• Nenhum resultado encontrado

S O L U Ç Õ E S EMPRESAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "S O L U Ç Õ E S EMPRESAS"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

EMPRESAS

S O L U Ç Õ E S

(2)

2

(3)

Í N D I C E

A TRANQUILIDADE 4

SOLUÇÕES TRANQUILIDADE EMPRESAS

Descrição Geral 6

PRODUTOS DE “EMPLOYEE BENEFITS” 8

Seguro de Saúde Grupo 10

Seguro de Acidentes Pessoais Grupo 11 Seguro de Vida Risco Grupo 14

PPR 17

Plano Capitalização Colectivo 18

SOLUÇÕES PARA A SUA ACTIVIDADE 20 Seguro de Acidentes de Trabalho 20 Seguro de Automóvel Frotas 22 Seguro de Multirrisco

Industrial/Estabelecimento 25 Seguro de Responsabilidade Civil Exploração 26 Seguro de Responsabilidade Civil Produtos 26 Seguro de Perdas de Exploração 26 Seguro de Avaria de Máquinas 27 Seguro de Equipamento Electrónico 27 Seguro de Transporte de Mercadorias 27

S O L U Ç Õ E S

EMPRESAS

3

(4)

A TrAnquilidAde

Protecção Global

Fundada em 1871, a Tranquilidade é uma seguradora que há muito ocupa um lugar de relevo na economia nacional, estando a operar no mercado de seguros português há mais de 138 anos. A sua integração num dos maiores grupos financeiros portugueses, o Grupo Espírito Santo, permite-lhe beneficiar de importantes sinergias e de disponibilizar uma oferta global aos seus clientes, assente na qualidade e inovação.

Para além de toda a oferta na área dos seguros Não Vida, integra ainda o universo da Tranquilidade, a T-Vida, a seguradora do grupo dedicada aos seguros de Vida, com uma ampla oferta nesta área.

Assim, a Tranquilidade comercializa uma vasta gama de produtos que garantem todas as necessidades da empresa, não só de protecção do seu património, como também de garantia das suas responsabilidades ou de atribuição de “employee benefits”, entre outras.

Quer a sua empresa actue no sector industrial, agrícola ou de serviços, a Tranquilidade dispõe das soluções ideais, com características muito próprias e, consequentemente, necessidades de coberturas também muito variadas. A Companhia tem vindo a apostar na renovação da sua oferta, oferecendo neste momento um conjunto de produtos e soluções muito completo, destinado ao segmento Empresas.

Somos especialistas em protecção e estamos cá para o ajudar, a si e à sua empresa.

DisPonibiliDaDe total

A Tranquilidade tem à disposição das empresas uma equipa de especialistas com elevada capacidade de resposta, prontos a proceder à análise de necessidades da empresa, em termos de seguros, e a recomendar as soluções mais indicadas. Nesta equipa, pode aceder a consultores especializados na área dos “employee benefits”, que desenvolverão em conjunto com a empresa o plano mais indicado para os seus colaboradores.

A Tranquilidade também trabalha com os principais mediadores e corretores do mercado, com quem mantém uma relação de parceria privilegiada, no sentido de proporcionar as melhores soluções aos seus clientes.

Dispõe ainda de uma rede de lojas de seguros, em exploração própria ou em regime de franchising, em todo o país, onde além da comercialização de seguros podem ser tratados os assuntos correntes respeitantes à gestão da carteira de seguros.

A Linha Clientes está também ao seu dispor, todos os dias úteis, entre as 08h45 e as 21h00, através do telefone 707 24 07 07.

Para sua conveniência, poderá ainda aceder ao nosso site – www.tranquilidade.pt – onde poderá consultar um conjunto alargado de informações respeitantes aos nossos produtos.

4

(5)

serviço comPleto

A Tranquilidade tem como objectivo prestar o melhor serviço aos seus clientes, nomeadamente quando é mais necessário, na altura do sinistro. Para o efeito rodeou-se de um conjunto de parceiros de excelência, os melhores do mercado, que oferecem um serviço exemplar em várias situações.

Na área da assistência, a Tranquilidade tem como parceiro o líder mundial, a Europ Assistance, uma empresa pronta a prestar assistência rápida e eficaz em 208 países, através da sua rede de 401 mil fornecedores, a qualquer hora do dia ou da noite. Da rede mundial da Europ Assistance fazem parte aviões sanitários, helicópteros, ambulâncias, reboques, táxis, barcos de salvamento e centenas de milhares de colaboradores que asseguram os mais diversos tipos de assistência.

A AdvanceCare é uma empresa do grupo Tranquilidade que se dedica à gestão de cuidados de saúde, dispondo de uma rede de prestadores completa, formada por hospitais e clínicas, médicos de clínica geral e de especialidade, centros de meios complementares de diagnóstico, centros de fisioterapia, entre outros.

Além da rede em Portugal a AdvanceCare disponibiliza cuidados médicos em Espanha e nos EUA, em parceria com outras seguradoras.

A Tranquilidade participa da Insurope, uma rede de seguradoras independentes, dedicada ao pooling multinacional de apólices de Vida e Saúde, proporcionando grandes economias de escala através de uma gestão agregada de benefícios das Empresas Multinacionais. A pool permite que a empresa multinacional seja considerada em toda a sua dimensão, a nível mundial, e não só na dimensão mais reduzida das suas subsidiárias em cada país, para efeitos de análise de risco, o que se traduz em riscos mais diluídos e, consequentemente, numa substancial economia a nível de custos.

