• Nenhum resultado encontrado

Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iq2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iq2"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Publicação de uma pesquisa na web pelo Sphinx iQ2

Pré-requisitos:

 Lista de variáveis

 Layout da pesquisa

 Conta em um servidor da SPHINX Brasil

A publicação de pesquisas na web possibilita que pesquisas sejam respondidas de qualquer computador e dispositivos com acesso web, sem a necessidade do software instalado. Segue neste tutorial os passos e opções que devem ser seguidos para publicar uma pesquisa na internet.

Publicar a pesquisa

1º passo: abra no Sphinx iQ2 a pesquisa que será publicada. Posicionando-se no estágio Difusão e coleta e clique em Publicar minha pesquisa.

Na janela Publicar os Dados, indique o Nome do Servidor; o Nome da pesquisa; o Identificador da Conta; e a Senha da mesma.

Para maiores definições, acesse o botão Opções avançadas. Será ativado um assistente de publicação que lhe guiará em todas as etapas apresentadas a seguir: Atalhos, Ação após gravação, Notificar por email, Código de acesso, Identificação do respondente.

Se você não acessar as Opções avançadas ficará limitado à escolha dos dados de publicação, retendo assim as opções por padrão propostas pelo assistente nas diferentes etapas, caso não o tenha feito anteriormente.

(2)

Ao acessar as Opções Avançadas temos os seguintes detalhamentos:

2º passo: Atalhos

Nesta etapa de publicação, definem-se os links que serão utilizados na pesquisa, podendo personaliza-los.

Por padrão, o link questionário já vem configurado com ação de “Digitar”.

As diferentes opções:

Após definirmos a Ação, definimos no mesmo ambiente o Formulário referente à essa ação, o seu Idioma, se desejamos Salvar todas as digitações iniciadas (opção disponível apenas para Digitar e Modificar), e a ativação dos Parâmetros complementares.

Tipos de Ação 2.1 Digitar

A ação Digitar considera os acessos à pesquisa como novas entradas no banco de dados, alimentando o conteúdo do banco sem que existam valores pré-definidos.

2.2 Modificar

Nesta opção as respostas serão modificáveis. Este comando exige a presença da variável de controle Chave.

A chave será solicitada ao respondente para lhe apresentar o formulário que será modificado, podendo assim vir com respostas previamente preenchidas.

(3)

2.3 Visualizar os resultados

Indica-se a Tabela de resultados que se deseja exibir no link. Esta tabela é criada pelo pesquisador no Sphinx iQ2 e publicada na Internet. Sendo assim, os dados são alimentados nas tabelas criadas a medida em que os respondentes finalizam a pesquisa.

2.4 Visualizar as tabelas

Essa opção permite visualizar o conjunto da tabulação sob uma forma bem sintética. As variáveis serão expostas por coluna e os respondentes por linha, completando assim o conteúdo das células.

3º passo: Ação após gravação

Ao responder o questionário, na última tela, encontra-se o botão que vai encerrar a digitação e iniciar o envio das respostas ao servidor. Esse botão de validação da digitação vem por padrão chamado Salvar, mas ele poderá ser personalizado.

O encarregado da pesquisa deve definir qual será a Ação após a gravação, que pode ser: Mensagem de agradecimento, Confirmar a gravação, Enviar um outro formulário, Ativar um link, Exibir uma página ou Executar um script.

3.1 Mensagem de agradecimento

O servidor exibe uma mensagem com um conteúdo personalizado ao encerrar a pesquisa. O formato da mensagem pode ser definido neste mesmo ambiente, como Tamanho, Fontes e Cores.

(4)

3.2 Confirmar a gravação

O servidor envia uma página com uma mensagem que pode ser personalizada. Por padrão, a mensagem exibida será: Respostas gravadas.

Além disso, nessa página de confirmação, é possível também indicar o Resumo das respostas, ou seja, exibir uma tabela com todas as respostas que foram indicadas por este respondente. Também podemos Indicar a chave de modificação do questionário. Essa chave única será comunicada ao internauta na página de confirmação de gravação, e servirá para alterar ou completar o questionário no futuro.

Além destas opções, também é possível Propor um link, o qual será ativado automaticamente ou então facultará ao respondente clicar ou não. Deve-se indicar a URL e o Texto a exibir.

3.3 Enviar um outro formulário

É possível direcionar o respondente para um outro formulário criado na mesma pesquisa. Ao clicar em salvar, automaticamente abre-se o formulário definido para esta ação, habilitando sua digitação.

3.4 Ativar um link

Uma outra possibilidade é direcionar o respondente para qualquer página web, por exemplo, para a página principal do site da empresa interessada na pesquisa. Indica-se o endereço URL do link a ativar. Este link deve já estar definido, e deve começar por http://, como, por exemplo: http://www.sphinxbrasil.com.br

3.5 Exibir uma página

No lugar de simplesmente exibir esta página padrão de confirmação, é possível direcionar o respondente na direção de uma página especialmente concebida para tal. Esta página deve ser criada com um editor HTML ou mesmo um editor de textos. Deve ser indicado o local do arquivo no disco rígido.

Esta página pode conter imagens, mas estas devem, obrigatoriamente, estar posicionadas no mesmo diretório que a página. No momento da publicação da pesquisa, a página HTML e os eventuais arquivos de imagens serão copiados no servidor.

3.6 Executar um script

Esses scripts são pequenos programas escritos pelo encarregado da pesquisa ou pelo serviço de informática.

Pode-se, por exemplo, utilizar para fazer redirecionamentos condicionais, construir textos em função das respostas formuladas, registrar certos elementos numa outra base de dados, etc.

(5)

4º passo: Notificar por email

Neste ambiente podemos definir uma mensagem que será enviada para os e-mails indicados após o término do preenchimento do questionário. Além disso, podemos definir qual o remetente da mensagem, dependendo da característica de cada pesquisa.

Na caixa de preenchimento da mensagem há opções de formatação de texto para que o mesmo fique com o design desejado.

A opção Enviar se [Modificar] indica que este e-mail só será enviado para determinado perfil de respondentes. Em outras palavras, essa mensagem só seria enviada para quem marcou determinada categoria ou respondeu algo específico.

(6)

5º passo: Código de acesso.

A opção Digitar apresenta as opções Pesquisa Aberta, Acesso Restrito, Pesquisa fechada.

Pesquisa Aberta: Mantendo a pesquisa aberta, o link da pesquisa acessará diretamente o questionário.

Pode ser definido o período que esse acesso será permitido.

Acesso Restrito: Ao tornar o Acesso Restrito, cria-se uma senha única para o seu acesso.

Pesquisa fechada: Já na opção Pesquisa fechada, ao clicar no link o respondente será direcionado à uma página com uma mensagem de encerramento da pesquisa.

Para as opções de Visualizar resultados e Visualizar tabelas, escolhe-se entre deixar o Acesso livre, Acesso negado ou Acesso restrito.

Acesso livre: deixa livre o acesso aos resultados da pesquisa pelo link.

Acesso restrito: Utiliza-se uma Senha para acessar os resultados.

Acesso negado: o link direciona a uma página com a mensagem de encerramento da pesquisa.

(7)

6º passo: Identificação do respondente.

Identificar cada respondente

Se marcarmos a casa Arquivo, Base externa ou Painel, o acesso ao questionário não será direto. O respondente, ao ativar um link que lhe foi fornecido, não chegará diretamente na primeira tela do formulário, mas sim numa página de identificação na qual informa-se um identificador que lhe foi comunicado.

Se a cadeia de caracteres (senha ou código) não estiver na lista anexa, o acesso ao questionário será recusado. Caso não queiramos utilizar estes recursos, deixamos marcada a casa Sem identificador, deixando livre o acesso do questionário.

Pré-preencher as respostas

Conhecendo a identidade do respondente é possível conhecer também outras informações. Essas informações conhecidas, registradas a parte, numa outra pesquisa ou mesmo num banco de dados qualquer, poderão ser fundidas com a pesquisa após sua aplicação e importação das respostas.

Pode também ser interessante obtê-las desde o momento da gravação. Para isto, deve-se então inseri-las, uma a uma, na base de identificadores.

As informações complementares sobre cada respondente podem ser utilizadas para, por exemplo:

 Personalizar o formulário indicando o nome da pessoa em cada tela.

 Exibir ou ocultar legendas condicionais.

(8)

 Calcular tabelas cruzadas usando informações complementares.

Identificar sem restringir o acesso

Um outro protocolo consiste em registrar, no arquivo de respostas, a identidade do respondente – mas sem recusar o acesso ao questionário de pessoas não inicialmente identificadas.

 Às pessoas conhecidas a priori, envia-se um e-mail personalizado. O link indicado no e-mail será diferente para cada um. A operação será efetuada passando parâmetros às opções de digitação: a variável que receberá o identificador, e o valor dessa variável (um dos identificadores).

 Para os respondentes anônimos, um outro link, apontando para o mesmo formulário, também estará disponível. Neste caso, a(s) variável(is) de identificação estará(ão) vazia(s), mas os respondentes poderão preenchê-las.

6.1. Arquivo

A sintaxe dos arquivos de identificadores é similar às das listas de códigos.

Define-se um identificador por linha, a primeira linha sendo apenas uma descrição das informações:

Se o respondente indica o código X117 (ou se este código é incluído no link que lhe foi enviado), variáveis serão automaticamente identificadas, como as palavras Sphinx e João para as questões Empresa e Nome, o valor numérico 32 para a questão Idade.

Atenção! Para as Questões Abertas, indica-se a cadeia de caracteres, e para as questões fechadas indica-se o número da categoria correspondente.

Esse arquivo de identificadores é um arquivo no formato texto (*.TXT) que pode ser criado com qualquer editor de textos. Como separador de colunas utiliza-se o sinal de igual (=).

(9)

6.2. Base externa

Função em desenvolvimento.

6.3. Painel

Ao ativar o painel, cria-se um login de identificação na página de coleta, vinculado à outra pesquisa publicada na web. Para utilizar este recurso, deve ser informado a Conta e a Pesquisa referente à essa identificação.

Feito isso, basta inserir a variável Chave da pesquisa informada no login de acesso da nova pesquisa, que será liberado o acesso e também preenchido automaticamente todas as variáveis que tiverem nomes idênticos ao da pesquisa informada.

Este recurso é importante para pesquisas em que teremos os mesmos respondentes, pois cria-se um código de acesso que carrega consigo as informações de variáveis idênticas. Caso a chave informada não exista, uma mensagem de “ID não identificado” será apresentada e a pessoa não terá acesso

Após definir as opções avançadas:

Após contemplar os passos descritos acima, podemos continuar a publicação da pesquisa.

7º passo: Quando avançamos após a escolha do servidor, o programa propõe algumas opções:

(10)

- Publicar a pesquisa: Publica a pesquisa pela primeira vez na Web. Há a opção de levar as respostas locais para a web, caso existam.

Caso a pesquisa já tenha sido publicada anteriormente, o painel de publicação apresentará outras opções a assinalar:

(11)

- Substituir a pesquisa do servidor pela pesquisa atual: A pesquisa que está no servidor é substituída pela pesquisa que está no local. Se respostas tiverem sido obtidas localmente (via digitação, via bases de dados, painéis, etc), elas serão publicadas juntamente com a pesquisa e serão contabilizadas na base de dados do servidor. Utiliza-se esta possibilidade nos seguintes casos:

 Interrogando um painel: as observações são criadas para cada respondente com as informações conhecidas e uma chave que lhes permitirá ir completar ou alterar suas respostas.

 Já existem algumas respostas, anteriormente digitadas ou importadas de uma base de dados, e deseja-se publicá-las para que as tabelas de resultados apresentem todo o conjunto de dados.

Dentro desta opção, também podemos acionar o botão Reinicializar as respostas no servidor, onde se publica a pesquisa local zerando as respostas no servidor, mas leva-se as respostas do local. Cuidado, pois as respostas prévias do servidor, se existentes, serão excluídas.

- Fundir as duas pesquisas e conservar somente as respostas do servidor: as respostas do servidor serão conservadas, mas o questionário é republicado. As modificações no questionário serão consideradas.

Ativando essa opção, será apresentado o campo Modificar o arquivo de respostas no servidor. Ativando este campo, as respostas do servidor serão conservadas, mas modificadas caso tenham sofrido alguma alteração local.

Após a publicação, será exibida uma janela do browser indicando os endereços referentes à pesquisa que acaba de ser publicada. Cada link representa um formulário ou visão que foi publicado:

8º passo: cópia dos arquivos.

(12)

Os arquivos serão então copiados no servidor de pesquisas utilizado.

Um arquivo .htm será criado no diretório da pesquisa. Nesse arquivo encontram-se todos os atalhos definidos na etapa de Definição de atalhos.

Se a opção Acessar diretamente o gestor de conta estiver marcada, o navegador de Internet padrão será executado abrindo o arquivo .htm. Será então possível testar as diferentes pesquisas e selecionar os links que serão divulgados tanto para coleta quanto para análise.

Referências

Documentos relacionados

A indústria alimentar recorre usualmente a aditivos sintéticos para garantir ou melhorar as características e propriedades dos alimentos [1]. O sorbato de potássio (E202) é um dos

minimizar o OBS, abrir um outro programa, fazer a demonstração que você precisa e voltar ao OBS para Parar gravação, localizado no mesmo menu que você clicou para iniciar a

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

II Workshop da Escola de Engenharias e Ciências Exatas.. HORÁRIO PALESTRA PALESTRANTE

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Neste presente estudo foi aplicado um questionário sobre a aceitação de um dos seus detergentes comparado a dois concorrentes utilizando a escala ideal , além

Os 10 (dez) melhores trabalhos submetidos serão apresentados oralmente durante o congresso (apenas trabalhos de campo). 14º - O envio do trabalho não significa que