• Nenhum resultado encontrado

FATORES QUE INFLUENCIARAM A PRIMEIRA COBRIÇÃO FÉRTIL E IDADE AO PRIMEIRO PARTO DO REBANHO NELORE DA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FATORES QUE INFLUENCIARAM A PRIMEIRA COBRIÇÃO FÉRTIL E IDADE AO PRIMEIRO PARTO DO REBANHO NELORE DA "

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

AGRIS L00 L10 L70 5214 G514

FATORES QUE INFLUENCIARAM A PRIMEIRA COBRIÇÃO FÉRTIL E IDADE AO PRIMEIRO PARTO DO REBANHO NELORE DA

FAZENDA QUEIMADOS - WMBAUBA - PERNAMBUCO OSMARINA CORREIA MAGALHÁES

Pós-Graduando do Curso de Mesimdo em Medicina Veterinária da UFRPE.

EDNA BANDEIRA DE ARRUDA

Pós-Graduando do Cwso de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRPE.

S/LVIO CAMERINO PAES BARRETO Prof. Adjunto do Dep. de Medicina Veterinária da UFRPE.

MARCIA BRAYNER PAES BARRETO Rof.Adjunta do Dep. de Medicina Veterinária da UFRPE.

KARL FAITZ WEITZE

Prof. Visitante do Curso de Mestrado em Medicina VeterinAria da UFRPE.

Utilizaram-se dados dos anos 1960 a 1980 de 167 vacas Nelores da Fazenda Queimadas -

Timbaúba, no Nordeste do Brasil (estado de Pemambuco). Foram calculadas a média da idade ao primeiro parto1 e por\ subtração da duração do período de gestaçtio (média 291 dias) a M i a da idade è primeira cobriçao fériil, no rebanho total e segur~cio c reprodutor. Pelo metodo de regressá0 múltipla

"Stepwise", estudou-se o efeito dos fatores do meio e pela análise de variSncia a verificação das dife- renças entre os gnipos de filhas. A media desvio padrão e coeficiente de variação para a idade A pri- rneira cobriçao fettil, idade ao primeiro parto foram respectivamente: 824 dias (27,l meses)

2

251.

30,42%; 1.11 5 dias (36,6 meses)

f.

251,22,51%. Na idade ao primeiro parto nenhuma das variáveis estudadas revelou-se significativa.

Sob o ponto de vista zoot6cnico a capacidade reprodutiva sobressai como um fator do qual depende diretamente o rendimento economico do rebanho e o

Cad h e g a Univ. Fed. Rural PE. Sér. Vet, Recife. n. 5. p. 29-34.1990 AGRIS L00 LIO L70 5214 G514

FATORES QUE INFLUENCIARAM A PRIMEIRA COBRIÇÃO FÉRTIL E IDADE AO PRIMEIRO PARTO DO F iBANHO NELORE DA

FAZENDA QUEIMADOS - UMBAÚBA - PERNAMBUCO OSMARINA CORREIA MAGALHAES

Pós-Graduando do Curso de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRPE.

EDNA BANDEIRA DE ARRUDA

Pós-Graduando do Curso de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRPE.

SÍLVIO CAMERINO PAES BARRETO Prof. Adjunto do Dep. de Medicina Veterinária da UFRPE.

MÁRCIA BRAYNER PAES BARRETO Prot, Adjunto do Dep. de Medicina Vetennána da UFRPE.

KARL FRITZ WEITZE

Prof. Visitante do Curso de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRPE.

Utilizaram-se oados dos anos 1960 a 1980 de 167 vacas Nelores da Fazenda Queimadas - T imbaúba, no Nordeste do Brasil (estado de Pernambuco). Foram calculadas a méoia da idade ao primeiro parto e pci subtração da duração do período de gestação (média 291 dias) a média da idade à pnmeira cobrição fértil, nu ebanho total e segundo c reprodutor. Pelo método de regressão múltipla

"Stepwse", estudou-se o efeito dos fatores do meio e pela análise de variância a verificação das dife- renças entre os grupos de filhas. A méuia desvio uadrão e coeficiente de variação para a idade à pn- meira cobnçao fértil, idade ao primeiro parto fbratr re >pt. ativamente: 824 dias (27,1 meses) ± 251, 30,42%; 1.115 dias (36,6 meses) ± 251, 22,51%. Na idade ao primeiro parto nenhuma das variáveis estudadas revelou-se significativa.

