• Nenhum resultado encontrado

15mil. Acidente com Chapecoense gera união entre clubes POR ADALBERTO LEISTER FILHO E DUDA LOPES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "15mil. Acidente com Chapecoense gera união entre clubes POR ADALBERTO LEISTER FILHO E DUDA LOPES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Os clubes brasileiros deixaram as di- ferenças e rivalidades de lado na terça- -feira (29). Comovidos com o acidente da Chapecoense, que deixou pelo me- nos 65 mortos na Colômbia, os times dedicaram o dia para fazer homena- gens e criar um manifesto de apoio à equipe catarinense.

A principal iniciativa foi uma nota ofi- cial assinada apenas como “presiden-

tes dos clubes brasileiros”, com medi- das solidárias à Chapecoense. O texto foi divulgado pelos quatro grandes clu- bes paulista, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, mas foi abraçada por outras equipes do país durante o dia, como Fluminense e Atlético-PR.

Foram dois apelos realizados pelas equipes, a fim ajudar o clube no mo- mento. A primeira delas é o emprésti-

Acidente com Chapecoense gera união entre clubes

POR ADALBERTO LEISTER FILHO E DUDA LOPES

B O L E T I M

NÚMERO DO DIA

EDIÇÃO • 644 QUARTA-FEIRA, 30 DE NOVEMBRO DE 2016

Acidente com avião da Chapecoense,

que voava para Medellin na Colômbia, deixou

pelo menos 65 mortos. Evento gerou uma onde de comoção entre os times brasileiros

e internacionais.

Abaixo, Atlético Nacional faz homenagem.

O F E R E C I M E N T O

15mil

Torcedores da Chapecoense lotaram

a Arena Condá para prestar homenagem ao

time; os fãs da equipe

cantaram "É campeão!".

(2)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

2

PATROCINADORES LAMENTAM

Principais patrocinadores da Chapecoense, Caixa Econômica Federal e Umbro soltaram notas de pesar pela tragédia acometida com o elenco da equipe catarinense.

A Caixa agradeceu ao empenho de cada um envolvido no time e manifestou pesar com as vítimas.

Já a Umbro lamentou

"profundamente" o acidente e também prestou solidariedade a todas as vítimas.

WARNER CANCELA LANÇAMENTO

A Warner Bros. Pictures Brasil cancelou o lançamento do filme

"Sully - O Herói do Rio Hudson"

no mercado brasileiro.

A distribuidora alegou tomar a medida em respeito ao acidente aéreo envolvendo o time da Chapecoense.

O filme, de Clint Easrwood, conta a história de um piloto americano que realiza um pouso de emergência em Nova York. Não há data definida para a nova estreia.

EUROPEUS FAZEM HOMENAGENS

O futebol europeu também se mobilizou para homenagear a Chapecoense.

Real Madrid e Barcelona fizeram um minuto de silêncio antes de começar o treino.

A iniciativa também foi realizada pelos times ingleses, antes do início das partidas da terça-feira.

Já o Bayern de Munique usou uma foto do time alemão para soltar uma mensagem de apoio.

mo gratuito de jogadores durante a temporada de 2017. Além disso, os clubes informaram que farão uma solicitação formal à CBF para que a Chapecoense fique imune ao rebaixamento do Campeonato Brasileiro nos próximos três anos.

“Trata-se de gesto mínimo de solidariedade que se encontra

ao nosso alcance neste momento, mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje”, afirmou a nota.

Essa não foi a única demonstração de apoio dos clubes ao time de Chapecó. Especialmente nas redes sociais, todas as equipes da Série A do Campeonato Brasileiro publicaram notas de apoio, inclusive com a troca dos escudos oficiais pela versão em luto do escudo do Chapecoense.

Os times brasileiros também fizeram menção a jogadores com passagens pelos clubes, além do técnico Caio Jr e dos jornalistas presentes no voo. Foram mais de 20 profissionais da imprensa.