A Tranquilidade dispõe ainda de um Gabinete de Análise e Prevenção de Riscos, uma estrutura dedicada a prestar aconselhamento e apoio técnico nas áreas da prevenção e gestão de riscos. Sem quaisquer custos adicionais, este Gabinete presta serviços de consultoria e formação às empresas clientes da Tranquilidade em matéria de Engenharia de Segurança e Higiene Industrial, nomeadamente na análise de riscos patrimoniais, pessoais e de responsabilidade civil, organização da segurança, auditorias de segurança, acções de formação, medições de ruído laboral, entre outras.

soluções tranquiliDaDe emPresas

5

(6)

SOluÇÕeS TrAnquilidAde eMPreSAS

Descrição Geral

A Tranquilidade põe à disposição da sua empresa um conjunto variado de produtos, destinados a fazer face às necessidades das médias ou grandes empresas.

As coberturas, limites de indemnização, franquias, co-pagamentos e demais características podem ser livremente escolhidas, dentro das disponíveis para cada produto. Assim, existe uma grande flexibilidade que permite uma adaptação dos produtos às características específicas de cada empresa. Para a definição de quais as características ideais dos produtos para a sua empresa, pode contar com o conselho personalizado da Tranquilidade.

A oferta da Tranquilidade para empresas é muito completa, abarcando todo o tipo de produtos, tanto dirigidos a colaboradores, “employee benefits”, como destinados a proteger aspectos relacionados com a actividade da empresa.

Os produtos de “employee benefits” actuam como um forte factor motivacional na empresa, atribuindo garantias que vão muito além da protecção obrigatória do seguro de acidentes de trabalho. São produtos orientados à protecção da vida do colaborador, da sua saúde e da sua reforma, e que podem ser extensíveis ao seu agregado familiar, nomeadamente:

Seguro de Saúde Grupo – Sanos Empresas Seguro de Acidentes Pessoais Grupo Seguro de Vida Risco Grupo

Plano Poupança Reforma Plano de Capitalização Colectivo

Estes produtos funcionam como um complemento de ordenado para o colaborador pois atribuem benefícios com um valor real bastante elevado, facilmente contabilizável. Basta comparar o que o colaborador teria que despender, se a empresa não lhe oferecesse esses seguros, para concluir sobre o real valor que têm no seu orçamento familiar. Este complemento de ordenado tem a grande vantagem de ser livre de impostos e de taxa de segurança social, e ainda, de ser considerado um custo da empresa, reduzindo o lucro tributável e, consequentemente, o valor dos impostos pagos pela empresa.

Os produtos destinados à actividade garantem o ressarcimento da empresa por danos sofridos pelo seu património, permitindo assim aliviar prejuízos que a empresa possa sofrer nas suas instalações, equipamento ou matérias-primas. Garantem, também, responsabilidades que possam ser atribuídas à empresa por acidentes com os seus empregados ou por danos provocados a terceiros, evitando que um evento imprevisível venha prejudicar a saúde financeira da empresa ou mesmo a sua sobrevivência.

6

(7)

Os produtos destinados à actividade da empresa são os seguintes:

Seguro de Acidentes de Trabalho Seguro de Automóvel Frotas Seguros de Multirrisco

Seguro de Responsabilidade Civil Exploração Seguro de Responsabilidade Civil Produtos Seguro de Perdas de Exploração

Seguro de Avaria de Máquinas Seguro de Equipamento Electrónico Seguro de Transporte de Mercadorias

soluções tranquiliDaDe emPresas

7

(8)

PrOduTOS de “eMPlOYee BeneFiTS”

Na Tranquilidade, as empresas têm acesso a um conjunto articulado de produtos destinados aos seus colaboradores. São produtos que funcionam como um elemento de fidelização, motivação e recrutamento de colaboradores, além de permitirem à empresa auferir atraentes benefícios fiscais.

A Tranquilidade disponibiliza cinco produtos principais:

Seguro de Saúde Grupo - Sanos Empresas;

Seguro de Acidentes Pessoais Grupo;

Seguro de Vida Risco Grupo;

Plano Poupança Reforma;

Plano de Capitalização Colectivo.

Estes produtos atribuem uma protecção alargada aos colaboradores, que vai muito além da cobertura obrigatória do seguro de Acidentes de Trabalho:

As garantias funcionam durante 24 horas por dia, não ficando limitadas a ocorrências durante o horário de trabalho;

Os capitais garantidos podem ser determinados livremente, enquanto que no seguro de acidentes de trabalho estão indexados ao salário do colaborador;

As coberturas dos produtos de “employee benefits” garantem um conjunto mais vasto de situações, como, por exemplo, um exame de diagnóstico ou uma cirurgia, no seguro de saúde grupo ou uma invalidez por doença no Seguro de Vida Risco Grupo;

Além do colaborador, pode ser incluído neste seguro o seu agregado familiar, beneficiando das vantagens em termos de prémio por se tratar de um seguro de grupo. O custo do seguro para o agregado pode ficar a cargo do próprio colaborador.

Além de terem um elevado efeito motivacional, os produtos de “employee benefits” têm como vantagem adicional para a empresa o facto de proporcionarem elevados benefícios fiscais.

Exemplo prático de como aproveitar os benefícios fiscais investindo num Seguro de Saúde Grupo, num Seguro de Acidentes Pessoais Grupo ou num Seguro de Vida Grupo:

HiPótese a

Empresa apenas com seguros obrigatórios (AT, Auto)

Pressupostos:

Empresa com 60 trabalhadores (incluindo o Gerente) com remuneração total anual de €735.000

Impostos na empresa (IRC)

Lucro Bruto com custo de seguros obrigatórios (antes de impostos)€500.000

Resultados Financeiros € 0

Resultados Extraordinários € 0

Lucro Tributável €500.000

Total de Impostos €132.500

(IRC e Derrama = 26,5%*)

Lucro Líquido €367.500

HiPótese b

Empresa com seguros obrigatórios (AT, Auto) e subscrição de Seguro de Saúde Grupo, Acidentes Pessoais Grupo ou Vida Grupo, para todos os colaboradores.

