• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N. 05/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N. 05/2012"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO - ANPAD EDITAL N.° 05/2012

PROVAS DE CONHECIMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – PPGA-USP A ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO – ANPAD torna pública a abertura das inscrições para as Provas de Conhecimentos em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – PPGA-USP. Poderão realizar as provas todas as pessoas que desejam participar do processo de seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Administração do PPGA-USP.

SEÇÃO I. DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1 Informações gerais

1.1.1 O processo de seleção ao Mestrado e ao Doutorado em Administração do PPGA-USP será realizado em três etapas, todas eliminatórias.

1.1.1.1 A Coordenação do Teste ANPAD será responsável pela inscrição e aplicação das provas da primeira etapa, em nível nacional.

1.1.1.2 A segunda e terceira etapas serão conduzidas pelas Comissões de Seleção das Áreas de Especialização do Departamento de Administração da FEA/USP.

1.1.2 A primeira etapa do processo seletivo ao Mestrado e ao Doutorado em Administração do PPGA-USP compreenderá as provas do Teste ANPAD e as Provas de Conhecimentos em Administração. Essa primeira etapa será realizada de acordo com as normas deste edital e dos editais publicados pelo PPGA-USP no sítio eletrônico www.ead.fea.usp.br.

1.1.2.1 É de inteira responsabilidade do candidato ler todos os editais que dizem respeito a este processo seletivo.

1.1.3 O candidato deve atentar para o fato de que é necessário se inscrever tanto para o processo seletivo previsto neste edital (Provas de Conhecimento em Administração – PPGA-USP) quanto para o Teste ANPAD, salvo nos casos em que já tiver resultados do Teste ANPAD em uma das edições anteriores consideradas válidas para o processo seletivo em questão e optar pela não realização da edição em vigor. As inscrições no Teste e no processo seletivo do PPGA-USP seguem procedimentos distintos e devem ser realizadas em consonância com o previsto nos respectivos editais.

1.1.4 Todas as informações referentes às provas da primeira etapa do processo seletivo ao Mestrado e ao Doutorado em Administração do PPGA-USP serão divulgadas por meio do sítio eletrônico do Teste ANPAD www.anpad.org.br/teste e/ou pelo e-mail teste@anpad.org.br. Apenas nos casos previstos neste edital, o interessado deverá entrar em contato telefônico com a Coordenação do Teste ANPAD.

SEÇÃO II. PERÍODO, VALOR E CONDIÇÕES GERAIS DA INSCRIÇÃO

2.1 A inscrição para as Provas de Conhecimentos em Administração será realizada exclusivamente via Internet, pelo sítio eletrônico do Teste ANPAD. Antes de se inscrever, o interessado deverá tomar conhecimento de todas as disposições e regras do presente edital e do edital publicado pelo PPGA-USP no sítio eletrônico www.ead.fea.usp.br. 2.2 A fim de se inscrever, o interessado deverá fazer um cadastro e efetuar sua inscrição acessando o link correspondente ao curso de seu interesse no PPGA-USP. Caso já tenha feito o cadastro para uma edição anterior, basta acessar o sítio eletrônico, fazer seu login, digitando seu CPF e sua senha, e efetuar sua inscrição acessando o link correspondente.

2.3 A fim de evitar ônus desnecessários, o interessado deverá orientar-se no sentido de recolher o valor da taxa de inscrição somente após tomar conhecimento de todas as normas e condições para a realização das provas. Em hipótese alguma, a alegação de desconhecimento das normas ou a desistência por parte do candidato, salvo o disposto no item 4.8, motivará (i) restituição do valor pago, (ii) transferência para terceiros da importância paga pela inscrição ou (iii) transferência dessa quantia para outra edição.

2.4 As inscrições serão realizadas no período de 04/07/2012 até às 23h59min (horário oficial de Brasília/DF) do dia 14/08/2012.

2.5 O valor da inscrição é de R$ 230,00.

2.5.1 O boleto deverá ser pago impreterivelmente até o dia 15/08/2012. Após essa data, o pagamento não será aceito para participação no processo seletivo do PPGA-USP.

(2)

2.7 O pagamento da inscrição somente poderá ser efetuado via boleto bancário. O código de barras do boleto permite a quitação em qualquer banco do sistema de compensação bancária, em caixas eletrônicos e pelo Internet Banking. 2.8 Em caso de feriado ou evento que acarrete o fechamento de agências bancárias na localidade em que se encontra o candidato, o boleto deverá ser pago antecipadamente.

2.9 Não serão aceitos depósitos em conta e/ou transferências bancárias.

2.10 A inscrição somente será efetivada após a confirmação de pagamento pelo banco.

2.11 A inscrição será confirmada em até 03 (três) dias úteis após o pagamento. O candidato deverá consultar a regularidade do registro dos dados de sua inscrição e do pagamento do valor pertinente, por meio do sítio eletrônico do Teste ANPAD. Para tal, deverá fazer o login e acessar o link “Minhas inscrições”. Adicionalmente, será encaminhada uma confirmação para o endereço de e-mail que o candidato informou no cadastro preenchido no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

2.12 Caso não conste a confirmação de pagamento no sítio eletrônico do Teste ANPAD, link de acesso “Minhas inscrições”, dentro do prazo de 03 (três) dias úteis após o pagamento, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD por e-mail.