Houve até iniciativas mais inusitadas. O Corinthians, por exem- plo, pintou suas redes sociais de verde, lembrando que “hoje não há cor a ser evitada”, em referência ao rival Palmeiras. O time do Allianz Parque, por sua vez, fez uma solicitação à CBF para atuar na última rodada do Campeonato Brasileiro com a camisa da Chapecoense.

E não foram apenas os clubes brasileiros que lembraram da

Chapecoense. O Atlético Nacional da Colômbia, rival do time na

final da Sul-Americana, fez uma série de publicações em solida-

riedade ao rival. Em uma delas, fez uma solicitação à Conmebol

para que a entidade considere o time brasileiro campeão do tor-

neio. A confederação não confirmou o título por ora.

(3)
(4)

WWW.MAQUINADOESPORTE.COM.BR

Às vezes, os desencontros entre os clubes brasileiros são tão grandes que fica difícil imaginar que essas institui- ções sejam tão parecidas, com proble- mas e paixões tão próximas. Mas, na terça-feira mais triste da história do futebol nacional, ficou claro que to- dos têm consciência da importância da união entre as equipes.

A rapidez dos clubes para anunciar o empréstimo de jogadores e a pressão à CBF para não deixar a Chapecoen- se despencar após o acidente foram comoventes. Foi um caso extremo,

é verdade, mas a frase mais dita por presidentes de times brasileiros, “não é problema meu”, ficou longe dos holo- fotes, finalmente.

As medidas, que envolvem basica- mente o esporte, podem até parecer supérfluas no momento em que 65 pessoas perderam a vida. Mas não são.

Elas mostram a dedicação quase de- sesperada de clubes, dirigentes e joga- dores em esticar a mão para seus pares em um momento de tristeza.

E a solidariedade foi além. As mí- dias mostraram que as diferenças de

veículo são inexistentes nesse que foi também a maior tragédia do jornalis- mo brasileiro. A perda de colegas foi sentida por todos que trabalham com esporte, e homenagens não faltaram.

Não há nada de bom para ser tirado na terça-feira. Mas ela pode servir de lembrança que esporte é sempre mais forte quando todos jogam juntos, que no fim das contas, torcemos todos para o mesmo time.

Força, Chape.

Acidente mostra união inédita no futebol brasileiro

A Netshoes teve que se posicionar sobre o aumento de preço das camisas da Chapecoen- se. O fato gerou incômodo entre internautas, que acusaram a empresa de ter usado o aci- dente com o time para faturar mais.

O aumento aconteceu de fato. No início do dia, a camisa do time catarinense estava em R$

129. Logo pela manhã, o preço do uniforme do time subiu para R$ 249.

Em nota oficial, a empresa explicou que a ca- misa estava com preço promocional de black friday, mas o sistema atualiza com o preço re- gular quando a cota do produto é esgotada.

Como houve venda das camisas do time pela manhã, a precificação foi automaticamente al-

terada no site da empresa.

A Netshoes ainda reforçou o apoio e a solida- riedade aos familiares e amigos dos envolvidos no acidente com a Chapecoense.

À Máquina do Esporte, a comunicação da Netshoes reforçou que um aumento proposital estaria fora da cultura corportaiva da empresa e jamais seria feito.

Após a polêmica, a companhia logo recuou e recolocou o preço da camisa no preço promo- cional. A disponibilidade do artigo, no entanto, não durou muito. No meio da tarde de terça- -feira, a camisa já não estava mais disponível aos consumidores. Entre os produtos do time, havia apenas uma bola licenciada.

Preço de camisa da Chapecoense gera crise na Netshoes

4

POR DUDA LOPES

O P I N I Ã O

POR DUDA LOPES novos negócios da Máquina do Esporte

(5)

A temporada do futebol brasileiro não poderia terminar de maneira mais triste. A queda do avião da Chapecoense deixou 76 mortos e marcou a pior tragé- dia do esporte nacional. A viagem para a final da Copa Sul-Ameri- cana marcaria o ápice do ano do time catarinense. Com sua inter- rupção, o futebol do país ficou ofi- cialmente de luto.

