• Nenhum resultado encontrado

CHAMADA PÚBLICA 01/2015 HORÁRIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CHAMADA PÚBLICA 01/2015 HORÁRIOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

CHAMADA PÚBLICA 01/2015

CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Senador Canedo faz saber, pela presente Chamada Pública, que estarão abertas no período de 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015, as inscrições para os CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA – FIC, oferecidos à comunidade em geral.

1. DA INSCRIÇÃO, CURSOS E VAGAS

1.1. Os interessados nos Cursos FIC listados no quadro do item 1.2, a seguir, deverão comparecer à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo, no período de 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2015, para preencher a ficha de inscrição e participar da entrevista, nos seguintes horários:

HORÁRIOS

Segunda a sexta-feira 08h às 12h e das 14 às 20h

1.2. Serão realizadas inscrições com o número de vagas ofertadas por curso, conforme discriminado no quadro abaixo:

CURSOS FIC NÚMERO

DE VAGAS

TURNO

Agente de Observação de Segurança 30 Noturno

Assistente de Planejamento e Controle da Produção 30 Noturno

Cuidador Infantil 30 Matutino

Editor de Projeto Visual Gráfico 28 Matutino

Educação Inclusiva 30 Matutino

Eletricista Industrial 20 Noturno

Formação de Professores da Área de Ciências Humanas e suas Aplicações em Sala de Aula

30 Noturno

Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos 30 Vespertino

Operador de Computador 28 Vespertino

Total de Vagas 256

1.3. Os cursos serão realizados no período de 23 de fevereiro de 2015 a 14 de julho de 2015; 1.4. O Curso FIC de Cuidador Infantil terá 50% das vagas reservadas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo que atuam nos Centros Municipais de Educação – CMEIS, no cargo de Agente Educativo. Os outros 50% das vagas são destinadas à Comunidade em geral.

(2)

promovido pelo IFG – Câmpus Senador Canedo. Os outros 50% das vagas são destinadas à Comunidade em geral.

1.6. Os demais Cursos FIC são abertos à Comunidade em geral, com livre concorrência;

1.7. Os candidatos deverão ter idade igual ou superior a 16 anos no ato da inscrição e terem concluído o Ensino Fundamental e Médio em conformidade com o requisito mínimo para o Curso escolhido.

2. DA SELEÇÃO

2.1. O processo seletivo consiste na seleção e classificação dos candidatos por ordem de inscrição e por meio de entrevista, de acordo com o número de vagas no curso pretendido, bem como, na classificação de candidatos para compor a lista de espera, os quais serão chamados, sucessivamente, nos casos de desistência ou desclassificação de candidatos.

2.2. As entrevistas ocorrerão no ato da inscrição, conforme datas constantes no item 1.1, das 08h às 12h e das 14h às 20h, na Sala de Atendimento da GEPEX do Câmpus Senador Canedo, localizado à Rua Firmino Rodrigues do Nascimento, quadra 1F, lote 21, Jardim Todos os Santos. 2.3. Após o período de inscrições será elaborada e divulgada uma lista por ordem de classificação, indicando os candidatos classificados de acordo com o número de vagas ofertadas, os quais deverão comparecer à GEPEX no IFG – Câmpus Senador Canedo para fazer a matrícula conforme descrito no item 3.1.

2.4. Os candidatos selecionados e não classificados que excederem a quantidade máxima prevista de vagas ofertadas por curso, comporão uma lista de espera, aguardando possíveis desistências.

2.5. Será elaborada lista de classificação com o nome de todos os candidatos inscritos e divulgada no dia 10 de fevereiro de 2015 no site do IFG – Câmpus Senador Canedo -www.ifg.edu.br/senadorcanedo e nos murais da Instituição.

3. DAS MATRÍCULAS

3.1. As matrículas dos candidatos selecionados e classificados serão realizadas na Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo no período de 11 a 20 de fevereiro de 2015, das 8h às 12h e das 14 às 20h.

3.2. A documentação necessária para efetivar a matrícula deverá ser apresentada em original e fotocópia, sendo que a cópia ficará retida na GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo. São documentos exigidos para efetivação da matrícula:

- Carteira de identidade (original e fotocópia); - CPF (original e fotocópia);

- Comprovante de endereço com CEP (original e fotocópia); - Comprovante de escolaridade (original e fotocópia).