2.13 A Coordenação do Teste ANPAD não enviará comprovante de inscrição via correio.

2.14 Após o encerramento do período de inscrição, os candidatos que não tiverem quitado o boleto não poderão participar da edição regida pelo presente edital.

2.15 O período de inscrição poderá, excepcionalmente, ser prorrogado por até 2 (dois) dias úteis, por necessidade de ordem técnica e/ou operacional.

2.15.1 A prorrogação poderá ser feita sem alteração nas condições deste edital, bastando, para todos os efeitos legais, um comunicado no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

2.15.2 A prorrogação do período de inscrição poderá se restringir apenas aos locais que ainda tiverem lugares disponíveis na(s) sala(s) disponibilizada(s) para realização das provas.

2.16 A Coordenação do Teste ANPAD não se responsabiliza por solicitações de inscrições não recebidas em razão de falha de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, falta de energia elétrica, problemas bancários e/ou quaisquer outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados.

2.17 Serão canceladas as inscrições com pagamento efetuado em valor menor ou em data posterior do que os estabelecidos no item 2.5 da Seção II deste edital.

2.18 Não serão efetivadas as inscrições em desacordo com as instruções constantes deste edital. 2.19 A inscrição é única e exclusiva para o processo seletivo do PPGA-USP disposto nesse edital. 2.20 No ato da inscrição, o interessado deverá indicar o local em que deseja realizar as provas.

2.21 No ato da inscrição, o interessado também deverá indicar a área de especialização que deseja concorrer e preencher o Formulário Síntese do Currículo.

2.22 O Teste ANPAD pode, excepcionalmente, conceder isenção da taxa de inscrição, conforme disposto na Seção VII deste edital.

2.23 Das condições especiais de participação

2.23.1 No caso de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou necessidade de condições especiais para participação nas Provas de Conhecimentos em Administração, o tipo de necessidade especial e as condições diferenciadas necessárias devem ser informadas à Coordenação do Teste ANPAD, por e-mail ou fax (31) 2531-7061, impreterivelmente até as 23h59min do dia 14/08/2012.

2.23.2 No caso específico dos candidatos com deficiência visual, disponibilizam-se ledores ou provas ampliadas (papel tamanho A3).

2.23.3 A mulher inscrita que tiver necessidade de amamentar durante a realização das provas poderá fazê-lo em sala reservada, desde que o requeira em conformidade com os seguintes procedimentos:

a) A lactante deverá, até o término do período de inscrição, encaminhar sua solicitação por e-mail. b) Não haverá compensação do tempo de amamentação em favor da inscrita.

c) A criança deverá ser acompanhada, em ambiente reservado para este fim, de adulto responsável por seus cuidados (familiar ou terceiro indicado pela inscrita).

d) Nos horários previstos para amamentação, a lactante poderá ausentar-se temporariamente da sala de prova, devendo sempre ser acompanhada por um fiscal.

e) A inscrita que não levar acompanhante não poderá permanecer com a criança no local de realização das provas, não podendo, portanto, participar das provas.

f) Durante a amamentação, somente a inscrita ficará na sala com a criança, não sendo permitido qualquer contato entre a inscrita e o acompanhante da criança.

2.23.4 A falta do envio das informações especificadas nos itens 2.23.1 e 2.23.3 deste edital ou o seu envio fora do prazo, seja qual for o motivo alegado, implicará a não preparação das provas nas condições especiais explicitadas e a não disponibilização de locais especiais para a aplicação das provas.

(3)

2.23.5 Os candidatos com deficiência ou qualquer necessidade especial participarão das provas em igualdade de condições com os demais no que se refere ao conteúdo e à avaliação das provas, bem como ao dia, ao horário, à duração e ao local de realização das provas, salvo o disposto no item 2.23.7.

2.23.6 Os candidatos com deficiência ou qualquer necessidade especial que participarem de processos seletivos de instituições usuárias deverão verificar com as respectivas secretarias a existência de reserva de vagas e/ou o atendimento a condições de acessibilidade legalmente exigidas.

2.23.7 O candidato com deficiência que necessitar de tempo adicional para realização das provas deverá requerê-lo, fornecendo justificativa detalhada acompanhada de parecer emitido por médico especialista da área de sua deficiência. A documentação deve ser dirigida à Coordenação do Teste ANPAD, por e-mail ou fax (31) 2531-7061, até as 23h59min do dia 14/08/2012.

2.23.8 O atendimento às condições solicitadas nos itens 2.23.1, 2.23.3 e 2.23.7 deste edital ficará sujeito à análise da legalidade, viabilidade e razoabilidade do pedido. O deferimento ou indeferimento será comunicado ao candidato em um prazo de até 07 (sete) dias úteis após sua solicitação.