A decisão da Sul-Americana, en-

tre Chapecoense e Atlético Nacio- nal, obviamente foi cancelada. No futebol nacional, a Confederação Brasileira de Futebol já confirmou que a final da Copa do Brasil, mar- cada para a próxima quarta-feira, foi adiada para a próxima semana.

O mesmo acontecerá com a ro- dada do Campeonato Brasileiro do próximo fim de semana, que ficará marcada para o dia 11 de dezembro. No último dia do tor-

neio, a Chapecoense enfrentaria o Atlético Mineiro, na Arena Condá.

Até mesmo a decisão da Copa do Brasil sub-20 passou para outra data. A partida, entre São Paulo e Bahia, será realizada apenas no dia 8 de dezembro.

A CBF declarou luto de sete dias para o futebol brasileiro. Em nota, o presidente da entidade, Marco Polo Del Nero, expressou sua solidariedade. “Estamos vivendo uma das mais trágicas páginas da história do esporte brasileiro e lamento, profundamente, a perda de jogadores, comissão técnica, profissionais da imprensa, diri- gentes e tripulação”, afirmou.

Na tarde da terça-feira, a Federa- ção Paulista de Futebol anunciou a mesma medida, com sete dias de luto pelo acidente: “Externamos o apoio de todo futebol paulista e nossas orações às vítimas do aci- dente”. Todas as partidas organiza- das pela entidade foram adiadas, entre sub-20 e sub-15.

POR ADALBERTO LEISTER FILHO E DUDA LOPES

Tragédia na Colômbia paralisa temporada do futebol

Uma das principais vozes de oposição à gestão de Marco Polo Del Nero no comando da Confede- ração Brasileira de Futebol estava no voo da Cha- pecoense que caiu na Colômbia. Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol, havia sido convidado pelo time para acompanhar a equipe durante a final da Copa Sul-Americana.

Peixoto deveria assumir o cargo de presidente da CBF no ano passado, com o afastamento do atual mandatário. Del Nero, no entanto, fez uma manobra para colocar Coronel Nunes como um dos vice-presidentes da entidade.

Para assumir a presidência, Peixoto prometia lim- par a CBF, além de criar ligas independentes.

Opositor de Del Nero, vice da CBF estava em voo

Referências

Documentos relacionados

(1999) pesquisaram 100 crianças de 2 a 11 anos de idade e Peres (2002) também contou com uma amostra aleatória de 359 crianças aos seis anos de idade e encontrou que as crianças

Evaluation of low-level laser therapy in the prevention and treatment of radiation- induced mucositis: a double-blind randomized study in head and neck cancer

A ação educativa da Igreja acontece de diversas maneiras: por meio da família, da igreja local em todas as suas agências (comissões, Escola Dominical, o púlpito, os grupos

(breu, alcatrão de carvão, de temperatura elevada ; breu, alcatrão de carvão, de temperatura elevada), 9, III UN 3082 MATÉRIA PERIGOSA DO PONTO DE VISTA DO AMBIENTE,LÍQUIDA,

Dentre as variáveis analisadas constatou-se associa- ção estatisticamente significativa para soropositividade ao protozoário o fato dos gatos morarem próximos a parques e

Descrição Detalhada do Objeto Ofertado: NITRATO DE POTÁSSIO, ASPECTO FÍSICO:CRISTAL BRANCO, INODORO, PESO MOLECULAR:101,10 G/MOL, FÓRMULA QUÍMICA:KNO3, GRAU DE

O Ministério Público é Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do.. Mediante expedição de edital,

Os seguintes medicamentos podem interferir no clearance (aumentar ou diminuir a eliminação) de citrato de sildenafila: inibidores ou indutores do citocromo P450 3A4 e