRIOS A causa desta alteração é desconhecida, porém suspeitam-se de VÁRIOSA causa desta alteração é desconhecida, porém suspeitam-se de VÁRIOS A causa desta alteração é desconhecida, porém suspeitam-se de VÁRIOS A causa desta alteração é desconhecida, porém suspeitam-se de VÁRIOS FFFFFAAAAATORES:TORES:TORES:TORES:TORES:

Acredita-se que uma ALTERAÇÃO NA Acredita-se que uma ALTERAÇÃO NA Acredita-se que uma ALTERAÇÃO NA Acredita-se que uma ALTERAÇÃO NA Acredita-se que uma ALTERAÇÃO NA ESTRUTURA GENÉTICA* cause as ESTRUTURA GENÉTICA* cause as ESTRUTURA GENÉTICA* cause as ESTRUTURA GENÉTICA* cause as ESTRUTURA GENÉTICA* cause as anomalias e a multiplicação anomalias e a multiplicação anomalias e a multiplicação anomalias e a multiplicação anomalias e a multiplicação

descontrolada dos glóbulos brancos. descontrolada dos glóbulos brancos. descontrolada dos glóbulos brancos. descontrolada dos glóbulos brancos. descontrolada dos glóbulos brancos.

FATORES

AMBIENTAIS

podem tornar as pessoas mais susceptíveis. Por exemplo, o irmão gêmeo de um leucêmico apresenta mais probabilidades de contrair esta enfermidade. Não se sabe ao certo se isso ocorre por razões ambientais ou genéticas.

ALGUNS

DEFEITOS DE

NASCIMENTO

(não hereditário, como a Síndrome de Down Anemia de Fanconi) estão associados a uma maior incidência de leucemia.

Os estudos indicam que a leucemia Os estudos indicam que a leucemiaOs estudos indicam que a leucemia Os estudos indicam que a leucemia Os estudos indicam que a leucemia - NÃO É HEREDITÁRIA – NEM É CONT - NÃO É HEREDITÁRIA – NEM É CONT- NÃO É HEREDITÁRIA – NEM É CONT - NÃO É HEREDITÁRIA – NEM É CONT - NÃO É HEREDITÁRIA – NEM É CONTAGIOSAAGIOSAAGIOSAAGIOSAAGIOSA

*Os genes constituem o “fundamento básico” que determina a estrutura e função celular. Estão localizados nos CROMOSSOMOS, dentro do núcleo de cada célula.

RAIOS-X

altas doses de radiação podem aumentar a propensão à leucemia em alguns casos.

OUTRAS

FORMAS DE

RADIAÇÃO,

como a que é liberada por bombas atômicas, estão associadas a uma maior incidência de leucemia.

VÍRUS

poderiam ser uma causa de leucemia porque já foram associados a certas leucemias em animais. Vírus podem causar alterações genéticas.

SUBSTÂNCIAS

QUÍMICAS

IRRITANTES,

(9)

VÁ AO SEU MÉDICO se qualquer um destes sintomas persiste ou reaparece. VÁ AO SEU MÉDICO se qualquer um destes sintomas persiste ou reaparece. VÁ AO SEU MÉDICO se qualquer um destes sintomas persiste ou reaparece. VÁ AO SEU MÉDICO se qualquer um destes sintomas persiste ou reaparece. VÁ AO SEU MÉDICO se qualquer um destes sintomas persiste ou reaparece.

Recomenda-se que você faça um exame de saúde completo, incluindo exames de sangue. Se existe a suspeita da existência de leucemia, deve ser feito um exame de medula óssea. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, mais eficaz será o mesmo.

QUAIS SÃO OS SINAIS

E SINTOMAS DA

LEUCEMIA?

Os sintomas são

Os sintomas são Os sintomas são Os sintomas são Os sintomas são similares aos de muitas similares aos de muitas similares aos de muitas similares aos de muitas similares aos de muitas doenças comuns, porém doenças comuns, porém doenças comuns, porém doenças comuns, porém doenças comuns, porém depois de algum tempo depois de algum tempo depois de algum tempo depois de algum tempo depois de algum tempo se tornam mais

se tornam mais se tornam mais se tornam mais se tornam mais persistentes e graves: persistentes e graves: persistentes e graves: persistentes e graves: persistentes e graves:

ANEMIA

Semblante pálido

ENFRAQUECIMENTO

CANSAÇO

FEBRE

não explicada

PERDA DE

SANGUE

sem que ocorra coagulação

PROPENSÃO A

MANCHAS NA

PELE

INFECÇÕES

RECORRENTES

DOR

nas articulações e nos ossos

INFLAMAÇÃO

(10)

QUIMIOTERAPIA

Requer o uso de medicamentos potentes em várias combinações para matar as células anormais e/ou retardar o seu crescimento, dando às células normais uma oportunidade de se recuperar. Em alguns casos, estes medicamentos são administrados por via endovenosa por um período de vários dias.