SEÇÃO III. LOCAIS DE APLICAÇAO

3.1 As Provas de Conhecimentos em Administração serão realizadas simultaneamente em sete locais: UnB (Brasília-DF)

UFPR (Curitiba-PR) UFPE (Recife-PE)

FEA-RP/USP (Ribeirão Preto-SP) EBAPE/FGV (Rio de Janeiro-RJ) NPGA/UFBA (Salvador-BA) PPGA-USP (São Paulo-SP)

3.2 O endereço completo dos locais está disponível no sítio eletrônico do Teste ANPAD, na seção “Locais de aplicação”.

SEÇÃO IV. REALIZAÇÃO DAS PROVAS

4.1 As Provas de Conhecimentos em Administração englobam às seguintes áreas: (i) Administração Geral, (ii) Finanças, (iii) Marketing, (iv) Operações e Produção, (v) Economia das Organizações, (vi) Métodos Quantitativos e Informática e (vii) Gestão de Pessoas em Organizações. Para cada área são dadas 12 questões de múltipla escolha.

4.2 A bibliografia e o programa das provas encontram-se disponíveis nos editais publicados pelo PPGA-USP no sítio eletrônico www.ead.fea.usp.br.

4.3 As provas acontecerão no dia 02/09/2012, a partir das 9h (horário oficial de Brasília/DF), com duração prevista de 4 horas e 10 minutos. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas com 1 (uma) hora de antecedência.

4.4 As provas serão aplicadas em blocos, conforme os horários apresentados a seguir:

BLOCO DE PROVAS HORÁRIO PROVAS

1º BLOCO 9h às 11h10min Administração Geral, Finanças, Marketing, Operações e Produção INTERVALO: 11h10min às 11h30min

2º BLOCO 11h30min às

13h10min

Economia das Organizações, Métodos Quantitativos e Informática e Gestão de Pessoas em Organizações

4.4.1 Cada bloco de provas somente é iniciado após o término do bloco anterior. O candidato somente poderá se retirar do local de provas após decorridos 20 (vinte) minutos do início do último bloco de provas.

4.4.2 O fiscal avisará, ao início de cada bloco de provas, o horário marcado em seu relógio, o qual será considerado, para todos os efeitos, como horário oficial para as normas sobre aplicação das provas. O horário será registrado na ata e, caso seja possível, em aviso na lousa ou quadro negro no interior da sala de realização das provas.

4.5 A entrada do candidato na sala de realização das provas será tolerada até o máximo de 15 (quinze) minutos após a autorização do início do primeiro bloco de provas, contudo, não haverá prorrogação do tempo previsto para realização das provas.

4.6 Caso o candidato não se apresente até decorridos 15 (quinze) minutos após o horário indicado para início do primeiro bloco, não será permitido seu ingresso nas salas de aplicação das provas, sendo automaticamente excluído deste processo seletivo.

4.7 Todas as informações sobre horário e endereço dos locais de realização das provas são divulgadas no sítio eletrônico do Teste ANPAD. O candidato deve estar atento a mudanças que possam vir a ocorrer desde a publicação deste edital até o dia da realização das provas.

(4)

4.8 Caso seja desativado algum local de aplicação de prova, o candidato poderá optar por escolher outro local, transferir a inscrição para a edição subsequente ou solicitar o ressarcimento do valor pago pela inscrição.

4.9 São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização das provas e o comparecimento no horário determinado.

4.10 A Coordenação do Teste ANPAD não se responsabiliza por informações de endereço eletrônico incorreto ou incompleto, nem por falha na entrega de mensagens eletrônicas causada por registro de endereço eletrônico incorreto ou por problemas no provedor de acesso do candidato, tais como: caixa de correio eletrônico cheia, filtros anti-spam, eventuais truncamentos ou qualquer outro problema de ordem técnica. É obrigatório que o candidato sempre consulte o sítio eletrônico do Teste ANPAD para verificar as informações pertinentes.

4.11 O candidato somente poderá realizar as provas no local escolhido no ato da inscrição. O interessado tem até o encerramento do período de inscrição para definir o local de realização.

4.12 Não haverá segunda chamada. O candidato não poderá alegar qualquer desconhecimento quanto à realização das provas como justificativa de sua ausência. O não comparecimento, por qualquer que seja o motivo, caracterizará desistência.

4.13 Somente será admitida à sala de provas a pessoa devidamente inscrita, de acordo com as disposições do presente edital, e que apresentar um dos documentos a seguir:

a) Carteira e/ou cédula de identidade expedida por órgão competente (Secretaria de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Federal, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Justiça, Ordens ou Conselhos de Classe que, por força de Lei Federal, valham como documento de identidade, desde que válidos e com fotografia), sendo também aceitos o Registro de Identidade Civil (RIC) e o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE);

b) Carteira Nacional de Habilitação válida com fotografia;

c) Passaporte válido e com fotografia, com visto válido em caso de estrangeiros; d) Carteira de Trabalho com foto; ou

e) Documentos de identidade expedidos pelo governo dos seguintes países do Mercosul: Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia.

4.14 Os documentos devem estar em perfeitas condições de modo a permitir, com clareza, a identificação do candidato. Poderá ser exigida identificação especial do candidato cujo documento de identificação gere dúvidas quanto à fisionomia e à assinatura.

4.15 Não serão aceitos como documentos de identidade: certidão de nascimento, título de eleitor, modelo antigo da carteira de motorista, carteira de estudante, carteira de trabalho e previdência social sem foto, certificado de dispensa do serviço militar, carteira funcional sem valor de identidade ou documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados. Não será aceita cópia de documento de identidade, ainda que autenticada; tampouco será consentida a entrada de candidatos que compareçam ao local de realização das provas portando protocolo de documento de identidade.