3.3. Caso o candidato esteja impossibilitado de efetuar sua matrícula, o mesmo poderá enviar um representante legal (pai, mãe ou outra pessoa com procuração com firma reconhecida). O candidato menor de idade deverá comparecer acompanhado de seu responsável legal, o qual

(3)

3.4. Será permitida a matrícula por procuração nas seguintes modalidades: procuração registrada em cartório competente ou procuração particular com firma reconhecida. Em ambos os casos, deve constar que a procuração se destina à matrícula no Curso FIC do IFG – Câmpus Senador Canedo. O procurador deve ter maioridade perante a lei.

3.5. No ato da matrícula será necessária a apresentação do documento original de identidade do procurador ou do responsável legal.

3.6. A procuração ficará anexada à ficha de inscrição ou da matrícula, sendo necessária uma procuração para cada aluno.

3.7. Cada candidato poderá matricularse em apenas 1 (um) Curso FIC oferecido pelo IFG -Câmpus Senador Canedo.

3.8. Em nenhuma hipótese ocorrerá trancamento de matrícula nos cursos oferecidos por esse edital.

3.9. Caso não haja o preenchimento das vagas, o IFG – Câmpus Senador Canedo entrará em contato com o primeiro candidato da lista de espera, para convocá-lo a ocupar a vaga remanescente, que deverá confirmar sua vaga na data designada, apresentando a documentação obrigatória, como descrito no item 3.2. Em caso de não confirmação, o IFG – Câmpus Senador Canedo entrará em contato com o segundo candidato da lista de espera e assim sucessivamente até o preenchimento de todas as vagas ofertadas.

3.10. Os candidatos convocados para o preenchimento das vagas remanescentes deverão comparecer à GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo para efetuar a matrícula no prazo de dois dias úteis após a convocação, no horário de 8h às 12h e das 14 às 20h.

4. DAS OBRIGAÇÕES E DISPOSIÇÕES GERAIS

4.1. O aluno matriculado que não comparecer à primeira semana de aulas deverá apresentar justificativa a ser analisada pela GEPEX do IFG – Câmpus Senador Canedo, caso contrário terá sua matrícula cancelada e para seu lugar será chamado o primeiro candidato da lista de espera. 4.2. A inscrição implica automaticamente no conhecimento e a tácita aceitação das condições estabelecidas pelo IFG – Câmpus Senador Canedo nesta Chamada Pública, das quais o candidato ou seu representante legal não poderão, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

4.3. O IFG – Câmpus Senador Canedo não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos alheios à sua responsabilidade.

4.4. É de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição. 4.5. Serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas nesta Chamada Pública ou que contenham informações falsas.

4.6. O aluno fará jus à certificação de qualificação profissional dos cursos FIC mediante o aproveitamento mínimo de 60% e frequência igual ou superior a 75%;

4.7. Em caso de dúvidas, os candidatos deverão contatar a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do IFG – Câmpus Senador Canedo para dirimí-las.

(4)

4.8. Os casos omissos, não previstos nesta Chamada Pública, serão julgados pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (GEPEX) do Câmpus Senador Canedo, para os quais só caberão recursos de suas decisões junto à Direção-Geral deste Câmpus.

5. CRONOGRAMA

PERÍODO

ATIVIDADES

26 de janeiro a 06 de fevereiro de

2015 Inscrição e entrevista

10 de fevereiro Divulgação do resultado 11 a 20 de fevereiro de 2015 Matrícula dos selecionados 23 de fevereiro a 06 de março 2014 Chamamento e matrículas para as vagas

remanescentes 23 de fevereiro de 2015 Início das aulas

Senador Canedo, 12 de janeiro de 2015.

Prof. Dr. Aldemi Coelho Lima

Diretor-Geral do Câmpus Senador Canedo/IFG Portaria Nº 454 de 10/03/2104.

(5)

ANEXO I

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Agente de Observação de Segurança Coordenação Maria Betânia Gondim da Costa Área de conhecimento Segurança Carga horária 160 h Modalidade Presencial Número de Vagas 30 Público alvo

O curso é destinado às pessoas que trabalham ou desejam trabalhar, em setores de empresas ou indústrias, que envolvam espaços confinados, principalmente em empresas dos ramos químico, petroquímico, metalúrgico e alimentício, de forma a garantir o cumprimento das normas NR-1 e NR-33.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Segunda e Quarta-feira das 19h às 22h e 15 min

Objetivos

Formar profissionais para desenvolver atividades em áreas confinadas, visando à prevenção de acidentes de trabalho, bem como à qualidade de vida.

Metodologia

• Atividades teóricas, demonstrativas e práticas contextualizadas; • Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos;

(6)

ANEXO II

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Assistente de Planejamento e Controle da Produção Coordenação Jorge Marques dos Anjos

Área de

conhecimento Gestão e negócios Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

O curso é destinado a pessoas que trabalhem no serviço público, na iniciativa privada e no terceiro setor, que atuem ou tenham interesse em atuar na área de produção.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino médio. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Quarta e Sexta-feira das 19h às 22:15 h

Objetivos Formar profissionais com competências e habilidades para executar asrotinas do profissional de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. Além de atuarem como gestores de seus próprios negócios.

Metodologia • Aula expositiva; • Leitura de textos; • Estudos de caso; • Pesquisa; • Exercícios; • Aula prática;

(7)

ANEXO III

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Cuidador Infantil

Coordenação Maria Betânia Gondim da Costa Área de

conhecimento Ambiente e saúde Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo Servidores da Secretaria Municipal de Educação de Senador Canedo, queatuam como Agentes Educativos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e pessoas interessadas na área.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Terça e Quarta-feira das 7h e 30 min às 11h e 10 min

Objetivos

Promover a formação/aperfeiçoamento de profissionais qualificados e habilitados para cuidar da criança em todos os seus aspectos, contribuindo para um desenvolvimento saudável e atendendo suas necessidades particulares. Metodologia • Aula expositiva; • Leitura de textos; • Estudos de caso; • Pesquisa; • Exercícios; • Aula prática;

(8)

ANEXO IV

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Editor de Projeto Visual Gráfico Coordenação Deangelis Damasceno

Área de

conhecimento Produção Cultural e Design Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

Estudantes e/ou pessoas que trabalham no serviço público, na iniciativa privada e no terceiro setor, que atuem ou tenham interesse em atuar na área gráfica.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Segunda e Quarta-feira das 7h e 30 min às 11h e 10 min

Objetivos

Editar textos, imagens e figuras, gera layout e arte final para revistas, folders e jornais para o mercado gráfico em geral, utilizando programas de computação, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde

Metodologia

• Atividades teóricas, demonstrativas e práticas contextualizadas; • Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos;

(9)

ANEXO V

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Educação Inclusiva

Coordenação Maria Betânia Gondim da Costa Área de

conhecimento Desenvolvimento Educacional e Social Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

Profissionais que atuam na área educacional no âmbito dos serviços públicos, iniciativa privada e organizações não governamentais. Principalmente os funcionários das seguintes entidades do munícipio de Senador Canedo: Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Assistência Social e organizações não governamentais.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Quinta e Sexta -feira das 7h e 30 min às 11h e 10 min.

Objetivos Qualificar os profissionais para uma compreensão mais humana e mais hu-manizadora do processo educacional, compreendendo as políticas públicas para uma verdadeira educação inclusiva.

Metodologia • Aula expositiva; • Leitura de textos; • Estudos de caso; • Pesquisa; • Exercícios; • Aula prática;

(10)

ANEXO VI

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Eletricista Industrial Coordenação Jorge Marques dos Anjos Área de

conhecimento Controle e Processos Industriais Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo Eletricistas, auxiliares de eletricistas, autônomos e profissionais liberais. Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Segunda e Quarta-feira das 19h às 22h e 15 min

Objetivos

Executar trabalhos de montagem e manutenção de instalações elétricas em baixa tensão, e de sistemas elétricos de máquinas e equipamentos, interpretando esquemas e diagramas, realizando levantamento de cargas, montagem de quadro de distribuição e de comando.

Metodologia

• Aulas expositivas, com apresentação de desenhos e catálogos, que tem por objetivo mostrar ao aluno uma obra detalhada e terminada;

• Demonstrações dos assuntos de matéria expositiva através de aulas práticas;

• Relatórios de trabalhos e projetos desenvolvidos; • Exposição dialogada.

(11)

ANEXO VII

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC

Formação de Professores da Área de Ciências Humanas e suas Aplicações em Sala de Aula

Coordenação Rodrigo de Oliveira Soares Área de

conhecimento Educação Carga horária 160 h Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo Professores das áreas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia daRede Municipal, Estadual, Conveniada e Particular do município de Senador Canedo

Requisitos

mínimos Idade mínima de 18 anos e Ensino Médio completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Terça e Quinta-feira das 19h às 22h e 15 min

Objetivos Qualificar profissionais que atuam na Educação para o trabalho em Sala deAula.

Metodologia • Aula expositiva; • Leitura de textos; • Estudos de caso; • Pesquisa; • Exercícios; • Aula prática;

(12)

ANEXO VIII

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Monitor do Uso e Conservação dos Recursos Hídricos Coordenação Benjamim Pereira Vilela/Rúbia Cristina D. Pinheiro Área de

conhecimento Ambiente e Saúde Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 30

Público alvo

O curso é destinado a pessoas que atuem no serviço público, iniciativa privada, terceiro setor e alunos que estejam no Ensino Médio que atuam ou tenham interesse em atuar da área ambiental, especialmente com a preservação dos recursos hídricos.

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Terça e Quinta-feira das 13 h e 30 min às 17h e 10 min

Objetivos

Formar monitores para realização de atividades de monitoramento, preservação e recuperação dos recursos hídricos, visando o cumprimento da legislação ambiental e considerando os princípios da sustentabilidade.

Metodologia

• Aulas teóricas expositivas e dialogadas; • Leitura e discussão de textos;

• Atividades demonstrativas e práticas contextualizadas; • Debates em sala de aula;

• Trabalhos individuais e em grupo; • Aulas em laboratório de informática • Visita técnica;

(13)

ANEXO IX

PROPOSTA DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

IFG/CÂMPUS SENADOR CANEDO Curso

Extensão/FIC Operador de Computador Coordenação Divino Alves Ferreira Júnior Área de

conhecimento Informação e Comunicação Carga horária 160 h

Modalidade Presencial Número de Vagas 28

Público alvo Estudantes e/ou pessoas que trabalham no serviço público, na iniciativaprivada e no terceiro setor, que atuem ou tenham interesse em atuar na área de informática

Requisitos

mínimos Idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo. Data de início das

aulas 23 de fevereiro de 2015 Data de término

das aulas 14 de julho de 2015 Data e Horário de

aulas Segunda e quarta-feira das 13h e 30 min às 17h e 10 min.

Objetivos

Formar o público alvo para atuar na parte operacional da computação, contribuindo com o processo de inclusão digital permitindo que estes alunos possam dar continuidade à sua formação na busca da cidadania e inserção no mundo do trabalho.

Metodologia

• Exposições dialogadas e discussões em grupo; • Slides;

• Vídeos sobre o tema; • Leitura;

• Pesquisas prévias; • Visita Técnica;

Referências

Documentos relacionados

O Câmpus Sapucaia do Sul do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense lança a presente Chamada Pública com o objetivo de atender ao projeto do

[r]

renina angiotensina e por efeito das angiotensinas  aumento da secreção de aldosterona levando a aumento da reabsorção renal de sódio  aumento do débito cardíaco e aumento da

Disponibilização: sexta-feira, 22 de janeiro de 2016 Diário da Justiça Eletrônico - Caderno Administrativo São Paulo, Ano IX - Edição 2042 44.. Publicação Oficial do Tribunal

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF BAIANO), no uso de suas atribuições, faz saber aos interessados que estarão abertas

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), por meio do câmpus Cidade de Goiás e considerando o que dispõe

Na Figura 10, observamos uma série histórica de 2007 a 2014 com os coeficientes de incidência de casos de hepatite A, pelas faixas etárias.. Na abscissa apresentamos os anos e

denominado quiral e a espécie em estudo apresentará desvio de luz em duas direções diante de um prisma óptico); Assim, a ligação peptídica ocorre entre a junção de um