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Administra-se quimioterapia em doses muito elevadas que matam as células doentes da medula óssea e também aquelas que são normais. Após a fase de quimioterapia, uma medula óssea ou sangue saudáveis de um doador compatível, é infundido na corrente sanguínea do paciente, penetram no interior dos ossos; se tudo corre bem, ela começa a produzir células normais saudáveis. Se não for possível encontrar um doador apropriado, pode-se utilizar a medula do próprio paciente depois que as células doentes são eliminadas com tratamento de quimioterapia em doses convencionais.

RADIAÇÃO

Geralmente utilizada em combinação com a

quimioterapia, a radiação pode ser um tratamento eficaz para órgãos danificados por células doentes. A radiação também pode fazer parte do tratamento combinado com quimioterapia para a erradicação da medula óssea doente em casos de transplante de medula óssea.

COMO SE

TRATA A

LEUCEMIA?

Nos últimos anos foram feitos Nos últimos anos foram feitos Nos últimos anos foram feitos Nos últimos anos foram feitos Nos últimos anos foram feitos tremendos avanços no tratamento tremendos avanços no tratamento tremendos avanços no tratamento tremendos avanços no tratamento tremendos avanços no tratamento desta enfermidade. Estes incluem: desta enfermidade. Estes incluem: desta enfermidade. Estes incluem: desta enfermidade. Estes incluem: desta enfermidade. Estes incluem:

HOJE EM DIA, A LEUCEMIA APRESENTA UMA

TAXA MÉDIA DE CURA DE 40%

(11)

TRATAMENTO INICIAL

Os medicamentos são administrados durante vários dias para induzir à remissão. No geral, após um período de 4 semanas, o paciente não apresenta nenhum sintoma da enfermidade. Na maioria das vezes o tratamento inicial não é único. São necessários vários períodos de tratamento para consolidar o tratamento inicial.

TERAPIA DE MANUTENÇÃO

O tratamento em longo prazo dura em geral de 2 anos e meio a 3 anos. Determinados medicamentos combinados são utilizados para prolongar e manter a remissão.

TERAPIA DE APOIO

Utilizada quando a enfermidade segue ativa. Pode incluir:

* Transfusões de sangue * Transfusões de plaquetas * Antibióticos

AS TRÊS PARTES

DO TRATAMENTO

O MELHOR PARA UMA

REMISSÃO EM LONGO PRAZO

é o tratamento

* em instalações médicas especialmente equipadas

* com uma equipe de médicos, enfermeiras e paramédicos especialmente capacitados

Pacientes que sofrem de leucemia agora Pacientes que sofrem de leucemia agoraPacientes que sofrem de leucemia agora Pacientes que sofrem de leucemia agora Pacientes que sofrem de leucemia agora possuem uma expectativa de vida maior do que possuem uma expectativa de vida maior do quepossuem uma expectativa de vida maior do que possuem uma expectativa de vida maior do que possuem uma expectativa de vida maior do que nunca!

(12)

INFORME-SE MAIS SOBRE A

LEUCEMIA

e sobre a ajuda que existe à disposição dos pacientes e suas famílias. Entre e sobre a ajuda que existe à disposição dos pacientes e suas famílias. Entree sobre a ajuda que existe à disposição dos pacientes e suas famílias. Entre e sobre a ajuda que existe à disposição dos pacientes e suas famílias. Entre e sobre a ajuda que existe à disposição dos pacientes e suas famílias. Entre em contato com:

em contato com:em contato com: em contato com: em contato com:

ABRALE – Associação Brasileira de

Linfoma e Leucemia

Formada por pacientes e familiares de todo o país, e fundada em setembro de 2002, a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – tem como missão tornar o tratamento da leucemia no Brasil equivalente aos melhores do mundo.

O QUE NÓS FAZEMOS?

• Suporte aos pacientes e familiares,

fornecendo informações, esclarecimentos e orientações sobre os tipos leucemias e linfomas

• Apoio psicológico, emocional e jurídico • Negociações com o poder público em

diversos níveis para que o melhor tratamento possível seja padronizado em todo país e disponibilizado ininterruptamente para todos os pacientes de linfoma e leucemia

• Realização de conferências para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde, com participação dos melhores profissionais do país e do exterior, buscando valorizar e humanizar a relação médico-paciente.

Contate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mail Contate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mailContate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mail Contate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mail Contate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mail

abrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como você abrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como vocêabrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como você abrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como você abrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como você pode participar

(13)

APOIE A PESQUISA SOBRE A LEUCEMIA,

os serviços locais para pacientes e o conhecimento sobre a mesma. os serviços locais para pacientes e o conhecimento sobre a mesma. os serviços locais para pacientes e o conhecimento sobre a mesma. os serviços locais para pacientes e o conhecimento sobre a mesma. os serviços locais para pacientes e o conhecimento sobre a mesma.

O QUE ACONTECERÁ

NO FUTURO?

Há boas razões para esperar tratamentos novos e Há boas razões para esperar tratamentos novos eHá boas razões para esperar tratamentos novos e Há boas razões para esperar tratamentos novos eHá boas razões para esperar tratamentos novos e

melhores para a leucemia. melhores para a leucemia.melhores para a leucemia. melhores para a leucemia.melhores para a leucemia.

A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em:

NOVOS TRATAMENTOS

tais como:

• anticorpos monoclonais • medicamentos mais efetivos e

seguros que matem as células acometidas pelo linfoma com danos mínimos às células normais.

POSSÍVEIS CAUSAS DA

LEUCEMIA,

como:

• vírus • bactérias • herbicidas • defeitos do DNA

(14)

Há boas razões para esperar tratamentos Há boas razões para esperar tratamentos Há boas razões para esperar tratamentos Há boas razões para esperar tratamentos Há boas razões para esperar tratamentos novos e melhores para a leucemia. novos e melhores para a leucemia. novos e melhores para a leucemia. novos e melhores para a leucemia. novos e melhores para a leucemia.

O QUE

ACONTECERÁ

NO FUTURO?

A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em:A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em: A pesquisa continua se concentrando em:

CRESCIMENTO E

ESTRUTURA DAS

CÉLULAS

Que alterações fazem com que as células leucêmicas se comportem da maneira como o fazem? Como elas podem se tornar mais susceptíveis aos medicamentos

antileucêmicos? Em que diferem estas células das células normais?

POSSÍVEIS CAUSAS

DA LEUCEMIA

incluindo: • VÍRUS

• SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS • RADIAÇÃO

• DEFEITOS na composição química

do corpo

NOVOS TRATAMENTOS

como

• DROGAS MAIS SEGURAS E EFICAZES que matem as células leucêmicas e ao mesmo tempo causem danos mínimos às células normais.

• UMA MELHOR TERAPIA DE APOIO para combater as complicações da quimioterapia e da radiação.

• AUMENTO DE ACESSO a Transplantes de medula e sangue.

TERAPIA

IMUNOLÓGICA

(15)

De forma que... De forma que...De forma que... De forma que... De forma que...

A SUA AJUDA É VALIOSA NA

LUTA CONTRA A LEUCEMIA!

Dê parte de seu tempo e dinheiro para ajudar a encontrar a cura da leucemia.

APOIE A PESQUISA SOBRE A

LEUCEMIA, os serviços locais

para pacientes e o conhecimento

sobre a mesma.

AJUDE

A INFORMAR OS

OUTROS

para que saibam sobre a leucemia

CONSULTE

O SEU MÉDICO

se aparecerem sintomas suspeitos

SAIBA

SOBRE A LEUCEMIA

– o que acontece, quais são seus

(16)

ABRALE – Associação Brasileira de

Linfoma e Leucemia

Formada por pacientes e familiares de todo o país, e fundada em 2002, a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia – tem como missão tornar o tratamento da leucemia no Brasil equiparado aos melhores do mundo.

O que nós fazemos?

• Suporte aos pacientes e familiares, fornecendo informações, esclarecimentos e orientações sobre os tipos leucemias e linfomas

• Apoio psicológico, emocional e jurídico

• Negociações com o poder público em diversos níveis para que o melhor tratamento possível seja padronizado em todo país e disponibilizado ininterruptamente para todos os pacientes de linfoma e leucemia

• Realização de conferências para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde, com participação dos melhores profissionais do país e do exterior, buscando valorizar e humanizar a relação médico-paciente e melhorar continuamente os tratamentos

Contate a ABRALE pelo telefone (11) 3266-4301 ou e-mail abrale@abrale.org.br e saiba qual o Núcleo Local mais próximo e como você pode participar

Esta é uma publicação provisória, portanto, pedimos sua colaboração nos enviando revisões e/ou informações que venham a somar dados às nossas

informações, até Abril, pois a nova edição está prevista para Maio. AGUARDAMOS SUA COLABORAÇÃO!

Al. Rio Claro, 190 - 1º andar Bela Vista - São Paulo - SP

Tel.: (11) 3266-4301 - FAX: (11) 3262-4077 abrale@abrale.org.br

www wwwwww www

Referências

Documentos relacionados

número de inscrição, contendo o número do documento de identidade e a nota obtida na prova de métodos pedagógicos. Relacionar-se-á o candidato ausente pela ordem do número

Figura 13 - Distribuição do biovolume (mm³/L) das Classes de algas fitoplanctônicas no ponto 3 da área de malacocultura situada em Anchieta-ES no ano de 2004.. BAC-

Nos termos do artigo 122 da Lei de Execução Penal, a saída temporária só poderá ser concedida ao sentenciado que esteja cumprindo a sanção penal no regime intermediário ou

45 mecanismos processuais penais de simplificação e consenso, não os atingindo na íntegra, mas sendo claramente positivos. h) Houve, uma evidente recuperação de processos

Embora sumária, essa definição nos parece pertinente na medida em que ela se aplica à representação social do intelectual francês no pós-guerra, ou seja, à figura do

ALGUNS DESTAQUES AO LONGO DOS CINCOS ANOS COMO DIRETORA DO NOTÍCIAS DE GOUVEIA:..

Previsões como estas alimentam, de certa forma, a ideia de que há interesses superiores ao interesse da criança, ou seja, uma desvalorização ao Princípio do

Artigo 1º - Ficam estabelecidos recursos no montante de R$ 10.043.445,39 a serem repassados do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde, nos moldes determinados