4.16 O interessado deverá verificar o comprovante definitivo de inscrição a partir do dia 27/08/2012 no sítio eletrônico do Teste ANPAD, o qual atesta a inclusão do participante na lista de candidatos de cada local de aplicação.

4.16.1 Caso não conste o comprovante de inscrição no sítio eletrônico do Teste ANPAD, pelo link de acesso “Minhas inscrições”, o candidato deverá entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD por e-mail. 4.16.2 É recomendado que o candidato imprima o comprovante definitivo de inscrição e o apresente no dia de realização das provas, assim como o comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

4.17 Na remota hipótese do candidato comparecer ao local de aplicação e seu nome não constar na lista de candidatos, deverá procurar o coordenador de aplicação para verificar se houve algum equívoco e quais providências deverão ser adotadas. Poderão ser adotadas medidas cíveis, criminais e administrativas em caso de má fé ou irregularidade gerada pelo candidato.

4.18 O candidato deverá comparecer ao local escolhido munido de caneta esferográfica de tinta preta ou azul, lápis ou lapiseira e borracha.

4.19 Durante a realização das provas, não será permitida nenhuma espécie de consulta ou empréstimo de material; tampouco será permitida a utilização de calculadoras.

4.20 Motivará o não processamento, a não validação e/ou a não divulgação dos próprios resultados, sem prejuízo das sanções cabíveis, o candidato que:

a) burlar ou tentar burlar quaisquer das normas definidas neste edital e/ou em outros relativos as Provas de Conhecimentos em Administração, nos comunicados, nas instruções ao candidato e/ou nas instruções constantes na capa de cada Caderno de Provas;

b) não apresentar o documento de identidade em consonância com a especificação prevista neste edital;

c) ausentar-se da sala de aplicação das provas, a qualquer momento, portando o Cartão de Respostas, os Cadernos de Provas ou outros materiais não autorizados;

d) ausentar-se da sala de aplicação das provas sem o acompanhamento de um fiscal ou antes de transcorrido o tempo mínimo de permanência na sala determinado para cada bloco de provas;

(5)

e) fizer uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação, tais como: agenda eletrônica, calculadora, relógio digital, telefone celular, pager, mp3, smartphone, palmtop, receptor, gravador, laptop e similares (o candidato que estiver portando quaisquer desses equipamentos deverá mantê-los desligados até a saída do local de aplicação);

f) fizer uso de protetores auriculares (salvo nos casos em que o candidato solicitar condições especiais em consonância com o item 2.23.1 da Seção II deste edital);

g) fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não o fornecido pelos fiscais de aplicação no dia de realização das provas;

h) estiver portando armas, mesmo que possua o respectivo porte; i) perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos;

j) lançar mão de meios ilícitos para a execução das provas;

k) for surpreendido em comunicação, observando a prova ou copiando as respostas de outro candidato ou, ainda, utilizando-se de livros, notas ou impressos não permitidos;

l) não entregar os Cartões de Respostas ou entregá-los após o tempo devido;

m) agir com descortesia ou desacato no que diz respeito a qualquer pessoa envolvida direta ou indiretamente na aplicação das provas, seja presencialmente, por telefone ou por e-mail; e/ou

n) comunicar-se com outro candidato, durante a realização da prova, ou no espaço físico das salas de aplicação. 4.21 Se, após as provas, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, testemunhal ou grafológico, que um candidato utilizou processos ilícitos, o seu resultado não será processado, validado nem divulgado.

4.22 A(s) irregularidade(s) cometida(s) pelo candidato em qualquer das provas ou Cartões de Respostas implicará o não processamento, a não validação e/ou a não divulgação dos seus resultados.

4.23 O não processamento, a não validação e/ou a não divulgação dos seus resultados será comunicada ao candidato via e-mail em até 10 (dez) dias após a realização das provas, podendo o candidato apresentar recurso fundamentado de acordo com o disposto na Seção V deste edital.

4.24 Será automaticamente considerado desistente o candidato que não comparecer às provas, seja qual for o motivo alegado.

4.25 Não haverá, por qualquer motivo, prorrogação do tempo previsto para a realização das provas em virtude de afastamento do candidato da sala, exceto nos casos expressamente previstos neste edital e autorizados pela Coordenação do Teste ANPAD.

4.26 Em hipótese alguma será realizada qualquer prova fora do local, data e horário predeterminados, salvo previsão expressa neste edital.

4.27 Caso o candidato identifique quaisquer problemas com relação ao conteúdo de alguma questão e/ou alternativa de resposta, poderá impetrar recurso devidamente fundamentado, conforme disposto na Seção V deste edital. 4.28 Os eventuais erros de digitação verificados na lista de presença (por exemplo, nome e número do documento de identidade), que deverá ser assinada pelo candidato no dia de realização das provas, deverão ser comunicados ao fiscal de sala e corrigidos pelo candidato, em até 03 (três) dias úteis após as provas, pelo sítio eletrônico do Teste ANPAD, acessando o link “Meus dados pessoais”. O candidato que não efetuar as correções dos dados pessoais deverá arcar, exclusivamente, com as consequências advindas de sua omissão. Caso seja verificada má-fé do candidato, os resultados não serão processados, sem prejuízo das medidas cíveis, criminais e administrativas cabíveis. 4.29 O candidato deverá transcrever as respostas da prova escrita para o Cartão de Respostas, que será o único documento válido para a correção das provas.

4.29.1 O preenchimento do Cartão de Respostas será de inteira responsabilidade do candidato, que deverá proceder em conformidade com as instruções específicas contidas na capa do Caderno de Provas e no Cartão de Respostas.

4.29.2 Não haverá substituição do Cartão de Respostas por erro do candidato.

4.30 Os alvéolos no Cartão de Respostas deverão ser preenchidos com caneta esferográfica de tinta preta ou azul. 4.31 Não serão computadas questões não assinaladas ou que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura, ainda que legível.

4.32 O candidato não deverá amassar, molhar, dobrar, rasgar, manchar ou, de qualquer modo, danificar o seu Cartão de Respostas, sob pena de sofrer os prejuízos advindos da impossibilidade de realização da leitura óptica.

4.33 O candidato receberá o Cartão de Respostas com seus dados pessoais, devendo conferir seu nome e seu número de CPF assim que o Cartão de Respostas for recebido, assinando-o em seguida.

4.33.1 Caso o candidato identifique algum erro no Cartão deverá informar imediatamente ao fiscal de sala. 4.34 Não será permitido que as marcações no Cartão de Respostas sejam feitas por outras pessoas, salvo em caso de candidato que tenha solicitado atendimento especial para esse fim. Nesta circunstância, o candidato será acompanhado por um fiscal devidamente treinado e indicado pela Coordenação do Teste ANPAD.

4.35 Não será permitido o uso de papel para rascunhos.

4.36 Uma vez distribuídos os Cadernos de Provas aos candidatos e, na remota hipótese de se verificarem falhas de impressão, o coordenador de aplicação designado pela Coordenação do Teste ANPAD diligenciará no sentido de:

(6)

a) substituir os Cadernos de Provas defeituosos antes do início das provas; ou

b) usar um Caderno de Provas completo para proceder à leitura dos itens em que houver falhas, caso não haja número suficiente de Cadernos de Provas para a devida substituição e caso a leitura seja considerada viável para o correto entendimento das questões por todos os candidatos; e/ou

c) definir, depois de ouvir o Plantão da Coordenação do Teste ANPAD, prazo para compensação do tempo despendido na regularização do Caderno de Provas, caso a ocorrência seja verificada após o início da prova ou caso a leitura das correções tome considerável tempo dos candidatos.

4.37 Será permitido ao candidato levar os Cadernos de Provas. A entrega desse material deverá proceder em conformidade com as instruções contidas nas capas de cada caderno e também repassadas pelos fiscais de sala. SEÇÃO V. RECURSOS

5.1 Procedimentos gerais

5.1.1 Os recursos relativos à Prova de Conhecimentos em Administração devem ser impetrados em até 2 (dois) dias úteis, a contar do(s) ato(s), do(s) comunicado(s) e/ou do(s) documento(s) publicados pela Coordenação do Teste ANPAD que ensejarem a proposição de recurso pelo candidato.

5.1.2 Procedimentos específicos para a impetração de recursos contra o gabarito oficial estão dispostos no item 5.2 da Seção V deste edital.

5.1.3 Todos os recursos devem ser interpostos por e-mail, de maneira embasada e detalhada.

5.1.4 Todas as comunicações referentes a recursos só serão prestadas por meio eletrônico, não sendo possível fornecer quaisquer informações por telefone ou pessoalmente.

5.1.5 Todos os recursos serão analisados pela Coordenação do Teste ANPAD e respondidos via e-mail em até 5 (cinco) dias após seu recebimento.

5.1.6 Os pedidos de revisão de recurso deverão ser impetrados no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas após o envio da resposta pela Coordenação do Teste ANPAD.

5.1.7 Somente serão aceitos recursos interpostos por candidatos, sendo permitido que sejam anexados documentos, pareceres, laudos e materiais que fundamentem a posição defendida.

5.1.8 Não serão aceitos recursos que desrespeitem as normas previstas neste edital e na capa do Caderno de Provas. O candidato atesta sua concordância com tais regras no ato da inscrição, sendo inadmissível a alegação de falta de ciência do conteúdo deste edital.

5.1.9 Recursos cujo teor desrespeite o(s) elaborador(es) e a Coordenação do Teste ANPAD serão automaticamente indeferidos.

5.1.10 O disposto nesta Seção também se aplica ao(s) comunicado(s) enviado(s) ao candidato sobre o não processamento, a não validação e/ou a não divulgação dos seus resultados, cabendo à Coordenação do Teste ANPAD analisar o pedido de reconsideração e seus fundamentos.

5.2 Recursos em relação ao gabarito

5.2.1 O gabarito preliminar será divulgado pela Internet a partir das 12h do dia 03 de setembro de 2012.

5.2.2 O candidato poderá interpor recursos contra o gabarito preliminar até às 23h59min do dia 05 de setembro de 2012.

5.2.3 Para recorrer contra o gabarito preliminar, o candidato deverá enviar os questionamentos por e-mail. 5.2.3.1 Cada pedido deverá conter apenas uma questão.