INTRODUÇÃO

Sob o ponto de vista zootécnico a capacidade reprodutiva sobressai como um fator do qual depende diretamente o rendimento econumico do rebanho e o

I Cad. ómega Univ. Fed. Rural PE. Sér. VeL, Recife, n. 5, p. 29-34,1930

(2)

melhoramento genhtico. Sabendo-se da importante participação e alta contri- buição que o rebanho indiano (Zebulno) está colaborando com a criação no Bra- sil, torna-se necesstirio a cada dia a necessidade de maior número de pesquisas que esclareçam os pontos de estrangulamento na produção pecuária. Dentre es- ses pontos, a eficihncia reprodutiva considerada como desvio de algum padrão criado pelo homem para seu rebanho, usando tempo como ponto de referhncia, McDowell (1972) A da mais alta relevância para uma criação econ&mica, pelo seu efeito sobre a rentabilidade da exploração pecuária e limitações nas práticas de seleção.

O objetivo deste trabalho foi analisar alguns fatores que estejam interfe- rindo na idade ao primeiro parto no rebanho Nelore da Fazenda Queimadas-PE.

REVISÁO DE LITERATURA Idade Primeira Cobrição MrHI

As durações medias da idade a primeira cobriçáo fArtil, segundo alguns autores, são mostradas no quadro 1, onde verifica-se que a idade à primeira co-

brição fertil variou de 27,8 a 39,5 meses para as raças Zebus.

Quadro 1 - Made M13dia (Meses) A Primeira Cobriçao FBitil em Diferentes Raças e Segundo Vilrios Autores

Aroeira. . . . 1958 Zebu leiteiro 32.7

Gusmao et al.. ... 1967 Nelore 27.8

Campos . . . 1974 Nelore 38,l

Gomez Sarmiento. . . . 1975 Guzeril 393

Balieiro . . . 1976 Guzera 35,l

AUTOR

Idade ao Primeiro Parto

A idade ao primeiro parto R u m elemento importante na avaliação do comportamento reprodutivo de uma raça ou de um rebanho. Diversos fatores concorrem para a idede elevada ao primeiro parto, raça, alimentação, manejo, doenças, etc.

ANO

Desses fatores a alimentação exerce g r ~ n d e efeito sobre a idade ao pri- meiro parto, especialmente no período seco, em que são mais pronunciadas as

Cad. bmega

Uiiiv.

Fed. Rural PE. Sér. Vet, Recife, n. 5, p. 29-34, 1990

RAÇA IDADE A l*

COBRIÇÁO

melhoramento genético. Sabendo-se da importante participação e alta contri- buição que o rebanho indiano (Zebu(no) está colaborando com a criação no Bra- sil, torna-se necessário a cada dia a necessidade de maior número de pesquisas que esclareçam os pontos de estrangulamento na produção pecuária. Dentre es- ses pontos, a eficiência reprodutiva considerada como desvio de algum padrão criado pelo homem para seu rebanho, usando tempi < como ponto de referência, McDowelI (1972) é da mais alta relevância para uma criação econômica, pelo seu efeito sobre a rentabilidade da exploração pecuária e limitações nas práticas de seleção.

O objetivo deste trabalho foi analisar alguns fatores que estejam interfe- rindo na idade ao primeiro parto no rebanho Nelore da Fazenda Queimadas-PE.

REVISÃO DE LITERATURA idade à Primeira Cobríção Fértil

As durações médias da idade à primeira cobrição fértil, segundo alguns autores, são mostradas no quadro 1, onde verifica-se que a idade à primeira co- brição fértil variou de 27,8 a 39,5 meses para as raças Zebus.

Quadro 1 - Idade Média (Meses) à Primeira Cobrirão Fértil em Diferentes Raças e Segundo Vários Autores

AUTOR ANO RAÇA IDADE At®

COBRIRÃO

Aroeira 1958 Zebu leiteiro 32,7

Gusmão et ai 1967 Nelore 27,8

Campos 1974 Nelore 38,1

Gomez Sarmiento 1975 Guzerá 39,5

Bdlieira 1976 Guzerá 35,1

Idade ao Primeiro Parto

A idade ao primeiro parto é um elemento importante na avaliação do comportamento reprodutivo de uma raça ou de um rebanho. Diversos fatores concorrem para a idade elevada ao primeiro parto, raça, alimentação, manejo, doenças, etc.

Desses fatores a a^rrentação exerce grande efeito sobre a idade ao pri-

meiro parto, especialmente no período seco, em que são mais pronunciadas as

Cad. ômega Univ. Fed. Rural PE. Sér. Vet, Recife, n. 5, p. 29-34,1990

(3)

deficiências alimentares. Melhores cuidados ae manejo e de alimentação, espe- cialmente no período seco, associado com medidas profilático-sanitárias podem contribuir de maneira efetiva para reduzir a idade ao primeiro parto e aumentar a eficiência reprodutiva (Pereira; Miranda, 1980).

No quadro 2 encontra-se a idade ao primeiro parto em diversas raças Ze- buínas no Brasil e na índia.

Quadro 2 - Idade Média ao Primeiro Parto (Meses) em Diversas Raçar. Zebufnas m Brasil e na índia

ANO RAÇA IDADE Al?

AUTOR(ES) MESES

Veiga, Chieffi; Paiva 1946 Nelore 42,8

Gusmão et al 1967 Nelore 37,2

Silva 1971 Guzerã 46,7

Contreras Rabelo 1974 Indubrasii 47,4

Campos 1974 Nelore 45,8

Pato, Galvão 1975 Nelore 50,4

Oliveira Filho et al 1975 Nelore 39.-,

Costa; Freire. . . 1980 Hariana 40 a 58,0

Kankrey Tharpakar Sahiwall

54,0 38,4 41,0

Magalhães 1982 Nelore

Nelore

45,0 44,4

MATERIAL

O material utilizado são dfidõs correspondentes à idade à primeiro co- oríção fértil, idade ao primeiro parto em um rebanho da raça Nelore, criado no estado de Pernambuco. Selecionaram-se os reprodutores que representavam o maior número de filhas, formando grupos de suas filhas. Nesses grupos, foram também calculados a idade ao primeiro parto.

Foram analisados dados de 167 fêmeas da raça Nelore. A pastagem é constituída de capim pangola, capim elefante e cana; a alimentação é em pasta- gem artificial durante todo o ano e é administrado sal mineralizado e farihha de osso.

A partir de 1972 iniciou-se a inseminação artificial e a fazenda (Queima- das) possui boas instalações e o controle sanitário consiste na vacinação contra febre aftosa, carbúnculo sintomático, raiva e brucelose. São efetuados testes de brucelose, vermifugação e combate aos ectoparasitas.

Cad. ômega Univ. Fed. Rural PE. Sér. VeL. Recife, n. 5, p. 29-34,1990

(4)

Baseado na natureza do material e na bibliografia consultada, foram sele- cionadas as possiveis fontes de variação na idade ao primeiro parto para o ajus- tamento dos dados. A análise estatística de idade do primeiro parto e a seleção de variáveis independentes, foram obtidas através da análise de regressão múl- tipla pelo método Stepwise (Draper; Smith, 1966).

Idade a Primeira Cobrição H r t i l

A idade à primeira cobrição fértil de 167 fêmeas estudadas foi de 824 dias (27.10 meses), com um desvio padrão 251 dias e coeficiente de variação de 30,42%.

A idade à primeira cobrição fértil obteve-se diminuindo da idade ao pri- meiro parto 291 dias, que é o período de gestação para a raça Nelore.

Idade ao Primeiro Parto

A idade média ao primeiro parto das fêmeas em estudo foi de 1.115 dias (36,67 meses) com um desvio padrão de 286 dias e coeficiente de variação 21,88%. Médias superiores foram obtidas nas raças Zebuinas de corte, conforme o quadro 2.

A idade ao primeiro parto de 36,6 meses deve-se principalmente às boas condições de manejo, alimentação, controle sanitário e seleção do rebanho são de grande influência sobre o parâmetro reprodutivo.

a) a idade ao primeiro parto foi a menor encontrada segundo a bibliogra- fia consultada para as racas zebulnas (Bos indicui); sendo esta média equivalente e até inferior a das raças européias (BOS taums) criadas no Brasil; e

Cad. Bmega Univ. Fed. Rural PE. SBr. Vet., Recife, n. 5, p. 29-34, 1990

MÉTODO

Baseado na natureza do material e na bioliografia consultada, foram sele- cionadas as possíveis fontes de variação na idade ao primeiro parto para o ajus- tamento dos dados. A análise estatística de idade do primeiro parto e a seleção de variáveis independentes, foram obtidas através da análise de regressão múl- tipla pelo método Stepwise (Draper; Smith, 1966).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Idade a Primeira Cobrição Fértil

A idade à primeira cobrição fértil de 167 fêmeas estudadas foi de 824 dias (27,10 meses), com um desvio padrão 251 dias e coeficiente de variação de 30,42%.

A idade à p'imeira cobrição fértil obteve-se diminuindo da idade ao pri- meiro parto 291 dies, que é o período de gestação para a raça Nelore.

Idade ao Primeiro Parto

A idade média ao primeiro parto das fêmeas em estudo foi de 1.115 dias (36,67 meses) com um desvio padrão de 286 dias e coeficiente de variação 21,88%. Médias superiores foram obtidas nas raças Zebuínas de corte, conforme o quadro 2.

A idade ao primeiro parto de 36,6 meses deve-se principalmente às boas condições de manejo, alimentação, controle sanitário e seleção do rebanho são de grande influência sobre o parâmetro reprodutivo.

CONCLUSÕES

a) a idade ao primeiro parto foi a menor encontrada segundo a bibliogra- fia consultada para as raças zebuínas (Bos indicui); sendo esta média equivalente e até inferior a das raças européias (Bos taurus) criadas no Brasil; e

Cad. ôrrega Univ. Fed. Rural PE. Sér. VeL, Recife, n. 5, p. 29-34,1990

(5)

b) a baixa idade ao priemiro parto encontrada neste trabalho fundamenta a meta dos criadores e as opiniões de alguns pesquisadores que bus- cam reduzir a idade ao primeiro parto atravhs da seleção (pelo metodo de seleção).

ABSTRACT

Breeding records from 1960 to 1980 of 167 Nelore catlle in Fazenda Queimadas - Timabúba, raised in Northeast of Brazil (Pernambuco State).

lt

was calculated the age of pregnancy 291 days) in all the herd and groups of daughters concerning each bull. The stdy of the effects of environmentol factors was conduced through multiple regression Stepwise method and analysis of variaoce was estimated in order to verify differences arnong the groups of daughters. The results concerning age at the first semice, age at first calving are showed as follow (average, standard desviation in days and coeficient of vanation). 824(27,1 months)

f

251, 30.42%; 1,115 (36,6 months)

f

251, 22.51%. Age at first calving, month by nature and year did not have significative effect.

1

- AROEIRA, J. A. D. C. Idade e peso ao primeiro cio

e

primeiro cio fertil de novilhas Zebu' lei- teiro. Rio de Janeiro : Instituto de Zootecnia, 1958. 7 p. (Publicaçáo, 22).

2 - BALIEIRO, E. S.; CARNEIRO, C. G.; FREITAS, A F. et al. Causas da variaçáo da idade ao primeiro parto em vacas da raça Guzerá In: SOCIEDADE BRASLEIRA DE ZOOTECNIA.

13., 1976, Salvador. Anais ... Salvador : Sociedade Brasileira dezootecnia, 1976. p.

64-65.

3 - CAMPOS, F. A. A. Alguns aspectos da eficiencia repmutiva do rebanho Nelore da Estação Experimentalde Uberaba. Belo Horizonte, 1974.

54

p. Dissertação (Mestrado em Ve- terinaria) - Escola de Veterinaria da Universidade Federal de Minas Gerais, 1974.

4 - CONTRERAS RABELO, C. M. Idade ao primeiro parto, perlodo

de

serviço e intervalo entre partos no rebanho Indubrasil da Estação fiperimental de Uberaba. Belo Horizonte, 1974. 43 p. Disseitaçáo (Mestrado em Veterinaria) - Escola de Veterinaria da Univer- sidade Federal de Minas Gerais, 1974.

5

- COSTA, N.; FREIRE, R. A. 8. Relatdrio de viagem A India no p e d i de 17 de outubro a 17 de novembro de 1979, conforme autorização da Presid&ncia da Republica, publicada no D. O. U. de 11

de

outubro de 1979 no M6dico Veterinário da CHUSPA.SIWP/. Noélio Cos-

ta.

Brasflia : Minist6rio da Agricultura, 1980. 63 p.

-

Cad. h e g a Univ. Fed. Rural PE. Sr. Vet. Recife, n. 5, p. 29-34, 1990

b) a baixa idade ao priemiro parto encontrada neste trabalho fundamenta a meta dos criadores e as opiniões de alguns pesquisadores que bus- cam reduzir a idade ao primeiro parto através da seleção (pelo método de seleção).

ABSTRACT

Breeding records from 1960 to 1980 of 167 Nelore catllp in Fazenda Queimadas Timabúba, raised in Northeast of Brazil (Pernambuco State). It was calculated the age of pregnancy 291 days) in ali the herd and groups of daughters conceming each buli. The stdy of the effects of environmenlol factors was conduceu through multiple reqres^ion btepwise method and analysis of variance was estimated in order to verify differences among the groups of daughters. The resulte concerning age at the first service, age at 'irst calving are showed as follow (average, standard desvialion in days and coefk ient of variation): 8?4(?7,1 months) ± 251, 30,42%; 1,115 (36,€ months) ± 251, 22,51%. Age at first calving, month by nature and year did not hrwe significaiive effect.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 - AROEIRA, J. A. D. C. Idade e peso ao primeiro cio e primeiro cio fértil de novilhas Zebú lei- teiro. Riode janeiro: Instituto de Zootecnia, 1958. 7 p. (Publicação, 22).

2 - BALIEIRO, E. S.; CARNEIRO, C. G.; FREITAS, A. F. et ai. Causiis da variação a idade ao primeiro parto em varas da raça Guzerá. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA.

13., 1976, Salvador. Anais. Salv. dor Sociedade Brasileira de Zootecnia, 1976. p.

64-65.

3 - CAMPOS, F. A. A. Alguns aspectos da eficiência reproout: va do rehanht Nelore da Lstaçao hxperinental de Uberaba. Belo Hor.zonte, 1974. 54 p. Dissertação (Mestrado em Ve- terinária) - Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, 1974.

4 - COMTRERAS PABE10, C. M. Idade ac primeiro parto, período de serviço e intervalo entre partos no rebanho Indubrasil da Estação Experimenta' de Uberaba Belo Florizonte, 1974. 43 p. Dissertação (Mestrado em Vetennária) - Escola de Velerinára da Univer- sidade Federal de Minas Gerais, 1974.

5 - COSTA, N.; FREIRE, R. A. B. Relatório de viagem à índia no período de 17 de outubro a 17 de novembro de 1979, conforme autorização da Presidência da Republica, publicada no D.O.U. de 11 de outubrode 1979 no Médico letfínnâiio da CHZ/SPA/SNAP/, Noélio oos- ía. Brasflia: Ministénoda \grici.ltura, 1980. 63 p.

Cad. ômega Univ. Fed. Rural PE. Ser. VeL, Recife, n. 5, p. 29-34, i990

(6)

6 - DRAPER, N. R.; SMiTH. H. A@ed regression analpis. New York : J. Wiley, 1966. 407 P.

7 - GOME2 SARMIENTO. G. Es- sobre a eficif?mia reproduüva de rebanhos mestiços H@

lan&s - Guzerá em Sete La~oas. M. G. Belo Horizonte. 1975. 81 p. Dissertaça0 (Mestrado em VeteriWa) - Escola de Veterinãna da Universidade Federal de Minas Ge- rais. 1975.

8 - GUSMÃO, J. M. M.; FONTES, L R.; SAMPAIO, J. R H,et al. Alguns aspectos da eficiencia reproduüva de fêmeas da raça Nelore. In: REUNIA0 DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 13., 1967, Salvador. Anais ... Salvador : Sociedade Brasileira de Zoo- tecnia, 1967. p. 13.

9 - McDOWELL. R. E. Improvement of livestockproduction in wann climaíes. San Francisco : Freeman an Cmpany. 1972. 71 1 p.

10 - MAGALHÃES. O. C. Fatores gen6ticos e do meio que influenciam alguns parllmetros r e m dutivos em três rebanhos

da

Raca Nelore. Recife. 1982. 100

D.

Dissertacão (Mestra- do em Veterinária) - Escola de veterinária da universidade ~edeial Rural de eem&nbuco, 1982.

11 - OLIVEIRA FLHO, E. 6.; CARNEIRO, G. G.; MOREIRA, H. B. et al. Perlodo de serviw e in- tewalo entre partos em um rebanho Nelore. Arquivos da Escola de Veterinária da Univer- sidade Federal de Minas Gerais, Bdo Horizonte. v. 27. n 3. p. 253-268, 1975.

12 - PATO, J.

M.;

GALVÃO. F. E. Made A primeira aia em gado Nelore. Anais da Escola de Agronania e Veterinária da Universidade de Goias. Goiana, v.5, n. 1, p. 19-22, 1975.

13 - PEREIRA, J. C. C.; MIRANDA, J. J. F. Eficiéncia reprodutiva dos bovinos. Belo Horizonte, 1971, 49 p. Dissertaçáo (Mestrado em Veterinária) - Escola de Veterinária da Universi- dade Federal de Minas Gerais, 1971.