Pressupostos:

Empresa com 60 trabalhadores (incluindo o Gerente) com remuneração total anual de €735.000

Oferta do Seguro de Saúde Grupo, Acidentes Pessoais Grupo ou Vida Grupo, cujo prémio é de €11.115

Impostos na empresa (IRC)

Lucro Bruto com custo de seguros obrigatórios (antes de impostos) €500.000 Prémio do Seguro de Saúde Grupo, Acidentes Pessoais Grupo ou Vida Grupo

(máx = 15% x €735.000 = €110.250) €11.115

Resultados Financeiros € 0

Resultados Extraordinários € 0

Lucro Tributável €488.885

Total de Impostos €129.555

(IRC e Derrama = 26,5%*)

Lucro Líquido €370.445

*Considerou-se uma taxa de IRC de 25% de forma a facilitar os cálculos, ignorando-se a taxa do 1º escalão de 12,5% sobre os primeiros €12.500 de matéria colectável.

Considerou-se também Derrama de 1,5% sobre o lucro colectável.

8

(9)

soluções tranquiliDaDe emPresas - emPLoyee benefITs

9

(10)

O investimento no Seguro de Saúde Grupo, Acidentes Pessoais Grupo ou Vida Grupo, para todos os colaboradores representou um investimento real de apenas €8.170 face a um prémio de €11.115. O efeito da poupança fiscal foi de 26,5% x €11.115 = €2.945.

Em determinadas condições está isento o pagamento, por parte da empresa, de contribuição para a Segurança Social.

Por outro lado, os colaboradores tiveram este benefício livre de impostos, não pagando IRS e Segurança Social sobre o valor do prémio.

seGuro De saúDe GruPo (sanos emPresas)

O seguro de saúde destina-se à cobertura de gastos médicos, derivados tanto de doença como de acidente, ficando garantido um conjunto muito variado de despesas, tais como as realizadas com consultas e exames ou as decorrentes de uma hospitalização. O seguro inclui também vários serviços que permitem um acesso mais fácil a cuidados médicos, como um cartão de saúde e linhas telefónicas de apoio ao cliente.

vantagens para a empresa

Proporcionar aos colaboradores o acesso a cuidados médicos de qualidade, com um baixo custo;

Aumentar a fidelização e motivação dos trabalhadores;

Reduzir os impostos através da dedução do prémio em IRC.

vantagens para o colaborador

Garantir despesas médicas imprevistas como as relativas a uma intervenção cirúrgica ou a uma hospitalização inesperada;

Ter a segurança de poder proporcionar os melhores tratamentos à sua família, caso aconteça alguma infelicidade;

Garantir os melhores cuidados médicos, através da possibilidade de utilização de clínicas e médicos privados e devidamente credenciados.

Porquê o sanos empresas da tranquilidade?

Fácil acesso a cuidados médicos

Acesso a uma rede de prestadores de cuidados de saúde, nomeadamente médicos, hospitais, clínicas, centros de diagnóstico e outras unidades de saúde. A utilização desta rede é mais cómoda, visto que o cliente apenas terá de desembolsar o montante a seu cargo, sendo as percentagens de comparticipação mais elevadas;

Possibilidade de utilizar o sistema de reembolso de despesas médicas, em alternativa à rede de prestadores, em que o cliente paga a despesa e posteriormente é reembolsado pela percentagem contratada. Também pode ser utilizado o sistema de reembolso na rede de prestadores.

Possibilidade do cliente utilizar a Linha Saúde, uma linha telefónica destinada a prestar aconselhamento médico, seja em caso de emergência, seja numa situação de doença sem gravidade ou apenas em caso de dúvida sobre determinado sintoma. Em casos mais graves poderá ser enviado um médico ao domicílio ou mesmo uma ambulância.

10

(11)

soluções tranquiliDaDe emPresas - emPLoyee benefITs

Flexibilidade total

O Sanos Empresas tem um conjunto de coberturas que permite a adaptação às características da sua empresa:

Despesas de Hospitalização - Garantia das despesas efectuadas em consequência de internamento numa unidade hospitalar. Ficam, entre outras, incluídas as despesas com cirurgias ou tratamentos de quimioterapia realizadas em regime ambulatório;

Assistência Ambulatória - Cobertura das despesas com cuidados médicos ambulatórios, incluindo consultas de clínica geral e especialidade, exames, análises e tratamentos. As consultas com médicos do foro psíquico também são cobertas, até ao máximo de 3 por anuidade;

Despesas com Parto - Pagamento das despesas de internamento hospitalar decorrentes de parto, cesariana ou interrupção involuntária da gravidez;

Despesas de estomatologia – Garantia das despesas relacionadas com estomatologia, decorrentes de consultas e tratamentos, intervenções cirúrgicas e próteses dentárias;

Despesas com Próteses e ortóteses – Comparticipação de despesas com óculos e lentes de contacto, próteses e ortóteses ortopédicas e auditivas e com o aluguer ou aquisição de cadeiras de rodas e camas articuladas;

Despesas com medicamentos – Reembolso de despesas realizadas com medicamentos, registados no INFARMED, desde que prescritos por um médico;

Doenças Graves – Coberturas das despesas realizadas no estrangeiro para tratamento de uma doença grave, com um limite de capital seguro muito elevado, 1 milhão de euros. A cobertura abrange não só o tratamento da doença como as despesas de deslocação e de alojamento;

Assistência médica ao Domicílio – Inclui o envio de médico ao domicílio, o transporte de ambulância e o aconselhamento médico.