5.2.3.2 No campo “assunto”, deve constar a prova e o número da questão.

5.2.4 O candidato deverá ser claro, consistente e objetivo em seu pleito. Recursos sem justificativa específica para cada questão, inconsistentes ou intempestivos serão imediatamente indeferidos.

5.2.5 Os questionamentos apontados serão analisados pela equipe de elaboradores da prova juntamente com a Coordenação do Teste ANPAD.

5.2.6 Se da análise de recursos resultar anulação de questão integrante de prova, a pontuação correspondente a essa questão será atribuída a todos os candidatos, independentemente de terem ou não recorrido.

5.2.7 O gabarito preliminar poderá ser alterado em função dos recursos impetrados, e as provas terão seus resultados computados de acordo com o gabarito definitivo.

5.2.8 O gabarito definitivo será divulgado pela Internet, após a análise dos recursos interpostos tempestivamente. 5.2.9 Em hipótese alguma serão aceitos pedidos de revisão de recursos ou pleito contra o gabarito definitivo.

SEÇÃO VI. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 O resultado das Provas de Conhecimentos em Administração será divulgado pela Internet em até 15 (quinze) dias após a realização da prova. Para visualizá-lo, o candidato deverá acessar o sítio eletrônico do Teste ANPAD, digitar o CPF e a senha e clicar na seção “Meus resultados”. O resultado divulgado é calculado com peso 1 para todas as provas. 6.2 A classificação dos candidatos para participação na segunda etapa do processo seletivo dar-se-á pela média ponderada das pontuações das provas do Teste ANPAD e das Provas de Conhecimentos em Administração.

(7)

6.2.1 No caso do Teste ANPAD, será atribuído peso 10 (dez) a cada uma das provas que constituem o referido exame.

6.2.2 Em relação às Provas de Conhecimentos em Administração, os pesos serão distribuídos da seguinte forma: peso 20 (vinte) para a prova da área de especialização na qual o candidato se inscreveu e peso 10 (dez) para as demais provas.

6.3 A relação dos candidatos classificados para a segunda etapa do processo seletivo será divulgada no sítio eletrônico www.ead.fea.usp.braté o dia 28 de setembro de 2012.

6.4 Em hipótese alguma será fornecido o número de questões acertadas pelos candidatos. Tampouco serão divulgados dados estatísticos, tais como número de candidatos, média e desvio-padrão, maior ou menor pontuação, seja em relação a esta edição ou a edições anteriores.

SEÇÃO VII. DA CONCESSÃO DE ISENÇÃO À TAXA DE INSCRIÇÃO

7.1 A ANPAD pode, excepcionalmente, conceder isenção da taxa de inscrição. A isenção é um benefício concedido pela ANPAD às pessoas que, dentro de critérios preestabelecidos, comprovem insuficiência de recursos socioeconômicos para o pagamento da taxa de inscrição às Provas de Conhecimentos em Administração.

7.2 Somente poderá solicitar o benefício da Isenção da Taxa de Inscrição o candidato que: a) já tenha concluído ou esteja cursando o último ano do Ensino Superior, em 2012; e

b) não tenha participado de nenhuma edição anterior válida do Teste ANPAD e/ou das Provas de Conhecimentos em Administração.

7.3 Poderá ter direito à isenção o requerente que:

a) estiver candidato no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), comprovada mediante declaração atualizada emitida pelo órgão gestor municipal de assistência social, e for membro de família de baixa renda, de que trata o Decreto nº 6.135/2007;

b) não possuir inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), mas comprovar, através de Histórico Escolar e Certificado de Conclusão de Ensino Médio e de Ensino Superior, a realização de seus estudos do Ensino Médio e a totalidade de seus estudos do Ensino Superior no Sistema de Ensino Público, ou na rede particular, beneficiadas com bolsas de estudo integral devidamente comprovadas pela instituição de ensino ou pelo órgão concessor e demonstrar carência socioeconômica, comprovando renda de até R$ 622,00 por pessoa do grupo familiar.

7.3.1 As faculdades e universidades mantidas por órgãos públicos nas quais haja cobrança de mensalidades serão consideradas, para todos os efeitos deste edital, como rede particular, devendo o candidato apresentar o comprovante de bolsa de estudos.

7.4 Requerentes candidatos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deverão apresentar documento comprobatório atualizado de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) no qual conste o Número de Identificação Social (NIS).

7.4.1 Não será concedida a isenção do pagamento da taxa de inscrição ao requerente que não possua o Número de Identificação Social (NIS) confirmado na base de dados do CadÚnico e declaração comprobatória atualizada de participação no CadÚnico e/ou MDS.

7.5 Requerentes que não possuem inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) deverão apresentar os documentos a seguir:

a) Documento de identificação do grupo familiar: documento de identificação (como RG ou CNH e CPF) de todos os integrantes do grupo familiar (incluindo o requerente) que residam no mesmo endereço, podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos;

b) Comprovante de escolaridade I: Histórico Escolar do Ensino Médio ou declaração oficial do estabelecimento de ensino comprovando que o requerente cursou integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública;

c) Comprovante de escolaridade II: Histórico Escolar do Ensino Superior ou declaração oficial do estabelecimento de ensino comprovando que o requerente cursou integralmente o Ensino Superior na rede pública;

d) Comprovante de Concessão de Bolsa de Estudo Integral: documento original declarando a concessão de bolsa de estudos integral, caso no Certificado de Conclusão ou Histórico Escolar conste que alguma série tenha sido cursada em escola particular;

e) Comprovante de rendimento: comprovante de rendimento, conforme item 7.5.2, de todos os integrantes do grupo familiar (incluindo do requerente) que residam no mesmo endereço ao qual pertence o requerente. f) Carnê de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU): folhas do carnê de IPTU de 2012 com a identificação e endereço do proprietário e com o valor total do imposto, ou outro documento que comprove a cobrança (quando for o caso);

(8)

g) Comprovante de Imposto Territorial Rural (ITR): Comprovante do Imposto Territorial Rural do ano de 2012, com a localização e identificação de proprietário, no caso de requerentes que moram em área rural;

h) Comprovante de consumo de energia elétrica: conta de energia elétrica recente (primeiro trimestre de 2012), com o valor do consumo em kWh, da casa em que reside o requerente.

7.5.1 Os comprovantes solicitados no item 7.5 letras f, g e h devem estar em nome de algum membro do grupo familiar. Se não fizer parte do grupo familiar declarado, o titular desses comprovantes deve obrigatoriamente informar o endereço e telefone para contatos, bem como declarar, no verso dos comprovantes, que o solicitante reside naquele endereço.

7.5.2 Serão aceitos os seguintes comprovantes de rendimento:

a) empregados: contracheque do primeiro trimestre de 2012;

b) aposentados e pensionistas: documento fornecido pela Previdência Social ou outras fontes do primeiro trimestre de 2012;

c) desempregados: folhas de rosto da carteira profissional e da rescisão de contrato ou similar acompanhadas de documento devidamente assinado declarando o período em que a pessoa está fora do mercado de trabalho e a forma como ela tem se mantido nesse período;

d) profissionais liberais ou autônomos: último carnê de pagamento de autonomia, ou declaração comprobatória de renda, ou outros documentos que demonstrem o rendimento e o tipo de atividade exercida;

e) trabalhadores informais ou eventuais: declaração emitida por profissional com registro no CRC especificando a renda mensal, com assinatura, RG e endereço de duas testemunhas que não sejam parentes até o 3º grau do requerente ou de quem se está comprovando a renda.

7.5.3 Entende-se como renda bruta mensal familiar o somatório de todos os rendimentos auferidos pelo requerente e por todos os membros do seu grupo familiar, o que inclui, dentre outros, o valor bruto de salários, proventos, pecúlios, pensões alimentícias, aposentadorias, benefícios sociais, comissões, pró-labore, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, bem como rendimentos auferidos do patrimônio.

7.5.4 Todos os membros do grupo familiar que não possuam renda própria deverão comprovar sua dependência econômica, por meio de documentos emitidos ou reconhecidos por órgãos oficiais ou pela fonte pagadora dos rendimentos de qualquer um dos outros componentes do grupo familiar.

7.5.5 Será considerado independente o requerente que não estiver integrado a um grupo familiar, residindo sozinho, e comprovar que se autossustenta.

7.6 Todos os requerentes deverão preencher o Formulário de Solicitação de Isenção que consta no final deste edital (Anexo I) e encaminhar junto com a documentação comprobatória.

7.7 O requerente terá o seu pedido previamente indeferido se:

a) já tiver participado de edições anteriores válidas do Teste ANPAD e/ou das Provas de Conhecimentos em Administração;

b) já houver obtido a isenção de taxa de inscrição para o Teste ANPAD e/ou das Provas de Conhecimentos em Administração em edição anterior e tiver realizado as provas ou não tiver efetivado sua inscrição, sem justificativa comprovada.

c) não possuir o Número de Identificação Social (NIS) confirmado na base de dados do CadÚnico, no caso de solicitação fundamentada no item 7.4 deste edital.

d) não preencher corretamente o Formulário de Solicitação de Isenção, não responder a todas as questões nele propostas e/ou não apresentar todos os documentos comprobatórios.

e) enviar o Formulário de Solicitação de Isenção, juntamente com a documentação comprobatória, após o encerramento do prazo.

7.8 O Formulário de Solicitação de Isenção e todos os documentos comprobatórios deverão ser enviados, única e exclusivamente, via e-mail, para o endereço eletrônico teste@anpad.org.br.

7.9 O prazo para envio do Formulário de Solicitação de Isenção e toda documentação comprobatória será até as 23h59min do dia 05 de agosto de 2012.

7.10 Após o envio do e-mail, o candidato terá até o dia 06 de agosto de 2012 para entrar em contato com a Coordenação do Teste ANPAD pelo telefone (31) 2531-7061 para confirmar se a solicitação foi recebida pelo funcionário responsável.

7.11 O resultado final do processo será informado, via e-mail, a cada um dos requerentes, até o dia 10 de agosto de 2012.

7.12 Serão concedidas até 05 (cinco) isenções de taxa de inscrição para esta edição das Provas de Conhecimentos em Administração.

7.13 No caso de haver um número de requerimentos maior que o de isenções oferecidas, os requerentes serão classificados segundo critério de maior carência socioeconômica.

(9)

7.14 A concessão da isenção de taxa de inscrição não garante a inscrição no referido processo seletivo. O beneficiado deverá realizar sua inscrição no sítio eletrônico do Teste ANPAD, de acordo com o Edital nº 05/2012.

7.15 Independentemente do motivo do indeferimento, em hipótese alguma haverá revisão ou recurso do pedido de isenção.

7.16 O direito à isenção da taxa, obtido por um candidato, é intransferível.

7.17 Os requerentes terão a garantia de sigilo em todo o processo de análise da solicitação de isenção da taxa. 7.18 Os casos omissos serão analisados pela Coordenação do Teste ANPAD.

SEÇÃO VIII. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 A inscrição implica a aceitação das normas contidas neste edital e nos editais publicados pelo PPGA-USP, bem como nos comunicados e em outros documentos a serem publicados pela Coordenação do Teste ANPAD e pela Coordenação do PPGA-USP em seus respectivos sítios eletrônicos.

8.2 Os itens deste edital poderão sofrer modificações, atualizações ou acréscimos enquanto não consumada a realização das provas. Todas as modificações, atualizações e/ou acréscimos serão publicadas no sítio eletrônico do Teste ANPAD.

8.3 Enquanto estiver participando da edição vigente das Provas de Conhecimentos em Administração, cabe ao candidato manter atualizado seu endereço de e-mail e postal, além do número de telefone, no sítio eletrônico do Teste ANPAD. Serão de exclusiva responsabilidade do candidato os prejuízos advindos da não atualização de dados pessoais e cadastrais.

8.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação do Teste ANPAD e pela Coordenação do PPGA-USP.

Coordenação do Teste ANPAD Caixa Postal 2134 31270-970 Belo Horizonte - MG

Fone/Fax: (31) 2531-7061 Sítio eletrônico: www.anpad.org.br/teste

Correio eletrônico: teste@anpad.org.br Coordenador

(10)

ANEXO 1

FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO PARA AS

PROVAS DE CONHECIMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO DO PPGA-USP

(PREENCHER COM LETRA DE FORMA)

Nome do requerente:_____________________________________________________________________

CPF:______________________RG:____________Órgão Expedidor:________Data Nascimento:___/___/___

Endereço:______________________________________________________________________nº:_______

Complemento:_______________________________________Bairro:_______________________________

Cidade:___________________________________UF:___________________________CEP:_____________

Telefones: (__)_______________/ (__)__________________e-mail:________________________________

1. Onde você cursou o Ensino Médio?

A. ( ) Escola pública

B. ( ) Escola particular com bolsa integral

C. ( ) Escola particular com bolsa parcial

D. ( ) Escola particular sem bolsa

E. ( ) Supletivo ou Educação de Jovens e Adultos

2. Onde você cursou o Ensino Superior?

A. ( ) Escola pública

B. ( ) Escola particular com bolsa integral

C. ( ) Escola particular com bolsa parcial

D. ( ) Escola particular sem bolsa

E. ( ) Escola pública com bolsa

3. Alguém que reside com você, apresenta doença que necessita de medicação de alto custo?

( ) Sim ( ) Não

4. Qual a situação do imóvel em que você mora?

A. ( ) Próprio quitado

B. ( ) Próprio financiado

C. ( ) Alugado

D. ( ) Cedido / Emprestado

E. ( ) Ocupado / Invadido

5. Composição familiar (relacione os dados das pessoas – incluindo você – que contribuam ou dependam

da renda familiar):

Nome Parentesco Idade Situação

atual*

Renda mensal (bruta)

*Código da situação atual: A (Aposentado); T (Trabalha); I (Incapacitado – deficiência ou doença); E (Estudante); P (Pensionista); DSR – Desempregado sem renda

Solicito a isenção da taxa de inscrição para as Provas de Conhecimento em Administração do PPGA-USP e declaro, sob as penalidades da lei, serem verdadeiras as informações aqui prestadas e estar ciente de que a não apresentação da documentação completa implica a não análise do requerimento de isenção.

---,--- de--- de 2012. ---

Referências

Documentos relacionados

De acordo com os resultados obtidos, pode concluir-se que, a utilização de embalagem com atmosfera modificada e temperatura adequada, durante o período de

como um direito conquistado pela população e garantido pelo Estado, segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2010). Em suma, a complexidade da doença

to the hospital with severe acute diarrhea associated with pneumocystis carinii pneumonia, cytomegatic sialadenitis, oral and dermal candidiasis.. The presence of

(3) Deps¡tamento de Anstomia Patológica, trbcrûdade d€ Medicil1e, Universidade FederBl de Minas Gorais.. - quþneous leshmaniasis in ger¡nJree, gnotobiotic, and

This fact prompted us to try to use the serum of patients in the acute phase of HDV infection ¿lsi a source of HDAg and turn to er¡zj¡rne immunoassays (ErA)

(3) OMS/Organización Panamericana de la Salud, Brasília, Brasil.. trabajo presentamos los resultados obtenidos al titular una partida de conjugado antirrábi­ co en cinco

this agent was associated with Entamoeba histolytic, Entamoeba coli, Endo¬ Jimax nana, Chilomastix mesnili and Pentatricbomonas hominis,.. KEY WORDS — Cryptosporidium sp —

— Nueva tripanosomiasis humana produ¬ cida por el Trypanosoma rangeli, con especial referen- cia a Venezuela.. — EI estado actual de la tripanosomiasis rangeli