14 - SILVA, S. B. Idade à primeira cris e intervalos entre partos, na raça Guzerá. Belo Horizon- te. 1971. 49 D. Dissertactio (Mestrado em Veterinária) - Escola de Veterinária da Uni- versidade ~ e d i r a l de ~ i n a s Gerais, 1971.

15 - VEIGA, J. S.; CHIEFFI, A; PAIVA, O. M. Duraçáo do período de gestação em femeas da ra- ça Nelore e idade na Bpoca da primeira aia. Revista da Faculdade de Medicina Veterind- ria da Universidade de Sao Paulo. SBo Paulo, v. 3. n. 3, p. 55-59, dez. 1946.

Recebido para publicação em 6 de junho de 1990.

Cad. h e g a Univ. Fed. Rural PE. SBr. V&, Recife, n. 5, p. 29-34.1990

6 - DRAPER, N. R., SMHH, H. Appliea regreFsion analysis. New Yorx: J. Wiley, 1966 407 P-

7 - GOMEZ SARMIENTO, G. Estudo sobre a eficiência reprodutiva de rebanhos mestiços Ho- landês - Guzerá em Sete Lagoas, M. G. Belo Horizonte, 1975. 81 p. Dissertação (Mestrado em Veterinária) - Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Ge- rais. 1975.

8 - GUSMÃO, j. M. M.; FONTES, L R.; SAMPAIO, J. B. H. et ai. Alguns aspectos da eficiência reprodutiva de fêmeas da raça Nelore. In: REUNIÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 13., 1967, Salvador. Anais... Salvador Sociedade Brasileira de Zoo- tecnia, 1967. p. 13.

9 - McDOWELL, R. E. Improvement of Hvestock production in warm chmates San Francisco:

Freetnan an Company, 1972. 711 p.

10 - MAGALHÃES, Q. C. Fatoms genéticos e do meio que influenciam alguns parâmetros repro- dutivos em três rebanhos da Raça Nelore. Recife, 1982. lOOp. Dissertação (Mestra- do em Veterinária) - Escola de Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, 1982,

11 - OLIVEIRA FILHO. E.B.; CARNEIRO. G.G.: MOREIRA, H.B. et ai. Período de serviço e in- tervalo entre partos em um rebanho Nelore. Arquivos da Escola de Veterinária da Univer- sidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 27, n. 3, p. 253- 268,1975.

12 - PATO, J. M.. GALVÃO, F. E. Idade à primeira cria em gado Nelore. Anais da Escola de Agronomia e Vetrnnâria da Universidade de Goiás, Goiana, v.5, n. 1, p. 19-22,1975.

13 - PEREIRA, J. C. C.; MIRANDA, J. J. F. Eficiência reprodutiva dos bovinos. Belo Horizonte, 1971, 49 p. Dissertação (Mestrado em Veterinána) - Escola de Veterinária da Universi- dade Federal de Minas Gerais, 1971.

14 - SILVA, S. B. Idade à primeira cris e

:

ntervalos entre partos, na raça Guzerá Belo Horizon- te, 1971. 49 p. Dissertação (Mestrado em Veterinária) - Escola de Veterinária da Uni- versidade Federal de Minas Gerais, 1971.

15 - VEIGA, J. S.; CHIEFFI, A., PAIVA, O. M. Duração do período de gestação em fêmeas da ra- ça Nelore e idade na época da primeira cria. Revista da Faculdade de Meaiuna Veterinâ ria da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 3, n. 3, p. 55-59, dez. 1946.

Recebido para publicação em 6 de junho de I990.

Cad. ôrrega Univ. Fed, Rural PE. Sér. VeL, Recife, n. 5, p. 29-34,1990

Referências

Documentos relacionados

Dentre as principais conclusões tiradas deste trabalho, destacam-se: a seqüência de mobilidade obtida para os metais pesados estudados: Mn2+>Zn2+>Cd2+>Cu2+>Pb2+>Cr3+; apesar dos

the human rights legislated at an international level in the Brazilian national legal system and in others. Furthermore, considering the damaging events already

E, quando se trata de saúde, a falta de informação, a informação incompleta e, em especial, a informação falsa (fake news) pode gerar danos irreparáveis. A informação é

Estimativas de parâmetros genéticos para as características perímetro escrotal, peso ao sobreano e idade ao primeiro parto em um rebanho da raça nelore.

C referred to atmosphere/meat ratios: C1 with lower ratio and C2 with higher ratio; Coliform bacteria (coli), total mesophilic aerobic microorganisms (mots), lactic acid

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em