• Nenhum resultado encontrado

A Menina e o Circo Anita,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "A Menina e o Circo Anita,"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

Anita,

A Menina e o Circo

de

Dinho Valladares

Rebeca Bourseau Valladares Aline Bourseau

(2)

© Dinho Valladares

Este livro ou qualquer parte dele não podem ser reproduzidos por qualquer meio sem autorização escrita do Editor.

Registrado na biblioteca nacional sob o n.- 684.255 Livro: 1.320 Folha: 204

Contato para liberação de montagem:

Cia. de Teatro Contemporâneo

Rua Conde de Irajá 253 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ Cep: 22271-020

teatro.secretaria@gmail.com

www.ciadeteatrocontemporaneo.com.br

+55 (21) 984141965

(3)

Histórico:

Pensando no afeto que existe nas relações familiares e na importância da compreensão entre pais e filhos é que surgiu a história de Anita, uma história que aborda principalmente a superação e união entre todos em prol de um bem comum. Aos poucos os personagens mostram suas fraquezas e Anita vai se dando conta da sua importância dentro daquela “família” se deparando também com a sua força e alegria de viver seus sonhos e a sua realidade que pode ser tão divertida quanto uma verdadeira trupe de circo. A primeira montagem estreou na Sede da Cia. de Teatro Contemporâneo em 2013, com direção de Dinho Valladares, coreografias de Aline Bourseau, figurinos de Fernanda Lima e no elenco contou com: Claudia Castelo Branco, Rosella Terranova, Daniel Delgado, Rafael Naves, João de Carvalho, Rebeca Bourseau Valladares, Stephany Giardini, Victor Soares, Silvia Soares, Angela Maurity, Bianca Fonseca, Matheus Martinely, Natália Rito.

(4)

Comentário afetuoso:

Alexandro CF - Eu e meu filho, o Thiago, fomos ao Sesc Campos e assistimos a peça "Anita, a Menina e o Circo". Ele adorou tanto que disse que "queria ficar assistindo a peça pra sempre, todo dia!". Também disse que queria ir para o "Rio de Janeiro e ficar com vocês". Como também vivo de arte (cinema) e sei que receber pelo que fazemos é importante, mas o reconhecimento nos revigora, portanto, atendendo o pedido dele deixo aqui este recado. Parabéns pelo trabalho!!!

(5)

O autor

Nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Ator, autor, diretor e produtor. Montou a Cia.

de Teatro Contemporâneo e tem representado o Brasil em vários encontros internacionais tais como Chicago (Chicago Improv Festival – Maior Festival de Improvisação do Mundo), Buenos Aires/AR, Córdoba/AR, Mendoza/AR, Santiago/CH, Cundinamarca/CO onde ganhou com a Cia. o título de primeiro lugar no festival sul-americano. Como formação fez Pós-Graduação em Teatro Musicado na Uni-Rio Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Teatro na mesma universidade alcançando conceito em sua tese final de Excelente com indicação para publicação. Como Diretor montou a Cia de Teatro Contemporâneo, que ganhou o título da prefeitura do Rio de Janeiro/BR de “Entidade de Utilidade Pública”, a qual dirige até hoje, uma das mais respeitadas do Rio de Janeiro. Como autor já escreveu 10 (dez) peças sendo que 7(sete) já foram a cena, além de adaptar três textos de Shakespeare. Como ator participou de mais de 30 (trinta) peças entre as quais se destacam “Jango, uma Tragédya”, de Glauber Rocha, com Cláudio Marzo e “Uma Rosa para Hitler” de Roberto Vignati com Francisco Milani, além de Adorável Hamlet e Adoráveis Romeu e Julieta, foi indicado como MELHOR ATOR no prêmio Mambembe em 1993. Como professor de teatro já deu aula na UFF - Universidade Federal Fluminense neste período organizou o Seminário de Produção Cultural no Centro Cultural do Banco do Brasil, e foi um dos fundadores do PURO- Nucleo da UFF em Rio das Ostras, além de lecionar por mais de vinte anos dentro da Cia. de Teatro Contemporâneo é também o Coordenador do Curso Profissionalizante de Ator da Cia. que é reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil pela sua qualidade de ensino. Curso que conta com convênios de escolas de vários países do mundo.

(6)

Dedicatória

Dedico essa peça a todos que transformam seus trabalhos numa grande família.

Dinho Valladares

(7)

Sinopse:

Numa cidade pacata do interior vive uma família formada por pelo pai, Sr. Bento, a mãe D.

Mariquinhas, e seus quatro filhos: Pepê, Luca, Neco e Anita a mais nova da família, uma menina de 8 anos muito sonhadora que sonha em conhecer o mundo e a cidade. Anita entediada com a vida pacata que levava resolve fugir de casa. No caminho ela encontra uma trupe de circo que passa por dificuldades e aventuras e no meio desse experiência mágica e de muita amizade, Anita acaba por ajudar os artistas do circo a fazerem o melhor espetáculo de todos os tempos. Assim o Circo consegue pagar suas dívidas e continuar seu espetáculos e Anita descobre a felicidade que é estar com a sua família.

(8)

Personagens:

Anita Sr. Bento D. Mariquinhas Pepê

Luca Neco Domador Bailarina Apresentador Palhaço Leão Magico

Obs.: Os personagens da família podem “dobrar” nos personagens do circo, funcionando inclusive como se tudo fosse uma imaginação de Anita. Para isso a figurinista tem que fazer roupas fáceis de trocar.

(9)

Cena 1- A BANDA PASSANDO

O espetáculo começa com um número musical como se fosse uma festa de cidade do interior como um cortejo com todos os personagens da familia e muita alegria. De repente a musica vai diminuindo e começa uma narração de apresentação da história e da família. Conforme a narração vai apresentando os personagens estes vão paralisando como estátuas na expressão em que estavam.

Narrador :” essa é a história de uma grande família formada por Seu Bento casado com Dona Mariquinha, pais de: Neco, um garoto muito legal que adora fazer uma flor sumir, mas nem sempre dá certo, Pepê, um garoto muito alegre que adora divertir os outros, mas não consegue fazer amizades, Luca um garoto muito forte mas tem muito medo de baratas e de Anita a única menina da família, uma menina que sonha conhecer o mundo mas só conhece o quintal da sua casa”( a banda vai passando e transforma o cenário no quintal da casa da família)

Cena 2- A ROTINA DA FAMILIA E O TÉDIO DE ANITA

(Todos descongelam e passam a brincar como se estivessem ali a muito tempo na sala da casa) Mãe: (enquanto estende a roupa no varal) Anita, para de ficar ai sentada pensando na vida e vai arrumar a mesa menina, para a gente almoçar!

Neco; (para Anita) Você quer uma flor?? Tcham!!! (a mágica não funciona). Que droga, não funcionou.

Anita: Neco, tenta de novo é o jeito que você segura a flor que acontece a mágica.

Pepe: (contando uma estória) Então ele foi até o alto, levantou a espada e quando ia gritar liberdade, escorregou numa casca de banana e caiu sentado!

Luca: Esta foi boa, Pepe, mas vou lá fora brincar com meus amigos!

Pepe: Será que eles deixam eu brincar também?

Luca: Eles são meus amigos e não seus.

Pepe: Se você não deixar eu ir até lá o maior bruxo da floresta, sua santidade beuzebu terceiro vai te pegar!!

Luca: Não!!!!! (com as pernas tremendo) Vamos lá então!!! Acho que eles deixam sim!!!

O pai chega em casa trazendo uma cesta com várias compotas de doce de batata doce

Pai.: - Mariquinha, hoje o dia foi muito difícil e só consegui vender 1 compota de doce na feira...

Mãe:- - querido tentaremos amanhã de novo. Temos que conseguir quitar as nossas dívidas. O que importa é que estamos juntos. Você me ama?

Pai: Claro querida! Sempre vou te amar!

(10)

Mãe: Acho que você não gosta mais de mim, que eu já estou velha e não sou mais bonita.

Pai: Deixa de bobagem! É que as vezes o trabalho é muito pesado e não dá tempo de ficar falando das suas qualidades! Nós temos quatro filhos, tenho que trabalhar muito para sustentar esta casa.

Você sabe que as coisas não estão fáceis.

Mãe: Eu sei querido é que as vezes eu fico insegura!

Neco.: - nós vamos perder nossa casa mãe?

Mãe.: - claro que não querido, me ajuda aqui com os pratos...

Luca.:- vamos comer compota de novo ?

Pepe: - que tal imaginar que é um belo frango a parmegiana? Assim a compota fica mais gostosa...

Pai.: - querida precisamos de uma receita nova ....

Luca.: - uma receita nova ?! mas como se não só conseguimos colher batata doce? mamãe onde coloco essas roupas secas?

Mãe.: - coloca em cima da cadeira. Anita minha filha pegue a broa de pão para comermos com a compota....

Anita.:- ta ta ta ....( falando sozinha- ) todo dia é essa mesma coisa.... estou cansada dessa vida e de compotas... queria tanto ir para a cidade grande ...lá deve ser tudo diferente, com muito brilho, dizem que lá tem o teatro, tem as luzes toda noite e aqui só tem as estrelas, todas as noites só as estrelas. O Neco tentando fazer estas mágicas chatas, o Pepe sempre querendo arrumar amigos e o Luca com medo de tudo, até de baratas.. essas coisas chatas... eu queria ver muita gente! (encenando como se estivesse lá) Com licença senhora!! Preciso ir ao Toaleti! Muito chique!!! Imagem conhecer o Presidente da Republica! Viajar pelo Brasil todo! Ver montanhas, rios, mares, lagoas, sapos, reis, nossa que legal! Eu vou fazer isto vou viajar livre pelo Brasil! (pega uma mala) Vou deixar um bilhete aqui:

Bilhete:

“Querida mamãe, papai e irmãos gostaria muito que não ficassem preocupados comigo pois fui viajar. Vou conhecer o Brasil, vou a Amazônia conhecer a vitória régia, que dizem que é um planta muito grande e dá para ficar em pé em cima dela. Vou a São Paulo conhecer a cidade. Vou ao Rio de Janeiro conhecer Copacabana e vou a Minas Gerais conhecer as montanhas. Depois volto ou mando buscar vocês.

Beijos carinhosos Anita.”

Anita: Pronto agora posso ir! Basta fechar os olhos, tudo é tão bonito e começar a viajar!

(um grito vem da coxia) Pepê .: - vem Anita!!

(musica)

(11)

Pepê acha o bilhete e corre para dar a noticia para a sua mãe. Todos choram onde estará Anita?!!!

(A cena pode ser feita em dois planos : Anita num canto do palco e a família transtornada se movendo para a coxia e o foco ficando sob a Anita com mala como se estivesse numa estrada que seria o proscênio.Anita com uma mala na beira da estrada sozinha e muito amedrontada – cena musical)

Cena 4 – A CARROÇA CIRCENSE PASSANDO

Anita: Estou cansada de andar e não chegar a lugar nenhum. Onde esta estrada vai dar? Estou andando a muito e não aparece cidade nenhuma! Esta começando a anoitecer e bem que o Luca tinha razão, o escuro é meio estranho! Acho que estou ficando com medo!

(uma luz forte aparece)

Anita: Que bom esta aparecendo alguém!!

(cena de muita luz e cor, aparece a trupe do circo com muito barulho gente falando musica tocando, guarda-chuvas estilizados, etc....)

Anita: Ei vocês!!!

(de repente tudo que parecia organizado se desorganiza, os personagens se trombam e cai todo mundo no chão de forma engraçada e divertida)

Apresentador – Ei mocinha quem mandou você entrar na nossa frente não vê que isto é um circo sério, como você pode nos barrar a passagem? Este caminho é publico e ninguém pode entrar na frente dos outros, entendeu? Portanto você é uma menina que esta desrespeitando a autoridade e esta de castigo. Vá para a calçada e fique sentadinha lá esperando o seu pai vir te buscar.

Anita – Sabe o que é. É que eu sai de casa e estou indo para a Amazônia conhecer a Vitória Régia.

Meu pai não vai passar por aqui e já esta começando a anoitecer...e ... meu irmão Luca não gosta que eu fique sozinha no escuro.

Apresentador – Nós não temos nada com isto. Temos que seguir viagem até a próxima cidade para fazer as nossas apresentações. Um circo precisa sempre estar se apresentando para o público afinal é para isto que servimos.

Anita – Uau!!! Que legal!! Um circo!! Poxa! Posso ir com vocês? Sabe eu sou apaixonada por circo, sempre que vai na minha cidade eu vou assistir. Que legal! Você faz o que no circo.

Apresentador – Menina, não te interessa o que eu faço no circo e você não pode ir conosco não senhora, onde já se viu! Uma pirralha querendo tomar parte no circo.

(entra na frente o domador de leões)

Domador – Menina você não ouviu o que o Apresentador esta falando? Poderia nos dar licença que temos que chegar a cidade!

Anita (imitando um leão) – UUUAAAHHHHH!!! Aposto que você é o domador de Leões!

(o domador pula no colo do Apresentador com medo)

(12)

Domador – Aiiii que susto!! Cuidado todos, esta menina é nervosa!

Anita – Não sou não!!! (ri) pode ficar tranqüilo, só estava imitando um leão, achei que você era mais corajoso.

Domador – eu sou corajoso, isto foi só um...susto... você me pegou desprevenido, não esperava que uma fedelha fosse tomar uma atitude destas. Sua mãe não te deu educação não?

Bailarina – Domador, não seja tão exigente com a menina! Ela só fez uma brincadeira!

Domador – De muito mal gosto.

Bailarina – Menina, você esta sozinha aqui? Onde estão seus pais?

Anita – Eu estou sozinha. Eu ...fugi de casa... eu quero conhecer a Amazônia e subir na Vitoria Régia, quero conhecer São Paulo, quero conhecer o Rio de Janeiro e a praia de Copacabana, e ver as montanhas em Minas Gerais.

Bailarina – Voce não acha que é muito pequena para ir a estes lugares sozinha, não?

Apresentador – Vamos deixar desta conversa mole e vamos continuar nossa viagem, você garotinha fica ai sentada na calçada.

(empurra a menina para o lado. A menina chora)

Palhaço – Esperem um momento não podemos deixar esta menina aqui no meio desta escuridão é muito perigoso. (o domador dá um grito de medo) imaginem o que pode acontecer.

Domador – eu não quero nem imaginar!

Palhaço – Senhor Apresentador, o circo não é seu e sim das pessoas que o fazem , do público que assiste e principalmente dos sonhos e imaginação das crianças e que os artistas tem esse compromisso de transformar os sentimentos das pessoas ....portanto não podemos deixá-la aqui vamos levá-la com o circo, na próxima cidade entramos em contato com os pais dela e a devolvemos para casa. (para a menina) você quer vir com a gente?

Anita – Sim!! Quero muito!!

Palhaço – Sei que nenhum de vocês gosta de mim mas se esta menina não for eu também não vou e circo sem palhaço não é um circo de verdade.

Apresentador – Esta bem, ela vai (todos comemoram). Mas quem trabalha no circo tem que ter uma função. Você vai ser assistente de contra-regra.

Anita – E o que faz um assistente de contra-regra?

Apresentador – Tudo o que eu determinar, ok?

Anita – (bate continência) ok!

(musica – o circo anda)

cena 5- VIDA DE CIRCO- o grande espetáculo

(13)

Isto é um circo e no circo todos trabalham em grupo. Palhaço você cuida dos panos, Domador você prepara os ferros para a estrutura, mágico você ajuda na amarração. E você bailarina costura o que for necessário.

Todo começam a montar o cenário.

Palhaço – Deixa comigo que esticar os panos é comigo mesmo. Eu puxo daqui vou acolá e pronto esta tudo preparado!

Domador – Fica tranqüilo chefe que os ferros serão todos preparados, sou o melhor nisto, encaixo um no outro sem demora!

Mágico – Eu amarro tudo direitinho e de uma hora para outra, faço a maior mágica de todas, a lona sobe e o circo esta pronto!!!

Todos comemoram

Apresentador – Agora vou dar uma volta pela cidade para divulgar nossa apresentação!! Vocês fiquem aqui estudando, quero dizer ensaiando.

Todos – Pode deixar chefe!!

Todos começam a ensaiar enquanto o Apresentador sai.

Anita – Nossa que lindo participar de um circo de verdade. Seu palhaço, posso te fazer uma pergunta? Como faz rir?

Palhaço – É muito simples menina, basta ser ridículo.

Anita – mas como se faz para ser ridículo.

Palhaço – Faça ao contrario de tudo o que estão esperando. Desobedeça, seja transgressora, todos gostam do palhaço porque eu sou ridículo. Voce quer ver só? Da uma andada e tropeça e cai de cara.

Anita – (começando a rir) Desculpe seu palhaço mas é que foi engraçado.

Palhaço – Esta vendo como eu estou ridículo aqui! Ai esta a graça! Quando você faz diferente, é muito melhor ser o diferente! Quando eu sou diferente todos ficam aliviados com a diferença que escondem dentro deles.

Anita – Não entendi!

Palhaço – Deixa para lá menina!

Mágico - (interrompe) Menina, você que é a assistente de contra regra, pode me ajudar aqui?

Anita – O que devo fazer.

Mágico – Você só tem que entrar andando assim (faz um andar muito requebrado) e trazer minha cartola, entendeu?

Anita – Mas tem certeza que eu vou ter que andar assim?

(14)

Mágico – Claro menina isto é “Savo a fer” entendeu? Estilo! Vai la traz e vem andando para ver como você se sai.

(Anita vai lá trás e vem andando) Mágico – Esquece

(sai)

Domador – Menina venha aqui.

Anita – Olha senhor meu nome é Anita

Domador – Você é assistente de contra regra. Venha aqui.

Anita – Não vou, meu nome é Anita e você esqueceu as palavrinhas mágicas

Domador – Haf!!! Já não se fazem mais assistentes de contra regra como antigamente. Esta bem, Anita venha aqui por favor!

(a menina vai)

Domador – Esta vendo aquela barata ali no canto.

Anita – Sim!

Domador – Vá La e mate a barata, eu tenho horror a baratas.

Anita – Mas uma simples barata.

Domador – Vá la e mate-a.

Anita – Não vou. Eu amo a natureza e a barata é da natureza.

Domador – Barata é um bicho sujo que passa doenças e faz cair o pé da gente.

Anita – Não é nada! Barata é como leão. Só que menor. Quer que eu faça a barata correr para o senhor?

Domador (sai correndo) – AHHHH Esta menina é louca!!

Cena 6 – A menina e a bailarina Chega a Bailarina.

Bailarina – Menina! Você poderia vir aqui um minutinho por favor?

Anita – Sim senhora. O que foi?

Bailarina – Você acha que eu estou bem com este vestido?

Anita – Nossa a senhora esta linda, parece até uma princesa! Mais do que isto. Parece uma bailarina!

Você é uma bailarina a mais bonita que já vi.

(15)

estou me achando velha, com umas gordurinhas aqui e não tenho mais a luz que tinha antes.

Anita – Eu não acho nada disto. Acho a senhora linda. A moça mais linda que eu já conheci.

Bailarina – Obrigado minha filha. Gostaria que todas as pessoas tivessem os seus olhos. Mas infelizmente eles não tem. O Apresentador por exemplo, já esta me olhando meio de lado. Daqui a pouco vai querer me trocar por uma bailarina mais nova. Que não tenha estas rugas que começam a aparecer no meu rosto.

Anita – Desculpe dona Bailarina. Mas eu acho que o Apresentador não vai trocar a senhora nunca.

Por mais que apareça uma bailarina mais novinha. Que dê um “padeburre” mais auto. A senhora será sempre a senhora e não tem igual neste mundo.

Bailarina – Obrigado Anita, mas meu tempo já passou. Eu me sinto um pouco cansada fisicamente e tenho medo de cair da corda bamba.

Anita – Bailarinas não envelhecem, elas ficam ainda mais lindas e a senhora é a mais linda Bailarina de todos os tempos, nem na Amazônia, nem no Rio de Janeiro, nem em São Paulo, tem uma bailarina com a senhora.

Palhaço – Bailarina!!! Bailarina!!!!!! Preciso da sua ajuda!!!!

Bailarina – Desculpe Anita. Tenho que ir lá ajudar o Palhaço. Adorei conversar com você. Saiba que eu também não conheço nenhuma menina tão bonita quanto você. Voce é a menina mais bonita que eu já conheci. Tanto por dentro quanto por fora. (dá um beijo em Anita). Palhaço já estou indo!!! (sai).

Cena 7 – a menina e o mágico

Mágico (tropeçando entra em cena) – Oi menina, você por acaso viu minha varinha por ai?

Anita – Não não vi nada!

Mágico – sabe que você tem um jeito meio imprestável.

Anita – Alguém te perguntou alguma coisa?

Mágico – Respondona, isto você é respondona!! Não...não leva o menor jeito para o circo.

Anita – Levo sim! Você quer ver? Me empresta esta rosa!

(mágico empresta a rosa, e Anita faz a mágica de desaparecer rosa)

Mágico – Nossa como você conseguiu fazer isto!

Anita – Meu irmão Neco, adora fazer esta mágica, mas ele não leva muito jeito, ai eu de tanto treinar para ensiná-lo, acabei aprendendo.

Mágico – Sabe menina, eu também tenho um segredo!

Anita – Qual?

Mágico – Eu não sou muito bom em mágica!

(16)

Anita – Como não! Você é o grande mágico do Circo Continental de Arvoeiro!!

Mágico – Mas eu não sou muito bom! Quando eu era menor eu ficava em pânico de todo mundo descobrir e acho que todos são melhores do que eu. Eu só engano as pessoas. Aprendi meia dúzia de mágicas fáceis e consigo passar. Mas mesmo elas as vezes eu erro. Sempre achei que ia acabar na rua, como mendigo de tão ruim que eu sou. Graças a deus o Apresentador me ajudou e me deu este emprego.

Anita – Desculpe seu mágico mas eu não acho o senhor tão ruim assim!

Mágico – Mas eu sou... por favor não conte a ninguém...eu nunca tive coragem de dizer isto a ninguém...nem sei porque eu estou te contando isto... acho que é porque você me pareceu uma menina de confiança, meio mal educada, mas de confiança.

Anita – Ah, isto é o que eu sou. Pode confiar em mim seu Mágico que seu segredo estará guardado para sempre.

Mágico – Obrigado menina! Você é legal! Mais tarde eu vou te ensinar a ser minha assistente!

Anita – Poxa seu Mágico muito obrigado! Vai ser um prazer ser sua assistente.

(mágico sai)

Cena 8 – a menina e o palhaço

Palhaço – Anita você estava aqui! Estava te procurando menina!

Anita – Estava aqui conversando com o Mágico.

Palhaço – Você tome muito cuidado com ele pois ele é muito interesseiro!

Anita – Ele não me pareceu interesseiro.

Palhaço – Mas é! É que você ainda é muito novinha e não conhece as pessoas. Não se deve chegar perto delas, elas sempre estão escondendo uma maldade pronta para te pegar.

Anita – Será que você não esta vendo demais? De vez em quando a gente acha que as pessoas são tão mais inteligentes que a gente, que não acreditamos no que vemos, achamos que tem que ter alguma coisa a mais e ai ficamos imaginando mil coisas.

Palhaço – Menina você não acha que você é pretensiosa demais não? Você é ingênua menina, não conhece a maldade do mundo. Eu sim já sou vivido e tenho experiência. Sei muito bem perceber as coisas e ninguém me passa a perna não. Ta achando o que! Eu sou muito esperto!

Anita – Acho que você não é esperto nada.

Palhaço – Pobre menina, ainda vai tomar muita chicotada do mundo. Você é bobinha!

Anita – Não sou bobinha não.

Palhaço – Venha aqui que eu vou te mostrar. Ta vendo o Mágico.

Anita – Tô

(17)

treinando, é para enganar alguém.

Anita – É porque você não conhece ele.

Palhaço – Conheço muito melhor que você menina. Ele só pensa em enganar os outros.

Anita – Sr. Palhaço, o Sr. Esta sendo muito durão com o mágico. Sabia que ele se acha pior do que os outros?

Palhaço – Acha nada.

Anita – Ele me disse.

Palhaço – Esta vendo como ele quer enganar você. O mundo é assim! É mal. Muito cuidado menina. A maldade pode estar muito perto de você.

Anita – Sr. Palhaço, a maldade só existe dentro de você. Se você ver alegria, o mundo será alegre, se você ver felicidade, o mundo vai ser feliz e se você ver amizade, o mundo vai ser seu amigo.

Palhaço – Ninguém quer ser meu amigo, todos só querem se aproveitar de mim, rir de mim.

Anita – Que bom! Você é um palhaço.

Palhaço – Mas eu não queria que as pessoas rissem de mim, queria que elas me amassem.

Anita – Mas elas te amam é só ver. Eu por exemplo te amo.

Palhaço – Você não conta.

Anita – Claro que conto.

Cena 9 – a menina e o domador de leões (entra o domador de leões)

Domador – Oi para vocês.

Palhaço – (disfarçando o choro) Com licença que eu vou arrumar minhas roupas (sai).

Domador – Nossa! Será que ele foi embora porque eu cheguei?

Anita – Não senhor domador. Ele já estava de saída.

Domador - Menina, não é muito do meu gênero, mas gostaria de te pedir desculpas pela maneira como te tratei a pouco.

Anita – Não é nada Sr. Domador, esta tudo bem.

Domador – eu queria lhe falar... AAAAAIIIIII UMA BARATA!!!!!!

Anita – Onde? Onde?

Domador – Passou!!!! Ela correu por ali.

(18)

Anita – Sr. Domador uma pessoa como você que consegue dominar um leão esta com medo de uma simples barata.

Domador – Eu tenho muito medo!!! Sabe que eu tenho medo do leão também?

Anita - Mas o Sr. não é o Domador, um dos homens mais corajosos do mundo?

Domador – Mais ou menos. Eu sou de uma família de circo. Meu bisavô era domador. Meu avô era domador. Meu pai era domador. Assim eu me tornei um domador também! Sou da família Estrondovsk e tenho que seguir a tradição. Mas eu não tenho coragem! Eu morro de medo quando o leão entra na jaula.

Anita – Mas voce sempre consegue que ele te obedeça.

Domador – O leão já esta velho, também não é lá estas coisas!

Anita – Mas ele não te ataca!

Domador – Nem podia, ele não tem dentes!

Anita – E aqueles dentes enormes que aparecem no show?

Domador – É uma dentadura.

Anita – Mas então ele poderia te morder de dentadura.

Domador – E a dentadura dele sair no meio do espetáculo! Acho que o leão tem senso do ridículo!

Mas agora que você falou!! Se ele resolve me morder de dentadura!!!

Anita – Sempre achei que você o dominava tão bem!

Domador – (enchendo o peito) Sabe, vou te contar uma coisa. Dominamos os outros pelo olhar! É no olhar que reflete a alma que se domina o outro.... e na sopa também!

Anita – Na sopa?

Domador – É na sopa que eu sirvo quentinha toda noite para o leão.

Anita – Antes ou depois do show?

Domador – Antes né, é para ele entrar com barriga cheia e não estar com vontade de comer mais nada.

Anita – Ahhhh!!! Entendi a psicologia!

Domador – Esta achando que eu sou bobo? Muitos anos de praia!

Anita – E a chance que o Sr. ia me dar em ser sua assistente.

Domador – Sabe o que é menina. É que para ser minha assistente voce teria que ter um pouco de suing, de molejo, entende!

Anita – não

Domador – Um pouco de molejo nas cinturas (começa a fazer alguns movimentos de requebro).

(19)

Cena 10 – a revelação

(neste momento entra o Apresentador)

Apresentador – Gostaria de chamar toda trupe! Depois de muito pensar, resolvi chamar a todos para uma triste comunicação. Vamos ter que fechar o circo! (todos – ohhhh!!!!) Estamos com muitas dividas e não posso mais pagar o salário de vocês. Infelizmente nossas ultimas apresentações não tem dado para pagar tudo e hoje fui ao banco para tentar tirar mais um dinheirinho emprestado, mas infelizmente não consegui nada. Assim a menos que consigamos lotar as sessões de hoje teremos que fechar!

Mágico – Meu deus como vou fazer!

Bailarina – Não posso acreditar! Como vamos viver?

Domador – Não poderemos mais levar alegria para as crianças?

Palhaço – Vamos para a miséria!

Anita – Espere um momento pessoal, o Apresentador falou que se lotarmos poderemos pagar as dividas!

Bailarina – Anita, é muito difícil conseguirmos lotar a casa. A várias cidades estamos tentando recuperar este circo, mas hoje as crianças não querem mais ir ao circo, ao teatro, eles preferem ficar em casa vendo televisão ou jogando vídeo game, claro que não são todas, algumas crianças ainda vem ao circo, ao teatro mas não são suficiente, infelizmente vamos ter que fechar o circo.

Anita – Mas e vocês onde vão trabalhar?

Bailarina – Ainda não sabemos. Eu por exemplo vou morar um pouco com minha tia lá no interior de Minas Gerais e trabalhar na venda dela de atendente.

Anita – Mas ai vocês não vão mais encantar as crianças, e elas ficarão mais tristes e nunca mais sonharão com circo, palhaços e bailarinas!

Palhaço – Infelizmente menina, não temos como continuar.

(cena muda deles tristes)

Cena 11 – os conselhos de Anita

Anita – Já sei! Vamos fazer o seguinte vamos preparar uma grande apresentação! Vamos acreditar que somos os melhores do mundo! Você seu Palhaço vá lá dentro e monte o melhor numero de palhaço que você puder! Onde todas as crianças possam sorrir a vontade!

Palhaço – Mas Anita eu não sei se sou capaz de fazer este numero de palhaço!

Anita – Pelo menos tente se fazer o melhor que conseguir já ta bom!

Palhaço então esta bem farei o melhor que conseguir!

Anita -Tenho certeza que as crianças vão adorar!

(20)

(palhaço sai alegre)

Anita - Você bailarina coloque o tutu mais bonito que tiver vá treinar na corda bamba e o faça no show!

(bailarina sai dando piruetas!)

Anita - Mágico faça seus melhores truques e mão na massa!

Domador - e eu o que vou fazer?

Anita – Você vá conversar com o leão e combinem o que vão fazer!

(Anita fala sozinha)

Anita: vou me vestir e pegar a vareta para o mágico!

Cena 12 – a superação

Apresentador – Atenção senhoras e senhores! Vamos apresentar o Grande Circo Continental de Arvoeiro! O maior circo do mundo com seus números maravilhosos! Depois de se apresentar na Amazonia onde foram encontradas várias novas espécies de Vitórias Régias, por São Paulo naquela enorme cidade, pelo Rio de Janeiro e suas praias maravilhosas e nas montanhas de Minas Gerais, estamos aqui para apresentar este delicioso show para vocês! Que traz os seus grandes artistas!

Vocês verão aqui um grande palhaço saltitante! Verão o Mágico com suas inacreditáveis mágicas, a Bailarina na corda bamba e o incrível numero do domador de leões! E com vocês o grande número da palhaça, ela estudo com Jaime Lecoc em Paris, passou pelo grande circo da Italia e com o grande palhaço begerrac do Casaquistão! E esta aqui para alegrar vocês!

(entra o Palhaço com uma pose muito metida, vai andando pelo palco, quando chega ao meio toma um escorregão e cai no chão, todos riem, levanta-se toma outro escorregão e cai de novo. Levanta- se toma outro escorregão e cai de novo e assim sucessivamente em velocidade mais acelerada!). Ao final agradece e todos aplaudem!!!

Agora vocês verão aquele que estudo mágica com Merlim o alquimista, passou pela Transilvânia para aprimorar ainda mais seu estilo, desenvolveu na Russia suas habilidades e agora se apresenta para vocês, o mágico mais enlouquecedor de todos os tempos!

(entra o mágico e se apresenta com sua assistente Anita e faz a mágica da rosa perfeitamente, todos aplaudem!!)

Ela a bailarina do balé bouchoi, ficou três dias em ponta na Sibéria, atingiu grau Maximo de perfeccionismo no rodopio e hoje faz o padeburre mais largo de toda a história da Croacia. Vejam vocês agora!!!

Agora ele, vindo das estepe africanas, desenvolveu sua técnica na malásia e veio de tradicional família de domadores, a família estrondovski, com vocês ele e seu leão bravio!!!!!

(entra o Domador com pose de metido, de repente ouve-se um rugido! AAAAHHHHHHH)

(21)

(aparece o Leão – o mágico vestido de leão – dentro de um rugido forte! AHHHHHHHH) Domador – Esse leão esta meio estranho hoje!

(De repente o Leão sai correndo pelo palco) Domador – Ai socorro que o leão esta maluco!

(Leão dá outro rugido e aponta para a barriga)

Domador – O que você tem leãozinho, quer me comer?

(Leão faz sinal que não! Que esta com dor de barriga) (De repente o Leão solta um pum!)

Domador aliviado – Ah!!!!!! Que bom!!!! Vamos ao numero!!!

(Fazem um numero de domador e leão e dançam a musica da amizade – Todos Aplaudem!)

Apresentador – Muito obrigado a todos os presentes o Circo Continental de Arvoeiro de dispede com um enorme sorriso e esperando que voltem para assistir novamente nossos artistas! Obrigado a todos e até a próxima!!!!

(Todos vem a frente, agradecem e saem de cena)

Cena 13 – a comemoração da vitória – já atrás da lona (Volta o apresentador)

Apresentador – Amigos venham todos!!! Conseguimos salvar o circo! A apresentação de ontem foi muito boa e o prefeito da cidade resolveu ajudar o circo!

Todos – Que maravilha!!!

Apresentador – O circo vai continuar!

Bailarina – Nosso trabalho esta garantido! E eu serei sempre a Bailarina do Circo Sr. Apresentador?

Apresentador – Claro Bailarina, você será sempre a Bailarina enquanto este circo existir não haverá outra!

Palhaço – Vamos continuar a alegrar as crianças! E o público gostou de mim, gostou da minha graça! As pessoas são maravilhosas!

Domador – Eu consegui segurar meu medo. Sentir medo todo mundo sente mas eu consegui ser mais corajoso que ele! Eu pertenço a família Vostok!!

Mágico – E eu consegui fazer minhas mágicas! Agora sou digno de ser chamado de mágico e tenho a minha assistente!!! Anita, você é uma menina de circo!

Apresentador – ANITA, A MENINA DE CIRCO!

(22)

Todos comemoram!!!

Cena 14 – despedida do circo

Apresentador – Vou contratá-la para ir conosco para várias cidades, você vai conhecer a Amazônia e vai poder andar na Vitória Régia, vai a São Paulo conhecer a cidade, vai ao Rio de Janeiro conhecer Copacabana e a Minas Gerais conhecer as montanhas.

Palhaço – Mas nós não íamos entregá-la na cidade para voltar para sua família?

Bailarina – Anita você que decide pois gostaríamos muito que fosse conosco, mas você tem sua família.

Anita – Obrigado Bailarina e a todos vocês, vocês foram muito legais e eu adorei conhecê-los.

Conhecer um apresentador como o senhor que defende o circo em todas as ocasiões, você Bailarina foi a mais linda que eu conheci e vai continuar sendo, Palhaço pode saber que todos gostam de você e eu serei sua amiga para sempre. Mágico você é o melhor mágico do mundo, nunca vi alguém fazer mágica tão rápido como você. E você Domador é o mais corajoso de todos da sua família! Mas eu percebi que o meu lugar é do lado da minha família, eles precisam de mim para ajudá-los e já devem estar preocupados com a minha falta. Amo todos vocês mas eu tenho que ir.

Bailarina – Mas para onde voce vai voltar?

Mágico – Onde fica a sua casa?

Anita – Eu não sei!! E agora?

Palhaço – Calma Anita. Você nos ajudou tanto, agora é hora de nós darmos nossa ajuda. Basta seguir o seu coração, ele te levará ao encontro da sua família! Feche os olhos e pense neles porque eles devem estar pensando em você. E quando desejamos uma coisa com muita vontade ela acontece para nós!

(Anita fecha os olhos! Tudo gira e volta a casa do inicio) Cena 15 – o reencontro com a família

A mesma cena do inicio que ficou congelada. Anita aparece , Neco : Mãe a Anita chegou, a mãe e os irmãos correm para abraçá-la .

Mãe - minha filha, onde você estava querida? Procuramos você por toda parte! O seu pai comprou até fruta do conde que você adora e não te encontrava...

Anita.: mãezinha, você não acreditar.: eu fui a um circo que tinha uma bailarina linda e brilhante que parecia muito com o seu rosto....

Termina com um número musica da família.

fim

Referências

Documentos relacionados

Aplicando-se análise fatorial nas variáveis que foram distribuídas entre as três dimensões identificadas no estudo, foi possível encontrar cinco fatores: aspectos

Outro ponto importante referente à inserção dos jovens no mercado de trabalho é a possibilidade de conciliar estudo e trabalho. Os dados demonstram as

Principais mudanças na PNAB 2017  Estratégia Saúde da Família/Equipe de Atenção Básica  Agentes Comunitários de Saúde  Integração da AB e Vigilância 

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Estudar o efeito da plastificação do ATp com glicerol nas características físico-químicas da blenda PLA/ATp; Analisar a mudança na cristalinidade dos laminados submetidos a

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator