• Nenhum resultado encontrado

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PLANO DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PLANO DE ENSINO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Código Créditos Período Pré-requisitos

ECO 1090 2

PLANO DE ENSINO

EMENTA

O funcionamento do sistema econômico como um todo, destacando-se a conceituação básica e a identificação e análise dos principais elementos estruturais da Economia. A noção de mercado e inflação. O sistema monetário. As relações comerciais com o resto do mundo.

OBJETIVO

Capacitar o discente para a compreensão dos fundamentos do sistema econômico como um todo, podendo contribuir na compreensão da realidade empresarial, o processo decisório e produtivo a partir de um determinado contexto econômico.

METODOLOGIA

O livro Fundamentos de Economia de Marco Antonio Sandoval Vasconcelos e Manuel Henríquez Garcia (2009) é a leitura recomendada e será nossa linha-mestra durante o semestre. Acompanhamento e anotações de aulas expositivas, a partir dos slides utilizados pelo professor em todos os capítulos também será recomendado. Os slides serão colocados à disposição dos alunos na fotocopiadora e pelo site www.puc.aguiais.com.br e darão suporte às aulas expositivas.

Para atender as necessidades de explanações alternativas dos temas abordados serão sugeridas como leituras complementares versando sobre economia introdutória e política:

Diva B. Pinho e outros (2006), Nali J. de Souza (2007), e J. Paschoal Rossetti (2007). Algumas leituras sobre assuntos específicos também indicados, como: Nilson A. de Souza (2008) e Argemiro J. Brum (2008) sobre Desenvolvimento Econômico Brasileiro; Ricardo Feijó (2007), sobre Doutrinas Econômicas, além de Fabiano Del Masso (2007), sobre Direito Econômico. Serão indicados, ainda, no decorrer do semestre letivo, textos para discussão sobre a conjuntura brasileira, com ênfase àqueles onde a Economia e a Engenharia se encontram fortemente relacionados. As leituras e discussões em grupos serão seguidas de questionamento verbal e escrito valendo pontos para composição das média N1 e N2.

As aulas serão ministradas com método expositivo-interativo, com utilização dos recursos didáticos fornecidos pela instituição. Os quadros disponíveis, a giz e a pincel, serão utilizados para explanações. Para cada item do estudo haverá

(2)

exercícios em classe para fixação do conteúdo, como o acompanhamento individual pelo professor para cada aluno.

Os alunos podem se comunicar com o professor via e-mail (puc@aguiais.com.br) e pelo blog (www.puc.aguiais.com.br) para solução de dúvidas ou quaisquer necessidades relativas à disciplina. Para tanto, pede-se uma carência de até três dias para respostas e ainda que o aluno comunicante se identifique, colocando também o nome da disciplina a que se refere.

Alunos assíduos, que estiverem com muita dificuldade de aprendizado, também poderão contar com uma agenda extra com o professor, aos sábados, para reforço. Para tanto deverão se comunicar com o professor, que havendo disponibilidade de horário se prontificará em atender.

O controle de freqüência será feito por chamada pelo professor, em todas as aulas, onde o aluno deverá responder ao ouvir o seu nome. O atual Sistema PUC prevê 20 dias letivos por disciplina, considerando duas aulas em cada um e totalizando 40 aulas, ao final do semestre. Neste contexto, o aluno pode ter no máximo 10 faltas. Um número maior que este implica em reprovação por falta, independentemente da média auferida.

O aluno que for matriculado após o início das aulas deverá apresentar imediatamente ao professor a autorização para inclusão de seu nome na pauta de frequência, devendo a partir de então freqüentar as aulas regularmente. O registro de frequência do aluno nessas condições será baseado na maior nota das avaliações realizadas pelo aluno, para N1, considerada percentualmente para a contagem de presenças. As frequências computadas nesta circunstância serão registradas de trás para frente, ou seja, da data da autorização para o início do período letivo.

AVALIAÇÃO

O Sistema PUC-GO não realiza prova final. A média é feita através de duas médias, sendo a primeira denominada N1, relativa ao primeiro bimestre e a segunda, denominada N2, relativa ao segundo bimestre. Ao final são atribuídos pesos de 40% para a N1 e 60% para a N2, fazendo-se a média ponderada. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a 5,0.

Para obtenção da N1 serão aplicadas provas e trabalhos em sala de aula. Será feita uma média ponderada considerando o peso de 60% para as provas e 30% para os trabalhos e atividades feitas em casa. Para obtenção da N2, o critério é o mesmo que para a N1 e poderá realizar uma prova de recuperação, além de quem tiver perdido avaliação, quem não tiver alcançado a média final 5,0, para ser aprovado.

(3)

FÓRMULA PARA CÁLCULO DAS MÉDIAS:

N1 = N2 = Pa x 0,6 + Ta x 0,3 + AED Sendo:

Pa = Nota da Provas (0 a 10) Ta = Nota dos Trabalhos (0 a 10)

AED = Nota referente às atividades externas da disciplina.

A prova substitutiva para aqueles que justificadamente faltaram será aplicada, impreterivelmente, na segunda aula após a aplicação da avaliação normal. A fórmula para formação das médias N1 e N2 encontra-se no rodapé do quadro de notas e faltas que será disponibilizado aos alunos, via blog. E o professor poderá explicar novamente em sala de aula, quando do fechamento de cada média.

ATIVIDADES EXTERNAS DA DISCIPLINA – AED

CARGA HORÁRIA: 4 (quatro) horas aulas

Serão realizados dois encontros, equivalentes a 2 (duas) horas/aula cada, na forma de Atividades Externas da Disciplina - AED, em cumprimento aos termos da Resolução CES/CNE Nº 3, de 2 de julho de 2007, distribuídas conforme propostas de AED a seguir:

1. A partir da segunda quinzena de agosto o aluno deverá elaborar um relatório utilizando os seus conhecimentos da Economia do Brasil (de no mínimo duas e, no máximo, quatro páginas) explicando se os gastos do Estado com programas sociais como o Bolsa Família, Bolsa Universitária, PROUNI, FIES, Auxílio Reclusão, Auxílio Doença, etc. trouxeram mais benefícios ou malefícios ao país. Se possível, cite exemplos de pessoas próximas a você que são beneficiárias de algum desses programas (em papel A4, com espaçamento

1,5, fonte Arial 12; entrega até o dia 24/09/2014). Essa atividade vale duas

presenças e até 1,0 ponto.

2. A partir da segunda quinzena de novembro o aluno deverá elaborar um relatório apresentando os pontos fortes e fracos desta disciplina de Macroeconomia. O objetivo deste relatório é dar um feed-back ao professor mostrando o que o aluno aprendeu da disciplina e clarificando as dificuldades enfrentadas ao longo do semestre e os pontos que devem ser melhorados na disciplina para o próximo semestre. O relatório, em até duas páginas, deverá ser entregue no dia da 2ª avaliação N2,dia 03/12/2014, em

papel A4, com espaçamento 1,5, fonte Arial 12. Essa atividade poderá ser

executada em grupo de até dois alunos e vale duas presenças e até 1,0 ponto.

(4)

PROGRAMA

1. INTRODUÇÃO À ECONOMIA

1.1 Princípios e Objeto de Estudo da Economia 1.2 Sistema Econômico Simplificado

1.3 Problemas Econômicos Fundamentais

1.4 Distinção entre Microeconomia e Macroeconomia

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval & AL(2008). Cap. 1; Equipe de Professores da USP (2008). Cap. 1

2. DEMANDA, OFERTA E EQUILÍBRIO

2.1 Oferta e Demanda

2.2 A curva de oferta e da Demanda 2.3 O Mecanismo de Mercado

2.4 Elasticidade da Oferta e da Demanda

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval & AL(2008). Cap. 4, 5, 6 e 7; Equipe de Professores da USP (2008). Cap. 3, 4, 5, 6 e 7

3. SISTEMA MONETÁRIO E INFLAÇÃO

3.1 A moeda e o crédito

3.2 Os segmentos do sistema financeiro e estrutura 3.3 Instrumentos de política monetária

3.4 Conceitos de inflação e principais teorias

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval & AL(2008). Cap. 11e 13; Equipe de Professores da USP (2008). Cap. 15 e 16

4. O SETOR EXTERNO

4.1 Teorias do comércio internacional

4.2 Taxas de câmbio e balança de pagamentos

4.3 Sistema financeiro internacional e ordem econômica

VASCONCELOS, Marco Antônio Sandoval & AL(2008). Cap. 12; Equipe de Professores da USP (2008). Cap. 20.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EQUIPE de Professores da USP. Manual de Economia. Coordenadores: BENEFIDES, Diva.& al. 3ª Ed.São Paulo: Saraiva, 2008.

(5)

2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PASSOS, Carlos R. M. e NOGAMI, Otto. Princípios de Economia. 2ª Ed. São Paulo: Pioneira. 1999

Data Carga Horária Conteúdos Curriculares

06/08/2014 2 h/Aula

Discussão e apresentação do Programa;

Apresentação docente e discente; Princípios, objetivo e objeto de estudo da economia.

13/08/2014 2 h/Aula

Os problemas econômicos fundamentais; sistema econômico simplificado; Fluxo real, nominal e circular da renda; curva de possibilidade de produção; a hipótese coeteris paribus; custo de oportunidade. Estruturas de mercado.

20/08/2014 2 h/Aula

Microeconomia vs Macroeconomia: Microeconomia: oferta e demanda. O papel dos preços relativos. Fatores que influenciam a oferta. Curva de Oferta. Fatores que influenciam a demanda. Curva de Demanda.

27/08/2014 2 h/Aula

Oferta e Demanda; Equilibrio de Mercado. Os bens econômicos e os bens livres. Os objetivos da empresa.

03/09/2014 2 h/Aula

Utilidade total e utilidade marginal. Elasticidade preço-demanda. Elasticidade renda, elasticidade cruzada, elasticidade da oferta.

10/09/2014 2 h/Aula

Custos de Produção. Fatores fixos e fatores variáveis. Custos no curto prazo.

17/09/2014

2 h/Aula Produtividade Total. Produtividade Marginal. Custo de Oportunidade e Custos Contábeis. Externalidades. 24/09/2014 2 h/Aula AVALIAÇÃO DE N1

24/09/2014 2 h/Aula ATIVIDADE EXTRA DISCIPLINA - AED 1

01/10/2014 2 h/Aula

Macroeconomia: estrutura do sistema financeiro nacional. Instrumentos de Política Econômica: política fiscal, política monetária, política creditícia e de rendas, política de comércio exterior.

08/10/2014

2 h/Aula Inflação: conceito, tipos de inflação, principais teorias, efeitos e distorções causdas pela inflação. Políticas Monetárias e Fiscais de Combate à inflação 22/10/2014 2 h/Aula Moeda: conceito, origem, evolução.

29/10/2014 2 h/Aula Taxa de cambio e balanço de pagamentos.

05/11/2014 2 h/Aula

Contabilidade Nacional. O lado real da economia (IS) e o lado monetário da economia (LM).

12/11/2014 2 h/Aula

Integração entre o lado real e o lado monetário: o modelo IS-LM (Mundell-Fleming).

(6)

19/11/2014 2 h/Aula Política Fiscal e Gastos Públicos (palestra). 26/11/2014 2 h/Aula Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico

03/12/2014 2 h/Aula AVALIAÇÃO DE N2

03/12/2014 2 h/Aula ATIVIDADE EXTRA DISCIPLINA - AED 2 10/12/2014 2 h/Aula Prova substitutiva e Entrega de Notas

40h/ Aula

Total

Edilson Aguiais é Economista, Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Goiás (UFG), MBA em Perícia e Auditoria Econômico-financeira pelo IPOG, Especialista em Gestão em Finanças Empresariais e possui vários cursos extracurriculares na área econômica, financeira e humanas. Atualmente é Presidente da Associação dos Economistas do Estado de Goias - ASECON/GO (2011/2014) e Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia (2011/2016). Professor-universitário na Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2012-2014) e facilitador em diversos cursos e palestras.

Email: puc@aguiais.com.br

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

No entanto, para aperfeiçoar uma equipe de trabalho comprometida com a qualidade e produtividade é necessário motivação, e, satisfação, através de incentivos e política de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No caso de isento, apresentar declaração de nada consta que pode ser obtida fazendo a consulta de restituição do IRPF 2016 no endereço da Receita federal

Documentação comprobatória: Declaração de próprio punho datada e assinada informando a atividade exercida e renda bruta mensal com firma reconhecida em cartório. PESSOAS COM