Rede de bem-estar – Possibilidade de usar a rede bem-estar, que dá acesso a descontos em vários prestadores, desde ópticas e medicina alternativa a termalismo e spas.

O Sanos Empresas possibilita a livre definição, por parte da empresa, dos capitais de cada cobertura assim como das percentagens de comparticipação na rede e fora da rede de prestadores.

seGuro De aciDentes Pessoais GruPo

O seguro de acidentes pessoais destina-se a garantir várias situações que podem ocorrer em consequência de acidente. Em primeiro lugar temos a ocorrência da morte ou de uma invalidez permanente, caso em que os beneficiários ou o próprio receberão a indemnização contratada. Podem ainda ser garantidas as despesas de tratamento em caso de acidente, ou um subsídio diário caso o cliente esteja hospitalizado ou incapacitado para desenvolver a sua actividade profissional.

vantagens para a empresa

Aumentar a fidelização e motivação dos trabalhadores, com um baixo custo;

Conceder benefícios sociais, em complemento à política salarial;

Reduzir os impostos, através da dedução do prémio no IRC.

vantagens para o colaborador

Garantir total segurança no seu dia-a-dia, prevenindo situações inesperadas, com despesas elevadas no tratamento das suas sequelas. Estes seguros funcionam quando ocorre um acidente, como por exemplo:

cair de uma escada, escorregar na borda de uma piscina ou ter um acidente durante uma viagem;

Garantir também a estabilidade da família em caso de acidente, que cause a diminuição brusca do rendimento familiar, por interrupção do exercício do seu trabalho.

11

(12)

Porquê o seguro de acidentes Pessoais Grupo da tranquilidade?

seguro completo

Tem a cobertura tanto de riscos profissionais, em que o seguro complementa o seguro de acidentes de trabalho, como de riscos extra-profissionais, que estão fora do âmbito dos acidentes de trabalho;

Possibilidade de ter a garantia completa das várias situações que podem ocorrer em consequência de um acidente: morte, invalidez permanente, hospitalização, incapacidade temporária, despesas de tratamento, entre outras;

Possibilidade de escolher capitais elevados, tendo em conta que o custo do seguro é muito reduzido, mesmo para valores de cobertura elevados.

elevada flexibilidade

A Tranquilidade pôe à disposição um conjunto completo de coberturas, de forma a adaptar o produto às características da sua empresa:

morte ou Invalidez Permanente – Pagamento do capital escolhido, em caso de morte ou invalidez permanente provocada por acidente que diminua total ou parcialmente a capacidade da pessoa segura exercer a sua profissão. A indemnização por invalidez permanente é paga consoante o grau de invalidez sofrido;

Despesas de tratamento – Pagamento de despesas médicas necessárias ao tratamento das lesões decorrentes de um acidente;

subsídio Diário por Internamento Hospitalar – Atribuição de um subsídio diário durante um internamento hospitalar provocado por acidente;

subsídio Diário por Incapacidade Temporária – Atribuição de um subsídio diário durante o período em que a pessoa segura, devido a acidente, se encontrar completa ou parcialmente inibida de exercer a sua profissão, e em consequência desse facto, tenha uma diminuição do seu rendimento;

Despesas de funeral – Indemnização das despesas de funeral, em consequência de morte por acidente, até ao limite do capital fixado.

O Seguro de Acidentes Pessoais Grupo da Tranquilidade permite a livre determinação de capitais para cada uma das coberturas. Podem ser também introduzidas franquias na cobertura de Invalidez Permanente, de forma a serem comparticipados os graus mais elevados de invalidez, o que permite um substancial decréscimo do prémio.

12

(13)

soluções tranquiliDaDe emPresas - emPLoyee benefITs

13

(14)

seGuro De viDa risco GruPo

O Seguro de Vida destina-se a garantir um capital aos colaboradores, no caso de se verificar uma invalidez, ou aos seus familiares em caso de morte. Garante assim um importante suporte financeiro, numa altura em que os rendimentos reduzem drasticamente e as despesas podem aumentar. As coberturas do seguro funcionam tanto em caso de acidente como em caso de doença, ao contrário do seguro de Acidentes Pessoais ou do seguro de Acidentes de Trabalho, cujas garantias dependem sempre da ocorrência de um acidente.

vantagens para a empresa

Dispor de benefícios que a diferenciam no seu sector de actividade, motivando e fidelizando os seus colaboradores;

Promover a responsabilidade social, reforçando o espírito de equipa da empresa ao criar um benefício que abrange a generalidade dos colaboradores;

Complementar a protecção do seguro de Acidentes de Trabalho ou de Acidentes Pessoais, uma vez que as situações de morte ou invalidez por doença também ficam garantidas, dentro e fora do local de trabalho;

O prémio do seguro é custo fiscal, reduzindo desta forma o IRC.

vantagens para o colaborador

Garantir um apoio financeiro à família ou ao próprio num período particularmente dramático;

É um benefício que não tem incidência de Taxa Social Única;

Poder utilizar o seguro para garantir os créditos pessoais.

Porquê o seguro de vida risco Grupo da tranquilidade?

seguro flexível à medida da empresa

Permite à empresa optar por soluções “standard” ou definir as coberturas, de acordo com o nível de protecção que pretende para os seus colaboradores. A empresa pode ainda escolher partilhar os resultados da sua apólice de grupo com a seguradora. Esta possibilidade é muito interessante para as empresas com alguma dimensão;

A empresa tem à escolha um conjunto completo de coberturas:

Cobertura principal:

Morte – garantia de um capital em caso de morte provocada por doença ou acidente;

Coberturas adicionais:

Invalidez Absoluta e Definitiva - o capital é entregue quando em consequência de doença ou acidente, a Pessoa Segura fique total e definitivamente incapaz de exercer qualquer actividade remunerada e, simultaneamente, na obrigação de recorrer à assistência permanente de uma terceira pessoa para efectuar cumulativamente os actos elementares da vida corrente;

Invalidez Total e Permanente – o capital é entregue quando em consequência de Doença ou Acidente, a Pessoa Segura fique totalmente incapaz de exercer a sua profissão, ou outra actividade lucrativa, de acordo com os seus conhecimentos e aptidões, de forma permanente;

Morte por Acidente – garantia de um capital adicional caso a morte decorra de acidente;

Morte por Acidente de Circulação – o capital adicional é entregue se se tratar de um acidente de circulação, ou seja, um acidente ocorrido com qualquer veículo de transporte público ou particular;

Invalidez Total e Permanente por Acidente;

14

(15)

soluções tranquiliDaDe emPresas - emPLoyee benefITs Invalidez Total e Permanente por Acidente de Circulação;

Invalidez Parcial e Permanente por Acidente – o capital é entregue na percentagem de invalidez determinada, quando em consequência de um acidente a Pessoa Segura fique afectada por uma incapacidade fisiológica, cujo grau será determinado de acordo com a “Tabela Nacional de Incapacidade por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais”, oficialmente em vigor no momento do reconhecimento da invalidez;

Doenças Graves Principais – com a subscrição desta cobertura a Pessoa Segura recebe o capital contratado caso tenha uma das seguintes doenças:

- Enfarte do Miocárdio

- Cirurgia de “By-Pass” Coronário - Acidente Vascular Cerebral - Cancro

- Insuficiência Renal Terminal - Transplante de um Órgão Principal

Doenças Graves Opcionais - com a subscrição desta cobertura a Pessoa Segura recebe o capital contratado caso tenha uma das seguintes doenças, além das anteriormente referidas:

- Doença de Alzheimer - Cegueira

- Coma

- Cirurgia Cardíaca Valvular - Perda de Fala

- Queimaduras Graves - Esclerose Múltipla - Paralisia

- Doença de Parkinson - Cirurgia da Aorta

Possibilidade de subscrever a cobertura de “Doenças Graves e Invalidez Total e Permanente” até €150.000 de capital, criando uma importante diferença em relação ao habitual Seguro de Vida Grupo;

A subscrição é fácil e as formalidades médicas são reduzidas.

15

(16)

16

(17)

Plano PouPança reForma vantagens para a empresa

Constitui uma proposta de valor distintiva para reter ou recrutar os melhores colaboradores. Esta solução de reforma é muito valorizada pelos colaboradores e constitui um factor de motivação e fidelização.

A Empresa pode diferenciar os montantes a atribuir permitindo reter os elementos que realmente constituem o seu maior activo;

O investimento efectuado pela empresa em PPR, a favor dos seus colaboradores, não está sujeito ao pagamento da taxa social única, se for reembolsado em situações de invalidez, desemprego, doença grave e na idade normal de reforma;

O PPR pode ser levado a custos, sendo dedutível no IRC.

vantagens para o colaborador

A tributação dos rendimentos do PPR é reduzida e adiada para o momento do reembolso;

Com o PPR, os colaboradores têm um complemento de reforma, sendo que os montantes investidos nesta solução de poupança, não estão sujeitos ao pagamento da taxa social única, salvo alguns condicionamentos legais;

O valor aplicado em PPR pode ser deduzido à colecta de IRS. Para quem tem até 35 anos de idade, as percentagens e limites de dedução são majorados em 10% e para quem tem entre 35 e 50 anos de idade, inclusive, em 5%. Desta forma ainda poupa mais nos impostos;

O PPR não está sujeito a imposto de selo nas transmissões gratuitas de bens.

soluções tranquiliDaDe emPresas - emPLoyee benefITs

17

(18)

Plano De caPitaliZação colectivo

Criar um complemento de reforma para os colaboradores, é cada vez mais uma proposta de motivação interessante. Evita que estes tenham que trabalhar mais tempo, para além dos 65 anos, como forma de compensar parte da perda do rendimento decorrente das sucessivas alterações ao sistema de cálculo das Pensões.

vantagens para a empresa

Complementar a política salarial, sendo um excelente instrumento de gestão de recursos humanos;

Constituir um complemento, permitindo ao colaborador compensar a redução de rendimentos aquando da sua passagem à reforma;

Auferir de um benefício fiscal, limitado a 15% da massa salarial, dado tratar-se de um custo de utilidade social para todos ou quase todos os colaboradores;

Não ter incidência de taxa social única, se cumprir com o propósito para que foi criado.

vantagens para o colaborador

Beneficiar de um complemento à pensão de reforma;

Não ter incidência de taxa social única, uma vez que só receberá o valor acumulado após a passagem à reforma.

Porquê o Plano de capitalização colectivo da tranquilidade - o Plano empresas total (pet)?

constitui um complemento de reforma com total segurança

O capital é garantido durante todo o prazo do PET;

Para além disso, pode beneficiar de uma taxa mínima garantida que será definida no início de cada ano civil e vigorará durante esse ano. E se o Fundo Autónomo atingir uma performance superior à taxa mínima garantida do ano, é partilhado no mínimo 75% dos resultados, aumentando assim a rendibilidade da aplicação;

É uma aplicação flexível, podendo a empresa definir os benefícios que quer atribuir aos seus colaboradores e as contribuições que pretende fazer, controlando desta forma os seus custos;

18

(19)

soluções tranquiliDaDe emPresas - ACTIVIDADe

19

(20)

SOluÇÕeS PArA A SuA ACTiVidAde

A Tranquilidade tem um conjunto de seguros destinados a garantir que a actividade da empresa decorra sem sobressaltos. Desde a protecção das instalações da empresa, da sua frota automóvel ou das respectivas responsabilidades perante terceiros, temos as soluções ideais para a sua empresa.

Gostávamos de salientar alguns dos principais produtos para a actividade que a Tranquilidade pode proporcionar à sua empresa:

Seguro de Acidentes de Trabalho Seguro de Automóvel Frotas Seguro de Multirriscos

Seguro de Responsabilidade Civil Exploração Seguro de Responsabilidade Civil Produtos Seguro de Perdas de Exploração

Seguro de Avaria de Máquinas Seguro de Equipamento Electrónico Seguro de Transporte de Mercadorias

seGuro De aciDentes De trabalHo

O seguro de acidentes de trabalho garante a eventual responsabilidade da entidade empregadora por acidentes ocorridos com os seus trabalhadores, no desempenho da actividade profissional. Garante ainda o denominado risco de trajecto, ou seja, os acidentes ocorridos no percurso de e para o local de trabalho.

Ao abrigo deste seguro ficam garantidos o pagamento de pensões por morte ou incapacidade permanente, as indemnizações por incapacidade temporária, as despesas de funeral por morte do trabalhador e as indemnizações necessárias para o restabelecimento do estado e capacidade de trabalho do trabalhador, como os tratamentos hospitalares, as despesas médicas e medicamentosas e a reabilitação funcional ou próteses.

20

(21)

Porquê o seguro de acidentes de trabalho da tranquilidade?

serviço personalizado

Possibilidade de intervenção do Gabinete de Análise e Prevenção de Riscos da Tranquilidade que proporciona um diagnóstico da segurança das condições de trabalho na empresa;

A Tranquilidade pode realizar acções de sensibilização junto dos colaboradores da empresa acerca dos comportamentos a adoptar, de forma a evitar acidentes de trabalho. Estes serviços podem permitir uma diminuição substancial da taxa de incidência dos acidentes de trabalho;

Garantia de um tratamento personalizado aos colaboradores, vítimas de acidente, através de uma rede de clínicas e hospitais privados em todo o país, além do acesso a hospitais públicos, que é sempre possível.

O colaborador tem acesso facilitado a serviços de saúde privados, com um atendimento rápido e eficaz.

Flexibilidade total

Possibilidade de escolher o tipo de seguro que se adapta à sua empresa. O Seguro de Folha de Férias, para empresas com o quadro de pessoal mais variável, ou o Seguro de Prémio Fixo, para empresas com um número de trabalhadores constante ao longo do ano;

Conjunto completo de coberturas base, abarcando as várias situações que podem afectar o trabalhador, e possíveis extensões de cobertura, para uma segurança mais abrangente:

Coberturas base

Indemnizações por incapacidade temporária;

Pensões por incapacidade permanente e morte;

Subsídios por morte ou por elevada incapacidade permanente;

Despesas de funeral por morte do trabalhador;

Outro tipo de indemnizações necessárias para o restabelecimento do estado e capacidade de trabalho:

tratamentos hospitalares, despesas médicas, despesas medicamentosas, reabilitação funcional e próteses.

extensões de Cobertura opcionais

Garantia de assistência médica, medicamentosa ou hospitalar de trabalhadores estrangeiros a trabalhar em Portugal;

Garantia de assistência médica, medicamentosa ou hospitalar e transporte ou repatriamento de trabalhadores portugueses a trabalhar em países estrangeiros.

soluções tranquiliDaDe emPresas - ACTIVIDADe

21

(22)

seGuro De automóvel Frotas

O produto tem como objectivo conceder as garantias do seguro automóvel a empresas com mais de dez veículos. As coberturas de responsabilidade civil, danos próprios, assistência em viagem, entre outras, podem ser subscritas neste seguro através de uma mesma apólice. Não traduz bonificação ou agravamento de prémio, sendo todos os anos recalculado o custo do seu seguro de acordo com as características da frota e a experiência de sinistralidade, podendo ser atribuída, anualmente à empresa, uma participação nos resultados do seguro.

Porquê o seguro de automóvel Frotas da tranquilidade?

seguro completo

Possibilidade de usufruir das vantagens de uma apólice de frota, nomeadamente no preço do seguro que é calculado todos os anos em função da sinistralidade global da apólice. O prémio é determinado por categoria de veículo e não isoladamente;

Possibilidade de receber periodicamente da Tranquilidade, um relatório acerca da sinistralidade da frota automóvel, de forma a que possa ser realizada uma gestão mais eficaz do parque automóvel da empresa.

Flexibilidade total

O seguro automóvel da Tranquilidade tem um conjunto completo de coberturas e capitais à sua disposição:

Responsabilidade Civil - Garante as indemnizações devidas por danos corporais e materiais causados a terceiros, transportados ou não, até ao limite do capital subscrito, ficando cobertos:

- Acidentes ocorridos em toda a UE e nos restantes países indicados na Carta Verde;

- Danos provocados a terceiros, em consequência de roubo do veículo;

- Danos causados pelos reboques, desde que declarados na apólice.

Choque, Colisão e Capotamento e Quebra Isolada de Vidros – Garante os prejuízos sofridos pelo veículo seguro, ainda que o condutor seja o responsável pelo acidente. Esta cobertura cobre os danos resultantes de choque, colisão ou capotamento do veículo, incluindo a quebra de vidros. Garante ainda os extras, desde que devidamente discriminados com o respectivo valor;

Incêndio, Raio ou explosão – Garante os prejuízos sofridos pelo veículo seguro. Esta cobertura cobre os danos do veículo provocados por incêndio ou explosão casual e queda de raio;

furto ou Roubo – Garante os prejuízos sofridos pelo veículo seguro. Esta cobertura cobre os danos provocados à viatura ou a sua perda, em caso de furto ou roubo ou tentativa de furto ou roubo, no limite do capital aplicável;

Valor no Início da Anuidade – Garante, em caso de sinistro, o valor do veículo no início da anuidade da ocorrência. Caso não seja subscrita esta cobertura, o valor do veículo é desvalorizado mensalmente de acordo com as tabelas de desvalorização mensal correspondentes;

Automóvel de substituição – Entrega de um veículo de substituição Classe C (ex. Opel Corsa), ou da classe F (ex. Opel Astra), ou da classe H (ex. Audi A4 diesel) a partir da data de reparação e durante o período de imobilização, em consequência de sinistros de danos próprios;

fenómenos da natureza e Actos de Vandalismo – Garante a reparação dos danos provocados por fenómenos naturais, tais como, ciclones, terramotos, trombas de água, chuvas torrenciais, enxurradas ou aluimentos de terra, entre outros. Garante ainda o pagamento ou reparação dos danos provocados por acção humana, directa e voluntária, no veículo seguro;

Quebra de Vidros + - Garante a indemnização por danos provocados nos vidros (excepto faróis e espelhos) do automóvel, seja por motivo de acidente ou não, conhecido ou desconhecido;

Assistência em Viagem km 0 – Assistência em caso de avaria ou acidente, desde a sede da empresa, em Portugal ou no estrangeiro;

22

(23)

soluções tranquiliDaDe emPresas - ACTIVIDADe

23

(24)

Assistência a Pessoas:

- Despesas de prolongamento de estadia a conselho médico e de regresso antecipado, em caso de doença ou acidente;

- Adiantamento de verbas para substituição de bagagens roubadas, que não tenham sido recuperadas ao fim de 24 horas;

- Despesas médicas, cirúrgicas, farmacêuticas e de hospitalização no estrangeiro.

Assistência ao Veículo:

- Deslocação de mecânico e peças de substituição ou reboque, em caso de avaria ou acidente;

- Envio de motorista profissional em caso de incapacidade de condução por parte do condutor e ocupantes;

- Despesas de estada em hotel a aguardar reparação do veículo;

- Adiantamento de verbas para a reparação de uma avaria ou acidente do veículo no estrangeiro.

Defesa e Reclamação Jurídica - Defesa e reclamação jurídica da empresa ou do condutor do veículo, perante qualquer Tribunal (em Portugal e no estrangeiro), se for movida uma acção ou processo decorrente da propriedade, guarda ou utilização do carro (inclui custos do processo e caução de liberdade provisória);

Protecção ocupantes e Condutor – Garante indemnizações pelos danos pessoais dos ocupantes do veículo seguro, independentemente da responsabilidade pelo acidente, (esta cobertura refere-se a todos os ocupantes do carro, até ao máximo da sua lotação), incluindo as seguintes coberturas:

- Despesas de tratamento;

- Indemnização por Morte ou Invalidez Permanente;

- Despesas de Repatriamento e Funeral.

Complemento de Indemnização por Perda total - Pacotes de DP

- Garantia de Valor em Novo a 3 Anos - Em caso de perda total por culpa de terceiros ou por culpa do próprio, o nosso segurado será indemnizado pelo valor em novo do veículo à data do sinistro.

Esta garantia apenas funciona para veículos que à data de subscrição tenham no máximo 12 meses de data de matrícula e no momento do sinistro tenham no máximo 36 meses de data de matrícula.

Após os 36 meses de data de matrícula, a indemnização passará para um acréscimo de 20% sobre o valor venal à data do sinistro;

- Qualquer veículo que no momento de subscrição tenha data de matrícula superior a 12 meses, apenas poderá usufruir do reforço de valor venal igual a 20%.

Assistência em Viagem na hora

- Cobertura que pretende reparar os prejuízos decorrentes da demora da chegada do reboque ao local do sinistro;

- Ao solicitar assistência em viagem, nomeadamente o serviço de reboque e se este demorar mais de 1 hora a chegar ao local do sinistro, a Tranquilidade indemniza o Segurado pelo valor de €60;

se a demora for superior a 2 horas, a indemnização será de €120.

Através do seguro de automóvel frotas da Tranquilidade é possível optar por várias franquias, que vão influenciar o custo do seguro.

24

(25)

seGuro De multirrisco inDustrial / estabelecimento

Seguro que protege a empresa contra uma multiplicidade de riscos que podem afectar o negócio com gravidade, como a ocorrência de um incêndio, um roubo ou os danos provocados pelo rebentamento de um cano.

O seguro garante quer o imóvel onde se situa a empresa, quer as mercadorias, as máquinas, o mobiliário e outro tipo de bens que a empresa possua. Tanto as indústrias como escritórios ou estabelecimentos ficam protegidos com este tipo de seguro.

Porquê o seguro de multirrisco da tranquilidade?

serviço completo

Possibilidade de aceder ao Gabinete de Análise e Prevenção de Riscos que proporciona um diagnóstico das condições de segurança da empresa, indicando quais os pontos sensíveis e quais as medidas a implementar para evitar a ocorrência de sinistros;

Possibilidade de adaptar o seguro às especificidades da empresa, através de um conjunto completo de coberturas opcionais, que podem ser escolhidas consoante as características dos riscos a segurar.

coberturas completas

O seguro multirrisco da Tranquilidade dispõe de uma multiplicidade de coberturas base que oferece uma protecção completa da sua empresa. São também disponibilizadas várias coberturas opcionais, de forma a adaptar o produto às especificidades da actividade da sua empresa:

Incêndio, Queda de Raio e explosão – Casos em que este tipo de fenómenos inesperados afecte a empresa;

Tempestades – Cobertura de eventuais danos provocados por tempestades;

Inundações – Cobertura de eventuais danos provocados por inundações;

Danos por Água – Garantia dos danos provocados por rebentamentos de canos;

furto ou Roubo – Indemnização das perdas provocadas por um roubo ou um furto na empresa;

Quebra de Vidros – Indemnização do valor perdido por quebra de vidros.

soluções tranquiliDaDe emPresas - ACTIVIDADe

25

(26)

seGuro De resPonsabiliDaDe civil exPloração

Seguro que garante uma indemnização por danos provocados a terceiros, legalmente imputados ao cliente, em consequência da exploração do estabelecimento ou no decorrer da actividade profissional. Trata-se de um seguro da maior importância, pois um pequeno imprevisto pode ter consequências desastrosas para a empresa.

A Tranquilidade proporciona-lhe coberturas muito amplas:

Os danos provocados a terceiros pelo próprio imóvel onde decorre a actividade ficam cobertos;

Os danos provocados a terceiros pelos equipamentos em serviço nas instalações ficam também cobertos.

seGuro De resPonsabiliDaDe civil ProDutos

Este seguro garante, em termos genéricos, a responsabilidade legal da empresa na sua qualidade de produtor pelos danos que as suas mercadorias (produtos) possam causar a terceiros, designadamente aos consumidores finais, pelo seu vício ou defeito. Trata-se de um seguro regulamentado por lei, com um regime específico aplicável a todos os países da União Europeia.

O seguro de Responsabilidade Civil Produtos distingue-se do seguro de Responsabilidade Civil Exploração por garantir os produtos produzidos pela empresa, após a sua entrega, ou seja, a partir do momento em que o produto é posto a circular no mercado, funcionando assim em complemento a este seguro.

seGuro De PerDas De exPloração

Este seguro garante os prejuízos sofridos pela empresa resultantes da interrupção ou redução da sua actividade, em consequência de um sinistro de danos materiais que esteja garantido por um seguro de perdas directas também subscrito na Tranquilidade.

Por exemplo, em caso de um sinistro coberto por uma apólice de multirrisco estabelecimento, o seguro de perdas de exploração garante eventuais prejuízos decorrentes da interrupção ou paralisação da actividade da empresa. A contabilização dos prejuízos provocados pela interrupção da actividade pode revestir diversas formas: lucro líquido, lucro bruto ou encargos permanentes da empresa.

26

(27)

seGuro De avaria De máquinas

Este seguro garante a protecção das máquinas utilizadas na empresa, em relação a avarias internas, como por exemplo, erros de manobra ou imperícia, efeito directo da corrente eléctrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade ou mesmo contra defeitos de fabrico ou montagem da máquina, que não possam ser detectados por exame exterior.

seGuro De equiPamento electrónico

Este seguro abrange a cobertura dos danos sofridos pelo equipamento, nomeadamente em consequência de acções externas, como por exemplo, incêndio, inundações, furto ou roubo. Ficam ainda cobertas avarias internas, como as provocadas por curto-circuitos, por erros de manejo ou de defeitos do material.

seGuro De transPorte De mercaDorias

Este seguro destina-se a garantir as perdas ou danos sofridos por bens, durante o seu transporte por qualquer tipo de via, nomeadamente por via terrestre, seja rodoviária ou ferroviária. Também podem ser garantidos interesses patrimoniais identificados como despesas especiais de embalagem e impostos, ou outros encargos, e lucros esperados.

Os riscos contra os quais as mercadorias ficam protegidas são muito variados podendo ir desde o incêndio, a explosão, o choque, colisão ou capotamento do veículo transportador até ao roubo da mercadoria.

soluções tranquiliDaDe emPresas - ACTIVIDADe INFORMAÇÃO ADICIONAL

Os seguros de vida referidos no presente documento, nomeadamente o seguro de Vida Risco Grupo, o Plano Poupança Reforma e o Plano de Capitalização Colectivo, são comercializados pela T-Vida, Companhia de Seguros, S.A., seguradora pertencente a 100% ao Grupo Tranquilidade.

O disposto na presente brochura não equivale a qualquer proposta negocial da Tranquilidade ou T-Vida, pelo que estas seguradoras, reservam-se o direito de alterar, a todo o tempo, o âmbito das coberturas e produtos referidos, incluindo a cessação da sua comercialização.

De igual modo, o disposto na presente brochura não dispensa a consulta da informação pré-contratual e contratual legalmente exigida.

27

(28)

www.tranquilidade.pt infogeral@tranquilidade.pt

Companhia de Seguros Tranquilidade, S.A.

Capital Social €135.000.000 Registo C.R.C de Lisboa nº 640 NIPC 500 940 231

Lisboa: Av. da Liberdade, 242 Apartado 2956 | 1124 - 802 Lisboa Porto: Rua D. Manuel II, 290 Apartado 4047 | 4001 - 809 Porto

T-Vida, Companhia de Seguros, S.A.

Capital Social €65.000.000 Registo C.R.C. de Lisboa NIPC 507 684 486

Av. da Liberdade, 242 Apartado 2275 1107-001 Lisboa

Linha Clientes 707 24 07 07

8h45/21h - dias úteis

assistência 24h - 7 dias/semana

mKt 079/120 - março 2010

VIDA

Referências

Documentos relacionados

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Desta maneira, observando a figura 2A e 2C para os genótipos 6 e 8, nota-se que os valores de captura da energia luminosa (TRo/RC) são maiores que o de absorção (ABS/RC) e

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Pronto! Agora está instalado.. 3 - Após a solicitação da ativação do roteamento de ordens na Corretora, em até 24 horas, será enviado um e-mail com um link para definição da

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar